Hoje o assunto do APENAS é a sequência do post que publiquei ontem, sobre por que Deus não cura a sua doença, intitulado E quando Deus não cura? – Parte 1/2. Se você não leu sugiro que o faça e depois retome a leitura aqui. Contei que sofro há 16 anos com uma doença horrível e incurável chamada fibromialgia, falei de minha conversão, de como na igreja me ensinaram tudo errado sobre cura divina e como isso me levou ao desemprego e a uma profunda depressão. Como seria um post muito longo, seguindo o conselho de meu amigo Pr. Renato Vargens (@renatovargens) resolvi dividi-lo em 2 partes, que publico ontem e hoje aqui no APENAS.

Continuo do ponto em que parei  no E quando Deus não cura? – Parte 1/2. Dizia eu o seguinte:

Sei que há muitos na mesma situação, com doenças diferentes, mas que desejam muito ser curados. E que, assim como eu e o irmão que mencionei ontem – e cujo e-mail que me enviou deu origem a essa série de dois post -, ouviram montes de bobagens antibíblicas, baseadas nas ideias da Confissão Positiva proliferadas por hereges como Kenneth Hagin (recomendo enfaticamente que leia o post “E se a Teologia da Prosperidade se convertesse ao Espiritismo?” e descubra de onde saíram essas ideias). Bobagens essas que, além das dores em si que sentimos no corpo, geram dores na alma, culpa nos ossos, infelicidade e a nítida sensação de que Deus por Sua vontade já nos teria curado mas, por culpa nossa, da nossa falta de fé, porque erramos uma letra ou uma vírgula numa oração… continuamos doentes.

O texto-base para isso é o conhecido Isaías 53.4,5, que diz: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados“. A grande dificuldade diante disso é: se Jesus tomou sobre si todas as nossas enfermidades, se sobre si levou as nossas doenças, se pelas suas feridas fomos curados e os verbos estão todos no tempo passado, o que seria uma prova de que Cristo já curou a humanidadade inteira – só temos que “tomar posse pela fé” – POR QUE DIABOS NÃO SOMOS CURADOS? Desculpe o caps, mas é assim, com caps ativado, que essas dúvidas passam por nossa cabeça.

Vamos então à teologia bíblica.

Com a palavra, as Escrituras Sagradas

John PiperO que escrevo a partir daqui aprendi com o pastor e teólogo John Piper (foto à direita), o primeiro cujos escritos a respeito dessa questão fizeram sentido para mim e que me mostraram o que creio hoje ser a explicação correta sobre Isaías 53 e a cura divina, em vez daquelas justificativas triunfalistas que não dão em nada. A explicação de Piper faz sentido e dá sentido ao fato de por que milhões (sim, eu disse milhões) de cristãos salvos, lavados e redimidos por Jesus Cristo em todo o mundo ao longo da História ficaram doentes, viveram doentes, morreram doentes… e hoje estão no Céu, ao lado do Cordeiro. O que passarei a escrever a partir daqui foi retirado do artigo intitulado Cristo e o Câncer, que pode ser lido em sua íntegra AQUI. A bem da verdade, muitos dos trechos abaixo não são palavras de Maurício Zágari, mas reproduzidas do próprio artigo, são palavras de Piper. Como mesclo os dois, evito usar aspas e notas de pé de página, para dar fluência ao texto. Mas saiba que o que você lerá agora vem do artigo de Piper, com cujas ideias estou de acordo, mesclado com intervenções minhas:

1. Jesus cura sim por meio de milagres. A Biblia é clara sobre isso e mostra muitas curas promovidas por Ele. Como Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, continua a fazer hoje o que fez dois mil anos atrás. Então a cura divina em nossos dias é uma realidade bíblica.

2. Como explicar então que muitos cristãos bons e sinceros não fiquem curados? Romanos 8:18-28 nós dá pistas para alcançarmos essa explicação. O texto começa dizendo: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra”. Primeira conclusão: toda a criação foi submetida à inutilidade.

O que isso significa? Que a era em que nós vivemos, que vai da queda do homem até a segunda vinda de Cristo, é uma era na qual a criação, incluindo nossos corpos, foi “submetida à inutilidade” e “escravizada na decadência”. Ou seja: este mundo encontra-se sob a sentença judicial de Deus sobre uma humanidade rebelde e pecadora – uma sentença de decadência universal. E ninguém está excluído, nem mesmo os filhos de Deus. Assim, nossos corpos neste mundo caído serão destruídos de um modo ou de outro. Pois toda a criação foi submetida à inutilidade e escravizada na decadência enquanto durar esta era.

3. A boa noticia é que haverá um tempo de libertação e redenção, quando todos os filhos de Deus, que resistiram até o fim na fé, serão libertos de toda inutilidade e corrupção, espitualmente e fisicamente. Isso está no versículo 21, que diz: “A própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus”. E o versículo 23 continua: “Nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo”.

4. A verdade é que isso não aconteceu ainda, por enquanto nós aguardamos – mas acontecerá. Filipenses 3:20,21 ratifica: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. (…) Ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.

5. E mais: 1 Coríntios 15:52 afirma que “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta, pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”. O que fecha com Apocalipse 21:4, que diz: “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.”. Ou seja: chegará o dia em que cada muleta e cadeira de rodas será descartada e cada doente entrará  feliz e saltitante no Reino dos Céus.

6. E AQUI ESTÁ A GRANDE QUESTÃO: todas essas promessas não são ainda para esta vida, no caso dos que não recebem uma cura milagrosa. Por enquanto nós gememos, esperando pela redenção de nossos corpos. Mas a boa noticia é que o dia chegará.

Mas pera aí, Zágari, e Isaías 53?

Diante disso, como explicar então a passagem de Isaías 53, que diz que jesus JÁ curou todas as nossas enfermidades? Essa passagem é 100% verdadeira. Cristo conquistou, demonstrou e nos deu um antegosto dela. E essa palavra é chave: antegosto, ou seja, seria algo como uma “amostra grátis”, uma provinha que comprova que aquilo é possível em maior escala no futuro. Isso porque Jesus veio e morreu para conquistar nossa redenção, para demonstrar o caráter dessa redenção espiritual e física, e para nos dar uma prova dessa redenção. Pedro aplicou o trecho de Isaías aos cristãos em 1 Pedro 2:24.

Logo, a bênção do perdão e a bênção da cura física foram conquistadas por Cristo na cruz e todos aqueles que dão suas vidas a Ele poderão desfrutar desses benefícios. Mas a pergunta que não quer calar é: quando? Essa é a grande questão: QUANDO seremos curados? Quando nossos corpos não serão mais escravos da decadência?

Repare: o ministério de Jesus teve muitas curas. Mas você já parou para pensar que Ele não curou TODOS os doentes? Ressuscitou Lázaro e a filha de Jairo mas também não ressuscitou TODOS os mortos. Interessante, não? E por quê? Porque a primeira vinda do messias não foi a consumação e completa redenção desta era caída. A primeira vinda foi para conquistar a consumação, ilustrar seu caráter e trazer um antegosto dela. Logo, Jesus ressuscitou alguns mortos para ilustrar que tem esse poder e um dia virá e o exercerá pra todo seu povo. Ele curou os doentes pra ilustrar que assim será em seu Reino final.

Os benefícios conquistados na cruz podem ser usufruídos de certa maneira agora, em nossos dias – incluindo cura. Deus cura os doentes agora em resposta às nossas orações. Mas não sempre. Pessoas obcecadas por milagres empilham culpa sobre culpa nas costas do povo de Deus afirmando que a única coisa entre eles e a cura é a falta de fé. Isso é uma falha grave na compreensão da natureza dos propósitos de Deus nesta era caída. Elas têm minimizado a profundidade do pecado, a crucialidade da disciplina purificadora de Deus e o valor da fé por meio do sofrimento.

Em resumo – e preste bem atenção a isto: essa teologia equivocada é culpada por tentar forçar nesta era o que Deus reservou para a próxima.

Mas e o Diabo?

Entenda uma coisa: é Deus quem tem o poder de controlar quem fica doente e todas suas decisões são para o bem de seus filhos, mesmo se forem dolorosas e duradouras. Ainda seguindo o pensamento de John Piper, repare: em Êxodo 4:11, Deus diz a Moisés: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou torna cego? Não sou eu, o Senhor?”. Ou seja: por trás de toda doença está a mão de Deus. Ele fala ainda em Deuteronômio 32:39: “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há Deus além de mim. faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

Aí você argumenta: mas e Satanás? Não é ele o grande inimigo da nossa saúde? Não foi Satanás quem atormentou Jó? Foi. Mas Satanás não tem nenhum poder além daquele que é dado por Deus. Note que Jó percebe essa realidade: em Jó 2:7 lemos: “Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis”. Mas, curioso, é que depois, quando sua mulher lhe diz pra amaldiçoar Deus e morrer, Jó diz “aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” E se pensarmos que Jó errou ao atribuir a Deus suas feridas afligidas por Satanás, o autor acrescenta: “Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios”. Em outras palavras, não é pecado reconhecer a mão soberana de Deus mesmo por trás de uma doença da qual Satanás seja o causador mais imediato.

E por que Deus permite isso?

Seguindo o pensamento do teólogo John Piper, vemos que todas as tentativas de Satanás de afligir os santos são transformadas por Deus em purificação e fortalecimento da fé. E aqui está o ensinamento principal: a meta de Deus para seu povo nesta era não é primariamente livrar de doenças e dor, mas lavar-nos do pecado e fazer com que, em nossa fraqueza, apeguemo-nos a Ele como nossa única esperança. E eu concordo. Importa a Deus o destino eterno das almas humanas. Esta vida, diz a Bíblia, é como um sopro e tem um peso irrisório diante da vida eterna, diante do porvir, diante dos bilhões de anos que nossa alma viverá após nossa morte. É esse tempo que mais interessa a Deus. E que mais deveria interessar a nós.

Então, diante disso, como o doente deve orar?

Devemos orar por um poder que cura e uma graça que sustenta. Devemos orar SIM para Deus nos curar, mas também para fortalecer nossa fé enquanto não formos curados. É aceitável que um filho peça ao pai por alívio. E é aceitável que um pai amoroso dê ao filho apenas o que for melhor. E é isso o que o Pai celestial faz: às vezes cura agora, às vezes não. Mas sempre fazendo o melhor para nós.

Poderia então surgir a dúvida: se às vezes é melhor para nós não sermos curados na hora, como sabemos o que orar? Como sabemos quando parar de pedir por cura e apenas pedir por graça para confiar na bondade de Deus? O apóstolo Paulo enfrentou esse mesmo problema. Em 2 Coríntios 12:7-10 vemos que Paulo, como Jó, recebeu um espinho na carne, que ele chamou de “mensageiro de Satanás”. Não sabemos se era uma doença, mas ele diz que orou três vezes para ver-se livre do mal. Mas então Deus lhe deu a certeza de que, apesar de não curá-lo ou livrá-lo, ainda sua graça seria suficiente e seu poder seria manifestado não na cura mas no fiel serviço de Paulo por meio do sofrimento.

No texto de Romanos 8:26,27 Piper acredita que Paulo trata da mesma questão. Diz a passagem: “O Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Portanto, às vezes tudo que podemos fazer é suplicar por ajuda pois não sabemos como ela virá.

Ou seja: o Espírito de Deus pega nossas expressões falhas e incertas e as leva diante de Deus de uma forma que está de acordo com as intenções do Pai. Diante disso, Deus responde com graça e supre nossas necessidades – nem sempre como esperávamos, mas sempre para o nosso bem.

E que conclusões tiramos disso tudo?

Tendo visto tudo isso, a conclusão – segundo Piper e também de acordo com minha visão bíblica – é que devemos sempre confiar no amor e no poder de Deus, mesmo na hora de mais dor. Eu, Zágari, tenho vivenciado isso na minha vida.

Piper diz em seu artigo e eu fecho 100% com ele: “O que mais me angustia nos que dizem que cristãos devem sempre ser curados por milagres é que parece que a qualidade da fé só pode ser medida pela ocorrência de um milagre de cura física. Mas no Novo Testamento você vê que a qualidade da nossa fé se mede pela alegria e confiança que mantemos em Deus na hora da dor“.

Tanto é assim que o grande capítulo sobre a fé é Hebreus 11. O texto começa deste modo: “Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova do que não vemos”. E aí Piper tem a grande iluminação: “Mas o que raramente se nota são os oito versículos finais, onde temos a imagem da fé como a que espera em Deus pelo resgate do sofrimento e por paz e esperança no sofrimento. Diz assim: “Pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leõs, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.

O erro então está em acreditar que a fé sempre vence nessa vida! Pois neste ponto do texto de Hebreus há uma virada e vemos que a fé também pode nos tomar a vida. Repare atentamente: “Pela fé uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior; outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. todos estes receberam bom testemunho por meio da fé.

Então, a glória de Deus se manifesta quando ele cura e também quando dá esperança e paz a quem não cura – porque isso também é um milagre da graça!

Últimas palavras

Sei que este foi um post longo. Espero que tê-lo dividido em duas partes tenha ajudado na leitura. Todavia, não teria como ser diferente, para expor argumentos sólidos e bíblicos bem embasados. Mas espero que você que, assim como eu, é afligido por alguma moléstia, por dores e sofrimento, entenda a realidade das Escrituras: Jesus cura, mas não promete curar todos nesta vida, exatamente do mesmo modo que ele ressuscita mortos mas não promete ressuscitar todos nesta vida. O que temos são “amostras grátis” do que ele fará no porvir, na eternidade.

O pregador Smith Wigglesworth (1859-1947) foi um dos homens mais usados da História em cura divina. Ele orava de púlpito e multidões eram curadas na hora de todo tipo de doença. Era um homem de enorme fé. No entanto, sua própria filha nasceu surda, viveu surda e morreu surda. Como explicar isso se curas somente dependessem da nossa fé e não da soberania do Criador dos céus e da Terra?

O mais importante para Deus é o que acontece em nossa alma e em nosso espírito como decorrência da dor e do sofrimento. É por isso que, a cada dia da minha vida, com muito esforço o Senhor me dá forças para levantar da cama, mesmo com dores, dobrar meus joelhos doloridos e fazer minha oração matinal: “Obrigado, Senhor, porque a tua graça me basta. E que seja feita neste dia a tua boa, perfeita e agradável vontade, assim na terra como no Céu. O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor. Acompanha-me a cada passo, te suplico. Se quiseres curar-me hoje… ficarei feliz e eternamente agradecido. Mas se não quiseres, que eu viva como um filho digno, na esperança da eternidade. Te amo, Jesus, curando-me ou não. Amém”.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

Anúncios
comentários
  1. Erica moreira disse:

    Caro Maurício,

    Que Deus continue a usá-lo poderosamente. Seus textos são bálsamo para minha vida.

    • Ô, Erica, obrigado. Ore por mim, para que essa ovelhinha aqui possa ser bálsamo na vida de muitos.

      Um beijo, no amor de Cristo, Nosso Senhor.

    • FICO FELIZ POR ESTES ESTUDOS, POIS POR SER EVANGÉLICA E SOFRER DE FIBROMIALGIA SOU JULGADA POR AINDA NÃO TER SIDO CURADA E AGORA TIVE ESCLARECIMENTOS QUE É BASICAMENTE COMO VEJO A CURA OU NÃO. EDJANICE SANTOS

    • Manoel disse:

      Meu sobrinho está com 11 anos está com câncer em fase terminal toda nossa família serve a Deus achei está publicação maravilhosa que Deus continue te dando forca

  2. Lelê disse:

    Mauricio,
    MUITO OBRIGADA!!!!
    Que texto belissimo! Com toda a certeza, de provas e de verdade!!!!

    Vc sabe que eu tb faço essa oração todas as manhãs? Com esse novo cotidiano, eu tenho conseguido levar a minha vida com mais paz! Tenho aprendido a esperar no Senhor, qd digo esperar, não é somente esperar. E sim orar e entregar toda a minha ansiedade aos pés do Senhor todas as manhãs. A certeza que Ele cuida de mim e das minhas dores é tamanha, que nem consigo traduzir em palavras!

    A diferença que não peço mais por cura e restauração para aquele dia! E sim quando Deus quiser. Até lá Deus me sustentará!

    Com isso, tenho amadurescido muito! Minha relação com o Senhor cresceu sobremaneira!

    Obrigada quarido por esta preciosidade!
    Que jóia!

    Deus abençõe a vc e sua familia!

    Bjss de uma amiga que te admira tanto que nem sei!

    • Me admire menos, querida. Lembre-se que tudo o que escrevo tem uma fonte: “sem mim nada podeis fazer”.
      Agradeça a quem de fato merece o agradecimento. Eu sou só cérebro e dedos, a iluminação vem de outro Alguém.
      Um beijo grande, de um amigo que te admira tanto que nem sei! 😉

  3. Maurício, lindo o que Deus te mostrou através de sua dor e de seu sofrimento, somente os que passam por situações semelhantes conseguem te entender e se fortalecer com o seu exemplo, creio que seja realmente este o motivo porque até hoje o Senhor ainda não o libertou de seu “espinho”, é para que hoje vc pudesse abençoar mais vidas atráves de se testemunho, o Senhor ainda tem muito a fazer atráves de sua dor e este é motivo de alegria, pois o Senhor nos usar seja lá qual for o modo para que Seu Nome seja glorificado!!! Não há maior glória a um homem do que ser e fazer parte do projeto de Cristo!!!
    Deus te abençõe a cada dia mais!!
    Gláucia

  4. Giovani disse:

    Abriu inteiramente minha visão!!! obrigado Mauricio, por ser essa benção em minha vida.

  5. marcojuric disse:

    Bom dia Zágari!

    É maravilhoso demais ver como Deus tem te usado. Suas palavras têm sido exortação ao meu crescimento e entendimento espiritual.
    Deus é maravilhoso! Vejo isso em sua vida, e me alegro como diz Piper.

    God bless you!

    • Bom dia, amado!
      Obrigado pelo incentivo. Se tenho sido bênção, só te peço que ore por mim. É do que mais preciso. De resto, a graça do Senhor tem me bastado.
      God bless U2, brou!

  6. Um texto profundo, bíblico, emocionante e esperançoso. Que a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo continue abundando em sua vida, fortalecendo-o na certeza da incorrupção e glória futura.

    Abraços, na comunhão do Senhor.

  7. Patricia Almeida disse:

    Paz amado

    Só estou passando aqui pra dizer que testemunho lindo… é muito bom saber que existem pessoas que servem a Deus pelo oq Ele é e nao só pelo oq Ele pode fazer… mais uma vez fui muito edificada com suas palavras. Que Deus te abençoe(como tem feito até hoje) e continue te dando graça

    um abraço

  8. Miriam Dias disse:

    Porque a tua graça é melhor do que a vida. Salmo 63:3

    Que o Senhor continue te usando para edificação da Sua igreja dia após dia após dia após dia após dia após dia após dia após dia após dia.

  9. Elias disse:

    Fiquei surpreso, pois já te conheço há alguns anos e nunca o ouvi falar sobre essa enfermidade. E o mais interessante é que mesmo com as dores constantes nunca o vi reclamar de dor, exceto na última reunião com a turma, mas achei que fosse um fato isolado. Deus nos diz que Ele não nos dá provações que não possamos suportar. Com certeza, o Senhor tem um grande propósito com tudo isso. Agora te admiro ainda mais. Sua fé nos ajuda a termos mais fé!
    Um grande abraço meu amigo e até breve, se Deus quiser.

