E quando Deus não atende nossa oração?

Publicado: 25/11/2013 em Alegria, Cura divina, Espiritualidade, Evangélicos, , Felicidade, Graça, Oração, Pecado, Sofrimento
Tags:, , ,

Ora1O que devemos fazer quando estamos enfrentando um problema; oramos, oramos e oramos a Deus… mas não recebemos o que pedimos? Isso ocorre muitas vezes em nossa vida: simplesmente nossa oração não é atendida. A sensação que temos, nesses casos, é que Deus ou não nos ouviu ou nos virou as costas. Bem, na verdade não é isso o que ocorre. Há um acontecimento na vida de Paulo que pode nos conduzir a uma reflexão bem interessante sobre orações não atendidas.

Para pensarmos sobre essa questão, precisamos ler a famosa passagem do espinho na carne. “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos […] foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. […] E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.2-9).

Pense bem: o que diferencia essa experiência de Paulo da sua experiência pessoal? Vejamos: Paulo tem um problema. Você tem um problema. Paulo ora a Deus pedindo uma solução. Você ora a Deus pedindo uma solução. Paulo não vê sua oração ser respondida da primeira vez. Você não vê sua oração ser respondida da primeira vez. Paulo persiste na oração, orando uma segunda vez. Você persiste na oração, orando uma segunda vez. Paulo não é atendido. Você não é atendido. Paulo ora sem cessar, clamando uma terceira vez. Você ora sem cessar, clamando uma terceira vez. Paulo não é atendido. Você não é atendido. Tudo igualzinho, reparou? A experiência do apóstolo em nada difere da sua. Só que, no caso dele, aconteceu um fenômeno que com você não acontece. É um detalhe nessa passagem que, a meu ver, é de suma importância.

Deus explicou.

Ora2Estas palavras de Paulo fazem toda a diferença: “Então, ele me disse…”. Sim, o Senhor verbalizou ao apóstolo, deu a ele uma explicação audível para o fato de não ter atendido seu clamor. E isso tirou do coração de Paulo toda a angústia que sente a pessoa que ora mas não é atendida. Havia uma explicação. Havia uma motivo cognoscível para aquilo. Mesmo que seu desejo não tivesse sido satisfeito, Paulo agora sabia a razão. E podia seguir em paz, pois tomou conhecimento do que levou Deus a não lhe conceder o que queria. E essa é a grande diferença da experiência de Paulo para a sua: ele recebeu uma justificativa. Com você e comigo isso não acontece. Ninguém nos diz por que nosso pedido ao Todo-poderoso foi negado.

O fim do sofrimento_Banner APENAS

Faça um exercício de imaginação. Suponha que Deus tivesse ficado quieto e simplesmente não explicasse a Paulo o porquê de não ter atendido aos seus pedidos. O apóstolo permaneceria ali, clamando, em angústia de alma, cheio de perguntas na cabeça. “Será que Deus não me ouviu?”. “Será que Deus só me atenderá daqui a muitos anos?”. “Será ao menos que Deus atenderá ao meu clamor algum dia, mesmo que demore?”. “Será que os céus se fecharam a mim?”. “Será que os meus pecados impedem Deus de atender minha oração?”. Será que o Diabo está impedindo Deus de atender meu clamor?”. Será, será, será, será, será…?

Paulo poderia ter feito isso, e não seria nenhuma novidade. Afinal… não é exatamente o que nós fazemos?

Ora3Deus decidiu em sua soberania que simplesmente não iria atender a oração de Paulo. Não teve nada a ver com falta de fé, ação do Diabo, pecado não confessado, nada disso. Simplesmente o Senhor disse “não” à oração do apóstolo porque queria proteger seu filho amado de pecar pela soberba. E é precisamente o que ele faz conosco em muitas e muitas situações semelhantes. Nós oramos, clamamos, nos esgoelamos, mas não somos atendidos. E aí os “será” invadem nossa mente e ficamos angustiados, cheios de conjecturas, sofrendo, questionando até mesmo a onisciência de Deus: “Será que ele não ouviu minha oração?”.

Claro que ouviu. Deus ouve todas as orações. E antes mesmo de orarmos ele já sabe o que vamos falar: “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda” (Sl 139.4)“. Essa ideia de que “Deus não ouve a oração” não é bíblica. O que acontece é que ele decide não nos dar o que pedimos. Ouve, pondera e responde com um grande “não”. Ponto. Não há fé no mundo que altere a vontade soberana do Criador do universo. Paulo não tinha fé? Possivelmente a maior do mundo. Mas Deus quis não atender seus pedidos, porque, por saber tudo, entendia que, no grande plano de causas e consequências do universo e da eternidade… não atendê-los era o melhor.

Inclusive, era o melhor para o próprio apóstolo, embora ele não soubesse, visto que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). A grande vantagem de Paulo é que o Senhor disse de forma inequívoca que tinha escutado a oração mas não a atenderia. Conosco ele não faz isso. Temos de nos contentar com o silêncio. Não vem resposta. O que pedimos não acontece. Ficamos impacientes, como se o Pai tivesse a obrigação de nos atender só porque oramos com fé. E não entendemos nada.

Ora4Em vez de ficar imerso em “será”, talvez Paulo partisse para a ação se Deus não tivesse afirmado explicitamente a ele que sua oração não seria atendida. É possível que orasse uma quarta vez, uma quinta, uma sexta, uma sétima. Talvez ficasse anos orando. E ficaria a ver navios, porque, apesar de sua inequívoca grande fé, Paulo estava debaixo da soberana vontade de Deus – e, para aquela oração, a resposta da soberania divina era “não”. Se Paulo fosse um crente temperamental ou imaturo, ele poderia “ficar de mal” com o Senhor ou até mesmo se desviar da fé. Não é o que muitos de nós fazemos? Como não recebemos de Deus o que pedimos o largamos para lá? Ou então tomamos as rédeas da situação e agimos pela força da nossa mão? Quero a cura, mas, como não fui curado, vou procurar um pai de santo. Quero prosperidade, mas, como não tive um aumento de salário, vou atrás de facilidades. Quero que liberem o meu processo na Prefeitura, mas, como não liberaram, vou dar propina. Quero me casar, mas, como não encontrei ainda a pessoa ideal, vou buscar no mundo. E coisas do gênero.

Deus é muito sábio. O silêncio dele é uma maravilhosa maneira de ver que tipo de crentes somos nós. Se o Senhor explicasse suas decisões e seus “não” a cada um de nós… aí seria fácil. Mas o fato de ele decidir não atender e – também – não responder nossa oração mostra o alcance de nossa fé, estimula nossa perseverança e nos testa, para ver até onde estamos dispostos a segui-lo e servi-lo tendo somente a graça divina em nossa vida. A graça dele nos basta. Ele sabe disso; nós é que não nós contentamos com ela, queremos porque queremos também as bênçãos. O silêncio de Deus ante uma oração não atendida é a maneira de o Senhor nos mostrar quem nós somos: se perseverantes, servis, fiéis, homens e mulheres de fé, murmuradores, interesseiros, compromissados… ou não.

Ora6Tenho visto que o problema maior entre nós, cristãos, não é Deus não atender nossas orações, mas ele não respondê-las. Como o silêncio divino é a regra (o que ele fez com Paulo é a exceção), isso nos tira do sério. O caminho para permanecermos inabaláveis na nossa fé e no relacionamento com o Senhor é sabermos que ele está agindo por trás do véu do silêncio. E, se não temos uma resposta, isso absolutamente não significa que ele não nos ouviu. Devemos abandonar essa ideia infantil. Deus é onisciente, ele ouve tudo, ele sabe tudo. Mas muitas vezes decide que atender nossos pedidos não é o melhor. Se confiarmos nele, isso nos conformará e confortará. “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5). Se não confiarmos… é hora de repensarmos todo o nosso relacionamento com o Senhor, porque estamos muito longe de entendê-lo.

Deus vai negar muitos dos teus pedidos. Mas tenha esta certeza: isso não significa que ele não ouviu tua oração. Foi exatamente o que aconteceu com Paulo. É o que acontece conosco. Num caso raro, o apóstolo foi presenteado com uma explicação da boca de Deus. Nós não somos. Diante disso, nosso papel é orar, perseverar em oração e esperar com paciência. E se, depois de tudo isso, não formos atendidos, que tenhamos sempre em nossos lábios as palavras de Jó: “O SENHOR o deu, o SENHOR o levou; louvado seja o nome do SENHOR ” (Jó 1.21). Como escreveu o mesmo Paulo: “Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.17-18). Orou mas não recebeu o que pediu? Dê graças. Em todas as circunstâncias dê graças. Ou seja: agradeça. Pois, se não recebeu, é porque não receber é o melhor. Não receber é pão e peixe. “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mt 7.9-11).

Obrigado, Pai, porque minha oração não foi atendida. Agradeço por isso, pois sei que, se o Senhor decidiu não atendê-la… o teu “não” é o melhor para mim.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Clicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual Amazon

APENAS_Banner três livros Zágari

O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à livraria virtual Amazon

Perdaototal_Banner Blog Apenas

 

comentários
  1. Jose Junior disse:

    A paz do Senhor Jesus, nobre amigo e irmão.

    Este, definitivamente, é uma assunto muito delicado: orações respondidas.

    Louvo a Deus, mais uma vez, pela graciosa inspiração a você, e por nos ajudar a repensar nossos comportamentos diante dos “nãos” que recebemos diariamente.

    É de grande valia uma reflexão assim, até porque é justamente os “sim e não” que tem norteado a vida de muitos de nós cristãos.

    Mas confesso que manter-se fiel na oração, sem esmorecer, diante de vários problemas que parecem aumentar a cada oração que fazemos, é um exercício hercúleo. E aí, somente a graça de Deus em nossas vidas.

    Deus em sua soberana misericórdia, nos demonstra que certas privações visam somente aperfeiçoar os Seus filhos, conforme lemos em Deut. 8.2-3

    “E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.”

    Por fim, também o Senhor Jesus nos exorta a não desistir, em Lucas 18.1
    “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.”

    Deus seja contigo e que aceitemos o que Deus quer para nós, mesmo quando não entendemos e sabemos o que seja isso.

    A paz de Deus, abraço.
    José.

    • Olá, José,
      .
      que belo comentário! Fico muito feliz que você tenha essa visão e suporte as adversidades à tua frente tendo isso em mente.
      .
      Sigo orando por ti. Aquele abraço, no amor de Deus,
      mz

  2. Leo disse:

    Paz Maurício.
    Há dois anos acompanho seu blog e por muitas vezes sou surpreendido com as semelhanças entre meus momentos de aflição e as reflexões publicadas aqui.
    Oro para que seu coração continue sempre sensível e “conectado” à vontade de Deus.

    Abraços,
    Leo.

