Cara1Estou escrevendo este post mais como um desabafo do que por qualquer outra razão. Se você conhece alguém que faz da sua vida um inferno vai me entender, pois há um irmão em Cristo que me atormenta e preciso botar para fora a minha ira – que é santa, naturalmente – senão parece que vou explodir. É muito duro para nós, que somos irrepreensíveis, aturar esse tipo de gente falível. Pode ser que a pessoa que você não suporte seja um vizinho que ponha músicas horríveis no maior volume sempre que você quer dormir. Ou um colega de trabalho que já fez todo tipo de fofoca contra você. Ou, ainda, uma irmã da igreja que te irrita, magoa ou toma atitudes contra sua paz. Pode ser, até mesmo, o seu chefe, quem sabe, ou o pastor que, em vez de zelar por tua alma, te oprime, subjuga, denigre e prejudica. E você odeia tudo de ruim que há nessa pessoa. Quer fazer parecer que não, pois, afinal, odiar não pega bem para um crente. Mas, lá no  fundo do seu coração, você sabe que odeia. Talvez não tão no fundo assim. Pois bem, há um cara que me tira do sério. Sou obrigado a conviver com ele por causa das circunstâncias da vida, mas ele é chato, pecador, egoísta, mesquinho e insuportável – tudo o que eu não sou. Por favor, permita-me desabafar com você, pois não tenho como fazer isso com um amigo em comum – senão poderia parecer que sou um fofoqueiro invejoso. E não pegaria bem para um bom crente como eu.

Não sei qual é o nível de relacionamento que você tem com seu desafeto. No meu caso, conheço esse fulano desde a infância. As primeiras lembranças que tenho dele são anteriores aos meus 3 anos de idade, pois morávamos na mesma rua. Dá pra imaginar o suplício que é essa convivência para um homem de 41 anos como eu? Anos e anos e anos suportando esse cidadão. Crescemos juntos e, por uma série de situações, que não vêm ao caso, fui obrigado a conviver com ele em muitas áreas de minha vida. Hoje, inclusive, ele calhou de frequentar a mesma igreja que eu – para meu azar e irritação.

Cara2Uma das coisas que mais me incomodam nele é que E. (permita-me chamá-lo apenas pela inicial, pois eu não sou o tipo de pecador que cita nomes) se faz passar por meu amigo, tem toda a aparência de crente mas é um tremendo pecador. Como o conheço há tanto tempo temos intimidade suficiente para eu saber coisas de sua vida que ninguém mais sabe. Ele me conta pensamentos terríveis e atos completamente reprováveis do ponto de vista bíblico. Às, vezes, confesso, chego a ter uma certa repulsa por E., tamanha é a sua pecaminosidade. E é duro para uma pessoa tão correta como eu aguentar isso. Mas, infelizmente, sou obrigado a conviver com ele, então não tenho para onde correr. Só que é insuportável ver o quão pecador esse cidadão é.

Eu me encontro com ele nos cultos. O vejo levantar as mãos no louvor, fazer aquela carinha de santo na hora da oração e ostentar seu jeito insuportável de cristão nota dez, quando eu sei quem ele é e as coisas horríveis que pensa e faz. Na verdade, eu o fico observando o culto inteiro e me enoja quando ele fica chorando, pedindo perdão por seus pecados, quando sei que ele vai sair da igreja e pecar de novo. E me sinto obrigado a pedir que Deus pese a mão sobre ele, pra ver se toma jeito. Miserável pecador…

Cara4Você conhece alguém tão ruim como esse cara? O que você faz com um indivíduo assim? Por favor, me diga como devo proceder. Às vezes, quando prego, confesso que já exortei muito pensando nele, pois sabia que ele estava ouvindo. Sabe quando você faz uma explanação que parece generalista mas tem endereço certo? Você pode até achar feio eu ter feito isso, mas confesso: eu fiz. Dei montes de indiretas para E. em muitas de minhas pregações, para ver se ele, de algum modo, era tocado por Deus e mudava. Não sei se adiantou, só o Senhor sabe, mas fiz a minha parte.

