por Eliana Neves (@elianapon), convidada especial do APENAS

Tenho 29 anos. Desde os 3 sofro de uma doença autoimune chamada “psoríase”, que provoca inflamação e descamação na pele. Não tem cura para a medicina. Seu controle depende de medicamentos pelo resto da vida. Também desde criança tenho enxaqueca, outra enfermidade para a qual a medicina desconhece a cura e cujo controle depende de tratamento pelo resto da vida. Nasci e cresci em um lar cristão. Dentro da igreja. E o fato é que desde criança já participei de inúmeras campanhas por cura. Campanhas de 7 semanas, de não sei quantos dias de jejum e oração… enfim, campanhas de todos os tipos. Meus pais, na ânsia de querer ver a filha sem dor e com uma pele saudável, me levavam em todo lugar em que tivesse um pastor que ministrasse cura. E, todas as vezes, sem exceção, eu ouvia ao final: “Você está curada, querida.  Creia!” , “Se você sentir dor novamente, é o diabo testando sua fé, repreenda!”, “Os sintomas estão aí, mas a cura já ocorreu, você tem que crer”, “Tome posse da cura”, “Eu decreto a sua cura, em nome de Jesus”. Eram momentos de muito entusiasmo, eu me lembro. Não faltavam “aleluias” e “glórias a Deus”.  Por fim, após certo tempo sem que houvesse a cura, eu escutava a mais cruel de todas as afirmações: “Você não foi curada porque não teve fé suficiente”.

Eu, ainda criança, não entendia essa afirmação dos irmãos, no sentido de já ter sido curada e continuar com os sintomas como um sinal de teste da minha fé. Como se Deus tivesse concedido a cura mas, depois de alguns dias, pelo fato de a minha fé não ser suficiente, tivesse tomado a cura de volta para Ele e me devolvido a enfermidade de novo. Quando mais velha, comecei a procurar algo que justificasse isso na Bíblia, mas eu não encontrava. Não havia coerência. E, o fato é que até hoje não encontrei, simplesmente porque é um ensinamento que vai contra tudo o que a Palavra de Deus ensina.

Ou melhor, não tinha encontrado. Até ler recentemente um livro que mudou meu entendimento. Seu título é A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO (de Maurício Zágari, editora Anno Domini).

Quando terminei a leitura de A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO (veja AQUI), pensei no quanto o sacerdote que escreveu o prefácio, Walter McAlister, estava certo quando escreveu  o seguinte: “Louvo a Deus pela coragem e a compaixão que este livro revela no seu autor”. Confesso que, antes de ler o livro, me perguntei o motivo pelo qual ele teria se referido a coragem. Mas, ao concluir a leitura, entendi. O livro revela coragem na medida em que desconstroi a falsa ideia de vitória pregada hoje no meio evangélico e defendida por sacerdotes que influenciam incontável número de cristãos. E, confesso, que já influenciaram a mim também.

Realmente não é fácil enfrentar uma heresia tão disseminada, sobretudo nos dias atuais, em que admitir que um cristão pode não obter aquilo que deseja de Deus, mesmo que tenha muita fé, chega a ser considerado uma blasfêmia por alguns. E, mais uma vez confirmando a afirmação de Walter McAlister, (premiado com 4 Prêmios Areté, inclusive “Livro do Ano”, por “O Fim de Uma Era“) percebi também que o livro, além de revelar a coragem de enfrentar a heresia triunfalista que contaminou nossas igrejas, revela compaixão pelo fato de consolar biblicamente aqueles que buscam uma vitória tão pregada hoje nas igrejas e que, não raramente, nunca acontece.

É claro que Deus cura, se Ele quiser. Mas, não é meu direito exigir isso dEle. Assim como não significa que um cristão nunca pode adoecer. E, aqui, cito uma frase do livro A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO: “Deus é Senhor, não nós”.

De fato, a heresia criada acerca da vida cristã sem problemas, além de desonrar a Deus, causa muito sofrimento ao cristão. Penso que, como eu, há muitos por aí. Certamente com problemas diferentes, familiares, de ordem financeira etc., mas também pedindo a Deus por um milagre que não aconteceu. E que só vai acontecer se o Senhor, que é soberano, assim quiser. O problema é que muitas dessas pessoas sofrem caladas na igreja de hoje, que prega apenas triunfalismo e usa a promessa de Jesus de vida abundante para distorcer o Evangelho e proclamar que cristão que é cristão de verdade vive de milagre.

