DoençaDomingo passado fiquei profundamente tocado ao saber que uma irmã da igreja recebeu a notícia de que está com câncer. A previsão é de pelo menos um ano e meio de tratamento, quimioterapia e tudo o mais a que tem de se submeter alguém que é acometido por essa moléstia. Jovem, cristã, casada com o baterista do grupo de louvor… oramos juntos durante o culto – eu, ela e seu marido. Choramos. Pedimos a cura. E meus olhos demoraram algum tempo para secar, pois parecia que conseguia sentir em mim a dor e a ansiedade daquele casal, já em antecipação pelos meses de batalha que terão pela frente. Esse episódio me afundou em reflexão sobre uma das questões mais antigas entre os cristãos: como aceitar a ideia de um Deus bondoso e misericordioso deixar seus filhos enfrentarem doenças que causam dor e sofrimento? Eu tenho uma teoria.

Para falar sobre isso, antes de mais nada devemos nos lembrar de que estamos vivos e, como tal, sujeitos a todo tipo de doença. Parece meio óbvio, mas – acredite – para muitos não é. Há uma crença disseminada em muitas igrejas, com base em Isaías 53, de que Jesus curou todas as doenças do universo Doença1na cruz e basta termos fé que o interruptor da cura será acionado. Não acredito nisso. Acredito que, em sua soberania, Deus é capaz de me manter doente por mais que eu tenha a fé maior do mundo (se quiser se aprofundar no assunto, pode ler o post “E quando Deus não cura? – Parte 2/2“). Acredito no “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Enquanto estamos vivos, habitaremos em corpos frágeis, aglomerados de tecidos e líquidos sujeitos a doença, degradação, falência, decadência. A salvação não blinda nossos corpos contra bactérias, vírus, torções, multiplicação descontrolada de células (tumores), fraturas, amputações, dores e centenas de outros tipos de problemas de saúde que podemos ter. A salvação é espiritual e não corpórea. Salvos e não salvos ficarão doentes do mesmo modo. A vida nos prova que isso é fato.

O fim do sofrimento_Banner APENAS

Se você não crê nisso, pense em uma coisa. Islâmicos ficam doentes e são curados. Espíritas ficam doentes e são curados. Budistas ficam doentes e são curados. Hindus ficam doentes e são curados. Xintoístas ficam doentes e são curados. Candomblecistas ficam doentes e são curados. Satanistas ficam doentes e são curados. Ateus ficam doentes e são curados. Cristãos ficam doentes e são curados. Simplesmente porque todos os fieis de todas as religiões fazem parte do mesmo grupo de seres: humanos. E humanos ficam doentes. Humanos produzem anticorpos. Humanos reagem a  medicamentos. Humanos ficam curados. E humanos também morrem.

Doença2Meu pastor eventualmente diz: exceto por um acidente ou um assassinato, ninguém “morre de morte”. Todos morremos de doenças. De falhas no funcionamento do organismo. Desconsidere quem morre por fatores de origem externa, como tiros, facadas, atropelamentos, afogamentos ou similares. Os demais morrerão de AVC, infarto, malária, dengue hemorrágica, pneumonia e centenas de outros tipos de problemas orgânicos. Ninguém morre de velhice: velhos morrem porque seus organismos não comportam mais a vida e, por isso, algo falha, uma doença os acomete e chega o momento da partida desta existência material. Se todos os cristãos fossem ser curados de tudo, nenhum de nós morreria. Lembre-se de que todo mundo que um dia foi curado de algo – seja por atendimento médico ou por um milagre – no fim acabará sucumbindo a outro mal. Ou você acha que Lázaro, o irmão de Maria e Marta, está vivo até hoje?

Então, somos espíritos infinitos que habitam corpos finitos. Vamos adoecer. Vamos morrer. É bom estarmos cientes disso.

Você poderia dizer: “Ok, Maurício, tudo bem, todos vamos ficar doentes e morrer um dia, mas precisamos sofrer tanto com certas doenças tão terríveis?”. Vamos analisar alguns casos bíblicos. Miriã, a irmã de Moisés, ficou leprosa, pela vontade do Senhor. Jó, o homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal, ficou cheio de tumores na pele, pela vontade do Senhor. Doença3O próprio Lázaro, um dos melhores amigos de Jesus, adoeceu, como explicou o Mestre, “para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela [a doença] glorificado”. O cego de nascença de João 9 carregava essa condição por anos, para, segundo Jesus, “que se manifestem nele as obras de Deus”. Até aqui falamos de lepra, tumores, cegueiras e uma doença mortal indefinida, todas enfermidades terríveis. Mas tem mais: muitos são os relatos, de Êxodo a Juízes, de circunstâncias em que o Senhor amoroso enviou doenças, pragas e pestes ao seu povo, o povo eleito, o povo escolhido, para que aprendesse que não havia outro Deus além dele e abandonasse a idolatria. E não nos esqueçamos do espinho na carne de Paulo que, é possível, talvez fosse uma doença. E estamos falando do grande apóstolo Paulo, o homem que foi arrebatado ao céu… mas para quem a graça de Deus bastava.

Confiança inabalável_Banner Apenas

Agora eu pergunto a você: o que têm em comum todas essas circunstâncias, em que, pela ação direta de Deus, membros do seu povo, pessoas que ele amava e a quem queria bem –  Miriã, Lázaro, Jó e tantos outros – acabaram sendo acometidos por doenças horríveis e que causaram tanto sofrimento? O que vejo em comum a todos esses casos é o desejo do Senhor de que venhamos a aprender lições importantes por meio das enfermidades.

Veja: Miriã foi vencida pela soberba e a lepra veio para lhe ensinar humildade. Paulo (se é que o espinho na carne foi uma moléstia) recebeu a lição de que a graça de Deus é o que há de mais importante. O povo israelita sofreu muitas vezes com pestes para aprender que a obediência e a fidelidade ao Todo-poderoso são vitais. Jó sofreu para que bilhões de judeus e cristãos ao longo dos milênios aprendessem com sua história sobre a soberania divina. O cego e Lázaro padeceram para que bilhões de indivíduos aprendessem que o mais importante de tudo é a glória de Deus.

Doenças e aprendizado andam de mãos dadas desde o Éden. Andavam na época do Antigo Testamento, continuaram andando após a vinda de Jesus, andam ainda em nossos dias e seguirão andando até a consumação do século. Deus sabe que somos pó e, muitas e muitas vezes, o aprendizado sobre a obediência, a graça e a glória de Deus vêm mediante um instrumento pedagógico chamado doença (que, infelizmente, carrega a reboque dor e sofrimento).

Muitos poderiam dizer que esse tipo de pensamento não coaduna com a essência de um Deus que é amor. É exatamente por isso que precisamos entender os fatos do dia a dia pela óptica do Senhor e não pela dos homens. CoDoença4mpreenda uma coisa: quando o Pai olha para você, ele não está enxergando somente os míseros 70 anos de vida durante os quais a sua alma estará na terra – tão preciosos aos seus olhos humanos. Ele está vendo de uma perspectiva muito mais elevada, o Senhor contempla os milhões, bilhões, trilhões, quatrilhões de anos que você terá de vida eterna. Se essa matemática lhe parece nebulosa, perceba que, se a eternidade tivesse apenas 1 milhão de anos de duração, nela caberiam 14.285 vezes o tempo de vida de alguém que vive na terra 70 anos. E, lembre-se que a eternidade vai durar milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões (e por aí vai, indefinidamente) de anos. Ou seja: uma eternidade que tivesse somente 1 milhão de anos equivaleria a 14.285 vidas terrenas.

Diante disso, sinceramente, o que você acha que é mais importante para o Senhor? Suas poucas décadas aqui ou sua existência eterna? Se for preciso fazer você enfrentar alguns anos de aperto agora que promoverão um aprendizado benéfico para toda a eternidade, o que você acha que ele fará? No lugar dele, o que você faria?

Doenla5Eu estava brincando de massinha de modelar com minha filha de 2 anos quando vi que ela ia enfiar um pedaço daquela substância tóxica na boca (e, se eu não visse, possivelmente engolir). Num reflexo, dei um grito. A pobrezinha tomou um susto, pois não está acostumada a ouvir papai gritar com ela. Paralisou. Fez beicinho. E começou a chorar. Tomei-a em meus braços, a acalmei e depois lhe expliquei a razão de ter gritado com ela: evitar um mal maior. Ela compreendeu, enxugou as lágrimas, apertou meu pescoço num abraço e me deu um beijo. Quase nunca grito com ela, mas se você me perguntar se eu gritaria de novo se tivesse de reviver aquela situação, afirmo que berraria quantas vezes fosse necessário, pois a amo e prefiro que ela sofra um pouquinho por algum tempo do que sofra muito por muito tempo. Por que com Deus seria diferente? O amor de Deus por nós é tão, mas tão grande, que ele deixa que fiquemos doentes.

APENAS_Banner três livros Zágari

Deus olha para mim e você sempre, sempre e sempre a partir da perspectiva da eternidade. Ele quer nosso bem eterno. Se para isso for preciso que soframos um tanto de tempo nesta vida terrena e, assim, aprendamos importantes lições que impactarão diretamente nosso relacionamento e nossa intimidade com o Senhor pelos zilhões de anos que teremos entre a doença e a eternidade, afirmo que Deus nos enfermaria quantas vezes fosse necessário. Por quê? Em linguagem bíblica, “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2Co 4.17-18).

Sim, ficaremos doentes. Sim, homens bons e íntegros, cristãos fieis, servos cheios de fé… todos ficarão doentes. Sim, todos os que adoecerem sofrerão. Sim, devemos orar pelos enfermos na esperança de sua restauração. Sim, remédios curarão muitos. Sim, milagres curarão alguns. Sim, muitos morrerão. Sim, no fim todos morreremos. O que fará a diferença é o quanto teremos capacidade de tirar de aprendizado de toda a dor e o sofrimento que precisaremos encarar.

Doença5Quando Jó finalmente parou de questionar as razões de sua doença e aprendeu o que Deus queria que ele aprendesse, disse: “Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.  […] Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.  Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42.3-6). Quatro versículos depois, Deus acaba com o sofrimento de Jó. Será coincidência? É por isso que eu sempre recomendo: se você está doente, junto à oração pela cura ore a Deus perguntando o que Ele quer que você aprenda com aquela enfermidade. Há uma grande chance de seu sofrimento ser abreviado se você aprender o mais rápido possível o que Deus quer que você aprenda. Essa é uma certeza canônica? Não, a Bíblia não afirma isso. Mas é no que eu creio.

O fim do sofrimento_Banner APENAS

Que em meio à doença aprendamos mais sobre santidade. Sobre obediência. Sobre a graça de Jesus. E, por fim, sobre a glória de Deus.

Doença6Eu choro pela minha irmã que recebeu o diagnóstico de câncer. Fico muito, muito triste – e domingo fiz um compromisso comigo mesmo de orar diariamente por ela. Não queria que ela passasse por isso. Jesus, na noite de sua paixão, entrou em depressão a tal ponto por causa do sofrimento que teria de enfrentar que Mateus 26 registra: ele “começou a entristecer-se e a angustiar-se” e disse a seus amigos: “A minha alma está profundamente triste até à morte”. Pois a dor… dói. E de sentir dor quem gosta? Mas o sofrimento de Jesus trouxe benefícios eternos. O Pai sabia disso e, por essa razão, não afastou de seu Filho amado o cálice do sofrimento. Por isso, muitas vezes o compassivo e bom Deus deixa que também nós bebamos do cálice do nosso sofrimento: para que aprendamos algo que virá a trazer benefícios eternos. O que cada um de nós tem de aprender com nossas doenças? Não faço ideia (para cada pessoa há um aprendizado específico). Mas Deus faz.

De minha parte, sei que a graça dele nos basta. E que a ele seja dada toda a glória, pelos séculos dos séculos.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Clicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual Amazon

APENAS_Banner três livros Zágari

O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à livraria virtual Amazon

Perdaototal_Banner Blog Apenas

 

comentários
  1. Mariana Cavalcanti disse:

    Maravilhoso. Glória a Deus!

    • Amem, Mariana.
      .
      Deus a abençoe,
      mz

    • Antonio Caser disse:

      Deus não permite nada disso, quem permite é você, Ele já curou, libertou e já salvou, agora é só tomar posse em o Nome do Senhor JESUS.

      • Antônio,
        .
        lamento que você creia nessa doutrina herética. Confissão positiva é uma heresia de nova era travestida de cristianismo. Sugiro que você estude um pouco sobre como surgiu esse pensamento apócrifo no meio da igreja, a partir dos ensinos sobre pensamento positivo e do poder da palavra da herege Mary Baker Eddy, que depois foram importados por Essek Kanyon e divulgados por Kenneth Hagin. Não acredite em tudo que te ensinam, meu irmão, procure saber de onde vêm os ensinos que chegam a você. Jesus nos salvou do inferno, não dos vírus e das bactérias.
        .
        Um abraço, Deus o ilumine e abençoe,
        mz

      • Se fosse tão simples assim “tomar posse” antes de tudo há um querer de Deus lá em cima sobre nossas vidas, Ele trabalha da maneira dele, e essa teologia do neo pentecostalismo que é herético,Deus quando cura é para que o nome Dele venha ser exaltado e não porque temos que ficar curado,existe a medicina para curar o corpo, quando a medicina não tem resposta, o Sr Jesus terá da forma Dele, entende? o milagre pode acontecer como cura ou a pessoa se salva e passa para a eternidade, que é a cura completa de nosso corpo físico. abraço

      • Lina disse:

        Oi. A paz. Somente gostaria de lhe fazer uma pergunta baseado na sua resposta:
        Você ja leu e meditou em toda a Biblia sagrada? Pois nela Deus realmente permite sim. E tudo o que acontece debaixo do sol é permissao de Deus(Eclesiaste) Medite na Palavra pois para se argumentar é preciso conhecer a verdade dela toda pela revelaçao do Espurito de Deus.

      • Bruna disse:

        É feito conforme a nossa fé! Eu cri que a obra de Cristo foi completa (Isaías 53) e fui curada de lindona não-hodgkin (câncer) SEM tratamento! Achar q fomos jogados nesse mundo para evoluir através dos sofrimentos é um pensamento Espírita, não Cristão!

      • Jó que o diga. Paulo e seu espinho também. Timóteo e suas constantes enfermidades idem.
        .
        E eles não eram espíritas.
        .
        Nossa fé não manda em Deus, mana, Deus manda em Deus.
        .
        Abraço fraterno,
        mz
        facebook.com/mauriciozagariescritor

      • marli santos disse:

        Quem escreveu esse texto nao sabe nada sobre Deus, nao acredita nos milagres que Jesus fez…sera que ele tem noçao que Jesus ressuscitou um homem que ja estava enterrado há 4 dias?????Olha meu filho, va estudar direitinho antes de postar tamanha besteira…nao tem o que fazer, vai procurar saber das coisas antes de colocar um texto tao sem noçao como este. Tudo depende do que VOCE acredita…sobre as obras das minhas maos ordena-me tu!!!!!!!!!! Que pena que tem tanta gente ignorante na internet e que pena que qualquer um pode se meter a escrever tanta merda.Tomara que vc nunca fique doente, porque muitos milagres acontecem sim, mas só para quem cre!!!!!

      • Marli,
        .
        normalmente eu não aprovo a publicação de comentários de tão baixo calão como o seu. De que adianta crer em milagres e tratar o próximo a quem você deveria amar com tanta agressividade, verborragia e ofensa? Talvez, antes de falar sobre os milagres de Deus, fosse bom você ler sobre o fruto do Espírito, ler Tiago, ler o Sermão do Monte, ler 2Tm 2.23-26…
        .
        Se tudo depende do que você acredita, como você diz, lhe faço um convite: ordene que uma formiga seja lançada ao mar apenas com a tua fé. Nem estou propondo um monte, proponho só uma formiguinha, bem pequenininha e levinha. Aí vamos ver se a teologia do “eu mando em Deus” funciona mesmo.
        .
        A propósito, eu acredito, sim, nos milagres que Jesus fez. Acredito que ele faz milagres hoje. Mas também acredito na soberania de Deus, aquela mesma soberania que NÃO tirou o espinho da carne de Paulo, que NÃO curou Timóteo de suas constantes enfermidades, que NÃO livrou Estêvão da morte, que NÃO livrou os primeiros cristãos de serem lançados aos leões. E sabe por quê? Porque a Bíblia não é só formada por pedaços, ela deve ser entendida integralmente. E isso, minha amiga, parece que você não entende.
        .
        Um abraço.
        .
        PS. Quando sua fé lançar a formiga ao mar, me avise. Até lá, ficarei com a Bíblia.