    • Oi, Leo,
      .
      muito obrigado pela sua oração. Se Deus não atendê-la, não haverá sentido em eu seguir escrevendo este blog. Preciso da luz do Espirito Santo a cada novo post.
      .
      Abraço, o Senhor te sorria neste dia,
      mz

  3. Alessandra disse:

    Que Jesus continue a te abençoar!
    Que você continue a ser usado por Deus para falar ao coração de Seus filhos!
    Que o não de Deus seja benção em sua vida e que você, no tempo de Deus, receba o que pede!
    Jesus guie teus passos!
    Bjs

  4. Lelê (Alessandra) disse:

    Olá Mauricio,
    Nós somos assim mesmo! E se Deus nos desse explicação de cada “não”, nós com certeza iríamos ponderar até o fim. Mas por quê? Seria melhor assim ou assado!
    E então tentariamos ter o poder do sobrenatural.
    Digo mais, o silêncio de Deus nos faz bem. Pois ele nos coloca de onde nunca deveríamos ter saído, humilhados diantedos pés do Altissimo!
    É duro lidar com o silêncio de Deus! Como eu sei disso… como estou vivendo isso….como tem doído….as ferias ainda estão abertas, que escorrem vez por outra pelos os meus olhos!
    Mas tenho pedido incessantemente pelo socorro diário! Só por um dia!
    E tenho conseguido suportar! Os dias, as semanas e os meses vão passando….
    Com carinho,
    Lelê

    • Lelê, minha irmã querida,
      .
      o silêncio de Deus é, por vezes, aterrador. Mas se ele se cala, certamente é por uma boa razão. Aliás, boa, perfeita e agradável.
      .
      Viva teu luto, minha amiga, mas nunca se esqueça que mesmo no escuro Jesus é luz e no nosso escuro ele vai à frente tirando os móveis do caminho para não tropeçarmos. Creia no socorro do Senhor. Ele te ama, sei que você não duvida disso. E não te dará além do que você pode suportar.
      .
      Um beijo fraterno, do mano que tá aqui 24/7, quando você precisar. Deus te abençoe,
      mz

  5. rmdias disse:

    Nossa, como o Senhor é maravilhoso…
    Tenho orado a Deus clamando por algo e, confesso que Deus
    tem feito silêncio quanto ao esclarecimento da duvida que peço
    pra ele me tirar.

    Só que nesse post, Ele não me respondeu, mas me acalmou, ou seja
    me fez descansar Nele, me fazendo lembrar dessas coisas da personalidade
    de Dele, como Pai, como Senhor da minha vida.

    É tão bom quando notamos o cuidado de Deus conosco, o quão insignificante
    nós somos… e, clamamos de noite e pela manhã, eis uma palavra confortadora
    do Senhor, mesmo sem me dar a resposta da minha oração, o Senhor em
    sua soberania e infinita sabedoria, me faz descansar Nele.

    Que Deus continue te abençoando meu querido irmão em cristo!

    • Salve, mano, tudo bem?
      .
      louvo a Deus pelo descanso que Ele trouxe a tua alma por meio das palavrinhas aqui do blog, querido. Deus é definitivamente maravilhoso.
      .
      Bênçãos em dobro para ti, debaixo da soberana vontade de Deus,
      mz

  6. Eric disse:

    Maurício, se cada um fizer uma análise dos acontecimentos de sua vida verá que Deus sabe o que é melhor em todas as circunstâncias. A princípio pode parecer sem sentido nenhum o fato de Deus dizer não. Como filhos mimados nós sempre queremos o “sim”. E ao invés de sermos maduros os suficientes para o não, agimos como crianças birrentas. O amor está condicionado ao sim e ao não. Na minha vida já recebi muitos “nãos” de Deus. E vejo que isso aperfeiçoou o meu caráter. Agradeço a Deus por cada não recebido.

    Obrigado pelo post Maurício! Que Deus te abençoe! Que o Senhor continue te dando sabedoria para escrever artigos tão valiosos!

    Grande abraço!

    • Oi, Eric,
      .
      obrigado pelo carinho e a amabilidade de tuas palavras, em especial pela preciosa oração.
      .
      Você tocou num ponto chave. Creio que respondemos à atitude de Deus dependendo de nosso grau de maturidade espiritual. Que Deus nos ajude a crescer cada dia mais na fé.
      .
      Outro abraço pra ti, que Ele te abençoe em dobro,
      mz

  7. Vinicius Oliveira disse:

    Maurício,

    Sempre tive essa dúvida, talvez por falta de fé mesmo não sei dizer. Quais os efeitos práticos da oração? Por que, se você não orar e for da vontade de Deus que aconteça, vai acontecer. Mas se você orar e não for da vontade do Senhor, não vai acontecer de jeito nenhum. Então, que diferença faz você orar ou não? Talvez esteja questionando isso porque normalmente nenhuma das minhas orações são atendidas.

    Paz do Senhor amigo.

    • Oi, Vinicius,
      .
      tua pergunta é uma boa pergunta. E a resposta é: não sei. Como explicar que Jesus (que é Deus) orou ao Pai pedindo que afastasse dele o cálice da paixão e não foi atendido? E ele não sabia que teria de passar pelo sofrimento, então por que pediu? Não é lindo isso? Ver como os pensamentos e caminhos de Deus são mais elevados que os nossos?
      .
      Muitas coisas não entenderemos nunca nesta terra, então devemos andar segundo o que sabemos: Deus nos manda orar. Deus é soberano e pode dizer “não” a nossa oração. Soa como um paradoxo? Sim, soa, mas somente para nossa mente humana e limitada. Para a mente divina faz todo o sentido do mundo.
      .
      Um abraço, querido, no amor, na graça e na paz que nos bastam,
      mz

  8. Gisele stumpf disse:

    Esse post foi resposta não pedida.
    Eu estava me questionando exatamente sobre o exercício da fé e a oração atendida que muitas vezes, como colocou no texto, não tem uma relação positiva. E os “será”? Ahhh, são tantos. O mais difícil foi interceder, orar e jejuar por um parente, crendo que se levantaria do leito do hospital. Quando recebi a notícia do seu falecimento, mesmo sem entender, dei Glórias a Deus, porque sua vontade é soberana e comecei a compreender que a Graça Dele me basta.

    Que você permaneça debaixo da influência do Pai, para que, através de suas palavras, o senhor possa, sim, falar conosco.

    Paz

    • Oi, Gisele,
      .
      fico feliz por Deus ter respondido ao teu coração por meio desse texto.
      .
      Que bom que você tem a maturidade espiritual de compreender a vontade soberana do Senhor em meio ao sofrimento, à perda e ao luto. Louvo a Deus por isso.
      .
      Muito obrigado pela tua oração, mais valiosa do que todo o dinheiro do mundo.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  9. LUCIANA PAIVA disse:

    A PAZ MAURICIO EU TIVE O PRAZER DE LHE CONHECER PESSOALMENTE NO ULTIMO SÁBADO E HOJE ENCONTRO ESTA MARAVILHOSA MENSAGEM QUE MUITO ME EDIFICOU,BEM NÃO SEI SE VOCÊ LEMBRARA MAIS A MINHA FILHA QUE EU CITEI NA OCASIÃO QUE TEM 8 ANOS E QUERIA MUITO LER OS SEUS LIVROS TEM UM PROBLEMA EM SEU DESENVOLVIMENTO FÍSICO E NÃO INTELECTUAL CONSEGUIMOS TRATAMENTO ELA VEM RESPONDENDO BEM A ESSE MAIS QUANDO EU FALO QUE ELA PODERÁ FICAR USANDO O MEDICAMENTO POR TODA A SUA VIDA ENTÃO ME SURPREENDO COM QUE AS PESSOAS DIZEM ENFIM TUDO ISSO QUE LI SÓ VEM FORTALECER MINHA FÉ POIS EU NÃO ESTOU SÓ E ESTE PROBLEMA QUE ELA TEM É PARA A GLÓRIA DE DEUS POIS ELE ASSIM JÁ TEM FEITO.GRAÇA E PAZ. OBS COMPREI ONTEM OS OUTROS DOIS LIVROS E ELA QUERIA ATÉ DORMIR COM ELES.

    • Oi, Luciana, tudo bem?
      .
      Sim, claro que me lembro de você. Fico feliz que meus livrinhos estejam trazendo alegria para sua filhinha.
      .
      Também me alegro por saber que, de algum modo, o texto que escrevi abençoou a sua vida.
      .
      Não sei que tipo de limitação física tem sua filhinha, mas diga a ela, por favor, uma coisa. Diga-lhe que o moço que escreveu os livros que ela ganhou de presente toma três remédios todos os dias que precisará tomar por toda a vida e que médicos disseram a ele no passado que ele jamais poderia usar novamente o computador. Apesar disso, Deus permitiu que ele superasse suas limitações e o resultado está dormindo com ela (rs). Ou seja: apesar das dificuldades e limitações, o céu é o limite para ela. Se tiver fé e jamais desistir, ela poderá fazer grandes coisas!
      .
      Um beijo fraterno pra ti e pra tua filhinha, no amor do nosso amoroso Deus,
      mz

  10. Tania Silva disse:

    Ir. Mauricio,

    Que o Espirito Santo de Deus, continue iluminado a sua mente! Há muito tempo,e graças a Deus por isso, que o meu versículo predileto está em Rom 8.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…” Ora, se eu amo a Deus, então até um não é para o meu bem. Que o espirito Santo de Deus nos ajude e nos console sempre a aceitar os nãos de Deus e dar graças por tudo.

    Graça e Paz prá você e sua família.

    Tania Passos

  11. Maria Ivani Boriola Fernandes disse:

    Bom dia, irmo Mauricio, graa e paz….

    Lendo seu post hj eu fui muito tocada, tenho vivido uma situao difcil, tenho orado pela converso de meu esposo h mais de 20 anos, temos dois filhos criados na igreja, meu esposo nunca quiz acompanhar-me na igreja, ento decidi seguir c/meus filhos que ainda eram pequenos, hj eles so uma beno, e durante todo este tempo tenho lidado c/o silncio de Deus.

    Tem pocas que me sinto cansada, pois eu creio nas promessas de Deus, creio que a Palavra Dele no volta vazia, busco uma vida que agrada a Ele, sempre me acertando, confessando meus pecados, fao parte do Ministrio de ensino e evangelismo da Igreja Crist da Familia, tenho visto muitas pessoas que lido no dia a dia se converterem, e serem transformadas, mas infelizmente no acontece isto c/meu esposo, inclusive ele mesmo participou de um estudo Biblico, conhecendo todo o propsito de Deus, mas no se decidiu por seguir a Cristo.

    Hoje eu estava neste dia de cansao, mas ao ler seu post, me vieram vrios questionamentos, refelexes, e de qualquer forma eu vou continuar orando e como vc citou ….Orem continuamente. Deem graas em todas as circunstncias, pois esta a vontade de Deus para vocs em Cristo Jesus (1Ts 5.17-18).

    Peo suas oraes por ns, o nome de meu esposo Grsio.

    Em cristo

    Ivani

    • Olá, Ivani,
      .
      com certeza oremos pelo teu marido. É preciso clamar sem cessar ao Senhor para que ele estenda sua graça aos que não têm Cristo em sua vida. Persista, minha irmã.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

  12. Abraão Modesto disse:

    Irmão Zágari, boa tarde!

    Há uns dias atrás fiz o meu comentário aqui no site, e hoje vou fazer outro, não teve jeito, acho que vou continuar fazendo comentários… rsrs

    Muitas vezes esquecemos da Graça de Cristo, de sua soberania, tenho pensando que talvez ao invés de pedimos bênçãos e mais bênçãos, deveríamos clamar ao Pai que Ele nos concedesse sua Graça, pedir a Ele que tenhamos a convicção que a Vida Eterna é melhor do que tudo, de que Jesus supre nossas necessidades, e que apesar de ser inevitável momentos de tristeza a Graça de Cristo é maior do que as aflições.
    Talvez tenhamos que passar por momentos maus para reconhecermos que a sua Graça nos basta, e assim vermos a nossa pequenez e a grandeza de Deus, e também reconhecermos sua soberania. Acredito que infelizmente em alguns casos passamos por tais situações para aprendermos a confiar mais no Senhor.

    Na primeira vez que fiz um comentário sugeri que o irmão escutasse uma música, e pra não perder a “vibe” do primeiro comentário, rsrs, sugiro que se tiver um tempo escute a música: “A Graça de Cristo” do Grupo Logos.

    Que Cristo te abençoe mais e mais nesse ministério, e continue a abençoar vidas com as reflexões postadas aqui no Apenas1.

    Abraços!

    Abraão Modesto.