    • É, Elias, essa é a história. Foi desse jeito aí que eu pisei pela primeira vez na ADIG.
      E hoje, sou isso aí que você conhece. A graça de Deus é realmente magnífica.

      Aquele abraço apertadão, esperando o nosso próximo encontro, pra eu aprender mais com meus alunos rs

  10. Ceiça Persi disse:

    Olá Maurício,
    Também compartilho da sua experiência visto que há quase trinta anos sirvo a Deus, desde a adolescência e há quatro anos descobri que era hipertensa em alto grau além de outras complicações, sofro de dores de cabeça terríveis, passo semanas sem conseguir ler nada nem posso olhar a tela do computador, já virou rotina ir às pressas para o hospital ou ser atendida pelo ‘SAMU’ para não sofrer AVC ou infarto. Também não compreendo o porquê visto que nunca tive vicio nenhum, não perco noite e sou crente. Muitas pessoas também falam bobagens a respeito da minha situação como falta de fé, maldição hereditária, não estou fazendo a vontade de Deus, ou até relaxo, mas eu sei em que tenho crido e estou certa que guardará o meu deposito ate aquele dia 1Tm 1:12. Deus estabeleceu o limite da vida e não passaremos dele e não morreremos antes do dia nem com doença nem com saúde Jó 14:5 enquanto isso querido compartilhe com os domésticos da fé as suas necessidades Gl 6:2 “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.”.
    Porque cada um levara sua própria carga Gl 6:5 parece um paradoxo não? Mas levara s cargas uns dos outros é a nossa obrigação de cristãos e levar as nossas próprias cargas é a cruz que cada um deve levar Mt 16:24 enquanto isso oremos uns pelos outros e quem sabe um dia ainda nesta vida ouviremos a pergunta queres ficar são? João 5:6
    Deus te abençoe.

    • Ceiça,
      te abraço, oro por ti e ofereço meu ombro e meu colo pra ti.
      Deus não sai um segundo sequer do teu lado, disso vc pode ter certeza.
      És amada do Criador, e “todos aqueles que o Pai me deu de modo algum os lançarei fora”. Vc é dEle.
      Sabendo sempre que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e que foram chamados segundo seu propósito”.
      Nunca se esqueça disso, em especial na hora da aflição.
      Um beijo, na paz do Mestre.

  11. Marise disse:

    Querido amigo, que o Senhor a cada dia confirme no teu coração a graça preciosa que só Ele pode dar. Deus te te abençoe!

  12. Re disse:

    Maurício, lendo seu texto pensei nas mulheres que não puderam ter filhos e em tantas situações que geram sofrimento e parecem não ser alvo dos milagres de Deus. Talvez se encaixem nessas verdades aqui postas por você à luz da Palavra.

    Como afirmou uma leitora sua, “é muito bom saber que existem pessoas que servem a Deus pelo q Ele é e não só pelo o q Ele pode fazer…” – perfeito. Assim me sinto em algumas circunstâncias da vida, embora tenha recebido a cura do câncer, como já contei a você. Havia um propósito e também a possibilidade de cura pela medicina, com a qual me agarrei. Mas, por outros motivos, também me levanto diariamente com dores, nem sempre físicas, colocando minha vida nas mãos dEle, porque somente por sua Graça dou cada passo. Espero em Deus, vivo em Deus, mesmo que não tenha recebido o milagre ainda.

    Hoje pela manhã, olhando o mar e a vista linda do Rio, pensei no que realmente me faria feliz: ter muita grana, morar num mega ap de frente pra praia, ter família grande e muitos amigos, um trabalho gratificante, enfim, as coisas que o mundo considera completude e felicidade. Mas me veio imediatamente a visão do que representa felicidade, alegria, completude em minha vida: Jesus. Em meio ao cinza da manhã nublada vi a luz do Senhor e desejei profundamente que os céus se abrissem para que Ele retornasse em toda sua Glória!!! Esse é o alvo, essa é a esperança que nos mantém.

    Seja como sua oração, que farei minha, todos os dias até que Ele volte.

    Bj no ombro

  13. André Neves disse:

    Obrigado por escrever este texto, meu amado irmão. Tenho certeza que estas palavras serão um bálsamo de cura contra todo “complexo de culpa” de ter algum pecado oculto (tão oculto que a pessoa nunca sabe o que é) e/ou de não ter fé suficiente (sendo que Deus já nos dotou com a fé que nos é necessária) e/ou ainda de não saber orar como os gurus da prosderidade afirmam que devemos orar (como se oração fossem palavras ditas como em um encantamento mágico, e não um dilálogo com Deus).

    Creio exatamente nisso: esta “teologia” da cura-sempre tem deixado uma multidão de aleijados espíriuais, que não conseguem confiar no propósito maior de Deus em permitir por Sua soberana vontade que seus corpos físicos padeçam, e assim não conseguem desfrutar da “renovação do seu interior que acontece dia após dia”.
    Espero que o máximo possível de pessoas leia este texto, e compreenda de uma vez por todas o amor de Deus que é incondicional.

    Paz, amigo.

    @andreneves1

  14. Layssa disse:

    Só posso dizer um sonoro amém. Essa mensagem traz esperança pra muitas vidas que infelizmente são massacradas pela própria igreja que lhes despeja culpa e sofrimento. Você nos consola com o próprio consolo que Deus tem derramado em seu coração.
    Obrigada!

  15. Eliana disse:

    “Então, a glória de Deus se manifesta quando ele cura e também quando dá esperança e paz a quem não cura – porque isso também é um milagre da graça!”

    Obrigada, Maurício. Louvo a Deus pela sua vida. Toda honra seja dada a Ele, pois é Ele quem te capacita. Mas, não há como não deixar de agradecer a vc tbm!

    Graça e paz!

  16. Luciana Rocha disse:

    Boa noite Mauricio,
    acabei de ler seus dois posts. Confesso que ao contrario das outras pessoas ele me causou ais confusão. Vou explicar o pq…
    Eu faço parte de uma congregação fundamentada nos ensinos de Kenneth Hagin (citado nos textos). Enfim…eu amo ao Senhor e minha fé se baseia na palavra e não em homens. Mas me sinto tão triste por essa mistura de conceitos…tem horas que falo “Senhor pra onde vou? O que é certo?” Pois cada um defende sua ideia e todos mostram versículos bíblicos, e todos parecem ser convincentes…é muito difícil. E parece que quanto mais busco respostas e pesquiso e leio…mais confusa fica minha mente. Sei que tenho o Espirito como meu guia e Ele me levará a toda verdade, mas as vezes tenho vontade de não ir mais em nenhuma igreja e só seguir a palavra mesmo. Desculpe usar seu blog pra desabafar…rs…mas estou com muitas dúvidas…
    Espero que essa busca pela verdade não me faça perder a fé na religião que tenho como certa. Um abraço.

    • Querida Luciana,
      não sei qual é sua igreja, talvez a Internacional da Graça, onde os ensinos do Hagin são lei. Ou alguma similar. E não vou usar meias-palavras com vc:
      Os ensinos de Hagin não são biblicos. Não funcionam. São heréticos. São miscigenações. São satânicos.
      Se vc quiser saber mais sobre a origem satânica desses ensinos, leia este este post:
      https://apenas1.wordpress.com/2011/09/22/e-se-a-teologia-da-prosperidade-se-convertesse-ao-espiritismo/
      Isso não é invenção, são fatos históricos.
      Se a teologia da sua igreja é baseada em Kenneth Hagin, eu vou ser incisivo com vc, por amor a tua alma e ao teu relacionamento com Deus: mude de igreja.
      Sobre o uso de versículos bíblicos, lembre-se que toda heresia nascida do cristianismo os usa como base, em geral, fora de contexto, ignorando as regras de hermenêutica e exegese. Lembre-se que Satanás usou passagens das Escrituras para tentar Jesus no deserto.
      Se vc quiser conversar mais sobre isso, estou aqui. Mas com estas curtas palavras preciso te alertar contra as doutrinas de demônios e os falsos ensinamentos. Teologia da Prosperidade e Confissão Positiva smplesmente não são bíblicas, nos meus posts eu exponho todos os argumentos, que vc tem total liberdade de checar de forma bereana para ver se eu tenho credibilidade no que digo ou não.

      Mas minha sugestão para vc é: fuja. Mas não deixe a comunhão dos santos. Procure uma igreja que siga a fé pura e simples. Uma igreja tradicional histórica ou mesmo uma pentecostal histórica, se vc não se adaptar.

      Oro por ti e te abraço no amor do Senhor.

      • Luciana Rocha disse:

        Obrigada Mauricio…
        pra mim é difícil aceitar que minha igreja tem doutrinas satânicas, e não é a Igreja da Graça…eu fiz o Rhema. E pode acreditar tem ensinamentos muito bons e professores ungidos. Mas como disse ao Senhor vou me abrir o máximo possivel para outros ensinamentos pois preciso encontrar a verdade.
        Vou continuar entrando no seu blog, tenho dúvida a respeito de muitas coisas, talvez lendo o que vc já postou eu encontre as respostas, de qualquer forma se eu puder tirando duvida com vc, seria ótimo, não sei se convém ser aqui no blog mesmo ou por um email…
        De qualquer forma já agradeço pelo apoio.

      • É como diz a Biblia, Luciana: conhecereis a verdade e ela vos libertará. Vc está nas mãos do Pai. Ele te mostrará.

        Toda pessoa que passa por um processo de reformulação de conceitos teologicos sofre, é natural. Mas…

        No que diz respeito a mim estou disponivel pro que vc precisar. Se quiser, me adicione no twitter que te passo por DM meu email, ok? Meu login é @MauricioZagari.

        Acredito que vc tenha bons professores. Mas bons professores tb ensinam heresias rsrs. Já conheci alguns. E se ensinam Kenneth Hagin e confissão positiva…não sao bons professores, queira me perdoar a franqueza. Pois ensinam doutrinas de demônios.

        Teu servo,
        Mauricio

    • Paulo disse:

      Meu amigo belo fundamento bíblico, Deus não vai deixar de ser Deus nos curando ou não é devemos servir a Deus pelo que ele é e não pelo o que ele pode nos proporcionar! Mas você ja parou para ponderar que muitas pessoas estão sofrendo por doencas terríveis e muitas Jesus quer curar e estão com o coração cheio de esperança é muitas delas irão ser curadas mas por causa de um post seu não são curadas porque passam a acreditar que serão livres somente na glória? Já parou para pensar que jovens que não estão buscando a Deus por barganha mas estão cheio de certezas que Deus pode operar FISICAMENTE em suas vidas ficam totalmente desanimadas ao ler um poste destes? Ja ponderou que seu caso isolado pode não ser o caso isolado de outra pessoa ? Já pensou que pessoas imaturas na fé podem até cometer um suicídio ao ler um post deste em um leito de hospital ao ler salmos 103: Sou eu quem perdôo todas as suas iniquidades e saro todas as suas enfermidades e te abençoo com graca e misericórdia! Aqui esta um depoimento de alguém que já tinha lido o seu post e me desanimado totalmente da cura da minha Asma mas DEUS disse que me Curava pela graça pois não mereço e estou sentindo a cura! Deus lhe abençoe

      • Paulo,
        .
        obrigado por compartilhar sua opinião.
        .
        Mas você realmente acredita que, se o Deus Todo-poderoso, soberano e magnífico em autoridade quiser curar alguém, vai deixar de curar por conta do meu singelo post? Mano, que Deus é esse? Além disso, devemos dizer algo diferente do que a Bíblia diz porque desejamos algo? O compromisso com a verdade deve vir sempre acompanhando qualquer proposta de fé. Além disso, fé é um dom de Deus, diz a Bíblia. Você crê que Deus removeria seu dom daqueles a quem quer conceder só porque ela leu um post? É evidente que meu caso não é o de todos, mas meu post é sobre o que diz a Bíblia e não sobre o meu caso. Querido, se uma pessoa comete suicídio após ler meu post é porque não foi verdadeiramente alcançada pelo Espírito Santo, ou não é ele quem convence do pecado, da justiça e do juízo? Você realmente acredita que, querendo salvar alguém, Deus o perderá porque ele leu um post que diz algo diferente do que ele gostaria de ler? Paulo, creio que você precisa compreender melhor as verdades bíblicas e quem é o Deus que a Bíblia revela, pois você o está esvaziando de seu poder e atribuindo muito mais poder ao meu post, o que é uma loucura.
        .
        Querido, o que meu texto apresenta é a realidade bíblica de que nem todos serão curados fisicamente por um milagre. Isso é um fato bíblico e um fato da existência humana. Milagres, por definição, são exceções. Mas há muitos negligenciando o tratamento médico por achar, loucamente, que isso significa falta de fé. Deus criou as substâncias medicinais, Deus iluminou os cientistas que as descobriram, Deus ilumina os médicos que as prescrevem e aos demais tratamentos. A medicina humana é a medicina com que Deus nos presenteou e não o diabo. Dizer que o único caminho para a cura de uma pessoa que glorifique a Deus é o milagre é de uma incompreensão absoluta da ação de Deus em nosso mundo.
        .
        Deus o abençoe, meu irmão,
        mz

  17. Cabral. disse:

    Novamente sou surpreendido pelo Espirito Santo ao me conduzir à tal leitura.
    Já postei comentários aqui Zágari, tecendo elogios à seus artigos, como também outros fazendo-te lembrar de que toda sua suficiência vem Dele. Minha preocupação sempre foi o fato de vc ser muito elogiado( e com razão pois vc sempre foi muito coerente e bíblico em seus artigos) e, de repente, isto te levar à uma “certa soberba”… E vc sempre respondeu agradecendo de uma maneira amorosa e madura o fato de te lembrar ,em suas palavras, “quem vc é”…
    Hoje após a leitura da parte 1 e parte 2 do post acima, estou feliz pelo esclarecimento fantástico sobre a questão que há muito me acompanhava, porém percebo agora que minha preocupação era pífia e ridícula(desculpe, pois é exatamente isso que estou sentindo) no que diz respeito à sua dependência Dele…. Quero te dizer como um irmão em Cristo, que Ele mesmo confirma em meu coração o cuidado Dele para contigo e o quanto vc depende Dele à cada dia…Minha preocupação era “minha mesmo”… Hoje eu vejo… Me perdoe por “chover no molhado” nesse quesito.

    Aprendi a te admirar um pouco mais hoje…

    Que o Nosso Deus continue te usando assim! E que Sua graça se renove de dia em dia em sua vida até Aquele Dia,meu irmão!

    Juntos!

    Um forte abraço!!!

    Cabral.

    @cabralblade

    • Ah, mano, que isso, problema zero.
      E na verdade nem sou tão elogiado assim, tenho apenas bons companheiros que são carinhosos comigo. Como vc!
      Vim do pó e ao pó retornareii.
      Meu sonho, Cabral, vou te confessar, é só um: ouvir “bem-vindo, servo bom e fiel”.
      Ouvindo essas palavras…tudo valeu a pena.

      Forte abraço, na paz dAquele que nos põe no nosso devido lugar: o barro.

  18. edson bahia disse:

    meu querido compartilho exatamente da mesma direção do que li neste post. gostaria de relatar uma experiência que para mim foi decisiva para que eu tivesse uma postura diferente da maioria dos colegas até da denominação que sou pastor, o que é muito difícil e é como remar contra a maré, cheguei a pensar que eu estava errado, mais hoje tenho consciência do que sou e acredito, mesmo com minha ignorância no assunto. Eu tinha apenas 19 anos de idade e era membro de uma igreja cheia de curandeiros, ainda conheço alguns rsrsrsrs estava no altar pois tinha acabado o ensaio do grupo de louvor quando chegou uma mulher que tinha uma enfermidade na perna tinha um inchaço horrivel!, Ela pediu oração para o pastor e ele chamou aquela senhora para conversar um pouco no final da conversa ele disse que não iria orar por ela pois não adiantava a sua oração já que o problema dela não era a cura da enfermidade na perna e sim a cura do seu coração. vou explicar: esta mulher contou para o pastor que quando ele era jovem tinha uma prima dela que era também sua melhor amiga, e na adolescência a prima tomou o namorado da outra e por isso elas ficaram muitos anos sem se falar como diz aqui no nordeste “intrigadas” agora as duas eram casadas com filhos, morando na mesma cidade mais em bairros distantes inclusive o namorado veio a se tornar marido desta prima. muitos anos se passara e elas não se falavam de jeito algum, até este dia quando o pastor disse pra ela que Deus não estava preocupado com aquela perna e sim com ela se entregar a Jesus e pedir perdão dos seus pecados e perdoar a sua prima que tinha lhe roubado o namorado, e que ele não iria orar! eu fiquei assustado pois nesta igreja todo mundo recebia oração com imposição de mãos e tudo era o capeta. A senhora também questionou o pastor dizendo que a prima roubou o namorado e ela que tinha de ir pedir perdão?fiquei desconfiado que ele não era pastor. rsrsrs mais creio que uns dois ou três meses depois vi quando esta mulher entrou na igreja acompanhada pela sua prima e não tinha mais inchaço na perna, sabe o que aconteceu? a mulher recebeu o conselho do pastor e foi até a casa da prima para perdoa-la, mas quando chegou no portão, a prima abriu e já foi abraçando a senhora e dizendo que já era crente e que estava reunido coragem pra ir ao seu encontro para lhe pedir perdão. As duas chorraram no ombro uma da outra e resolveram ir a igreja pra contar este acontecido, e nesta noite o pastor falou que não era a oração dele que curava, nem tão pouco as correntes e campanhas que ele fazia, nem o sacrificio do povo no tocante a oferta, agora pasme! sabe que igreja era? a do Bispo pedir mais cedo, sabe o que aconteceu este pastor foi expulso da igreja por dizer estas coisas, não sei onde ele está hoje. Mais sei de uma coisa, naqueles dias eu que tocava guitarra nesta igreja resolvi sair junto com minha namorada na época que hoje é minha esposa. E sabe o perdão curou aquela mulher não foi corrente, oração forte, sal grosso e essas maluquices que hoje tá perturbando a igreja. e a frase que eu tenho no meu coração é “Vai a tua fé te salvou” estas aberrações de vela acesa, lampada ungida só fazem os homens se afastarem de Deus e da verdade. Eles não suportaram ouvir que não era fogueira santa que curava. Hoje sei que Deus é soberano em vontade e que tudo o que Ele quiser ele próprio o fará sem intervenção do homem, pobre mortal. Gostei da sua atitude de expor sua condição física, e digo o admiro mais por isto. Creio que Deus sabe sim de todas as coisas e eu não tenho pena de você tenho é orgulho da sua coragem e determinação. não é fácil esta proposta. parece que a verdade ofende as pessoas, vou lhe confessar tenho sofrido por não pertencer a essa turma de curandeiros. Ore pela minha vida. faço da sua experiência um motivo a mais para prosseguir. Creia o curanderismo se instalou! Clamemos pela misericórdia de Deus! perdoe não saber escrever direito. Paz em Cristo Jesus, hoje e sempre!!!!

    • Meu querido,
      mais direito do que vc escreveu é impossível.
      Entendi a sua historia, é isso aí. Não é pelo curandeirismo que chegaremos a lugar algum ou que obteremos o favor e Deus.

      Obrigado por compartilhar sua história!

      A paz de Cristo.

  19. Obrigado Maurício por ser um vaso nas mãos do Senhor e por permitir que ele te aperfeiçoe. Seus posts tem me edificado e me motivado a buscar mais DEle.
    Paz seja convosco.

