aflicao1Existem momentos na vida em que parece que você está se afogando no seco. Já passou por alguma fase assim? É como se o ar faltasse, se a pressão em cima de você fosse maior do que é capaz de suportar, como se estivesse afundando rumo a profundezas escuras da sua alma. Debater-se não adianta. O grito é abafado e parece que a voz não sai. A palavra que melhor define esses momentos é aflição. É muito significativo que o dicionário liste como sinônimos de aflição justamente os termos “tribulação” e “tormento”, que têm, ambos, grande relevância bíblica. Dá para compreender quão angustiante é esse estado de ânimo perturbado quando percebemos em que circunstâncias as Escrituras utilizam essas duas palavras.

Tribulação é exatamente o vocábulo utilizado para designar o período escatológico que antecede a segunda vinda de Cristo. Será a época de maior sofrimento na história da humanidade. “Nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (Mt 24.21-22). Como os dois termos são sinônimos, a famosa expressão escatológica poderia ser substituída de “grande tribulação” por “grande aflição”. Já tormento é a palavra utilizada para falar do estado de sofrimento que as pessoas vivenciam no inferno, como no relato de Jesus sobre o rico e Lázaro: “No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio” (Lc 16.23).

Assim, podemos dizer que, biblicamente, uma pessoa aflita é a que está vivenciando os maiores estágios possíveis de sofrimento: Aflição é o que o povo de Israel enfrentou quando teve de suportar a escravidão no Egito. “Viste a aflição de nossos pais no Egito, e lhes ouviste o clamor junto ao mar Vermelho” (Ne 9.9). Aflição também é o que experimentou Jó, o homem que perdeu todos os filhos, os bens e a saúde: “Agora, dentro de mim se me derrama a alma; os dias da aflição se apoderaram de mim” (Jó 30.16). No original em hebraico, inclusive, a palavra usada nessas duas passagens é exatamente a mesma, ‛ŏnı̂y.

Será que você está passando por um momento de aflição? A sensação é a de estar se afogando no seco, debaixo de muita pressão, envolto em escuridão? Parece que ninguém ouve seu clamor por socorro? Você não sabe mais o que fazer, para onde correr, como sair dessa situação? As dores são muitas, as esperanças são poucas, as lágrimas tornaram-se companheiras inseparáveis? Então permita-me mostrar o que a Bíblia diz a quem está passando por aflições.

aflicao2Primeiro, é importante compreender por que Deus permite que sejamos afligidos. O Pai não é sádico. Tampouco nos odeia. Também não está alheio a nós. Muito pelo contrário: se sabemos que o Senhor é soberano e, ao mesmo tempo, só quer o que é melhor para cada um de nós, devemos sempre compreender que nossa aflição faz parte de um propósito divino mais elevado, que resultará em algo benéfico que na hora não entendemos. Se não fosse assim, ou nossa aflição denunciaria maldade no coração de Deus ou desdém da parte dele pela nossa vida. Mas ambas suposições são incompatíveis com o caráter do Senhor. Logo, devemos entender nossa aflição como a compreendeu o salmista: como algo que, de algum modo, contribui para o nosso crescimento e nossa aproximação de Deus. “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos […] Bem sei, ó SENHOR, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste” (Sl 119.71,75).

Deus é bom e cuida dos que lhe pertencem. Lembra da aflição do povo de Israel no Egito? Por 400 anos aquelas pessoas poderiam supor que o Senhor não estava vendo sua aflição nem ouvindo seu clamor, tampouco ciente de seu sofrimento. É de se imaginar que pensassem isso, afinal, não é o que muitos que estão afligidos pensam em nossos dias? Bem, então veja qual era a realidade dos fatos: “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel” (Êx 3.7-8).

aflicao0A Palavra de Deus nos dá alento e esperança. Assim como o povo de Israel nunca foi ignorado pelo Senhor em sua aflição – que tinha um propósito -, nós, hoje, permanecemos incessantemente debaixo de atenção do Todo-poderoso. E, para os nossos dias, temos uma promessa que traz esperança e revigora os ânimos. Meu irmão, minha irmã, muitas são as suas aflições? Então saiba disto: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra” (Sl 34.19).