  13. Walace Alves disse:

    Bela reflexão.
    Creio que neste momento em muitas pessoas(em mim tb) vem um sentimento para desistir.
    Pensar que estamos orando e não estamos obtendo uma resposta, é uma desculpa para errar, desistir, parar, reclamar. Mas é neste momento que estamos sendo testada a nossa fé, se vamos perseverar ou não, se vamos aprender ou não os “nãos” de Deus, se vamos continuar sendo mimados ou vamos nos tornar maduros. Agradeço pela sua dedicação em trazer sempre textos que são verdadeiros refrigérios para nossas almas.
    Um grande abraço em Cristo Zágari e a tds do site!!!

    • Oi, Walace,
      .
      creio, mano, que orações não respondidas são parte da caminhada com Cristo tanto quanto quaisquer outras coisas, como curas não obtidas, parentes não salvos e similares. Só com maturidade espiritual consegue-se entender que, apesar disso, Deus continua sendo Deus e ai de quem se afasta dele – visto que só o Senhor tem as palavras da vida eterna.
      .
      Muito obrigado pelo carinho de suas palavras.
      .
      Outro abração pra ti, no amor de Cristo,
      mz

  14. Silvio Leal disse:

    Oi Mauricio,
    Creio que devemos sempre ter em mente que o melhor de Deus sempre estará por vir.
    Por isso, jamais devemos nos revoltar se as nossas orações não são atendidas, pois nossa compreensão é curta em relação aos planos de Deus.
    Se não foi atendida, é certo que há um propósito maior. Ainda que isso nos cause sofrimento e aflição naquele momento.
    Entendo que não podemos lidar com essa questão como se o Senhor fosse “um gênio da lâmpada” em que nossas petições teriam que ser sempre atendidas.
    Deus sabe o que faz e, como você disse, “se o Senhor decidiu não atendê-la… o teu “não” é o melhor para mim”.
    Obrigado pela reflexão proporcionada nesse post!
    Um abraço.

  15. Luis Carlos Pereira disse:

    Palavra orientadora.

  16. silvia Marques disse:

    Oi Mauricio, tudo bem? Agradeo a Deus pelos seus posts quando me chegam toda a semana. Seus posts muito me encorajam pela vida. Porm, gostaria de te perguntar acerca do julgar. A bblia diz No julgueis para que no sejais julgados…e a minha dvida sobre crticas. Crticas no so julgamentos camuflados? Qual a diferena? Quando saber quando voce est ou no julgando?

    muito obrigada que Deus continue te fortalecendo paa que voce continue trazendo sal e luz s pessoas, mesmo sabendo, que as vezes voce posta coisas que so difceis de encarar, mas necessrias.

    abrao, Silvia Marques

    Date: Mon, 25 Nov 2013 09:01:30 +0000 To: marquesil@hotmail.com

    • Olá, Silvia,
      .
      fico muito feliz por poder te edificar. Louvo a Deus por isso.
      .
      O “julgar” da Bíblia tem de ser visto no contexto. Jesus criticava a hipocrisia, de pessoas que criticavam praticando aquilo que criticavam. Ser crítico com relação a quem pratica atitudes antibíblicas não tem mal algum.
      .
      Recomendaria que você lesse este post:

      Cristãos críticos que criticam cristãos críticos


      .
      Abraço carinhoso pra ti, na paz de Deus,
      mz

  17. Olá Mauricio,

    Jesus nos ensina a orar no Pai Nosso: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mateus 6:10. Creio que precisamos aprender a reconhecer que não precisamos ter todas as respostas, e sim, depositar Nele toda a nossa confiança, pois creio que o Senhor nos ama mais do que nós mesmos.

    Mudando de assunto, gostaria de uma tradução mais clara para essa frase: “O ateísmo merece mais do que os novos ateus, cuja metodologia consiste em criticar a religião sem compreendê-lo, citando textos sem contextos, tendo como exceções à regra, confundindo crença popular com a teologia reflexiva, abusar, zombando, ridicularizar, caricaturando e demonizar a fé religiosa e segurá-lo responsável por todos os crimes contra a humanidade “(Jonathan Sacks)

    Deus te abençoe!!!

    • Olá, Edina,
      .
      isso mesmo, confiança em Deus.
      .
      Sobre a frase, o autor está tecendo críticas à forma como os neoateus têm criticado a expressão religiosa. Usam métodos e meios equivocados e atacam a fé sem uma base sólida.
      .
      Abraço pra ti e Deus te abençoe,
      mz

  18. solange vieira disse:

    Oi Maurcio !
    Tudo no final tem um bem proveitoso né, até o silêncio, tenho vivido dias difíceis bem sabes, e meus momentos a sós com DEUS, muitas vezes ,parecem a sós mesmo, literalmente,
    pois não consigo ouvi-lo, só sinto seu silêncio ,mais quando me levanto do chão em meio as lágrimas, tenho a certeza de que DEUS está comigo, agindo, trabalhando e movendo o seu ESPIRITO ao meu favor e não sei quando ,como e onde ,porém Algo bom vai acontecer, e se não acontecer é porque era o melhor de DEUS para minha vida,a esperança se renova e creio que o melhor esta por vir , a verdadeira vitória vai chegar e todas as minhas lágrimas ele enxugará.

    Deus lhe abençoe muito,muito mesmo……
    Abraços.
    Solange.

    • Oi, Solange,
      .
      teu comentário é extremamente maduro espiritualmente. Louvo a Deus por isso. E oro para que seus dias tenham mais paz, aquela que só Deus pode dar.
      .
      Um abraço, sob as asas do Pai,
      mz

  19. Daisy Duarte disse:

    “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus;”Sl 46.

    Lendo este texto,veio este versículo em minha memória,ás vezes fico até repetitiva,quando digo:

    Glória a Deus por sua vida Maurício…

    Tenho compartilhado suas reflexões no Facebook,e confesso que algumas pessoas não tem tido

    maturidade para entender,até pensei em parar de compartilhar.

    Mas,tive uma experiência muito boa, quando compartilhei,este texto;Uma querida irmã veio me falar

    que este texto,foi resposta de oração para o que precisava…

    Glória a Deus!!!

    Fique na Paz…

    • Olá, Daisy,
      .
      me alegro por poder te abençoar, minha irmã.
      .
      A unanimidade é uma utopia, ninguém nunca a terá – isso me conforta ante a rejeição. Procuro compartilhar o evangelho bíblico e com sinceridade de coração. Não sei exatamente de que teus amigos discordaram, mas peço a Deus que não sejam divergências motivadas por pensamentos antibíblicos ou teorias teológicas esdrúxulas (como a diabólica confissão positiva, que diz que, se tivermos fé, Deus será nosso escravo e terá a obrigação de atender nossa oração – é uma das heresias que mais ouço por aí).
      .
      Me alegro pela irmã que pude abençoar, louvo ao Senhor por isso.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  20. Olá Maurício, graça e paz.
    Mais uma vez Deus tem te usado com sabedoria pra falar de assuntos tão delicados como esse hein? Louvo ao Senhor por isso e por sua vida, e saiba que esse texto/reflexão muito falou a mim.
    Deus te abençoe; abraço!

  21. IONICE ARAUJO disse:

    amei essa mensagem foi edificante porque eu estou passando por um momento desse meu esposo esta de câncer e eu oro e nao vejo Deus responder mais ele contimua sendo Deus

  22. Andrei disse:

    Meu Irmão,

    (Não aguentei tive que comentar). Todas as vezes que visito do Apenas e leio um(ou vários) dos seus textos sinto uma paz. Vejo a simplicidade ,e ao mesmo tempo o poder do Evangelho do Senhor Jesus. Vejo alegria. Vejo Vida! Louvado seja o Senhor Deus! Glória ao único que é digno! Continue diante do trono do Senhor meu irmão, contemplando Sua glória e majestade e sendo usado poderosamente por Ele! Valeu. Valeu mesmo! Uhu!

    Andrei Alves,
    Campina Grande,PB.

  23. Edu disse:

    Querido primo, obrigado por esta reflexão. Confere com o que eu penso e é uma grande dificuldade para nós que queremos respostas para tudo e na velocidade de um clique de mouse.
    Jamais deveremos duvidar de que Ele quer o melhor para nós – seja isso um “sim” ou um “não”.

    • Edu! Saudades, querido!
      .
      Não tem o que agradecer, é sempre uma alegria poder edificar. Sem dúvida as dificuldades da vida cooperam para o nosso bem – e você sabe bem disso, não é? O que o tio passou foi dor e sofrimento, mas penso que o Senhor permitiu para que ele vivesse o maior dos milagres: a salvação da alma. É amor demais desse nosso Deus. Ele cuida dos que são seus, sempre.
      .
      Um beijão pra ti e toda a nossa família aí em SJC. Deus os abençoe muito!
      mz

  24. Valderi disse:

    Quando se diz da oração feita para casar, arranjar um emprego, conquistar uma casa ou até para curar uma dor de cabeça, e essa não é respondida, soa como algo que Deus quer nos provar, algo romântico, necessário para a paciência do crente e até como o melhor de Deus para nós.
    .
    E em relação à oração feita pelo usuário de drogas, “cracudo”, para se libertar, ou aquele que é viciado em pornografia – estou dizendo do vício patológico, o atestado como doença pelos profissionais da saúde, será que um hipotético não de Deus para curá-lo, soará como algo que Deus quer que a pessoa fique assim, que quer prová-la, ou o melhor de Deus para nós?
    .
    Dois pesos e duas medidas: Se for para curar uma dor nas costas e Deus não quer curar, pode ser algo de bom para a pessoa, algo como um aprendizado.
    E se for o vício de alguma coisa ilícita, como os usuários de crack, que é uma patologia, ou de pornografia, que o efeito no cérebro é semelhante ao da cocaína, e Deus não quer curar, como que fica?

    • Valderi, olá,
      .
      Deus só tem um peso e uma medida. Deus pode tudo, ele é onipotente. O que ele quiser fazer ele faz. Isso significa ser soberano. Isso significa que ele faz o que cumpre seus propósitos. Paulo responde os teus questionamentos com muita tranquilidade em Romanos 9:
      .
      “Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”. E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”. Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade?” Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste
      assim?’. O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para a destruição? Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória, ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”
      .
      Deus o abençoe,
      mz

  25. Jacy disse:

    Olá, Maurício!

    Que bela mensagem! Nos leva à refletir que a bondade de Deus está acima de tudo. Não importa a circunstância, Ele é sempre Deus e Ele é sempre bom.

    Paz, querido mano!

    Abraços em você e na família. 🙂

  26. M. Falcon disse:

    Grande Zaggar !! Temos que entender que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a DEUS ! Se Deus não respondeu é porque não é o momento oportuno, e é pela fé que temos que esperar, a vontade de DEUS é soberana ! Valeu mano, a PAZ! Marcos Falcon

  27. dalva disse:

    que lindo…Mauricio, suas mensagens são balsámos para minha alma.
    Tuas moedas estão em Teresópolis quando estiver por lá, contacte-me
    para lhe serem entregues.
    Abraço forte, meu querido.
    Dalva
    Viseu-Portugal

    • Oi, Dalva,
      .
      fico feliz por isso, amada. Obrigado pela gentileza de sempre.
      .
      Não costumo ir a Teresopolis, mas Deus proverá o encontro.
      .
      Abraço carinhoso para ti, na paz de Jesus,
      mz

  28. Zulmira Borges disse:

    Oi Zágari,

    Quantas orações eu recebi não como resposta! ou livramento melhor dizendo. Seu texto trouxe a minha memória agora o ano de 1994, era nova na caminhada cristã, estava orando e chorando , pedindo que Deus me livrasse de lutas daquela época, e ouvi claramente 3x a voz do Senhor :” . A minha graça te basta”, e o Senhor ainda foi mais misericordioso, me deu um sonho : Eu caminhava descalça por um caminho bem estreito, e conduzia meu pai terreno por esse caminho, e tinha um espinho no meu pé, eu tentava tirar esse espinho, mas na tentativa de tirá-lo aparecia outros espinhos, e percebi que dava para continuar caminhando.
    Lógico que na época não fiquei nada feliz com aquele sonho, rsrs mas nos dias de hoje entendo e aceito(nem sempre) os planos de Deus.
    Muitos espinhos apareceram na minha caminhada cristã, eu conduzi meu pai ao caminho da salvação no leito de morte, como no sonho, e mesmo com tantos espinhos, percebo hoje que dá para andar com Cristo…

    Amo suas palavras irmão, mesmo quando são “espinhentas” .
    Deus abençoe vc e sua família!

