Rixosa1A Bíblia fala sobre um tipo específico de mulher, que merece nossa atenção: a mulher rixosa. Como essa não é uma palavra muito comum, temos de entender exatamente o que significa. Segundo o dicionário, “rixosa” é uma pessoa “que promove contenda”. Ou seja, uma mulher briguenta, que causa discórdia ou desavença, que com enorme frequência está de mau humor. Ela é irritadiça, explode por qualquer coisa, descarrega suas tensões e frustrações em cima dos outros, ira-se num piscar de olhos, tem sempre uma boa desculpa para despejar sua cabeça quente e falta de mansidão sobre os demais – eles que aguentem. Ela tem prazer em comprar briga. E, por tudo isso, é intragável. Bem… por que tratar especificamente desse tipo de mulher? Pois, acredite, é um dos tipos sobre os quais a Bíblia mais fala – certamente, não à toa.

Vejamos algumas verdades que as Escrituras expõem sobre a mulher que promove contendas: “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa”. Essa mesma afirmação é tão séria que ocorre em duas passagens: Provérbios 21.9 e 25.24. O que esse versículo está dizendo é que a mulher rixosa é alguém tão insuportável que ninguém consegue conviver debaixo do mesmo teto com ela. Quando chega da rua, em vez de trazer alegria para o lar traz uma nuvem negra sobre a cabeça e contamina todos ao redor com seu mau humor crônico. É aquela que, quando você dá “bom dia” parece que ela responde “o que há de bom nele?!”. A mulher rixosa afasta os outros de si. Ela destrói seu casamento, leva os filhos à ira e sabota a harmonia do lar. Dificilmente ela cede e nunca admite que está errada. A culpa de tudo é sempre do outro – que, por isso, precisa ouvir umas boas verdades. Desculpar-se? Jamais, pois acredita que pedir perdão é diminuir-se em vez de engrandecer-se. Em suma, a mulher rixosa faz você querer estar em qualquer lugar do mundo, menos perto dela.

Morte6A Bíblia avança na descrição desse tipo de mulher: “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” (Pv 21.19). Essa afirmação parece semelhante à anterior, elevada ao quadrado. Uma terra deserta não tem água, é um lugar onde você morre de sede. A comida é escassa, restrita a animais rastejantes e peçonhentos. De dia, o calor é abrasador, queima a alma, tira o ânimo, mata por desidratação. As noites são gélidas e congelam quem anda por ali. Uma terra deserta tem tempestades de areia que tornam a vida de quem está na região um inferno, pois açoitam sua pele, enchem seus orifícios de sedimentos, impedem a visão, tornam a caminhada impossível. O deserto é o último lugar do mundo em que você quer morar, porque a qualidade de vida ali é a pior que há. No entanto, a Bíblia diz que é melhor morar nesse local insuportável do que com uma mulher iracunda e rixosa. É… a coisa é grave.

Morte7Mas não para por aí. A sabedoria bíblica afirma: “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes” (Pv 27.15). Os antigos chineses tinham um método conhecido de tortura, simples e eficaz. Quando capturavam um inimigo, o amarravam de modo que ficasse imóvel. Em seguida, punham uma fonte qualquer de água sobre a cabeça daquele pobre coitado, para que um gotejar contínuo caísse sobre o mesmo ponto de sua cabeça. Uma gota. Duas gotas. Três. Quatro. Vinte. Cem. Mil. Dez mil. E por aí vai. Não parece grande coisa, mas os relatos históricos revelam que essa simples forma de tortura, após dias seguidos de pingos intermináveis, era capaz de levar os torturados simplesmente à loucura. Isso mesmo. Guerreiros fortes e bem treinados, com resistência a grandes dores e sofrimentos, eram quebrados e enlouqueciam devido a um gotejar contínuo. E é a isso que o texto bíblico compara a mulher que vive em contendas. Em outras palavras: a mulher rixosa é capaz de te levar à loucura. Ela tira qualquer um do sério e a convivência com ela torna-se uma tortura insuportável.

Morte9A mulher rixosa age, portanto, de modo errado, indigno e vergonhoso. Muitas vezes vemos homens casados definharem depois de conviver por anos com esposas do tipo. Eles perdem o viço, o vigor, a alegria e, muitas vezes, a saúde. É fácil entender a razão: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos” (Pv 12.4). Pela medicina, apodrecimento ósseo ocorre em algumas poucas circunstâncias. Uma é uma condição chamada osteonecrose, uma consequência da má circulação sanguínea dentro do osso, que causa a morte de células e tem como resultado o apodrecimento do osso e, consequentemente, fraturas e dor no local. A única solução para a osteonecrose é remover o osso e substituí-lo por uma prótese. A outra situação que faz o osso apodrecer? A morte. Deu para entender a que a Bíblia compara esse tipo de mulher?

A mulher rixosa vive de modo oposto ao que o evangelho propõe. Ela precisa urgentemente de uma mudança de vida. Já tratei aqui no APENAS do fato que não existem cristãos arrogantes (ver AQUI) e, do mesmo modo, não acredito que uma mulher rixosa tenha intimidade com Deus. Simplesmente porque a natureza de um cristão autêntico exclui totalmente o prazer por promover a contenda. Paulo admoesta que devemos fazer tudo “sem murmurações nem contendas” (Fp 2.14), logo, viver estimulando a rixa contraria a vontade divina. Provérbios 10.12 diz que “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. Vemos, então, que a rixa é fruto do ódio e, por sua vez, o ódio é contrário à natureza de Cristo, como deixam claro algumas passagens das Escrituras: “Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas” (1Jo 2.9); “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si” (1Jo 3.15). Por outro lado, o amor é a essência de Deus: “Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele” (1Jo 4.16).

Rixosa2Uma mulher rixosa, ou seja, que promove contendas, faz exatamente o contrário do que a Bíblia estipula como o comportamento ideal de uma mulher de Deus. Paulo condena as contendas em passagens como 2Timóteo 2.23, Romanos 13.13 e Tito 3.9. Em 1 Coríntios 3.3, o apóstolo de Cristo associa diretamente as rixas à carnalidade: “Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?”. Isso é totalmente corroborado por Tiago, quando o irmão de Jesus diz: “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?” (Tg 4.1). Mais claro, impossível: ser rixoso é ser carnal – logo, é viver distante de Deus.

Meu objetivo ao chamar sua atenção para a deformação espiritual que é ser uma mulher rixosa é despertá-la para uma reflexão. Pense sobre a sua vida. Será que as pessoas vivem se afastando de você? Será que seu marido tem preferido ficar em qualquer outro lugar que não seja ao seu lado? Será que os irmãos fogem de sua companhia? Será que seus filhos evitam ficar muito tempo com você? Se a resposta a alguma dessas perguntas foi “sim”, não necessariamente significa que você é rixosa, pode haver outras explicações. Mas… pode ser que sim. Talvez as suas atitudes e o seu temperamento precisem ser reavaliados, o que é algo excelente: “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas” (Pv 20.3).

A boa notícia é que isso tem jeito. Se você perceber que tem vivido a insensatez do mau humor constante, saiba que rabugice tem cura. Um espírito belicoso tem cura. Uma alma amarga tem cura. E a cura tem nome: Jesus de Nazaré.

Rixosa3Jesus é o Príncipe da Paz. Ele é o manso Cordeiro. Ele é o Senhor dos exércitos que foi humilhado sem revidar. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29). Aproxime-se de Cristo. Procure crescer em intimidade com ele. Busque-o na oração e no estudo de sua Palavra. Viva uma vida com Deus. Negue-se a si mesmo e siga-o. Aprenda a pedir perdão, isso não diminui ninguém – muito pelo contrário. Reconheça seus erros, pois só almas grandiosas são capazes disso. Fale palavras de edificação e afirmação e não de diminuição e destruição. Aprenda a dar o braço a torcer. Ceda. Prefira os outros em honra. Sorria. Ame.

Se Cristo fizer morada no seu coração, os seus pensamentos se tornarão os pensamentos de Jesus, a sua mente será renovada e você se tornará uma mulher exemplar, como a de Provérbios 31.10-31: amada por todos, elogiada e que deixa um rastro de alegria e vida por onde passa.

Ah, sim: se você é um homem rixoso, não pense que está em melhor situação. Tudo o que leu neste post se aplica a você também.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Clicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da editora Mundo Cristão

Perdaototal_Banner Blog Apenas

 

Anúncios
comentários
  1. Nadia Malta disse:

    Gostei muito dessa postagem, meu irmão! Você tem razão. Tenho acompanhado muitas mulheres de Deus ao longo desses trinta anos de aconselhamento e lhe digo sem medo de errar, com honrosas exceções, o grande percentual de problemas relacionais dentro dos lares é devido a falta de sabedoria por parte das queridas irmãs. Deus nos deu a capacidade de edificar, mas usamos pouco essa habilitação. Por outro lado, quando as mulheres agem segundo a vontade de Deus, as coisas começam a fluir lindamente. Contudo, há muitas mulheres sábias, que pela sua instrumentalidade, Deus tem feito maravilhas. Que Deus ao abençoe.

  2. Edina Oliveira disse:

    Bom dia Mauricio,

    Conheço várias pessoas assim. Número maior de homens. (as mulheres são mais calmas, ponderadas..rsrsrs).
    Realmente, é uma situação muito triste, para quem é rixoso, e ainda mais para quem convive com uma pessoa assim.

    Deus te abençoe por mais essa reflexão!!!

    PS. A foto da caveira no chão é de arrepiar!

    • Oi, Edina,
      .
      homens e mulheres, seres humanos em geral. Se saímos do prumo de Deus acabamos como o esqueleto, não tem jeito.
      .
      Abraço pra ti, na paz de Cristo,
      mz

    • all disse:

      Por que a maioria homens? A Bíblia fala da mulher, por que será hummm, as mulheres assim que mudem se não ficam só

      • jonas disse:

        Quando elas estao bobitas todos querem ficar perto delas mesmo apanhando mas um dia elas ficam feias e ai ficam sozinhas sem amigos sao a as feminazis

  3. Denise Bartô disse:

    Excelente texto! Parabéns!

  4. José disse:

    A paz do Senhor Jesus nobre amigo Maurício.

    Ótimo post.

    Deus Lhe seja propício.

    Abraço fraterno,
    José.

  5. Pedro Pavioti disse:

    Não acho que a mulher deva ser submissa ao homem de maneira alguma. Provocar contendas, debate, luta é o motor das mudanças sociais e de comportamento.
    Já fui cristão, mas as diversas passagens cruéis e moralmente contestáveis foram me afastando, mas o que foi essencial para minha saída foi essencialmente isso: criar debates, questionamentos, lutar por um mundo mais justo não eram bem recebidos no meio cristão.

