De que você está disposto a abrir mão por amor a Cristo?

Publicado: 06/10/2014 em Amor ao próximo, Espiritualidade, , Fruto do Espírito, Glória de Deus, Graça, Pecado, Sofrimento, Vida após a morte, Vida eterna, Vitória

imageAbrir mão é um dos maiores desafios que Deus nos propõe. Não se engane: se você quer ser um bom cristão terá de abdicar de muitas e muitas coisas. Frequentemente, coisas de enorme importância em sua vida. É interessante pensar que, ao fazer isso, você se aproxima de Cristo e reproduz o padrão divino. Afinal, quando o Criador se fez humano para viver entre uma humanidade que não merecia nada, ele estava, exatamente, abrindo mão de sua glória celestial para se tornar como um de nós – por amor a nós. Assim, quando você renuncia algo simplesmente porque é o certo e por amor ao Senhor, possivelmente vai sofrer enormes perdas e, com elas, virá certa dose de sofrimento. Mas eu gostaria de encorajá-lo a perder. Acredite: vai valer a pena, pois o que você ganhará com sua abnegação será algo de valor incalculável: a aprovação de Deus.

Em nossa sociedade, pôr o outro em primeiro lugar é visto como fraqueza, talvez tolice, para não dizer burrice. No evangelho não. Paulo escreveu: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10). Portanto, abrir mão aos olhos de Deus é sinal de grandeza. É virtuoso. É nobre. Se for pelo bem do próximo, você trilhou o caminho mais excelente. Se for por amor a Cristo, você alcançou a grandeza.

Pode ser que você tenha amado muito uma pessoa, mas abriu mão de prosseguir no relacionamento porque teria representado jugo desigual. O adeus certamente foi doloroso, mas foi o certo. Tenho certeza de que Deus abençoará a sua vida por ter se recusado a prosseguir por amor a Cristo. Se foi o caso, jamais olhe para trás, deixe o que passou no passado, com a absoluta certeza de que você fez o certo. Outro exemplo: possivelmente você já teve a chance de colar em uma prova. Se o tivesse feito, sua nota teria sido maior. Mas o sorriso de Deus quando você abriu mão da fraude compensou, pode ter certeza. Deixou de ganhar pontos no teste, mas recebeu muitos no céu. É possível, ainda, que tenha sofrido graves perdas financeiras por ter se recusado a dar propina a fiscais. Garanto que todo o dinheiro que você abriu mão de ganhar será convertido em muito galardão na eternidade. Também pode ter sido o caso de você ter se afastado de amigos que o arrastavam para o pecado, por mais que gostasse deles. Jesus, o seu melhor amigo, ficou feliz, acredite.

Ou ainda, pode ser que  você tenha aberto mão de seu orgulho para perdoar alguém que não merecia seu perdão. Talvez essa pessoa nem mesmo tenha lhe pedido desculpas… mas você perdoou assim mesmo. Acredite: abrir mão de si para perdoar é uma atitude celestial, pois, quando você estende perdão total a alguém, está fazendo o que Jesus faz com todo aquele que chama das trevas para a luz. Perdoar significa abrir mão de si para ganhar a natureza de Cristo.

Se você abriu mão de algo muito importantes – muitas vezes à custa de sofrimento, não pense que Cristo não valoriza o que você fez. Ele está ciente.

E percebeu uma coisa? Tudo de que você tem de abrir mão por amor a Jesus se converte em aprovação divina e, logo, em bênção para sua vida. “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna” (Mt 19.29). O Senhor está falando aqui exatamente sobre abrir mão das coisas mais preciosas que podemos ter nesta vida por amor a ele.

Em muitos momentos de sua caminhada você se verá frente a frente com situações em que terá de abrir mão de algo muito valioso para ser fiel ao seu Salvador. Enxugue as lágrimas, sacuda a poeira e vá em frente de cabeça erguida. Sem arrependimento. Sem olhar para trás. Sem pensar “como teria sido se…?”. Esqueça. Foi por amor a Deus? Então foi pela razão certa. No dia em que você entrar na glória do Pai, o abraço que receberá dele compensará tudo.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari

Anúncios
comentários
  1. Elizangela disse:

    Eu sei que vai valer apena!