  29. Lesly Brito disse:

    Me chamo Lesly Brito sou Pai de uma princesinha de 4 anos chamada Clarisse Helena, minha filha esta em estado gravíssimo na UTI da Pediatria de Macapá no Amapá e somos de um município bem perto chamado Mazagão.
    Agora Só DEUS pode levantar minha filha do lieto de morte, já me humilhei orei demais e a todo momento estou em oração, renunciei tudo prometi em levar esse testemunho em toda oportunidade que tiver.
    Que seja feita não a minha, mas que seja a tua vontade Senhor.
    É tudo que tenho.

    • Lesly, meu irmão,
      .
      como pai de uma menininha quase da idade da sua, sinto fundo em minha alma a tua dor. Oro ao Deus do impossível pela sua filhinha, na esperança da cura e da restauração, sempre dentro da vontade do Senhor.
      .
      Estendo a ti o meu abraço apertado e minha plena solidariedade. Que Deus fortaleça você e toda sua família nesta hora. O Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre.
      .
      Um abraço fraterno, no amor daquele que te ama,
      mz

  30. José disse:

    Hb 10: 35 Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
    36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
    37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
    38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
    39 Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

  31. Moisés disse:

    Olha concordo com tudo que disse no tópico em que o não de Deus é melhor mas existe uma pergunta que ninguem nunca me respondeu:
    Se a pessoa ora por uma determinada situação de sofrimento exemplo oque disse la acima uma pessoa para casar e o Senhor não responde devemos aceitar esse não?
    Legal aceitamos mas e a dor da pessoa continua? a solidão da pessoa continua? o desejo de ter uma Familia amar ter filhos viver bem continua? e as noites quando vai dormir sabe que todos que ele conhece tem alguem e ele dorme sozinho chorando e a dor continua? a resposta negativa do Senhor o Silencio vai amenizar a dor? oque fazer com a Dor? com o desprezo? as humilhações?
    Se no tópico mesmo diz que o Silencio do Senhor é o melhor ora e a dor? e a tristeza vai continuar? e a pessoa entra em estado de depressão é certo? se a unica certeza que ele tinha éra que Deus iria ouvi-lo e Deus resolve não responder e ai oque esse sofredor vai fazer?
    Olha irmãos uma coisa é quem esta passando uma coisa é quem nunca passou pois palavras são faceis de lançar agora viver a dor e o Silencio somente quem esta passando sabe e alem de tudo Deus não responder é dificil pois isso machuca a alma
    Agora Dizer que o Silencio é o melhor como pode? sei que tem que perseverar mas aceitar o Não é o mesmo que dizer se vire corre atrás voce porque aqui não vai arrumar nada concorda?
    Irmãos acredito que muitas vezes vemos pessoas que ficam frustadas e caidas a vida toda porque nunca teve respostas e parece que as orações não surtiram efeitos masa pessoa procurou ela creu em Deus ela buscou aquilo não era o melhor para ela então onde esta o melhor? se o melhou não aparece oque fazer? sofrer ficar na dor triste desanimado?
    Não entendo isso gostaria muito de entender mas nunca tive respostas e de verdade machuca a alma e parece que estamos sozinhos infelismente

  32. William disse:

    Querido Irmão, paz seja contigo.

    Concordo com suas explicações, no entanto não podemos usar somente parte da verdade bíblica, há orações que Deus não atende por vários motivos.
    Exemplos:

    Infidelidade conjugal,

    Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor; choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer. E vocês ainda perguntam: “Por quê?” É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Malaquias 2:13, 14

    O que se desvia de ouvir a palavra,

    O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Provérbios 28:9

    Os que seguem apenas por tradição religiosa mas, seu coração não está no Senhor,

    Não tragais mais ofertas debalde; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, e os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade, nem mesmo o ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova, e as vossas solenidades, as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Isaías 1:13-15

    A ganância

    Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:2, 3

    Estes são apenas exemplos de textos biblicos que são enfáticos que Deus não ouve ou mesmo que ouça ela pelo menos não as aceita ou mesmo abomina.

    sola scriptura

    • Oi. William,
      .
      mano, não consigo ver em que suas observações contradizem o post. Na verdade, o ratificam. Destaco no texto que Deus ouve a oração mas não atende porque, em sua soberania, assim decidiu. Creio que isso está presente nas passagens bíblicas que você apontou que, inclusive, podem ser usadas para exemplificar o que eu disse no post.
      .
      Sola Sceiptura, sempre.
      .
      Um abraço, Deus o abençoe,
      mz

  33. sabe amado irmão tem dias que eu me sinto rejeitado por Deus oro bastante e sinto que Deus está sempre me dizendo não desde meus tempos de moço confesso que ja não tenho de onde tirar forças para continuar,tem dias que da vontade de sumir,olho pro lado e olho pro outro e só me resta a oração mas parece que esse recurso ja se esgotou,acho que o irmão me entende quando vc ora bastante pedindo a saída para um problema e quanto mais oramos parece que as paredes vão se aproximando e tentando lhe sufocar e mais vai piorando a situação, me sinto em um deserto seco sem agua e comida,a sensação que eu tenho é como se eu tivesse em um labirinto que ah dois anos não acho a saída, me sinto aflito triste lamentando,acho que ainda não morri pq Deus não permitiu,tenho clamado orado e as vezes eu me pergunto onde está Deus? pq ele não me responde? desde jovem tenho chamado por Deus e ainda não tive minhas oraçoes respondidas

    • Olá, Kemerson,
      .
      mano, perdoe-me a demora em responder. Viajei de férias e, ao retornar, encontrei muitos comentários, estou respondendo aos poucos.
      .
      Querido, me parece que você precisa urgentemente de amparo pastoral. Minha sugestão é que você procure seu pastor e peça aconselhamento a ele. O seu esgotamento espiritual me parece ter chegado a tal ponto que você sozinho não tem forças de encontrar a saída, por isso, é preciso um apoio do seu pastor, que deve lhe dar aconselhamento bíblico, deve discipula-lo e acompanha-lo para que você passe logo dessa fase complicada. Procure o homem que Deus pôs em sua vida para apascenta-lo e ele vai ajuda-lo.
      .
      Oro por ti, mano, na certeza do amor de Deus por você. Te abraço,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  34. Mariana disse:

    Cara esse Deus ai da MEDO!!! Acredito que Deus da valor a LUTA de cada um de nós e ponto. Ele não colocaria em nosso coração um desejo impossível de ser realizado! Se fosse o contrário disso ele não seria Deus. Até porque, lembra da frase “Faça por onde que te AJUDAREI”, “Peça que vos darei”. Então é isso! Acredite num Deus Maior cara, esse teu Deus é MUITO LIMITADO!

  35. Castro Ramirez disse:

    Imagino se Paulo estivesse prestes a ser estuprado no momento da primeira oração ?

    Seria estuprado como tantos inocentes que mesmo pedindo proteção de Deus não a tiveram.

    Basta saber qual o bem maior Deus guardou para uma pessoa estuprada, para uma pessoa que morre de fome, leva tiro na rua e Deus não faz ‘e nada….

    Para Deus parece ser mais fácil permitir que padres pedofilos fiquem livre da cadeia do que ajudar um necessitado.

    • Olá, Castro,
      .
      com todo respeito, querido, essa é uma visão superficial de Deus. Nós não somos marionetes nas mãos de Deus, um padre pedófilo faz mal a uma criança porque o padre é mau. O juiz que o deixa livre da cadeia faz isso porque não legisla direito. Uma pessoa foi estuprada porque houve um estuprador canalha em seu caminho. Isso é fruto da maldade humana e devemos pôr isso na conta da humanidade má, não na de Deus.
      .
      Abraço,
      mz

  36. Sinhtia Dahas disse:

    BEM NA HORA ESSA REFLEXÃO!
    estava mesmo precisanod ler algo assim.

  37. Mara disse:

    Glória a Deus!

  38. Gilcy Masullo disse:

    Estou maravilhada com o que li.. E esse texto falou profundamente ao meu coração. Estava aqui fraca.. Cansada! Em um processo de libertação que suga minhas forças! Pedindo a Deus pra falar comigo e Ele não fala. Mas depois desse texto que li.. Senti Deus me dando uma direção.. Obrigada! Que Deus continue usando VC sempre! Estava procurando livros q de alguma forma me ajudasse a perseverar.. Mas sem querer..encontrei algo mais valioso! A Paz .

    • Olá, Gilcy,
      .
      louvo a Deus por ele ter falado ao teu coração por meio deste texto. Ele é muito bom.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  39. Boa Noite! Deus é Deus e se ele não nós atendeu porquê sabe o quê é melhor para nós,mais ele Deus e Deus pode fazer tudo modificar de forma que aquilo que pedimos possa nós ser bom.Basta ele querer mudar……pelo amor de Deus!!!!😭😭😭😥

  40. analice disse:

    Entao a bíblia se contradiz…certo? Pq fala q TUDO q pedirmos no nome dEle, se pedirmos com fé, receberemos… Mas aí ainda tem a vontade dele em jogo? Entao nosso pedido com fé nao vale nada… Dificil entender esse Deus. Infelizmente estou decepcionada com ele.

    • Analice, ola,
      .
      minha irmã, não sei quem instruiu você na fé cristã, mas existe algo no estudo bíblico que se chama hermenêutica. Uma das regras hermenêuticas é que não se pode pegar uma passagem isolada do contexto total das Escrituras para tentar entender doutrinas. Você precisa analisar tudo o que a Bíblia diz, para compreender o princípio maior. Se você vir o que Jesus nos ensina na oração do pai-nosso, verá que ele nos manda dizer a Deus “seja feita a tua vontade”. Ele mesmo orou isso ao Pai, antes de ser preso. Dizer que o pedido feito com fé não vale nada pelo fato de a palavra final ser do Senhor é como dizer que não adianta jogar futebol, porque quem decide tudo em campo é o juiz. Nós fazemos a nossa parte e, se a fazemos de acordo com a vontade de Deus, receberemos o que queremos. Tiago escreveu: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” (Tg 4.3). Então é evidente que ter fé não é o único requisito para se receber o que se pede. É preciso ter motivação certa e estar em concordância com a vontade do Senhor.
      .
      Talvez você tenha sido instruída em igrejas neopentecostais que dizem que basta declarar ou decretar algo com fé e acontecerá. Isso é uma doutrina errada e essas igrejas estão erradas. O problema não é com Deus, Analice, é com ensinos que há por aí que não coadunam com a sã doutrina bíblica. A decepção não é com Deus, é com os homens que ensinam errado sobre Deus. Se você tiver interesse, procure uma igreja séria, onde poderá receber ensinamentos bíblicos corretos.
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

      • Ariel disse:

        Nunca entendi isso de pedir algo que nao quero! Entao Deus atende apenas os desejos que ele quer? Ou seja, pra que entao pediria algo? Eu nem mesmo quero o que estou pedindo, nao faz sentido!
        Se eu peço algo a Deus, com certeza é algo que eu desejo, que me coracao deseja…isso me parece estranhamente manipulável!