      • Leonardo Homsi Birolli disse:

        Que bom ter achado esse texto na internet. Estou muito triste com uma doença que está abalando um membro da minha família. Obrigado por publicar seu pensamento que me ajudou muito ter um pouquinho de conforto.
        Não ligue para os comentários grosseiros como o dessa “Marli”. Continue postando o que vc pensa sim, estando certo ou errado temos liberdade de expressão, e tenho certeza que vc trouxe conforto para muitas pessoas.
        OBRIGADO Maurício !!!

  2. Regina Parreira Henriques disse:

    Uma excelente reflexo Maurcio!!!

    Que Deus continue abenoando a sua vida!

    Regina Henriques

    • Oi, Regina,
      .
      fico feliz que te edificou.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

    • Vida eterna. Para refletir.

      Por mais interessante que possa parecer, esse viver eternamente pregado pelas religiões cristãs não seria bom para ninguém. Se nossas vidas fossem sem fim, eternas, para sempre, por melhor que fossem fatalmente se tornariam cansativas e enfadonhas. Quem está almejando vida eterna, certamente não parou para pensar com a razão na dificuldade que é viver para sempre. Tudo nas nossas vidas tem que ter um final, pois coisa eterna sem um ponto de chegada seria assustadoramente inconcebível. As religiões usam este argumento de eternidade da alma, mais para amenizar o medo da morte que é inerente a todos nós.

      Paulo Luiz Mendonça.

      • Paulo,
        .
        se você considerar que a vida eterna será igual à vida terrena seu argumento é válido, pois, como diz a Bíblia, esta vida é só “canseira e enfado”. Porém a perspectiva da eternidade é de algo absolutamente novo, sem paralelo com esta existência. É como querer comparar – com as devidas proporções – nossa vida no ventre materno com a vida pós-nascimento. Ambas são vida, mas as realidades são enormemente distintas.
        .
        Um abraço,
        mz

      • Adão disse:

        Paulo é verde que muitas coisa não compreendemos, mas, isso não significa que aquilo que não compreendemos não exista.
        Por exemplo: A NASA Usando o telescópio espacial Hubble, astrônomos encontraram a galáxia mais distante já vista no Universo e a galáxia brilhante bate recorde de distância, e encontra-se a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra, na direção da constelação da Ursa Maior.
        Um Ano-luz é uma medida de comprimento que corresponde à distância percorrida pela luz em um ano. “Isso significa, aproximadamente, a 9,5 trilhões de quilômetros”, explica o físico Charles Bonatto, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
        Agora tente imaginar, calcule o número aproximado 9,5 trilhões multiplicado por 13,4 Bilhões, que é a galáxia mais distante encontrada. O resultado vai dar números astronômicos, …..inimaginável para nós, não….???!!! vai além de qualquer imaginação, mas isso não significa que não exista, só não conseguimos compreender.
        Olhe no dicionário a palavra “INCRIADO” ESSE SIM SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRÁ,
        E ELE É A FONTE DA VIDA Salmos 36:9 E ele lançou a luz a sua primeira criação, chamado de primogênito e unigênito e por meio do unigênito todas as coisas tanto no céu como na terra foram criada, mas, quem é a fonte da vida o INCRIADO, ISTO É, O DEUS TODO-PODEROSO, ele não morre. Mas o homem é feito do elementos químicos que há natureza ou PÓ como diz a narrativa que conta a historia da criação em Gênesis, é mortal. E o DEUS TODO-PODEROSO, ou seja, יהוה deixou claro que o homem morre e não era imortal e GÊNESIS 2:17, mas, quem tenta passar a ideia que o homem não morre e tem uma alma imortal é mentiroso e este é o inimigo de do Deus todo-poderoso, veja em Gênesis 3:4 essa mentira sendo disseminada que o ser humano não morre como que tendo uma alma imortal. O problema é que muitos usam a Bíblia para afirmar isso, que existe uma Alma imortal, mas, a Bíblia em Ezequiel 18:4 mostra que a alma que pecar essa é que morrerá.

  3. Mery disse:

    Texto edificante,aprendi isso a duras penas com a doença de meu pai,agora estou fortalecida,compreendo que antes que meu pai ficasse doente,eu e meu irmão eramos distantes,isso nos aproximou muito e hoje somos melhores amigos,e percebi o quanto ele é importante para mim
    Deus tem os seus meios de nos alertar ,mesmo na dor Ele está conosco e nos mostra quanto Ele nos ama.

  4. Beth disse:

    Paz, Maurício!!

    Que belo texto. E veio em ótimo momento para mim. Acabei de perder minha tia. Partiu para a Glória aos 69 anos. A minha prima está inconformada com Deus, falou que vai largar tudo: Deus, igreja, fé… Esse texto será de grande valia para ela.

    Paz!!!

    • Olá, Beth,
      .
      oro ao Senhor que sua prima compreenda que isso faz parte da vida. A despeito do que desejamos, nossos amados não vivem para sempre, nenhum deles.
      .
      Abraço carinhoso, em Cristo,
      mz

  5. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Bravo!

    Abraço!

    MJ

  6. Vania Vianna disse:

    Muito claro e bíblico seu post. Continuo sendo muito edificada através de suas palavras, que trazem “cura” para muitas de nossas enfermidades. Deus te abençoe!!!

  7. Sofia disse:

    Explicativo, claro e verdadeiro….a doença é um modo de saber que Deus ainda se importa conosco …Pois ainda quer falar algo pra nós e o mais importante: nos salvar!
    Deus continue abençoando sua vida Maurício!

    • Olá, Sofia,
      .
      fico feliz de saber que você compartilha dessa visão, mana.
      .
      Te desejo bênçãos em dobro,
      mz

    • Desconhecida. disse:

      Oi!
      Não sei se você ainda lê os comentários aqui… Mas eu estou passando pelos piores momentos de minha vida. E tem sido muito difícil.
      Eu não sou uma pessoa perfeita, erro muito. Mas também não sou um monstro… Sempre tive fé, sempre orei, lia a Bíblia desde a pré adolescência, sempre conversei com Deus.
      Sou uma pessoa introspectiva, tímida. Nunca namorei, nunca beijei, minha vida se resume a estudar.
      Assim, por conta dos meus estudos, acabei ficando com pouco tempo: minhas aulas são integrais, então quando volto da aula, estudo, às vezes até cair no sono e dormir… Dessa forma, acabei parando de orar, até porque minhas orações costumam ser longas, então acabei não conseguindo conciliar. Embora eu acredite que sempre dá para arranjar um tempo para Deus (temos tempo para mexer no celular, ficar vendo futilidades na internet, etc, então não há justificativa).
      Enfim. Há cerca de 2 anos, num belo dia, comecei a ter problemas gastrointestinais… E um deles foi um enjoo eterno, enjoo esse que não passa. Tomo o remédio, fico uns 40 minutos sem náusea e logo depois ela volta. Acordo com ele, durmo com ele. Observação: eu sempre tive FOBIA de vomitar, medo mesmo… Assim, imagine sentir isso por meses. Tem sido uma tortura comer querendo vomitar (ainda mais que não posso deixar de comer, pois sou bem magra).

      Fiz vários e vários exames e duas cirurgias. Uma delas foi a cirurgia de refluxo, a qual tem como efeito colateral a impossibilidade de vomitar. Ou seja, não posso nem aliviar meus enjoos vomitando. É agoniante.

      Continuo sentindo esse sintoma (entre outros problemas gastrointestinais). Não sei o diagnóstico e nem os médicos parecem saber e muito menos levar a sério. Estou buscando soluções e diagnósticos por conta própria, me entupindo de anti-eméticos todo dia, para conseguir ter um pouco de paz.

      Choro todo dia, passo mal todos os dias. Pergunto incessantemente a Deus: “Por que?”, imploro pela cura, pela resposta…Peço forças.

      Enfim. Depois de tanto sofrer, tenho pensado em tirar minha vida. Não sei o que Deus tem tentado me ensinar, mas eu simplesmente não consigo mais… Não tenho vontade de acordar no dia seguinte, não tenho vontade de viver mais um minuto.

      Jamais deixarei de acreditar em Deus… Mesmo que ele não me traga a cura. Porém, peço perdão por não conseguir carregar essa cruz. Já pedi a Ele que me tirasse a vida…
      Bom, no momento, tenho algumas hipóteses diagnósticas que quero excluir. E se não conseguir um diagnóstico ou melhora, não sei se estarei mais aqui.

      – Espero que sua irmã tenha vencido o câncer.

      • Liz disse:

        Não Disista e não limite sua dor somente nesse mundo. Continue firme em Deus

  8. silasbraz disse:

    Deus abençoe muito e te proteja Maurício. Seu textos são profundos e eu me delicio lendo-os, e me inspiro também. Valeu!

  9. solange disse:

    Bom dia ,querido irmão!
    Então….Porque é preciso que aconteça determinadas coisas para nossa ficha cair né .Quem passa ou passou por isso acaba descobrindo pela força do ESPIRITO SANTO o porque e para que isso aconteceu.Nunca mais seremos os mesmos, mais com certeza seremos bem melhores.
    É Uma experiencia tremenda,que gera todos os sentimentos, surpresa,dor,angústia,ansiedade ,ai quando vc se coloca aos pés do SENHOR e ouve o que ele quer te ensinar e conserta o relógio que estava com defeito, nasce uma esperança, a fé se renova e vamos á luta.
    A Luta não acaba nem quando recebemos o diagnostico de que : Você está curada.pois a manutenção e vigilância é de no minimo 05 anos. Como em nossa vida com DEUS se não tivermos nosso devocional diario não somos renovados.
    Sei o que nossa irmã esta sentindo, o que você sente, e o que os que estão em volta dela sente, o que a igreja sente.
    Somos irmãos e sorrimos com quem sorri e choramos com quem chora.
    Mais há um propósito em tudo isso com certeza e tudo acabara bem sempre, porque DEUS nos ama e quer o melhor para nós.
    Abraços.
    A paz de CRISTO.

  10. Monick disse:

    A Paz do Senhor,

    Costumo dizer que minha família é perseguida. (Claro que estou exagerando).

    Minha irmã mais velha sofreu há 22 anos com uma doença nas mãos, cada médico que ela ia dizia uma coisa diferente, mas ano passado o médico dos médicos marcou uma consulta com ela e para a glória de DEUS ela recebeu cura.
    Um ano se passou e novamente, ela sofreu com suas mãos só que dessa vez era diferente, do dia para noite sua mãos incharam, apareceram bolhas contendo pus, contamos com a oração do meu Pastor, moramos em Brasília e ela na Bahia, mas DEUS é DEUS de longe e DEUS de perto. Tenho aprendido isso e através da graça de DEUS ela recebeu a cura.
    (Tenho fotos se quiser ver o milagre) Esse DEUS é maravilhoso.

    Lembro-me muito bem de quando era pequena, minha mãe sempre pedia pra eu massagear suas pernas, pois sentia dores, sentia dormência, por ser nervosa ela adquiriu uma companheira à gastrite.
    Ela ainda tinha um desvio na coluna e tinha dias que não levantava da cama, desde que me entendo por gente a lembrança que tenho da minha mãe infelizmente é fumando, esse mal a levou a morte.
    Mas glórias entoou ao SENHOR pois, no leito de morte JESUS alcançou o coração da minha mãe e a salvou.

    Hoje com 27 anos me encontro sentindo dores e dormência na perna, igual minha mãe.
    Sinto fortes dores de cabeça, e depois de passar mal a ponto de não conseguir falar, o médico me diagnosticou com enxaqueca e ainda ressaltou não tem cura, passou um remédio que no começo me deixava dopada, e disse que se não melhorasse eu voltasse para fazer um tratamento, sinceramente não melhorou ainda tenho crises, mas me assustei com o tratamento, e nunca mais voltei.
    Eu sei que diante de meus olhos não tem cura, mas costumo dizer que se DEUS quiser todas as enfermidades serão curadas, mas tenho convicção de que se ELE não quiser com ajuda do Espírito Santo seguirei rumo à salvação.

    Poderia passar horas falando sofre as atribulações que nós sofremos, mas não fui chamada para contar derrota, creio que através das experiências vividas, DEUS fortalecer aquele que está deprimido.
    Quero apenas ressaltar que a minha mãe, depois de sofrer não só com doenças, mas com frustrações da vida, DEUS a resgatou, quando eu pensei que tudo estava acabado, quando pensei que eu tinha perdido, DEUS me fez ganhar e hoje ela descansa em DEUS.
    Minha irmã depois de tanto sofrer, reconheceu que só existe um DEUS, abandonou a seita da qual fazia parte, entregou sua vida a JESUS e hoje é um milagre ambulante do DEUS VIVO.
    E eu esquecida em um canto qualquer, só mais uma, sem muita expectativa, filha caçula, aquela que brincava de ser crente. DEUS me tirou do meio da minha família e sozinha fui para Brasília, me tratou, me amassou, quebrou e para glória de DEUS hoje faço parte do Corpo de Cristo, sei que tem muito para aprender mas levantar era o que eu precisava.

    PS: Perdão pelo texto era pra ser breve.

    • Oi, Monick,
      .
      não tem do que pedir perdão, mana, que bom que você abriu seu coração.
      .
      Oro a Deus que Ele traga cura a ti e te sustente nos momentos de dor. Que seja feita a vontade dele em tua vida, sempre.
      .
      Apesar do sofrimento, vejo o quanto o Senhor usou as doenças para ensinar a sua família. Um aprendizado precioso, embora dificil. Que você consiga sempre passar adiante tudo o que aprendeu e, assim, edificar vidas e glorificar o Senhor.
      .
      Abraço carinhoso, no amor maior que nos une,
      mz

  11. Juliana disse:

    Maravilhoso, tocante!
    Tenho comigo também que toda doença, por mais sofrível e dolorosa, é matéria de grade na escola de Deus. Na dor meditamos, nos colocamos em nosso devido lugar… É bobagem, mas sofro de rinite alérgica e, por coisas simples já entro em fase aguda. Alguns irmãos, incluindo os da família vivem dizendo que tem alguma coisa errada comigo, do tipo como se eu estivesse “vivendo debaixo do erro” pois “não era de Deus viver assim”…
    Mesma coisa quando tive pedras na vesícula e precisei operar… qual o problema? Grande problema para alguns irmãos, que acharam que não tive fé o suficiente para Deus tirar as pedras de lá e assim, evitar uma cirurgia.
    Apesar de tudo, esses dizeres nunca me abalaram, pois entendo essas coisinhas da vida assim como expressado no texto. Creio claro que o Senhor cura, mas quando Ele quer… se for necessário para a minha alma, Ele sabe…
    No mais, grata por esse texto… usarei como tema para a EBD nesse domingo.
    Abraços…

    • Oi, Juliana,
      .
      fico feliz de ver sua maturidade espiritual, mana. E fico contente de saber que o texto abençoará os irmãos da tua igreja.
      .
      Que o Senhor olhe com carinho para tuas doenças, te restaure e dê forças.
      .
      No amor de Cristo,
      mz

  12. Juliana disse:

    Maravilhoso e extremamente genuíno!
    Me fez lembrar um grande amigo, que teve um câncer na perna, por conta da doença ele conheceu uma enfermeira cristã que pregou para ele e então ele se entregou pra Cristo (lembro do batismo dele com lagrimas nos olhos, foi um momento único). Deus o curou, fazendo com que toda a família dele aceitasse Jesus, pois puderam crer por meio desse milagre. Pouco tempo depois, foi diagnosticado um câncer no pulmão, então Jesus o recolheu. A principio, tudo foi muito difícil para nós, mas hoje sabemos que ele está na glória com o Pai, o que é infinitamente melhor do que estar aqui. Muitos se perguntaram, porque Deus o havia curado do câncer na perna e permitido que ele voltasse no pulmão? Sei que muito maior que a cura, foi a salvação do meu amado amigo!
    Deus te abençoe Maurício!

  13. Felipe Souza disse:

    Bom dia!!

    Mauricio, esse post apareceu na hora certa meu brother. Sou uma pessoa que depois do acidente eu acordo e vou dormir com dor praticamente todo dia, mas no meu caso isso é necessário.

    Se a minha dor desaparecer eu vou acabar esquecendo do nosso Pai, a cada dor que tenho eu dou risada e vejo como Deus foi bom comigo, ele APENAS me deixou com dores diárias para lembrar dele e ele podia ter me deixado numa situação fisicamente pior, poderia ter me deixado sem uma perna, sem os movimentos das pernas e por aí vai…

    Como já te falei que em um culto falou tanto de uma “nova vida” e pensei em vc sempre que falava isso e nesse dia Deus foi claro comigo falando para escrever exatamente o que aconteceu comigo e mandar pra pessoa que eu lembrava nesse dia e essa pessoa é vc meu brother.

    Minha história está praticamente pronta, com fotos de tudo que passei.

    Queria saber se tem algum e-mail que posso estar encaminhando isso pra vc, e só mais uma coisa brother, se hj estou no caminho do senhor 90% dessa caminhada ate eu chegar a igreja foi um blog da internet que fez isso, esse blog APENAS me mostrou o caminho rs

    Fique na paz meu querido, que Deus continue te abençoando sempre!!