Se as lutas estão muito fortes, se você se sente como se estivesse se afogando no seco, se está passando por aflições… lembre-se de que Jesus confirmou: “No mundo, passais por aflições…”, mas, mais importante, nunca se esqueça do que ele declarou: “…tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). Está passando por aflições? Pois tenha bom ânimo, meu irmão, minha irmã. Nos piores momentos, nunca se esqueça: Jesus venceu o mundo e suas aflições. E, nele, você é herdeiro dessa vitória.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Clicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

 

Anúncios
comentários
  1. Solange Vieira disse:

    Bom dia Mauricio !
    Aflitos , cansados, esgotados , lutas e lutas, dores e inseguranças, para recobrar animo tento trazer a memória tudo aquilo que JESUS já fez por mim, Louvo ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre.
    Que tu Mauricio, seja sempre esse vaso nas mãos do SENHOR ,para nos abençoar.
    Abraços em Cristi Jesus.

    • Oi, Solange, bom dia, tudo bem?
      .
      Obrigado pela oração e as palavras gentis, sempre tão importantes.
      .
      Sim, devemos trazer à memória as boas dádivas e, acima de tudo, olhar para a Palavra de Deus. É na revelação das verdades sagradas que somos fortalecidos para suportar as aflições da vida. Ela é nosso alicerce e esteio da verdade. Agarremo-nos a ela pois, ao fazê-lo, nos agarramos a Cristo.
      .
      Abraço carinhoso pra ti, no amor de Deus,
      mz

  2. Jose disse:

    Ola Mauricio.

    As coisas de Deus nao são loucuras somente para o mundo. Acredito que é também para o cristão.

    Querer tentar entender o agir de Deus é quase impossível. Se de fato não o for.

    Quando leio Jose dizendo que era propósito de Deus te-lo enviado ao Egito e permitido que ele sofresse tanto… para o bem de seu povo…; ou de Paulo dizendo que as aflições do tempo presente não são para comparar com a gloria que em nós ha de ser revelada… fico perplexo.

    Mas segue-se a vida.
    Que Deus continue liberando-nos a Sua graça e amor, afim de que consigamos suportar tudo, com paciência e esperança.

    A paz do Senhor Jesus,
    Jose.

    • Oi, José,
      .
      não existe dúvida de que os caminhos e pensamentos de Deus são muito mais elevados do que os nossos. Penso que o Senhor não deve ser compreendido, mas sim amado e obedecido, pois tentar compreender a plenitude do Senhor é um caminho para a loucura. Devemos nos ater ao que nos é possível saber, ao que nos foi revelado, e, assim, tentar viver em paz.
      .
      Um abraço a você, sempre debaixo da graça e do abraço do nosso Pai,
      mz

  3. Mateus disse:

    Zágari, não tenho passado por aflições, mas uma amiga irmã em Cristo – a qual amo muito – tem estado muito aflita, angustiada, quase até depressiva. E eu tenho sentido isso na minha alma. Tenho orado sem cessar por ela. Somos um corpo, acabamos chorando com quem chora. Se um membro está mal, o outro membro também fica. Como você disse, tenho utilizado essa situação para algum benefício espiritual: orar sem cessar! Que Deus, a seu tempo, transforme nossas aflições em alguma vitória depois. Afinal, apesar de muitas aflições, o Senhor livra o justo de todas, como disse o salmista. Deus te abençoe pelo maravilhoso texto.

    • Oi, Mateus,
      .
      oro a Deus que estenda sua mão de paz à sua amiga, que ela saia logo desse estado triste de abatimento. Fico feliz que você pode ser instrumento de Cristo para auxiliá-la a se reerguer, que o Senhor te ilumine nessa tarefa sublime.
      .
      Abraço, mano, a paz de Cristo siga sobre a tua vida,
      mz

  4. Vivian disse:

    Bom dia Maurício. Que texto lindo.

    É muito doloroso o período de tribulação. E tem coisas que não tem como entender e saber até quando vai durar. Fico pensando sempre que Deus me escolheu, me ama e quer me presentear com a eternidade, e que alegria ser um escolhido de Deus. Ele se importa. Nessas aflições, aprendemos mais, buscamos mais, oramos mais e nos comportamos melhor. Deus é perfeito em tudo que faz. Foco na eternidade com o Pai, pois tudo aqui vai passar, tudo. Pensar assim me faz sentir melhor nesses momentos e me traz paz. Semana abençoada pra vc!