      • Ariel,
        .
        não há nada de manipulável. Se você conhece o texto bíblico deve saber que o próprio Jesus ensinou na oração do pai-nosso que devemos dizer ao Senhor “seja feita a tua vontade”. Ele mesmo pôs isso em prática, quando pediu ao Pai que afastasse de si o cálice do sofrimento, mas disse “porém seja feita a tua vontade e não a minha”. Porque a vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita”, enquanto “o coração do homem é enganoso”. Jesus disse que pedimos e não recebemos porque pedimos mal.
        .
        É evidente que, ao orarmos, estamos expondo o nosso desejo. Porém a oração só será atendida se o que pedimos estiver em conformidade com a vontade divina. Lembre-se do espinho na carne de Paulo. Ele ora três vezes, mas Deus não atende seu pedido, porque contrariava os propósitos do Senhor.
        .
        Um abraço, Deus o abençoe,
        mz

      • ariel disse:

        Nao faz e nunca fará sentido do ponto de vista da lógica! Ou seja, peça algo,mas nao peça algo para voce! Ex. Sofro de um mal que me impede de ser feliz, pede-se a Deus e ele nao atende, pq nao é da vontade Dele…..!! Entao a vontade Dele seria que sofresse e fosse infeliz? ….Isso me parece muito estranho! Assim como N livros da biblia, sao completamente estranhos! Da escravidao a Paulo mandando as mulheres se calarem nas igrejas! Acho que o tempo de Deus, passou, a respeito da biblia, aquilo é tempo passado, para o futuro somente (talvez o apocalipse) se é que tambem nao é tempo passado!

      • Ariel, lamento teus pensamentos e peço a Deus que o ilumine, para que consiga entender o Senhor verdadeiramente.
        .
        Um abraço, na paz do bom Deus,
        mz

      • Ariel disse:

        Eu entendo, só que leio o que está escrito sem criar esperanças! O que está escrito é bem claro! Muito lá é tempo passado, e as pessoas seguem imitando os rituais, que nem foram direcionados a nós! Ex. Clama a mim que respondo…isso era para Jeremias, e não para todos que o clamam! e Continuam a clamar e receber nada em resposta! Ainda nao vi lógica em pedir algo que nao quero. Peça e te darei, MAS peça o que eu quero lhe dar…entao nao pedirei uai! Pq nem quero! ….Complicadíssimo isso, no mínimo manipulável!

      • Você não ver lógica não quer dizer que não tenha, Ariel, apenas que você não a alcança. Eu posso chegar a minha filha e dizer “filha, vamos ao shopping e, se você vir algo de que goste, me peça e eu te dou de presente”. Vamos ao shopping e ela pede uma roupa totalmente indecente. Naturalmente, eu nego a compra pedida, embora antes tenha dito a ela que pedisse. Se ela pede bem, recebe; se pede mal, naturalmente não recebe. Uma coisa não anula a outra, é simples de entender, em nada complicado e não tem nada de manipulável. Está implícito quando Deus nos afirma que peçamos e receberemos que o pedido tem de ser algo correto e ajustado à boa, perfeita e agradável vontade daquele que sabe o que é bom mais do que nós. Do mesmo modo que é óbvio quando eu digo a minha filha que ela me peça um presente que este não pode contrariar certos padrões. É óbvio que o Senhor jamais dará algo que contrarie sua santidade a alguém, por mais que peçamos. Se eu orar para alguém morrer não quer dizer que Deus vai mata-lo só porque pedi, isso é totalmente lógico e simples de entender.
        .
        Claro que o que é dito a Jeremias foi dito a Jeremias, qualquer livro de hermenêutica ensina isso. Promessas específicas e temporais não são universais. Isso é uma regra hermenêutica básica. Erra quem não conhece hermenêutica.
        .
        Abraço, Deus o abençoe e ilumine,
        mz

      • Ariel disse:

        Vamos, la! Descartando a possibilidade do mal, pq vc ai manipulou a regra! Tirando-se TUDO que possa pedir de mau, e ainda nao receber, qual a lógica de pedir? Se peço algo bom, e ainda nao se recebe…; ai vc poderia dizer, mas vc sabe q é bom? Sabe mais que Ele? Ai vc levaria isso pra eternidade, muito obscuro! Fato, que o ser humano é limitado, mesmo a nocao de bem e mal está limitada a nossa existência! Se entao peço, ex. Uma vida feliz, com família integra e tudo o mais e nao recebo….entao? A biblia tem textos passados, tem textos obscuros, tem textos contraditorios, e assim vai! Penso na biblia como, Norte, e nao mais como caminho! Pq aquele caminho era para os Judeus e nao para nós os viventes deste século! Mas a mensagem de Jesus, é amor e por isso ainda vejo certo parâmetro, mas lógica pura, nao mais!

      • Ariel,
        respeito a sua opinião.
        Deus o abençoe,
        mz

  41. Douglas Pessanha disse:

    Eu discordo quando dizes que a resposta a Paulo foi excessão. Houveram outras passagens quando Deus intervém, como a resposta a Hagar.

    • Douglas, olá,
      .
      respeito sua opinião. Porém, some todos os exemplos em que há intervenção explicativa de Deus e compare com o número de pessoas no mundo que não ouvem explicações de Deus. É exceção sim.
      .
      Abraço, Deus o abençoe,
      mz

  42. Ramon disse:

    Deus falou com Paulo sim ” Paulo a minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza ” isso pra mim é mais do que uma resposta. Ainda mais sendo o próprio Deus falando….

  43. silas disse:

    Mauricio.. Já tinha lido o texto por varias vezes.Só que especialmente essa semana tenho me sentido péssimo…e questionado o porque Deus não me ouve ou não me responde…parece que vou enlouquecer, é como vc falar com alguém e a outra pessoa ficar de boca fechada.Mas pra que iremos nós? se tenho que continuar o amando e servindo – o …sei também que o inimigo se aproveita para minar as minhas forças…passo o dia gritando dentro de mim…por socorro, por resposta…mas Deus continua calado…as vezes penso que vou enloquecer, me ajoelho e nem sei mais o que falar…as vezes acho que é minha falta de fé, e digo como aquele homem…”Senhor ajuda a minha incredulidade “Paz !!! ora por mim

    • Silas, olá,
      .
      se me permite, meu irmão, eu recomendaria a leitura do último livro que escrevi, “O fim do sofrimento”. Nele, dou respostas bíblicas para diferentes questões que machucam nosso coração, e o que você escreveu está entre os assuntos que abordo. Fica a sugestão, se você achar que deve. Creio que essa leitura será muito útil a você, e peço a Deus que, se vier a fazê-lo, tua caminhada sofra uma guinada.
      .
      Abraço, meu irmão, Deus o abençoe muito,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  44. Helen disse:

    Agradeço à Deus por sua vida, em ter te inspirado para escrever este post. Saiba que Ele usou suas palavras para ser meu consolo hoje, eu estava precisando muito… Obrigada

    • Sou muito grato a Deus por isso, Helen. Agradeçamos a Deus, que faz sua voz chegar a nós de modos incompreensíveis.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  45. Gheandra disse:

    Ainda não consigo compreender, vejo uma família trabalhando em prol da mesma graça e nada acontece, enquanto isso vejo uma pessoa má, manipuladora e interesseira conseguindo destruir essa família. Será que ela merece ter seu pedido atendido e nós não?

    • Olá, Gheandra,
      a questão é que Deus não se guia pelo nosso merecimento, mas por sua soberania e graça. Descanse no Senhor, sabendo que ele sabe o que faz.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  46. Emiliomacha disse:

    Quando nos oramos Deus responder disser que nao e porque a nossa oracao esta jutado com pecadoe dai nos devemos confecar os nossos pecados para que Deus possa nos responder.

    E quando oramos Deus disser que espera e porque alguma coisa nao esta bem entre nos e Deus dai nos devemos nos procurar-se mesmo, tambem Deus pode ouvir a nossa oracao e responder direpente mas anossa resposta pode demorar chegar porq a aque no ar livre ha demonios que patrecam as nossas as oracoes! e nos quando orarmos devemos orar em espirio e em verdade.
    Podemos ver o exemplo de Daniel daniel orou por uma semana mas Deus respondeu por primeiro dia Deus mandou o seu anjo para traser a resposta de Daniel mas o anjo demorou aque no ar livre porq o anjo estava lutando com os demoneos e Daniel continuava a orar por mesma coisa e Deus levantou porque daniel ainda esta me envocar por mesma coisa e Deus viu que o anjo ainda estava lutando e Deus mandou o seu arcanjo para lutar para que aquele anjo possa descer para traser a resposta de daniel.
    Devemos orar em espirito e em em verdade

    e quando nos oramos Deus disser sim e porque nos estammos ligado com deus

  47. Otilia rocha disse:

    Vivo orando por meu filho para libertalo da cachaça e do. Cigarro

  48. César Ryan disse:

    Boa tarde meu nome é César Ryan e moro em Fortaleza… Tive um Namoro de 3 a nos e 3 meses… eu nao era da igreja nem minha ex namorada :/ Estou em muita depressão, angustia, magoa tristeza…. pois sei que ela ainda gosta e me ama, eu sinto…
    Proximo mês vão fazer 5 meses que o namoro terminou por uma briga… ( já aconteceu mts coisas )… 2 dias ou foi 3 dias dps do termino me reencontrei com um amigo que ta na igreja MDA… e me abri com ele, sendo que nunca fui muito amigo nem nada… e acabei indo pra igreja onde estou hoje… entreguei minha vida a Jesus… e venho orando e Jejuando por minha ex, sabe eu a amo muito, mas Deus não me respondeu NADA em relação a isso, se ele falou eu não vi, sei que ela esta no mundo e ela agora anda trabalhando muito com eventos… ontem teve um avivamento do Frankling Grhan no castelão e eu fui, tinha muita gente, eu pedi a uma amiga que a convidasse, essa amiga conhece ela e também é da mesma igreja… mas nada ta dando certo, ta tudo se vindo contra mim, sinto muita depressão angustia, tristeza, fraqueza, MUITA saudade e MUITO MUITO MEDO dela casar/ficar/gostar de outra pesssoa… meu irmao falava com ela ainda mas ela o bloqueou do whats app… ele é de outra igreja do MDA e sendo muito sincero, já orei tanto, me ajoelhei peço muito que Deus venha e leve ela pra igreja depois nós cortejemos… eu queria muito, é o meu UNICO pedido sabe… eu troco TODAS as outras mulheres para me casar com ela… pode parecer obscessao mas eu a amo muito… e não sei mais o que fazer, Deus nao me responde não sei mesmo, e queria tanto que ela fosse pra minha igreja e se convertesse… :///// me sinto triste a cada dia mais que passa e com vontade de largar tudo e ficar só na casa da minha vó para onde me “mudei” pois nao aguentava ficar em casa, sempre me sentia mal e chorava… e poxa, sei que não tenho tanta fé ou alguma fé capaz de que Deus vá e fale com ela e ela queira se converter, eu sei que estou muito mal e Nunca ouço nada, e o pior é que os meus amigos da igreja não entendem minha depressão minha falta de carinho por ela sabe… Queria muito uma ajuda pessoal… tenho meu discipulador mas parece que nada da certo e só venho a piorar… acho que vou procurar um tratamento médico em um psiquiatra pra ver se melhoro ://

  49. igoralef disse:

    Na afliçao em estava por nao ter minhas oraçoes respondidas acabei chegando nesse blog onde encontrei esse texto que acalmou minha alma em relaçao a Deus nao me ouvir . semprei oro mas como todo mundo fica esperando algo sobrenatural acontecer e a maioria das vezes so encontro o silencio mas em meio as oraçoes caio em pranto e fico na duvida se o meu erro e ser muito emocional e nao muito racional. Quero ter minhas prorias experiências com Deus. Quero orar e ser respondido apenas isso q Peço mas creio q no momento certo moverei o coraçao de Deus e ele me responderá que elr mantenha minha fé para que ei nao tomo as redias da situaçao.