  20. Murilo disse:

    Muito bom o post.
    Lembro-me de Paulo, ao qual tinha um “espinho” na carne, ou seja algum mal não sabemos qual e onde, ou se não me engano até no espírito.
    Porém , se não me engano ele não foi curado deste até sua morte

    • Obrigado, Murilo, pelas palavras gentis e pela visita ao blog.
      Na verdade, supõe-se que não foi curado, uma vez que Deus lhe disse “a minha graça te basta”.
      Seja como for, o importante é o que se segu e a isso: “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Eis a magnificência da experiência de Paulo, não é?
      Abraço e paz!

      • Murilo disse:

        Sim, amigo.
        O meu comentário anterior foi para exemplificar que Paulo sofria de um mal e não fora curado. Como você disse.
        Continue abençoando nossas vida e que receba em dobro.
        Em tudo Deus tem um propósito 😀

      • Amem e amem! 😀
        Na paz do Mestre

  21. Andreia disse:

    Querido irmão, grata pelo restante da aula,que o òleo da Unção continue sendo derramado a cada dia sobre ti e tua casa, abs

  22. Carlos disse:

    Depois de ler os 2 posts me fez acreditar que ser Ateu é bem melhor que ser um cristão, Ateus realmente não precisam de deus pra nada, absolutamente nada!

    Se deus axistisse, ele seria mesmo muito desprezível e bizarro, onde já se viu! um deus colocar doença em sua criação e nem se importar com suas orações, ele deve mesmo se divertir muito com os cristãos.

    Acredito que se uma coisa não deu certo, ou não aconteceu como eu queria, é porque houve algo de concreto que impediu, e não a vontade de alguém que supostamente quis me castigar por alguma coisa (deus); ou seja, não vou me conformar com “a vontade de deus”, tentarei outras alternativas, e provavelmente conseguirei.

    Sei que quando alguém morre, é o fim de tudo. Logo, não preciso ficar criando ilusões e fantasias de que um dia irei encontrar aquela pessoa (algo torturante e inquietante, já que esse dia nunca chega).

    Não preciso ficar tirando o mérito das pessoas que conseguem coisas boas, graças a elas mesmas. (Falo daquelas situações assim: Fulana passou dois anos estudando para o vestibular, e quando ela passa, alguém diz: Fulana passou no vestibular? “Graças a deus”! Ou quando Sicrano consegue fazer um pé-de-meia com muito sacrifício, e depois de alguns anos compra sua casa própria, e aparece aquele amigo da onça e diz: Sicrano! Você finalmente conseguiu comprar uma casa? “Graças a deus”, né?!)

    Não preciso ficar esperando a vontade de deus para que as coisas aconteçam na minha vida

    Ateus se viram com seus problemas, em vez de chatear deus com eles.
    Ateus são éticos sem medo de sofrer na vida após a morte.
    Ateus nunca usam o nome de deus em guerras.

    • Eu tenho Cristo, Carlos, e minha vida está nas mãos dEle. Só essa alegria já compensa todas as outras que não tenho.

      Eu penso que a religião ateia é triste, muito triste. Não é tão bonita e aliviante quanto você diz. É desesperançada. Eu sei que depois das dores há paz. Para o ateu, depois das dores só resta a dor de não ter nada mais. Que triste.

      Oro por ti. Vc ainda não entende a comunhão com o Autor da vida. Espero que um dia entenda. Mais que isso: eu a vivo. Espero que um dia vc a viva também. São coisas que palavras não explicam. São coisas que se vivem. Eu vivo Cristo, Carlos. E sei que Deus amou o mundo de tal maneira que nos deu seu Filho pra que todo aquele que nele cresse não viesse a perecer, mas tivesse a vida eterna.

      É por isso que amo a mensagem da Cruz. Ela é vida. E só Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Já o ateísmo…é o que há de maior solidão. Que triste.

      O Senhor te abençoe.

      • Carlos disse:

        Vejo que você deturpou as minha palavras, não há tristeza em ser Ateu, muito pelo contrário, há uma enorme felicidade só por saber que aquele deus genocida que é descrito no Velho Testamento nunca existiu, mas não é só por isso, existem muitos fatores para eu ser muito feliz no Ateísmo.

        E ao contrário do que você disse Ateísmo não é religião, o Ateísmo pra mim é a penas viver em harmonia com a natureza humana e com a verdade.

        O homem criou deus à sua imagem: intolerante, sexista, homofóbico e violento.

        Diz a Bíblia:
        Marcos 16:15-16: “Então Jesus disse-lhes: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado”.

        João 15:06: “Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.”

        Mensagem: acredite sem questionar ou queime no inferno para sempre. Isto são Boas Novas ou o decreto de um tirano?

        Se Deus nos ama tanto e quer que estejamos com ele, por que ele poria nossas almas em risco ao deixar a difusão de sua palavra a cargo de seres humanos falíveis, mentirosos e pecadores? Será que um professor deixaria um dos alunos assumir seu lugar se isto pusesse em risco o futuro da classe?

        Por que um deus todo-poderoso teve que se tornar carne para poder se sacrificar em seu próprio nome, de modo a livrar sua criação de sua própria ira? Será que Deus, em sua sabedoria infinita, não teria uma solução menos primitiva?

        O Ateísmo apóia o método empírico e científico, onde teorias são postas constantemente em xeque, debate, re-arranjo e mudanças, com o objetivo de se aproximar da verdade. Não existe verdade absoluta no campo científico, ao contrário do campo religioso.

        Todos os milagres bíblicos irão, em fim, desaparecer com o progresso da ciência.

      • Querido,

        nós entrarmos em bate-bocas aqui não dará razão nem a vc nem a mim.

        Ateísmo é, pelo dicionário, a “doutrina dos ateus” E “doutrina”, pelo dicionário, são “princípios fundamentais de uma crença”. Ou seja, vc é ateu por ter como princípio a crença de que Deus não existe, extamente como eu sou cristão por ter a crença de que Ele existe. Então é crença X crença. Estamos quites. Por isso Descartes pôs a existência de Deus no que chamou de númeno, a área imaginária do intelecto onde não podemos ter certeza de nada.

        Mas algo é fato: um dia eu e vc deixaremos esta terra. Aí a resposta virá: a eternidade ou um blackout. Simples assim. Lógico que eu, como cristão convicto, comparo o que vc diz com as palavras do próprio Jesus, registradas no Evangelho de João, como…

        “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24)
        “Quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11.26)
        “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus” (Jo 3.18)

        …e me entristeço por quem não crê. Coisa de cristão, repara não.

        Eu sei de uma coisa, Carlos querido. No meu leito de morte (que a ciência nunca vai conseguir evitar) vou estar em paz, sorridente, feliz e contente. Pois, como disse o apóstolo Paulo, “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.

        Jesus te abençoe, com todo o amor do mundo.

  23. Alex Nascimento disse:

    Com lágrimas nos olhos, nada a declarar!!
    Lindo texto!

    • Obrigado, querido.

      Deus te abençoe.

    • Carlos disse:

      Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais. O ateísmo é contrastado com o teísmo, que em sua forma mais geral é a crença de que existe pelo menos uma divindade. Num sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não existem divindades. ( Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

      Ateismo: Convicção de que deus não existe. O termo é por vezes confundido com agnosticismo, a crença de que é impossível saber se existe um deus.

      Dizer que ateísmo é uma crença é o mesmo que dizer que careca é uma cor de cabelo.

      Basicamente ser ateísta é não precisar de um deus nem de deuses para justificar os próprios atos. Não é simplesmente “negar” a existência de deus/deuses. É assumir a responsabilidade de estar vivo e viver conforme a própria consciência, fruto do funcionamento cerebral.
      Ser ateísta portanto é não ter vínculos com outras realidades supra-humanas, é estar livre para decidir por si mesmo, sem medo de estar indo contra ou esperando estar a favor de algum tipo de supra-consciência à qual se deva obediência.

      Se Ateísmo fosse Religião estaríamos reunidos em algum local qualquer e dizendo que para ser Ateu era preciso ter fé, o que não é o caso.

      As pessoas precisam acreditar em deus justamente porque deus não existe. Eu não preciso acreditar que a minha mãe existe: porque ela existe.

      Sei que a morte é inevitável, mas isso não me preocupa e nem tão pouco Jesus, porque também sei que ele nunca existiu e que a Bíblia nem sempre foi como é hoje. Ela não caiu do céu, mas foi escrita pelos humanos e, portanto, explicita seus pontos de vista. A Bíblia já passou por inúmeras edições, seleções e processos destrutivos. Muita coisa foi perdida ou ocultada, incluindo livros do Antigo e do Novo Testamento. Como o interesse dos cristãos é a vida de Jesus e seus ensinamentos, os evangelhos, que fazem parte da constituição do Novo Testamento, foram os mais afetados pelas decisões políticas que envolveram a Bíblia

      “O primeiro pecado foi a fé, a primeira virtude foi a dúvida“.

      • Querido,
        precisas visitar o dicionário.
        Como eu disse, bate-bocas não nos levarão a lugar nenhum. Proclamei-te as Palavras da vida, vc as rejeita. Então façamos assim: deixemos a resposta para o dia do nosso leito de morte. Dois segundos depois de partirmos desta via teremos a resposta. Esperemos.
        Será, aliás, um dia de muita paz… para mim.

        Jesus te abençoe.

  24. Leandro kdeira disse:

    Melhor resposta que essa,não poderia ter,só veio a confirmar o que eu já pensava,com a diferença que a tua resposta é baseada na biblia,há fundamento.
    Obrigado,e que Deus continue a te usar.
    Peço-lhe que me inclua em tuas orações.

    • Leandro, eu que tenho de agradecer.
      Vc foi a inspiração para essa série e pelas respostas aqui nos comentários creio que alguns irmãos foram abençoados.
      Espero ter respondido bem o teu questionamento.
      Oro por ti, amado. Que o Senhor te dê forças e paz até aquele glorioso dia em caminharemos pelas ruas de ouro, lado a lado – e se duvidar ainda bateremos uma corridinha pra ver quem ganha rs.

      Te amo em Cristo Jesus.

    • Carlos disse:

      “Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.”

      Einstein certa vez disse:
      Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser

      • Ok, querido, ok.
        Não tenho medo nem pavor de nada disso.
        O que não posso é ficar num eterno bate-boca com vc. Vc tem sua convicção, eu tenho a minha.
        Argumentei até onde pude. Vc argumenta como pode. Fiquemos assim, então, em paz cada um com sua fé.
        Citações eu poderia escrever milhares aqui. Elas existem aos montes, inclusive de cientistas cristãos.
        Mas o que convence alguém de algo não são frases pré-concebidas e mtas vezes fora de contexto. É a vida e a vivência.

        Tenho a minha. Vc tem a sua. Cada um crê estar certo. No dia do leito final teremos a resposta.
        Até lá, viva em paz.

        Te abraço e desejo que Deus te abençoe.

  25. Janise Dantas disse:

    Só vivendo a experiência é que se sabe, é que se sente, é que se tem certeza: Deus é Deus, independente de nossos pensamentos.
    Maravilhoso é saber que Ele me ama e está comigo em qualquer situação, antes, durante e depois.
    Suas palavras servem para confirmar isso.
    Deus o abençoe!

  26. Prezado Maurício,

    Dia desses, li um texto teu publicado no Púlpito Cristão (Jesus x Igreja: tornei-me cristão quando saí da igreja), do qual gostei muito. Após a leitura do citado post, fui fuçar teu blog; e me tornei um “viciado”, pela graça de Deus.

    Até aí, nada demais. O fato é que passamos, minha esposa e eu, por um momento muito desagradável na igreja onde congregávamos (é um trabalho celular, no qual a ênfase é dada a conquistas, vitórias e todas essas bobagens relacionadas à Teologia da Prosperidade). Por não concordarmos com esse conceito, sempre conversávamos com os irmãos sobre o negar-se a si mesmo, renúncia, não andar ansioso por coisa alguma, etc. Isso fez com que a liderança nos colocasse de lado usando o argumento de que estávamos “fora da visão”, culminando com o convite (num domingo pela manhã e vindo do púlpito, por parte do pastor) para que saíssemos da igreja. O convite não foi nominal, mas sei que ele falava diretamente a mim na ocasião.

    Maurício, isso me deixou profundamente triste, magoado e com raiva, simplesmente porque percebi que lá um sistema é mais valioso que o ser humano. Desde abril, quando saímos de lá, temos visitado algumas congregações, porque entendo que devemos estar sob os cuidados de um pastor e inseridos na congregação dos santos (pouquíssimos irmãos de lá nos procuram e tentam manter contato). Temos esperado em Deus a resposta em relação a esse lugar de refúgio.

    Porém, não é isso que quero ressaltar. A questão aqui é que, como registrei acima, fiquei com raiva. Com muita raiva. E fiz questão de alimentar isso, achando que estava absolutamente certo, que estava coberto de razão. Mas, espere um momento: Paulo não nos exorta a termos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fp 2.5)? E o Senhor odiou muito aqueles que o crucificaram, não foi? Pois é…

    Mas isso não interessa, porque eu estava coberto de razão. Cheguei ao ponto de ignorar o pastor na ocasião de uma festa de aniversário na qual ele estava presente, no momento em que ele veio nos cumprimentar; e te confesso: isso me fez “muito bem”, massageou mesmo meu “ego”; deliciosa “vingança”.

    Então, o Espírito Santo me fez parar aqui nesse teu mosteiro. E vem você, através dos teus textos, jogar na minha cara um monte de coisas, como as constantes nos posts “Morro de Vergonha de Mim” e “O que Deus quer da minha vida?”.

    E, neste exato ponto, te pergunto: Quem é você, meu caro, p’ra jogar essas coisas na minha cara? Quem é você, meu caro, p’ra me desafiar a encarar a verdade, me dizer que não presto, que, na verdade, estava eu me fazendo de vítima? Pois é, meu caro, quem você acha que é?

    Pois eu mesmo vou te responder: você é um cara que tem sido usado pelo Senhor p’ra me mostrar que eu tenho que mudar minha postura. Você é um cara que, por intermédio do Espírito, tem me sacudido, me dado uns “tapas na cara” p’ra me acordar, me fazer entender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28).

    Sendo assim, quero apenas (desculpe o trocadilho com o nome do blog) registrar aqui quão usado você tem sido pelo Senhor para abençoar a minha vida. E isso é para honra e glória do Eterno, não tua.

    Quero também te dizer que, mesmo sem nos conhecermos, você é muito precioso p’ra mim, meu irmão. Agradeço ao Senhor pela tua vida.

    Que você, meu amado, continue sempre a se colocar como instrumento nas mãos de Deus para ser canal de bênçãos espirituais na vida de todos que passam por esse abençoado mosteiro!

    E Paz a ti, que certamente está em Cristo!

    Grande abraço, meu irmão,

    Marcelo de Andrade.

    • Marcelo,
      eu poderia te dizer muitas coisas, mas vou te dizer apenas uma: vc me levou às lágrimas.
      Obrigado pela tua vida. Tuas palavras me incentivam a prosseguir.

      Deus te abençoe, mano. Mesmo sem te conhecer posso te dizer que meu amor transborda por ti.

  27. Renise disse:

    Querido irmão. Muito bom ler seus escritos e encontrar sanidade em meio a tantos desenganos que encontramos hoje no meio evangélico. Às vezes me pergunto se essa disseminação das novas igrejas evangélicas no nosso país é bênção ou maldição. Costumo até a dizer que não sou evangélica, que sou é “crente”! Prefiro ser “crente” como os pioneiros antigos, discriminados, apóstolos sofredores e estigmatizados, como meus pais o foram, que traziam a mensagem pura da fé em Cristo pela salvação dos pecados á espera da eternidade. Não em troca de alguns anos de felicidade e prosperidade terrena. Continue sendo uma bênção. Esqueci de dizer que compreendo seu fardo porque também carrego a Fibromialgia comigo entre outras e tantas dores… Um abraço!

    • Renise,

      te abraço e te entendo. Que Jesus alivie tuas dores.
      Se as igrejas que se disseminam conduzem as almas a Cristo e promovem um bom discipulado, são bênção. Creia: ainda há 7 mil que não dobraram seus joelhos a Baal.

      Beijo e paz, no amor do Salvador.

  28. Mauricio amado irmão, SHALOM ALEICHEM !

    Louvo ao Eterno pela tua vida, e te agradeço por
    se dispôr a servir ao Senhor através deste blog
    tão esclarecedor. Graça, mais e mais graça te
    seja concedida ao longo desta tua jornada que tem
    sido tão espinhosa porém, ao mesmo tempo, tão
    recompensadora. Tendo saúde espiritual, e tudo
    leva a crer que voce tem de sobra, qualquer tipo
    de limitação física consegue ser superada com
    mais facilidade. Lindo o teu testemunho, Mauricio.
    Que o Eterno abençoe,guarde e guie a voce e
    a todos os da tua casa, hoje e sempre!
    Junto ao Senhor do Amor me despeço,
    Giselda

  29. Drik's disse:

    Eu não ia comentar aqui, pois uma pessoa que tem no máximo dores de cabeça e uma cólicas renais de vez em qdo não tem idéia do que vc e a maioria aqui passam.

    Mas passei pra deixar meu rastrinho de formiguinha…rs

    Que dia após dia, após dia, após dia e após dia todos que aqui compatilharam possam sentir o Amor de Deus inundando suas vidas, tendo a certeza de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o Amam.

    Minha oração está com vcs…
    Abraço vcs todos!

    PS: Maurício, sua oração matinal me levou às Lagrimas.
    Beijos

  30. Maurício,

    Tenho uma cunhada que é membro da Nova Vida de Realengo, Zona Oeste do Rio. Ela também tem Fribromialgia. Você é a segunda pessoa que conheço que tem essa doença. Ela também sente dificuldades e tem buscado a cura em Deus.

    A fé dela não a permite ficar parada e continua vivendo a vida como dá. Passei os textos que escreveu pra ela.

    • Fico triste por ela mas feliz pel fé que a motiva.
      Alias, peço perdão por nao ter respondido teu tuite, hj foi um dia do cão (perdoe o trocadilho), quase fui ao descarrego (rsrs). Uma reunião atras da outra.
      Era sobre esse assunto que vc queria falar comigo? Se ainda quiser conversar eu não tenho nextel, mas se quiser me passe um email ou telefone por DM que assim que eu conseguir entro em contato, ok?
      Abraço, mano. na paz do Senhor.

  31. Maicon disse:

    Zágari. A Paz.
    Que texto! Há alguns anos me converti, mas no início frequentava a Igreja para “barganhar” minha cura com Deus. Uma cura pra uma doença que no último estágio leva à morte.
    Começou aí toda a transformação em minha vida, tal como foi na sua.

    Lembro como se fosse hoje: em uma noite, sozinho em meu quarto, chorei amargamente, a fim de que Deus me curasse. Deus me respondeu: “pensa nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Cl3:2). E ao invés de me dar a cura, me deu força, esperança, e uma fé verdadeira.

    O tempo passou e comecei a adorá-lo mesmo sem obter essa vitória. Aí sim, que obtive o êxito, em ser curado pelo MESTRE.

    Mal sabia eu que buscando as coisas do alto, as coisas da terra aconteceria naturalmente.
    Fique na PAZ.

  32. Teresa Mesquita disse:

    Olá Zágari, a paz de Jesus!!