    Texto maravilhosamente bem escrito como de padrão.

    Tenha um bom dia, Maurício.
    Um abraço!

    “O enviado via celular”

    >

    • Oi, Pedro,
      .
      respeito a sua opinião, querido.
      .
      Um abraço, Deus te abençoe,
      mz

    • oraide disse:

      é muitas vezes a mulher é boa mais com o que vive passa ser rixosa o que a faz perder tudo conheço mulheres que foi maravilhosas e depois do casamento diante tantas lutas humilhações passou ser amarga,sem paciência,brigona lutam por dias melhores eu mesmo um dia fui feliz não foi as pessoas que se afastaram de mim eu me afastei tomei tanto que tomei medo agora aceitei jesus como único e salvador luto por dias melhores mais não consigo esquecer o que me foi feito fui agredida ,traída humilhada como ser sábia diante de tantas torturas em fim deixo essa pergunta no ar como mãe fiz do meu quarto uma enfermaria porque não achava justo ver meu primogênito dormir sozinho minha filha do meio eu tinha que viar ela a noite toda porque do nada ela ficava roxa devido as amidol as ser grande tampava a respiração e a caçula dependia de cuidados também isso não pode ser uma mulher que mereceu tantas coisas ruins hoje eu lendo na biblia vi sobre a mulher rixosa ,sim me identificarei com muito com essa palavra mais nem sempre por traz de uma mulher rixosa a culpa seja dela faltou sim sabedoria mais como pensar em ser boa vivendo com tantas maldades ,tantas falsidades como amar como cristo quando aõ seu lado as pessoas quer tirar seu couro seus olhos seu caráter gostaria sim de muitas explicações pois sou recém convertida tem apenas 2 meses que fui batizada mais estou estudando tudo que não entendo foi ótimo ler tudo isso claro que vou contar ate 100 se for preciso vou louvar orar para mudar isso em mim mais acredite sempre fui uma pessoa boa alegre depois do casamento- que minha vida virou do avesso

      • Marcos disse:

        Amiga entenda que aqui nós temos apenas uma leve e MOMENTANEA tribulação.
        Cristo passou por situações infinitamente piores não é verdade.E ele disse eu venci o mundo,e tudo isso na condição humana não na divina.
        Apesar de ter sofrido Deus te conservou viva,dando-lhe o maior presente a melhor honraria,que é ter dado a você a oportunidade de lhe servir,olha que benção.
        Então deixe para trás toda semelhança da mulher rixosa,e viva agora a vida na fé no Filho de Deus.Que o Espirito Santo te conserve nessa caminhada.

      • Antonio disse:

        SOU CASADO NA IGREJA ( CATOLICA ), MAS SOU DIVORCIADO NO CASAMENTO CIVIL.. E VIVO UM RELACIONAMENTO ATRIBULADO, NAO SOU FELIZ MAS QUERO MANTER-ME CASADO, E SER FELIZ NO MEU CASAMENTO… POR CONTA DE TANTAS BRIGAS, AGRESSOES ETC ELA PEDIU O DIVIÓRCIO… HOJE TENTO RESTAURAR O CASAMENTO MAS NÃO DA É SÓ PROBLEMAS E BRIGAS INTENSAS ..ELA É MANDONA , FRIA NÃO É CARINHOSA, ALIAS NUNCA FOI É ATREVIDA…E FOI POR CONTA DESSAS BRIGAS E FRIEZA QUE COMECEI A PROCURAR MULHERES FORA DO CASAMENTO… QUE TAMBÉM FOI O MOTIVO DO MEU DIVORCIO QUANDO ELA DESCOBRIU…O QUE FAZER?… THO QUE CONVIVER ASSIM? ..ANTES ENGESSEI EM UM GRUPO CARISMATICO POR 3 ANOS , ELA ENTROU E DEPOIS SAIU, .DISSE QUE PERDEU O TESÃO POR MIM…APESAR DE QUE ELA NÃO SEJA BOA DE CAMA EU NUNCA DISSE QUE NÃO ERA BOA… AFINAL O QUE É ISSO… SER BOA DE CAMA…ACHO QUE TEM MULHER FIRA E COM O RELACIONAMENTO FRACO QUER CULPAR O HOMEM… NÃO SEI…É DIFÍCIL…FICO ME CULPANDO PELOS MEUS ERROS DO PASSADO, TENTO MUDAR MAS ELA REACENDE OS MEUS ERROS COM BRIGAS , AFRONTAS E TUDO QUE UMA MULHER NÃO DEVIA FAZER…ACHO QUE ELA MEREÇE É SER TRAÍDA MESMO…AGORA E COMO FICA A RELAÇÃO C DEUS, MAS THO QUE CONVIVER COM ISSO? ABRAÇOS

    • Rosilene disse:

      Concordo com Pedro

    • Cristina disse:

      Oi Pedro, suponho que você fez parte de uma comunidade religiosa que pregava o cumprimento da religiosidade em seus seguidores. Há muitos cristãos hoje que se afastam da igreja, pois para eles, crer em Deus se tornou mais um fardo, obrigação de deveres e uma lista do que pode e não pode. Eu também acredito que se questionar, perguntar se o que é ensinado na igreja está de acordo com a Bíblia e não se conformar com a maldade do ser humano neste mundo é fundamental na vida cristã. Jesus também criticava os fariseus que estavam cegos pela sua religiosidade que os impediam de enxergar o amor de Deus, a Bíblia também ensina que devemos colocar a prova todos os ensinamentos e profecias, de forma que não sejamos enganados por falsos mestres ou falsas doutrinas. Praticar o amor é combater a injustiça e proteger aqueles que são afetados pelo mal, e acredito que isso vai além de projetos de evangelização ou sociais dentro da igreja.

      Bom, Quanto a submissão da mulher na Bíblia, seu significado não está ao pé da letra de forma que dê a entender que a mulher nunca deva se manifestar e aceitar tudo o que é imposto a ela pelo homem, seja jamais expressando a sua opinião ou tolerando comportamentos abusivos e violentos, mas sim, que ela seja aquela mulher sensível que percebe a necessidade do homem de forma que possa apoiá-lo e incentivá-lo, trazendo o melhor dele. Na versão da Bíblia A mensagem, está escrito: “O mesmo vale para vocês, esposas: sejam boas esposas, cada um para o seu marido, atentas às necessidades deles. Há maridos que, mesmo indiferentes à Palavra de Deus, poderão ser cativadas pela vida da beleza santa de vocês.” (1 Pedro 3:1-3)

      Acredito que, por você não ter encontrado esses valores no meio cristão, você tenha se afastado de Deus, mas queria lhe pedir para você dar mais uma chance a sua fé e buscar esses valores que você acredita no meio cristão. Há igrejas e cristãos que buscam o reino e a justiça de Deus e oro para que você possa encontrar com pessoas que te conduzam a essa comunidade.

      Abraços,

      Cris

      http://mulhervirtuosadedeus.com

  6. Poderoso Deus minha alma anseia por ti disse:

    Aaaaaa entao essa mulher spu eu!!!!! Sem entendr

    Date: Mon, 10 Mar 2014 10:02:47 +0000 To: pably.rob@msn.com

  7. Bruno Vilela disse:

    Não sei se você conhece, mas no site reforma 21 saiu um texto que tem tudo a ver com esse artigo: “8 mulheres com quem um homem cristão não deve casar-se”. Uma delas é a rixosa, é um texto bem legal! Agora só uma opinião Maurício: Será que vale a pena arriscar e casar tendo esperança que a mulher vai mudar um dia, ou pensar assim é ingênuidade? Até que ponto um falha de caráter é tolerável? Só pra deixar claro que pelo menos da rixosa que você citou eu estou fora haha!

    Um abraço

    • Oi, Bruno,
      .
      obrigado pela dica, querido, vou procurar ler o texto.
      .
      Mano, creio que toda pessoa pode mudar. A minha pergunta seria: você está disposto a correr o risco? Porque se a pessoa não mudar, terá de conviver até o fim da vida. É uma aposta grave demais. Eu sempre costumo usar a norma do trânsito: na dúvida não ultrapasse.
      .
      Aquele abraço, Deus te abençoe,
      mz

    • Paulo Cesar Santos disse:

      Caro Bruno!

      Moro com uma mulher assim e posso lhe garantir que a mudança de comportamento é algo quase impossível (pra Jesus nada é impossível), a pessoa pode ter uma pequena melhora mas mudar jamaissssss. Pode até se casar mas sabendo que terá sofrimento para toda sua vida.

      Abraço

      • Yane disse:

        Creio que mudança pode e deve ocorrer sim, seja uma pequena mudança, seja uma grande mudança. O Senhor nos entregou seu Espírito para isso fosse possível ao coração do homem. Se tem alguma servo fiel intercedendo por esta vida, de certo que a mudança ocorrerá. Mas o tempo necessário para isto, só Deus sabe. Particularmente, eu vivi isto com meu esposo. Orei pela mudança do seu caráter, e hj ele é um novo homem. Aleluia!

      • Leandro disse:

        kra o que vc disse tem um pouco de verdade, pois assim vivo e tenho visto que a mudança ocorre muito raramente e não tem continuidade, por mais que colabore para permanência.
        foi exatamente por isso que chequei neste artigo, procurando uma solução pois não sei mais o que fazer, não sinto prazer em orar com ela pois sempre permanece fria ao mover de Deus. foi o que mais doeu nesse poste em falar que mulher rixosa não tem intimidade com Deus, pois é uma verdade amigo. todos podem estar se derramando na presença de Deus, ela permanece apática a situação.

      • Lopes disse:

        Sou um homem que detesto mulher que grita e não aconselho vc homem a se casar com uma pessoa assim . Claro tem homem também rixoso. Mais estude isso já no namoro , pra não ficar se desgastando depois de casado.

        Deus abencoue Cara ….muito bom esse estudo.
        Deus abençoe

    • Paulo disse:

      Prezado Bruno,

      Eu me casei com uma mulher assim, mulher escolhida para mim por Jesus e depois de sofrer toda sorte de miséria por 9 anos, perguntei ao Sr chorando porque me deu uma mulher tão maldita para viver…sabe qual foi a resposta dele??? “Meu servo te dei ela para que entendesse que deve viver sempre sobre a minha presença”, confesso que foi triste ouvir isto, mas na mesma hora eu entendi que eu era um péssimo cristão e que precisava mudar e mudei hoje eu ando quase de joelhos, me tornei um cristão fiel, servo valoroso e vivo uma vida maravilhosa com minha amada esposa.