    • Olá, igoralef,
      .
      não busque experiências sobrenaturais, busque relacionamento. Cristianismo não é sobre raios e trovoadas vindas do céu, mas sobre Deus se revelando por um silencioso livro e intimidade sendo estabelecida em orações contritas. A fé de alguém que depende de uma manifestação de Deus não é fé. Bem-aventurados os que não viram e creram, mano. Tenha paz no coração, sabendo que o Senhor é contigo no profundo do silêncio.
      .
      Abraço fraterno, na paz,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  50. Daniel P. Costa disse:

    Gostaria de pedir que ore pela minha filha ela tem uma falha genética que o nome é fibrose cística, é já está com 19 anos á doença já está bem avançada gostaria que o senhor cura-se minha, nome dela é Larissa

  51. paulo silva disse:

    Sim, Deus é onisciente: “Ainda a palavra.. já conheces toda” (Sl 139.4). Porém, Ele “nos testa, para ver até onde estamos dispostos a segui-lo e servi-lo tendo somente a graça divina em nossa vida”. Isto acontece de maneira muito natural com praticamente todos. Contudo, tais eventos mostram a nossa fabilidade, enquanto querendo explicar o agir de Deus. Você escreveu, também: Quero me casar, mas, como não encontrei ainda (apesar de pedir, pedir Deus não me concedeu) a pessoa ideal, vou buscar no mundo. Segundo propôs, Deus não concedeu por provavelmente saber que isto não seria bom para aquele que pediu. Em contrapartida, isto consequentemente resultou na procura de tal pessoa no mundo, o que supostamente seria uma situação muito pior! Há nãos e NÃOS! Pedidos caprichosos e legitimamente necessários, que negados podem resultar em uma dor devastadora. E situação ainda pior quando o que a pessoa pede coincide com a própria vontade de Deus para o Homem. A pessoa pode pensar: que tipo de ser sou eu, que mesmo nestas circunstâncias não tenho a minha petição atendida? Será que Tim Maia em seu pensamento calvinista na música “Azul da cor do mar”, tinha razão?

  52. SUellen disse:

    Eu oro pra Deus faz 2 anos sobre meu sonho temho 13 anos e nem sei mais Oq fazer pesso a Deus todos os momentos , e ainda nada, e aconteceu ao contrario do que eu qieria nem sei mas oque fazer e um desejo muito grammDe mas ainda tenho fe :’)

  53. Elisangela disse:

    Parabens pelo artigo, mto bem produzido ou seja, bem explicado, so sei dizer q nao é facil qdo a vontade de Deus é diferente da nossa.Vlw

  54. Diego disse:

    Olha sinceramente eu não entendo porque Deus não me ouve as minhas orações sempre peço com fé nunca duvidando não peço nada desnecessário sinceramente estou cansado já já estou desempregado a 2 anos venho pedindo emprego a Deus e fazendo minha parte correndo atrás me sinto um lixo sem valor que esta no mundo por obra do acaso. Venho sofrendo muito com isso já freqüentei uma igreja evangélica e lá Deus usava pessoas para falar a mesma coisa pramim que eu era escolhido que ele tinha planos na minha vida e ate hj não vi nada nem se quer as minhas orações de necessidades não são respondidas essa semana eu pedi a Deus um emprego cabei me frustando decepcionando dinovo porque ele me colokou na entrevista e bem no fim cabei perdendo a vaga do emprego ai eu pergunto ate quando ele vai ser assim comigo sou pecador como qualquer outro se eu sou diferente pra ele porque que ele não me escuta não a nada mais frustante na vida do que vc não poder contar nem com ele eu to pedindo algo que e necessário pramim gente um emprego apenas um emprego to cansado dessa vida não posso contar com as pessoas porque vc se decepciona com ela agora nem com Deus tambem eu vou contar com quem olha que ele me perdoe mais eu fico chateado ao mesmo tempo indignado revoltado porque meus amigos conseguem tudo o que querem sera que são melhores do que a mim dizem que Deus não faz excepção de pessoas mais não parece bem isso não to murmurando e que não da pra aguentar 2 anos parado na igreja eu vivia chateado triste tudo mundo testemunhando bençaos eu lá triste amargurado parece que eu carrego o pecado de todos nas costas desculpe o desabafo e a minha vida e sofrer não sou pessimista sempre penso positivo crendo em Deus e nada muda! Peço que o responsável do sait me responda no meu email Diego.Patrick.01@hotmail.com

  55. Thalita disse:

    Oi mauricio paz td bem?
    Bom eu tenho passado por mts problemas tenho 20 anos casei mt nova e ja passei mt coisa por conta disso e do nao q eu n intendi e persisti e me pgt como posso ser tao nova e passar tantos problemas??? e smp tenho a sensaçao de que Deus n esta me ouvindo ou faço propositos e nda mais atraves desse post eu vi q devemos ter pasciencia n é na nossa hora me conforto mt se Deus disse nao é pq é o melhor p nos e ele sabe la na frente oq vai nos fazer bem ou nao mais é tao dificil receber o nao d Deus mais se ele disse n é pq nos ama Deus se cala por inumeras vezes como agr ele se calou ao meu pedido mais atraves desse post me trouxe uma paz realmente ele ve q tipo d crente nos somos e sinceramente da ate vergonha d ve q mts vezes somos impascientes reclamoes e desistimos por pouca coisa mais enfim o amor d Deus para conosco é infinito!!!
    Que Deus continue te usando tremendamente te abençoando cada vez mais q ele te use smp p fala aos nossos coraçoes q msm sem intender ele nos ama obg por deixa o espirito santo te usa p fala aos nossos coraçoes homem d Deus abraços graça e paz!!!

  56. Cícero disse:

    Consegui compreender a vontade de Deus na nossa vida a partir dessa mensagem, entendo que melhor ser fiel com Deus do que pedir justificativa dele quando não nos atender em nossas orações. Obrigado senhor Jesus a tua graça me basta Deus seja louvado pra sempre.

  57. Cícero Nunes de Oliveira disse:

    A paz, agora entendo o Deus tem para nós, é melhor ser fiel do que pedir pra justificativas pq não responde nossas orações melhor é ter sua graça pq já nos basta. Obrigado senhor Jesus Cristo

  58. Cristiane disse:

    Realmente é incompreensível a vontade de Deus para nossa vida, até hoje só ouvi os “não” de Deus, acho que peço as coisas erradas, tudo que imaginei para minha vida não é vontade de dele porque nunca consegui alcançar o que almejei em minha vida pessoal, já minha vida familiar é pior ainda, desde sempre vejo minha mãe sofre com meu pai que bebe e fica agressivo em casa eu e ela já passamos por momentos horríveis por isso, ela sempre indo na igreja orando a 30 anos e nada, nenhuma resposta do Senhor, eu me cansei me frustei tanto que hoje não frequento mais nenhuma religião, sei que estou errada, mais a nossa vida aqui na terra é breve pra que passamos toda ela sofrendo, não consigo entender Deus achar melhor deixar a gente sofrer, do que libertar meu pai do vicio. E saber quantos anos mais teremos que suportar, quando a velhice e a morte chegarem ? Pra mim isso é muito tarde. lendo esse post, chego a uma única conclusão. que a vontade de Deus não é a nossa, por tanto não adianta pedir, pedir e pedir, porque se não for da vontade dele, ele nunca irá nos atender.

  59. Emmanuel Junior disse:

    Glorioso o poder de nosso Deus sobre sua criação… Aonde o pai sabe tudo o que necessitamos sem apressar ou adiantar, embaixo da graça estaremos e no seu tempo tudo se fará pois em seu supremo trono nosso pai nos guarda o filho veio por nos o Espírito Santo está em nos e sua compaixão e misericórdia duram para sempre. Amém Deus é o grande Eu Sou… Glorificado seja o senhor

  60. luciano da silva tins disse:

    e dificil entender porq deus nao responde as oraçoes e ao mesmo tempo quer q a gente ore,nao entendo.oro a muitos anos ,e e pelas promessas q estao na biblia mas nada acontece,mas deus ta sempre pedindo mais ,mais.ora se e uma coisa unutil porq inssistir ,porq levantar de madrugada,jejuar,estudar abiblia,participar de vigilias.uma grande perda de tempo na minha vida.

    • Luciano,
      .
      não é perda de tempo. A questão é que Deus é soberano. Muitas vezes, cremos que sua bondade e sua graça só serão verdade se ele nos atender em tudo o que pedimos. Mas Deus não é nosso servo. Não condicione seu amor por Deus a receber dele o que você quer, pois isso não seria amor, mas interesse. E tenho certeza de que você o ama. Em tudo dai graças, na escassez e na fartura. Peço a Deus que ele faça o melhor pra ti, segundo a vontade soberana dele. Como Jesus nos ensinou a dizer, “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.
      .
      Abraço fraterno, mano, e força,
      mz

  61. Nielly disse:

    Nunca li algo tao satisfatorio com relaçao a Deus nao responder nossa oraçoes, e meu pior problema que sempre achei q se Ele diz um nao ele tem q deixar claro o pq como fez com Paulo sim seria facil se ele ele explicasse claro o texto inteiro fz mto sentindo!Porem fico pensando quando nao recebemos resposta o silencio de Deus que dizer simplesmente q eh nao nao pode ser q apenas nao seja o momento de dizer um sim como saber se devemos insistir em algo,o exemplo de paulo Ele disse um nao qdo nao respondia suas suplicas mas ele soube pq Deus o fez saber mas nos q nao temos tal privilegio o q fazer como nao se angustiar como saber a resposta do Senhor para nos?

  62. Nielly disse:

    Acredito que so pode ter sido Deus que me trouxe ate esse texto, nunca lia lgo tao esclarecedor ao mesmo tempo,sou uma pessoa com muitas duvidas que questiona demais ,mas peço a Deus que me livre disso,pois sei ter duvida faz parte do ser humano,mas permanecer na duvida ou deixar ela se apoderar de nos nao e bom,li o texto pela segunda vez hoje nunca tinha pensado dessa forma ainda mais nessa parte da passagem de paulo do espinho na carne,sei que Deus ouve disso nao tinha duvidas,apesar q ha momentos que duvidamos sim ate se tem alguem nos ouvindo mas a propria existencia e prova que ha Deus amoroso q fez todas as coisas pensando em nos,porem meu maior dilema semrpe foi se nos ouve por que nunca responde por mais que peçamos e suplicamos sera que Deus nao se comove com nosso sofrimento,e pensava muito isso esse texto e bem claro,orei por uma parte ao senhor nao encontrei resposta e estou procurando entender sua vontade mas meu coraçao fica se perguntando ainda se fato de ele nao fazer o que pedi e nao ou somente nao momento de ouvir um sim,por que tbm ha uma passagem que diz da oraçao da viuva q ela venceu e recebeu sua causa nas maos pq insistiu nao sei se e valido nas questoes do coraçao quando envolvem duas pessoa e quando a outra ja esta totalmente certa apesar de amar decide que se Deus nao falou nada é porque é um nâo,sei que so Senhor pode me confortar mas que posso fazer amigo para saber qual a vontade do Senhor e se realmente so devo aceitar que Ele me disse uma nao!

  63. Marcio Lima De Almeida disse:

    Pois é venho desde a sete meses vou fazer uma entrevista passa na igreja para pedir ajuda aí já fiz trez entrevista tds fui bem mais eles não me liga de jeito nenhum fiz até teste me esforcei no meu máximo mais nada ainda mais espera no senhor fiquei muito feliz com essas palavras amigos irmão Deus bendiga

  64. Eder disse:

    Muito bom o texto. Pergunta: então para que orar todo dia correndo o risco de não ser atendido? Essa roleta do vai ou não receber não seria meio revoltante? Porque quando oramos geralmente é devido a uma situação adversa que nos leva a pedir socorro divino? Por coincidência, terminei uma campanha de oração hoje, e resultado, nada… eu não vou mentir, estou frustrado. E para piorar é a segunda vez que isso acontece. As vezes da vontade de orar só para cumprir tabela.