E, não bastasse a existência de cristãos que sofrem sozinhos, a heresia traz para o seio da igreja milhares de pessoas que estão atrás de milagres, mas não de Jesus. Querem as bênçãos, mas não se comprometem com uma vida de luta contra o pecado. Afinal, Deus é bom e quer apenas a nossa felicidade. Crescem os evangélicos, mas não cresce o reino de Deus. Creio que, além de falsos mestres, há muitos cristãos bem intencionados que pregam esse “evangelho de vitória” porque assim foram ensinados.

E é aí que recomendo o livro A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO. Primeiro, porque o livro mostra, por intermédio de uma exposição bíblica maravilhosa, que absolutamente nada do que fizermos ou de quanta fé demonstrarmos ter fará com que tenhamos mérito em merecer alguma benção ou vitória de Deus. É tudo pela graça. Segundo, porque os cristãos bem intencionados que pregam um “evangelho” distorcido pelo fato de assim terem sido ensinados, poderão enfim entender o que a Bíblia expõe sobre o tema. Terceiro, porque aqueles cristãos que sofrem calados por não receberem a vitória que tanto almejam, perceberão que a graça de Deus lhes basta e que a verdadeira vitória do cristão é outra bem diferente – que só lendo o livro para saber qual é.  Neste aspecto, os relatos que o livro traz sobre os cristãos da igreja primitiva e os reformadores nos mostram o quanto o cristão está sujeito sim ao sofrimento enquanto estiver nesta terra. Esses relatos falaram muito ao meu coração.

Mas, além de tudo isso, o que mais me edificou neste livro foi o chamado de Deus para que voltemos os olhos àquilo que Sua Palavra diz. Para que, seguindo o exemplo dos cristãos da Igreja primitiva e dos reformadores, possamos nos desapegar dessa vida terrena e dos valores do mundo.

Encerro por aqui, pois, se fosse falar tudo o que esse livro me ensinou, o texto ficaria muito extenso.

O tema “vitória” necessita ser repensado à luz da Bíblia. Que A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO abençoe, instrua e console a muitos, assim como fez comigo. E que toda honra e toda glória sejam dadas apenas ao Senhor para sempre.

Eliana Neves, @elianapon no twitter (convidada especial do blog APENAS para fazer uma crítica sobre A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO por ter sido a primeira a adquirir o livro junto à editora).

.

.

Direitos Reservados
O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. É mandatório quem for reproduzir um post creditar: 1) Nome do autor. 2) URL do blog (com link). 3) Nome do blog: “APENAS”.

Licença Creative Commons Blog APENAS by Maurício Zágari is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 2.5 Brasil License.

comentários
  1. Bom dia Mauricio !
    Em quanto eu pinto meus quadros, vou escutando músicas e lendo meus e-mail’s…
    Qdo li o lindo testemunho desta linda moça, lembrei de todo o cáp.2 de 2Pedro da Bíblia. Sei que esses que pregam heresias, triunfalismo e tantas outras Teologias disso ou daquilo, de fato não terão cura…Mas nós que estamos despertando e discernindo, TRIUNFAREMOS !
    Que Deus abençoe grandemente a Eliana e vc também Mauricio !
    Fiquem na paz.
    Abraços.

    • Amem, Patricia, bênçãos em dobro pra ti.
      Não sabia que vc era artista plástica, que bacana.
      .
      Obrigado mais uma vez por suas palavras.
      .
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  2. Renata disse:

    Olá mais uma vez;
    Escrevo para lhe desejar êxito na venda da sua nova obra, eu mesma tenho vontade de adquirir um exemplar quando tiver meios, para dar de presente ao meu pai, que apesar de não ter intimidade com o mundo virtual, gosta muito de suas opiniões quando leio para ele suas publicações, e ele é um estudioso das escrituras, e um homem de fé, tanto que lhe tento imbuir a vontade de cursar ciências religiosas, mesmo ele tendo quase sessenta anos, o que não é em nada impedimento para regressar a vivência acadêmica. Com este comentário, você poderia escrever algo especificamente aos portadores de doenças auto-imunes, que é uma situação particularmente perturbadora se você analisar sob alguns prismas, como sou muito solitária, já analisei nossa situação de portadores inúmeras vezes. As DAI não são adquiridas, não há um patógeno definido, não é algo prevenível, uma vida regrada e bons hábitos não nos exime de sofrer com seus sintomas, ainda hoje, com tantos avanços na medicina, os mecanismos que levam ao desencadeamento e evolução são mistérios de resolução pouco provável a curto e creio, também no mínimo, a médio prazo. Acho que seria um alento, pois, se pensar bem, as DAI significa que nós somos os nossos maiores inimigos, nosso próprio organismo resolve entrar em guerra internamente, sem que tenhamos a opção de freá-lo, e quando podemos, com graves consequências, pois, muitas vezes a corticoterapia se mostra tão lesiva quanto os sintomas de nossas enfermidades, isso digo por experiência próprias. Sugiro também, e de antemão lhe peço perdão se já o tenha feito, que escreva sobre o cristão com depressão, pois é uma situação muito complicada, pois há o receio de se abrir com alguém da congregação, pela eventual falta de compreensão, e talvez até repreensão, como se fosse impossível a alguém que conheça a Cristo sentir tamanha dor em viver, e o receio de se abrir para alguém que não tenha se entregue ao Senhor, vem da vontade de que todos aqueles queridos venham um dia a fazê-lo, há o medo de que a demonstração de profunda tristeza afaste uma ovelha perdida, que pode pensar que na vida com Cristo ou se vive alienado ou triste. Digo isto, pois vivo isto, estou me mudando para uma cidade em que tenho que ficar pela distância de minha terra natal (Se não conhece, recomendo que vá, é uma das mais lindas obras do Senhor, na minha parcial opinião, Florianópolis) e como não sou dada a grandes relações sociais, e pela natureza da minha profissão ser isolada, fico profundamente entristecida em meu viver, já recorri, e vou retornar a precisar de ajuda de fármacos para poder suportar o cotidiano sem ter algum tipo de colapso ou coisa mais grave, e para dormir também (agora são 05:35 da manhã). Me sinto falha como Cristã, por não conseguir ver nada de bom nesta terra, não sei se você já teve experiência semelhante em algum momento de sua vida, mas chega a ser estranho, a sua visão muda com essa tristeza profunda, por mais que eu enxerque em cores, não há brilho no que vejo, nem mesmo um arco-íris é bonito, por mais significado que ele tenha, e quando penso nisto, se soma mais um motivo para dor. É complicado tentar transparecer Jesus na vida, quando esta vida não é desejada, quando o mais se quer é que Deus seja misericordioso e dê oportunidade de esperar a volta de Cristo de outra maneira a estar vivo. Sentimentos ambíguos como esses, creio eu que não sou a única a sentir, e você de forma coerente poderia alentar de alguma maneira a dar pelo menos um direção, sempre com o foco em Jesus.
    Que o Senhor lhe abençoe e lhe guarde!!!

    • Renata, graça e paz!
      .
      Obrigado por suas palavras, as recebo como uma oração.
      .
      Sobre sua sugestão para eu escrever sobre DAI, confesso que meus conhecimentos são parcos e não me sinto competente para falar especificamente sobre isso. Mas eu já escrevi dois posts sobre doença, inclusive no primeiro conto meu testemunho pessoal e no segundo, como meu entendimento de Is 53 mudou a partir da leitura de reflexões de John Piper. Eu os recomendaria com ênfase pra ti:

      E quando Deus não cura? – Parte 1/2

      E quando Deus não cura? – Parte 2/2


      .
      Há ainda um livro que acredito que pode te trazer alento, é de leitura rápida, um testemunho muito bonito. Chama-se “Há benefícios na dor”: http://migre.me/8tWvm
      Espero que essas leituras tragam mais brilho aos teus olhos.
      .
      Lido com pessoas com problemas de depressão clínica e sei como é duro. Eu mesmo, como vc lerá no meu testemunho, passei por isso. A boa noticia é que há esperança em Cristo.
      .
      E, Renata, você não é falha como cristã. Você é uma boa cristã, que sofre de uma doença. Não deixe que esse pensamento entre em sua mente, é um pensamento falso. Lembra que Jesus suou sangue de agonia no Getsêmani? Te garanto que o Mestre não via brilho na vida naquele momento. Suar sangue, Renata! Imagine o nível da agonia. Paulo, após sua experiência na estrada, passou 3 dias sem vontade de comer, tamanha foi a depressão em que mergulhou.
      .
      Eu te abraço, minha irmã, e me ponho a sua disposição se vc estiver em momentos de crise e precisar desabafar. Embora vivamos em cidades diferentes, sabe onde me achar. E nunca se esqueça: vc tem um pastor. Um homem de Deus vocacionado para cuidar de você. Nos momentos de agonia converse com ele. Ore com ele. Imiscua-se à comunidade de fé que frequenta, o amparo dos irmãos é fundamental. É na igreja que encontraremos abraço, ombro, lenço, afeto e gente de coração puro disposta a chorar com os que choram. Não são todos e nem em todas as igrejas. Mas certamente na sua vc poderá encontrar amigos que te amparem.
      .
      Pois eu sei que, nos meus momentos em que vivi depressão no passado, foram irmãos, meu pastor e livros (além, obviamente, do relacionamento com Cristo), que me tiraram do vale da sombra da morte.Como diz o salmista no Salmo 139, Deus nunca deixa de estar ao teu lado: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa”
      .
      E lembre-se das últimas palavras do Nosso Senhor antes de voltar para o Pai, em Mateus 28: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. E todos os dias inclui hoje.
      .
      Te abraço com ternura e oro pela tua vida.
      .
      Que Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristã, Renata.