      Paulo Cesar Santos
      (27) 3257-1724 / (27) 99878-8810 (27) 99839-5197

      “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” Atos 2.42

    • Rodrigo disse:

      Convivi um tempo com uma mulher rixosa, irritadiça e iracunda. Não arrisquei levar adiante e terminei de forma dolorosa. Conviver com uma pessoa nesse padrão implica sofrimentos inimagináveis. Quem passou sabe o que estou dizendo.

  8. Fabio Cardoso disse:

    No popular, mas de coração: “DEUS me livre”

  9. Camila disse:

    Bom dia, Maurício.

    Fiquei deveras triste e sem graça por infelizmente me identificar com algumas características relacionadas à mulher rixosa. Tenho a consciência de que preciso melhorar meu relacionamento com Deus, para assim também moldar meu temperamento. Sou consciente dessa falha de caráter que tenho, e muitas vezes refletindo me sinto tão impotente, com a sensação de “não consigo ser diferente, não consigo mudar”. As pessoas que convivem mais tempo comigo (mãe, irmã, namorado) me dizem com frequência que “pego ar” com muita facilidade. E eu reconheço que sou muito estressada e com esse gênio difícil acabo muitas vezes ofendendo, entristecendo, incitando a ira das outras pessoas. Enfim… sei que preciso buscar mais a Deus urgentemente. Não quero fazer as pessoas que me amam sofrerem por causa desse temperamento tão egoísta, abominado antes de tudo por Deus. 😦

    • Oi,mana,
      .
      o primeiro passo você já deu: reconhecer o erro. Acredite: não é um passo pequeno. Agora é orar a Deus e se esforçar para dominar-se.
      .
      Parabéns pela autocrítica!
      .
      Um abraço, Deus te abençoe!
      mz

    • warley disse:

      Parabéns por reconhecer. É o mais difícil. Conte-nos se melhorou…

  10. Mery disse:

    Ótimo Post,amei rs…

  11. Paulo Silva disse:

    Ótima e bem oportuna mensagem, Zágari . Gostaria de compartilhar um texto, que embora mais sucinto e isento da maestria de um escritor e conhecedor da palavra de Deus, foi escrito há algum tempo atrás. Este aborda tal assunto e postei numa rede social para reflexão.

    Mulher X Mulher

    Muitas mulheres buscam a Deus em oração, fazendo campanhas, jejuns… Muitas delas fazem isto durante anos buscando a restauração de seus relacionamentos. Ainda que nestes, passassem severas dificuldades ao lado de homens infiéis, violentos, desrespeitadores, não chegados a trabalho, descrentes, contendedores, viciados em jogos, bebidas e ou até drogas etc. Quantas vezes ouvi relatos de mulheres que chegaram a perder seus esposos, mas não conformadas com isto, lutaram para reverter esta situação. Muitas destas, testemunharam orgulhosas por terem de volta a casa seus maridos, após muitos anos fora. Já sem saúde e sem condições de manterem se financeiramente e por isso desprezados pelos cônjuges com o qual viviam até então. Ou seja, voltaram por conveniência. Retornar por amor ou reconhecimento de que não estavam vivendo a vida como e com quem deveriam, aconteceu muito raramente. Tantos destes homens, ao abandonarem os seus lares, deixaram sem o mínimo ou até de total assistência os seus, para proporcionar isto a seu novo cônjuge.
    Mas há outra classe de mulheres, que elevam a um nível altíssimo, o padrão em que seus maridos devem estar. Então se lamentam, quando estes apesar de incomparavelmente superiores aos maus exemplos citados anteriormente, não alcançam o que elas esperavam. Muitos desses reprovados maridos, não deixam faltar nada em suas casas, ajudam como podem com os filhos, não traem. Mas como seres humanos que são, cansam física e psicologicamente com as responsabilidades que são inerentes a vida adulta. Contratempos e cobranças no trabalho, administrar as finanças, educar os filhos, falta de oportunidade e ou condições para o devido lazer com a família, cobranças para resolver prontamente problemas domésticos são coisas que alteram o estado de espírito de uma pessoa. Por isso muitas vezes não conseguem ser tão atenciosos, carinhosos, pacientes como deveriam e gostariam de ser. Mas são estes motivos para uma esposa lamentar se tanto? Chegar ao ponto de falar constantemente em arrependimento e até separação? Fazendo isso, elas dão motivos para que além de estressados os esposos passem a ficar desgostosos com a relação. Claro que nessa situação o pouco carinho já reclamado na atmosfera anterior, se tornará inexistente por completo e dará lugar a indiferença. E na maioria dos casos inevitavelmente, a separação.
    Péssimos maridos e esposas pacientes. Bons (humanos) maridos e esposas exigentes demais.
    Assim está escrito em Provérbios 14.1 “Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos”.

    Deus continue te abençoando irmão.

  12. adriana disse:

    obrigada mauricio,por esse texto,sempre leio a sua coluna,mas poucas vezes deixo um comentário,hoje eu li o que deus precisava falar comigo!irmão continue sendo um atalaia!obrigada!

  13. andreia disse:

    é mano mais uma maravilhosa exortação para nós mulheres, e muito bem colocado para homens tbm….. mas a realidade é que essa caracteristica “feia” é mais latente em nós mulheres…. então que estejamos vigilantes, para não sermos nossas maiores opositoras…..mais uma vez mano valeu!!!!

    Que o óleo da Unção seja derramado sobre ti a cada dia…

    com amor e orações,

    Andreia Araujo

  14. Álvaro disse:

    Excelente blog e excelente texto! !!!!!!!!!!!!

    Acho extremamente oportuno contestar a tese de que a Bíblia inferioriza à mulher ou a torna subserviente o que é extremamente questionável! Não irei abordar o tema da legislação e cultura judaica algo que tornaria o comentário prolixo,árduo e cansativo.

    O fato incólume e inconteste é que a palavra “submissa” descrita por Paulo não foi utilizada na época no contexto que é utilizado amiúde pelo movimento feminista! De fato, neste mesmo texto o próprio apostólo dos gentios deixa bem claro e a par de quaisquer dúvidas que o papel do homem é de salvaguardar e proteger a sua mulher,pois o “homem deve à sua mulher assim como Cristo amou à Igreja”!!!!! Como pode a Bíblia denegrir a imagem da mulher, se Cristou “deu a vida” ´pela sua Igreja???? O Marido,mutatis mutandis, deve dar a vida contativamente e denotativamente à sua mulher tendo uma responsabilidade maior! Ora, se estiver ocorrendo um assalto eu tenho que me jogar no meio da bala para salvar a minha mlher,pois este “dar a vida” descrito por São Paulo é em todos os aspectos!

    Portanto,ao contrário da deturpação do movimento feminista e a de qualquer trecho bíblico isolado que venha sustentar que a Bíblia nferioriza a mulher o leitor consciente (e até descrente,mas honesto) irá perceber que a Bíblia exalta o valor da mulher! Não há que se falar em “machismo” neste texto de Salomão,pois são apenas provérbios da época cumulado com os seus provérbios da mesma forma que não se pode sustentar que há discriminação quando um palestrante se refere à humanidade (homens e mulheres) por “os homens” porque todo mundo sabe que isso é uma questão cultura!

    O Maurício não entrou nesse mérito apologético porque ao contrário de mim ele não gosta muito de debates teológicos e acadêmicos,porém achei oportuno comentar e defender as Sagradas Escrituras dessas acusações graves!

    Parabéns pelo blog que nos edifica muito! Tu és muito amoroso e bom conselheiro! Que Deus guarde e guie os seus passos!

    A Paz de Cristo!

    • Olá, Álvaro,
      .
      obrigado pelas palavras, meu irmão. Apenas para esclarecer, não é que não gosto de debates teológicos e acadêmicos, pelo contrário, gosto bastante. Mas minha experiência mostra que um blog não é o espaço adequado para isso, pois as discussões sempre acabam gerando agressões e infindáveis monólogos (frequentemente, com trocas de farpas). Não é o que desejo. Já passei muitas vezes por isso, mas desisti, pois, no custo/benefício, me parece muito improdutivo. Por isso, opto por, neste espaço, manter o respeito a todos e evitar polêmicas e confrontos. Espero ter esclarecido.
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  15. Carol disse:

    Prezado Maurício.
    É horrivel conviver com uma mulher assim. Se eu pudesse me separaria dela, a afastaria de mim o máximo que conseguisse, como não posso porque ela sou eu, dou passos para muda-la em mim mesma.
    A certo tempo o Senhor me fala do que é ser mulher conforme o coração de Deus, filha digna do meu Pai, e algo muito especial que tenho sentido é ‘abrir mão’. Oh como nos apegamos ao ” nosso direito” e ao “justo” e tendo isso como desculpa atropelamos o mundo, colocando os pés pelas mãos!
    Não falo aqui em compactuar com o errado, mas operar mudança nem sempre se faz agindo no aqui, a oração é muito mais eficaz, calar nem sempre é consentir como diz o ditado. Calar por vezes é discordar, porém em Deus, e Ele mesmo o fará, sem rixas, estardalhaço. Pelo contrário, em força e poder.
    Sejamos flores perfumadas nesse mundo! Mostrando a doçura do caráter do nosso Senhor.
    Ser forte não é ser autoritária, gritona, ser forte é principalmente reconhecer-se fraca pra ganhar força em Deus.
    Sejamos santas porque Ele é Santo,

  16. Jorge Costa disse:

    É uma situação difícil; sobretudo nos dias de hoje. A mulher perde, perde, continua a ter perdas por ser rixosa e iracunda, mas é aceita por um outro grupo de pessoas ou por uma outra comunidade. Os homens se aproveitam da situação e “passam a mão pela cabeça”. Se associar o problema a drogas, álcool etc é quase impossível resolver… A mulher cresce, envelhece e morre assim. Basicamente as mulheres rixosas e iracundas sobrevivem sendo funcionária públicas onde são protegidas por leis estúpidas; não podem ser demitidas, parece bom, mas não é; em ambientes de trabalhos não públicos são demitidas e muitas buscam ajuda espiritual ou psicológica, mas em sendo funcionária pública encontram mais mulheres assim. É difícil eus ei o quanto é… Parabéns por mais um maravilhoso post! Paz!