    Não tinha lido esses textos que você escreveu. Por acaso parei para ler hoje porque em meu trabalho faltou energia e o not ficou na bateria e sua pagina estava acessada. Como não podia dar continuidade ao que estava fazendo, parei um pouco para ler algumas postagens suas que não tinha lido ainda. Gosto muito da forma como você escreve, sempre com clareza e verdade, você é muito limpo nas palavras, uma bênção. Tava lendo você falar sobre sua doença. Tenho uma amiga muito querida que sofre também com essa doença, ano passado pude acompanhar o sofrimento dela, a dificuldade em ir pro trabalho, faculdade, em sair sozinha,em fazer coisas mínimas e isso a deixava muito triste, mas sempre falava que Deus a sustentava e via isso em sua vida. Ela é católica e cheia de fé em Deus e, eu claro aproveitava pra evangelizar e falar pra ela confiar unicamente em Deus e sei que ela fazia isso, pude testemunhar na vida dela o agir de Deus. Ela é muito ativa e independente e via como ela sofria em ter que precisar das pessoas para ajudar até a vestir suas roupas. Ela está melhor, ainda sente dores, mas disse que já está acostumada e só não gosta quando são muito intensas, ninguém gostaria claro. Quanto à questão de cura, acredito que Deus age como quer e quando quer em nossas vidas, não somos diferentes das pessoas que não confiam em Deus para vencer o mal que vem nos abater..Somos frágeis e vulneráveis da mesma forma.

    Que Deus continue te usando para abençoar a todos que entram aqui em seu blog e lêem mensagens ricas que nos confortam tanto. Cada um tem suas dores e lutas, sejam doenças, problemas familiares e tantos outros que fazem nossa alma gritar por socorro…Nosso socorro vem do Senhor que fez o céus e a terra…

    Abraço ;)!!

    • Querida, obrigado por cada uma das suas palavras.
      Oro pela sua amiga e peço ao Senhor que lhe traga alivio e paz.
      Obrigado por compartilhar. Vou guardar suas palavras no coração.

      Deus te abençoe.

  33. Marcelo Brito de Araujo disse:

    Mauricio estou muito edficado com o seu testemunho de vida e a primeira vez que entro no seu blog o Espirito santo que me levou a entrar no apenas eu já admira oseu trabalho no mosaico cristaô mas agora por ter conhecido seus artigos, obrigado Mauricio boa noite. Marcelo Brito icnv. Mesquita.

  34. Mary Marques disse:

    Boa noite Maurício. Tenho sido leitora assídua do seu blog e me identifiquei profundamente com este post como o anterior. Foi um bálsamo para mim.
    Em 2002 minha mãe foi diagnosticada com Mal de Alzheimer, aos 58 anos. Sempre ativa, independente…teve q virar dependente por livre e espontanea pressão. E sempre foi só nós duas(sou filha única). Enfim, tive que ao mesmo tempo virar filha, mãe, mulher e homem da casa. Fazendo faculdade, procurando estagio e fazendo bicos e exercendo cargos na igreja.
    Mas eu, super fanática e religiosa, fiz tudo e mais um pouco do q aconteceu com vc. Conclusão: prejudiquei o tratamento dela, me desviei, sai da faculdade e por fim não enlouqueci.
    Até hj, mesmo sofrendo um processo de amadurecimento espiritual, sou assombradas por essas teorias anti bíblicas, pois minha família faz parte de igrejas adeptas a isso.
    Mas tenho aprendido a confiar em Deus e esperar o momento certo.Fácil, não é.
    Mas até aqui a graça D’Ele tem sido suficiente.
    Eu fiz o resumo do resumo p/ não ser enfadonha. Gostaria de lhe enviar um e-mail.Seria possível? Te sigo no twitter.

    Que Deus continue te abençoando! Um abraço

    • Olá, minha Irmã,
      teu testemunho confirma a necessidade urgente de esclarecimento bíblico para a parte ignorante da Igreja.
      Me passe seu email que lhe respondo, ok?
      Na paz.

  35. Graça&Paz Mauricio.

    Gostaria de dizer que li seus dois posts com alguma atenção, aproveitando para tirar umas notas para pregação 🙂
    Creio que há uma necessidade de homens e mulheres de Deus mostrarem que também sofrem, (ao contrário das heresias da prosperidade) não como tentativa de se vitimizarem, mas apenas(desculpe usar esta palavra de forma vã hehe) para constatarmos que ainda hoje a graça de Deus é maior do que qualquer espinho.

    Um grande abraço e que o Senhor Deus te continue a dar força nesta jornada.
    Um abraço exportado de Portugal 🙂

  36. Greize disse:

    Prometi a mim mesma não ficar mas lendo blogs, mas seu relato mexeu mto comigo, estou doente,meu sobrinho sofreu de Leucemia, minha mãe morreu de Câncer, e minha fé parece que foi junto.Posso te enviar um email??
    Fica na paz de Cristo.

    • Claro, minha irmã. Mande-me seu email por aqui ou pelas DM do twitter que te envio meu email, ta?
      Lembre-se, acima de tudo, que o amor de Cristo nunca te abandonou.
      Fico te esperando.
      Já em oração, Mauricio

  37. Ricardo Araújo disse:

    Bom dia meu irmão, a paz de Cristo!

    Ao ler este belíssimo artigo, me emocionei com o que Deus através da sua pessoa, falou no íntimo do meu coração, (não mera emoção, e sim quando somos tocados pelo Espírito Santo). Como Deus é maravilhoso. Fui ricamente abençoado com tudo que li. Gostaria de pedir um favor ao irmão. Queria falar deste assunto através do meu e-mail, o irmão pode??
    Caso o amado possa e tenha tempo, sei que és extremamente ocupado, aguardo vosso contato.

    Que Deus continue iluminando e derramando cada vez mais Sua graça sobre ti, abençoando-te e toda vossa familia.

    Saudações,

    Ricardo Araújo

  38. Cristina Avelar disse:

    Olá Maurício, sou Cristina mãe da Aline Avelar que é leitora do seu blog .
    Sou Bipolar .
    Descobri a doença em 2002 quando tive minha primeira crise.
    Somei três crises. A última foi em 2005.
    Hoje, apesar de tomar 2 medicamentos controlados dose mínima que, segundo o médico serão por toda vida, levo vida normal e trabalho fora.
    Já desejei muito a cura mas hoje sei que a cura talvez não chegue.
    Deus transformou a “maldição” em benção.
    Graças a Ele por suas entranháveis misericórdias.
    Que Ele possa te renovar a cada dia e que você possa descansar em sua fidelidade.
    Que Deus te abençoe.

    • Olá, Cristina,
      que prazer te conhecer, sua filha é uma bênção!
      Conheço pessoas bipolares da minha própria igreja que se tratam com medicamentos e vivem vidas normais e felizes.
      Glorifico a Deus que vc faz parte desse grupo. Tenha a certeza que, nos altos e baixos, nas montanhas e nos vales, Deus está junto de vc.
      Um beijo grande e obrigado pelas palavras de carinho.
      No amor daquele que tudo pode,
      Mauricio

  39. Greize disse:

    Leio e releio esse seu texto mas não consigo entender duas coisas perdoe minha ignorância, pois vc é jornalista e sabe mto, eu sou Pedagoga(Cristã evangélica) e apenas uma leitora ávida,são dois trechos:

    “por trás de toda doença está a mão de Deus.” (Ele permite, mas esse mundo jaz no maligno então qdo entramos nele as doenças podem afetar qualquer, um Cristão ou não)??!!

    “Em outras palavras, não é pecado reconhecer a mão soberana de Deus mesmo por trás de uma doença da qual Satanás seja o causador mais imediato.”(Aqui vc fala que Satanás é causador, e que Deus esta por trás, então foi permissão de Deus??!!)

    Concluo então que: Quem causa é Satanás , pois ele tocou a Jó,com permissão de Deus, não é isso que esta na Bíblia?Na minha cabeça não entra Deus criando um câncer???Falo isso por que vi de perto.
    Estou confusa , te enviei dois emails não obtive resposta e esse trecho esta contraditório para mim.Se puder me explicar, gostaria de entender.
    Ja agradeço, fica na Paz de Cristo.

    • Minha irmã, me perdoe, procurei aqui mas não vi email seu. Todos os que recebo respondo. Desculpe por isso.
      Sobre seus questionamentos, temos de nos reportar à queda do homem lá no Eden. Quando a humanidade desobedece o Senhor, uma das consequencias disso foi a perda da imortalidade. E, em consequência, a entrada das doenças no gênero humano, visto que, fora os acidentes, ninguém morre “de velhice”: toda morte de causas naturais é causada por doenças, seja infarto, falência de algum órgão… Ou câncer.
      .
      Biblicamente, nesse sentido a culpa das doenças começa não com Deus, mas com a desobediência do homem -o pecado. Foi a arrogância do homem que introduziu na humanidade as doenças e Deus os tinha alertado que se o desobedecessem “certamente morrerás”. E morte pressupõe doença.
      .
      Em seguida vem seu questionamento sobre Deus e o diabo. Deus tem propósitos que não entendemos e talvez só entendamos na eternidade. Eu mesmo sofro de uma doença cronica, incurável e por meio dela diversas pessoas da minha família foram salvas. O que vale mais? Então não compete a nós, barro, julgar as intenções do oleiro, que sabe de tudo o que nós não sabemos. A esse respeito sugiro que leia Romanos 9. Portanto, uma doença terrível aos nossos olhos podem, dentro da grande equação dos tempos, ecoar de modo a cumprir os planos do Senhor e sua vontade, que é “boa, perfeita e agradável” (Rm 12.2). Assim, embora Satanás seja o agente causador das moléstias, Deus em sua onisciencia permite sua ação com propósitos que o ser humano limitado, que vive segundo a lógica humana (e nÃo divina), limitada pelo nosso conhecimento pífio e restrito ao tempo e ao espaço não compreende.
      .
      Mais do que tentar entender as razoes, minha irmã, penso que importa confiar em Deus de forma perene.José do Egito poderia ter amaldiçoado Deus ao ser vendido como escravo pelos irmãos, mas manteve-se fiel a Deus. E ainda assim, por obedecer o Criador, recusou a mulher de Potifar e foi lançado na cadeia. Mas, ao final de sua história de tantos sofrimentos,ele diz aos irmãos que todos os males que enfrentou foram permitidos por Deus visando a um bem maior. Como questionar um Deus assim?
      .
      O diabo age como um cão preso numa corrente. De vez em qdo Deus afrouxa um pouco a corrente, mas Ele tem o controle de recolhê-la. E age segundo seus propósitos, mais elevados do que nosso pensamento possa alcançar, visando ao beneficio que nos é invisível no momento.
      .
      Mas, quando chegar aquele dia em que Deus nos promete que “enxugará de nossos olhos toda lagrima”…aí entenderemos.
      .
      Que Deus a abençoe rica e poderosamente, minha irmã. Confie nele. Seja guiada por fé e não por vista. Lembre-se que aprouve a Deua moer seu próprio Filho. Parece um Deus sádico, não? Mas com isso, bilhões de pessoas tiveram acesso ao Céu. Na hora não entendemos, mas depois, como diz 1 Co 13, deixaremos de ver como por espelho e veremos face a face. E aí todas as suas perguntas serão respondidas.
      .
      Um abraço apertado, na paz do Deus Todo-Poderoso.

  40. Greize disse:

    Obrigada agora sim entendi, lendo o post dava ambiguidade, vc sabe qdo escrevemos cada um pode interpretar de uma maneira,mas a mensagem é única.E vc respondeu o que sempre pensei depois de tantos dissertarem sobre muitas coisas.
    São muitas Teologias e cada um fala uma coisa, qdo adoeci(doença auto-imune) muita gente tentou achar a resposta, então eu cheguei a conclusão disso. Conclusão essa que vc resumiu numa frase que eu já uso.

    “Biblicamente, nesse sentido a culpa das doenças começa não com Deus, mas com a desobediência do homem.”
    Aprendi com um amado pastor que nunca conheci , mas foi lendo o site com as mensagens dele e as lutas que ele passou,Pastor David Wilkerson , que partiu para o Senhor ano passado, mas nem imagina quantas pessoas foram abençoadas por ele.

    Vou enviar o email novamente.No do Yahoo que vc me passou.
    Abraço irmão na sua família, também.

    • Greize,
      li seu email e derramei lagrimas. Eu poderia dizer que entendo tua dor…mas não entendo. Não há o que se entender, apenas se derramar diante do Criador e dizer, como Jó: “o Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor”.
      Faço por ti o que posso fazer: te dar meu amor, meu carinho, meu abraço e minhas orações, pedindo a Deus que em sua soberana bondade aplaque teu sofrimento. E que, com o tempo, ele se transforme em bênçãos a serem compartilhadas com os que sofrem.
      A Biblia nos diz para nos alegrarmos com os que se alegram e chorar com os que choram. E neste momento, eu choro com vc.
      Nessas horas não há palavras, minha irmã. Apenas te estendo minha mão, aperto-a forte e me solidarizo contigo. Se precisar desabafar ou algo assim, conte comigo. Não sei em que cidade vc mora, mas se um dia vier ao Rio faço questão de te conhecer, comungar e orar com vc.
      Deus a abençoe muito mais do que você possa imaginar.

      No amor de Deus,
      Mauricio

  41. Greize disse:

    Obrigada moro em BH-MG, mas estou bem, caminhando , tempo de ler mais a biblia e saindo um pouco dos livros e até blogs confesso.Só quero um tempo de paz, depois de tanta tempestade é Deus quem dá, e também tenho que lutar e caminhar.

    Passei por coisas pesadas e sei disso,mas tem gente que passou por piores.Seu texto já me ajudou e sua oração final essa sim eu quero fazer.Principalmente no amar mesmo assim…Eu chego lá.
    Fica na paz!

  42. marina reiche disse:

    Sofro de enxaqueca e já passei por muitos “irmãos” e “pastores” que prometem a cura. Admito que alguns realmente fazem na boa intenção e tem esse ministério, mas comigo, não funcionou… hehehe! Gasto tanto dinheiro em médico (já é o 3º) e em remédios pra evitar a dor e mesmo assim ela vem, que tenho pensado seriamente em parar com tudo e só tomar remédio quando a dor vier. É muita droga alterando muito meu organismo. Lendo esse texto (veja bem, não estou tomando nenhuma atitude baseada somente nele, fique calmo!!) pensei mais uma vez em interromper esse ciclo vicioso de remédios. Se Deus não me curou ainda é pq Ele não quis, e é pq Ele quer que eu aprenda algo com isso. Ainda vou orar a respeito disso e conversar com minha família, mas já sinto que é uma direção de Deus eu parar com uma coisa que não está dando certo e ainda por cima está jogando meu $$ fora!

    Irmão, seus textos e análises são profundas e agora sabendo de suas dificuldades admiro ainda mais a sua disposição em servir ao Senhor através deste blog. Oro para que Deus o capacite ainda mais e seja assim usado como um instrumento na nossa geração!

    Deus te abençõe!!

    • Marina,
      obrigado pelo seu carinho.
      Mas me preocupa vc abandonar os remedios. Nao despreze a medicina dos homens. Antiinflamatorios ja me aliviaram em muitas situações, embora nao curem o problema, por exemplo.
      Deus a abençoe e a restaure!

  43. Júnio Lucas disse:

    E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22;
    Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
    E a oração da fé SALVARÁ o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
    Tiago 5:14-15
    Irmão Zágari, estou de pleno acordo com os argumentos bíblicos que foram concisamente colocados, mas preciso te apresentar a primeira objeção que com toda certeza me farão, que pelo que já se deve deduzir, apenas esta palavra irmão Zágari, TUDO e a certeza que Tiago nos dá, sei de todas as vezes que Deus não cura como foi com muitos cristãos no passado e está sendo, mas como explicar estes textos, uma vez que esta palavra, TUDO, não dá margem para PARCIALIDADE e em vista da certeza que nos dá Tiago?
    A paz de Cristo Jesus!!Agradecido desde já

    • Junio,
      essa é uma questão básica da hermenêtica bíblica: você não pode pegar um ou dois versículos e contruir uma doutrina. É preciso analisar o que TODA a Escritura diz sobre certo assunto. Deixe-me perguntar-lhe algo: tudo o que você já pediu em oração crendo recebeu? Eu diria que NENHUM cristão jamais teve a experiência de receber tudo o que pediu em oração, crendo. Pedimos muitas coisas e não as recebemos, seja porque “pedimos mal”, como disse Jesus, seja porque não era a vontade de Deus. A soberania de Deus aqui é absoluta. Se Ele não quiser te dar algo, peça até seu último dia de vida e, lamento, você não receberá. O próprio Cristo não disse que o cálice fosse afastado dele…SE POSSÍVEL? E Paulo, não pediu para que lhe fosse retirado o espinho da carne e Deus lhe negou, dizendo que Sua graça lhe bastava? Como fica?
      .
      Então cuidado. Não pegue um ou dois versículos isolados do contexto total da Bíblia e formule uma doutrina. Essa é a principal forma de se criar uma heresia.
      .
      Respondido?
      .
      Que o Senhor te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

      • Júnio Lucas disse:

        Respondidíssimo, sabia que está pergunta era muito simples, no entanto, temia não ter uma resposta exata como esta, e de plenissíssimo acordo, quanto ” a pegar textos isolados e formular uma doutrina”, como diz aquela famosa frase, texto sem contexto é pretexto para heresia!Muitíssimo obrigado, que a Paz de Cristo Jesus seja sempre contigo!!

      • Um prazer, Júnio.
        Deus o abençoe.

      • André Luiz disse:

        Mauricio, olha eu aqui novamente, (risos). Meu querido, vc foi levantado por Deus, para que, pelo seu intermédio, os filhos do Senhor possam verdadeiramente enxergar com os olhos e ouvir com os ouvidos. Mauricio, quero lhe dizer, neste exato momento, 11:05, com lágrimas nos olhos e com muita alegria, que pela graça, o Senhor concede ao meu espírito, que Ele se agrada muito de vc, meu querido, vc, verdadeiramente é um filho que ama o pai, que está disposto a buscar e fazer a vontade do pai independente de ser abençoado, curado, vc verdadeiramente tem entendido o valor da Cruz, do preço que Ele pagou para que estivéssemos vida, o Senhor abriu os teus olhos, para que outros fossem abertos. Você tem entendido o valor da GRAÇA de Deus, demonstra em seus comentários e na sua história, que só ela te basta. Estou muito emocionado e irei orar muito por vc. Você precisa pregar isso, meu querio. Deus te abençoe muito. Forte abraço!

      • André,
        .
        muito obrigado pelo seu carinho. E agradeço também pelas orações, são o que mais preciso.
        .
        Deus te abençoe muito,
        mz

  44. edwirgem disse:

    Mauricio
    meu querido irmão , a sua cura ja aconteceu, porém essa cura é da sua alma ,uma das curas mais diíceis de se alcançar , a cura interior , a cura do coração, vc é pra mim um exemplo de perseverança e desinteresse no que se diz amar a Deus sobre todas as coisas.
    o mundo precisa alcançar a cura que vc alcançou, inclusive eu. beijos te amo irmão e ore por todos nós que continuamos doente de espirito

    • Obrigado, irmã,
      sou apenas mais um pecador carente da graça de Deus, cheio de doenças na alma mas combatendo o bom combate.
      Obrigado pelo carinho e pelas palavras.
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  45. edwirgem disse:

    carlos
    falas bonito demais ;talvez mais bonito que os antigos doutores da lei.mas porq tentas machucar nosso irmao mauricio,que apenas te faz o bem, te dando a chance de enxergar outros horizontes….

  46. Bianca Dias disse:

    Abençoado Mauricio,

    estou muito emocionada com seu relato, hoje orei por você. Reconhecer a soberania de Deus…saber que ele pode todas as coisas e se ele não nos cura, ainda sim, continuamos o amando, tua graça nos basta não é mauricio???