Pense em apenas alguns dos dez mandamentos. E. muitas e muitas vezes priorizou outras coisas no lugar de Deus.  Tomar o nome de Deus em vão é praticamente todo dia e Êxodo 20.7 diz que quem fizer isso o Senhor não terá por inocente. Preciso dizer mais? Então vamos lá: honrar pai e mãe? Coitados, lembro que, quando éramos crianças, ele dava um trabalhão. Hoje, que E. já é um homem feito, muitas vezes os decepciona. Eu vejo, ninguém me disse. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”? Como negar as montanhas de vezes em que ele fez isso? “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo”? Tudo bem, admito, nunca o vi cobiçar o jumento de ninguém, de resto perdi a conta de quantas vezes o flagrei invejando o que não lhe pertencia. Cara, desculpe, mas E. tem tantos buracos em sua santidade que se eu te contasse tudo você diria que ele não presta. Às vezes é o que tenho vontade de dizer na cara dele.

Cara5Você tem algum E. na sua vida? Pense aí. Lembrou de alguém intragável, que parece só ter vindo ao mundo para te irritar, chatear, fazer chorar? É que realmente as circunstâncias não permitem, mas por mim eu mandava exilar E. no Tibete. Sinto vergonha dele. Tenho meu grupo de amigos na igreja que de fato são santos, como eu, e quando ele chega parece que contamina o ar. Aí não tem jeito, ele vira o assunto da noite. E o pior, sabe o que mais me tira do sério? Ele até fala uma ou outra coisa legal, por isso tem gente que o elogia, que o acha alguém especial. Desculpem, mas eu conheço bem esse cara, ele é bem comunzinho. Se duvidar, uns 95% dos elogios que ele recebe são imerecidos. E. precisa desesperadamente do perdão de Deus, pois tem muitas e muitas coisas a melhorar. Já falei isso a ele. Mas parece que na maioria das vezes o cidadão não me ouve!

Bem, acho que já desabafei o suficiente. Obrigado por me permitir botar pra fora minha irritação, mas não poderia falar essas coisas sobre ele na frente de conhecidos, senão pareceria que eu é que sou o pecador fofoqueiro e não esse cara. Eu odeio tudo o que E. tem de ruim. Odeio. Odeio sua pecaminosidade, o fato de ele fazer menos do que poderia pelo próximo, odeio quando não pede perdão pelos seus pecados, odeio suas fraquezas. Ele me tira do sério.

Mas… tem uma coisa.  Apesar de tudo isso, eu sei que Jesus o ama.

A despeito de seus defeitos, suas falhas, seus pecados, sua omissão, tudo, tudo, tudo o que faz de E. uma pessoa odiosa… Jesus o ama. Não entendo todo esse amor por um zero à esqCara6uerda como ele, asseguro que não entendo. Mas sei que isso tem um nome: graça. E. não vale nada, mas a graça o faz valer o mundo para Deus. Aos olhos do Senhor esse miserável vale mais do que todos os tesouros da terra. Foi por esse cidadão que o Cordeiro de Deus subiu à cruz, foi moído, rasgado, cuspido, ofendido, morto. E eu acredito que, porque a salvação é pela graça e não por mérito, um dia ele irá para o céu. Graça. Esse é o segredo. Essa é a explicação. Essa é a esperança. Essa é a certeza. Essa é a fé. Pois a graça não faz Deus ver toda a sujeira que E. carrega em si quando olha para ele. Quando o Pai fita seu olhar em E., o que ele enxerga é o Cordeiro que foi imolado por cada um dos seus pecados.

Conheço bem E. Ele habita dentro de mim. E., de Eu. Sim… o nome de E. é Maurício Zágari.

Obrigado, Senhor, por não me ver como eu sou, mas como Jesus é.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
E.

About these ads
comentários
  1. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Antes de terminar o 1º parágrafo já sabia de quem estava falando…rsssss
    Não poderia ser diferente vindo de você. E você tem toda razão quando desnuda o que vai bem dentro de nós.
    Precisamos mesmo, e sem sombra de dúvidas, das infinitas misericórdia e amor de Deus.
    Juntos na caminhada mano!

    Vida longa!