  14. Alex Costa disse:

    Paz Maurício, maravilhoso texto, gostaria de sua autorização para publicar em meu blog citando claro a fonte e autoria. Me lembro do filme “Corajosos”, quando o personagem principal perde sua filha de 9 anos, daquela dor tremenda, ele toma uma resolução que impacta sua vida, de seus amigos e de muitas outras pessoas´. É a escola de Deus, parabéns mais uma vez pelo post.
    Abraço;

    Alex Costa

  15. Dayana disse:

    Lendo seu texto, me fez refletir que diante das adversidades, sejam elas quais forem, geralmente ficamos ansiosos pelo o que Deus pode fazer: Será que Ele vai curar, livrar, suprir,etc. Mas, dificilmente inclinamos o coração pra buscar a aprender e entender aquilo que Deus quer que vejamos diante das lutas, Jó, é um exemplo clássico disso. Tenho o seguinte pensamento, se Deus não poupou o seu Filho para que nós fossemos resgatados por sua graça, porque hoje Ele nos pouparia da adversidades, se são elas que muitas vezes nos levam a olhar para Ele? Li uma frase que diz assim: “Deus não muda as circunstâncias, porque Ele está usando as circunstâncias para mudar você”, Quem não já não passou ou ouvi alguém declarar que depois de uma grande luta, se sentiu mais fortalecido na fé, mas edificado em Deus? Também acredito que só podemos aprender a viver contente em todas as coisas como o Ap.Paulo declarou, se nos permitirmos ser exercitados por ela. Desejo cura para essa irmã, que o Senhor seja com ela! Aproveitando o assunto, há quase 05 anos perdi duas irmãs em Cristo, mãe e filha, a filha padecia de câncer no útero e estava fazendo tratamento de quimioterapia, a mãe sempre estava ao seu lado, ambas morreram em um acidente de carro, quando voltavam de mais uma sessão de quimio, só que, bem antes da filha ser diagnosticada com câncer, mãe e filha não tinham um bom relacionamento, e foi através dessa enfermidade que os vínculos de mãe e filha foram restaurados, enfim, a enfermidade transformou uma inimizade em uma grande amizade, ao ponte de a mãe declarar dois dias antes do acidente, que se Deus levasse a filha dela, que a levasse também, e assim foi. Abrç, graça e paz!

    • Olá, Dayana,
      .
      você já pensou em criar um blog? Seus comentários são sempre tão pertinentes que acho você muito capacitada para edificar muitas vidas com aquilo que Deus põe em teu coração. Pense nisso.
      .
      Com carinho, o mano,
      mz

  16. Rita G disse:

    Prezados,

    Entendo que tudo que passamos seja em sofrimento ou alegria tem um objetivo. As vezes é pela dor que nos fazermos mais humildes, outras, é perceber a existência do próximo e nos fazer enxergar o quanto somos suscetíveis a qualquer coisa e iguais uns aos outros…perante o Senhor.
    Mas tem uma algo que me intriga e me deixa perplexa…… é perceber o quanto o sofrimento de uma pessoa é capaz de muda e transformar tantas outras…
    Assim, quando vejo alguém doente, sofrendo.. penso!!!!! “que contradição” quanto este sofrimento está ajudando a mudar parte da sociedade…. isso é perfeito!!!
    Mas qual o motivo de só crescermos na dor!!!!

    Acredito que esse é o propósito de Deus Pai…

    Bons dias para todos!!!!

    • Olá, Rita,
      .
      não penso que só cresçamos na dor, mas que ela é um bom fermento espiritual, com certeza é.
      .
      Obrigado pela sua reflexão, muito ponderada.
      .
      No amor de Deus,
      mz

  17. Greize disse:

    Na semana do dia das mães em que sofro da saudade dela e minha avó(foi idade) que faleceram no mesmo ano, este texto veio em boa hora,dói demais.Quando é doença então…

    Preciso urgentemente mudar minhas perguntas e orações.Vi minha mãe partindo mas meu sobrinho foi curado, ambos sofreram de Câncer.Deus é Deus.Só Ele sabe.Sabe da minha cura e eu preciso orar certo para saber algumas coisas que vão me ajudar mais.

    Que Deus abençoe a irmã que esta com câncer em da sua igreja, é uma doença que devasta demais para quem passa e quem esta perto.Deus seja com ela e a Igreja também.
    Abraços
    Greize

    • Oi, Greize,
      .
      receba meu carinho pela sua mãe e sua avó. Que toda dor pela perda se transforme logo em uma gostosa lembrança.
      .
      Fico feliz que o texto tenha vindo em boa hora. Se te levou a repensar perguntas e orações já valeu a pena escrevê-lo.
      .
      Abraços, na paz de Deus,
      mz

  18. gerson celestino disse:

    Valeu …

    ________________________________

  19. Jacy disse:

    Paz, querido mano! 🙂

    Uma reflexão muito coerente e animadora, principalmente no que diz respeito a fé, já que Deus é sempre Deus e Deus é sempre bom!
    Em meio a tempestade ou na calmaria, Ele é Deus.

    Abração! 🙂

  20. roberto disse:

    Deus cura qdo ele quer, e a nos so cabe aceitar, um dia a morte vem pra todos, ninguem será eterno neste mundo, uma noticia que me entristeceu que vi na net, de que na Somalia de outubro de 2010 a novembro de 2012, 133 mil crianças de 0 à 5 anos morreram de fome, aí eu pergunto meu Deus porque? hj em dia eu nao oro mais, mas eu ja questionei a Deus, como posso orar a ele e pedir alguma coisa, se do outro lado do mundo tem crianças morrendo de fome? eu nao sou melhor do que elas e ninguem é, e pq isso acontece? isso dói, pelo menos em mim.
    Leia a noticia pra vc ver: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-mortes-provocadas-pela-crise-de-fome-na-somalia
    Hj mesmo eu tenho sindrome do panico e nao peço mais pra Deus me curar, mas qdo era cristao eu sempre pedia, mas hj em dia me acostumei com a doença, posso levar uma vida quase normal, nao esquento mais com isso, um forte abraço pra vc e a todos aqui.

  21. Lucelio Silva disse:

    Graças a Deus Pai, por sua vida e por suas encorajadoras e bíblicas mensagens, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo !

  22. Graça e paz meu amigo .

    Falar sobre dor é complicado, mas quando nos compadecemos com o enfermo creio que algo diferente acontece. Jesus nos ensina esse principio:

    Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”. Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado. Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo?” Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês. Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”. Mt 17:14-21

    Então os discípulos de João vieram perguntar-lhe: “Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não?” Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão. Mt 9:14,15

    Não sei se consegui explicar , mas quando nossa alma é afligida, nos compadecemos da dor e quando oramos creio que podemos mover montanhas que só a fé é capaz.

    Quando sei de pessoas acometidas por uma enfermidade, sofro também, ainda mais se tenho amizade, mas sofro também, sinto uma dor quando vejo um vídeo como esse que segue o link.
    Assistir esse vídeo me fez chorar a alma, e perceber como o Brasil ou melhor nós brasileiros estamos tão longe de Deus.

    Forte abraço amigo.

    RG

    • Oi, Rodrigo,
      .
      Finalmente consegui chegar ao seu comentário! Ufa.
      .
      Obrigado por compartilhar essas realidades bíblicas. Sem duvida a fé e a compaixão devem fazer parte de todas as nossas oracoes, ainda mais as que pedem cura. Só nunca podemos nos esquecer de dizer no final: “Porém seja feita a tua vontade e nao a minha”, pois acima de qq uma das virtudes vem a soberania de Deus.
      .
      Obrigado pelo carinho de sempre, mano. Abraço grande, na paz do Mestre,
      mz

  23. Seliana Maria Santos Perrotta disse:

    Oi Maurício,

    Reflexão brilhante. Deus falou ao meu coração profundamente.
    Bjs!

  24. sidnéia g. de oliveira disse:

    DEUS É MARAVILHOZO,E COM CERTEZA SEMPRE ESTA NOS EXORTANDO E ENSINANDO SOBRE SUA GRANDEZA!!! QUE ENCINAMENTO!!
    QUERIDO IRMAO,GOSTARIA DE PEDIR PARA VOCE, SEM QUERER ABUZAR DA SUA SABEDORIA E DO SEU PRECIOZO TEMPO,QUANDO VOCE PUDER,POSTAR UMA REFLEXÃO SUA SOBRE “SUICIDIO”… POIS EM MINHA FAMILIA TEM ESSE CASO COM UMA PESSOA QUE VIVIA LENDO E FALANDO DA BIBLIA…
    MUITO TRISTE ISSO!! UM GRANDE ABRAÇO

  25. LUCIA HELENA disse:

    Texto edificante irmão,muito me alegro quando vejo pessoas que de uma forma ou de outra contribuem para o reino de DEUS.O SENHOR nunca nos prometeu uma vida de facilidades,mas disse que nunca nos deixaria e que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos,e disso podemos ter certeza.Quanto às enfermidades acredito que aprendemos muito com elas,talvez não seja a melhor das formas,mas muito eficaz… Sabe irmão como já mencionei antes vivo um casamento em jugo desigual,tantas são as adversidades que minha vida emocional mais parece uma montanha-russa,isso me ocasionou alguns disturbios fisiológicos.Ano passado passei dias muito difíceis em relação à minha saúde,após passar por vários médicos até ter o diagnóstico definitivo dado por um gastro que me disse que tenho SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL,e até então nunca tinha ouvido falar,me disse que não tem cura e o tratamento é paliativo,nos dias de crise sinto fortes dores abdominais,enjoo, não consigo me alimentar direito e não posso mais comer de tudo como antes .Sei que DEUS pode me curar com uma unica palavra,não descobri ainda qual o propósito desta enfermidade,mas tenho pedido ao SENHOR que me dê mais paciencia,calma,e que me ajude a controlar minhas emoções ,embora esta enfermidade seja fisiológica tem um fundo emocional.EM suma,todos nós passamos por momentos difíceis,penso que a grande diferença e o que vamos aprender com eles…Que JESUS o abençoe e para a irmã da sua igreja muita coragem fé e esperança.Um grande abraço!!!

    • Olá, Lucia,
      .
      oro ao Senhor por tua saúde, por tua família, pela salvação de teu marido e por tudo mais que envolve a tua situação. Em tudo Ele é contigo, que nunca te falte essa certeza.
      .
      Abraço carinhoso, do mano,
      mz

  26. jose mateus disse:

    apaz do senhor irmão,DEUS e supremo e rejer todo o universo e a nós a confusão de rosto,e sua graça nos basta

  27. Alexandre disse:

    Mauricio,
    Penso um pouco diferente de vc, Deus não trata ser humano nenhum com doença e não se alegra com o mal de ninguém.
    Claro que eu entendo que todos podem ficar doente, mas isso não foi o projeto de Deus em nenhum momento da historia,tudo começou no pecado do edem.
    A morte e a doença vieram do pecado de adão e Eva, único ser que se alegra com o mal é o inimigo de nossas almas que trabalha 24 horas para destruir o ser humano, porém Jesus veio para desfazer as obras do inimigo.
    Se vc não crer em isaias 53 literalmente eu respeito muito sua opinião mas no novo testamento tem uma porção de passagem que mostram Deus sendo glorificado primeiro na Salvação e depois na cura física.
    Deus em nenhum momento quis que Jó ficasse doente ele permitiu sim, pois foi desafiado por satanas e na boa, NINGUÉM pode desafiar o ETERNO.
    E desse momento eu se juntarei com com vc e sua igreja intercedendo por essa irmã que está com essa doença terrível.
    Eu crei que o senhor pode mudar a historia dela.
    Fique na paz
    Deus te abençoe.

    Alexandre.

    I

    • Querido Alexandre, oi,
      .
      Respeito sua visão, mano. Mas nao se pode formular uma doutrina por uma passagem da Biblia. Como Isaías 53 explica a mão de Moisés leprosa no episódio da sarça ardente? Foi o diabo quem fez aquilo? E a lepra de Miriã, foi o diabo? Como você explicaria as inúmeras passagens na época do Éxodo aos cativeiros babilônico e assírio em que a Biblia afirma explicitamente que Deus mandou pragas sobre o povo (como, por exemplo, 1 Crônicas 21:14: “Então, enviou o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens”. Ou Deuteronômio 32: “19Viu isto o SENHOR e os desprezou, por causa da provocação de seus filhos e suas filhas;20e disse: Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são raça de perversidade, filhos em quem não há lealdade.
      21A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com seus ídolos me provocaram à ira; portanto, eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo; com louca nação os despertarei à ira.
      22Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno, consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes. 23Amontoarei males sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles. 24Consumidos serão pela fome, devorados pela febre e peste violenta; e contra eles enviarei dentes de feras e ardente peçonha de serpentes do pó. 25Fora devastará a espada, em casa, o pavor, tanto ao jovem como à virgem, tanto à criança de peito como ao homem encanecido. 26Eu teria dito: Por todos os cantos os espalharei e farei cessar a sua memória dentre os homens, 27se eu não tivesse receado a provocação do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, para que não digam: A nossa mão tem prevalecido, e não foi o SENHOR quem fez tudo isto.”).
      .
      Mano, você naturalmente já leu a Biblia inteira encobertou as muitas e muitas passagens em que Deus afirma explicitamente que mandou doenças sobre o povo. Lembra do episódio da serpente de bronze? Quem enviou as serpentes abrasadoras foi Deus ou o diabo? Quem feriu Geazi com a lepra de Naamã, Deus ou o diabo? E poderíamos seguir dando mais e mais exemplos. Moção ficou estéril como punição de Deus ou do diabo? Moisés foi proibido de entrar na terra prometida porque o diabo o impediu ou porque Deus exerceu sua justiça? E por ai vai.
      .
      Creio que temos de começar a olhar para Deus pelos olhos da Bíblia e nao pelo que eu ou você achamos ou o que um ou outro pregador dos ensinou. O que está na Biblia está na Biblia.
      .
      Com carinho, te abraço,
      mz

      • Alexandre disse:

        Olá querido irmão zagari,

        Muito obrigado pelo seu retorno, porém todos os acontecimentos que vc citou sim foi Deus quem fez mas na velha aliança, isaias 53 é uma profecia a respeito de Cristo, Me diga uma passagem que Jesus colocou doença em um ser humano, ou até mesmo um apostolo.
        A biblia diz que jesus é a expressão exata da vontade do pai, ou vc acha que a sua irma que está com essa terrível doença foi Deus que colocou nela?
        Interessante que na Bíblia Jesus curou todos os que chegaram até ele e pediram por sua saude
        só não fez mas porque não havia fé naquela cidade.
        Isaías 61 diz o senhor me ungiu para pregar as boas novas aos quebrantados, enviou-me para curar.
        Paulo diz Tem algum inferno entre nós, chame os presbíteros da igreja e a oração da fé curará o doente.
        Se fosse Deus que tivesse colocado essas doenças nas pessoas, Jesus e os apostolos trabalhavam contra, pois até a sombra de pedro curava.
        Precisamos entender as épocas que as coisas aconteceram, na velha aliança quem cometia adultério era apedrejado até a morte.
        Hoje quem comete adultério e se arrepende é digno do reino dos céus.
        É muita diferença.
        Irmão é apenas uma discordancia teologica porém te amo em Cristo.
        Que Deus te abençoe querido irmão

      • Alexandre, meu irmão,
        .
        respeito tua opinião.
        .
        Deus te abençoe muito e a cada dia mais,
        mz

  28. Raphael Oliveira disse:

    Mauricio Zágari,

    É a primeira vez que escrevo em seu blog, porém já acompanho faz tempo as suas postagens (muito boas e esclarecedoras).

    Tenho passado um período difícil na minha vida, pois meu pai há 7 anos convive com uma doença incurável, conhecida como Mal de Parkinson. Essa doença piora gradativamente, não há melhoras, mesmo com tratamentos e remédios.

    Tenho ido constantemente a igreja com minha noiva, e lá constantemente eles dizem que Deus cura. Que é só ter fé. Dizem também, como você disse no texto, que tudo isso vem como aprendizado.

    Vamos levar em consideração o seguinte: Jó ficou doente, aprendeu sobre o propósito da doença e ficou curado, certo? Mas em relação ao meu pai? Vamos dizer que ele aprenda sobre a doença, sobre o propósito de Deus nisso. E depois? Mesmo tendo aprendido ele irá morrer, pois não há cura para o Parkinson (você já viu alguém ser curado de Parkinson ou Alzheimer?).

    Mesmo depois de aprender, o destino do meu pai, com essa doença será a morte, sem cura alguma. E a morte ensina? Tenho aprendido que o morto nada faz. Não aprende, nem se arrepende, tão pouco poderá ser salvo por ações depois da morte.

    Então por que, mesmo depois do aprendizado, mesmo assim continuamos doentes?