    • Oi, Jorge,
      .
      obrigado pelas palavras. O problema da mulher iracunda e rixosa, geralmente, é que ela não se reconhece como tal. E como seu jeito de ser lhe agrada, permanece assim. Triste.
      .
      Um abraço, Deus o abençoe,
      mz

  17. josival disse:

    Obrigado irmão por estas palavras. Peço sua permissão para reproduzir parte deste texto no meu face. Colocarei a fonte.Em Cristo, Josival,Pb. (Josival@gmail.com)

  18. Emilio Zanni disse:

    Sei muito bem o que é isso! Me casei com uma mulher rixosa e iracunda, enganado porque antes do casamento ela dissimulou muito e eu não percebi sua ira em momento algum, foi desonesta. É verdadeiramente uma demonstração do inferno, enlouquece até o homem mais sábio. E o que é pior: ela é muito “religiosa”, não perde um culto. Em dias em que a ceia é celebrada, eu fico perplexo por ve-la tomar a ceia normalmente, sendo um demonio dentro de casa, sempre carnal, hostil, agressiva, estúpida, histérica aos gritos, e depois a desculpa é sempre a mesma: ela diz ser assim porque é nervosa e não consegue se controlar. Já lutei muito para manter a união mas hoje, após 11 anos de terror e pânico, suporto isso apenas por causa do filho criança ainda. Mas ele está crescendo e um dia se tornará um jovem, e quando este tempo chegar certamente irei embora desta casa e DEUS há de permitir que eu me vá.
    “MALDITO O DIA QUE CONHECI ESSA CRIATURA DEMONIACA, E MAIS MALDITO AINDA SEJA O DIA EM QUE ME CASEI COM ELA!!!”

    • Emilio, olá,
      .
      mano, fico muito triste por tudo o que você relatou. Não posso opinar sobre seu caso específico, pois seria irresponsabilidade minha falar sobre algo sabendo tão pouco e à distância, mas em tese posso dizer que creio na transformação das pessoas. Por isso, oro a Deus que sua esposa seja confrontada com suas atitudes e mude de comportamento. Peço ao Senhor pela paz no teu lar. Talvez seja o caso de vocês procurarem aconselhamento pastoral ou, mesmo, terapia de casais. Conheço muitos casamentos que sofriam por causa de atitudes negativas de cônjuges e que se transformaram completamente, mediante a intervenção do poder de Deus. Tenha fé, Emilio. Busque ao Senhor e derrame seu coração diante dele, crendo que para Deus não há impossíveis.
      .
      Um abraço fraterno, no amor do Senhor,
      mz

      • irmão sem sorte disse:

        Eu iria digitar um comentário sobre a situação que vivo, mas ao ver o relato do irmão Emílio, desisti: é exatamente o meu caso. Eu gostaria MUITO de me separar dela, mas não posso. Há uma criança, pequena ainda, e não posso ser irresponsável com ele, que não pediu pra nascer.
        Minha esperança é vê-lo crescer, se tornar um homem e nesse dia eu serei livre.
        Até lá vou me anular completamente. Converso apenas o necessário. Não opino. Evito assuntos polêmicos. Diante de discussões, conduzo para um ponto onde seja possível me acovardar e pedir desculpas e sigo em frente.
        Não creio em mudanças, a menos que a pessoa QUEIRA mudar.
        E esse não parece ser o caso dela.
        E pensar que desde o namoro eu já notava os sinais. Mas, eu não quis acreditar.
        Vida que segue.

  19. Cicero Wagner disse:

    Assim como aconteceu com o Emílio Zanni aconteceu comigo. Só q no meu caso foi menos grave apenas noivei como uma mulher assim. Pasmem, mas não há diálogo, apenas gritos, deboches e encrencas por coisas simples do dia-a-dia. E nao é só comigo, é com a família toda dela, principalmente com a mãe idosa que tem q aguentar tudo calada pq depende da filha e aos vizinhos resta conviver ouvindo os gritos da jovem 24h histérica. Os irmãos ja a isolaram e com o pai ela é um doce, pq com o pai ela ja aprendeu a lição, o pai dela senta a mao na cara dela, ai dela se ela aumentar a voz ou responder mal!!!! Dissimulada, comigo era um Demônio, na frente da minha família era um anjo; manipuladora com uma língua que pelo amor de Deus! Tb tive minha culpa, pois terminei com ela mais de 30x só q perdoava e voltava, fui negligente confesso. Algumas vezes pensei em dar queixa dela na delegacia pelas ofensas e pela perturbação do sossego pq ela vinha na minha casa no meu trabalho na casa da minha mãe 24h atrás de mim. Tentei ao máximo perdoar 70×7 como ensinou o Senhor Jesus mas acredito q fracassei nao estou disposto a pagar esse preço de graça. Entreguei os pontos, tenho apenas pena dela pois sei q ela vai acabar só.

    • Cicero, olá,
      .
      oro por sua família e peço a Deus que traga paz ao seu lar. Lamento muito por tudo isso e desejo que o Senhor mude esse ambiente para um ambiente de perdão, graça, arrependimento e misericórdia.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  20. Davi disse:

    Conheço muuuitas mulheres assim! O ser humano é um só. Mas a Palavra de Deus comenta bastante a respeito da mulher, quando ela se torna uma pessoa que ninguém deseja estar perto, de difícil convivência, inclusive o próprio marido quando é o caso prefere dormir no telhado do que ao lado dela…

  21. suzana disse:

    Então né, acho até interessante este tipo de post, pra variar, meu marido deixou este link para que eu lêsse, porém, é engraçado como os homens se escondem dizendo que são as mulheres que sempre estão de mau humor, que brigam quando voltam do trabalho, que brigam com as crianças, quando posso dizer que no meu caso…eu trabalho, faço faculdade, tenho duas filhas, casa e animais de estimação para cuidar. Acho que vale lembrar que muitas vezes o mau humor da mulher está diretamente ligado muitas das vezes com o comportamento do marido. Que não ajuda ou quando ajuda é de qualquer jeito, ficando a mulher sobrecarregada com as tarefas…é dificil ter bom humor deste jeito.

    • Suzana, olá,
      .
      lamento se o post trouxe algum inconveniente a você. Como fiz questão de frisar ao final do texto, tudo o que ali está descrito vale para mulheres e homens. Cada um deve fazer seu exame de consciência para ver onde erra e onde precisa melhorar. Apenas acusar é um dos maiores erros em um casamento, enquanto o perdão e a reconciliação são o caminho para a paz no lar.
      .
      Acredito que você deve dialogar com seu marido e, se houver problemas de difícil solução, que procurem juntos amparo e conselho do seu pastor (estou supondo que vocês sejam evangélicos). Caso não sejam, um terapeuta familiar é sempre de grande ajuda.
      .
      Oro a Deus por vocês e pela harmonia na sua família. Que cessem as rixas e prevaleça o respeito e a paz. Deus os abençoe muito,
      mz

  22. Alexandre disse:

    Nesta noite de natal passei mais um momento de afronta. Havia voltado da igreja e sofri um enfrentamento por parte daquela que deveria ser minha ajudadora. Fui dormir para as coisas não piorarem…
    Ao acordar fui meditar nas palavras de Salomão e me chamou a atenção o versículo 24 de Provérbios…
    Peço que orem pela minha casa, pois está muito difícil para nós aguentar as investidas deste mal.

  23. Vou engrossar o filão dos maridos insatisfeitos, a vida a dois se torna um verdadeiro tormento, quando existe qualquer um dos dois que seja rixoso(a), todos esses trechos bíblicos já tinham vindo em meu pensamento. É um assunto difícil sempre trará uma série de contestações de ambas as partes, pois ninguém se percebe errado(a), com exceção de uma das pessoas, que se manifestou como culpada. Sempre ocorreu em outros casos, no meu caso, a minha mulher rixosa não se apresentou como tal, se revelou após meses de convivência, do contrário não se casaria com ninguém. Agora estou aguentando aos trancos e barrancos, meus filhos já estão grandes, e quando a dizer que as pessoas não mudam, muitas vezes não é verdade, elas até pioram. Só resta orar e continuar tentando se melhorar no que for possível, mas o fato é que uma pessoa rixosa te faz errar também em coisas que, em um casamento normal afetuoso, não aconteceria. Parabéns pela coragem de tratar de um assunto tão difícil, porém necessário.

    • Olá, Hugo,
      .
      peço a Deus que conceda paz ao teu coração e que restaure o seu lar. Que toda a provação tenha como fruto uma glória muito maior do que toda a tribulação. Você está em minhas orações.
      .
      Um abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  24. Paulo Borges disse:

    Parabéns pelo Post Maurício. Amados irmãos, estava passando por aqui e pelo jeito vi que a coisa é feia mesmo. Por este motivo existem tantos divórcios no meio evangélico. Na verdade só quem procura ajuda é o cristão porque o mundano ou mete o pé no traseiro da rixosa ou joga ela pela janela como vemos nos noticiários. Pessoa sem temor a Deus não pensa e larga logo ou dá o troco com amantes, prejuízos, etc. Nós, cristãos que erramos nas nossas escolhas por imaturidade, temos que ficar buscando ajuda pra pastor, bispo, pesquisando.vendo uma brecha que nos autorize a separação. A mim, Deus já está me dando uma direção porque eu preciso viver de glória em glória pro meu Deus. Vou refazer a minha história se Deus permitir e aos homens que não vivem na mentira, são fiéis a Deus e não querem perder a sua salvação convivendo com uma mulher assim, busque ajuda mesmo para sair da situação porque Deus é tão tremendo que para livrar o fiél, faz ela própria dar um destino as coisas. Deixando assim o seu caminho livre. Deus abencoe a todos.

  25. Thaiane disse:

    Olá querido! que revelação; tremendo!
    Estou casada à um mês e já estou em busca de edificar meu lar. Esta palavra me chamou atenção , quando ao ler o livro “o poder da esposa que ora” a autora cita com propriedade a passagem de provérbios. Logo corri para pesquisar encontrei essa linda explicação.

    glórias a Deus pela sua vida, que o Pai continue a te revelar pérolas preciosas do reino.

    Abraços
    Thaiane

    • Oi, Thaiane, tudo bem?
      .
      Louvo a Deus por sua percepção e por ter abençoado sua vida por meio do texto. Que Jesus te ilumine sempre, para que teu casamento seja sempre abençoado.
      .
      Na paz do nosso Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  26. Anonimo disse:

    Boa tarde.