    • Oi, Vivian,
      .
      penso que você segue um caminho muito excelente. Manter o foco na eternidade é, inclusive, a proposta cristã e bíblica. Suportar as tribulações do agora para ter paz no porvir. Não está muito na moda dizer isso, mas é o que as Escrituras propõem. Buscar uma vida terrena destituída de sofrimentos e aflições é uma busca infrutífera, pois procura o que a Bíblia não promete.
      .
      Abraço pra ti, siga nesse caminho. No amor de Jesus,
      mz

  5. Nadia Malta disse:

    Tem sido assim, caro Maurício, como diria o apóstolo Paulo, são lutas por fora e muitos temores por dentro. Que o Senhor nos fortaleça cada vez mais Nele e na força viva do Seu poder para atravessarmos as noites escuras da alma e as horas do suores frios, que inevitavelmente todos passamos. Deus te abençoe sempre!

  6. Neia Cunha disse:

    Olá Maurício ,
    E sempre bom saber que a palavra de Deus nos da esperança e alento nos piores momentos de nossa vida e tão maravilhoso saber que servimos um Deus soberano , amoroso que em todo tempo está conosco e quando pensamos que acabou que não tem saída ele vêem nos socorrer nunca passamos por aflições sozinho em todo tempo podemos contar e confiar nele .
    Problemas , angústias e aflições todos temos mas ter ao Senhor faz toda a diferença sempre saímos vitoriosos pq o nosso Deus e maravilhoso digno de toda honra , gloria e louvor .
    Muito obrigado pelo post você e uma benção mano , continue firme pq assim como eu ,sei que muitas vidas tem sido tocadas a cada leitura de um post seu , que o nosso Deus possa te capacitar a cada dia mais te usando como canal para influenciar vidas para honra e gloria dele.
    Abraço a você e aos seus .
    Neia Cunha

    • Olá, Neia,
      .
      obrigado pela oração, mana, tenho orado muito para que aquilo que aqui escrevo de fato venha a tocar vidas. É pela graça e a misericórdia de Deus, somente, e tenho total certeza de que a água só brota do manancial se o Criador manda chuva. Obrigado pelo carinho.
      .
      Abraço fraterno, Deus siga a abençoando, sempre,
      mz

  7. Fabio Cardoso disse:

    Oi Maurício !!

    Ec 3:4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria.

    Não saberemos calcular, pois nosso entendimento não alcança essas abrangências. Mas as aflições, graças a Deus, são pequenas quando olhamos para a eternidade em glória.

    Abraço!

  8. andreia disse:

    Olá meu irmão…. sem palavras para agradecer … benção…..benção…benção……

    que o óleo da unção seja derramado DIA APOS DIA SOBRE TI!!!!! mais e mais…. vc escreve pela manhã o que a situação que eu pedia oração para vc a noite…. NOSSO DEUS É TREMENDO!!!!

    COM MUUUTA GRATIDÃO carinho e intensas orações,

    Andreia Araujo

    • Olá, Andreia,
      .
      Deus sabe de todas as coisas, não é? Meu pedido a ele é que sempre me leve a escrever o que de fato vá confortar, edificar e abençoar corações que precisem ler aquilo. Se não for assim, escrever para quê? Que ele me ajude, ilumine e guie.
      .
      Abraço fraterno, Deus abençoe toda a família,
      mz

  9. Jaime Silveira disse:

    Oi Maurício, boa tarde!
    Amado parabéns pelas portagens, sempre que leio sou edificado, mas hoje não quero fazer um comentário e sim uma pergunta, pode ser?
    Ao ler Provérbios 6:16 a 19 fiquei com uma dúvida versículo 17 onde diz: “mãos que derramam sangue de inocentes”.
    Você pode me dá uma luz sobre o que significa esta passagem? Há alguma fonte de pesquisa que você pode me fornecer?
    Maurício é uma dúvida pessoal, não vou usá-la para debates, publicação ou coisa parecida, é para mim, pessoal.
    Obrigado.
    Paz Seja Contigo!

    • Olá, Jaime, tudo bem?
      .
      Fico feliz que Deus fale ao teu coração por meio das reflexões que aqui compartilho, ele é bom e generoso.
      .
      Mano, pesquisei no comentário de John Gill e no de Matthew Henry e ambos concordam que se refere a homicidas, pessoas que têm “sede de sangue”, homens violentos. Ajudei?
      .
      Abraço pra ti, Deus o abençoe muito,
      mz

  10. Pedro Souza disse:

    Olá Mauricio, paz e graça do PAI ETERNO!