    • Eder, olá,
      .
      a resposta é simples, mano: oração não é um toma-lá-dá-cá. Oração é um diálogo amoroso de um filho com seu Pai, um momento de intimidade e relacionamento. A função da oração não é ganhar coisas, é estabelecer relações com o Criador.
      .
      Imagine que seu filho chegue até você e peça que lhe dê algo que você sabe que não será bom para ele. Você, naturalmente, resolve que não vai dar. Aí ele vira para você e diz: “Então para que conversar com você todo dia, correndo o risco de não ser atendido? Vou conversar com você só para cumprir tabela”. Responda com sinceridade, Eder: como você se sentiria? Seus diálogos com seu filho devem ser baseados no interesse dele em obter coisas ou no amor entre você que os leva a querer estar juntos, compartilhar a vida?
      .
      Irmão, não sei o que te ensinaram em sua igreja, mas se ensinaram que a função da oração é você receber coisas… ensinaram errado. Fuja de igrejas que ensinam isso. Oração é o diálogo entre Pai e filho e não entre cliente e balconista. É uma expressão de amor e não de interesse. Repense esse assunto. Reaprenda, querido, pois esse não é o caminho bíblico.
      .
      Com carinho,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  65. Jessica Miranda disse:

    Muito linda a mensagem e esclarecedora. Mas falar e fácil difícil e vivermos aquilo que aprendemos.
    Por isso desisti de insistir como diz talves esse não seja sempre “Nao” e pra que insistir?! Melhor viver com sinceridade do que viver de aparência. Por isso vou entregar minha causa a deus. E resto q ele Decida o que fazer já que tudo esta no controle dele.

    A paz.

  66. Adriano disse:

    Bom dia. Eu desde muito novo fui doutrinado que Deus pode operar muitos milagres, e que pelas suas feridas nós fomos sarados. Deus não faz acepção de pessoas. Um pai sempre fará o melhor para o seu filho. Nas inevitáveis angústias podemos recorrer a Deus e ele nos ajudará. Mas ultimamente, analisando os fatos da minha vida e de outras pessoas que eu conheço, principalmente cristãs, vejo uma enorme contradição nisso tudo que eu escutei na minha vida. E isso me perturba, meu coração dói em ver tanta injustiça e sofrimento. Onde é o melhor para alguém sofrer abuso sexual na infância? Tenho que pagar pela maldade de outros? Por acaso se você fosse um pai, deixaria um bandido tratar seu filho como um brinquedinho sexual ? Aonde é o melhor você agonizar e morrer de câncer, ou ver sua mãe morrer dessa forma?, Deus não se compadece do nosso sofrimento? Pra Deus é mais importante o propósito dEle e não se importar com a angústia dessa pessoa? O que a pessoa faz com essa angústia? Dobra e coloca no bolso da camisa? Se você fosse um pai e tivesse o poder de salvar seu filho você não salvaria? Se seu filho tem febre, você deixa ele sem socorro ou daria um remédio pra ele melhorar? Se for pra orar e receber o silêncio ou um não, para que continuar a orar? Deus não vê que você está sofrendo?, Ele não sente nada ao ver você sofrer? Se o socorro não vem, para que continuar a ter esperança? Para que continuar a viver, ter sonhos, se tudo isso pode não acontecer? Por que os maus não sofrem, cospem na cara dos bons? Por que Deus dá promessa de milagres e curas, de acordo da nossa fé, e isso só se aplica a alguns? Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas cadê o nosso socorro? De quê adianta gritar por socorro, se o socorro pode não vir? Quem pode nos defender da mão dos maus? Quem pode nos abraçar quando estivermos tristes? Quem pode nos dar pão quando estivermos com fome? Quem irá enxugar nossas lágrimas? Tudo isso é propósito? Pra que?
    É justamente isso que me tira a paz, pois esse mundo está inundado num oceano de INJUSTIÇA. Queria muito confiar em Deus, mas eu não consigo, a primeira coisa que me vem a mente quando escuto o nome Dele é MEDO, DESESPERANÇA e OMISSÃO. Quantas vezes mais novo orei pra que Ele me desse sabedoria, que me fizesse entender o porque disso tudo, que me desse um coração bom, que tirasse o ódio de dentro de mim, mas não tive resposta.Me sinto um enorme derrotado. Minha existência é um enorme desperdício. Sinto inveja dos animais que não tem o entendimento, pois sentem dor, mas não tem o sentimento de desamparo.

    • Adriano, meu melhor conselho é: procure outra igreja, onde ensinem o verdadeiro evangelho de Cristo. De preferência, uma igreja histórica, seja batista, seja presbiteriana, seja metodista. Fuja das neopentecostais. E, uma vez que encontre uma igreja bíblica, peça ao pastor que o discipule. Você precisa se livrar dessa teologia triunfalista e antibíblica, que não compreende o sofrimento do mundo. E rápido.

      Se desejar, recomendo que leia meu livro “O fim do sofrimento” (Mundo Cristão), que explica de forma bíblica porque servos bons e fieis de Deus sofrem.

      Oro por ti, que de modo algum é derrotado. Jesus morreu por você e, ao fazer isso, comprou tua vida com preço de sangue. Teu valor é incalculável, meu irmão, e essas teologias diabólicas que te ensinaram não mudam esse fato.

      Deus o abençoe,
      mz

  67. Solange santos disse:

    Eu agradeço pela publicação
    Pra mim foi muito útil
    Procurava uma explicação de eu orar
    Tanto pra meu esposo voltar pra casa
    e ele ñ voltou

  68. Aline disse:

    Boa tarde!
    Sempre peço ao Senhor pra afastar as coisas (pessoas) que queiram me fazer sofrer. Oro dizendo que se não for para o meu bem, se for pra me fazer infeliz, que Ele afaste do meu caminho. Não foi dessa vez. Pedi tanto isso ao Senhor e ele não me atendeu, deixou eu me envolver com uma pessoa que não era pra ser. Agora estou triste, pq sinto falta dele e ele se afastou de mim. E chateada com o Senhor (peço perdão por isso!) Só queria compreender qual foi o propósito disso!? Se Ele sabia que eu não queria me envolver pra me machucar e me entristecer…

  69. Renan disse:

    Boa tarde. Eu percebo na bíblia, que Deus se agrada muito da sabedoria, e concedeu isso a algumas pessoas citadas na bíblia com facilidade, porque eu peso isso a ele todos os dias e ele não me da?, creio que não seja um pedido ruim, mas o fato é que eu mal consigo pensar direito, parece que existe um bloqueio mental em mim, começo a pensar em algo e logo sou interrompido, não consigo pensar e nem raciocinar direito, meus pensamentos não fluem direito da forma que fluíam a uns anos atrás, o fato é que sempre tive a inteligencia muito acima da média, e agora parece que “deu pau”, não consigo pensar direito nada flui, não sinto mais confiança, parece justamente com isso “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne”, mas a questão é que sem sabedoria e com esses bloqueios que tenho no meu pensar, fica muito difícil fazer qualquer coisa, não consigo ter fé direito, porque quando tento pensar em algo que me de fé, sou bloqueado, simplesmente não consigo ter um simples pensamento que qualquer pessoa normal conseguiria, o que me impossibilita quase tudo. Queria sua opinião sobre essa situação minha.

    • Renan, olá,
      .
      mano, é preciso investigar a causa dessa interferência no seu pensamento. Talvez você tenha alguma patologia (como TDA), é preciso investigar junto a profissionais a causa disso. Muitas vezes um simples medicamento pode pôr fim a esse incômodo. Procure investigar isso, ok?
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  70. Juliana disse:

    Bom dia ..tenho buscado muito a ajuda de Deus.. para muitas das minhas questões pessoais.. e confesso que minha fé anda abalada..concordo com o texto quando diz que precisamos aprender também com o não que Deus no dá..mas têm época em nossas vidas que são ditos tantos não..que acabamos por achar de fato que Deus não nos ouvi.. tenho buscado a todo momento me manter firme..procurar entender melhor os desígnios de Deus..jamais quero me colocar numa posição de vitima ou achar que Deus tenha culpa de tudo que já aconteceu na minha vida, o livre arbítrio existe pra isso não é? Amei o texto e sigo na perseverança que por mais “não” que tenha levado na vida.. sempre existira um propósito maior que a minha compreensão humana.
    Que Deus nos habilite a procurar sua presença mesmo em tempos de guerra e mesmo em tempos de paz. amem.

  71. Fernanda disse:

    Perfeito texto!! Acalmou meu coração , foi a resposta de Deus , a explicação de muitos nãos em minha vida. Deus lhe abençoe

  72. Álvaro Cruz disse:

    Maravilhoso

  73. Fabio viana nunes disse:

    Eu pesso perdao por tudo de errado que eu fiz e agradeco a Deus de tudo de bom que ele fez pra mim e minha familia me deculpa senho e tem piedade de mim por nao seber agradecer mais ajuda a mim ter fe e esperaca obrigado nao dezista de mim nao amem

  74. marcelo disse:

    muito bom extremamente bem explicado obrigado

  75. MARIA disse:

    Estava hoje procurando uma palavra de tudo que está acontecendo em minha vida e encontrei o seu texto. Nossa, parece que estava falando comigo! Penso mais além, achando que ele não me ouve ainda digo que ele não gosta de mim. Vejo pessoas felizes, realizadas e pq eu não, digo: ” Senhor eu mereço, não faço mal a ninguém, não roubei, não matei, sempre faço coisas boas e o que vc faz por mim???” Nas minhas orações fico fazendo uma troca com Ele, olha sou boazinha, mas quero ser feliz. E qual é a resposta Dele? Nadinha.

  76. Xana disse:

    Perfeito!

  77. Belo Post acabei de ler porque precisava de uma palavra inspirada por um Homem de Deus, obrigado Mauricio pelas sabias palavras de ensinamentos bíblicos e, emocionais e Espirituais. Que Deus continuem lhe abençoando sempre mais e mais e que a cada dia possamos saber que o não de Deus é o melhor para nós, mesmo em situações de angustia e dor, mas esperamos pelo melhor do Senhor é o melhor caminho para nossas vidas.

  78. silvia disse:

    Adorei,me fez vê como o nosso Deus nos ama ,mesmo não nos respondendo nossas orações.Graça e Paz,Deus abençoe.

  79. Euzinha disse:

    Eu acho q Deus é mau e mentiroso, uma vez perguntei a Ele o q fazer pra minha história com tal pessoa melhorar e abri a biblia e coloquei o dedo e saiu assim: peça-a porém com fé e em nada duvidando e aí orei e pedi e já sabia q Deus ia atender, no dia seguinte a pessoa me ligou só q continuou a mesma porcaria, nada melhorou, inclusive essa pessoa até tentou me estuprar. E não tem como não ser Deus q falou cmg aquele dia, porque ele disse peça-a porém com fé em nada duvidando e eu pedi e aconteceu. Ou seja Deus me atendeu mas ele zuou com minha cara. Acho q ele gosta de me ver sofrer, nós somos como brinquedos pra ele, q ele faz nós sofrer e zoa com nossos sonhos. Esse negócio de provação é maior idiotice, pra q provação se Deus já nos conhece e já sabe de tudo antes de acontecer? Na verdade ele gosta de nos fazer sofrer.