    Nao quis me identificar por motivos pessoais, sou católico e recebi esse wordpress por meio de de um amigo. Pois bem, é muito interessante essa reflexão, ate mesmo por que quase todas as pregações e reflexões a que vi sempre coloca o homem como vilão, machista, adultero, grosso, ignorante, etc.. e mulher como vítima. Porém na sociedade moderna boa parte das mulheres ganharam espaço na sociedade, mas boa parte se afastou do plano de Deus para a esposa e muitas vezes sem motivo justo. Voltando para mim, sou casado a quatorze anos num casamento sempre ocilante e difícil no qual tenho a sensação que pode acabar a qualquer momento, ou que vai ser um suplício eterno e na hora da calmaria tem que pissar em ovos pois uma bomba pode explodir a qualquer momento. Vivo um casamento de poucos momentos realmente felises, tenho uma esposa que na maioria do tempo tem as características descritas no texto, além de ser muito auto piedosa que usa assim o artifício da chantagem, que por vezes se esforça para mostrar mudanças supetfiais que caem por chão na menor tensão emocional e quando esta bem acha que deve paparicada e cria a contenda com facilidade e depois assume o apel de vítima. Por muito tempo fui o capacho dela, um banana que fazia-lhe todas as vontades, escondia muitas mazelas pois ela entrava em desespero e me atacava mesmo sendo a culpada não se rereponsabilizava por nada e eu me passava por culpado para evitar confusão. Essas coisas trouxeram muitos prejuízos a minminha vida pessoal, moral, social, religiosa, saúde e principalmente financeira. Hoje vivo uma luta para mudar tudo isso, no qual estou tendo muitos choques, pois ela se acostumou com uma realidade muito diferente e só vejo mudança com a graça de Deus e volto na questão ate quando esse casamento vai durar e o que será da minha filha que é uma preciosidade um presente de Deus e ama muito a nós dois.

    • Querido, olá,
      .
      primeiro, fico triste de saber que essa situação ocorre em sua vida. Peço a Deus que você encontre paz no seu lar.
      .
      Eu recomendaria que você não deixasse a situação continuar, pois me parece que você vive dentro de um barril de pólvora, prestes a explodir. Procure o seu sacerdote (no caso, o padre de sua paróquia), e peça aconselhamento bíblico a ele. O seu silêncio não vai solucionar nada e vocês visivelmente precisam de ajuda. Por amor a sua filha, a você, a Deus e a sua esposa, busque orientação. Se for o caso, até mesmo psiciológico: terapias de casais podem ser muito úteis.
      .
      Torço que tudo dê certo, querido. Não fique imóvel, parta em busca de ajuda.
      .
      Um abraço, no amor de nosso Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

    • Valdemir alves disse:

      Oi meu amigo eu fiquei casado tres anos com uma mulher assim,esse tipo de mulher só nos destroi infelizmente no meu caso,por burrice minha quis tentar novamente depois de 6 anos separados,pois temos um filho de oito anos e pensei valer apena,pensei errado to aqui a quase um mês ao lado dela e já estou ficando louco,ore a DEUS que ele vai lhe mostrar a direção,mas não seja escravo dessa mulher,pois você vai acabar morrendo,eu não fico mais quieto confronto mesmo,não deixo sse animal pisar em mim,esses tipos o fim delas é sozinhas sem ninguém…

    • luiz disse:

      A minha situação é muito parecida. Isso verdadeiramente não é vida. Sei o que você está passando, pois tenho um casamento assim há 19 anos. Estou afastado de todos os meus familiares. Os meus sogros se afastaram completamente da minha esposa. Agora, se o irmão me permite, vou te dar um conselho. Cuide do seu filho, pois ele pode ser muito afetado emocionalmente por tudo isso. Eu tentei proteger minha filha, mas não consegui. As duas convivem dentro de casa como inimigas, sendo que minha filha, certa vez, chegou a tentar o suicídio por não suportar mais a mãe. Eu perdi toda minha condição espiritual, estou afastado, sem comunhão e me sinto em trevas. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

  27. Valdemir alves disse:

    A minha e ex mulher é assim,esse texto descreve ela perfeitamente,fiquei casado três anos casado e só brigas nos separamos muitas vezes e voltamos pois ela dizia que mudaria ,mas era mentira infelizmente tive meu filho com essa mulher ,hoje ele tem oito anos e sofre muito com isso e ele sempre me diz que não vê a hora de crescer pra morar comigo,
    Ela si diz cristã mas mulher cristã não é assim,…A dois anos aceitei jesus na minha vida e resolvi dar uma última chance pra essa mulher,pois descobri que ainda estávamos casados,to aqui a um mês e já não estou aguentando mais,não tenho mais paciência e uma pessoa muito ignorante e não tem diálogo,pois toda vez que conversamos a gente briga,tenho dó do meu filho,mas si DEUS quiser logo vou pra minha casa e meu filho vai morar comigo,pois não dá pra ficar com uma mulher assim…DEUS ABENÇOE A TODOS…

  28. Beto disse:

    muito bom o texto. Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre quem sofre de distúrbios depressivos e psicosociais e insiste em não buscar ajuda. Já implorei muitas vezes para minha esposa continuar indo até psicólogos. Quando ela vai volta outra pessoa,mas logo desiste. A mesma coisa se repete quando ela vai a missa. São 5 anos de luta aguentando agressões físicas e verbais por coisas banais. As tentativas de suicídio são frequentes, não deixo muitos medicamentos em casa, passo as facas no esmeril para que elas fiquem sem ponta. Evito contato com amigos (se e que sobrou algum) e essa e minha vida casado com uma pessoa que hora e um anjo e hora vira a coisa mais perversa que já vi.com ódio de todos, inclusive dela mesma. Os pais dela são psicopatas, o pai agressivo ao extremo espancava e torturava todos e a mãe hoje divorciada segundo palavras de psicólogos e psicopata. Não sei até que ponto vou aguentar por favor se alguém poder me ajudar. Até aonde podemos ir para tentar ajudar a esposa?

    • Beto, olá,
      .
      lamento por tudo o que você e sua esposa vivem. Penso que, se ela sofre desses males, deve buscar não um psicólogo, mas um psiquiatra. Entendo que necessite de medicações. Embora seja duro, você é a coluna da família, e deve zelar e cuidar de sua esposa. Oro a Deus que te fortaleça e conceda paz, para aguentar tão difícil prova. Mas nunca se esqueça de que Deus não tira os olhos de você. Ele acompanha seu sofrimento e não o deixa só. Busque auxílio médico, creio que é o melhor para o quadro de sua esposa.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  29. CELSO RODRIGUES DA SILVA disse:

    ISSO QUE VOU DIZER, POUCO SE FALA E NÃO SOMOS PREPARADOS PARA ESTA FASE DO CASAMENTO:Situações que requerem grandes mudanças no relacionamento, são situações fisiológicas que tanto o homem como a mulher passam – o homem a Andropausa POR VOLTA DO 55 ANOS e a mulher com muito mais influência e mudanças psicológicas tem a fase do CLIMATÉRIO (faze difícil com muitos transtornos psicológicos)QUE DEVE ACONTECER APÓS OS 40 ANOS DE IDADE E PASSA PELA MENOPAUSA AOS 45 + OU – E VAI ATE OS 65 ANOS (PÓS MENOPAUSA COM MENOS INTENSIDADE MAS TAMBÉM TEM QUE SER ACOMPANHADO COM MUITA CALMA, PACIência…… pelos conjuges… (LEIA MAIS SOBRE SINTOMAS DE CLIMATÉRIO E SINTOMAS DE MENOPAUSA NO GOOGLE QUE TEM MUITAS INFORMAÇÕES E MAIS UM DETALHE AS PROVIDENCIAS NO SENTIDO DE SE PREPARAR PARA ESTA FASE TEM QUE SEREM TOMADAS ANTES COM BOAS INSTRUÇÕES (NÃO TENHO VISTO ESTAS INFORMAÇÕES SEREM PASSADAS E É NECESSÁRIO QUE AS IGREJAS TENHA ESTA PAUTA EM SUAS PALESTRAS PARA CASAIS) PORQUE DEPOIS QUE COMEÇA A SENTIREM OS SINTOMAS A PESSOA FICA PSICOLOGICAMENTE NEUTRA A QUALQUER CONSELHO E É MUITO MAIS DIFÍCIL – SÓ DEUS NA CAUSA) .*******SÃO MUITOS OS CASOS DE SEPARAÇÕES QUE ACONTECEM NESTA FAZE -POSSO DIZER QUE É A RAZÃO DA MAIORIA DAS DIVERGÊNCIAS “FAMILIARES”.

  30. Haichenk disse:

    Republicou isso em Haichenk.

  31. sandro disse:

    Tomarem que vocês não tiveram a infelicidade de conhecer mulheres assim
    seria muito desgostoso (segundo o texto)conviver com uma Mulher com esse adjetivo de Rixosa

  32. ubirajara disse:

    so nao gostei da observaçao final se referindo ao homem que ele pode ser rixoso isto e uma qualidade referente a mulher o que se refere ao homem e que ele ame a esposa como cristo ama a igreja…

  33. Ana disse:

    Ola…
    Sofro desse mal,
    Mas no meu caso meu esposo é rixoso,
    Se ofende por qualquer coisa, chega do trabalho ja xingando, me cobra por tudo só sabe me criticar e reclamar de tudo, incluvise de latidos d cachorros!! Só pra terem uma noçao do quao irritado ele é!
    Peço a Deus a tranformacao dele pois ja estou me tornado semelhante, seu mal humor me contamina!!
    Nao sei mais o que fazer…

  34. Stephany disse:

    muito obrigado pela dica, Deus é fiel!!! me emocionei ao ler o texto.
    Deus abençoe

  35. Rosângela disse:

    Olá paz..
    Digo com certeza eu era assim, muito pior.
    E precisou Deus BAGUNÇAR minha vida, me deixar no deserto junto dEle.
    E me transformar, mudei!!!!
    Deus faz o impossível, fez comigo e apesar de toda dor que senti posso dizer:
    HOJE SOU MUITA FELIZ. Cristo mudou minha vida.

  36. Adriano Gonçalves Barbosa disse:

    Gostei muito da pastagem que Deus continue vos abençoando Amém

  37. leonora disse:

    Amei sua publicacao, quero continuar acompanhando suas postagem.

    • Oi, Leonora,
      .
      fico feliz que o texto te edificou. Seja bem-vinda, se desejar pode assinar o blog inserindo seu email no espaço à esquerda da home page. Assim você receberá as postagens novas diretamente por e-mail.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  38. Cremilda disse:

    Achei bem interessante e excelente para reflexão, mas mtas vezes a mulher fica Rixosa pq são os próprios membros da casa.Tudo é cobrança pra mulher. A escravidão acabou!!!! EU acho que num lar tem que ter colaboração de todos. Mulher reclama pq ver o esforço dela sendo inútil .DEUS quer união e não exploração.