  2. Nadia Malta disse:

    Sim, meu irmão, concordo com você! Que o Senhor nos capacite a estar atentos para não nos deixar enredar na filosofia contrária a postura do apóstolo Paulo do “viver é lucro e o morrer é Cristo!”. Dá-nos desapego, Senhor em nome de Jesus, o Cristo! Deus te abençoe.

    • Amém, Nadia, vejo que uma das maiores dificuldades do cristão é priorizar o dar em vez do receber. Queremos a bênção de Deus mas desejamos pouco abençoar como Deus. Esse é o desafio.
      .
      Grande abraço, na paz do Mestre,
      mz

  3. Bruneli disse:

    Oi Mauricio, enviei á você um e-mail.. gostaria muito de uma ajuda sua ! uma opinião.. por favor veja se você o recebeu, enviei na semana passada, Obrigada

    • Olá, Bruneli,
      .
      querido, perdão, não recebi seu contato. O melhor meio de se comunicar comigo é por aqui mesmo. Por favor, reenvie o que escreveu por este espaço dos comentários do blog que receberei com certeza. Como eu modero os comentários não se preocupe que, se for algo privado, não será visualizado por ninguém além de mim.
      .
      Abraço, Deus o abençoe,
      mz

  4. Olha, Maurício, se eu te contar tudo que me ocorreu exatamente no tempo dessas duas últimas mensagens que Papai te inspirou a escrever, tenho certeza que você ficaria impressionado. Tremendo, pela segunda vez! Há momentos como estes que, com a carne sangrando, a gente chora e quase sem conseguir falar, diz: obrigada, meu Senhor! E a gente se sente fraco perante os homens, alguns balançam a cabeça de um lado para o outro e nos dizem: “como você é besta…”, “como pode se rebaixar assim?”. A nossa carne chega geme, mas o nosso espírito recebe o abraço consolador e reconfortante do Espírito Santo do nosso Pai.

    Glorificado seja o nosso Pai por tudo!
    Que Ele te conceda muita saúde, disposição, sabedoria e forças para continuar no serviço!

    • Oi, Francilúsia,
      .
      fico feliz que Deus esteja falando e agindo em tua vida. Confie nele, que caminha contigo.
      .
      Obrigado pelas orações tão valiosas.
      .
      Um abraço, na paz de Deus,
      mz

  5. Camila Anjos disse:

    Lindo, palavras do céu!!! Deus te abençoe meu irmão, que use esse seu dom maravilhoso pra abençoar tantas vidas, a minha hoje foi muito abençoada!!!!

    • Minha irmã, olá, não se preocupe, seu nome e comentário permanecem em sigilo.
      .
      Não compreendi muito bem a razão de você ser perseguida. Mas penso que deve buscar conversar com as pessoas e tentar esclarecer as razões. Principalmente, deve buscar conversar com seu pastor. Se alguém se ofendeu por algo que você fez, peça perdão. O perdão é uma magnífica resposta para muitos problemas na área espiritual. Talvez achem que você voltou há pouco tempo e deve amadurecer mais um pouco na fé; se for o caso, deve aguardar com paciência. O melhor é o diálogo. Ore e procure as pessoas que têm assumido essa postura com você. Creia: é o melhor.
      .
      Oro por ti. Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  6. Ana Marques disse:

    Maurício depois dessa política desgraçada, vi muitos cristãos se envolverem de corpo, alma e coração. Não gosto de “discutir” sobre política, eu acho que se tudo é para glória de Deus, estou sendo hipócrita votando ao menos no “menos podre”. Acredito e tenho convicção que ela não será mudada a não ser por DEUS e SE Deus quisesse. Contudo, por mais ninguém (inclui uma nação que ainda pensa que tem o poder nas mãos, mas não usa a cabeça). Gostaria de ler um texto rico em baseamentos bíblicos sobre tudo isso!
    Abraço de sua irmã Ana.

  7. Fabio Cardoso disse:

    Olá Maurício !

    Observando os últimos 5 anos da Igreja, percebe-se que pouco a pouco estão associando riqueza material como evidência de espiritualidade sadia. E a própria liderança não quer abrir mão do luxo , e viver uma vida equilibrada.

    É lamentável que justamente o Evangelho televisivo, que tem grande visibilidade na sociedade, não tem como referência Jesus e seus apóstolos.

    Maurício, Abraço !