    • Renata, graça e paz!
      .
      Obrigado por suas palavras, as recebo como uma oração.
      .
      Sobre sua sugestão para eu escrever sobre DAI, confesso que meus conhecimentos são parcos e não me sinto competente para falar especificamente sobre isso. Mas eu já escrevi dois posts sobre doença, inclusive no primeiro conto meu testemunho pessoal e no segundo, como meu entendimento de Is 53 mudou a partir da leitura de reflexões de John Piper. Eu os recomendaria com ênfase pra ti:

      E quando Deus não cura? – Parte 1/2

      E quando Deus não cura? – Parte 2/2


      .
      Há ainda um livro que acredito que pode te trazer alento, é de leitura rápida, um testemunho muito bonito. Chama-se “Há benefícios na dor”: http://migre.me/8tWvm
      Espero que essas leituras tragam mais brilho aos teus olhos.
      .
      Lido com pessoas com problemas de depressão clínica e sei como é duro. Eu mesmo, como vc lerá no meu testemunho, passei por isso. A boa noticia é que há esperança em Cristo.
      .
      E, Renata, você não é falha como cristã. Você é uma boa cristã, que sofre de uma doença. Não deixe que esse pensamento entre em sua mente, é um pensamento falso. Lembra que Jesus suou sangue de agonia no Getsêmani? Te garanto que o Mestre não via brilho na vida naquele momento. Suar sangue, Renata! Imagine o nível da agonia. Paulo, após sua experiência na estrada, passou 3 dias sem vontade de comer, tamanha foi a depressão em que mergulhou.
      .
      Eu te abraço, minha irmã, e me ponho a sua disposição se vc estiver em momentos de crise e precisar desabafar. Embora vivamos em cidades diferentes, sabe onde me achar. E nunca se esqueça: vc tem um pastor. Um homem de Deus vocacionado para cuidar de você. Nos momentos de agonia converse com ele. Ore com ele. Imiscua-se à comunidade de fé que frequenta, o amparo dos irmãos é fundamental. É na igreja que encontraremos abraço, ombro, lenço, afeto e gente de coração puro disposta a chorar com os que choram. Não são todos e nem em todas as igrejas. Mas certamente na sua vc poderá encontrar amigos que te amparem.
      .
      Pois eu sei que, nos meus momentos em que vivi depressão no passado, foram irmãos, meu pastor e livros (além, obviamente, do relacionamento com Cristo), que me tiraram do vale da sombra da morte.Como diz o salmista no Salmo 139, Deus nunca deixa de estar ao teu lado: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa”
      .
      E lembre-se das últimas palavras do Nosso Senhor antes de voltar para o Pai, em Mateus 28: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. E todos os dias inclui hoje.
      .
      Te abraço com ternura e oro pela tua vida.
      .
      Que Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão, Renata.

    • Renata, graça e paz!
      .
      Obrigado por suas palavras, as recebo como uma oração.
      .
      Sobre sua sugestão para eu escrever sobre DAI, confesso que meus conhecimentos são parcos e não me sinto competente para falar especificamente sobre isso. Mas eu já escrevi dois posts sobre doença, inclusive no primeiro conto meu testemunho pessoal e no segundo, como meu entendimento de Is 53 mudou a partir da leitura de reflexões de John Piper. Eu os recomendaria com ênfase pra ti:

      E quando Deus não cura? – Parte 1/2

      E quando Deus não cura? – Parte 2/2


      .
      Há ainda um livro que acredito que pode te trazer alento, é de leitura rápida, um testemunho muito bonito. Chama-se “Há benefícios na dor”: http://migre.me/8tWvm
      Espero que essas leituras tragam mais brilho aos teus olhos.
      .
      Lido com pessoas com problemas de depressão clínica e sei como é duro. Eu mesmo, como vc lerá no meu testemunho, passei por isso. A boa noticia é que há esperança em Cristo.
      .
      E, Renata, você não é falha como cristã. Você é uma boa cristã, que sofre de uma doença. Não deixe que esse pensamento entre em sua mente, é um pensamento falso. Lembra que Jesus suou sangue de agonia no Getsêmani? Te garanto que o Mestre não via brilho na vida naquele momento. Suar sangue, Renata! Imagine o nível da agonia. Paulo, após sua experiência na estrada, passou 3 dias sem vontade de comer, tamanha foi a depressão em que mergulhou.
      .
      Eu te abraço, minha irmã, e me ponho a sua disposição se vc estiver em momentos de crise e precisar desabafar. Embora vivamos em cidades diferentes, sabe onde me achar. E nunca se esqueça: vc tem um pastor. Um homem de Deus vocacionado para cuidar de você. Nos momentos de agonia converse com ele. Ore com ele. Imiscua-se à comunidade de fé que frequenta, o amparo dos irmãos é fundamental. É na igreja que encontraremos abraço, ombro, lenço, afeto e gente de coração puro disposta a chorar com os que choram. Não são todos e nem em todas as igrejas. Mas certamente na sua vc poderá encontrar amigos que te amparem.
      .
      Pois eu sei que, nos meus momentos em que vivi depressão no passado, foram irmãos, meu pastor e livros (além, obviamente, do relacionamento com Cristo), que me tiraram do vale da sombra da morte.Como diz o salmista no Salmo 139, Deus nunca deixa de estar ao teu lado: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa”
      .
      E lembre-se das últimas palavras do Nosso Senhor antes de voltar para o Pai, em Mateus 28: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. E todos os dias inclui hoje.
      .
      Te abraço com ternura e oro pela tua vida.
      .
      Que Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão, Renata.

  3. Renata Cassa disse:

    Bom dia Mano Maurício,
    Faz tempo q não apareço por aki não é mesmo? Eu sempre leio as novas postagens pois chegam para mim por e-mail, ótimas como sempre! Além disso vc arrumou mais uma fã:minha filha (Daniella – 14 anos) Ela sempre me pede pra imprimir as postagem aki no trabalho e levar pra ela ler, ela ama ♥
    Em relação a este post reitero a frase mencionada que consta no livro “Deus é Senhor, não nós”. Deus é SOBERANO: adj. Supremo, excelso; que atinge o mais alto grau: o soberano bem.
    Acima de qualquer controle; absoluto: poder soberano.Poderoso, incontestável: justiça soberana.

    Ele pode TUDO, mas Ele faz quando Ele quer!

    bjs e paz no amor do Senhor =)

    • Renata! Saudades, menina, vc estava sumida mesmo. Achei que tinha abandonado o twitter até.
      Ah, que fofa, manda um beijão pra sua filhota.
      .
      Sim, o livro destaca muito a soberania de Deus. Sem ela…nada seria nada, não é?
      .
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  4. Michelle disse:

    Bom dia, a Paz!

    Eu também já me senti assim. Tenho a mesma idade da Eliana, e quando penso nos planos que fazia desde a adolescência, não os vejo realizados. Estou obesa, tentando fazer cirurgia, e ao longo dos anos escutava as pessoas ministrarem cura sobre a minha vida. Não faltaram acusações como gulosa, ou sem vergonha. Muitas vezes me perguntei se realmente me faltava fé. Tive depressão pós-parto. Cheguei a participar de algumas campanhas, mas ficava com vergonha de ir lá na frente, pois, alguém que desde a infância foi criada na igreja, não poderia demonstrar tanto “despreparo”.

    Hoje em dia, graças a Deus, minha visão é diferente, tenho aprendido muito, e esse blog, é um dos instrumentos pela qual estou crescendo. Assim como livro, que ainda não li, pois já estava esgotado!! Vou pedir pelo site!!

    Que Deus continue abençoando a você, Eliana, ao Maurício e a todos os que leem este blog e que buscam a Verdadeira Vitória do Cristão!

    • Michelle,
      oro que você consiga livrar-se dos seus fardos e que sobre Cristo repousem suas ansiedades.
      O “A Verdadeira Vitória do Cristão” não está esgotado não, estive na editora hoje e está saindo normalmente. O que estava esgotado era “O fim de uma era”, de Walter McAlister, que aliás tb é um livro excelente e está na 3a edição.
      .
      Oro a Deus que o “A Verdadeira Vitória do Cristão” seja realmente edificante na sua vida e que te ajude a superar suas dúvidas e trazer paz ao seu coração.
      .
      Na paz de Cristo,
      Mauricio

  5. Elinton Oliver disse:

    Parabéns, Eliana.

  6. Juliana disse:

    Bom dia Eliana! a paz do Senhor!
    Estarei em oração para que Deus, segundo a sua misericórdia, te cure!
    e acima disso agradecerei a Ele por ter te revelado coisas maravilhosas e puras do verdadeiro evangelho e por você ter transmitido esse ensinamento! pois mais do que a cura que Deus nos concede é a salvação! glória a Deus por isso!