    Me pergunto também por que tanta coisa ruim acontece com inocente. Dizem na igreja que Deus protege ativamente, mesmo nos dias de hoje, mas, a cerca de um mês atrás, uma criança de 9 anos, passando por uma praça aqui de Recife, escorregou e antes de cair no chão segurou em um poste. Para azar dele, o poste lhe deu um choque e ele morreu eletrocutado. Por que? Ele fazia parte do grupo de louvor, cantava na igreja e tinha apenas 9 aninhos.

    Sei que todos temos que morrer, sei que um dia meu pai vai morrer também. Não quero que ele viva para sempre, mas queria sim ter uma experiência com o senhor. Ter essa grande experiência que somente ele pode me dar, visto que nenhum remédio desse mundo irá curar.

    • Raphael, olá,
      .
      primeiro receba meu carinho e minha solidariedade pela situação de seu pai. Sei que é difícil e peço a Deus que fortaleça a toda a sua familia nessa hora.
      .
      Mano, infelizmente as respostas às suas perguntas estão ocultas no coração de Deus. Existem enfermidades que ocorrem para o fim da vida (não sei como será com seu pai, só o Senhor pode dizer). Veja que Jesus ressuscitou Lázaro mas não resuscitou o próprio José, seu pai adotivo, por exemplo. Porque havia chegado o momento determinado pelo Senhor para que José partisse. O mesmo ocorre com todos aqueles que Jesus não ressucitou, pondendo fazê-lo, ao longo de seus 33 anos de vida. Ele não disse ao ladrão da cruz que ele seria ressuscitado pela sua fé, mas que, de fato, morreria. O porquê de cada caso é uma decisão da soberania divina.
      .
      Tome cuidado com essa doutrina de “é só ter fé e será curado”. Isso não é uma verdade bíblica e machuca demais aqueles que nisso creem mas não são curados ou não veem alguem querido ser curado.
      .
      Você pergunta “por que, mesmo depois do aprendizado, mesmo assim continuamos doentes”. Raphael, eu adoraria saber a resposta para isso. Tenho uma doença incurável há 17 anos, tenho fé, já aprendi muitas coisas, me aproximei de Cristo por essa razão e… Deus não me curou. Os propósitos dele nisso eu não sei. Mas sei que ele continua sendo Deus. Temos de glorificar e amar Deus independentemente de ele nos curar ou não. Isso foi uma das coisas que aprendi. Citando o livro de Jó, que vc mencionou, lembro sempre que, logo depois de saber que quase toda a sua familia tinha morrido de forma terrivelmente tragica, ele diz: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “. (Jó 1:21). Creio que esse é o caminho: entendermos que Deus é soberano sobre nossa vida e sobre a de nossos amados e, aconteça o que acontecer, devemos louvá-lo.
      .
      Sobre a salvação de seu pai, sugiro que você leia Romanos 9, a partir do trecho que diz que Deus amou Jacó e aborreceu Esaú. Por que ele exerce sua soberania como exerce? Não sei. Ele é injusto por isso? Não, não é. Somos barro, ele é o oleiro. Em tudo o que ocorre, ele segue sendo bom, sendo amor e sendo o Caminho. Disso eu tenho certeza, mano.
      .
      Oro por seu pai, por você e por toda a sua família. Que Deus traga paz e resposta às suas perguntas. E que, se elas não vierem, você continue louvando o Senhor e reconhecendo sua bondade.
      .
      No amor de Cristo te abraço,
      mz

      • Raphael Oliveira disse:

        Obrigado pela atenção Mauricio.

        Seu blog é realmente uma bênção para aqueles que acessam. Cheguei a ele através de pesquisas no google, onde eu procurava saber cada vez mais sobre Deus. Agora a cada nova postagem, lá estou eu acompanhando e aprendendo cada vez mais.

        Sabe, às vezes me machuca os pastores afirmando que Deus cura isso e aquilo (exemplo mais dado é que cura o câncer), porém isso me leva a pensar: Será que Deus só cura doenças curáveis??

        Enfim, não gosto de pensar desta forma e acredito que o bem maior que Deus pode nos dar é a salvação. Porém gostaria de ter uma experiência incontestável, na qual pudesse utilizar para levar a palavra do Senhor a mais pessoas, mesmo as mais céticas (estas não se comovem facilmente).

        Não me preocupo apenas com minha salvação, mas sim com a de todos que amo (incluindo amigos). Alcançar mais almas, assim como você faz. Sinto que a maioria das pessoas são carentes de Deus, mesmo aquelas que se chamam ateias. Sinto nessas pessoas a falta de provas com tudo que é pregado por pastores, ou padres, de qualquer igreja.

        É a tal Teoria de prosperidade que tanto é prejudicial, ao meu ver, a todos aqueles que gostariam de participar e de estar perto do Senhor. São curas de enfermidades, ascensão profissional, ganhos materiais (carro, dinheiro e etc), que na minha opinião, Jesus não dá. O que ele nos dá, não é para esse mundo e sim para nossa vida eterna.

        Mauricio, muito obrigado pela sua atenção, e que você continue a escrever aqui por muitos e muitos anos, pois isso sim, é realmente trabalhar para Deus.

        Que te abençoe a cada dia.

      • Raphael, oi,
        .
        obrigado pelo carinho de tuas palavras, querido.
        .
        Permita-me, por favor, compartilhar um pensamento sobre teu desejo. Entendo que você queira ter um milagre em sua vida como forma de “validação” da mensagem evangelística que prega. Mas lembre-se de uma coisa: não é o teu testemunho que salva, é a graça. Jesus realizou muitos milagres aos olhos de todos mas, ainda assim, os que estavam destinados à perdição nao lhe deram ouvidos. Pois nao foram alcançados pela graça de Deus.
        .
        A fé vem pelo ouvir. Você proclama o evangelho, os pecadores ouvem a mensagem, Deus os toca com a graça, a salvação acontece. É simples assim. Nao se atenha a milagres, mano, atenha-se à exposição do plano de salvação. O resto é com Deus.
        .
        Grande abraço, em Cristo,
        mz

  29. Danila disse:

    Olá Maurício
    Assim tbém creio meu irmão,podemos sim adoecer,precisar de médico,remédio,cirurgia e até morrer,Deus é soberano,Ele decide como tudo vai ser.Também creio que Deus cura,que há poder no nome de Jesus para curar porque assim a Bíblia nos informa,há curas divinas no antigo e novo testamento,mas tbém penso que nas enfermidades Ele nos ensina e nos aperfeiçoa,e qto mais rápido entendemos,mais rápido a cura poderá vir e que as enfermidades q Jesus levou na cruz não é a ausência da doença ou da necessidade de um tratamento e sim que na eternidade as enfermidades não mais existirão,Ele as levou,aleluia!
    Minha igreja não ensina assim,tem até diácono q diz q depois q se converteu nunca mais precisou tomar remédio pra nada,fico com pena dos q irmãos ouvem porq adoecem e se acham inferiores ou de pouca fé.
    Um grande abraço fraterno,
    Danila.

    • Olá, Danila,
      .
      fico muito triste por quem fala esse tipo de coisa. Na maioria dos casos, os tais tomam sim remédios, mas fingem que nao tomam para aparentar uma ultrassantidade. Uma pena. Que o maior milagre da fé, que é o amor por Deus e pelo próximo, nunca nos falte.
      .
      Na paz de Cristo,
      mz

  30. Graça e paz, querido irmão!

    Que o Senhor continue usando a sua vida com estas mensagens tão edificantes!

    Se possível, gostaria que você abordasse em uma de suas postagens sobre o seguinte assunto:
    O tratamento que se dá a Jesus chamando-o de você principalmente em canções.

    Isso me intriga a muito tempo, pois ao meu ver, sendo ele Senhor e Rei deveríamos nos dirigir a ele com maior reverência e temor.

    Um abraço,

    Manoel.

    • Olá, Manoel,
      .
      obrigado pelo carinho de suas palavras.
      .
      Sobre o tratamento de Deus, pessoalmente tenho por habito dirigir-me a ele como “tu”. Sendo ele o Altíssimo, “Senhor” cai bem. Mas sendo ele também o “Aba”, creio que “você” não é visto por Deus como um desrespeito.
      .
      Espero ter ajudado.
      .
      No amor maior,
      mz

  31. Pra vc cunhadinha!!! ❤

    Cibele Neves

  32. Meu querido amigo,

    Texto perfeito, inspiração pura de Deus. parabéns sempre.
    Sem mais,

    abraço forte.

  33. Alciane disse:

    oi Mauricio, tem pouco tempo que conheci o seu blog, e tenha certeza que vc tem me ajudado muito a compreender mais as coisas que vem de Deus, obrigada tb sou evangelica mas me acho muito distante ainda de tudo o que Deus quer de mim, mas agora lendo o seu blog vejo que preciso muito aprender, sei que não sou perfeita, mas procurarei aprender a cada dia, abraços
    Ci

    • Olá, Alciane,
      .
      se você consegue se ver como imperfeita e carente de aprendizado das coisas de Deus pode ter certeza que está muito mais perto do Senhor do que imagina.
      .
      Abraço carinhoso, na paz do Mestre,
      mz

  34. Valderi disse:

    Respeito o seu “evangelho” derrotista. Respeito a sua glorificação às doenças, comprimidos e médicos.
    Dizer que devemos aceitar numa boa a doença porque alguns personagens bíblicos ficaram doentes é não se ater aos fatos. Todos foram curados por Deus. E nenhum glorificou a doença. Pelo contrário, todos não a aceitaram.
    Mas como a fé é aquela que determina a nossa vida, se você crer que morrerá de câncer, você morrerá pensando que foi um “presentinho” de Deus; se você não crer, pode até ter o câncer, mas irá derrotá-lo. Não é caso de evangelho triunfalista, é caso de bom senso.

    • Olá, Valderi,
      .
      respeito a sua opinião. E não se esqueça que mais importante do que a cura de doenças é o amor pelo próximo. O que inclui conversar com mansidão e carinho com quem tem divergências de você.
      .
      Deus o abençoe,
      mz

  35. Victor Castro disse:

    Muito inteligente e edificante o texto!
    Me ajudou muito! 🙂
    Fique na paz de Cristo!

  36. franklin faleh disse:

    irmão mauricio.

    gosto muito dos seu blog, hoje irei agradecer a deus por suas mensagens que edificam minha vida.

    Paz do Senhor

  37. andreia disse:

    como sempre um maravilhosa explicação….
    Que o óleo da unção seja derramado sobre ti dia a dia…

    grande beijo para toda familia
    Andreia Araujo

  38. Gabriel disse:

    Um texto realmente inspirado pelo espírito santo.

  39. Michele Shimosako disse:

    Glória a Deus , que reflexão maravilhosa.

    Deus abençoe,

    to feliz da vida, edificando muito a mim.

    Abraço irmão

  40. Denise disse:

    muito edificante esse texto. Tenho um filho de 10 anos com uma doença progressiva, e muitas vezes por aceitarmos o fato dele está começando a andar de cadeira de rodas, muitos nos veem como crentes sem fé

    • Olá, Denise,
      .
      fico feliz que o texto te edificou. Que absurdo saber que tem gente que se deixa levar por uma doutrina tão perversa e destituída da graça de Deus. Louvo a Deus pela tua vida, a de tua familia e a de teu filho. Deus os abençoe sempre e muito.
      .
      Descanse na paz do Pai,
      mz

  41. washington disse:

    sinto muito se estou sendo mal entendido. ou se não entendi o texto, mas,,,,,,,,
    me respondam… se Deus nos da a doença, e prova que realmente temos que passar por isso, porque algumas pessoas não passam? morrem dormindo as 90 anos sem nunca ficar doente? porque uma criança nasce bem e com dois anos desenvolve algo ruim e passa assim 10 anos se tratando até não resistir e morrer? porque uma pessoa nasce em uma familia tradicional, tem uma vida normal e feliz gastando dinheiro e viajando o mundo todo e morre velinha aos 80 anos depois de uma vida inteira de conforto e prazeres, enquanto outra morre jovem pobre doente e com muitos meses ou anos de sofrimento? alguem para me responder? reencarnação ? fé ? o que será?? por favor, alguem que puder me responder q me responda . obrigado .

    • Olá, Washington,
      .
      querido, creio que o que você disse carece de fundamento. Primeiro, sim, toda doença nos sobrevém pela permissão divina. Existem muitos e muitos exemplos bíblicos, que vão de Geazi a Miriã, passando por Jó e os egípcios fustigados pelas pragas. Basta ler a Bíblia e você encontrará essa verdade de Gn a Ap. Ninguém fica doente se Deus não deixar.
      .
      Você pergunta: “porque algumas pessoas não passam? morrem dormindo as 90 anos sem nunca ficar doente?” Bem, eu não conheço absolutamente ninguém que nunca tenha ficado doente. Minha filha de 3 anos já ficou doente umas 10 a 15 vezes. Isso simplesmente não existe, mano, todo ser humano fica doente muitas vezes ao longo da vida.
      .
      Quando você pergunta “porque uma criança nasce bem e com dois anos desenvolve algo ruim e passa assim 10 anos se tratando até não resistir e morrer?”, a resposta é: porque Deus é soberano e decidiu fazer assim. Você se recorda do primeiro filho de Davi e Bate-Seba? Morreu novinho, porque o Dono da vida decidiu. Pense ainda nos primogênitos do Egito, todos mortos porque Deus decidiu que assim seria. Lembre dos filhos de Jó. Querido, o Senhor é o dono da nossa vida e, se a ele apraz retira-la, ele tem esse direito. Leia Romanos 9 e você verá o texto falar claramente sobre a soberania divina.
      .
      Depois você pergunta: “porque uma pessoa nasce em uma familia tradicional, tem uma vida normal e feliz gastando dinheiro e viajando o mundo todo e morre velinha aos 80 anos depois de uma vida inteira de conforto e prazeres, enquanto outra morre jovem pobre doente e com muitos meses ou anos de sofrimento? alguem para me responder?”. Sim, Jesus pode te responder. Leia a história do rico e do pobre Lázaro, em Lucas 16, e entenderá.
      .
      Reencarnação não existe, a Bíblia deixa claro que depois da morte vem o juízo. Não há isso. Fé também não explica nada disso, pois grandes homens de fé sofreram muito, e quanto ateus tiveram vidas mais tranquilas.
      .
      Washington, você precisa entender que o principal para Deus é a eternidade. Esta nossa vida a Bíblia diz que é como um sopro, uma neblina e um sombra que passa. Deus está muito mais preocupado em usar está vida como uma preparação para a próxima. Nuca tente entender o Senhor da perspectiva humana, simplesmente é impossível. Se você for tentar compreender a mente, a justiça, o amor e os atos de Deus pelo entendimento humano não vai conseguir, porque os caminhos e os pensamentos do Todo-poderoso são muito mais elevados do que os nossos.
      .
      Espero de algum modo tê-lo ajudado. Um abraço, na graça e na paz de Cristo,
      mz

  42. washington disse:

    mauricio Zágari… não falei que existem pessoas que nunca ficam doentes. Óbvio que alguma doença, virose de gripe sarampu entre tantas coisas aparecerão, vc é quem não entendeu o que eu disse sobre doenças… doenças pesadas, cançer, aids, chagas, doenças degenerativas entre outras. E tambem, ja que não existe reencarnação, e que esta vida que temos na terra é a unica nos dado pelo senhor, existem pessoas que realmente são mais “sortudas” que outras vivendo neste mundo carnal, pois não creio que só porque tive uma vida mais feliz aqui do que outras que sou pecador, ou menos filho do senhor. Sobre o homem rico e lázaro o leproso, tambem não condiz sobre o que falei acima, pois não falei de uma pessoa rica e má, mesquinha, egoista, esnobe, pois conheço muitos ricos bons de coração e generozidade, que ajudam muuuuuuuuita gente, não vejo pecado algum em ser rico, des de que faça bom uso do dinheiro… infelizmente mauricio, como vc mesmo disse existem coisas que são apenas do conhecimento do nosso senhor. Mas obrigado por me responder.

  43. “Eu choro pela minha irmã que recebeu o diagnóstico de câncer. Fico muito, muito triste”, ora, pois, se deus está no comando, por que você ficou tão triste? O querer de deus, o propósito de deus, os planos de deus: te deixam tão triste assim? Quanto absurdo! Quanta falta de coerência lógica! Seu deus não fica furioso com isso? Aliás, esse deus que fica tão furioso, segundo passagens redundantes da bíblia, não parece ser muito diferente de nós.