    A Paz!! 😦

  47. Maurício,obrigada pelos textos.O Deus Onipotente,Onisciente e Onipresente sabe de todas as coisas e tem Poder para curar.Com um toque sublime das Mãos do Senhor em nós,cessam as doenças e dores. A Graça do Senhor e Sua presença consoladora nos basta.É o favor de Deus. Todos os dias está conosco.Há coisas na vida que não entendemos e somente o Soberano que é Autoridade Suprema,Governante e Poderoso para explicar,trazendo esclarecimento com o brilho da Sua luz.Tem coisas que revela,outras não.Estão guardadas na mente do Senhor e jamais o ser humano saberá.São os desígnios do Deus Perfeito.”As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus,porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29). “Ó profundidade das riquezas,tanto da sabedoria,quanto da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos,e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque,quem conheceu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” Ou quem lhe deu primeiro a ele,para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele,e para ele, são todas as coisas;glória,pois,a ele eternamente.Amém” (Rm 11:33-36).”E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho,a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.E os que predestinou a estes também chamou;e ao chamou a estes também justificou;e aos que justificou a estes também glorificou” (Rm 8:28-30). Lê: Romanos 8:31-39.
    Nada nos separa do amor incondicional e eterno de Deus! Ele é imutável e leal.

    A Bíblia relata a história toda de Jó.”HAVIA um homem na terra de Uz,cujo nome era Jó;e era este homem íntegro,reto e temente a Deus e desviava-se do mal” (Jó 1:1).Sofreu bastante,ficou doente e era paciente.Ele permaneceu fiel ao Senhor.No final o Senhor mudou a sua história de vida quando orava pelos seus amigos e lhe acrescentou tudo em dobro como antes (Jó 42:10).
    Em meio as adversidades Jó adorou ao Senhor (Jó 1:20).”E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá;o SENHOR o deu,e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.Em tudo isto Jó não pecou,nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 2:21,22).
    “ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR,dizendo:Bem sei eu que tudo podes,e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42:1,2).
    “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi,mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42:5).
    Jó viu com os próprios olhos a manifestação do Poder de Deus na sua vida! O milagre da Graça,amor e misericórdia do Senhor!
    O Deus que ajudou Jó tb ajuda cada um de nós.

    Uns são curados logo e outros não.Desígnios do Senhor.
    Amamos a Jesus,continuamos crendo com inabalável fé e firmeza.
    Trazemos a memória o que dá esperança (Lm de Jeremias 3:21-26,57,58) que é a Palavra de Deus viva,eficaz e que não volta vazia como está escrito nas Sagradas Escrituras.Promessas verdadeiras e fiéis que tem o sim e o amém da parte do Senhor.Aleluia.Graças ao Senhor da vida.
    Pela fé vamos em frente com os olhos fixos no Autor e consumador da fé Jesus Cristo.
    Deus da nossa salvação,cura e esperança.
    Por mais que estejamos sentindo muitas dores,o nosso louvor e adoração ao Senhor são bem mais fortes que elas.A presença de Deus,o Seu Poder,amor,graça,luz e Glória são mais fortes que as dores no nosso corpo.
    GRANDE É O SENHOR.MUI DIGNO DE LOUVOR!
    A GLÓRIA DE DEUS ESTÁ NA NOSSA VIDA!
    O BRILHO DA LUZ DE DEUS E O SEU ESPÍRITO EM NÓS,FIEL CONSOLADOR!
    GRANDE DEUS QUE CURA!
    AGUARDAMOS SEMPRE NELE COM PERSEVERANÇA E PACIÊNCIA!

    Sarados ou não,não deixamos de seguir,servir a Jesus e nem de buscá-LO em oração com corações alegres e ações de graças.Hosana nas alturas!
    “(…) bendito seja o nome do Senhor (…)”,como disse Jó ao Senhor.
    Bendito seja Deus!!!
    Somos benditos do Senhor.
    A bênção do Altíssimo nos acompanha,independente de problemas,porque foi designado assim.
    Ele colocou no nosso DNA: Filhos e filhas de Deus e ovelhas escolhidas,amadas,queridas e preciosas.Jesus nunca se esquece de nós e nem abandona (Is 49:13-16).
    Dou testemunho de que Jesus Cristo é fiel e que é a força presente a cada segundinho da vida.
    Viver ao redor do Altar de Deus com vida consagrada e orando é muito bom!
    É maravilhoso desfrutar da presença do Senhor da paz,sentindo de olhos fechados a luz da Sua Face no rosto.Clarão da Glória de Deus que aquece.
    Louvar e louvar ao REI.
    Exaltar e engrandecer o nome acima de todo o nome que é Jesus Cristo.
    Bem-aventurados (felizes) com Deus na vida.
    Ele é a nossa grande pérola linda de valor.Tb somos as suas lindas pérolas de valor.
    O Senhor é o nosso Tesouro.Tb somos o Seu particular Tesouro.
    O Tempo de Deus é Kairós.Tempo determinado para tudo.Ouvi uma profecia em que o Senhor dizia: “Eu sou o Senhor do tempo.”
    Coragem,força e energia para viver vem do Senhor Provedor e Bom diretamente para nós.Socorro,ajuda e proteção.Ele é Refúgio e Torre Forte (Pv 18:10).
    “Buscai ao SENHOR e a sua força;buscai a sua face continuamente”(Sl 105:4).
    “Louvarei ao SENHOR em todo o tempo;o seu louvor estará continuamente na minha boca” (Sl 34:1).
    Louvamos com alegria de saber que o Senhor é por nós!
    Ajoelhemos diante dEle.Ele honra os que o honram.
    O Senhor é a nossa bandeira da vitória conquistada na cruz do calvário.
    Estamos escondidos no Senhor (Sl 32:7,8).
    A voz do Senhor aquieta o coração.
    Presença divina de Emanuel (Deus conosco).
    “Cura-me,SENHOR,e sararei,salva-me,e serei salvo;porque tu és o meu louvor” (Jr 17:14).
    No nome de Jesus.Glórias ao Senhor com graças.Amém.

    Maurício,estou orando pela sua cura,a minha e de todos os irmãos em Cristo;A Igreja do Senhor.Gosto de ajudar e interceder.O Senhor tem ajudado a clamar.
    Não tenho o seu e-mail e gostaria de ter se possível.
    Graça e paz. Deus é contigo!
    Luciana Oliveira,serva de Jesus. 🙂

    • Luciana,
      Obrigado por nos lembrar de tantas passagens bíblicas. Obrigado ainda pelas tuas orações, são preciosas.
      Deus a abençoe muito!

      • É um prazer escrever as passagens bíblicas da Palavra do Senhor!
        Maurício,as suas orações tb são preciosas diante do Deus fiel.Obrigada.
        “No dia em que eu clamei,me escutaste;e alentaste com força a minha alma” (Sl 138:3).
        O Altíssimo está atento.A oração faz bem.Paz.Amém.Luciana Oliveira. 🙂

      • Paz, querida irmã.

  48. Evangelista disse:

    A paz do Senhor Jesus.

    Olá Maurício,

    Só quero deixar registrado sobre esse seu tema: E quando Deus não cura? Digo que Deus já curou.´Essa questão cabe ao ponto de vista de cada um. A soberania de Deus para nos curar já foi determinada pela graça que temos em Cristo.
    É só questão da pessoa ser despertada, ensinada pelo Espírito de Deus sobre esse direito de sermos abençoados na saúde. O segredo está em meditarmos na palavra de Deus, e esperar no Senhor, na confirmação de nossa cura, dessa graça conquistada por Jesus no calvário.
    Está escrito: E serão todos ensinados por Deus.
    Está escrito: O Senhor é nosso pastor e nada nos faltará.
    Creio, assim, que Jesus, o verdadeiro pastor, já pagou o preço da redenção, onde se inclui a cura.
    Nessa expectativa e perspectiva é que medito na bíblia, esperando o sopro, o mover, a misericórdia de Deus. Quando Deus nos fortalece nesse entendimento, podemos louvar a Deus com ações de graça, com a oração da fé. E o que nos aflige vai embora.
    Querido irmão não me entenda mal, mas é bom expressar o que se passa em nossa mente. As opiniões contrárias, também faz parte da aprendizagem. Posso pensar diferente?
    É de repente que acontece. Haja luz em nome de Jesus. A fé vem. Deus confirma nossa condição de filhos de Deus. O Espirito Santo testifica.
    Eu posso não ter fé para ser curado, mas sei que tenho esse direito. Entendeu? Deus é bom. É Pai.
    Em Cristo Jesus não nos falta nenhum dom.

    Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

  49. Marcella disse:

    Maurício, muito legal você compartilhar sua história com os outros irmãos, acredito que será fonte de encorajamento para muitos, assim como foi para mim que, apesar de não ter nenhuma doença, sou estudante de medicina, e com sua história pude refletir sobre como me relacionar melhor com quem sofre de alguma doença, não apenas profissionalmente, como médica, mas também como irmã em Cristo! Aos 11 anos tive toxoplasmose e perdi parte da visão de um olho, por isso também sei como é desagradável as pessoas ficarem nos tratando como se fossemos obrigados a ser curados por Deus. E mais, ainda nos tratando como se a culpa para tal fosse nossa, devido a pouca fé. Pela graça de Deus consigo enxergar bem com meu outro olho e, por isso, me considero como curada, pois, apesar de ainda não enxergar perfeitamente com o olho afetado, o outro me supre em tudo, não tenho limitação alguma!

    Acompanho o seu blog e algo que sempre me chamou muito à atenção é o fato de que você responde a todos os comentários que são feitos nos textos. Eu sei que pode parecer besteira, mas vocês, blogueiros, são a referência de muita gente. Por isso, uma simples resposta a uma pergunta ou comentário pode significar muita coisa! Agora, sabendo da sua dificuldade para digitar, fiquei mais admirada ainda com seu empenho. Sou grata a Deus pela sua vida, que a muitos tem abençoado!

    Na paz de Cristo, Marcella.

    • Marcella disse:

      Ahh, escrevi pra caramba e esqueci de falar uma coisa rs, sobre Isaías 53.
      Além do que você escreveu, penso que a própria Bíblia responde esta dúvida:

      “E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;
      Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” Mateus 8:16-17

      Ou seja, o texto de Isaías pode ser encarado como uma profecia a respeito das diversas curas que Jesus faria em seu ministério.

      Paz!

    • Oi, Marcella,
      lindo seu testemunho. E me alegro por poder ser instrumento para Deus ter tocado teu coração e influenciado suas reflexões. Obrigado.
      Obrigado também pelo carinho. A gente faz o que pode, enquanto pode e Deus permite. Se eu parar por causa da dor, tornei-me inútil. E ser útil é uma forma de mostrar para a dor que ela perdeu o jogo. Jesus – que me dá forças – venceu. Ela perdeu. Glória a Deus por isso.
      Na paz do Mestre, te abraço.

  50. Rodrigo C. disse:

    Muito obrigado Mauricio, Deus te Abençoe..
    Parabéns lindo exemplo de fé e vida.

  51. André Luiz disse:

    Glória a Deus, louvado e engradecido seja o nome do Senhor, hj e sempre! sou filho a 4 anos, antes de me converter, cantava em uma banda secular da cidade, perdi minha voz ali por conta de um desvio de sépto. Oro sem cessar, suplicando a cura, mas o criador que sonda o meu coração, sabe que o busco por quem Ele é, não pelo que pode me dá, mas o inimigo está ao nosso derredor atirando as suas flechas e morrendo de vontade de nos tragar em nossos conflitos existencias e em nossos momento de ira, aonde a justiça de Deus não é produzida de maneira nenhuma…Estava disposto a abandonar a fé, ficava murmurando o tempo todo, dizendo ao Senhor que Ele conhece meu coração, sabe que meu foco é Ele por quem é, e mesmo assim nao me cura. Mas depois que terminei de ler esta maravilha que veio do trono do altíssimo, a primeiras palavra que sairam dos meus lábeios foram estas – ME PERDOA, SENHOR! glórias e mais glórias ao meu mestre, não pago nem um centavo pelo ar que respiro, nao paguei nada para sair das trevas e vir para a luz.

    • André, meu irmão,
      .
      Meu coração se alegra em saber que um texto tão simples foi canal de Deus para te trazer paz, consolo e a percepção que Deus é Deus, não importam as circunstancias.
      .
      Te abraço com carinho, na paz do nosso Mestre,
      mz

  52. reginaldo de sousa disse:

    meu querido irmão Mauricio Zágari fiquei muito esclarecido com suas mensagens, tenho tres anos que aceitei jesus como meu salvador, durante esse tempo vejo muitas coisas que me alegram na igreja outras q me deicham muito triste. gosto de tirar duvidas quando não estou entendo nada, a minha familia são metade evagelica outra metade atoa que não tem religião nenhuma so fala q acreditam em deus. mais meu irmão esse não é o assunto q quero abordar: depois q minha mãesinha foi pra gloria eu tenho me questionado sobre a questão da fé. vamos lá, minha mãe tinha uma doença q se chamava dpoc: ou doença pulmonar obstrutiva cronica,depois q ela descobriu o diagnostico ela viveu cinco anos.faleceu aos 59 anos, a 7 meses atras, ate os 54 anos ela foi catolica, ai veio a doença e ela aceitou jesus, o q ela mais queria era q deus curasse ela,ela ia pra igreja se arrastando, mais ou menos duzentos metros de casa,somos em sete irmãos 4 homens e 3 mulheres todos nos impenhamos no sofrimento dela,agente levava ela pra igreja de carro porque tinhamos q levar o aparelho de oxigenio,sofreu 5 anos com a doença até veio a morte e ela buscava essa cura implacavel, meu irmão a cura não veio e veio sim a morte, ai eu te pergunto: vc acha q a luta dela em busca dessa cura não foi em vão?

    • Oi, Reginaldo,
      .
      Em primeiro lugar, receba meu carinho pela perda de sua mãe, que Deus mude logo sua dor em uma gostosa saudade.
      .
      Mano, quem sou eu para saber as razoes de Deus? Jó sofreu muito, aparentemente sem propósito, mas aqui estamos nós, milênios depois de sua vida, sendo abençoados pelo que o sofrimento dele gerou.
      .
      Jesus mesmo, veja quantos benefícios vieram de seu sofrimento e morte.
      .
      Moises morreu a um passo da terra prometida.
      .
      Os apóstolos todos, com exceção de João, foram mortos pela fé.
      .
      Sem contar as histórias de pessoas como Policarpo, Justino, John Bunyan, William Cowper, David Brainerd e tantos outros servos bons e fieis que sofreram e morreram após muito sofrimento.
      .
      A questão que muitos se esquecem, Reginaldo, é que todos nós vamos morrer. A hora da nossa morte está decidida por Deus antes de nascermos, nao há como mudar. Se a morte vem após um longo período de convalescença, temos de tentar extrair o máximo disso. Aprendizados, arrependimentos, reconciliações… Muitas são as coisas boas que advém de momentos de dor.
      .
      No caso de sua mãe, dizer o que especificamente Deus quis fazer com tudo o que ela passou é impossível. Mas nunca se esqueça que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Então tenha a segurança de que algo bom decorreu disso. Tenha paz.
      .
      Oro por ti e tua família. Que consigam viver uma vida plena até o dia em que vão se reencontrar com sua mãe na presença do Pai. A paz seja contigo,
      .
      mz

  53. […] mais que eu tenha a fé maior do mundo (se quiser se aprofundar no assunto, pode ler o post “E quando Deus não cura? – Parte 2/2“). Acredito no “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Enquanto […]

  54. […] por mais que eu tenha a fé maior do mundo (se quiser se aprofundar no assunto, pode ler o post “E quando Deus não cura? – Parte 2/2“). Acredito no “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Enquanto estamos […]

  55. Duda Serra disse:

    Olá, Maurício.
    Descobri recentemente que tenho fibromialgia e ainda estou sob o impacto que esse mal nos causa.
    Fiz uma cirurgia na coluna cervical em maio desse ano, quando fiquei sem dormir direito devido ter que usar colar no pescoço e também porque só podia dormir de lado, já que fiquei com uma dor de cabeça do lado direito após a cirurgia, devido à compressão do colar filadélphia; o que me impedia de dormir de barriga para cima.
    Devido à operação, fiquei também de licença médica e sem me exercitar, o que pode ter também contribuído para o quadro de fibromialgia: stress emocional, falta de exercício e falta de exercícios.
    Após dois meses da cirurgia, comecei a sentir dores em várias partes do corpo e graças a Deus, em menos de um mês, uma irmã da igreja, minha amiga, que é médica, mencionou a tal doença, que eu só tinha ouvido falar de nome, mas não sabia de que se tratava. Imaginava que as dores no corpo eram devido a operação da cervical ter dado errado, o que poderia me deixar tetraplégica e isso com certeza abalou ainda mais meu lado emocional.
    Já estou me tratando com uma reumatologista, a qual já me diagnosticou com fibromialgia, e também com uma neurologista.
    Tenho 47 anos, desenvolvi a doença bem mais tarde que você e muitas vezes me pego perguntando qual o propósito de Deus nisso. Graças a Ele, não perdi a fé, a crença de que Ele me ama, cuida de mim e se me permitiu ter tantas dores espalhadas pelo corpo, Ele há de providenciar a força, o escape, para que possa suportar e viver dessa maneira, já que a doença ainda é tida como incurável.
    Creio que Ele tem todo poder para curar, seja um aidético, ou fibromiálgico, mas prefiro também não criar tantas expectativas de cura para breve, pois posso me decepcionar e afetar ainda mais o quadro emocional, abalado por quem sofre de fibromialgia.
    Que Ele esteja a sustentar, consolar e fortalecer a todos que sofrem de doenças incuráveis e nunca permita que venhamos a apostatar devido o mal em nossos corpos mortais. Assim como Jó, penso que Ele nos deu a saúde e Ele pode tirá-la, ou restaurá-la, de acordo com Sua Vontade boa, perfeita e agradável.
    No mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, como Cristo nos ensinou. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor nos livra.

    • Oi, Duda,
      ,
      fico triste por você estar nessa condição, mas feliz por ver tua maturidade espiritual. O segredo é mirar sempre na vida eterna. Lá está a razão de tudo, para lá converge tudo. E, até lá, que vivamos Cristo.
      .
      Oro por ti. Força e perseverança sempre. No amor de Deus,
      mz

  56. Cláudio disse:

    Maurício, sofro com lesão de cartilagem nos joelhos e não gostaria de colocar próteses. Um dia orando por esta enfermidade com um amado na igreja em que congrego, ele me disse que não seria uma prótese que me faria ser menos filho de Deus. Lendo sua história, compreendo melhor o que o amado quis dizer.
    Deus te abençoe.
    Shalom!

  57. André Felipe disse:

    Olá Maurício.

    Nesses últimos dias tenho ficado meio que “revoltado” porque Deus não me cura. Já tive algumas aulas no Rhema sobre fé e autoridade do crente, tentei colocar em prática, mas nada adiantou. Saí do curso, mas mesmo assim conheço várias pessoas que já fizeram e outras que vivem a teologia da prosperidade, e comumente chegam até mim e dizem essas palavras “Tome posse”, “você está curado”… Depois de muitos “améns” meus, não vi a cura chegar. E eu li esse post, confesso que não era nada do que eu queria ler, queria realmente ver que um cristão não pode ter doenças, e o que culpado era eu, assim ainda tinha esperança. Mas eu entendi perfeitamente seu post, se Ele quiser me curar, amém, se não, continuarei o servindo mesmo com algumas dificuldades.