    Maurício, a paz do Senhor!
    Conheci o seu blog recentemente, os ensinamentos que tenho tido aqui tem me edificado muito! que Deus continue te usando dessa forma tão maravilhosa!
    Estou feliz de ver que o verdadeiro evangelho está sendo pregado.
    Nesta época que estamos vendo os homens tratando a fé como uma moeda de troca, usando da ignorancia do povo para distorcer a palavra do Senhor e fazendo das igrejas grandes empreendimentos!
    Adimiro muito a forma simples como você escreve, pois o evangelho de Deus é assim, simples e puro!

    que Deus esteja sempre com vocês!

    • Juliana,
      .
      obrigado pelas suas palavras tão carinhosas.
      .
      Transmitirei a Eliana as suas palavras e a sua oração pela cura dela.
      .
      Quanto a mim, apenas peço suas orações para que o Senhor me ilumine e eu possa edificar vidas por meio de minhas palavras.
      .
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  7. Valter Penno disse:

    Comecei a ler o citado livro A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO ontem, dia em que o recebi pelo correio; desde as primeiras páginas já posso afirmar que está valendo a pena o investimento.
    Sou defensor de uma idéia que, certa vez, ouvi num filme que mostrava o dia a dia de uma família de um pastor: Devemos ser crentes que sabem ler a Palavra de Deus, ler realmente o que está escrito e não as idéias pré-concebidas, e muitas vezes errôneas, que nos foram passadas desde a nossa tenra infância da peregrinação como cristãos. Como a nossa irmã Eliana diz no texto acima: “.. voltemos os olhos àquilo que Sua Palavra diz”.
    Obrigado.

    • Valter, querido irmão,
      .
      fico feliz que o livro está te edificando. Realmente foi um mergulho nas Escrituras, trabalhoso mas recompensador. Eu mesmo fui a primeira pessoa a ter ideias pre-concebidas mudadas por meio do estudo que levou à realização do livro.
      .
      Que ele siga te abençoando até a última página.
      .
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!
      Mauricio Zágari

  8. Luiz Felipe disse:

    Lindo texto Eliana. Que Deus te abençoe.
    Li o livro em 2 dias. Não li em 1 dia porque os filhos não deixam 🙂
    .
    A paz.
    .
    Luiz Felipe

  9. Teresa Mesquita disse:

    zágari o livro está sendo vendido apenas no site do Anno Domini, pois tenho procurado aqui em minha cidade João Pessoa na Paraíba e não encontro ainda. Só pra saber.

    Abraço!!

    • Teresa,
      em João Pessoa a editora ainda não tem distribuição, infelizmente.
      No momento, se vc tiver interesse pode adquirir pelo 080–701-3490 (ligação gratuita) ou pela loja virtual (www.editoraannodomini.com.br/livraria).
      Se decidir adquirir, oro a Deus para que edifique muito a sua vida.
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

      • Teresa Mesquita disse:

        Obrigada pela informação. Vou adquirir sim Zágari.

        Graça e paz!!

      • melinamartins disse:

        É uma pena a Anno Domini ainda não ter distribuição nas livrarias de João Pessoa, mas graças a Deus pela internet. =D

      • Amém, Melina!
        .
        Se vc for ler “A Verdadeira Vitória do Cristão” espero que seja muito edificada.
        .
        Beijo e paz pra ti!

  10. greize disse:

    Nossa acho que todos trilham o mesmo caminho quando vem a doença.Eu tb tenho trato de uma autoimune.Também passei toda “via crucis” de cultos com palavras de cura , mão pesada na cabeça e por ai vai.Tem coisas hj que lembro e penso o que foi aquilo??

    Vi Deus curando em minha família um caso que não é curável pela medicina,e Ele não curando outra pessoa.Da um nó trançado na cabeça.Mas uma pessoa me disse:
    Deus fez a escolha dEle um ele curou, para a Glória DEle a outra Ele levou e agora também esta curada, para glória dEle.Pois nossa vida é ligada pelo um fio chamado Graça e só Ele sabe a hora de nos puxar.
    Já encomendei seu livro espero que me edifique mto.
    Abraços

    • Greize,
      .
      oro a Deus pela sua saúde e também para que a leitura venha de fato a edificar a sua vida.
      .
      Obrigado pela sua companhia sempre presente aqui nos comentários do Apenas.
      .
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  11. Jacy disse:

    Bom dia meu amigo!
    Acho que no máximo em 15 dias meu livro chega!!! hehe
    Estou passando aqui só para lhe desejar um dia muito abençoado na presença do Senhor e que a “verdadeira vitória do cristão” esteja sempre guardada em sua mente e coração.
    Sobre a situção que compartilhei com você, ainda estou juntando coragem para confrontar o problema, que Deus me ajude.
    Espero ler o livro junto com meu filhote para que desde a mais tenra idade ele compreenda um pouco do que significa o evangelho puro, sem mistura.