    MJ

  2. Sofia Ang disse:

    Excelente matria Mauricio! Deus abenoe sua vida…Ri bastante kkkkk

  3. Diego disse:

    Ótimo texto, ótima reflexão. Como sempre, mantendo o alto nível nas reflexões, meu irmão.
    Ah, eu conheço um cara desse também.. A história é bem parecida. rs

    Abração!

    • Obrigado, Diego, que bom que te edificou.
      .
      Como esse cara há muitos por aí, não é? Só é necessário um coração aberto à autocrítica e à voz de Deus e vc achará muitos.
      .
      Abraço grande, na paz de Cristo,
      mz

  4. Rosilda disse:

    Pra começar, tenha um otimo dia meu irmão na paz de cristo!!!!!….Nossa isso é o que chamo de ” se virar dos avessos”…..”chutar o pau da barraca” e por aí vai…….Bom além do próprio Deus….nós é que nos conhecemos de verdade….mas o bom disso tudo é o reconhecimento de erros e imperfeições que temos em nossa vida….ainda temos tempo de melhorar e nos limpar a cada dia……de toda essa “sujeira”….Só amor de cristo e seus cuidados, por nós. É meu irmão estamos caminhando e caminhando para uma perfeição….chegaremos lá?

    • Oi, Rosilda,um otimo dia para ti tb!
      .
      Estamos caminhando, mana, e é a esperança de que chegaremos lá quando dermos um passo dentro da vida eterna que nos faz prosseguir.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  5. Luiz Fernando disse:

    Ola, Maurício. Graça e Paz.
    Lendo este texto tirei uma conclusão: eu sou esse tal de E.
    Graças a Deus por Jesus Cristo, que por sua maravilhosa graça se entregou a morte.
    Deus o abençoe com o dom da Verdade e humildade a cada dia. A paz

  6. Amanda disse:

    Bom de inicio quando comecei a ler, estava achando um absurdo vc julgar os erros do seu amigo e se achando o perfeito. Mas no fim entendi que se referia a vc mesmo. Muito bom, é um desabafo seu de si mesmo… Sabe o que eu acho, sobre vc se achar um pecador!!!?Que isso é fato, todos nós somos, não adianta dizer que não peca porque somos feitos de carne e somos pecadores sim…
    Mas, também acredito que nos esforçamos a cada dia para não percar e buscar a santidade. É complicado, é difícil, sofremos, pedimos perdão por errar, tentamos não errar de novo, mas somos tentados a errar os mesmos erros, somos fracos, precisamos de um Deus como esse que temos que é misericordioso.
    Enfim, acredito que o arrependimento é sincero sempre, e a vontade de não pecar de novo também seja verdadeira…pelo menos no meu caso é.

    • Olá, Amanda,
      .
      fico feliz que você compreendeu a intenção do texto. A questão, penso eu, é ter clareza da nossa realidade, para ter nossa falibilidade como parâmetro para sabermos ter humildade diante de Deus e amar de fato o próximo. Os “infalíveis” sempre serão legalistas, não tem jeito.
      .
      Deus te abençoe muito, no amor de Cristo,
      mz

  7. LUCIA HELENA disse:

    MUITAS VEZES SOMOS A NOSSA PRÓPRIA PEDRA DE TROPEÇO…

  8. rmdias disse:

    Sabia que o E. era eu!!!!

    Graças ao nosso Senhor Jesus que me deu a graça da salvação!!!

    “…Pela cruz, me chamou…gentilmente, me atraiu e eu..sem palavras, me aproximo.. quebrantado por seu amor…”

    Abraço meu irmão em Cristo!!!!

  9. Adelson Couto disse:

    Olá Zágari! Olha “Eu” aqui novamente, rs.
    Mais um texto excelente, só tenho que dizer parabéns, pois você tem todo um jeito para querer nos “enganar”, o que prefiro chamar de surpreender, onde já se viu, uma pessoa que trás tantas mensagens relacionadas ao amor, ter todo esse ódio aí (suspeitei desde o princípio). Muito boa a postagem.
    Isso me fez refletir novamente sobre uma frase de John Piper “Nós devemos ser cruéis com tudo em nós que faz harmonia com o pecado”.