    A minha dúvida é se seriam todas as enfermidades, ou se seriam enfermidades “espirituais”, como muitas pessoas já me disseram que era, no caso, sofro de síndrome do pânico. Aceitei a Cristo há 5 anos, e há 7 anos tenho síndrome do pânico. Mas depois que eu aceitei, eu melhorei bastante, pois não saía nem mesmo de casa, e agora já saio muito! Porém, tenho muito medo, e esse medo me causa muitas dores, isso mesmo, muitas dores. Não consigo explicar isso, como simplesmente sentir medo causa dor. Mas eu gostaria de saber sua opinião sobre o tema em questão, a síndrome do pânico.

    Desculpe-me pelo longo comentário.

    André.

    • Olá, André,
      .
      por favor, me desculpe a demora em responder, estou em viagem de férias e com acesso precário à web. Só agora estou conseguindo acessar comentários de semanas atrás.
      .
      Sobre o que você falou: síndrome do pânico é uma doença de origem biológica, causada por uma deficiência em neurotransmissores. Deve ser tratada com medicamentos receitados por um psiquiatra, com acompanhamento terapêutico em muitos casos.
      .
      Dizer que sua doença é “espiritual” é como dizer que resfriado ou perna quebrada são males de origem espiritual. Não são. São causados por traumas físicos, vírus, bactérias ou distúrbios químicos no organismo.
      .
      Claro que a origem de toda doença é espiritual, uma vez que entraram na humanidade mediante a queda, no Éden. Mas atribuir sua causa atualmente a espíritos malignos seria um absurdo. Se alguém bebe demais terá cirrose não por causa de um demônio, mas porque castigou seu fígado.
      .
      Deus pode curar qualquer doença. Seja por um milagre, seja pela mão dos médicos, cujo conhecimento procede do Senhor. E pode não curar, também.
      .
      Devemos fazer o que é certo: se ficamos doentes, procurar a medicina humana e orar pela cura. O resto fica por conta da soberania divina.
      .
      Oro para que você fique bom, mano, de coração. E seja feita a vontade do Senhor. Em tudo, Deus segue sendo Deus.
      ,
      Um abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz

      • André Felipe disse:

        Obrigado pela resposta Maurício. Eu coloquei a síndrome do pânico como origem espiritual por algumas pessoas já terem me falado isso e pelo fato de haver uma causa para eu ter a síndrome do pânico. Você citou a cirrose, essa doença vem devido ao consumo excessivo de álcool, a diabetes vem devido a consumo excessivo de doces, e várias outras doenças vem porque o ser humano não trata do seu corpo da maneira que deve tratar, não tem cuidados cm sua saúde, em manter uma alimentação balanceada, consequentemente, vem doenças.

        Mas, e a síndrome do pânico? Ela não vem por alguma coisa que comi, porque eu não tive os cuidados necessários com meu organismo. Ela veio por causa de um trauma que eu sofri. Aconteceu algo comigo (que não vou entrar em detalhes por aqui) que já aconteceu com muitas pessoas, uma coisa realmente muito besta! Mas aquilo atingiu de uma maneira tão grande meu psicológico que eu tenho muito medo de que possa acontecer novamente, e eu vivo com esse medo. Como o medo pode ser considerada uma doença de origem biológica?

        Por isso que eu vejo essa “doença” como de origem espiritual. Como falei no comentário anterior, não consigo aceitar que esse medo permaneça em minha vida… Mas gostaria de saber mais sobre o assunto, se puder me ajudar, agradeceria muito!

        Curta bastante suas férias! Paz!

      • André, meu querido irmão,
        .
        nem toda doença ocorre porque você fez algo. Por vezes é um microorganismo que penetra seu corpo, por vezes é uma produção desordenada de células (o câncer), por vezes é um defeito no DNA (doenças hereditárias, por exemplo). É um equívoco atribuir culpa por todas as doenças. Existe um livro interessante sobre essa doença, que você pode comprar na Saraiva, no link , relata o caso de um rapaz que sofreu do mal quando mal se sabia sobre ele. Custa só 20 reais. Essa doença é de origem bioquimica e um psiquiatra pode ajudá-lo a superá-la. Claro que você deve orar em paralelo. Mas se convencer que é doença espiritual e ficar esperando cura só pela oração é abrir mão da ciência que Deus presenteou aos homens. Não cometa esse erro, procure um especialista.
        .
        Oro que você fique bom logo. Um abraço carinhoso, no amor de Deus,
        mz

  58. SUELI disse:

    oi Mauricio,maravilhoso texto,eu mais uma vez me vi nele,á uns dois anos eu tive uma doença chamada doença de kiembock,que é a necroso do osso da minha mão direita,tive que tirar alguns ossos da mão e hj tenho dores terriveis que me tiraram da minha profissão de esteticista,isso me causou tristeza e muitas dores no corpo,e fui diangnosticada com depressão.Tomei drogas fortes tive crise do panico e tentei suicidio,Agora a uns dois meses os sintomas voltaram,então procurei outro médico pq meu convenio mudou tambem tive que mudar,e pra minha sorte esse novo medico descobriu que a minha doença não era depressão,e que as criser de panico e a tentativa de suicidio foram causada por causa de uma droga que eu tomava, e que na verdade a doença que eu tinha era fibromialgia.Agora medicada decentemente tenho tido qualidade de vida,não tenho os sintomas que tinha antes,nem crises,nem depressão e as dores estão controladas,por isso te disse no outor post que estava bem,e estou .O Fato é que tudo isso foi vivido dentro da igreja que só fez aumentar meu sofrimento,pois sempre tinham coisas pra falar do tipo,Você é de Jesus,isso não é normal,vc tem que fazer libertação,e citavam versos como Isaías.e algumas curas de Jesus,e eu sempre debatia e afirmava que poderia ser que Deus não quisesse me curar,e sim usar minha vida mesmo com minhas limitações e era ridicularizada ao ponto de acharem que eu estava co coração desviado de Deus.Mas eu nunca conseguia fazer a tal determinação da cura,havia um bloqueio,eu me sentia mal e injusta com Deus.Chorei muitas vezes de dor e questinava a Ele o pq, e confesso que tive momento de pensar em desistir,porque as dificuldade eram imensas e insuportáveis,ainda exiatem,porém estão suportáveis,e por causa de uma única decisão minha…decidi voltar a adorar,voltar a glorificar e me deixar nas mãos de Deus.e Ele tem cuidado de mim de uma maneira linda,e me endinado o quanto eu era auto suficiente e me achava capaz de sobreviver a qquer situação porque era uma mulher forte e que não tinha medo do trabalho.Hoje sou limitada na minha profissão e então tentei outro tipo de emprego e fui regeitada por ter uma perda auditiva que eu nem sabia,e issi na hora pareceu meu fim,mas eu senti a mão do Senhor comigo e sua voz me dizendo,”descanse e confie em mim !” então decidi confiar e só assim eu tive paz,em meio a guerra.Pena que nas igrejas não ensina a carregar a cruz e sim que não podemos ter uma vida de miserias inclusive doenças se somos de Jesus,e sabe o mais louco disso tudo,é que meu reencontro com Ele não foi na igreja foi dentro de casa,orando falando com Ele das minhas mágoas e do qto eu precisava dEle na minha vida,e que eu queria morar no céu,na verdade a igreja só me afastou.Agora estou indo aos poucos me achegando,mas confesso que mesmo tendo muita vontade de servir,de voltar a pregar a cuidar de pessoas,eu ainda mantenho uma certa cautela,pelo menos até me sentir totalmente curada,não das enfermidades mas da alma.Obrigada por me fazer sentir que eu não estou só em minhas convicçoes,eu assino em baixo de cada parágrafo do seu texto..Deus continue te usando.

    • Sueli, olá,
      .
      minha irmã, que tristeza sinto no coração pelo que fizeram a você, devido a doutrinas tão perversas como essas. Por outro lado, que alegria sinto por ver que você é firme nas tuas convicções e se manteve fiel à Palavra apesar das pressões.
      .
      Oro a Deus pela tua melhora. E que você sempre siga fiel ao teu Senhor, nos bons e nos maus momentos. Como Paulo disse, “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade” (Fp 4.12). Que possamos, em Cristo, enfrentar todas as coisas, pois ele nos fortalece.
      .
      Nunca esmoreça. O prêmio será muito valioso.
      .
      Um abraço fraterno e solidário, no amor do Mestre,
      mz

      • SUELI disse:

        Obrigada meu irmão,esse versículo de Paulo é sem dúvida o versículo da minha vida,eu o tenho vivenciado literalmente,passei por situações que em outras circusntãcias seriam humilhante,mas com Jesus foi edificante,e isso tem sido a força que me impulsiona,pois tenho visto cada vez menos pessoas que queiram viver pro evangelho e sim viver do evangelho,tenho medo por essas almas e sou muito grata a Deus por ter me dado discernimento dessas coisas,pois vejo que nesses dias é privilégio não ser enganado por doutrinas humanas,nunca se cale e ore por nós que cremos que o evangelho genuino tem cruz,e que possamos carrega-la sem fingimento ou hipocrisia,esse é meu desejo pra mim e todos o cristãos.um forte abraço no amor de Jesus.

        OBS; Gostaria de ler o texto 1,mas não o encontrei,se puder me enviar o link eu agradeço muito.

      • Olá, Sueli,
        .
        obrigado por suas palavras, a elas digo amem.
        .
        O link que você pediu é:
        https://apenas1.wordpress.com/2011/10/11/e-quando-deus-nao-cura-parte-12/
        .
        Espero que te abençoe. Um abraço, no amor de Deus,
        mz

  59. Michelle disse:

    Deus…como eh dificil, nos,ajude Snhor! Querido amigo e irmao nao,sei como estas hoje, mas,espero q suas forcas sejam renovada. Deus te abencoe.

  60. Deborah Maria de Queiroz Barroso disse:

    Oi Maurício,
    Achei seu artigo muito esclarecedor. Também creio que ter fé vai muito além de receber a cura de uma enfermidade. Temos que crer na felicidade que teremos na eternidade.
    O netinho de meu irmão tem um tumor benigno no globo ocular, isso faz com que o olho do menino vá saltando para fora. Segundo os médicos, deverá ser feita uma cirurgia que ficará em torno de cinquenta mil reais. Já oramos muitas vezes pela cura; meu irmão acha que devemos fazer jejum e oração e certamente Deus concederá a cura. Estive conversando hoje com minha sobrinha e disse a ela que, talvez Deus esteja querendo o nosso agir, talvez queira que façamos aquilo que está ao nosso alcance, como por exemplo: vender o carro, unir a igreja e a família em trabalhos para conseguir o dinheiro necessário…e até mesmo vender a casa!??.
    O que você acha do meu pensamento? Estou errada?
    Deus te abençoe grandemente…….Você demonstra ter muita Fé.
    Estarei orando por Você.
    Déborah

    • Olá, Deborah,
      .
      oro pelo neto de seu irmão e peço a Deus que, pelos caminhos que forem, ele e a família encontrem paz diante dessa situação dificil.
      .
      Não creio que você está errada. Deus nos deu braços, pernas, boca e mente para agirmos por nós mesmos, sempre contando com sua intervenção. Esperar por um milagre não é sentar e ficar parado. É agir e Deus agirá enquanto agimos – da maneira que ele desejar. Repare que as pessoas que Jesus curou, segundo os relatos bíblicos, saíram de onde estavam e foram até ele, os cegos, os leprosos, Jairo, a mulher com hemorragia… imobilismo não é fé.
      .
      Obrigado por suas orações, são preciosas.
      .
      Um abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  61. Deborah Maria de Queiroz Barroso disse:

    Obrigada por sua atenção. Vou pedir para que meu irmão leia o seu artigo.
    Sinto que você tem muita paz.
    Essa paz que excede todo o entendimento, e que temos o privilégio de sentir….é um MILAGRE!
    Orarei por você.
    Te devolvo o fraterno abraço, na graça e na paz de nosso Deus.
    Déborah

  62. Michael disse:

    Olá Maurício, eu estava procurando sobre cura na internet e achei seu blog, irmão quero te agradecer muito por TUDO que escreveu nesse post, não sei se meu e-mail será mostrado a vc mas se sim por favor me contacte para que eu possa conversar mais com vc sobre esse assunto pois passado pelo mesmo, e fuquei muito emocionado com esse post. Obrigado e Deus te abençoe muito, muito e muito.

  63. keyseane disse:

    Tenho anemia falciforme e quero ser curada! O que devo fazer? Já não agüento mais tudo que passo. Sempre fui temente a Deus e o amo infinitamente, mas não quero mais ser doente. Alguma dica? P.S: eu já oro, leio a bíblia, dou testemunho, vou a igreja…

    • Keyseane, olá,
      .
      fico muito triste pela dor que você sente, receba minha oração, meu carinho e meu abraço.
      .
      Mana, não existe “dica” para ser curada. Cura não se adquire mediante algo que façamos, parte da misericórdia divina, é resultado da soberania do Senhor. Deus não barganha cura. Muitas vezes Deus sara, muitas vezes não – tudo depende do plano maior dele para cada vida. Por que eu e você sofremos, apesar do nosso amor a Deus? Só ele sabe. É fato que teremos de suportar sofrimentos, e devemos aprender com a dor. A passagem de Paulo sobre o espinho na carne deixa claro que, em certos momentos, Deus nos manterá em uma situação indesejável devido a um propósito que de momento não entendemos.
      .
      Oro ao Senhor que você tenha forças e siga com a vida apesar da doença. Lembre-se que, se apenas colocamos nossa felicidade na dependência da cura, perdemos os dias. Vivamos cada dia e extraiamos o máximo deles, vivendo plenamente, apesar do sofrimento.
      .
      Ore diariamente pedindo a cura, busque auxilio junto aos médicos e, sempre, saiba que, se a cura não vier, Deus segue sendo Deus. Não associe o prazer de viver ao milagre. Associe a seu relacionamento com Deus. Recomendo que você assista a este video: https://apenas1.wordpress.com/2012/03/25/o-perfeito-louvor-nas-piores-horas-da-vida/
      .
      Um abraço fraterno, Deus a abençoe muito, a fortaleça e dê paz,
      mz

  64. Rodrigo Coelho disse:

    Muito bom… adorei…. Parabens Deus Abencoe….

  65. ESTOU COM CRISES TERRIVEL DE FIBROMILGIA,TENHO 37 ANOS E ME SINTO SEM VONTADE DE VIVER ,HOJE NESSE MOMENTO ACABEI DE CHEGAR DA IGREJA E FALEI COMO MEU MARIDO COM DORES ENTREI NA IGREJA COM MAIS DOR SAI DE LA,FAÇO SUAS AS MINHAS PALAVRAS,POR Q DEUS NAO ME CURA,TENHO UMA FILHA CURADA DE CANÇER AOS 7 ANOS DESEGANADA PELOS MEDICOS,TENHO VARIOS TESTEMUNHOS DE CURA EM MINHA CASA ,EU VENHO SENDO CURADA DE OUTRAS ENFERMIDADES PELA MISERICORDIA DE DEUS,MA A Q MAIS DOI,ME FAZ SOFRER,NAO ME DEIXA TRABALHAR,NAO SOU CURADA,NAO PEÇO MAIS DEUS ME CURE ,PEÇO A DEUS Q ME LEVE,ME TIRE A VIDA,POIS ESTOU SENTINDO MINHAS FORÇAS SE ACABADO,MEUS SENTIMENTOS ESTAO CONFUSOS,ME SINTO FRIA SEM SAL SEM AÇUCAR,SOU ISOLADA DE TUDO E DE TODOS,NAO SOU FELIZ NAO CONSIGO TER AQUELA COMUNHAO Q DEUS ESPERA DE MIM,AS VEZES FICO CHEIA DA GRAÇA DE DEUS,MAS E TAO RAPIDO Q PENSO SERA Q EU FIQUEI LOUCA,POIS PASSA MUITO RAPIDO,SEMPRE DEUS USA ALGUEM PRA DIZER Q ELE TEM O MELHOR PRA MIM,Q ME ESCOLEU ANTES DE ESTAR NO VENTRE DE MINHA MAE,Q ELE NAO DESISTIU DE MIM,MAS NAO CONSIGO POIS A DOR E Q VIVE EM MIM,NAO CONSIGO SER ALGUMA COISA Q SEJA COM TANTA DOR,E SEM APOIO A FAMILIA DIZ E FALTA DE FE,FAZ COMPROMISO COM DEUS NAO E A HORA,VOC FEZ POR MEREÇER,E ASSIM VAO A DESCULPAS POR Q NAO SOU CURADA,VOU PARAR POR AQUI POR Q VAI DAR 2 PAGINAS,DESCULPE PELO DESABAFO.

    • Joelma, olá,
      .
      fico muito triste por saber que esse problema tem abalado tanto a sua vida. Peço a Deus que traga paz e que lhe ensine a caminhar em fé mesmo em meio à adversidade. Entendo muito bem a sua crise e a sua falta de vontade de viver. Como sofro desse mal há 18 anos, me identifico com a sua dor. Anos atrás eu tive a mesma postura que você, de desejar a morte e querer entregar os pontos. Mas a força vem, dia após dia, de tentar entender os propósitos do Senhor em meio à dor e buscar abençoar vidas apesar dela. Recomendo que você procure um bom reumatologista, hoje há medicamentos como a amitriptilina e o paracetamol que ajudam a reduzir os níveis de dor a um patamar que consigamos suportar. Massagens ajudam também. O segredo, minha irmã, é você encontrar propósito na sua vida e procurar sentir-se útil, apesar das restrições impostas pela dor. Sei bem que não é fácil, mas não nos resta alternativa.
      .
      O que você está passando não tem nada a ver com falta de fé. É uma doença e como tal deve ser vista. Tampouco é fruto de “fazer por merecer”, tem a ver com os misteriosos propósitos do soberano Deus. O que devemos fazer é sempre saber que o Senhor continua conosco, que nos ama e não nos abandonou. A partir daí, encontrar razões para seguir viva e produtiva, adaptar-se às circunstâncias e compreender que, embora com dor, não somos inúteis. Há muito ainda a fazer, Joelma.
      .
      Oro por ti, com solidariedade. Força, minha irmã, mesmo em meio à fraqueza. Viva um dia após o outro e dê o seu melhor. Jesus não deixou de te amar e isso não é algo que dependa do que você sente: você sabe e isso basta. Ele segue com você todos os dias, até o fim dos tempos.
      .
      Um abraço carinhoso, de outro sobrevivente da fibromialgia. Na paz de Deus,
      mz

  66. Camila disse:

    Olá irmão,a paz!

    Me chamo Camila,eu estou passando por um momento mtu dificil da minha vida,meu “irmaozinho especial” falesceu a 17 dias e nao esta sendo facil.
    meu irmaozinho era especial e estava todo feliz,apesar da deficiencia que ele tinha.Meu irmao foi fazer uma cirurgia e ja na primeira cirurgia o infeliz do medico perfurou o intestino dele,resumindo: meu irmaozinho foi operado 4x em menos de duas semanas por conta da perfuração do intestino.Ficou 1mes na UTI sofrendo com infeçao degeneralizada.mais a minha maior revolta é que meu irmaozinho entrou rindo e feliz dentro do hospital e saiu sem vida por causa de um infeliz de um medico de merda(desculpe o palavrao) estamos sofrendo mtu,nao consiguimos nos contentar que esse maldito medico que tirou nosso ouro.Pedimos tantas orações com os intercessores da igreja,amigos foram orar pelo meu irmao no hospital,mais depois de mtu sofrimento na UTI,Deus recolheu nosso meninão,nossa alegria da casa :/
    Nessas horas dificeis de tempestade e tristeza,fui pesquisar… minha cabeça esta cheia de perguntas como:
    Deus e se eu nao deixasse operar meu irmao,ele estaria vivo ?