    • Olá, Murilo,
      .
      a certeza da soberania e do controle de Deus não nos torna animais incompassivos. Sentimos compaixão de quem sofre. Jesus, mesmo sabendo que Lázaro ressuscitaria, chorou ao ver a dor dos que estavam presentes do lado de fora da sepultura.
      .
      Não sei se você tem filhos. Se tiver, quando um deles se machuca e chora em sofrimento, mesmo sabendo que ele vai ficar bom você não se entristece pela dor dele? Isso se chama empatia, compaixão, amor – que é a essência do verdadeiro cristianismo. A certeza de um desfecho feliz só anularia a solidariedade pela dor do processo em psicopatas, pessoas que se desconectam do sofrimento alheio. Não é o meu caso.
      .
      Mas, sendo você da Comunidade Cética, compreendo que não compreenda isso.
      .
      Que o Deus que é amor te abençoe,
      mz

  44. ROSA VIRGINIA disse:

    olha irmão eu entendi o que vc falou, mais eu ñ penso assim. dizer que DEUS prova o ser humano com doenças é demais pra minha cabeça. pois toda vez que o homem era derrotado era e é por seus próprios pecados, e sua falta de fé,se DEUS provasse o ser humano com doenças ele estaria negando o próprio sacrifício do SENHOR JESUS. isso é ínadimesivl, e assim O SENHOR DEUS estaria negando o seu próprio filho. se o senhor quer acreditar assim tudo bem mais eu jamais acredito, amenos que o senhor mim prove dentro da bíblia que DEUS prova o ser humano com doenças.leia e veja que todo mal que o homem carrega é pelo seu próprio desejo, malignos do seu interior, egoísta, maus pensamento, orgulhos, etc…….. a palavra de DEUS diz que ele ñ tem prazer na morte de ninguém devemos escolher a vida para que vivamos, ñ com dor, gemendo glorificando o diabo, MAIS GLORIFICANDO A DEUS EM O NOME DO SENHOR JESUS, comendo e vivendo o melhor desta terra. DIZ JESUS E TODOS QUE CRER EM MIM SERÁ SALVO, ñ só salvo para a eternidade, mais salvo das doenças, da fome da peste etc……… lembre-se de ADÃO DEUS COLOCOU ELE NO JARDIM DO edem ñ pra viver doente morrendo de trabalhar pelo pão, mais ele tinha tudo de bom, nem doenças nenhuma ele tinha em seu corpo. agora o povo sofre por ñ saber da HONRA AO SENHOR. QUEM sabe do nosso coração é DEUS e nós mesmo,. então ñ coloque CULPA em DEUS, DA REBELDIA, DO CORAÇÃO ENDURECIDO DO SER HUMANOS, POIS A CULPA O SENHOR JESUS JA LEVOU SOBRE ELE..O QUE O SENHOR CITOU DE JÓ, E OS DEMAIS. PELO SEU ENTENDIMENTO TA FORA DE COGITAÇÃO MIM PERDOE DE FALAR ASSIM, MAIS É ASSIM QUE ACREDITO, E RESPEITO O MODO DE SENHOR ACREDITAR.FIQUE NA PAZ.

    • Olá, Rosa, tudo bem?
      .
      Respeito sua opinião, minha irmã, mas não posso deixar de priorizar o que a Bíblia diz.
      .
      Jó ficou doente por premissão de Deus.
      .
      Miriã ficou doente por premissão de Deus.
      .
      Os egípcios da época do Êxodo ficaram doentes por premissão de Deus.
      .
      Israel ficou doente por permissão de Deus (“Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo que determinou; e, de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo” (2Sm 24.15).
      .
      Ezequias ficou doente por premissão de Deus.
      .
      Timóteo ficou doente por premissão de Deus.
      .
      Lázaro ficou doente por premissão de Deus.
      .
      e por aí vai. Então nada mais estou fazendo do que afirmar o que a Bíblia afirma.
      .
      Um abraço fraterno, Deus a abençoe muito,
      mz

  45. ROSA VIRGINIA disse:

    A PAZ amado irmão. se algo aqui na terra que eu priorizo mais , mas muito mais é a palavra DEUS. vc pode ler com os seus próprios olhos que os males viam na vida do povo ñ era porque DEUS queria isso pra eles, mais a rebeldia deles deles fazia que DEUS permitisse os males na suas vidas. mais uma vez digo ao irmão MAURICIO ZÁGARI que respeito o entendimento do irmão, mais ñ posso aceitar que DEUS ficaria contra seu próprio filho negado o que ele sofrei , padeceu, e morreu na cruz pra levar todas as enfermidades todos os males e depois ele volta a colocar na vida do ser humano o que o senhor JESUS ja levou, pra mim isso é um cumulo. agora tem os males do pecado que o salário é a morte. mais ainda assim se o homem pedir perdão de todo o seu coração, DEUS ñ só perdoa mais tira dele todos os males consequências do pecado que o homem praticou, e assim ele fica livre para GLORIFICAR AO SENHOR DEUS EM O NOME DO SENHOR JESUS. FIQUE NA PAZ.

  46. Victor Ferreira disse:

    Texto maravilhoso. Isso mesmo fé e raciocinio andam juntos….
    YHWH

  47. ubirajara disse:

    essa de que deus poe ou permite doenças em pessoas para aprenderem alguma coisa ,servi de ensinamento ou ser mais humilde

  48. ubirajara disse:

    essa foi boa

  49. João disse:

    Mas então vc está me dizendo que acredita em algumas partes da bíblia e em outras.. nem tanto.

    A biblia fala que Jesus passou por tudo o que passou para lançar fora toda doença e enfermidade, e se ele lançou fora então não é algo que ele quer pra nós.
    A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e acreditar que seja a vontade de Deus que passemos por doenças é ir contra a palavra por completa..

    “Sede santo pois eu sou santo.” disse Deus
    Quantos nós aqui colocariamos doenças em nossos filhos para que eles aprendessem algo de Deus? Será que nós por amor de nossos filhos colocariamos um cancer nele para que ele aprenda a ser mais humilde ou obediente? Creio que não.

    Se não, será que nós estamos vivendo um nivel de amor MAIOR do que aquele que que a palavra diz que é amor..?

    Posso te dar vários textos bíblicos, inumeras passagens, palavras em grego, hebraico e aramaico que justificam o que eu estou tentando te dizer, mas quero te levar a consultar sua consciencia..

    Não estou aqui para dizer que você esta errado amem? quem sou eu para dizer que estou certo e você errado.. Mas eu não consigo crer que o mesmo Deus que provem toda boa dadiva e todo dom perfeito seja o mesmo Deus que coloque doença em seus filhos amados..
    A própria palavra diz que uma arvore se conhece pelos frutos e que uma mesma arvore nao pode dar frutos diferentes, coisa boa e coisa ma nao podem vir da mesma pessoa..

    E quanto a passagem que diz: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para …. para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver” 2Tim 3

    A palavra ja basta para corrigir e ensinar, deus não precisa usar das ferramentas de satanás para isso ELE É DEUS.

    Olha eu não discordo com você em alguns aspectos, nós estamos no mundo em um corpo natural estamos sujeitos a enfermidades, no mundo teremos aflições disse Jesus.. Mas o versículo não acabou aqui, ele continua e diz MAS TENDE BOM ANIMO PORQUE EU JA VENCI O MUNDO.

    Fé não é você negar que essas situações podem aparecer ou sitomas vir, mas fé é você não os aceitar e não concordar com eles, independente de quanto tempo dure os sintomas.

    Fica na paz.

    • Olá, João.
      .
      Não, eu acredito em toda a Bíblia, como a inerrante revelação de Deus à humanidade.
      .
      Não, a Bíblia não diz que “Jesus passou por tudo o que passou para lançar fora toda doença e enfermidade”. O que a Bíblia diz é que Jesus veio à terra para nos dar a vida eterna (Jo 3.16). Isso é visível ao longo de todo o Novo Testamento, basta você estuda-lo com atenção.
      .
      Você possivelmente está se referindo a um único versículo da Bíblia que trata sobre isso, que é a profecia de Isaías 53.4: “Certamente ele tomou sobre si
      as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças”. Essa passagem, no entanto, não diz que foi para isso que Jesus “passou por tudo o que passou”. A cura do corpo é apenas uma das manifestações secundárias do ministério de Jesus. Nem de longe Cristo veio a terra para isso como foco principal, ele veio para nos reconciliar com Deus, perdoar nossos pecados e nos dar acesso à vida eterna. Tanto que logo no versículo seguinte de Isaías 53, o texto fala sobre isso com total clareza. Veja por que Jesus foi transpassado, esmagado e castigado: “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados”. A cura mencionada no v.5, segundo o contexto, é do pecado, é cura de alma – é importante que se frise.
      .
      Se você crê que não é da vontade de Deus que passemos por doenças, por favor me explique Jó, Miriã, Timóteo e tantos outros exemplos bíblicos. Originalmente Deus não queria doenças, mas, com a escolha do ser humano pelo pecado, a doença entrou no cenário. E Deus muitas vezes a usa em favor de seus propósitos.
      .
      Aliás, permita-me perguntar: quem morre sem ser por acidente morre de quê? Não seriam… doenças? Se Jesus curasse todas as doenças, por que morremos? Ninguém “morre de velho”, querido, morremos em consequência de enfermidades.
      .
      Se você é pai acredito que tenha disciplinado seu filho. Talvez o tenha posto de castigo. Talvez até tenha dado umas palmadas nele. Eu poderia perguntar a mesma coisa que você: “Quantos nós aqui colocariamos nossos filhos de castigo ou daríamos palmadas para que eles aprendessem algo?”. A resposta: todo bom pai disciplina seu filho. Como, aliás, a Bíblia afirma que Deus faz: ele disciplina a todos os que ama. Você se lembra quem fez Miriã ficar leprosa como disciplina por sua desobediência e soberba? Foi o Diabo? Quem fez a mão de Moisés ficar leprosa (lepra não é uma doença?) no episódio da sarça ardente? Foi o Diabo? Quem faz os egípcios ficarem cobertos de pústulas? Foi o Diabo? Não, querido, a Bíblia é clara: foi Deus.
      .
      Não consigo ver como isso nos faria ter mais amor do que Deus.
      .
      Você disse que “Posso te dar vários textos bíblicos, inumeras passagens, palavras em grego, hebraico e aramaico que justificam o que eu estou tentando te dizer, mas quero te levar a consultar sua consciência”. Primeiro, sim, eu gostaria de ver todos esses textos, todas essas passagens e palavras que você menciona. Afinal, você mesmo começou seu comentário dizendo que estou distorcendo a Bíblia, enquanto eu defendi sua inerrância. Eu consultar minha consciência em vez das Escrituras seria renegar todos os princípios da fé cristã reformada, seria jogar fora o “Sola Scriptura”. Minha consciência não dita minhas crenças e práticas, até porque “o coração do homem é enganoso” e “maldito é o homem que confia no homem”, mas a Bíblia dita. Então, por favor, me apresente todos os vários textos bíblicos, as inúmeras passagens, palavras em grego, hebraico e aramaico que justificam o que está tentando me dizer, pois precisamos debater em termos de argumentos escriturísticos, só.
      .
      Compreendo que você não consegue aceitar, talvez pela teologia da igreja e que congrega, que Deus permita enfermidades por um bem maior. Essa teologia é fruto da doutrina de confissão positiva, que, não sei se você sabe, não tem origem cristã: vem de uma seita esotérica criada por uma herege chamada MAry Baker Eddyn. Seus ensinamentos foram absorvidos por um pastor apóstata chamado Essek Kenyon, que trouxe esses pensamentos e os adaptou para tentar encaixá-los na fé cristã. Por fim, um discípulo de Kenyon, Kenneth Hagin, popularizou esses ensinamentos oriundos de uma religião não cristã por meio de livros, dando origem a doutrinas como a confissão positiva e a teologia da prosperidade. Em resumo, esse pensamento não tem origem cristã, mas pagã.
      .
      Claro que de uma mesma árvore não vêm coisas boas e ruins. Mas, então, a Bíblia afirma: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mt 10.28). Sabemos que o texto sagrado refere-se aqui a Deus. Segundo o seu pensamento, então, Deus seria mau se nos deixasse adoecer mas não é mau se lança vidas no inferno? O que é pior? Mano, a soberania divina lhe dá direito de fazer o que quiser, leia Romanos 9.
      .
      Sim, a Palavra diz o que você afirmou em 2Tm 3. Mas, então, não precisamos de pastores? Pregações? Escola dominical? Discipulado? Davi não aprendeu com seus erros? O que ele diz no salmo 51 não é fruto de uma experiência de vida vivida à luz das Escrituras? Meu irmão, tudo aquilo que vivemos, se tomado à luz da Bíblia, ajuda a nos corrigir e ensinar. Isso de modo algum anula a divindade de Deus.
      .
      Querido, me parece que você precisa estudar mais a interpretação das Escrituras. Jesus dizer que “venceu o mundo” não quer dizer que ninguém mais vai ficar doente, o conceito de “mundo” se refere ao sistema pecaminoso de coisas em que estamos inseridos entre a Queda e a Segunda Vinda de Cristo. Ele está dizendo que venceu o pecado. Sua compreensão bíblica não me parece estar sendo bem norteada, querido.
      .
      Quanto a você “não aceitar” sintomas de doenças, meu irmão, eu aceito o que Deus quiser que eu viva. Tudo o que vem dele é bom, mesmo que seja dor. Os cristãos da Igreja primitiva foram assassinados, martirizados, torturados, lançados aos leões… e Deus permitiu isso. Leia Hebreus 11. Não tinham todos esses grandes homens de Deus fé? Paulo não tinha a maior fé do mundo e ainda assim pediu a Deus que tirasse dele o espinho da carne e ouviu um enorme “não” como resposta? Por isso Jesus nos ensinou a orar “seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”. O que importa não é o que eu, vaso de barro, criatura, aceito. Importa o que Deus, Criador, quer. E Deus faz o que assim lhe apraz. Volto a recomendar que leia Romanos 9.
      .
      Respeito a sua opinião, mas discordo dela. A doutrina da confissão positiva é de origem herética, não cristã e contraria frontalmente princípios claríssimos das Escrituras. Vivo pelo entendimento de que Deus é o dono de meu corpo e meu espírito, e tem direito de fazer com eles o que desejar. Como filho, só digo amém à vontade do bom Pai soberano.
      .
      Um abraço, que a paz de Cristo seja contigo,
      mz

      • JOSE ELEDILSON DA PAZ LOUZEIRO disse:

        MEU IRMAO ,FICO TREMENDAMENTE IMPACTADO COM O VOSSO OINHECIMENTO .
        DEUS O ABENÇOE CADA DIA MAS E MAS,

  50. Débora disse:

    Provavelmente meu comentário não será publicado… mas tudo bem….a cada dia que passo não sei mais em que acreditar….são tantas teorias que as vezes paro e penso que seria melhor não acreditar em absolutamente nada…..ao ler esse texto todo me deparei com muita indignação….ainda me pergunto como um Deus tão bom e tão misericordioso pode permitir tamanhas dores, sofrimentos e doenças…ok…todos irão morrer um dia…porém trabalho na área da saúde e me deparo frequentemente com pessoas com a tal saúde debilitada, são mães perdendo os filhos filhos perdendo mães…enfim,….ai eu pergunto…qual o sentido da oração se num caso como esse ela não teria resultado algum…se de acordo com sua teoria o Mundo precisa ser menos povoado, ou precisamos de um aprendizado para toda a eternidade,,, e detalhe uma eternidade que ninguém sabe se realmente existe….me pergunto toda vez que vejo uma criança de 6, 7 10 anos ou menos com câncer….que aprendizado será que ela esta precisando ter? Também me pergunto qual é o pai que vê o seu filho sofrer, clamando por ajuda por uma pausa no sofrimento e não faz absolutamente nada para ajudar só pq segundo vc ele quer que fiquemos doentes, que sofremos….Pegando seu exemplo…deixaria sua filha comer a tal massinha que provavelmente a deixaria doente ou teria que ir a um hospital passar por procedimentos hospitalares, sem contar o risco a vida….só para que ela tivesse um aprendizado que não se pode comer massinhas??, ou seja deixaria ela sofrer só pq a população vai morrer mesmo um dia e o que seria do mundo se ninguém morresse ou todos precisam de um aprendizado? é claro que não nenhum pai faria isso!!! É por isso que reviso certos conceitos

    • Débora, olá,
      .
      não vejo por que não publicaria seu comentário. Só não publico comentários agressivos ou ofensivos, o que não é o caso. Discordar é seu direito.
      .
      A compreensão da velha questão “por que um Deus bom permite o sofrimento” a meu ver passa por uma compreensão acerca de o que importa mais, o que tem mais valor. Lembro- me de uma reportagem que vi na época dos protestos de 2013 pelo país, em que um pai agarrou seu filho mascarado e o impediu de ir a uma das manifestações quebra-quebra. O filho ficou revoltado, mas o pai viu o âmbito maior da questão. Penso que Deus vê nossa vida é nossa dor a partir de um ponto de observação mais privilegiado. Ele sabe o que determinado sofrimento produzirá em quem e como as questoes da vida se interligarão para gerar um fim coletivo que contribua para seus propósitos. Se formos entender Deus do ponto de vista humano e a partir de um senso de compreensão de homens sempre erraremos. Deus é incognoscível, totalmente justo, totalmente bom. Tudo o mais parte dessa prissa. Paulo fala sobre Deus ter permitido que ele sofresse a fim de que não se ensoberbecesse, por exemplo. Sei que você testemunhar o sofrimento de crianças sem um entendimento maior dos porquês pode levar a muitos questionamentos, o que não seria novidade. O livro de Jó, o mais antigo da Bíblia, trata exatamente desse assunto, pois ele é intrigante. Mas a conclusão da história de Jó reside na bondade divina e no querer de Deus de que aquele homem crescesse em intimidade consigo. A resposta maior, a meu ver, está em Romanos 9.
      Ali encontramos a declaração da soberania absoluta do Criador, que é onipotente e Senhor de tudo.
      .
      Peço a Deus que ilumine tua mente e te faça compreender o que para mim é tão claro. Amo esse Deus não porque ele me torna imune ao sofrimento, mas porque ele fica ao meu lado enquanto sofro.
      .
      Abraço fraterno, na graça e na paz do Mestre,
      mz

  51. lucimar disse:

    orem me-ajudem em oraçães pois eu permite a doença e a dor cançer?

