A Bíblia deixa indubitavelmente claro que nada acontece no mundo à parte da soberania de Deus. O Senhor é o dono do mundo e ele administra com atenção e todo poder aquilo que lhe pertence. Nada ocorre sem sua expressa permissão e entender essa realidade nos leva a algumas conclusões importantes, em uma época em que o mundo enfrenta a assustadora pandemia de coronavírus.

Se Deus domina tudo e desgraças acontecem, naturalmente ocorrem debaixo da permissão dele. Mas, como conciliar que o Senhor permite uma pandemia que tira a vida de milhares de pessoas pelo planeta com o fato de que ele é bondoso, amoroso, compassivo, cuidador e benigno?

Uma conclusão seria: na verdade, Deus não é soberano e o mundo corre à revelia de seu controle. Essa é uma heresia chamada teísmo aberto (ou teologia relacional, em sua versão brasileira). O problema é que esse pensamento é refutado por todo o relato bíblico, que mostra um Deus que é Senhor absoluto da História.

Outra conclusão seria que o Criador, afinal, não é tão bom assim. Porém, acreditar nisso seria jogar fora as Sagradas Escrituras, que não deixam margem de dúvida sobre a infinita bondade e misericórdia do Deus que é amor.

A terceira conclusão possível é que há na desgraça um propósito divino mais elevado e que ainda não conseguimos vislumbrar. É o que chamo de “bendita desgraça”, isto é, Deus permite um mal com vistas a um bem maior. Acredito que essa é a resposta.

O exemplo que costumo dar para explicar essa realidade é o de uma injeção: qual de nós gosta de tomar? Ainda assim, tomamos. Por quê? Porque somos masoquistas? Não. Porque sabemos que, para evitar um mal maior, é melhor nos submetermos à dor da agulhada.

Procurei mostrar essa realidade em meu livro O fim do sofrimento (Mundo Cristão). Frequentemente, Deus faz isso. Lembra-se do espinho na carne de Paulo? É interessante que o apóstolo explica que Deus decidiu afligi-lo com aquele “espinho” a fim de que ele não se tornasse arrogante pela grandeza das revelações que recebera. Ou seja, um mal muitas vezes é a caneta que Deus usa para escrever a história do bem maior. Sei que isso pode soar meio estranho, mas, à luz da onisciência divina, Deus sabe que aquilo que nos parece absurdo muitas vezes vai ao encontro de uma lógica superior majestosa e inalcançável pela limitada mente humana.

O fim do sofrimento_Banner APENAS

Clicando na imagem acima você vai para a livraria virtual Amazon

Exemplos bíblicos não faltam: o Dilúvio, a confusão das línguas em Babel, o exílio na Babilônia, a dominação romana, as chagas e perdas de Jó, as dores de Oseias, os constantes sofrimentos de Israel sob jugo de povos vizinhos, a escravidão no Egito, a cruz de Cristo – o fenômeno se repete: males aparentes que, no grande esquema das coisas, contribuem para proveitos muito mais elevados e importantes.

Tenha uma certeza: o coronavírus não é maior que o Criador dos buracos negros, de Andrômeda, da Ursa Maior, dos quasares e do top quark. Esse mesmo Deus que tudo criou pelo poder de sua palavra não abandonou o mundo ao léu, como uma carruagem desembestada, mas mantém as rédeas bem seguras em suas mãos.

O que ele deseja ao permitir essa pandemia? Talvez, mais contrição. Talvez, mais arrependimento. Talvez, mais busca de sua face. Não temos como saber. Mas podemos ter a certeza e a confiança de que ele segue na direção dos fatos da vida.

De uma coisa eu sei, com absoluta e bíblica certeza: aconteça o que acontecer, todas as coisas cooperarão para o bem daqueles que amam a Deus. E mais: todas as coisas culminarão na glória daquele que amou tanto o mundo que nos deu seu Filho único, a fim de que, com coronavírus ou sem coronavírus, tivéssemos a vida eterna.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari
Facebook: facebook.com/mauriciozagariescritor
Instagram: instagram.com/mauriciozagari
.
comentários
  1. GUILHERMINA CORREIA disse:

    Ainda não tive tempo de ler TUDO, mas li o final. Romanos 8 – 28. Obrigado. ABRAÇO.
    IRMÃ Guilhermina Correia – Lisboa – Portugal

  2. balbinofilho disse:

    Zágari sua literatura são pertinentes em qualquer tempo, mas ao reler agora, por exemplo, Confiança Inabalável, a leitura amplia tão mais o sentido do deserto e nos leva a ressignificar entre outras coisas a confiança.

    • Oi, amigo, como você está?
      Que alegria ler isso, querido. Essa é a beleza da literatura: nunca lemos o mesmo livro da mesma maneira. Que Deus fale muito ao seu coração por meio da literatura.
      Abraço fraterno,
      mz

  3. Daniel Fernandes Filho disse:

    Obrigado Maurício, pelas mensagens que você nos envia.A primeira

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

  4. Daniel Fernandes Filho disse:

    Obrigado, Maurício, pelas mensagens de fé e esperança que você nos tem enviado. A primeira que li, já faz quase dois anos, a qual enviei para várias pessoas da minha igreja, tinha, se não me engano, o título de ‘Fala sério, Jesus? Só mais uma coisa: comprei a bíblia ‘Na Jornada com Cristo’ e presenteie uma de minhas filhas, recém _convertida. Dei uma lida e gostei muito,pois foi escrita numa linguagem moderna e de fácil compreensão. Parabéns a você e a toda a equipe que a elaboraram. Vou recomenda’-la para os jovens e iniciantes da minhas relações.Tenho 81anos e convertido há 10 anos por um de meus genros, judeu convertido, que hoje é pastor. Eu fui professor, autodidata, de português e gosto muito do seu estilo literário. Deus o abençoe, e ilumine sempre. Daniel.

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

    • Oi, Daniel,
      que motivador e incentivador ler suas palavras. Louvo a Deus por sua vida e a de sua família e sou grato a Deus por me permitir abençoar você e os que você ama por meio do que te escrevo.
      Abraço fraterno,
      mz

  5. Anônimo disse:

    Amém

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

  6. Paulo Lameira disse:

    “Bendita desgraça” … realmente meu amado irmão, é tempo de muita reflexão e posicionamento diante de Deus. Como vocês estão? Como está seu Home Office? Laurinha está adorando isso né 😍
    Eu estava planejando ir visitar vocês nesses dias … que coisa né ☺️
    Peço a Deus que os preserve, guarde e abençoe suas vidas, hoje e sempre.
    Giulinha manda um enorme beijo pra vocês.
    Quando a Palavra diz que “TODAS” as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, o COVID-19 está dentro desse TODAS.
    Que o Senhor nos dê discernimento espiritual para entendemos o que Ele requer de nós diante dessa crise.
    Amamos vocês!
    Deus continue usando sua vida para louvor da Sua Gloria.

  7. Igor Daniel disse:

    Maurício , se não me engano vc tem um texto falando sobre uma experiência sua com depressão ; porém , não consegui achá-lo . Se for possível me diga o título do texto ou o link por favor.
    Obrigado.

  8. Anônimo disse:

    #AMÉM.

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s