    Deus porque o senhor nao curou o meu irmao especial que não tem pecado nenhum? Sendo que o senhor cura tanta gente?
    Eu queria uma resposta pra essa minha pergunta,vc poderia me ajudar?
    Eu estou mtu revoltada com esse medico de merda,meu irmao nunca fez mal a ninguem e mtu menos pra esse covarde.Nao é facil perder um ente querido que a gente ama mtu :/

    • Camila, olá,
      .
      em primeiro lugar, fico muito triste pela sua perda tão lamentável. Peço a Deus que traga paz e consolo ao teu coração e ao de tua família.
      .
      Em segundo lugar, permita-me dizer que você não deve alimentar rancor contra esse medico. Tenho certeza que ele não cometeu esse erro de propósito. Certamente foi uma falha muito triste, mas não nutra raiva contra ele,pois, além de isso não trazer seu irmaozinho de volta, vai envenenar a sua alma. Ira é um câncer que mata lentamente, não permita que ele se instale. Lembre-se de tudo o que Jesus falou sobre o perdão. Leia também o capítulo 13 da carta de Paulo aos Romanos e veja o que ele diz sobre a vingança.
      .
      Sobre suas perguntas, elas não são novas. Tentar entender por que coisas ruins acontecem com pessoas boas é algo que vem desde os tempos de Jó. Se você ler os questionamentos dele verá isso. Mais importante ainda é ler as respostas de Deus. A verdade, Camila, é que a vida de todos nós pertence ao Senhor e, na hora que ele determinar, chamará aqueles que lhe pertencem desta vida. Por que isso ocorre, muitas vezes, cedo ou em tragédias é um dos mistérios que só o Senhor pode responder. Uma resposta sincera mas que talvez não seja um consolo é: porque, em sua soberania, ele quis que fosse assim. As razões não temos como saber.
      .
      Você não teria como saber que isso aconteceria, então não se culpe de modo algum por ter deixado que ele operasse. Você não tem culpa alguma, nem os seus parentes. Era imprevisível.
      .
      Sobre sua pergunta, é um grande mistério por que Deus cura umas pessoas e não outras. Eu mesmo sofro de uma doença incurável há 18 anos, sinto dores fortes todos os dias e adoraria saber a resposta a essa duvida. Mas, como não sei, meu papel é seguir a vida, permanecendo fiel ao Senhor, sendo um ser humano bom e piedoso e procurar fazer o melhor para que minha passagem por este mundo tenha um sentido. Reconhecer a soberania de Deus é saber que ele é o Criador e tem direito de fazer o que quiser, sabendo que o que ele faz é sempre o melhor – mesmo que, aos olhos humanos, não pareça.
      .
      Sei que não é fácil, Camila. Peço a Deus que te console e transforme o mais rápido possível a dor da perda numa gostosa lembrança. E que você faça a sua vida valer a pena, para que o seu irmaozinho, no dia em que você reencontra-lo no céu, diga quanto orgulho sentiu de tudo de bom que você fez na sua vida aqui na terra.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  67. Camila disse:

    Espero uma resposta.Deus abençõe!
    tem algum post falando sobre a justiça de Deus?
    Abraço!!

  68. Sharmila disse:

    Olá irmão…

    Quantas palavras que demonstram a presença de Deus em sua vida.
    Tenho passado por um momento difícil em minha vida, tenho dores de cabeça muito forte. Dói o tempo todo, vai fazer 3 meses, nem se compara com os seus 18 anos, mais é uma dor insuportável, tira a alegria e a vontade de fazer qualquer coisa. Já fiz exames, não deu nada glória a Deus, mas já tentei todos os remédios, nada alivia, os médicos agora receitaram antidepressivos, mas não quero tomá-los, pois creio em um Deus Todo Poderoso que cura e que, enquanto não cura, me sustente na dor.
    Queria saber irmão, sua opinião sobre esse tipo de remédio. E quero poder receber dessa mesma alegria que está sob sua vida durante a dor que vem de Cristo Jesus.

    A paz de Jesus esteja sempre contigo, abraços!

    • Oi, Sharmila,
      .
      fico muito triste pelas suas dores, mana. Peço a Deus que te devolva a paz e que essa prova sirva para o seu crescimento em Cristo.
      .
      A caminhada não é fácil, dores que não passam são um flagelo. É natural se abater, desde que o abatimento não se transforme em falta de fé ou afastamento do Senhor.
      .
      Sharmila, medicamentos são um milagre de Deus, que capacitou pessoas para criar uma pílula capaz de aliviar nossas dores. Não abra mão desse milagre chamado medicina. É um erro deixar de usufruir dessa bênção por esperar milagres sobrenaturais. Paulo não recomendou a Timóteo que parasse de se cuidar para esperar por uma cura milagrosa, mas recomendou que ele fizesse uso do vinho, um recurso medicinal da época. Se os antidepressivos vão aliviar a sua dor, tome-os, isso não é falta de fé. Cuide-se. Deus não se irrita por tomarmos remédios, isso não tem base bíblica.
      .
      Peço a Deus que traga cura e alívio dessa dor, seja por um milagre sobrenatural ou pelo milagre da medicina.
      .
      Um abraço fraterno, no amor do Pai,
      mz

  69. Anne disse:

    Obrigada pelas palavras.

  70. Ana Emília disse:

    A Paz do Senhor irmão!

    Tenho 19 anos e desde bem nova tenho sofrido com dores horríveis,as quais apenas agora em meados de novembro de 2014 foram denominadas de fibromialgia! Desde os 16 anos que aceitei Jesus como meu único Senhor e salvador e creio que ele é tudo o que posso querer na minha vida e a sua vontade para mim é perfeita!

    Tudo isto para dizer que os seus posts (parte 1e2) foram verdadeiramente reconfortantes e esclarecedores! Que o Senhor te possa dar muita força e te possa usar grandemente pois quando sofremos este tipo de dores e aflições elas servem como testemunho e Deus pode vir a salvar muitas almas através do nosso testemunho!

    Beijinho,
    Ana Emília

    • Oi, Ana, tudo bem?
      .
      Sei bem o que você enfrenta, mana, e me solidarizo com a sua dor. Não tenha dúvidas de que a presença de Cristo na sua vida fará toda a diferença na hora de se confrontar com a fibromialgia, ele é uma inimiga que me acompanha há 19 anos e, se não fosse pela presença e o consolo de Jesus, eu não teria forças para seguir. A boa notícia é que, apesar das dores, é possível conviver com essa síndrome, trata-la e mitigar as dores. Tenho contato com algumas pessoas no facebook que sofrem disso também e todos encontramos em Cristo e nos tratamentos certos a paz que precisamos para ser pessoas felizes e produtivas.
      .
      Muito me alegro por ter levado paz ao teu coração por meio dos posts, Deus é bom e um dos maiores benefícios da dor é poder passar adiante a boa mensagem de que é possível conviver com ela sem desistir.
      .
      Fico muito agradecido pela sua oração, você é uma pessoa doce e gentil. Obrigado.
      .
      Abraço fraterno, no amor maior,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      Muito obrigado por seu carinho

  71. Anne Daniele disse:

    Maurício. Eu estava aqui na NET procurando algo q podesse aliviar minhas dores, porém passei a noite acordada. Também sofro dessa síndrome chamada fibromialgia. Entre tantos cliques aqui; encontrei o alívio pra minha alma e a certeza que apenas a graça do Senhor Jesus me basta. Paz

    • Olá, Anne,
      .
      fico feliz que você tenha encontrado alívio por meio daquilo que escrevo, mana. Oro a Deus que ele a abençoe a sua vida e te conceda paz.
      .
      Abraço empático e fraterno, no amor do nosso Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  72. Leude disse:

    O que dizer… Li tudo de uma vez só… E em nenhum momento foi cansativo. Maurício, O Senhor me resgatou em meio a escuridão, eu que realmente não merecia, pois até resisti seu chamado – mas Ele me amou. E por todo este contexto do qual saí, e como voltei… Não vim para os caminhos do Senhor por metade, vim por inteiro, EU QUERIA JESUS. Li sobre algumas histórias extraordinárias nos evangelhos e amei, e fui tocada em meu íntimo por um desejo ardente de alcançar todos quanto pudesse… E aí, posso resumir que sou serva de Deus (serva no sentido real da palavra-tentando dentro da vontade do altíssimo me dispor ao que Ele tem me proposto fazer, e buscando sempre servir a Deus e não aos homens). Tenho visto Deus fazer proezas, tenho visto Deus curar, transformar, salvar… E quando pensei que o negócio era só marchar – recebi o diagnóstico de malignidade na tireoide. { } Um grande silêncio ficou em meus lábios. Em alguns poucos minutos, muitas coisas passaram em minha mente, e pouco depois, fechei os olhos em um mundo só meu e cantei (eu te louvarei Senhor, de todo o meu coração…) Isso foi agora início do ano… Fiz um propósito de sair 01 semana o dia todo para orar… e já no primeiro o dia o Senhor me reservou uma palavra, na qual tenho lido todos os dias (que foi a expressão de tudo, não faltou uma palavra). Aos poucos que contei, só faltaram me pôr em uma cama. Por isso não conto, não peço essas orações de determinar – decretar – ordenar… E quando digo, que estou em paz, que não me abalei, e que Deus continuará sendo meu maior tesouro, sou encarada como anormal. Tenho pedido a cura, tenho pedido para quando passar pela cirurgia, que está próxima, que eles falem (NÃO, O TUMOR É BENIGNO), e também tenho pedido: não tire a tua palavra de meus lábios, nem a adoração de meu coração. O diagnóstico, o processo que tenho passado desde então, a cirurgia às portas, nada disso me tirou a paz – mas me dói o coração apenas quando penso: na palavra que em meu peito arde, e nos sonhos de alcançar a quantos consiga… Mas seja feita a vontade de Deus. Que creio, tem um propósito melhor e maior. E como sou do meio pentecostal, que eu possa ganhar voz quanto, a Isaías 53, não ser “bem” o que tenho ouvido.

    Continue escrevendo, continue se deixando dirigir por Deus, continue… Precisamos de pessoas como vc em nossa nação! Shalom!

    • Olá, Leude,
      .
      minha irmã, peço a Deus que dê paz e graça ao teu coração neste momento de aflição. Se isso te consola, tenho duas irmãs em Cristo que tiveram tumores (malignos, inclusive) na tireóide, fizeram a cirurgia e o tratamento e hoje estão plenamente curadas e restabelecidas. Anteontem, minha prima, Andréia, passou por uma cirurgia pelo mesmo problema (só não se sabe, ainda, se o tumor era benigno ou maligno, estão aguardando a biópsia) e está muito bem. Se desejar ver, entre em meu facebook e procure a postagem de 11/02 (há uma foto minha com ela, abraçados). Ela no dia seguinte já recebeu alta e foi para casa (nos comentários postei uma foto dela, sorridente, com a pequena cicatriz no pescoço). Conversando com uma amiga minha, médica, ela me disse que o tumor de tireóide é o que tem o mais alto nível de solução entre todos os tipos de tumor. Então fique tranquila, acredito que, seguindo os procedimentos corretos, tudo irá bem.
      .
      Oro por você, na certeza de que a tempestade passará. Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  73. Ana Cecília disse:

    Apaz do Senhor! Agradeci a Deus por ter encontrado um texto que respondesse de maneira tão clara ás minhas indagações. Sou iniciante no ministério de ensino. Neste domingo estudaremos sobre o poder de Jesus sobre doenças e a morte e não conseguia discernir porque alguns cristãos fiéis não são curados. O seu texto trouxe uma luz pra mim. Que Deus continue lhe concedendo graça!

    • Oi, Ana, tudo bem?
      .
      Fico muito feliz por saber disso, minha irmã. Louvo a Deus por, de algum modo, poder contribuir contigo. Obrigado pelo carinho de suas palavras.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      • Luciana disse:

        Oi nossa fiquei impressionada com o texto , no início fiquei um pouco insegura por meu desejo é ser curada de uma infermidade
        E o fato de saber quem nem sempre Deus vai curar isso me tocou , porem reconheço que independente de qualquer decisão de Deus devemos amalo e servi lo pelo que ele é e não pelo que pode fazer porque ele vai continuar sendo Deus soberano independente de qualquer coisa louvado seja o nome do senhor. .

      • Oi, Luciana,
        .
        fico feliz pela tua maturidade espiritual. Deus é bom e Deus é Deus, sejamos curados ou não.
        .
        Abraço fraterno, na paz do Mestre,
        mz
        facebook.com/mauriciozagariescritor

  74. Olá Maurício.
    Seu testemunho de vida é uma benção de Deus para muitos. Glória a Deus por sua vida.

    Me identifiquei muito com a sua linha de raciocínio e por isso gostaria da sua opinião sobre o texto abaixo. Se você não concordar com algo por favor argumente para que eu possa entender seu ponto de vista.

    “Hoje recebi a notícia do falecimento do Ricardo, de 1 ano e meio, internado com meningite, e que a Lucimara foi operada com sucesso para a retirada de um tumor no cérebro.

    Minha parte eu fiz, que foi orar e pedir a Deus que mostrasse o seu poder, a sua misericórdia e os curasse. Quando o resultado não foi o que pedi, lamento pela perda mas não reclamo com Deus ou fico inconformado.

    Deus pode tudo e está sempre no controle de tudo. Eu fico em paz porque o resultado pode não ter sido o que eu queria, mas com certeza foi o que Deus quis, porque uma folha não cai de uma árvore sem que Ele permita, quanto mais a vida de um ser humano.

    O menino voltou pro céu, e o meu conforto é justamente saber que nada ocorreu em desacordo com o que Deus permitiu. Agora, vou orar pelos familiares porque a dor é imensa e justamente só Deus para acalmar o coração de todos eles.

    E dei glória a Deus pela vitória da Lucimara. A luta ainda não acabou, mas comemoro cada vitória. Uma de cada vez. E assim vamos fortes, confiando plenamente no Senhor e sabendo que podemos pedir e que segundo a sua vontade Ele irá nos atender.

    Ps: Ricardo e Lucimara são pessoas que eu não conheço mas que foram feitos pedidos de orações por eles no meu grupo “Força Espiritual” no Facebook.”

    • Marcelo, olá,
      .
      obrigado pelo carinho de suas palavras, que apontam para um coração bondoso. O texto que você mandou é biblicamente perfeito. A soberania de Deus é o que prevalece e a Palavra nos mostra que nossos dias já estão todos pré-determinados pelo Senhor. Como disse Jó, “o Senhor deu, o Senhor, tomou, bendito seja o Senhor”.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      • Maurício, obrigado por responder. Que bom que meu texto está coerente com a Bíblia.
        Me converti há onze anos, há seis comecei um trabalho de divulgar a semente da Palavra todos os dias através de devocionais diários (uso a maioria da internet mas já fiz e faço muitos também) e sempre me preocupo em estar debaixo da Palavra.

        Olha como Deus usa, esse texto eu coloquei na sexta no grupo que eu tenho no Face para divulgar a Palavra e orar pelas pessoas.
        Um irmão em Cristo que participa do grupo e tem um trabalho de evangelização e cura, me escreveu por mensagem dizendo que não concordava com a minha visão, que para ele satanás era quem havia levado o menino, que faltou ligar na terra, fé, agradecer porque Jesus já levou as enfermidades, enfim, ele segue a linha da confissão positiva do Kenneth Hagin.

        Eu agradeci e contei que há muitos anos havia lido vários livros do Hagin e do R.R.Soares mas que não me convenci dessa teoria. E fiquei feliz porque como ele estava levantando o assunto e sei que é uma pessoa séria, iria aproveitar para tirar uma dúvidas que eu tinha. Pois bem, fiz vários questionamentos e ele me respondeu mas não me convenceu.

        Acabei ficando com o assunto na cabeça e fui buscar no google a respeito e encontrei seu blog com esse tópico sobre o assunto.

        Benção, benção, benção pra mim, pois de sábado pra cá já passeis muitas horas lendo vários artigos seus e inclusive a parte dos comentários.

        Muito bom, Deus esta te usando grandemente. Acredito que a tua humildade, dedicação e sabedoria nas argumentações é fruto do Espírito Santo em sua vida.

        O tópico sobre casamento é maravilhoso, eu sigo exatamente a linha que você pregou e o povo fica bravo comigo. Todo mundo quer que passemos a mão na cabeça, que consigamos achar passagens pra aliviar o pecado, para abrir uma exceção.

        Eu sempre digo aos amigos que pra te apoiar a desistir da união e recomeçar é fácil, tem um monte de gente, mas pra te dizer que precisa arcar com as consequências das suas escolhas, que precisa botar o joelho no chão, tirar o orgulho, pedir a Deus para olhar a parceira com os olhos do Senhor, olhos de amor e misericórdia, pra pedir para o Senhor te transformar para aceitar o outro como ele é, para isso tudo, aí ninguém quer porque é trabalhoso.

        Eu sou casado há sete anos e namorei quatro antes disso sempre pedindo confirmação de Deus para essa decisão. Oro com a minha esposa todos os dias em voz alta, agradecendo, louvando e pedindo as mesmas coisas como uma só carne, e o resultado é um casamento onde o amor se fortalece a cada dia.

        Bom, chega, já escrevi demais. Não quero ficar chato. Só pra terminar, acho lindo que você já tenha percebido que talvez se você não tivesse enfrentado as lutas que já enfrentou, não seria essa ferramenta tão grande nas mãos de Deus.

        Grande abraço e que nosso Senhor amado continue te capacitando cada dia mais.

      • Oi, Marcelo,
        .
        fico feliz que você tenha percebido o engano que há nessa literatura de confissão positiva e teologia da prosperidade. Isso simplesmente não é o evangelho de Cristo. É uma falsa doutrina que põe Deus como servo dos homens, sujeito ao nosso querer. Em suma, absurdo.
        .
        Louvo a Deus por ele ter falado ao teu coração por meio dos textinhos que escrevo. Ele é bom demais.
        .
        Agradeço as palavras gentis e carinhosas, sempre importantes para nos incentivar a prosseguir.
        .
        Grande abraço, que o Senhor te bendiga mais e mais,
        mz
        facebook.com/mauriciozagariescritor

  75. Eudier Pradella disse:

    Caro irmão, confesso que me emocionei com as palavras que o Espirito Santo lhe conduziu. Desde 2008, sofro de problema renal crônico e por muito tempo também corri atrás de irmãos que tinham mais fé que eu para orar por minha enfermidade, até que um dia a minha mente se abriu para isso que tu testemunhou, e a partir daquele dia simplesmente faço a minha oração de louvor pela minha vida acreditando que Deus pode com uma palavra mudar minha vida. Minha vida não foi mais a mesma daquele dia em diante, minha fé aumentou, minha vida se tornou alegre, realizo coisas que antes não fazia, porque basta a graça do Pai…….Que Deus te Abençoe e um forte abraço em Cristo.