  52. Fer disse:

    Olá Mauricio,
    Eu tive cancer e digo que a cura existe e foi dada por Deus há muitos anos, porém foi proibida pelos Homens devido a ganancia de alguns que ganham milhões vendendo drogas que só danificam o corpo. Não posso falar do que se tratar para não ser “cruxificada”. Eu usei o remédio e meu cancer diminui mais de 60% e o cancer do osso da minha perna desapareceu completamente, o remédio funciona, apesar de não ser fácil de tomar, todavia os efeitos não são piores do que uma quimioterapia. Se deseja saber do que se trata procure pelo vídeo “run from de Cure”. Eu digo que a minha experiência ,apesar de todo sofrimento, serviu para dizer a todos que desejam ouvir que Deus não nos deixou sem remédio ou cura, mas alguns poucos corruptos e mentirosos nos enganou e proibiu a cura para ganhar milhões em cima do povo.

  53. Tatiane disse:

    olá, Maurício!
    É a primeira vez que entro em seu blog e achei essa matéria muito interessante. Minha mãe tem uma doença degenerativa há 22 anos que paralisa os membros inferiores aos poucos, não tem cura e sequer tratamento. Hoje ela quase que não anda mais, somos cristãos há 13 anos, e ela não aceita de forma alguma essa enfermidade, diz que é o diabo que está fazendo isso com ela, mas que vai vencê-lo em nome de Jesus. Eu penso diferente.
    Também acho que Deus não tem prazer na doença e morte de ninguém, mas então pq ele não cura todo mundo? Pq cristãos morrem todos os dias por vários motivos? Deus só é bom qdo te dá o que tanto quer, mas a Bíblia não diz que Deus é bom o tempo todo? Minha mãe tem fé sim, e muita, ela ora há 13 anos pedindo cura, e se é só ter fé, pq ela ainda não está curada? Se Jesus sofreu para que nossas enfermidades fossem levadas, pq ficamos doentes?
    Sinceramente, acho que minha mãe não vai ser curada, mas que Deus ainda tem algum propósito na vida dela através dessa doença, acredito que Deus pode sim e peço a Deus que realize um milagre na vida dela, mas que acima de tudo que a vontade Dele seja feita.
    Acho que Deus trata cada um de um jeito diferente, somos únicos, e merecemos ser tratados como tal. Quem sou eu para achar que Deus vai ou que tem que curar todo mundo. Só quem está passando que pode realmente falar sobre o assunto, mas uma vez eu digo, minha mãe não foi curada ainda não por falta de fé, isso eu tenho certeza, e então pq? Será que a biblia é mentirosa?
    Não, simplesmente Deus tem seus motivos e propósitos para cada um, o que nos resta é aceitar e confiar nele.
    Parabéns pelo texto, realmente gostei muito.

    • Olá, Tatiane,
      .
      perdoe-me a demora em responder, mas estive viajando de férias e estou respondendo aos poucos os comentários, que se acumularam na minha ausência.
      .
      Mana, Deus não cura todo mundo porque isso bate de frente com o que ocorreu à humanidade após a desobediência de Adão e a entrada do pecado em nosso meio. Pense que, tirando os acidentes, ninguém morre “de morte”, todos morremos de alguma doença. Se Deus curasse toda doença, ninguém morreria. Cristãos morrem porque cristãos são pessoas e pessoas são mortais. Deus é, sim, bom o tempo todo, mas ser bom não significa fazer o que queremos. Ele tem planos mais elevados do que os nossos e sabe do que não sabemos.
      .
      Querida, percebo alguns ensinamentos equivocados naquilo que você crê. Jesus não sofreu para que nossas enfermidades fossem levadas, ele sofreu para restabelecer a ligação nossa com Deus e nos dar acesso à vida eterna. Cura divina é um bônus, que pode ou não ocorrer. E ter fé não é o que determina sermos curados, a soberania de Deus sim. Lembre-se do espinho na carne de Paulo. Será que Paulo não tinha fé? Mesmo sendo ele um dos homens de maior fé do mundo, o Senhor não o livrou do espinho na carne para que ele não se ensoberbecesse pela grandeza das revelações que recebera. Então ter fé não basta, é preciso entender que Deus tem seus propósitos.
      .
      Compartilho aqui dois textos do blog, escritos alguns anos atrás, que, espero, ajudem no seu entendimento dessas questões:

      E quando Deus não cura? – Parte 1/2

      E quando Deus não cura? – Parte 2/2


      .
      Oro por vocês, mana, e peço a Deus que traga alívio e paz a você e sua mãe. Um abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  54. Lázaro Santos disse:

    Que a Graça do Senhor JESUS, possa estar sobre sua vida. Que o Espirito Santo de Deus possa guiá-lo e inspirá-lo a cada vez mas, descrever sobre o amor de Deus de maneira tão simples e completa.

    Que Deus abençoe você e sua família!

    A paz do Senhor Jesus,

    Lázaro

  55. marcos disse:

    Você precisa conhecer Jesus quando ele deixou de curar alguém. Que creu nele creu não. Acreditou vamos morrer mesmo mas enquanto. Vivos Deus é glorificado na cura Jesus e a vida doença mata quem mata rouba e destrói e satanas

    • Marcos,
      .
      todos nós que não morrermos de acidentes morreremos por alguma doença. Então é Satanás quem escolhe a hora de nossa morte?
      .
      Mano, estude a Bíblia.
      .
      Abraço, Deus te abençoe,
      MZ

  56. CRISTINA CARDOSO disse:

    Gostei muito desta mensagem, estou acometida de miomas há quase 4 anos, e sempre que marcam a cirurgia, algo acontece, é cirurgião que entra de férias, é o hospital que entra em ressesso só pra mim, outros em reforma e mandam pra outro que não tem vaga, emfim. Gastei horrores com exame e nada, parece que é Deus que não quer que eu faça a cirurgia, hoje está com uma semana que ja tornei consultar, o medico já passou novos exames pra marcar nova cirurgia, já penso nos gastos e resultar em nada. Penso que o Senhor ta me ensinando a ter pasciência, confiança, sou muito anciosa, não confio em ninguém, sou ciumenta demais, desconfiada com tudo enfim. E com isso eu percebo que já mudei um pouco de tudo. Deus abençoe

    • Cristina, olá,
      .
      peço a Deus que a sua situação se resolva o mais rápido possível e que tudo ocorra segundo os propósitos do Senhor. Que, até o desenrolar da situação, você seja sustentada e amparada pelo nosso Deus.
      .
      Abraço fraterno, Jesus te abençoe,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  57. Dilsilane M. de Carvalho disse:

    Nossa fiquei tremendanente impactada com esta leitura! Realmente ñ conseguia entender o porquê de irmãos e irmãs em Cristo terem q passar por tanta dor. Recentemente perdemos uma irmã amada de câncer e questionei a mim mesma… mais depois de ler esse post, entendi que quem somos nós pra questionar os mistérios de Deus! E em tudo realmente devemos dar graças!
    Lindo! Amei! Parabéns irmão! E que o Senhor possa fazer cumprir os propósitos Dele na sua vida e na vida da sua irmã que está enferma. Amém!

    • Oi, Dilsilane,
      .
      glória a Deus por você ter alcançado essa compreensão, mana. Confie em Deus, ele sabe o que faz e o porquê faz.
      .
      Abraço fraterno, na paz do Mestre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  58. nilvanda diniz disse:

    Gostei do seu artigo, estou passando pela mesma história dessa moça que Vc se referiu no texto. mas tenho uma pergunta. nos temos ou não que aceitar doenças? se Isaías 53:4-5 nos mostra o que Jesus fez por nós.

    • Nilvanda, ola,
      .
      Nós temos de aceitar a vontade de Deus. Veja alguns exemplos: Jó. Ele não ficou doente mediante a permissão de Deus? Miriã. Ficou leprosa por ordem de quem? As pragas do Egito. Timóteo ouviu de Paulo que não aceitasse a doença ou que tomasse vinho para as enfermidades? Não vemos na Biblia absolutamente nenhuma passagem que diga que “não podemos aceitar” as doenças. Enfermidades ocorrem porque há virus, bactérias, mutações genrticas, fatores ambientais e coisas similares. Nosso papel é aceitar a vontade de Deus, orar pela cura, buscar os médicos e esperar para ver o que a medicina e Deus determinam.
      .
      Espero ter respondido. Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  59. Vincius disse:

    Nossa otimo texto! como ela está hj??

    Deus abençoe vcs!

    • Olá, Vinícius,
      .
      obrigado pela preocupação, mano. Felizmente, ela está muito bem. Ao que tudo indica, o câncer foi debelado, mas aguardamos com paciência para ver se não haverá reicindiva.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  60. Aparecida disse:

    Tenho pesquisado muito sobre este assunto. Já vivi uma cura no passado, logo que me batizei.
    Considero a palavra de Deus viva, como Deus o é. Como palavra viva muitas vezes não temos todas as interpretações, que nos são dadas através do Espírito Santo e conforme a vontade do Senhor. Somos pecadores todos os dias isto é um fato e redimidos pelo sangue de Jesus, nosso advogado junto ao Pai.Somos mortais isto é um fato.Mas acho que como você disse acredito na vontade de Deus.ELE curou Miriã da Lepra e curou outras pessoas e ainda hoje cura. Mas uma coisa ainda estou pesquisando: No novo testamento existem poucas curas apenas no livro de atos…Mas também acredito que a fé é a bússola. Abrão foi justificado pela fé. E o que podemos dizer de Moisés e Elias que não passaram pela morte e foram transladados? São muitos mistérios que serão revelados ao meu ver conforme a vontade do nosso maravilhoso Deus criador.à ele toda honra, glória e louvor para sempre.

  61. Lilian/Brasil disse:

    Meu Irmão em Cristo!Paz e bem 🙂
    Foi Deus quem me trouxe aqui em seu blog.Há cerca 10 meses venho sofrendo com a doença de Crohn (uma inflamação intestinal auto-imune, sem cura), porém o diagnóstico definitivo foi-me dado há quatro meses (janeiro de 2015).É duro ouvir que se padece de um mal sem cura! Sempre fui saudável, e essa doença tem trazido bastante sofrimento a mim, assim como a meu esposo.Para ser sincera, já me revoltei contra Deus várias vezes, porque eu tinha uma vida “normal”, cheia de deleites, e essa doença nos limita muito.Não posso mais comer e beber de tudo,não tenho como programar uma viagem, pq nunca se sabe como estarei daqui há alguns dias ou semanas, pq a doença é imprevisível. Estive internada no hospital três vezes em menos de 2 meses, tomo medicamentos pesados,com efeitos colaterais perigosos, e esses medicamentos são para o resto da vida, entre outras coisas.Ou seja, sinto que minha vida acabou! Porém, Deus tem me dado a graça de ter voltado a trabalhar. Dores, sinto poucas, mas as limitações impostas me revoltam sobremaneira.Porém, ao ler seu blog, pude ver minha situação sob uma nova perspectiva.Quem sabe Deus não esteja usando de minha enfermidade para “salvar” os meus que ainda não se importam com Jesus? Ou a mim mesma, que já cometi tantos pecados? Eu, que talvez ainda não ame a Deus pelo que Ele é? É claro que peço a cura, mesmo sabendo que para os médicos ela não existe.Assim como sei que ele poderá nunca vir. Ou quem sabe, como você mesmo disse, quando eu, como Jó aprenda a MINHA lição? Nunca se sabe…Muito obrigada de coração por escrever esse blog.Ele me trouxe um pouco de paz e isso não podemos, nem mesmo na doença, perder a nossa paz.Que Deus te abençoe!

    • Olá, Lilian,
      .
      lamento profundamente por saber que você está passando por isso e peço a Deus que traga paz em meio a toda essa situação. Louvo a Deus por ele ter conduzido você ao APENAS e, desse modo, provocado reflexões úteis a sua vida.
      .
      Como alguém que teve de mudar muita coisa em sua vida devido a uma doença que apareceu de repente, meu conselho é: não se revolte, mas adapte-se à sua nova condição. Você está viva, tem braços e pernas, mente e olhos, há muito ainda a viver. Muitas vezes desanimamos porque nos comparamos à situação anterior, mas tente imaginar que você nasceu desse modo, sem nunca ter tido plenas funções. Como faria as coisas? Como viveria, viajaria, se divertiria? Você encontrará modos, assim como eu encontrei. E sua vida continuará tendo sentido. Após minha doença eu me casei, tive uma filha, comprei um apartamento, traduzi dezenas de livros, trabalhei em diferentes lugares sem poder usar o computador mas usando e já lancei 6 livros, dos quais o sexto sai agora em maio. Eu recomendo muito que você o leia. Chama-se “O fim do sofrimento” e fala sobre como encontrar consolo e paz em meio à dor – creio que te ajudará muito. Está em gráfica, mas deve estar disponível em uns 15 dias .
      .
      Encontrei sentido para a vida quando ela não parecia fazer mais sentido. Tenho certeza que você também conseguirá. Não desista. Deus não é sádico e, se ele permitiu que você passe por isso, há um propósito. Viva para realizar esse propósito, ainda que não saiba qual é.
      .
      Te abraço, em solidariedade e afeto, no amor do nosso Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  62. Lilian/Brasil disse:

    Muito obrigada por me responder. Parabéns pela superação de seus limites, suas palavras tocam fundo.Vou ler o livro, com certeza! Que Deus te abençoe.

  63. Ao fazer a leitura compreendi um pouco mais daquilo que já conhecia.
    Apenas acrescentaria que a eternidade pode ser compreendida como ausência de tempo e isso torna mais fácil nosso entendimento do poder de Deus.
    Obrigado pelas palavras tão claras e inspiradoras.
    Eng José Rinaldo Maniezo

    • Olá, José,
      .
      obrigado por compartilhar, mano, certamente isso é fato. Não tem o que agradecer, eu que fico grato por sua contribuição.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  64. Maxwell disse:

    Olá, que belo e edificante texto, fortaleceu muito minhas convicções, que Deus continue te dando sabedoria para compartilhar. Abraços

    • Olá, Maxwell, tudo bem?
      .
      louvo a Deus por isso, mano. Obrigado pela carinhosa e valiosa oração.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  65. Julia disse:

    Lindo texto. Ultimamente tenho estado extremamente triste com Deus , a minha mãe está com alzheimer e avançando muito. Vejo tantos tesmunhos na tv de pessoas q foram livradas inclusive da morte e eu n encontro a resposta porque Deus não cura minha mãe.

    • Julia, olá,
      .
      você não deve se ater ao que vê na TV. Ali sempre mostram os casos positivos, mas o que não aconteceu nunca é apresentado. Deus não cura todos, o normal é isso. O milagre é a exceção, não é a regra. Ame sua mãe e desfrute de sua vida com ela, aproveitando cada dia de amor e proximidade. Peça a cura a Deus, mas, se ela não vier, que ele seja glorificado do mesmo jeito, pois aprouve ao Senhor conduzir as coisas desse modo. Recomendo que leia, se desejar, o livro “O fim do sofrimento”, o último que lancei pela editora Mundo Cristão, pois trata justamente disso: como compreender que um Deus bom permite que enfrentemos a dor. Se desejar, creio que te abençoará. Também recomendo que converse com seu pastor, para que ele a instrua biblicamente e corretamente sobre a cura divina.
      .
      Oro por ti e tua mãe, na esperança de que haja paz e bom ânimo em meio à tribulação. Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  66. Pois é. Sou cristão, Maurício; e até entendo esse tipo de sofrimento citado em seus exemplos. Pra falar a verdade, só deu pra engolir o de Mirian, rs. Sério. Até dá pra entender o caso da sua filha, de uma doença que gere aprendizado ou de um sofrimento que se converta em sabedoria/esperança. Mas o que uma criança aprende quando é torturada na Síria? Ou quando um inocente é decapitado? Ou quando inocentes passam horas de angustias nas mãos de torturadores? O que aquelas crianças arremessadas contra a parede por soldados cambojanos a mando de Pol Pot aprenderam? O que os judeus – humilhados, torturados, dizimados – aprenderam com aquilo? Seria aquela velha desculpa que até crente já cansou de engolir: de que não somos capazes de compreender os planos de Deus?