  8. Rudiney disse:

    Mauricio,
    eu gostaria de ter esse dom, esse talento que você tem de conseguir expressar com palavras os sentimentos humanos, mas não tenho. E fico muito feliz por você e tantos outros servos do Senhor que foi agraciado com esse talento para a edificação, consolação e exortação da igreja do Senhor.
    O importante não é Deus usar a mim, mas sim usar a alguém, alguém como você.

    Que o Senhor continue te abençoando meu irmão!

  9. Ediná disse:

    Bom dia Mauricio.
    Penso que isso se chama fé. Quando você crê de fato em Deus, procura saber qual é a vontade Dele através das escrituras, da oração e da própria consciência.
    É verdadeira a frase do Pastor Wilson Porte: “Só pessoas arrependidas são capazes de abandonar seu pecado, não importando as consequências que isso traga.”

    Tenha um excelente dia!

  10. Yasmim disse:

    nossa simplesmente maravilhoso esse textom

  11. Apenas um servo disse:

    Hoje pela manhã lendo este texto, parei para dizer em oração que você, Maurício, é um filho, servo, querido de Deus. Escrevo isso não por quem você é , porque sabemos que não somos capaz, não somos dignos, e não merecemos nada porque não somos nada. Mas o Espírito fala através de você, e não há privilégio maior do que ser usado por Deus da maneira que Ele quer, segundo somente à Sua vontade. Não desanime, e nunca desista de ser o que Deus o capacitou a ser: um servo de Cristo. Graça e Paz irmão.

    • Olá, mano,
      .
      que palavras encorajadoras e carinhosas! Muito obrigado por elas, você é gentil. Enquanto Deus me der forças, um servo é o que desejo ser.
      .
      Abraço fraterno, nas mãos do Pai,
      mz

  12. Solange Vieira disse:

    Oi !
    É Realmente doloroso abdicarmos de nossas vontades ,de nosso eu,a luta contra nossa natureza humana dói e machuca, estava eu ontem medidanto sobre isso, seguir a CRISTO é andar na contramão de nós mesmos e surpeendentemente não por coiscidencia Deus me falou que :
    Se eu atender a iniquidade do meu coração ,o Senhor não ouvirá a minha oração “Sl.66.18
    Mas sei que vai valer a pena, pq a verdadeira vitória, chegará com CRISTO.
    Que Deus lhe renove e lhe de muita,mmuita inspiração mesmo e que você continue nos abençoando com o que ele te dá.

    A Paz

    • Oi, Solange,
      .
      é isso mesmo: negar a si mesmo, tomar a própria cruz e seguir Jesus. Essa é a proposta.
      .
      Obrigado pelas constantes orações!
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

  13. anobre77 disse:

    Bom dia irmão!! Bom estar aqui sempre…
    Belo e útil texto irmão … aliás, belo, útil e muito difícil… ainda bem que temos um ajudador e aos poucos vamos aprendendo que abrir mão é sempre ganhar, se esse “abrir” for por amor ao Senhor.
    Mano, sua frase: “No dia em que você entrar na glória do Pai, o abraço que receberá dele compensará tudo” me faz pensar em muita coisa e me emociona saber que valeu a pena.
    Abração e abrir mão de um tempo pra ler esse texto já me trouxe ótimos benefícios…rsrsrs…. fica com Deus mano!!!

    • Salve, Alexandre!
      .
      Sem dúvida é muito difícil, negar a si mesmo e tomar diariamente a sua cruz não é uma proposta simples. E não tenha dúvida de que esse abraço valerá muito a pena!
      .
      Grande abraço, no amor de Jesus,
      mz

  14. Existem amigos mais chegados que um irmão, diz a palavra de Deus

  15. Dulce Alves disse:

    Eu fiz uma aliança com DEUS. Eu ofereci a minha vida a DEUS como sacrifício vivo e DEUS realizou milagres e BÊNÇÃOS com abundância na minha vida. . abriu o mar.DEUS I LOVE YOU.

  16. Julia Maciele disse:

    Estou passando por um momento complicado, onde meu relacionamento esta cercado de duvidas, talvez aínda nao seja o momento de Deus , estou sendo muito incomodada a abrir mao, tenho um chamado desde o ventre da minha mae, e esse relacionamento tem me deixado distante, ele é um homem maravilhoso, tem defeitos assim como qualquer outro, mas suas qualidades sao raras hoje em dia.. to sofrendo muito klmuito, mas no fundo reconheço que abrir mao pra cumprir o meu chamado é a coisa certa a ser feita .. Abraços !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s