  39. Daniel Oliveira disse:

    Agradeço muito acho que estou sendo esse homem rixoso

  40. Ana alves disse:

    Muito Bom Dia! Estou recorrendo aqui pois não sei como agir. Minha mãe é exatamente assim como foi descrito. Ela sempre se acha na razão. Amaldiçoa a todos da família, diminuem meu pai, joga na cara de todos o que ela faz, NUNCA esquece o passado, e quando cisma com algo ninguém tira da cabeça. Ela agride- nos tanto verbalmente como fisicamente, usa palavras de baixo escalão, e ainda na sua ira além de invocar o nome do inimigo ela invoca o nome de DEUS para ela, é claro. Diz que DEUS está do seu lado, que ela é a correta… eu como folha mais velha não sei o que fazer pois quando ela começa , ninguém segura. Nem a polícia. Ela começa a falar, falar, falar ontem foi desde as 6 da manhã e já estava quase no meio da tarde e não se calava. Ninguém confrontava, porque é pior. Daí meu pai pediu para ela se calar e aí que ela fica irada. Pois quando ela fala ela quer que todos nós fiquemos calados, e a escute. Pois se formos ao banheiro ele vai atrás e continua falando. Meu pai assim como todos os filhos não aguenta mais. Mais quem mais sofre é meu pai. Ela o humilha na frente de estranhos, inventa história dele, amaldiçoa, agride -o, deseja o mal, até por fogo nos documentos dele para ele não se aposentar, ela fez. Tem uma hora que meu pai sai do sério e começa a agredida e é aí que ela gosta. Pois com a agressão, ela não fica por baixo não. Também o agride, mas alega que é mulher e quem as agressões dela não dói. Pois ela faz questão de ir a polícia e denunciá-o. E quando algum filho se mete para defendê-lo . A irá dela se volta para nós. E é a mesma coisa. Nos bate, amaldiçoa, expulsa da casa, fica sem falar conosco, diz que não é nossa mãe. Toma o que nos deu…desculpa pelo desabafo. Mas antes que aconteça algum crime aqui pode ser de qualquer um dos lados. Estou pedindo ajuda. Pois ela nunca vai mudar e já enlouqueceu a todos. O que eu e meu pai devemos fazer conforme a Bíblia?

  41. Neide pereira disse:

    Tambem gostei muito de saber tudo isso me serviu para entender um pouco maid

  42. Julia disse:

    A Paz do Senhor.
    Irmão Maurício, estou reiniciando minha caminhada com Jesus. Ouvi essa palavra ” rixosa” e resolvi procurar o significado.
    Encontrei seu blog.

    Me identifiquei com o texto.
    Meu casamento é novo, e nesse pouco tempo, agora analisando o texto descobri que cometi muitos erros.
    Cheguei a dizer ao meu marido que só existe um que manda no casamento, e essa pessoa era eu.
    Que triste isso. Também disse que ele me conheceu assim e que eu não iria mudar.
    Mas via a cada dia ele se afastando de mim.
    Mas Graças a Deus o Senhor me resgatou e com muita oração ele vem trabalhando em mim.
    Creio que esse comportamento possa ser uma maldição, pois estou vendo muito de minha mãe nesse texto e consequentemente em mim. E não quero passar isso pra minha filha.

    • Julia, olá,
      .
      louvo a Deus por ele ter te mostrado a tempo o seu erro. Seja uma esposa amorosa e conformada à vontade de Deus. Ainda há tempo e seu casamento agradece.
      .
      O primeiro passo, que é reconhecer seu erro, você já deu. Agora siga em frente, fazendo o que é certo.
      .
      Abraço fraterno, Deus te abençoe muito,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  43. Rony disse:

    Paz,amigo vivi 13 anos casado com uma mulher desse tipo,já chorei,fiz campanhas,jejuns,orações e etc,sei o quanto mata o homem uma mulher assim eu não tinha o prazer em voltar pra casa era uma tortura,e o pior era violenta chegou a me dar tapas na cara,ame arranhar ao ponto de arrancar sangue,me negava muitas vezes quando a procurava,em fim eu vivia numa pressão pois ela me vigiava dizia q eu tinha outras e que iria pagar com a mesma moeda,me ameaçava de traição e q iria fazer o mesmo,em fim aconteceu justamente o q ela falou não suportei eu a traí coisa que achei q nunca faria mais fiz,mês.o assim chorei de arrependimento pois eu sou cristão, Levita e pregador da palavra, nos separamos e tenho medo de não ser salvo pq eu a traí e estou me relacionando com outra pojs já faz um ano q separei,confesso meu ministério q era lindo acabou o povo me apedrejá e eu não tenho paz,por favor me ajude.

    • Rony, olá,
      .
      meu irmão, lamento por ter de enfrentar tudo isso. Não tenha medo de não ser salvo, se você se arrependeu verdadeiramente e abandonou o pecado, Deus já te perdoou. Se você tiver dúvidas sobre isso, recomendo que leia meu livro “Perdão total”, creio que vai ajuda-lo.
      .
      Minha recomendação é que você procure o seu pastor e converse com ele sobre tudo isso. Peça aconselhamento, ore com ele e aja conforme a Bíblia nos orienta. Tenho convicção de que, se fizer isso, você encontrará a paz pelo poder de Deus mediante o entendimento de sua Palavra.
      .
      Oro por você, mano. Abraço fraterno, na paz do Mestre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  44. Lendo esse testo me identifiquei demais…
    Tem sido uma luta diária pra não ser desse jeito no meu casamento, e o que é mais estranho é que agora que eu tendo uma vida diária de oração e lendo a palavra, parece ser mais difícil me controlar pra não ser assim.
    Oro, fico bem com o ES, e horas depois meu marido vem me pedir ou questionar algo numa boa comigo, e eu descarrego um mar em cima dele. Na mesma hora eu vejo o erro, mas é tarde demais, pois ele num é cristã e não esquece muito menos perdoa fácil.
    Estou aqui porque acabei de receber um intimato que se eu não mudar ele vai me deixar. Vai fazer 6 meses que comecei a melhorar minha espiritualidade, e eu realmente quando eu oro peço muito para que Deus me ajude a mudar!!!! Já Não sei mais o que fazer! Estou com o coração partido.
    Na minha família todas as mulheres são assim…minha mãe demorou anos par mudar, ainda houve divorcio dos meus pais, mas para honra e glória de Deus o casamento deles foi restaurado.
    Oro todo dia para que Deus quebre na minha vida essa maldição, mas mesmo assim quando eu percebo já estou sendo essa gota pingando constante.
    Meu marido não vai esperar anos até que eu mude. Fazem 3 anos já disso, já posso ver em seu rosto o cansaço, o desprazer de estar ao meu lado.

    • Rebeca, olá,
      .
      a mudança só depende de você. É um passo de cada vez, uma atitude após a outra. Toda grande mudança começa com uma série de pequeninas mudanças. Jejue, ore e busque a mansidão. Não há maldição alguma: é questão de escolha e depende de você e de seu domínio próprio. Tenho certeza de que você vai conseguir.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  45. Gerson disse:

    Texto muito interessante pois me fez enxergar o problema que estou vivendo em minha casa, com minha esposa, agora sei e buscarei faze-la entende-la e ajuda-la colocando Deus de verdade na vida dela.

  46. wander miranda disse:

    Graça e Paz.

    Oro a DEUS e escrevo, pois preciso de Ajuda, do Socorro bem presente. Minha Esposa Sempre foi muito descontrolada Emocionalmente. Somos Cristãos, já tivemos muitas experiências com Deus, mas já faz muitos Anos que vivemos uma Situação difícil. Não temos comunhão com os Irmãos e nem com os Familiares por parte da minha Esposa e nem por parte da minha Família. Aliás não temos comunhão nem com nossa própria Família. Temos 2 Filhas, uma Casada e outra Solteira e uma Neta. A Situação piorou a partir de 2011, quando minha Esposa foi Diagnosticada com LLC, um tipo de Leucemia Cronica e agora em 2015 foi diagnosticado um problema no Útero. Estou suportando esta situação até agora porque sei que JESUS CRISTO e quem está me sustentando. Mas não temos ambiente em casa, as vezes estamos toda a família juntos, mas ficamos todos calados, pois qualquer palavra falada inicia uma discussão. Quando inicia uma discussão, ela sempre fala pra Deus recolher ela logo ou então diz que não dá mais pra viver juntos, pois não ajudo ela em nada e ainda trato ela mal. Reclama que não passeia, mas quando saímos pra Viajar a Passeio, só mudamos o lugar de Brigar. Tenho perdido as Forças pra Continuar Servindo a Jesus Cristo, mas Tenho Perseverado, mesmo sabendo que não estou tendo forças e a mesma Alegria de Antes. Enfim, não tenho coragem de deixar ela nesta situação, mesmo sendo bombardeado Dia e Noite. Mas preciso de Ajuda de como lidar com uma Mulher Rixosa e de uma Orientação e Oração. Agradeço desde já e Oro por sua Família e pelo Seu Ministério.

    Marido l

    • Wander, olá,
      .
      meu irmão, lamento que vocês estejam passando por isso. Minha melhor recomendação é que vocês busquem auxílio e aconselhamento junto aos seus pastores. Vocês precisam ser acompanhados por alguém próximo, que possa ouvi-los, visitá-los, orar com vocês, indicar-lhes como a Bíblia trata essa questão e estimulá-los à oração e à comunhão. Por favor, converse com sua esposa e procure seu pastor. Sejam francos e transparentes com ele e exponham sua situação. Ele vai ajudá-los, tenho certeza.
      .
      Oro por vocês, meu irmão, na esperança da restauração e da reconciliação.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

    • celso rodrigues da silva disse:

      ISSO QUE VOU DIZER, POUCO SE FALA E NÃO SOMOS PREPARADOS PARA ESTA FASE DO CASAMENTO:Situações que requerem grandes mudanças no relacionamento, são situações fisiológicas que tanto o homem como a mulher passam – o homem a Andropausa POR VOLTA DO 55 ANOS e a mulher com muito mais influência e mudanças psicológicas tem a fase do CLIMATÉRIO (faze difícil com muitos transtornos psicológicos)QUE DEVE ACONTECER APÓS OS 40 ANOS DE IDADE E PASSA PELA MENOPAUSA AOS 45 + OU – E VAI ATE OS 65 ANOS (PÓS MENOPAUSA COM MENOS INTENSIDADE MAS TAMBÉM TEM QUE SER ACOMPANHADO COM MUITA CALMA, PACIência…… pelos conjuges… (LEIA MAIS SOBRE SINTOMAS DE CLIMATÉRIO E SINTOMAS DE MENOPAUSA NO GOOGLE QUE TEM MUITAS INFORMAÇÕES E MAIS UM DETALHE AS PROVIDENCIAS NO SENTIDO DE SE PREPARAR PARA ESTA FASE TEM QUE SEREM TOMADAS ANTES COM BOAS INSTRUÇÕES (NÃO TENHO VISTO ESTAS INFORMAÇÕES SEREM PASSADAS E É NECESSÁRIO QUE AS IGREJAS TENHA ESTA PAUTA EM SUAS PALESTRAS PARA CASAIS) PORQUE DEPOIS QUE COMEÇA A SENTIREM OS SINTOMAS A PESSOA FICA PSICOLOGICAMENTE NEUTRA A QUALQUER CONSELHO E É MUITO MAIS DIFÍCIL – SÓ DEUS NA CAUSA) .*******SÃO MUITOS OS CASOS DE SEPARAÇÕES QUE ACONTECEM NESTA FAZE -POSSO DIZER QUE É A RAZÃO DA MAIORIA DAS DIVERGÊNCIAS “FAMILIARES”.