    Abraços fraternos em vc e sua família! 🙂

    • Jácy,

      Espero que o livro seja benção pra ti. Pro teu filho de 11 anos talvez ele seja um pouco denso, mas se você for lendo com calma ele vai assimilar o essencial.
      Sobre aquela situação…coragem!
      .
      Deus te abençoe muito!

  12. greize disse:

    Esqueci de desejar muita saúde a Eliane.Deus a abençoe querida.
    E Zágari, tenho enviado seus posts aos meus amigos, mtos manifestam de como estão sendo abençoados.E tem até uma coisa engraçada estou recebendo eles de volta, pois alguns esquecem de usar o cco e enviam para todos amigos deles, e eu os recebo de novo.rsrsrs
    Deus te abençoe.

    • Amem, Greize!
      Se estiver abençoando, que a Palavra se espalhe.
      Talvez vc possa sugerir que seus amigos se cadastrem no blog e assim recebam diretamente as postagens. Te poupa o trabalho de ficar enviando os emails. É só eles fazerem como vc fez: inserir nome e email.
      Deus a abençoe!

  13. Eliana disse:

    A paz do Senhor!

    Agradeço aos irmãos que deixaram comentários tão carinhosos! 🙂
    Prossigamos buscando ao Senhor por quem Ele é.
    Aos que relataram suas enfermidades, tbm oro pela cura de vcs. Mas não podemos esquecer que a graça nos basta, nos sustenta, nos consola este o maior milagre.
    A quem não leu o livro, recomendo que leia. Além do conteúdo, tem linguagem simples e a leitura é prazerosa.
    E obrigada ao Maurício Zágari, por abençoar tanto a vida da gente!

    • Inagradecível, Eliana. Eu que tenho que agradecer por ter se interessado pelo livro e escrito a crítica.
      .
      Que o livro tenha abençoado você e todos os que leram ou virão a ler.
      .
      Beijo em ti e no maridão e a paz de Cristo!

  14. Fátima disse:

    Boa tarde, ao ler tudo isso fiquei muito contente pois inúmeras vezes ficava me questionando: dizendo mas Senhor porque não recebi a cura? Minha fé foi pouca???????????
    Adorei ler esse post e vou comprar e ler o livro e depois poderei falar com conhecimento de causa, ok? Ótimo fim de semana na doce paz do Senhor!
    Fátima.

    • Fatima,
      fico feliz que o APENAS tocou, por meio do testemunho da irmã Eliana, o teu coração.
      .
      Se desejar adquirr o livro espero que ele te edifique muito. Ele traz as respostas exatamente a essas suas perguntas.
      .
      Deus a abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  15. melinamartins disse:

    Eliana, muito bom ler seu texto. Que Deus continue derramando Sua graça e amor sobre você.

  16. Jacy disse:

    Maurício,

    Ao ver ouvir esta pregação de Paul Washer, lembrei-me deste post e deixo o link aqui para vc dar uma olhada. Talvez já tenha visto: http://vimeo.com/11341742
    Bjos.

  17. cris disse:

    Boa noite Maurício!

    Acabei de ouvir seu programa pelo rádio e foi uma bênção. Muito edifcador e esclarecedor.

    Hoje, indo para a igreja, vi no carro que estava na minha frente um adesivo que tenho visto com frequência nos carros aqui em São Paulo…

    “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”

    Essa frase tem sido muito usada nos cultos de algumas igrejas também…

    Texto totalmente fora do contexto onde querem dizer: “Posso (TER) tudo naquele que me fortalece”…bens, prosperidade, vitória sobre a dívidas, vitória sobre as enfermidades, vitória sobre a solidão,vitória, vitória…
    Muito diferente do contexto do texto de Paulo, onde lemos: “Posso (SUPORTAR) tudo naquele que me fortalece”…necessidade, fome…

    Com esse discurso, muitos pastores “confortam” os milhares de cansados e sobrecarregados que chegam todos os dias nas igrejas… e acabam não ensinando A VERDADEIRA VITÓRIA DO CRISTÃO que você fala de forma tão sábia e amorosa.

    Eu mesma demorei a entender e sentir essa verdade de todo meu coração…mas tenho pedido a Deus que ministre cada vez mais a alegria da verdadeira vitória…a que produz A PAZ QUE EXEDE O ENTENDIMENTO!