    Não, cara. Eu até concordo que um ateu pedir explicação da existência de Deus, é o cúmulo da burrice; mas negar que não temos explicações (talvez ainda) pras diversas atrocidades que ocorreram (com o consentimento de Deus) no velho testamento, é o cúmulo da hipocrisia.

  67. reio na Palavra de Deus. E estou certo que a notícia daquela irmã, relatada bem no começo de seu blog, deu um norte a argumentação sobre as doenças que vêm e se instalam nos cristãos.
    Creio no relato bíblico que afirma, das muitas maravilhas que o Senhor realizou, tanto no VT, quanto no NT.
    Ou seja, o sentido do poder de Deus que veio resgatar-nos do império da morte para a vida em Cristo Jesus. Neste sentido, Cristo sempre relatou questões inerentes ao crer, a ter fé, a te certeza de coisas que se esperam, convicção de fatos que não vem mas crê que tal fato tenha ocorrido.
    Fui educado desde o inicio de minha conversão sobre o poder de Deus. Presenciei muitas almas sendo salvas, e no meio destas conversões vi muitos milagres, tais como: libertação do consumo de drogas, do álcool, da prostituição e sobretudo das curas milagrosas de doenças incuráveis.
    Assim, mesmo sabendo que meu médico afirmou mediante exames, que tenho em um dos meus rins um tumor maligno, e que devo ser submetido ao ato cirúrgico, indago no meu intimo, por que?
    Porque tinha que acontecer comigo? Será que foi por isso, ou por aquilo, ou ….sei lá qualquer outra coisa que tenha feito, ou porque somente porque nosso velho corpo, pelas mutações genéticas, acossadas pelas radio frequência das ondas dos celulares, rádios, e outros tais como alimentos cheios de elementos químicos destrutivos, que podem alterar a composição química das células, que podem produzir anti-células que destruam ao nosso sistema celular?
    Fui batizado com ou no Espírito Santo, e creio que pela oração a cura pode acontecer, porque o próprio Senhor Jesus afirmou que: se tivermos fé, e não duvidarmos do poder curador de Jesus, e de sua Palavra, poderemos obter a cura por completo.

    E outro fato posso relatar, acompanhei pessoas que estavam com doenças, e as vi serem curadas instantaneamente, depois que lhes ensinei mediante a Palavra de Deus, e fortalecendo-as na fé, a alcançarem naqueles momentos sua cura. Porém, outras orei com muita fé, ministrei e não foram curadas.
    Parecem verdadeiras ambiguidades tais fatos, mas na verdade, tudo está calcado no livre arbítrio que Deus nos deu. Pois nós podemos aceitar a cura total, estritamente pelo poder de Deus, isto sem qualquer intervenção médico-cirúrgica, ou quaisquer medicamentos, quer seja alopáticos ou quer seja homeopáticos ou de outro gênero.
    Sei que parece que estou indo contra seu argumento, mas longe disso, não quero combatê-lo, mas observar o outro lado de argumentação que pode auxiliar a nos levar à uma reflexão sadia.
    Veja bem, creio na cura divina, como também sei que o escritor que elaborou o blog crê, porque contra fatos não há argumentos. Pois Jesus curou, e ainda está curando. A pergunta que devemos fazer é: SE HÁ NAS PALAVRAS DO MESTRE TAIS ASSERTIVAS: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Mateus 18:19.
    Ele está falando de “praxis”, prática, pois pela repetição é o processo de aprendizagem, isto ocorre quando ainda estamos pequeninos, pela repetição vamos sendo moldados, gerando disciplina, e logo o ensino ministrado, torna-se algo normal no dia a dia. Assim, o mesmo ocorre quando praticamos o que Jesus disse : Mc. 11:23: Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

    O termo central proposto pelo Mestre é a FÉ, porém em contrapartida com o tema é a dúvida, porque a dúvida é racional, pois seu pressuposto básico é o que vê, se não estiver vendo não acredita. O oposto a este tema, é a fé, pois sua base é o não se vê. Pois a FÉ é loucura para aqueles que não creem na Palavra de Deus. O grande dilema da discussão sobre FÉ e a DÚVIDA, estão na abordagem do consciente de cada pessoa, que passa por uma prova “provação ou tribulação, etc.” É deste enfrentamento que vai designar ou determinar se há fé de fato, ou a falta desta fortalecida pela dúvida, que é justamente não crer no sobrenatural de Deus no momento da daquela prova, que poderão ter duas vertentes: que a pessoa que estiver sentindo o peso da prova vai dizer: será que foi por causa do pecado que cometi em tal época da minha vida? ou porque tenho que passar para meu crescimento espiritual, pois a prova é prova, pois através da prova, vou compreender e crescer para que possa abençoar outros irmãos, família e a mim mesmo.
    .Por isso deve-se observar a fonte da dúvida, de onde está surgindo, para que seja debelada, e possa o cristão com tais provas crescer, e não substituir o objetivo da prova, por outros argumentos até ao ponto de negar o poder de Deus, que sempre poderá mudar todo o contexto da vida daquele que está passando por tal dificuldade.
    O apostolo Paulo Fala que provação é inerente a nossa vida e caminhada cristã, e diz: At 14:22. “fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.
    Por isso gera tanta celeuma, e muitos irmãos acabam naufragando na caminhada com Jesus.
    Entenda, há situações que o Senhor permite que aconteça por causa das provações, que tem caráter disciplinador e que gera experiências para justamente sermos benção a outras pessoas, e também há situações que são da própria constituição física das pessoas que houve a doença, devendo a pessoa entender que Deus não a abandonou, pois o Senhor nunca nos abandona, aliás Ele sempre está junto conosco, pois é sua promessa em estar para sempre conosco, pois diz Jesus: Eis que estareis convosco até a consumação dos séculos.
    Assim, a Palavra afirma que, quando cremos no nome de Jesus, que está acima de todo nome, e que podemos pedir qualquer coisa em seu nome Mt 18:18-20, onde afirma categoricamente que …”vos asseguro que, se dois dentre vós concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. (verso 19).
    Desta forma este e demais afirmações do Mestre não dão outro entendimento de que, qualquer que seja seu pedido, com certeza será realizado pelo Senhor.
    Por isso, caso não houver resposta ao seu pedido de imediato, porque não funciona as coisas dentro de expectativas imediatistas, mas dentro do tempo do Senhor, certamente se você crer, e não duvidar, receberá o que pediu. Isto está claríssimo na Palavra de Cristo.
    Paz a todos irmãos, quando orar creia na graça e misericórdia do Senhor, pois quem precisa da benção é voce, Deus é todo poderoso, e quer ver-nos exercendo a fé, pois isto o agrada. Vejam Hebreus 11:6, pois sem fé é impossível agradá-lo, por isso exercite, até que seus tendões espirituais cresçam e desenvolvam, para que o local onde você mora, trabalha e vive, sejam abalados pelo poder de Deus em Cristo Jesus, atuando pelo Espírito Santo.

  68. Paulo disse:

    Mauricio,

    Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que sou totalmente a favor da medicina, creio que também é dom de Deus.
    Porém não acredito que todas as doenças são permitidas por Deus, muitas são produzidas por nós mesmos, e outras é claro que o adversário é que as coloca.
    Acredito que a vida crista é determinada por nossas escolhas, o que plantarmos colheremos, se pensarmos que Deus é que coloca as doenças, como cristão eu não deveria nem ir ao medico e nem tomar remédios, apenas esperaria para morrer, pois estaria desobedecendo aquilo que o pai fez.
    Na oração do pai nosso, o que me chama atenção é esses versículos.
    Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.
    Venha a nós o Vosso Reino.
    Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
    Ou seja a vontade de Deus, Não é feita na terra, (Céu não há doentes, na terra há)
    quero deixar claro que sou um critico contundente da teologia da prosperidade, mas da mesma forma que tem um monte de versículos no VT pessoas ficando doentes e morrendo no novo a porção é a mesma de pessoas sendo curadas por Jesus.
    E o próprio senhor quando curava as pessoas ele dizia que veio desfazer as obras do maligno, e o Pai o enviou para curar Isaías 61.
    Amado irmão, tem um monte de pessoas distorcendo a palavra de Deus.
    Tem um texto das escrituras que Jesus foi curar as pessoas, Mas não pode fazer, sabe porque as pessoas não acreditavam, ai os Calvinista somen.

    Abraço meu amado.

    Paulo

  69. anonima disse:

    Sabe eu acredito sobre sua reflexão depois do que passei com meu filho de 3 anos. Uma criança saudável ativa e de repente vejo meu filho totalmente prostado sem forças com dor de cabeça e pescoço duro corremos ai hospital e foi diagnosticado meningite não diagnosticada. E por esse motivo ficamos internados eu e ele num longo 7 dias que pareciam anos pra mim. E todos os dias eu chorava no leito da cama dele pedindo a Deus q o curasse e q nos tirássemos dali. Queria ver meu filho brincando e comendo como antes. E me perguntava oque eu fiz pra merecer aquilo. E quando virava pro lado via crianças em situação pior que a do meu filho e acabava orando por cada uma delas tbm. E depois que tudo passou graças ao meu bom Deus tirei de aprendizado a parar de lamentar por coisas pequenas aprender a orar para pessoas q estão precisando mais que nos. Aprender a ser menos egoísta pois não sabemos o dia de amanha. Linda reflexão e verdade que se ficamos doente tem um motivo algo de errado dentro de vc. É so vc parar para pensar e refletir o motivo da enfermidade pr mais perfeitos q tentamos ser sempre tem algo para melhorarmos e ficarmos curados! S for de coração. Bjus

  70. Noeme disse:

    Eu fico c a passagem de jeremias23/isaias… os pr nao tem mais compromisso c seus rebanhos ficam pegando pontos de palavras para provarem ministerio dos outros e nao tem nada de si mostrarem Deus e fiel! A oração da fe sarara o doente Eles oram de qualquer maneira

  71. Hebert disse:

    Como eu sempre quis falar tudo isso que você escreveu, penso do mesmo modo vou postar no meu mural no face ok?.
    Entra lá depois e curte, postarei apartir do momento que fala de sua filha para dar ênfase ao meu caso, minha filha faleceu a 2 as 3 anos de idade de câncer, imagina como foi minha/nossas vidas.

  72. liria clari bronstrup disse:

    Paz do senhor. Eu creio que deus é o amigo mais fiel. A dor as vezes é quase insuportável mas ele sabe o que faz.amem.palavras abençoadas as suas

  73. Lilian disse:

    Muito Edificante!!!

  74. Waleska disse:

    Fantástico!

  75. cristina zanfra disse:

    Nossa! Gostei muito do seu post! Nós pensamos exatamente assim! O próprio Salvador passou por intensas dores! Como queremos herdar a vida eterna e ser como Ele um dia se não podemos confiar no Pai Celeste quando Ele nos prova? O que é um trecho ainda que doloroso , numa reta eterna?

  76. Claudejane disse:

    Tremenda mensagem,muito esclarecedora que o Espírito Santo continue te dando entendimento e sabedoria.muitos pensam que ser cristão é ser totalmente blindado, eu pensei assim,mais o Senhor tem me feito enxergar que não é bem assim.Afinal somos seres humanos limitados,ilimitado só Deus ,a paz e um forte abraço.

  77. Felipe disse:

    Obrigado pelo texto, Maurício.
    Tenho passado por uma fase difícil relacionada ao estresse (a qual já superei uma vez, mas voltou recentemente) e seu texto foi muito esclarecedor na minha busca por uma solução. Meu pensamento é parecido com o seu, pois eu vi pessoas de muita fé morrerem de doenças terríveis e isso na minha cabeça não fez sentido. Se a fé cura tudo, por que isso aconteceu? Simples, “seja feita a Tua vontade assim na Terra como nos céus”. Meu pastor me disse uma vez que se as mesma dificuldades (já vencidas) retornaram, é por que estou cometendo o mesmo erro que antes, ou seja, não aprendi nada com o que passou. Estes questionamentos vieram à tona de madrugada, e pela vontade dEle, eu encontrei este ótimo texto.
    A paz do Senhor.

  78. Marinalva disse:

    Realmente falou tudo irmão, porque debaixo de toda dor tem um proposito de Deus tem um plano Dele e por isso as vezes questionamos as coisas e n entendemos o proposito de Deus na nossa vida… entendo isto porque atualmente estou passando por situações assim!
    Obrigada pela palavra q Deus te abençoe. Amém😉

  79. natalia disse:

    TEXTO MAIS DEPRIMENTE PARA UM CRENTE NÃO EXISTE

  80. Jonatas disse:

    Jesus curou todos exceto quando faltou fé, essa eh a verdade. E ele mesmo diz que se algo te impedir de entrar na glória vc mesmo,ele diz vc é nao Deus, deve tomar uma atitude que eh arrancar de vc o membro. Se os discípulos falharam para curar o jovem e crito mesmo assim o curou,(pra provar que Deus quer curar),pq eh tao difícil reconhecer a nossa falha e jogar que a culpa eh de Deus? Eu sei que não eh fácil mas não dá pra dizer que a culpa eh a vontade de Deus, sendo que o evangelho mostra que não existe essa vontade.

    • Jonatas.
      .
      devemos concluir, então, que a fé do homem manda em Deus? Deus está sujeito à nossa fé?
      .
      Quando Paulo manda Timóteo tomar vinho contra suas enfermidades, isso significa que quem não tinha fé era Paulo ou Timóteo? E o espinho na carne de Paulo (fosse o que fosse) não foi removido porque Paulo não tinha fé ou porque Deus disse-lhe “a minha graça te basta”?
      .
      Se Deus quer curar todos, sem exceção, por que os homens com fé ficam doentes muitas e muitas vezes? Aliás, irmão, você já ficou doente? E sempre foi curado por um milagre? Ou faltou fé e precisou tomar um xarope, um comprimido?
      .
      Irmão, por favor, estude mais sobre a soberania de Deus. Sua teologia está mais para as heresias da teologia da prosperidade e da confissão positiva do que para o cristianismo. Igrejas que acreditam nesses absurdos mais oprimem seus membros doentes do que outra coisa, pondo em cima das doenças deles culpa e fardos que Jesus já carregou. Estude um pouco mais, irmão.
      .
      Deus o abençoe,
      mz

      • Weberth disse:

        Sim devemos ,deus age conforme a nossa fé e acabou ,me perdoe mas sua fé maurício é inútil ,de nada serve anão ser pra ser jogada fora e pisada pelos homens ,mesmo cristão continua incrédulo ,voce é o sal que perdeu a salinidade e a luz que não ilumina ,sua fé é inútil .Sei que voce tem as melhores das intenções ,mas voce esta errado

      • Respeito a sua opinião e lamento seu modo de falar comigo tão vazio de amor e gentileza. Sabe, irmão, o que demonstra que um cristão tem uma fé vazia ou não não é crer em um Deus que se submete à fé dos homens como um escravo, mas praticar o fruto do Espírito (Gl 5.22-23). E as suas palavras demonstram que seu coração está vazio das virtudes do fruto do Espírito. Se você conhecer a Bíblia, saberá que o sal que não salga é que deve ser lançado fora e pisado pelos homens. E como você sabe, já que é um estudioso da Bíblia, o sal que não salga é o cristão que não vive em sua vida os frutos esperados de todo servo de Deus: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Seu comentário demonstra a ausência da maioria dessas virtudes em seu coração.
        .
        Ame mais, irmão. Trate melhor seu semelhante. Aí você estará começando sua caminhada na fé.
        .
        Deus o abençoe,
        mz

  81. Luana disse:

    Muito bom! Deus abençoe!

    • Amém, Luana.
      .
      Divino,
      .
      acredito que você entenda de hermenêutica bíblica. Por isso, sabe que usar um texto bíblico fora de seu contexto é uma violência às Escrituras. O texto de 1Jo 2.19 se refere especificamente aos gnósticos que estavam no meio da igreja à época de João e contra quem o apóstolo escreve sua epístola. Não tem absolutamente nada a ver com pessoas que foram feridas nas nossas igrejas hoje. E, cá entre nós, irmão, usar esse texto fora de contexto para atacar pessoas que já foram feridas na igreja é, além de má teologia, bastante desumano.
      Graça e amor, irmão.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  82. marconi disse:

    muito bom, parabens pelo texto…

  83. Tales disse:

    Deus sabe se temos doenças?

