pecados-1Se um pastor comete adultério, todos concordamos que ele deve ser afastado do ministério para ser tratado e restaurado e, só então, reconduzido ao púlpito. Porém, nunca vi um líder eclesiástico sequer ser afastado do cargo por desonrar pai e mãe. Na verdade, nunca conheci nenhum cristão que tenha sido posto em disciplina por desonrar seus pais. Você conhece um único caso assim? Tenho certeza de que não. Interessante, não é? Estamos falando de dois pecados que ferem igualmente um dos Dez Mandamentos, adultério e desonra aos pais (Êx 20.12,14), sendo que honrar pai e mãe é o único mandamento com promessa. No entanto, só damos a devida atenção a um deles. Já parou para pensar por quê? Por que consideramos que certos pecados são mais pecados que outros pecados?

O grande mal que esse tipo de hierarquização de pecados provoca é que acabamos cometendo muitos deles sem nos darmos conta de que estamos pecando ou fingido que não estamos pecando. E isso é terrível, pois os tipos de pecados mais perigosos são aqueles que ou não percebemos que são pecados ou para os quais achamos boas justificativas a fim de cometê-los. Todo mundo sabe que lascívia é pecado, por exemplo, mas nem todo mundo se dá conta de que inveja é um pecado tão grave quanto (Gl 5.21). Todos entendem que assassinato é uma transgressão séria, mas nem todos consideram a cobiça algo tão relevante assim (Êx 20.17). E aí começa o problema. 

pecados-2Todo pecado é grave. Não existe pecado absolutamente nenhum que não entristeça o Senhor. Deus não varre pecados para baixo do tapete. Nenhuma transgressão da vontade divina passa despercebida aos olhos do Deus santíssimo e deixa de entristecer seu coração. Se você ler a lista das obras da carne que Paulo lista em Gálatas 5, verá que inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices e glutonarias estão no mesmíssimo pacote que prostituição, impureza, lascívia, idolatria e feitiçarias. E sobre todo eles (todos!), a Palavra diz: “não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gl 5.21). 

Essa é a razão de haver tantos e tantos cristãos que são arrogantes, soberbos, materialistas, invejosos, agressivos, maledicentes, fúteis, debochados, cínicos e agressivos: eles simplesmente não se dão conta de quão abomináveis são tais procedimentos, porque lhes ensinaram equivocadamente que esse modo de ser não é tão problemático assim. Ou arranjam boas desculpas para cometer tais pecados, a fim de se convencer ou de convencer outros de que está tudo bem em ser hostil, raivoso ou invejoso, por exemplo. Mas não está. Por essa razão, multidões de cristãos ou igrejas inteiras estão espiritualmente doentes. 

Sem reconhecer o próprio pecado, nós não nos arrependemos. Sem nos arrependermos, não somos perdoados. Sem sermos perdoados… que Deus tenha misericórdia de nós! Quais são meus pecados de estimação? Que práticas antibíblicas são parte da minha rotina sem que eu faça nada a respeito? Quais são minhas falhas de caráter? Quais são minhas falhas de temperamento? O que faz de mim um pecador habitual? O que precisa mudar? Temos de nos fazer essas perguntas diariamente, se desejamos de fato expressar em nossas obras a fé que nossos lábios professam. 

Felizmente, estamos debaixo da graça de Deus. O sangue de Cristo nos purifica de todo pecado. O Espírito Santo nos chama ao arrependimento e ao perdão. Para isso, precisamos parar de fingir que nosso pecado não é pecado e temos de acabar com a mania de inventar boas desculpas para nossos hábitos pecaminosos. Deus está de braços abertos para nos restaurar, limpar e purificar, mas, para isso, precisamos ser sinceros. Nossas justificativas não fazem nosso pecado ser menos pecado aos olhos de Deus. 

pecados-3A hora é esta. Convido você a fazer um exame de consciência e admitir seus hábitos pecaminosos. Temos de parar com essa ideia cultural e maligna de achar que só desagrada a Deus sexo ilícito, embriaguez, idolatria e fofoca. Comece a analisar se você não comete aqueles pecados a que quase ninguém dá atenção, como arrogância, ódio, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões e inveja. Ao se conscientizar de que os pecados a que você não dá muita atenção são tão malcheirosos às narinas divinas quanto aqueles que você mais condena, estará muito mais próximo de fazer uma faxina em sua alma, ao abandonar transgressões que poluem profundamente sua vida sem que você dê muita atenção a elas.