  47. victor0388 disse:

    Que texto Mauricio! Minha mãe era exatamente assim. Passei muito tempo convivendo com esses mesmos fatos, mas creio que a idade, junto com minha conversão e a do meu irmão acabou melhorando isso nela. Mas ainda há resquícios. E meu pai sente ainda, é bem distante dela. Ele tem seus problemas, claro, mas parte disso foi gerado pelo comportamento da minha mãe. Agora ela reclama bastante dele, mas não vê que muita coisa ela causou. Não chegou ao ponto do divórcio, mas não foi por comodidade dos dois, creio. Ela é católica praticante e tem melhorado muito nos últimos tempos, mas não costuma ouvir muitos conselhos e dificilmente pede desculpas. Nada como os casos descritos nos comentários daqui, mas ela deixou de ter muita coisa de Deus por conta de seu orgulho.
    É assustador como esse tipo de pessoa é comum. Não é à toa que a biblia cita tanto.

    Parabéns pelo texto! Dá pra ver que ele serve de edificação para um número grande de pessoas.

  48. João Bruno disse:

    Vivo com uma mulher rixosa ao quadrado e faz 24 anos, minha mãe, qualquer pessoa normal prefere o suicídio a estar com ela, é o cão!

    • Celso Rodrigues da Silva disse:

      ISSO QUE VOU DIZER, POUCO SE FALA E NÃO SOMOS PREPARADOS PARA ESTA FASE DO CASAMENTO:Situações que requerem grandes mudanças no relacionamento, são situações fisiológicas que tanto o homem como a mulher passam – o homem a Andropausa POR VOLTA DOS 55 ANOS e a mulher com muito mais influência e mudanças psicológicas tem a fase do CLIMATÉRIO (faze difícil com muitos transtornos psicológicos)QUE DEVE ACONTECER APÓS OS 40 ANOS DE IDADE E PASSA PELA MENOPAUSA AOS 45 + OU – E VAI ATE OS 65 ANOS (PÓS MENOPAUSA COM MENOS INTENSIDADE MAS TAMBÉM TEM QUE SER ACOMPANHADO COM MUITA CALMA, PACIência…… pelos conjuges… (LEIA MAIS SOBRE SINTOMAS DE CLIMATÉRIO E SINTOMAS DE MENOPAUSA NO GOOGLE QUE TEM MUITAS INFORMAÇÕES E MAIS UM DETALHE AS PROVIDENCIAS NO SENTIDO DE SE PREPARAR PARA ESTA FASE TEM QUE SEREM TOMADAS ANTES COM BOAS INSTRUÇÕES (NÃO TENHO VISTO ESTAS INFORMAÇÕES SEREM PASSADAS E É NECESSÁRIO QUE AS IGREJAS TENHA ESTA PAUTA EM SUAS PALESTRAS PARA CASAIS) PORQUE DEPOIS QUE COMEÇA A SENTIREM OS SINTOMAS A PESSOA FICA PSICOLOGICAMENTE NEUTRA A QUALQUER CONSELHO E É MUITO MAIS DIFÍCIL – SÓ DEUS NA CAUSA) .*******SÃO MUITOS OS CASOS DE SEPARAÇÕES QUE ACONTECEM NESTA FAZE -POSSO DIZER QUE É A RAZÃO DA MAIORIA DAS DIVERGÊNCIAS “FAMILIARES”.

  49. Gizzelli disse:

    É meu irmão , infelizmente me identifiquei bastante! :-(. Mas também li um dos comentários q também me identifiquei. Não querendo me justificar por ser assim, mas muitos sofrimentos e decepções contribuíram pra q eu me tornasse assim. Não abri mão do meu casamento, mas já fui muito machucada, humilhada por meu esposo. Fora q enfrentei muitos problemas com a separação de meus pais. Hj, tento não deixar meus filhos passar pelo q eu passei, devido o q meu esposo já fez, acabo desconfiada por tudo, e tudo q penso acabo falando ou perguntando pra ele, o q acaba gerando discussões. Não sou de gritar, fazer escândalo. Mas acho q as lembranças d tudo q já me aconteceu me tira a paz de viver. Qlqr coisa semelhante ou q eu suspeite, me faz falar do ele já fez. Não estou dizendo q ele é o principal causador do meu temperamento, reconheço q tenho q mudar. É tão complicado pra mim. Espero q Deus me ajude a mudar e melhorar. Fiquei triste em ver q essa mulher ricos se encaixou bastante em mim! Não quero ser assim.

    • Olá, Gizzelli,
      .
      lamento que passe por tudo isso, e desejo verdadeiramente que consiga deixar para trás o que passou e viver plenamente o presente e o futureo que Deus tem para você. Oro por ti.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  50. Caroline disse:

    Boa tarde.
    Me identifiquei claramente com o que postou, meu marido vive triste e sempre me súplica pra mudar, pois ele já não tem mais forças e não acredita em minha mudança.
    tudo o que escreveu me descreve e assumi.
    Já tentei mudar, falei com os pastores, fiz discipulado e fui aconselhada.
    mas é algo muito forte e que me faz sofrer MUITO.
    uma época resolvi orar bastante e até consegui mudar mais, porém depois me acomodei.
    Lhe peço orientação, o que faço para meu marido ser u homem feliz de novo?
    eu quero ser uma boa esposa, é tudo que miais quero nessa vida. Tenho apenas 22 anos e já aconteceram tantas coisas.
    Grata

    • Caroline, olá,
      .
      o primeiro passo você já deu: reconheceu o seu erro. Muita gente não se reconhece assim, e quem não admite os próprios problemas não parte em busca de solução. Por isso, fico animado de ver que o primeiro passo você deu.
      .
      Não espere uma fórmula mágica. A tua mudança virá mediante esforço e renúncia. Esforçando-se para ser amável e generosa com seu marido e renunciando às suas atitudes más e ao jeito nefasto de ser. Ore, sim, mas esforce-se. É dia após dia, vitória após vitória e, quando você vir, estará sendo transformada em sua natureza. Aprenda a calar na hora certa, a ser carinhosa a todo momento, a dizer só o que edifique, a arrepender-se e pedir perdão.
      .
      Continue o discipulado com seus pastores, isso ajuda. Se for preciso, faça terapia. Apenas não entregue os pontos: lute.
      .
      Abraço fraterno, na paz,
      mz
      facebook,com/mauriciozagariescritor

    • Paulo disse:

      Bom dia Caroline!

      Olha minha irmã, seu caminho será longo e tortuoso mas acho que a pior parte você fez que é admitir, mas eu vejo que há somente um caminho pra que encontre a solução para o seu problema que é grave, digo isto porque sou casado com uma mulher assim e sei o quanto é dificil. Entregue sua vida totalmente ao Sr, faça jejum, madrugadas e muita mas muita oração e so assim ira conseguir a mudança esperada. Lembra que esta guerra não é somente sua, chame seu esposo para fazer com você e juntos vencerão, caso não tenha o apoio dele faça sozinha, “não temas, apenas creia somente” marcos 5:36, lembra minha irão que nosso Deus é o Deus do impossivel, não olhe a dificuldade.

      Apdsj

      Paulo Cesar Santos.
      Ibiraçu – ES
      (27) 3257-1724 / (27) 99878-8810 (27) 99839-5197

      “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” Atos 2.42

  51. Rosilene disse:

    Bem escrito o artigo, apenas acredito que deu se muito ênfase a mulher rixosa, numa forma muito cruel, até a foto ilustra isso. Parece que só as mulheres têm esse defeito. Quando falou se no homem foi muito rapidamente. Eu acredito que esse assunto deve ser aplicado ao contexto da época, quando a mulher devia ser submissa ao homem é a mulher que reclamasse dos maus tratos fosse rixosa. A mulher está vista de uma forma muito cruel nesse artigo. Desculpe a sinceridade.

    • Rosilene, olá,
      .
      entendo sua ponderação, porém tudo o que escrevo é com base na Bíblia e é a Bíblia que menciona repetidas vezes a mulher rixosa. Se eu tivesse me restringido a mencioná-la, estaria respaldado na Palavra. Mas fui além e mostrei que homens e mulheres rixosos são igualmente nocivos. E, perdoe-me discordar, mas a mulher que a Palavra de Deus chama de rixosa não é a que discorda de maus tratos, é a que, mesmo bem tratada, se comporta de forma briguenta e vergonhosa. E não se desculpe pela sinceridade, sinceridade é bíblica. Assim como eu não me desculpo por ter escrito um texto à luz rigorosa das Escrituras, pois é bíblico. Siga sendo sincera, Deus se agrada disso.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  52. Rosilene disse:

    Achei o texto muito bem escrito e importante para reflexão, apenas deixo como sugestão acrescentar que devemos considerar os dois sexos sobre este aspecto de ser rixoso. Achei até um pouco cruel especificar esse tipo de mulher como se só a mulher tivesse a obrigação de ser perfeita e que a relação do casal dependesse apenas dela. Sabemos também que há homens insuportáveis, egoístas, briguentos, beberrões, infiéis e de mau caráter. Entretanto o presente artigo faz alusão apenas a mulher, e quando fala no homem, o faz muito rapidamente. Achei cruel também as fotos postadas. Sabemos também que a mulher tem muitas obrigações a mais que o homem, ou seja, a responsabilidade de cuidar de filhos, da casa além de ajudar o marido trabalhando fora de casa. Por que só a mulher terá que ser perfeita? Estar sempre de bom humor? Sempre soubemos que as mulheres foram mais discriminadas do que os homens, até pouco tempo atrás, a mulher não tinha nem sequer direito a votar. Nesse aspecto, acho relevante abordar-se os dois sexos como responsáveis pela manutenção do relacionamento conjugal.