    • Oi, Cristina,
      .
      minha querida, consigo ver a dor do teu coração ao ler tuas palavras. Mas, confesso, as tuas palavras me entristecem, pois percebo que você tem uma percepção equivocada de quem Deus é.
      .
      Sabe, Deus não mente. A Bíblia é clara quanto a isso: “Deus não é homem para mentir, nem ser humano para mudar de ideia” (Nm 23.19); e “A promessa e o juramento não podem ser mudados, pois é impossível que Deus minta. Portanto, nós que nele nos refugiamos estamos firmemente seguros ao nos apegarmos à esperança posta diante de nós” (Hb 6.18).
      .
      Querida, a Bíblia não é para ser lida da forma que você fez. Ela não é um oráculo com palavras mágicas a serem sorteadas. Ela tem coerência para ser lida, compreendida e praticada. Essa atitude de apontar versículos com o dedo ao acaso é totalmente condenável, pois Deus não fala conosco dessa forma. Você não encontra base para fazer isso em absolutamente nenhuma passagem bíblica, é uma invenção humana que nos faz crer que Deus nos falou algo que ele, na verdade, não falou.
      .
      Até porque, Cristina, essa passagem que você leu deve ser compreendida à luz do contexto de toda a Bíblia. Devemos pedir sem duvidar? Sim, claro. Mas lembra-se de que Jesus nos ensinou a orar ao Pai dizendo “seja feita a tua vontade”? Pois é, nosso desejo e nosso pedido devem sempre ser postos debaixo da vontade soberana do Senhor. Paulo estava com o espinho na carne e por três vezes ele pediu que Deus o retirasse, mas qual foi a resposta do Senhor? Ele respondeu que não tiraria o espinho, pois sabia que se o fizesse Paulo pecaria pela soberba. Nosso pedidos de fé devem ser submetidos à vontade soberana de Deus, que sabe o que é melhor e enxerga muito além do que nossa limitada visão humana nos permite ver.
      .
      Deus não zoa com a cara de ninguém, Cristina. Ele é bom e cuida de nós. Tampouco gosta de ver ninguém sofrer, mas permite que soframos para que sejamos aperfeiçoados (e lembre-se que o sofrimento foi causado pela humanidade, ao desobedecer a Deus. Logo, se sofremos é por culpa de nosso pecado). Deus não deixou seu próprio Filho ir à cruz pelo meu e o seu bem? Se o sofrimento vai provocar alguma reflexão melhor, amadurecimento, mudança de atitudes, arrependimento de pecados ou algo assim, Deus permite. Os seus sonhos podem estar equivocados, você já pensou nisso? Antes importa cumprir os planos de Deus para nós do que exigir que ele realize nossos sonhos. Deus não é nosso servo para ficar fazendo o que queremos. Deus é Deus e nós é que devemos submeter nossos desejos aos propósitos dele, pois sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).
      .
      Eu lamento que você tenha essa visão a respeito de Deus. De verdade. Talvez, se você o conhecesse melhor, não pensaria assim. Mas suas palavras me mostram que sua compreensão de Deus é superficial e toma por ponto de referência um ponto de vista humano. Se queremos entender Deus, devemos buscar compreender seu ponto de vista, o que só é possível pelo conhecimento dele, revelado na Bíblia.
      .
      Peço ao bom Deus que você o conheça melhor, Cristina. Que passe a colocar teus desejos de acordo com os planos dele. E que o enxergue como ele verdadeiramente é, e não da forma distorcida que hoje o vê. Se você conseguir, descobrirá um Deus maravilhoso, seu melhor amigo, seu Salvador, que não nos livra neste mundo do sofrimento, mas, em meio às aflições, nos concede paz e ânimo. E que está conosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28.20).
      .
      Um abraço carinhoso,
      mz

      • Euzinha disse:

        Já disse, não tem como não ter sido Deus q falou comigo naquele versículo, pois eu perguntei e li e fiz o q ele disse pedi com fé e no dia seguinte aconteceu. Não tem como ter sido coincidência. Deus fala através do q ele quer. Eu dificilmente tenho aquela fé q tive naquele dia q li o versículo, foi Deus sim pq se não, não teria sido realizado meu pedido no dia seguinte. Orei à noite q li esse versículo e no dia seguinte fui atendida. Mas Deus me iludiu, atendeu pela metade.

      • Lamento que pense assim, Cristina. Deus não ilude ninguém.
        .
        Abraço,
        mz

  80. Jorge Freitas de Souza disse:

    Resumindo: oração e Fé nada vale.
    O q prevalece é a vontade de Deus.
    Então pq na Bíblia ele diz: tudo q pedires em nome de Jesus eu atenderei?
    Não né parece muito lógico.

    • Jorge, meu irmão,
      .
      existe uma regra básica de entendimento da Bíblia que diz que você não pode formular um conceito a partir de um trecho isolado. Em outras palavras, você precisa entender tudo o que a Bíblia diz, em seus 66 livros, sobre um assunto a fim de compreender o princípio bíblico.
      .
      Portanto, sim, o que prevalece é a vontade de Deus. Ele é e sempre será soberano. Está no Pai-nosso. Está na oração de Jesus no Getsêmani. Está no espinho na carne de Paulo. Está em todo o texto sagrado.
      .
      A oração é uma conversa entre o filho e o Pai, não é um “abracadabra” que nos garante termos o que queremos. Orar não garante receber, da mesma forma que uma conversa entre um filho e seu pai humano não garantem que o pai dará ao filho o que ele quer. Filhos que ganham tudo o que pedem acabam mimados e não é isso o que o Pai quer de seus filhos.
      .
      O princípio bíblico diz que tudo o que pedirmos em nome de Jesus, crendo, receberemos, mas evidentemente esse pedido tem de ser feito de acordo com a soberana vontade de Deus. Nós devemos fazer a vontade dele e não ele a nossa. Ele é Senhor, nós somos servos.
      .
      Assim, Jorge, você precisa conhecer a vontade de Deus, por meio do conhecimento das Escrituras, para saber pedir como convém, isto é, segundo a vontade dele. Recomendo que você leia Tiago 4.3 e me diga qual é a conclusão bíblica sobre isso.
      .
      Oro por ti, para que o Espírito Santo ilumine o teu entendimento, para que você enxergue a lógica que há em pedir em oração, com fé, mas segundo a vontade de Deus. Um abraço fraterno,
      mz

  81. Maria menezes disse:

    Orei por um objeto que pertencia a minha filha.alguem se apossou e n devolveu.e Deus sabe que minha filha precisa..e dela ela ganhou do pai..era o notebook. .Deus seja louvado

  82. Marina dos santos disse:

    Amém, confia em Deus e ele tudo fará,se Deus é por nós quem será contra nós, Deus e maravilhoso,Deus do céu e dá terra,só tenho a agradecer a ti pai fiel…. Obrigado pela seu perdão… Obrigado pelo alimento…. Obrigado por mais um dia de vida… Obrigado pela cura…. Obrigado por esta sempre ao meu lado.

  83. lippi disse:

    Pois é continuem orando e perdendo seu precioso tempo,,,,,,Nada vai acontecer ou mudar,,,,apenas tempo perdido e prejuízo na certa……..

  84. Fabio disse:

    Boa noite a paz do Senhor!

    Simplesmente Deus falando através desse estudo! Glória à Deus para sempre!

    Sensacional!!!!!

  85. Eduardo Salomão de Jesus disse:

    irmão pura verdade seu texto, nosso Deus faz tudo segundo seu proposito, e para min esse texto é o que define e fecha todos nossos questionamentos Romanos 9:
    .
    “Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”. E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”. Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade?” Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste
    assim?’. O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para a destruição? Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória, ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”

  86. Anônima disse:

    É verdade que não pode orar de braços ou pernas cruzadas q atrapalha a oração?

  87. jonas disse:

    pra falar a verdade eu estou quase , virando ateu sempre fui ,muito bom com todos , sofri demais sempre preocupei com os outros tenho uma vida terrível , sempre orei e pedi , não pra mim mas pelos familiares e por mim , mas sinto que nada disso adiantou meu fardo e pesado demais mas sempre lutei , e hoje vejo que sempre lutei sozinho e ninguem me ajudou porque , aquele Deus que eu iludia acreditar nao se importa comigo, e com minhas lagrimas e com as pessoas, estou cansado ,chateado ,depressivo, no fim tudo e ilusao

  88. Juliana disse:

    Estou passando por um período terrível no meu casamento, tenho orado e não estou vendo nada acontecer, então penso em 2 coisas:
    será que Deus está testando minha fé para posteriormente me ajudar ou será que Ele não quer ajudar, respondendo Não?

    Aí eu penso, se Ele não me atendeu porque não é da vontade dEle, então será que Ele quer que eu me separe? (Isso é possível?) Eu imagino que Ele não queira que eu me separe e desista do meu casamento e minha família, afinal a palavra diz que Deus não gosta do fim de um relacionamento e só o aceita apenas – que não é o meu caso – por conta de adultério, certo? Eu fico com uma série de interrogações na minha cabeça… Não sei o que pensar, estou confusa e muito triste, sofrendo muito. Se alguém puder me dar algum conselho, alguma palavra, agradeço.

    • Midiam Gonçalves disse:

      Olá amados, vou fazer 40 anos em dezembro e nunca fui atendida, sempre aguardado respostas ou menso solução para os meus casos e nunca jamais fui atendida,coisas que eu emploro a Deus desde que sou criança e nunca fui atendida, pelo contrario Deus até me da o que peço mas tira de mim e me faz sofrer muito e nunca se manifestou para me ajudar. desculpas mas hj 02-09-2020 estou parando de orar e de achar que Deus existe.

  89. midiam disse:

    Olá amados, vou fazer 40 anos em dezembro e nunca fui atendida, sempre aguardado respostas ou menso solução para os meus casos e nunca jamais fui atendida,coisas que eu emploro a Deus desde que sou criança e nunca fui atendida, pelo contrario Deus até me da o que peço mas tira de mim e me faz sofrer muito e nunca se manifestou para me ajudar. desculpas mas hj 02-09-2020 estou parando de orar e de achar que Deus existe.

    • Midiam, olá,
      minha irmã, não sei pelo que você está passando, mas de uma coisa eu sei: Deus existe e nos ama. O fato de ele não atender uma oração mostra somente que ele enxerga nossa vida com muito mais amplidão que nós e sabe de coisas que não sabemos. O que precisamos fazer é confiar e esperar. Lembre-se das histórias de Moisés, Jó e José, que por muitos anos sofreram e, no fim, descobriram que tudo fazia parte de um grande propósito divino. Calma. Confie nele. Não desista.
      Abraço fraterno,
      mz

  90. Matheus disse:

    Infelizmente está errado. Deus nunca nos atende então pra que orar? Se não faz a menor diferença então qual a vantagem de acreditar em Deus e nas orações?

    • Olá, Matheus,
      mas onde você leu que Deus NUNCA nos atende? Não é isso que diz o texto. Muitas vezes ele atende, quando nossa oração está de acordo com a vontade soberana dele. Sugiro que releia o texto.
      Abraço fraterno,
      mz

  91. Marcos disse:

    Não acredito mais em Deus,pq para mim tdo é mais difícil. Essa balela de dar um fardo que a gente consegue carregar é mentira.eu pedi tanto e ele não me ajudou.eu liguei.orei de madrugada e nada.pq para os outros quem buscam ele pode e pra mim não…..nao aguento mais essa situação,eu quero morrer e ter paz.

    • Olá, MArcos,
      lamento muito que esteja passando por isso e que pense desse modo. Ainda assim, Deus é Deus e Deus é bom. Ele te ama e quer te dar paz, mas ele também quer aperfeiçoá-lo e lapidá-lo. Ele disse a Paulo que não curaria seu espinho na carne por uma boa razão. Ele sempre tem propósitos. Não desista.
      Abraço fraterno,
      mz

Deixe um comentário