Quais são os pecados que Deus varre para baixo do tapete? Nenhum. Absolutamente nenhum. A boa notícia? “Quem oculta seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia” (Pv 28.13). A misericórdia está ao nosso alcance, basta tomarmos as atitudes certas. Não amanhã, não daqui a pouco. Já. O que estamos esperando?

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Confiança inabalável_Banner ApenasClicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

comentários
  1. Alciane disse:

    é verdade, muitas vezes criticamos os pecados dos outros por acharmos que é um pecadão e esquecemos que os nossos pecados também entristecem a Deus, para Deus não existe tamanhos de pecados, são todos iguais, parabéns Zágari, a cada dia Deus tem te usado mais e mais para você mostrar a todos nós principalmente os cristãos que somos falhos e precisamos reconhecer nossas falhas e nos arrependermos verdadeiramente, parar de criticar os outros e olhar para nós mesmos e nos enxergarmos como somos verdadeiramente, pecadores que necessitam muito da misericórdia de Deus, e é por causa dessa misericórdia que Deus mandou o seu único filho para cruz, para que assim pudéssemos nos reconciliar com Ele. Que Deus continue usando sua vida para que você transmita sempre essas lições para nós, obrigada.

    • Olá, Alciane,
      .
      obrigado por suas palavras gentis. Que Deus tenha misericórdia de nós e renove sua graça a cada dia em nossa vida, pois carecemos muito.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  2. Tatiana disse:

    sábias e verdadeiras palavras… Que Deus nos ajude e nos guarde!

    p.s: deixei uma mensagem no face, mas aqui tbm gostaria de faze-lo. Tenho um blog feminino onde falo de assuntos variados, que vai de moda a decoração, assim como textos devocionais e reflexões sobre vida com Deus. Gostaria de autorização para compartilhar seus textos no meu blog. Me deixe saber se posso, por favor.

  3. Vinicius Luz disse:

    Olá Maurício!

    Mais um excelente texto! Obrigado por mais um artigo edificante! Digo pra você que, se eu levasse disciplina por causa desses “pecadinhos”, ai de mim! Rsrsrs.

    Mas aproveitando, vejo que você citou os Dez Mandamentos. Me tire uma dúvida, por favor: você acredita e guarda o sábado ou não? Se não, por que? Afinal, este é o quarto mandamento.

    A paz do Senhor!

  4. Patrícia Brasil disse:

    Lindo. Perfeito. Fiel.
    E chama a responsabilidade.
    Que Deus nos aperfeiçoe e torne perfeito o nosso caminho para que andemos em lugares altos.
    Só para alguns. Os que crêem.
    Aleluia.
    Salmos 18.30-32

  5. Patrícia Brasil disse:

    Não entro sempre, nem leio todos, mas parece que toda vez que entro e escolho um texto para ler é direcionado por Deus mesmo.
    Tenho que dizer: aleluia! Mas também: ui!
    Rs
    Deus o abençoe

    Deus nos instrua sem desistir de nós. Não desistamos de outros. Amém.

    Tem um verso de uma poesia que diz assim: “o que eu puder eu vou fazer pra não te machucar, mas a verdade eu vou dizer, melhor acreditar”
    É certo que o autor da poesia mente. Já vai em 7 casamentos diferente. Mas Jesus não e os habitados por Ele sabe que até nas promessas futumas tem que dizer: “Que Deus me ajude para que cumpra. Mas que Deus me perdoe se ignorantemente fiz algumais promessa que não convinha com sua vontade”.

    46. Vive o Senhor; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da minha salvação,
    (Salmos, 18)

  6. Parabéns pela belíssima matéria publicada. Concordo plenamente em gênero, número e grau. Sou jornalista autônomo e cristão, fui casado durante 32 anos, nunca discuti nem critiquei minha ex-esposa e no entanto me separei; ou batizado há aproximadamente 40 anos. A prendi na faculdade da vida que é fácil conviver com as diferenças, basta respeitar as opiniões opostas e para isso vc deve evitar as discussões inúteis que não levam a lugar nenhum, ou seja, é como um cachorro correndo atras do próprio rabo. A idéia é, se eu não posso mudar vc, mudo eu. Não vale a pena discutir com pessoas que sabe menos que vc em determinado assunto ao qual vc tem conhecimento pleno e domina-o. Adote sempre o critério de que política; religião, opinião e gosto, não se discute. Como sindicalista, adoto o seguinte critério, uma vez que opinião não se discute, o que se discute então são: PROPOSTAS; IDÉIAS; SUGESTÃO e algo semelhante, basta observarmos os políticos eles discutem opiniões; propostas e sugestões sobre determinado assunto, NADA pessoal que leve a lugar nenhum e quando isso acontece. NADA MUDA.

Deixe um comentário