    • Olá, Rosilene,
      .
      o texto se concentra no que a Bíblia fala, no livro de Provérbios, sobre a mulher rixosa. A última frase é uma forma impactante de mostrar que, embora apenas a mulher seja apontada, o problema se estende aos homens também. É um recurso literário.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

  53. lili disse:

    Olá..não aguento mais, meu marido é assim,é uma tortura psicológica terrível,ele não vai na igreja e não deixa eu ir, porque se eu ir ele acha que estou o traindo,não dou motivos para ele desconfiar de mim,mas por relacionamentos anteriores que ele teve ele é uma pessoa depressiva e desconfia de tudo e todos …não sei mais oque fazer.

  54. Rodolmario Almeida dos Santos disse:

    Olá Mauricio, A Paz do Eterno Deus!
    Primeiramente parabéns pela explanação. Você foi muito feliz nas colocações!
    Você me recomendaria alguma literatura que desdobre ou detalhasse o seu post A mulher rixosa.
    Abraço Fraterno,
    Rodolmario

    • Olá, Rodolmario,
      .
      infelizmente não conheço nada que seja especificamente sobre isso. Perdoe-me, mas creio que não tenho como ajudá-lo.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

    • warley disse:

      Rodolmario, lendo o post identifiquei com o livro de Foucault “Eu, Pierre Riviere, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão”. É um relato histórico. A mãe, no caso, era rixosa. Talvez lhe interesse.

  55. Marcelo disse:

    Parabens Mauricio! A primeira vez que li algo seu! Forte abraço meu irmão

  56. Walter disse:

    gostei muito deste post , minha mãe que me fala , ” voce casou com a pior das piores ” ” voce ganhou na loteria ao contrário ” , meu Deus tenha misericórdia de mim , pessoal , a minha esposa é a mais rixosa na face desta Terra , ciumes doentio , implica até com a televisão , por ex: se estiver assistindo a um filme policial e , aparecer uma cena de mulher de bikini ou sensual , ela manda tirar na hora , não deixa eu ir trabalhar de carro somente moto , se atrasar 20 minutos já chego em casa aos gritos ” ONDE VC ESTAVA SEU VAGABUNDO ?? SEU LIXO ” irmãos , , até 2014 trabalhava em dois empregos , hj , trabalho na prefeitura ,sou concursado , trabalho a noite em escala 12×36 , de manha faço faculdade 10º Sem. do curso de direito ( já sou formado em contabilidade ), a tarde faço estagio das 13:00 às 17:00 , só vou para casa um dia sim um dia não e , quando chego em casa , não tenho sossego , tenho que ir pro fogão fazer meu lanche , ou senão durmo com fome , a mulher não dorme , fica orando até as 4 horas da madrugada , outro dia acordei com socos na cabeça , ( igual MMA ) indaguei a ela o porquê das agressões , ela disse que meu moleton estava com cheiro de mulher ( não usava o moleton havia 1 ano ) outro dia acordei com chutes na costela , disse que o pastor da igreja disse que eu a estava traindo , sou arranhado quase todos os dias , me xinga de ( LIXO , VAGABUNDO , BROXA , SAFADO , MERDA , ) já cuspiu na minha cara 4 vezes , ela vai a igreja quase todos os dias , disse que é escolhida de Deus , minha mãe sempre a ajudou , até financeiramente e ela insultou minha mãe varias vezes , disse que quer ve-la numa cama enferma .

    estou há 10 anos nesse inferno , tenho uma filha de 10 anos , ela tem pais , irmãos e avós , no entanto , eles tremem de medo se eu separar dela , pois ,se separar eles terão que dar abrigo a ela , sou casado na separação total de bens , ela não tem direito aos meus bens nem casa nem carro nem nada somente a pensão da minha filha , ela não trabalha , eu a incentivo mas ela não gosta de trabalhar , a casa é uma zona , tudo desorganizado , me sinto mal do lado dela , fico angustiado , ja esta tudo preparado para separar , fiz a petição , tenho varias provas , ( fotos dos hematomas , testemunhas e audios dela me xingando ) no entanto , não sei explicar , uma coisa me prende , no fundo tenho pena dela , é uma coitada ( não gosto mais dela e nem ela de mim ) ela disse que quer que eu entro na linha , já levei ela para viajar , ultima viagem fomos para gramado e foi conhecer meus parentes que são do sul , ela discutiu com a aeromoça , passei a maior vergonha , a aeromoça era linda e mulheres lindas perturbam ela ( ela tbm é bonita ) é terrível se eu for descrever tdo fico aqui o dia todo ., eu me pergunto será que o fato de algo me prender de separar dela , é algum trabalho de feitiço ??pois os pais dela tremem na base qdo falo de separação , ja fiz de tudo já até fui batizado , frequentava sempre a igreja e , mesmo assim , as brigas não cessavam , tudo é motivo para brigas .

    por favor me orientem !!!

  57. Claudia Batista disse:

    Boa noite!
    Foi muito bom encontrar esse post,interessante mesmo.Pois a tendência que temos é olhar para o outro,ver os defeitos do outro,as falhas e eu?Quantas vezes somos hipócrita,marginalisamos,nos justificamos.Mas,a bíblia vai dizer em Isaías 64:6, diz:
    “ Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. ”

    • Celso Silva disse:

      POUCO SE FALA E NÃO SOMOS PREPARADOS PARA ESTA FASE DO CASAMENTO:Situações que requerem grandes mudanças no relacionamento, são situações fisiológicas que tanto o homem como a mulher passam – o homem a Andropausa POR VOLTA DO 55 ANOS e a mulher com muito mais influência e mudanças psicológicas tem a fase do CLIMATÉRIO (faze difícil com muitos transtornos psicológicos)QUE DEVE ACONTECER APÓS OS 40 ANOS DE IDADE E PASSA PELA MENOPAUSA AOS 45 + OU – E VAI ATE OS 65 ANOS (PÓS MENOPAUSA COM MENOS INTENSIDADE MAS TAMBÉM TEM QUE SER ACOMPANHADO COM MUITA CALMA, PACIência…… pelos conjuges… (LEIA MAIS SOBRE SINTOMAS DE CLIMATÉRIO E SINTOMAS DE MENOPAUSA NO GOOGLE QUE TEM MUITAS INFORMAÇÕES E MAIS UM DETALHE AS PROVIDENCIAS NO SENTIDO DE SE PREPARAR PARA ESTA FASE TEM QUE SEREM TOMADAS ANTES COM BOAS INSTRUÇÕES (NÃO TENHO VISTO ESTAS INFORMAÇÕES SEREM PASSADAS E É NECESSÁRIO QUE AS IGREJAS TENHA ESTA PAUTA EM SUAS PALESTRAS PARA CASAIS) PORQUE DEPOIS QUE COMEÇA A SENTIREM OS SINTOMAS A PESSOA FICA PSICOLOGICAMENTE NEUTRA A QUALQUER CONSELHO E É MUITO MAIS DIFÍCIL – SÓ DEUS NA CAUSA) .*******SÃO MUITOS OS CASOS DE SEPARAÇÕES QUE ACONTECEM NESTA FAZE -POSSO DIZER QUE É A RAZÃO DA MAIORIA DAS DIVERGÊNCIAS “FAMILIARES”.

      • Sarah disse:

        Concordo totalmente. É de extrema importância trazer esse conhecimento porque é um fato e é preciso preparar as partes para ter muita resistência e consciência dessa fase. Entre os 28 e 32 anos, devido ao uso de anticoncepcionais, vivi o que se pode chamar (até cientificamente) numa menopausa antecipada ou uma constante TPM, sem me dar conta, o que destruiu o meu casamento. Hoje liberta, tenho entendido o estava acontecendo, a mulher rixosa que me tornei devido a essas alterações hormonais.
        Os cristãos precisam se conscientizar dessas coisas com toda certeza. Não podemos desvincular material/humano/canal do espiritual nunca, tudo está relacionado o tempo todo.

  58. Katia disse:

    Parabéns, amei tudo que li, mesmo nunca ter me casado, levarei comigo essa grande aprendizado. Não tinha dado muita importância a essa parte bíblica. Não sou rixosa, mas ficarei mais atenta aos detalhes que possa até levar uma pessoa ser uma. Boa noite
    Deus te abençoe lindamente bjos

  59. Fabiana Rocha disse:

    Fiquei muito maravilhada em ler esse texto,muito edificante…
    Assim posso me analisar a cada dia e me tornar uma pessoa cada vez melhor;não que eu não seja,mas é bom ficar de olho pra não chegar a esse ponto! A paz….

  60. agnaldo disse:

    não é invenção está na blibia o bom é que vale para todos homem e mulher muito edificante a Pessoa por conviver com uma pessoa rixosa pôr muito tempo depois acaba si contaminado também o bom é que todos busquem a Deus e vivemos e Cristo Jesus .

  61. Sarah disse:

    Prefeita exposição! Tudo a mais pura verdade, vinda da palavra do Senhor. Vamos divulgar essa reflexão porque tem muitas (o) se destruindo na cegueira da rixa. Deus te abençoe irmão e continue te capacitando.

  62. Lene disse:

    Muito bom o texto

  63. Lopes disse:

    Sou um homem que detesto mulher que grita e não aconselho vc homem a se casar com uma pessoa assim . Claro tem homem também rixoso. Mais estude isso já no namoro , pra não ficar se desgastando depois de casado.

    Deus abencoue Cara ….muito bom esse estudo.
    Deus abençoe

  64. anonimo disse:

    irmãos passo pelo mesmo problema, tento mais nao sou feliz minha mulher e insuportavel, mandona folgada, reclama de tudo, tudo eu tenho que fazer e desleixada, temos duas filhas eu gosto dela mas a situação é dificil, nos trabalhamos mas quando chega final de semana em vez de passarmos um tempo juntos não ou ela vai para a casa da mãe dela ou é brigas e brigas, ela e birrenta mimada tudo tem que ser do jeito dela, nao me da carinho nao me respeita nao me trata bem e ainda reclama de eu ser grosso com ela mas e por causa das atitudes dela nao aceito minha mulher achando que eo macho da relação da mesmo forma que mulher exige amor e carinho o homem quer respeito, no caso isso eu nao tenho, a vezes acontecimentos do passado vem a minha mente que eu poderia ter me livrado desse demonio, vou esperar minhas filhas crescerem ate la se ela nao mudar seu jeito vou ganhar o mundo.

  65. anonimo disse:

    irmãos eu sou um pouco briguenta, nao consigo mudar, meu esposo vive dizendo que sou rixosa, mais sinto que ele nao me ama, pelo contrario ele provoca minha ira e as vezes eu fico muito triste, principalmente – quando ele prefere rir com os outros, fazer as coisas para os outros e quando eu peço para ele fazer algo para mim, tudo pra ele é hum hum hum hum… isso é horrível…..

  66. Monica disse:

    Minha mãe implica comigo e eu fico querendo distancia, ela por acaso poderia ser essa mulher rixosa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s