    Glória a Deus por sua vida, Deus te abençoe muito e sempre!

    cris

    • Cris,
      fico feliz que você alcançou essa compreensão. Mostra que tens se tornado espiritualmente cada vez mais madura.
      Que Deus te abençoe com ela: a verdadeira vitória do cristão.

      • cris disse:

        Estou tentando, buscando essa maturidade.
        Não tem sido fácil, mas não estou mais frustrada, achando que não alcançava a vitória que eu pedia a Deus por não ter tido fé suficiente, ou por não ser digna da bênçao.

        Obrigada e Deus te abençoe tambem.

      • Fico feliz que o livro já produziu frutos! Glória a Deus!
        Bênçãos em dobro.

  18. cris disse:

    OPS…BENÇÃO

  19. LobaMuitoCruel disse:

    Preciso deixar meu testemunho (rsrs)

    Há alguns anos atrás, eu era uma cristã “modelo”, passava a semana na igreja, fazia a obra, enfim, não cometia nenhum deslize, mas minha vida não andava. Tínhamos sérios problemas financeiros, eu estava com altos problemas de saúde, problemas familiares, enfim, até coisas sobrenaturais negativas ocorriam. Eu pensava comigo: meu Deus, o que estamos fazendo de errado… enquanto nossa vida ia para o buraco. Até que minha mãe comeeçou a frequentar uma denominação neopentecostal e começaram as acusações: “você não tem fé”, “você não ~determina~” e coisas do gênero. Na época eu me lembro até de ter começado a estudar Teologia seriamente e estávamos há dias falando sobre “profetadas” e “espinho na carne” então por um tempo cheguei a debater com ela…

    Mas as coisas iam de mal a pior e decidir “ceder” a sua pressão, pensei comigo que mal iria fazer, afinal de contas, eram vindas de um homem de Deus. E aceitei o livro “Como Tomar Possa da Benção” que há anos minha mãe vivia tentando me enfiar goela abaixo…

    Eu devorei, como devorei. No desespero por mudanças da minha vida, eu devorei aquele livro e “segui à risca tudo o que ele mandava eu fazer”. Só que não aconteceu. Nada aconteceu. Quero dizer, o pior aconteceu, porque aquilo mexeu com minha fé de uma forma destruidora: comecei a achar que eu não era merecedora da glória de Deus e caí doente de vez, com sérios transtornos psquiátricos. E pior que eu pensava: mas eles citam a Bíblia… Claro que citam, mas depende de como ensinam a Bíblia a cada um…

    A verdade é: no desespero, quando estamos no fundo do poço acabamos aceitando a mão estendidas de algunas lobos em pele de cordeiros porque pensamos que eles são realmente homens de Deus, quando não são. E confundem e enganam milhares de pessoas com um engodo sem fim.

    Triste. Mas como sai dessa? A verdade me libertou e a verdade está na Palavra de Deus. Pedi ao Espírito que me desse discernimento e me desliguei das interpretações (propositalmente) equivocadas de alguns.

  20. Évangelista disse:

    A paz do Senhor Jesus

    A minha graça ti basta. Sim, é verdade. A cura é pela graça. A salvação é pela graça. O Espírito Santo é pela graça. A prosperidade financeira ou em qualquer área é pela graça. Encontrar uma esposa é pela graça. É tudo pela graça. Ninguém pode receber coisa alguma se do céu não lhe lhe for concedido. Quando meditamos na palavra de Deus, entendemos a soberania de Deus e seu amor por meio do Espírito Santo. Ele nos guia. Ele guia os filhos do Altíssimo.
    Essa graça, esse favor de Deus, a cura da alma, do corpo, torná-se uma realidade. Somos curados pelo poder da palavra de Deus. A fé, a luz, o entendimento vem para quem teme a Deus. Essa luz nos convence e contraria nossas opiniões e tradições. Tudo se faz novo. Há refrigério.
    Ser ensinado por Deus, aprender com Deus, é graça. É a graça que nos basta. Ele confirma que somos filhos, que a sua graça também cura. A cura faz parte do corpo saudável de Jesus, a igreja.
    fomos enxertados Nele. A cura é uma questão de sobrevivência. Faz parte da graça. Ela nasce naturalmente quando o sopro de Deus, sua voz nos toca. Haja luz. Assim creio. Assim busco. Assim espero. Assim fortaleço minha noção de fé. Assim minha mente se firma. Deus é bom. Deus é bom para os justos em Cristo, e até para os ingratos e maus.
    O justo vive por fé. A fé traz a paz, excede todo entendimento. A solução vem.

    Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

Deixe um comentário