Minha mãe foi internada. Apêndice supurado, infecção generalizada, cirurgia de emergência, coma induzido, intubamento. Estado grave. A cada dia, uma tensão; uma expectativa; uma dor; uma, duas, três, muitas lágrimas; incontáveis orações.

O quadro melhora. A esperança vem. Vamos tirar do coma para tentar remover o tubo, diz o médico. Drogas suspensas, tubo tirado, orações esperançosas de gratidão.

Vou visitá-la no CTI. O médico informa que está sedada e não ouvirá nada. Teimoso, por amor, chego ao lado do leito, a mãe inerte como uma boneca de pano. Olhos fechados. Boca aberta. Inconsciente. Mas é quando vem aquela coceira estranha chamada…

fé.

Fé que me faz conversar com aquele corpo imóvel e desacordado.

Acaricio seus cabelos e seu rosto. Digo palavras de amor. Ponho para ela ouvir o áudio da netinha que mandou beijos e do irmão que mora no exterior.

Nenhuma resposta ou movimento.

Imponho a mão sobre sua cabeça e digo que vou orar por ela. Oro. Assim que a oração termina, a boneca de pano abre os olhos com muito esforço e olha para o céu.

“Mãe, você está consciente? Me ouve? Se está entendendo o que estou falando, pisca uma vez”. Ela pisca. Quase choro. Me derramo em palavras de amor, perdão, conexão. Ela responde com piscadelas. Uma para “sim”. Duas para “não”.

Falo tudo o que tinha de falar. Chega o fim da visita. Digo: “Mamãe, te amo. Se você quer me dar um beijo, pisca uma vez os olhos”. Ela pisca uma. Duas. Três. Quatro. Cinco. Incontáveis. Rajada de piscadas de olhos. Sou coberto de beijos pelo olhar de amor da mãe paralisada. Saio do hospital com a fé renovada na recuperação.

Ontem, a má notícia. Mamãe tem piora brutal. Precisa ser reintubada. Falência renal. Pressão descontrolada. Infecção hospitalar. A médica pergunta se queremos deixá-la inconsciente até o desfecho ou lutar. Optamos pela luta. Hemodiálise. Traqueostomia, os últimos recursos. Estado gravíssimo.

Não sei se voltarei a falar com minha mãe nesta vida. Mas, se não falar, levarei para sempre na memória o gentil gesto de Deus, que me permitiu ser coberto de beijos por uma mãe que não precisou falar nada para dizer tudo.

Meu irmão, minha irmã, se você não está ouvindo mais a voz de Deus, permita-me lhe dizer, com toda fé do mundo: creia, ele está piscando para você.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari
Facebook: facebook.com/mauriciozagariescritor
Instagram: instagram.com/mauriciozagari

comentários
  1. johnusa10 disse:

    A paz pastor, Que Deus abençoe sua família e restabeleça a saúde de sua mãe, se assim for o desejo D’Ele.

    Atenciosamente. ________________________________

  2. Ninfa Cristina Barbosa disse:

    Tão lindoooo meu querido irmão! Tão emocionantemente profundo. Espero que você possa falar com sua mãe ainda por aqui, em nome de Jesus.
    Muitoooo obrigada por me lembrar das “piscadelas” de Deus 😉
    Um abraço fraterno precioso irmão.

  3. Emocionante. Cativante. Inspirador. Impossível não chorar.
    Que Deus abençoe

  4. Cristiane disse:

    Que linnnndo o seu Post Maurício… que o Senhor te cubra de muitos cuidados ainda. Seja forte e corajoso. O Senhor é o nosso Pastor… nada nos faltará.
    Uma piscadela cheia de muito carinho pra você nesse momento. ❤

  5. Marcelo A. disse:

    Fazia tempo nao lia seus posts. Ja havia ate esquecido de voce meu amigo Mauricio. E mais uma vez, como em todas as outras que te li, sou presenteado com lagrimas. Lagrimas que me fizeram piscar para tentar rete-las ao mesmo tempo que voltava a acreditar nas piscadas daquele que disse que nao me deixaria. Tudo isso ha poucos minutos de ter falado a Ele: ” Sera que ainda sou querido por ti?”

  6. Natanael C Silva disse:

    Querido irmão, que Deus derrame da Sua paz sobre você e todos da família. Estamos em oração. Abraços.

  7. Denise Bartô disse:

    Deus abençoe vc e sua mãe, que sua fé e força seja diariamente fortalecida no Senhor. O Senhor é contigo e faz sempre o melhor.

  8. Jacy disse:

    Maurício, meu querido mano…

    Sinta meu abraço fraterno. Mesmo em meio ao sofrimento, você é canal de benção. Obrigada por tudo e por tanto. Em oração por vocês.

  9. Aurea Celeste disse:

    Meus sentimentos Maurício. O Senhor conforta a gente de várias maneiras, ainda que seja muitos beijinhos de piscadas. ????

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

  10. Rafael Nóbrega disse:

    Meu querido irmão Maurício, obrigado por compartilhar esse momento difícil e emocionante, entendo que não é fácil. Que o Senhor continue piscando para sua vida. Sobre sua mãe, Deus também está piscando para ela, em rajadas e rajadas e rajadas… Votos de melhoras para sua mãe, e que Sua vontade prevaleça.

  11. Ed Taylor disse:

    Meu irmão, vi-me refletido no seu relato. Minha mãe também enfrentou o vale da sombra da morte e experiências desse tipo têm o poder de nos transformar, estar mais atentos ao sofrimento em volta, a dar valor às coisas que têm, de fato, relevância. Deus abençoe a você, sua mãezinha e toda a família. Deus te abençoe.

    • Daniel disse:

      Que Deus dê força à você e sua família nesse momento de dificuldade, Maurício. E que conceda saúde e boa recuperação à sua mãe.

  12. Iana Rufino disse:

    Obrigada por compartilhar. Lindo demais o relato. Muito obrigada. Fé renovada… num piscar de olhos.

  13. Mittleny Venâncio disse:

    😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭 Esse é o comentário que foi possível…

  14. mercy382 disse:

    Já reli esse texto umas 10 vezes e, que texto inspirador, forte e profundo!
    Deus continue a abençoá-lo e capacitá-lo para esse dom de escrever, porque vc é canal de bênção, meu irmão!
    Orei em nome de Jesus para que o Espírito Santo o confortasse, juntamente com a sua família para suportar a perda da sua mãezinha… só a graça d’Ele, né? Um abraço!

  15. Ediná disse:

    Amém 🙌
    Irmão Maurício, me emocionei muito com seu testemunho. Peço que O Senhor continue piscando pra você e te trazendo conforto.
    Eu Creio, sei que O Senhor está mais próximo do que eu imagino e Piscando pra mim.

    A Paz de Cristo Jesus

    • Muito obrigado por seu carinho, Ediná! Peço a Deus que as piscadas dele para ti tragam conforto e paz!
      Abraço fraterno,
      mz

    • Renan Toder disse:

      Que o Senhor continue a abençoar vc e toda a sua Família Pr.
      Orando por sua mãezinha. Obrigado por compartilhar.

      • Oi, Renan,

        grato por seu carinho, mano. Mamãe foi morar com Jesus em 15/06/21, logo depois que postei esse texto. Ela vive agora na maior glória possível.

        Abraço fraterno,
        mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s