    • Olá, Eudier,
      .
      sou grato a Deus por ter tocado teu coração por meio do texto e, também, pela alegria que semeou em teu coração. Que ele o abençoe muito e lhe dê paz e contentamento.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  76. Carlos Caram disse:

    Eu estou com 51 anos e tive um AVC há 3 anos e meio, com sequela de afasia. Eu não falo. Minha familia (esposa e 3 filhos – 12, 15 e 18 anos) está sofrendo muito.
    O texto que você escreveu foi muito edificante…. A Verdade de Deus basta.
    Quero ficar em contato com você. Por favor, envie-me seu email.
    Deus te abençoe!
    C. Caram

    • Olá, Carlos,
      .
      meu irmão, lamento profundamente por esse problema e peço a Deus que traga paz e consolo ao teu coração e aos de seus familiares. Louvo a Deus por o texto ter falado à tua alma.
      .
      Um abraço, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  77. Jonatas disse:

    🙂

  78. Clotilde Canisella disse:

    Mauricio! Paz querido irmão! Pela primeira vez no seu blog, mas amei! Sabe por quê? Hoje estou preparando uma mensagem para pregar na minha igreja amanhã sobre CURA, como é uma campanha todos estão falando de como Deus realiza a cura e, na verdade, eu nem queria pregar porque vou jogar água gelada nos irmãos ao dizer que SE Deus não quiser curar o que cada um de nós irá fazer?
    Minha mãe e minha amiga, servas fieis do Senhor partiram devido à um câncer. Eu mesma tenho um sério problema na coluna e enxaquecas incapacitantes que Deus NÃO curou e mesmo assim eu amo e creio neste Deus. Ler seu blog foi um bálsamo sobre o que eu acredito : Se Deus fizer, Ele é Deus. Se Deus não fizer Ele continua sendo Deus! E nós somos barro nas mãos do grande e maravilhoso oleiro, que se quiser, nos quebra, nos mói e faz de novo. Um grande abraço, no amor de Cristo!

    • Oi, Clotilde, tudo bem?
      .
      Louvo a Deus por poder te abençoar por meio do blog e por saber que você alcançou tal grau de maturidade espiritual. Sigamos juntos.
      .
      Abraço fraterno, na paz,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  79. Marcia Lima disse:

    Olá Maurício. Eu também, tenho fibromialgia. Sei, bem o que resumiste no seu relato. Achei, sua página “por acaso”, num momento de muita angústia e tristeza. Estou aposentada, por invalidez, desde 2012. Achei, sua página, num momento em que mais uma vez busco respostas em Deus, porque ainda, não fui curada. Tem dias bem difíceis… E terríveis, também!!! Espero, descansar em Deus e confiar!!! Um abraço e que Deus continue te fortalecendo. Márcia Lima

  80. Ilídio Barros disse:

    Olá Mauricio,

    Gostava de conhecer a tua opinião acerca do seguinte versículo bíblico:

    “Em verdade vos digo: Se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que Eu fiz a esta figueira, mas, se disserdes a este monte: ‘Tira-te daí e lança-te ao mar’, assim acontecerá.” Mt 21, 21

    É possível?

    • Ilídio, olá,
      .
      O que esse versículo diz que a nossa vontade deve andar junto à vontade de Deus. Sem ele nada podemos fazer. Um deus que satisfaz todas as nossas vontades só porque temos fé não é Deus, é um escravo. E o nosso Deus é soberano. A nossa oração, feita em você, sempre deve estar baseada naquilo que Jesus nos ensinou: dizer ” seja feita a tua vontade “. É quando a nossa vontade entrar em sintonia com a do Senhor que os montes são lançados ao mar.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  81. CRISTIANE DE ASSIS NEVES - Externo disse:

    Obrigada. Pelas palavras, pois em meio a uma oração, com muitas dores pedi o Senhor a cura, e ao mesmo tempo veio as palavras com muita alegria “se o Senhor não quiser não ficarei triste, pois sei que é de Tua vontade”, o meu coração se encheu de esperança e paz. A graça do Senhor superabundou em minha vida, me transformando a cada dia e crescendo em outras vida também.
    Muito obrigada pelo post. Foi um presente de Deus.

  82. Sara Valente disse:

    Oi mauricio,
    Olha Deus falou muito comigo através do seu post, esses dias eu estava querendo ansiosa falar com algum pastor que me desse alguma explicação do porque Deus não leva minha , pois ela está sofrendo a 17anos com um Tomor na cabeça que a inutilizou por completo fisicamente, já está desenganada cerca de 10 anos. Já sofri e sofro todos os dias por vê la nessa situação de sofrimento contínuo me desanima demais. Ontem desabei quando perguntei onde doía e quando doia, como faço rotineiramente para poder lidar medicamentos para áreas especificas, e ele respondeu que só não doia quando ela estava dormindo, ou seja as tores são constantes. Te confesso que já havia chegado na oração do leva senhor , PK minha fragilidade humana não aguenta mais ver minha mãe ali sendo praticamente torturada todos os dias, sem consegui se mexer apenas gemendo de dor. Eu estava confusa com sentimentos de culpa por pedir isso . então achei sua publicação e me senti um pouco melhor , eu sempre tive essa ideia do aprendizado e busquei muito entender e aprender com tudo o que aconteceu com ela ao longo desses anos, MS os gemidos dela , a depressão , a dor, e o olhar dela de desespero e não aguento mais , me levaram a titubear . Obrigado por se deixar usar pelo nosso Deus, pois minha fé foi reanimada hj. Continuarei confiando na graça e sendo fiel ao senhor , acreditando no bem do seu coração de pai .

  83. Jessica disse:

    Oq eu não entendo é porque muitos dizem que não existe impossível para Deus e tem tantas doenças, síndrome que não tem sequer um relato de alguém q ja foi curado… Eu perdi a minha filha pra uma doenca genética que atinge 1 em cada 100 mil pessoas, e eu entendo que não foi da vontade de Deus cura-la, que Ele n tinha planos pra ela aqui nessa vida, mas e outras pessoas que ja tiveram a msm doença? Será q nenhum outro mereceu ou merece tal milagre? Pq que nenhuma doenca genética é curada? Eu tô começando a acreditar que tem coisas que são sim impossíveis.

    • Jessica, olá,
      .
      lamento muito por sua filha, peço a Deus que conforte o seu coração.
      .
      Nada é impossível para Deus. Mas, dentro da grande equação da vida, do grande esquema das coisas, Deus permite a doença e a morte por razões que nós não compreendemos. O fato de eu não compreender o idioma alemão não quer dizer que ele não faça sentido. Do mesmo modo, o fato de eu não compreender o que Deus faz não quer dizer que não faça sentido.
      .
      Não duvide de Deus, duvide das duas dúvidas.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  84. Maria disse:

    Sei que este texto é antigo mas ele me tocou profundamente!
    Meu nome é Maria Clara, tenho 14 anos e sofro com uma doença chamada Misofonia e todo santo dia escuto as pessoas falando que Deus já me curou… e que eu tenho que ter fé e as vezes me joguei como não tendo fé porque a cura não veio… e ainda me julgo.
    O pior é que nem minha família acredita totalmente em mim… e essa doença afeta minha vida social… As vezes tento tira ela de minha cabeça mas quando escuto alguém fazendo o barulho que tenho aversão eu sofro… choro!
    Ainda espero a cura de Deus, mas o julgo e sei que isso é errado… pergunto: porque não me cura? Porque eu tenho isso? O que eu fiz?
    E peço ajuda… pq tenho muitos sonhos e tenho medo dessa doença atrapalhar minha vida!

    • Maria, olá,
      .
      antes de tudo, receba meu abraço e minha solidariedade, sei que o que você enfrenta não é nada fácil.
      .
      Mana, lamentavelmente existem certas igrejas pentecostais (e eu sou pentecostal, então sei do que estou falando) que seguem essa absurda doutrina do “você já está curado, basta tomar posse”. Também já sofri demais com isso. A questão é que essas pessoas estão erradas. A sua cura não depende de você, depende da soberania de Deus. Jamais pese a sua fé pelo fato de ser curado ou não. Timóteo, por exemplo, tinha doenças do estômago e Paulo não mandou ele ter fé, mas tomar vinho, que era usado como medicamento naquela época. É simplesmente absurdo atribuir ao homem a “culpa” por Deus não ter querido realizar um milagre. A sua fé não manda em Deus, Deus manda em Deus.
      .
      Nós, que cremos na cura divina, devemos sempre orar a Deus por ela, mas sem deixar de buscar ajuda na ciência e na medicina (que foram criadas por Deus, lembremos). Pelo que li, existe tratamento para a misofonia, você deve buscar profissionais especializados e seguir o que eles prescreverem. Isso não é falta de fé, é ser responsável.
      .
      Seu questionamento é um dos mais antigos do mundo: por que um Deus bom e amoroso permite que seus filhos sofram. A resposta é que ele enxerga o que nós não enxergamos. Nós vemos apenas um palmo à frente do nariz, ele contempla a eternidade. E se ele permitiu que você passasse por isso, é porque sabe que isso ajuda a moldar você para o cumprimento dos propósitos eternos que ele tem para sua vida. Você não fez nada. A culpa não é sua. Deus te ama, mas o amor de Deus não faz com que deixemos de ter problemas de saúde. Use o seu sofrimento para se aproximar de Deus e não para questioná-lo, para desenvolver virtudes do fruto do Espírito, como paciência, domínio próprio e mansidão. Reverta este momento espiritualmente em seu favor.
      .
      Gostaria de recomendar que assistisse a este vídeo, que é curto e forte. Espero que ele leve você a refletir sobre como devemos nos comportar, biblicamente, diante das doenças. É uma aula e creio que falará ao teu coração: https://www.youtube.com/watch?v=C0aDIH-6rbE
      .
      Oro por você, mana, por sua saúde, mas também por seu coração. Que ele encontre a paz. Siga firme, de olhos e ouvidos ligados na voz que não incomoda: a voz de Cristo. Seja ela a tua bússola e não vozes de desânimo e desaprovação. Jesus é contigo.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  85. eva disse:

    Olá amigo…
    Minha história é um pouco diferente da sua ,mas em questão de dor da alma talvez seja igual a sua e aos demais leitores que escreveram aqui.
    Bem, nasci em um lar extremamente miseravel no nordeste …muita pobreza e dificuldade e meu caso era muito complicado, muito grave mesmo…
    Nasci com cardiopatia congenita com graves e sérios problemas pulmonares…
    Aos 4 anos de idade ,em pleno nordeste brasileiro da década de 90 minha familia travava a luta de encontrar um bom cirugião para me operar às pressas…tudo sempre muito dificil e diante da gravidade da minha doença , minha familia teve que se mudar para São paulo , o único lugar que teria um cirurgião capaz para me operar , mesmo sendo muito miseraveis e pobres
    o tempo foi passando e outros problemas aparecendo…minha mãe nunca trabalhou justamente para cuidar de mim e das minhas irmãs,meu pai que quase não sabe escrever o proprio nome só encontrava bicos para trabalhar, e diante de tudo isso o tempo ia passando e a pobreza sempre sendo constante nas nossas vidas …chegamos inclusive a dividir um pacote de biscoito para uma familia de seis pessoas em um momento de fome severa.
    tudo sempre foi complicado para mim …meu coração frágil e doente sempre se sentiu preso no dilema ” Deus, onde você está?”. e Diferente de muitos doentes que encontram Deus em busca de uma cura , eu nasci em um lar cristão, cresci diante de tudo isto sabendo muito bem quem era Deus , é claro que sempre foi dificil entender tudo isto na minha vida ,mas sempre tive Deus como membro da minha familia .Diante de tudo isto a vida ia continuando e escola para mim é um forte trauma que tenho até hoje ,lá vivi um dos dias mais infelizes da minha vida!
    perdi a conta com o numero de dias que eu chorei porque alguém me chamou de ET
    tive um “primeiro amor” totalmente frustrado,e tive que sofrer com humilhaçoes na minha própria familia que zombavam amargamente do meu corpo.
    hoje com 25 anos de idade confesso que não é fácil ser quem sou ,por causa da minha doença não posso trabalhar , tenho cicatrizes que me fazem chorar dias e noites pois como qualquer mulher quero ser amada e com cicatrizes tão profundas me sinto frágil para estar nua diante de qualquer homem…é dificil inclusive escrever esta frase.
    é muito dificil para mim entender Deus e todos estes dilemas…muito mesmo…as vezes eu simplesmente aceito , fico em silencio…mas na maioria das vezes minha relação com ele é de uma filha que ama o pai mas não entende as suas decisões , e por causa disso sempre está brigando com ele.
    perdi muitas noites a procura de um texto que respondesse minhas perguntas , de alguém que pelo menos me desse a calma que meu coração precisasse e então encontrei este blog.
    confesso que ao ler “e quando Deus não cura” fiquei pensativa e orei com meu coração.
    não vou dizer que “sarou ” pois continua doendo, ainda estou doente e ainda estou com cicatrizes, mas seu texto me fez ter mais carinho por Deus , amor mesmo…
    tenho muita fé e acredito na minha felicidade…talvez não seja plano de Deus me curar mas é nisto que creio…e creio que com ou sem a doença quero ser feliz e alcançar os meus sonhos.
    Esta é minha oração…que independentemente de sermos curados ou não que todos nós possamos ser felizes , usufruir da vida , orar com paz , sem mentir interiormente dizendo que é feliz quando não se é, por medo de ir para o inferno ou ficar longe de cristo.
    Aprendi a ter um coração sincero,a sonhar , a ter fé e isto me levou para perto de Deus ..onde eu quero sempre estar …..

    Não é facil , mas eu tenho fé ,não como um boba otimista , mas sabendo que Deus pode me fazer feliz em qualquer circunstancia.

    Bem…desculpe pelo meu português , ele realmente é péssimo !

    Um grande abraço, amigo.

    • Eva, olá,
      .
      seu relato me encheu de emoção. Fico triste pela tua tristeza, mas feliz por ver sua maturidade na relação com Deus. Não são muitos os que, no seu lugar, teriam a visão e a compreensão que você tem. Oro por tua vida e pelo teu coração, para que você encontre a felicidade que almeja e que é totalmente possível.
      E seu português está longe de ser péssimo, acredite.
      .
      Abraço fraterno, na paz e no amor do Mestre,
      mz

  86. Cristiane disse:

    Deus abençoe amado !!!
    Li nessas linhas tudo que eu precisava…

  87. Juli disse:

    Há uns 20 anos que sofro com uma doença também “incurável” e entre idas e vindas, inúmeras experiências, conflitos , desilusões, ( fases de alegria e crença de uma suposta “cura” seguidas de decepções e galhofas dos que anteriormente haviam me ouvido falar entusiasmada sobre o suposto “milagre” em minha vida), fases revoltadas, simplesmente parei de orar por sso, tentei ser resiliente e meio que passei a crer que era porque Deus queria que eu o amasse “apesar de…”, mas confesso que os anos vão se passando e vez ou outra a revolta e os questionamentos voltam a gritar em meu coração e é muito doloroso. Hoje vim ao google tentar ler algo sobre o assunto e encontrei teu blogg, confesso que foi MUITO MUITO DOLOROSO de ler, algumas partes fiquei um pouco confusa, mas me obriguei a ler tudinho e até o fim ainda que em voz baixa já que nã estava conseguindo focar para fazer uma leitura silenciosa.
    Enfim, peço oração a vc e a aqueles que eventualmente venham a ler meu depoimento e venho agradecer e elogiar a sua iniciativa em vir ajudar pessoas que como vc e eu passamos por essa luta e dor. Peço que intercedam para que Ele retire toda a revolta que as vezes surge, aflora pois por períodos provavelmente devem ficar escondidinhas lá no fundo do meu coração. E que ele me devolva a alegria, a esperança e fé em Seu amor que um dia tive e que apesar das lutas venha a dar real e total sentido a minha vida! obrigada. Deus os abençoe!

  88. Marcelo disse:

    Belas palavras Mauricio!
    Tenho uma pergunta, como ficaria a Medicina em detrimento com a Bíblia, visto que a medicina poderia ou pode colaborar em casos de cura?
    Obrigado e grande abraço

    • Marcelo, olá,
      .
      quem proveu a sabedoria humana aplicada na ciência e na medicina foi Deus. Quem criou as substâncias utilizadas nos medicamentos foi Deus. Portanto, a medicina é algo divino e abençoada. Devemos recorrer a ela.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

  89. Leandro disse:

    Muito boa essa mensagem, posso agora entender e também explicar sobre este assunto, tenho uma prima que descobriu o câncer nos oramos e Deus revelou a enfermidade que ninguém sabia, mas agora vamos tratar, a moça aceitou Jesus está orando meditando na palavra e ainda que Deus não cure fisicamente, o espiritual foi curado. Deus abençoe meu irmão.

  90. Sheila disse:

    Amei! Perceita explicação, concordo com td. Em relação a sua oraçao final: assim todos tivessem esse amor e essa humildade em se comunicar com Deus..reconhecendo que Ele é Deus se fizer ou não fizer!
    Aleluia. ..glória a Deus!
    Mto satizfeita por encontrar esse texto e mto feliz!
    Deus te abençoe e que continue sendo vaso nas mãos de Jesus!!!

  91. Sheila disse:

    Desculpe pelo erro ( perfeita explicação)!
    Deus abençoe sua vida!

  92. Cidinha disse:

    Que bom ouvir uma explicação bíblica para doenças, também sofro com fibromialgia há 16 anos e sofro por causa dessas acusações, tem que crer, tudo depende da fé, esses julgamentos. Afastam as pessoas de Deus, pois se Deus cura tantas pessoas e a mim não, então não me ama? Procurei na internet sobre Deus cura a todos que oram? E me deparei com esse texto, também aguardo a eternidade, peço a cura, mas que Deus sustente minha fé.Deus te abençoe❤

  93. Cidinha disse:

    FIQUEI FELIZ EM LER ESTE TEXTO, TAMBÉM SOFRO COM FIBROMIALGIA HÁ DEXESSEIS ANOS,E SOU JULGADA POR FALTA DE FÉ, HOJE PROCUREI NA ITETNET, TODOS QUE ORAM SÃO CURADOS? PORQUE ESTAVA ABORRECIDA E ME DEPAREI COM ESSE TEXTO.DEUS TE ABENÇOE. CONTINUEMOS NA FÉ DE QUE UM DIA TUDO PASSARÁ E VIVEREMOS A VIDA ETERNA.

  94. Alice disse:

    Estou passando por uma situação de saúde muito ruim e foi muito importante ter lido esse texto! Os seus relatos sobre o que as pessoas te disseram não são muito diferentes do que eu ouço, e eu estava entrando em crise por isso, mas por causa de você fui esclarecida e eu glorifico a Deus!!! Muito obrigada!!! Deus te abençoe e continue te dando graça e paz!

  95. Adriana disse:

    Lindo texto falou muito comigo e ao ler sento a presença de Deus pois sofro também de uma terrível enfermidade q para os médicos não tem cura mas estou vivendo pela Graça de Deus vivo um dia de cada vez além de minha enfermidade q as vezes me limita de ir aos lugares tenho um filho de 5 anos q é cardiopata q ao nascer foi submetido por duas cirurgias cardíacas e pelos médicos ainda faltam mais duas sendo q pelos médicos irá realizar a terceira aínda esse ano mas tudo está depositado nas mãos de Deus e ao ler esse POST aprendi muito e aceitar mais a enfermidade e as lutas q enfrento com meu pequeno agradeço ao irmão por compartilhar conosco sua experiência e assim nos ajudar a entender um pouco sobre o q realmente Deus quer de nós é nos ensina .q Deus continue abençoando a sua vida e de sua família q ele continue te usando pra Honra e Glória dele Deus o abençoe abraços ….

  96. Vânia Barcellos disse:

    Excelente texto. Louvo a Deus pela sua vida, que o usou para engrandecer o Nome do Senhor! O Senhor seja louvado para todo o sempre. Amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s