  84. Valdemir de Castro disse:

    Olha assim como esse Mauricio disse que Kenedy Hagin é herege, eu tenho certeza que voce Mauricio é tambem, porque o que voce esta ensinando é do diabo. As doenças e enfermidades veio do diabo e nunca foi da vontade de Deus as doenças. E Jesus mostrou claramente com as suas obras qual era a vontade de Deus é só ler a Bíblia.

    • Caro Valdemir,
      .
      o nome dele não é Kenedy, mas Kenneth.
      .
      Se o que eu escrevi é do diabo, por favor, me explique por que a Bíblia como um todo mostra a história de homens cheios de fé que ficaram doentes e alguns que vieram a falecer da enfermidade que os acometeram. Um deles é o profeta Eliseu. Repare que ele foi um dos profetas do Antigo Testamento que mais fizeram milagres. Ainda assim, diz o texto bíblico: “Estando Eliseu padecendo da enfermidade que havia de morrer…” (2Rs 13.14). Espere um momento! Eliseu não era homem de fé? Ele não fez tantos milagres? Não era um profeta de Deus? Mas ele morreu doente. Certamente não por falta de fé. Como você bem disse, Valdemir, é só ler a Bíblia.
      .
      Outro exemplo é Timóteo. Paulo recomenda a ele remédios caseiros, porque seu discípulo tinha problemas no estômago. O apóstolo lhe escreve: “Não continues bebendo somente água. Usa um pouco de vinho por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades” (1Tm 5.23). Timóteo tinha problemas estomacais e frequentes enfermidades. Estamos tratando do amigo de Paulo! Por que Paulo não o curou? O apóstolo não tinha fé? Não tinha autoridade diante de Deus? Não tinha feito sinais e prodígios? Por que seu amigo, a quem Paulo chama de filho na fé (1Tm 1.2), vivia constantemente doente? Porque, embora fosse um homem de fé, Paulo não podia curar todas as doenças de todo mundo. A cura das enfermidades é algo concedido por Deus, que cura quando quer. Tenho certeza de que Paulo gostaria de ter curado Timóteo. Como você bem disse, Valdemir, é só ler a Bíblia.
      .
      Lembremos de que houve aquela circunstância em que Paulo orou três vezes para se ver livre do “espinho na carne”, mas a resposta de Deus foi não. Ele apenas disse: “A minha graça te basta” (2Co 12.9). Em outra ocasião, Paulo escreveu aos Gálatas: “A minha enfermidade na carne vos foi uma tentação. Contudo não me revelaste desprezo e desgosto” (Gl 4.14). Isso mostra que, enquanto o apóstolo esteve na região da Galácia, ficou doente. Esta doença, que ninguém sabe ao certo o que é, poderia levar os gálatas a pensar: “Como pode, ele é apóstolo de Cristo e está doente… Que homem sem fé!”, mas, ao contrário, Paulo diz em sua carta que eles não o desprezaram por conta disso. Como você bem disse, Valdemir, é só ler a Bíblia.
      .
      Há, ainda, o caso de Trófimo, amigo de Paulo que não foi curado mediante a oração de Paulo: “Erasto ficou em Corinto. Quando a Trófimo, deixei-o doente em Mileto” (2Tm 4.20). O que essa passagem nos mostra é que Paulo deixou um amigo doente, sem cura, na cidade de Mileto. Como você bem disse, Valdemir, é só ler a Bíblia.
      .
      Podemos citar, ainda, o caso de Epafrodito, sobre quem Paulo diz que “estava angustiado porque ouviste que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente. Deus, porém, se compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim para que eu não tivesse tristeza” (Fp 2.26-27). Não sabemos qual era a doença de Epafrodito, mas sabemos que ele tinha ficado mortalmente doente. Como você bem disse, Valdemir, é só ler a Bíblia.
      .
      A questão da doença e de sua cura nem sempre é sobre ter fé ou não. Nem sempre significa que a pessoa não crê em Deus ou que está em pecado. Às vezes, Deus permite a doença para nos abater e nos ensinar a viver contentes em toda e qualquer situação, lembrando que ele é o Senhor da vida.
      .
      E, como você bem disse, Valdemir, é só ler a Bíblia.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

  85. Guilherme eduardo disse:

    Irm Mauricio ja pensou se o ser humano ja mais adoesece quantos iriam buscar a conhecer a Deus e viver para Ele.eu creio que pouco de nos estariamos aqui comentando este assunto que nos traz,
    O porque de tudo isso. Acredito eu no que voçe comentou.Se Deus quizer cura ele e Deus mais se nao quizer ele vai ser o mesmo,estamos aqui so de passagem somos como a onda do mar como o vento que sopra no ocidente,mas a palavra diz:O tempo que nos resta aqui,que nao vivamos mas para nos e sim para a Deus.E esperando o que esta escrito no livro de apocalipse 3 ves 5.amem graça e paz meu irmao que Deus na sua infinita graça te abençoe e que o Espirito Santo te use mais e mais.

  86. Isabella A disse:

    “O meu povo perece por falta de conhecimento.” Que a luz da Palavra possa te alcançar, irmão Mauricio. Que vc possa conhecer ainda o VERDADEIRO CARÁTER DE DEUS. Ele é BOM em todo o tempo! Paz

    • Olá, Isabella. Claro que Deus é bom em todo o tempo. Nem por isso impediu que Timóteo tivesse constantes enfermidades, Paulo tivesse um espinho na carne, os apóstolos fossem perseguidos, torturados e mortos, Jó sofresse dores e perdas, o povo de Israel se tornasse escravo, o povo de Judá vivesse décadas no exílio, entre tantas outras situações que abundam na Bíblia e que mostram que Deus executa seus propósitos muitas vezes por meio de sofrimentos. Que a luz da Palavra possa te alcançar, irmã Isabella. Paz.

  87. Andréa Farias disse:

    Tiago 1:13, deixa claro que nossas aflições não vem de Deus. Jó um servo fiel foi acusado por saranas , o diabo, de servir a Deus por interesse, então satanas tirou o que ele tinha, inclusive a saúde para ver se ele acusava a Deus e ele(Jó) mesmo sem saber de toda essa trama de satanas manteve-se integro e não acusou a Deus!
    Deus devolveu tudo o que ele tinha.
    Detalhe, no mesmo livro de Jó satanas acusou a todos os humanos de servirem a Deus por interesse, então cada um de nós está envolvido nessa questão:
    Será que conseguimos ser fiéis mesmo no sofrimento? na injustiça? na dor da morte?
    Cinfiamos que Deus pode restaurar tudo até a vida? como fez com Lazaro?
    Vamos aguardar a justiça divina? ou vamos agir com as próprias mãos? e dar razão ao diabo?

  88. Felipe disse:

    Que bênção! Profundo e fundamentado! Deus o guie sempre!

  89. LEONARDO SANTANA NEVES disse:

    Bobagem a crença de que milagres acontecem.
    Sou ex diácono e quero dizer que é tudo farsa , comércio , fábrica de esperança que não existe .
    Hoje venho dizer que sou obrigado a acreditar na reencarnação no cardecismo a unica doutrina que realmente mostra a verdade.
    Mais se vc quiser continuar a acreditar no pastor ele vai achar bom , até finge algumas manifestações de demônios pra ele expulsa , isso da Silva jeito pra ele

    • Leonardo,

      respeito a sua opinião. Possivelmente, você conviveu com pessoas mal-intencionadas, exploradores da fé. Na época de Jesus tinha um homem que também fazia isso, chamado Judas. Felizmente, Judas passou mas Jesus permanece. Hoje em dia é igual: apesar dos falsos pastores e das falsas igrejas, Jesus continua sendo Deus e continua realizando milagres. Já frequentei o Kardecismo, mas a crença na reencarnação torna a cruz de Cristo desnecessária, por essa razão, não é possível para mim crer nessa religião. Jesus não veio para ensinar, veio para morrer, ressuscitar e dar-nos vida eterna com isso.
      .
      Como disse, respeito sua crença, mas permaneço com o Jesus que não só ensina, mas salva. Pois é esse Jesus que a Escritura revela.
      .
      Abraço,
      mz

  90. lilimaca disse:

    Paz!

    Tenho passado por altos e baixos com meu filho de 2 anos… Sempre oro e peço a Deus pra me revelar Sua vontade para nós… Pensava que sabia o que era, ficamos 1 mês em calmaria… mas ontem a condição ficou ruim denovo… Novamente estou pedindo a Deus uma direção, o que devo fazer… Tenho fé e falo com Deus o tempo todo. Obrigada pelo texto (pregação), foi edificante pra mim. Agradeço pela oração dos irmãos na fé! Paz do Senhor

    • Liliane,
      .
      peço a Deus por seu filhinho e pela tua vida e de teu marido. Que Ele lhes dê paz e ânimo nos momentos de tribulação, fortaleça suas pernas para a jornada e não deixe se apagar a chama da fé e da confiança.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  91. Andrea peres disse:

    Meu DEUS, estou em recuperação devido um princípio de sagramento com princípio de AVC nos meus exames não deram nada para surpresa dos médicos, eu sabia que DEUS estava querendo me chamar atenção, Para eu volta ao primeiro amor , e hoje lendo esse texto eu vim entender.

  92. Paulo Cesar disse:

    Mauricio: sou católico e concordo 100% com seu texto. O que acontece é que todo mundo quer ir para o céu mas ninguém quer morrer. Deus salvou Jesus na morte. Com a ressurreição de Nosso Senhor, a morte foi vencida, amém! Deus não salvou Jesus da morte, pois era preciso que Nosso Senhor Jesus Cristo morresse na cruz para nos salvar. Algumas pessoas que aqui comentaram, percebe-se que estão possuídas das piores intenções, dentre elas a provocação gratuita pura e simples com um único propósito: o de confundir. Lembremo-nos que o pai da mentira, mentiroso desde o início, tem ódio de Nosso Senhor e tudo fará para levar as almas dos ignorantes para o inferno. Jesus Cristo nunca nos prometeu a vida eterna nesse mundo temporal, pelo contrário, cada um de nós deverá pegar sua própria cruz e seguir Jesus (Mt 16:24). Infelizmente o grande cisma da virada do primeiro milênio e posteriormente, 500 anos depois, a divisão provocada por Lutero que culminou em 33 mil denominações protestantes distintas somente serviu para fortalecer o diabo. Oremos para que as pessoas ignorantes – não falo da educação acadêmica mas da fé verdadeira pura e simples – possam enfim perceberem a importância do sacrifício ímpar de Nosso Senhor e da fragilidade da vida humana diante da eternidade.

  93. Paulo Cesar disse:

    Gostaria de acrescentar que mesmo dentro da Igreja Católica heresias foram cometidas. O Concílio Vaticano II acabou de vez com a tradicional liturgia, no que permitiu a infiltração da maçonaria dentro da Igreja e também setores deturpados do protestantismo, cada grupo querendo levar sua parte no desmantelamento da Igreja Católica. Como resultado de tal permissividade, na década de 70 identificamos o surgimento das igrejas neo pentecostais que na verdade são casas comerciais onde não existem fiéis, mas clientes. Ironicamente, Lutero fez a reforma com base na venda de indulgências pela Igreja Católica. Atualmente temos igrejas protestantes cujos pastores declinam com mais fervor o numero das contas bancárias do que o Pai Nosso.

  94. Cristiano disse:

    Amigo parabéns pela bela reflexão. Que Deus te abençoe cada dia mais

  95. Gil disse:

    o que aconteceu a mulher do baterista?

  96. Sandra disse:

    Eu pensava igual a muitas pessoas que nos cristão não passaríamos por enfermidades,mas tenho visto muitas pessoas cristãs passando por enfermidades.Hoje eu acredito que nada é por acaso e se Deus quiser ele cura ou recolhe para a vida eterna!!

  97. Marina disse:

    Porque que todas as pessoas que estão doente eu oro pra elas e elas morrem?

    • Olá, Marina,
      .
      certamente porque chegou o momento escolhido por Deus para que elas partam desta vida. Fique em paz, não há nenhuma relação com você orar por elas. A oração é um pedido a Deus, que ele pode atender ou não. Nos casos que você mencionou, ele escolheu não atendeu.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

  98. Wanderson fonseca disse:

    Pq tanto sofrimento,uma moça hoje faleceu vitma câncer, descobriu a doença mais ou menos mesma época que engravidou, não pode fazer os tratamentos pra não afetar o bebê, hoje deixou a criança de um ano, meu Deus pq. O sonho dela era só ver a filha dela crescer….

  99. OBRIGADO . POR ME AUMENTAR MAS A MI MINHA FE IRMAO .

  100. Cíntia de Araújo França disse:

    Bom dia Pastor! O que o senhor pensaria se a sua filha adolescente, que tenho a certeza de que a ama muito, fosse acometida de uma doença crônica que a fizesse sofrer muito e fosse acompanhá-la por toda a sua vida, uma sentença, trazendo dor e impedindo que a tivesse uma vida com sonhos, projetos como as outras meninas. Ela não teria a liberdade de estudar, viajar, casar ou mesmo ter satisfação em comer. Tudo isso assim, ela teria uma vida normal com projetos, excelente filha, aluna, estudiosa, obediente, tranquila,coração bom, e de repente tudo se acaba porque uma doença trouxe o luto em vida. Pois foi exatamente isso que aconteceu com meu filho. Aos 17 anos teve sua vida interrompida por uma enfermidade tão devastadora que convivo com um luto diário há quase 3 anos. A dor é tão grande que peço a Deus nas minhas orações a cura ou a morte. Talvez quem nunca viu o sentimento de dor nos olhos de um filho não consegue mensurar o quão difícil é suportar e por muitas vezes sem poder chorar, gritar. Me sinto só e sem entender porque minha oração não é ouvida. A morte é algo natural que todos nós enfrentaremos.

    • Minha irma, antes de tudo, lamento profundamente a sua dor e todo o sofrimento. Difícil imaginar a dor de uma mãe ao ver uma filha passar por isso.
      Eu a abraço, me solidarizo com seu sofrimento e oro desde já pela cura dela e pela paz no coração de todos.
      Em tudo, cremos que Deus é soberano e, assim como permitiu que o próprio Filho padecesse na cruz, muitas vezes ele nos permite passar por provas dificeis cujos propósitos só ele consegue entender.
      Minha oração é que ele a fortaleça, apazigue e derrame o bálsamo da paz sobre sua vida.

      No amor de Cristo,
      mz

  101. Estamos ferrados então!
    Se vai para igreja católica eles falaram que é o destino!
    Se vai para o kardecismo eles falaram que é o karma!
    Se vai para igreja evangélica eles falaram que é provação….
    Então nessa vida não adianta nada servir a DEUS?
    SO HAVERÁ ALGUMA COISA BOA NO CEU?
    Aqui é tudo igual?
    Cara….
    Nem sei oque pensar mais

    • Olá, Cristiano,

      se um pai ama seu filho e, para que ele se torne uma pessoa melhor, o deixa de castigo para que ele possa refletir, avaliar sua jornada e chegar lá na frente sendo alguém melhor, isso faz desse pai um homem mal? Outra pergunta: isso faz a vida do menino miserável e sem sentido ou propósito? Você diria que essa criança está “ferrada” porque está passando por um momento de disciplina?

      Creio que, se você responder a essas perguntas com reflexão e sinceridade, poderá chegar às suas conclusões sobre o que pergunta. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo” (Jesus de Nazaré). A proposta não é de uma vida paradisíaca, mas de ânimo e paz em meio às tribulações.

      Abraço, amigo,
      mz

  102. HILLIAN RODRIGUES TEIXEIRA disse:

    Vc foi muito duro em suas teorias, sabemos que todos nós vamos morre e sabemos que vai acontecer, mas queremos ter um conforto que só quando nosso corpo estiver bem velho e cansado iremos partir. Quero na velhice deitar numa cama sem sofrimento e Deus tomar o meu fôlego da vida. Jovem, moço, criança ou coroa, não queremos sofrimento prostrado, arrasado em uma enfermidade.
    Jesus levou todas nossas enfermidades.

    • Não fui duro, fui bíblico, irmão. A questão é que entre o que nós queremos e o que Deus permite acontecer, há uma grande distância. Podemos nos enganar, achando que toda doença será curada, para ter paz no coração. Mas… não é o que a Bíblia diz.
      Abraço fraterno

  103. Vania Ferreira Feliciano disse:

    Palavras para somar a nossa edificação e fe. Parabéns!

  104. Roseane Maria da C.dos S. disse:

    Olá quero agradecer por este texto, pois foi de grande aprendizado e muito esclarecedor. Que Deus continue te usando com essa
    sabedoria divina. Precisamos entender a palavra de Deus,o que realmente Deus está falando e não acreditar em explicações humanas e crendices . Acredito que Isaías 53 se refere a nova vida que teremos com Cristo. Apocalipse 20.4 fala que Deus limpará toda lágrima e não haverá mas a morte,nem prantos,nem clamor,nem dor porque já as primeiras coisas já passaram. Por que? Porque Cristo levou nossos pecados nossas dores na cruz do calvário.

Deixe um comentário