    Faz tempo que não venho participar desse espaço que só vem a confirmar como DEUS fala conosco, pois vivemos uma só fé e um só Espírito. Venho passado por aflições a um bom tempo, principalmente na área profissional, desempregado, meio que sem rumo, mas como é confortante vir aqui e receber da Palavra de DEUS em seus textos, de como DEUS sabe de tudo e nos prepara para a vida eterna, que é o foco principal, não aqui, que é passageiro e jaz no maligno.

    Grato por seus textos, que são mensagens de DEUS para o seu povo, e também pelos seus comentários e comentários dos irmãos em CRISTO que me confortam, me dão entendimento e conhecimento de DEUS, através de seus testemunhos.

    A paz e graça do CRIADOR a todos.

    Abraços.

    • Oi, Pedro, tudo bem?
      .
      Não tem o que agradecer, mano, é uma missão e um privilégio. Louvo a Deus por ele ter falado ao seu coração e oro que a situação pela qual você está passando venha a ser solucionada o mais rapidamente possível. Sigamos em clamor e confiança na vontade soberana do Senhor.
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

      • Pedro Souza disse:

        Oi, Mauricio, bem, graças a DEUS.

        Obrigado pela oração, oro por ti aqui.

        Oro a DEUS para que continue lhe usando e abençoando para pregar o evangelho e anunciando as verdades de DEUS em espírito e em verdade, assim como sempre me alcança, alcance a muitos!

        Abraços fraterno, no amor de CRISTO.

  11. Ediná Oliveira disse:

    Olá meu amigo.

    Que Deus siga te conformando a imagem de Cristo!!!

    Minha aflição já dura mais de quatro anos. Tenho orado constantemente ao Senhor, tenho feito propósitos, e de um ano para cá melhorei mais da metade. Continuo firme na oração e nos propósitos com fé de que… “aquele que é poderoso de realizar infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que age em nós…” Ele há de me fazer voltar ao normal (Efésios 3:20).
    Sabe por que não desisto? Porque sofro muito e sei quem pode me socorrer. Se não fosse por Ele nem sei mais o que seria de mim!

    Abraço!

    • Olá, Ediná,
      .
      você está no caminho certo: o da perseverança. Siga firme, não desista nem entregue os pontos. Fé pressupõe crer dia após dia, apesar dos “nãos” que recebemos. Força.
      .
      Abraço pra ti, Deus a abençoe muito,
      mz

  12. Edelcira Zanotti disse:

    Boa noite!

    Sou brasileira e moro no Brasil, mas faz um ano que estou namorando um Suíço que mora na suíça.
    Este fim de semana ele me ligou falando que está em uma clínica de recuperação, ele está com depressão e já sentiu vontade de tirar a sua vida.
    Tenho falado muito para ele sobre o amor de Deus.
    Ele está com o coração bem aberto e reconhece que precisa de Deus na sua vida.
    Precisamos de oração e tenho pedido sabedoria a Deus para usar palavras sabia para confortar e encher o coração dele de Fé.

    • Olá, Edelcira,
      .
      orei por você e por seu namorado, na esperança de que o Senhor o restabeleça completamente. Que o Pai te ilumine para saber como falar e agir com relação a ele.
      .
      Abraço fraterno, no amor do Deus que tudo pode,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  13. Paula disse:

    Olá, Maurício!
    Fui pega nesse fim de ano por um problema inesperado. No momento que fui ameaçada injustamente chorei e me afligi mas depois orei ao Senhor que tudo sabe e tudo vê. Só pedi para que a verdade apareça. Sou uma pessoa que vem buscando a evolução espiritual cada vez mais em minha vida: mais amor, mais perdão, mais solidariedade. Sempre trilhei o caminho do bem…sei que posso ser melhor e ainda quero poder ser mais generosa, solidária. Poderia e deveria fazer muito mais. Numa época em que vemos a solidão, a indiferença a intolerância muito fortes. Até mesmo na minha família eu vejo vários sentimentos e atitudes contrárias à vontade de Deus. Mas eu os perdoo pq creio que eles não sabem o que fazem. Podemos cada um de nós fazermos a nossa meia culpa e mudarmos e sermos melhores a cada dia.
    Estou sendo vítima de uma pessoa inescrupulosa e gananciosa. Nunca me envolvi com coisas erradas e nunca agi contra ninguém. Fico triste por isso. Essa pessoa quer me expor e mandar uma intimação para mim. Temo pela minha reputação pois até que se prove a verdade terceiros já me condenaram, principalmente minha família que é muito rígida. Mas Deus é mais né? Pode haver um propósito por trás dessa história toda. Fé, sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s