    Somente a Deus Seja Toda a Glória.

    • Oi, Adelson,
      .
      obrigado pelo carinho, mano, me alegro que o texto te edificou e que você compreendeu o tom.
      .
      A Ele a glória, sempre. Abraço, querido, e um dia de paz pra ti,
      mz

  10. Lelis disse:

    Shalom irmão.
    Conforme fui lendo o corpo do texto fui me identificando e pensando: “Sabia que era podre, mas não que podia ser odiado por isso. Que péssimo saber disso!”
    Por que me identifquei em tudo, esse pecador aí sou eu!
    Ontem mesmo faltei ao culto e me senti um inútil, um perdido, como se tudo tivesse ido por água a baixo… A palavra diz que se faço só o que me é mandado fazer sou um servo inútil, por que não fiz nada além da minha obrigação, e o que eu faço não é nem um décimo de minhas obrigações, nem ao culto constantemente eu consigo ir, quanto mais fazer “algo a mais”…. quem me dera!!!
    Sou ex viciado, ex presidiário, ex morador de rua, ex criatura,,, mas me sinto tão sujo como se nunca tivesse mudado, o pecado está em mim, e se não fosse pela graça de Deus, realmente eu estaria perdido.
    Mas fica assim não irmão, tamo junto! rs
    Faz assim: eu oro por você e vc ora por mim, pode ser? Vamos pedir um coração novo, porque eu ouvi uma vez que Ele não reforma coração nenhum, Ele dá logo um novinho de uma vez que é pra não ter chance da gente colocar tudo a perder mais uma vez.
    Louvo a Deus por sua vida Maurício, estou sempre por aqui, obrigado.
    A Paz do Senhor!

    • Olá, Lelis, tudo bem?
      .
      Bem-vindo ao time dos pecadores, mano. O reconhecimento dessa realidade é o primeiro passo para se deixar mudar por Deus.
      .
      E lembre-se: se você está em Cristo, nova criatura é. A sujeira do passado passou. Não tente se justificar pelos teus méritos pessoais, Deus te justifica pelos méritos de Cristo. É a cruz que nos dá paz e vida eterna, não nossa justiça humana.
      .
      A graça é isso.
      .
      Abraço grande, querido, no amor do Pai,
      mz

  11. Guilherme disse:

    A paz Imão,
    Primeiro queria parabeniza-lo pelo blog, pois varios posts Deus tem te usado para me abencoar.
    Enfim , gostaria de deixar um experiencia que tive em relação ao tema abordado.

    Conheci um irmão na igreja que parece com este que você tem citado. E passei por uma situação parecida, onde via o mesmo orando e se quebrantando na presença de Deus, enquanto chegou a tirar varias pessoas da presença de Deus e fez seu próprio filho ser mandado embora da mesma empresa que trabalhava, enfim, isso as vezes me entristecia, pois o mesmo na época era diácono e hoje não mais, e eu perguntava Deus como alguem podendo ser tão mal pode estar trabalhando para o Senhor ? (lembrando que todos nós somos pecadores). E começei a sentir barreira com o irmão e começou a me fazer mal, até o dia que decidi e fui falar com ele e pedi perdão por ter pensado coisas erradas a respeito disso e estava me fazendo mal. Depois disso me senti tirando um peso das costas, pois dai toda vez quando via ele “quebrantado” na presença de Deus isso não me incomodava mais.

    Enfim, gostaria de deixar esse testemunho como ajuda para o irmão, não sei se esse é seu caso, mais quando tomei essa atitude para mim foi muito duro (me humilhar a pedir perdão sabendo que quem fazia coisas erradas era ele), mais te digo valeu a pena.

    • Olá, Guilherme,
      .
      obrigado pelo carinho, mano, fico feliz por poder abençoar.
      .
      Fico feliz por essa experiência e por ter compartilhado. Muito obrigado.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  12. Ageu Leandro disse:

    Ótimo texto. Me surpreendeu no final. Conheço bem seu amigo e também tenho um idêntico a ele, talvez pior.

    Se não fosse a graça de Jesus, eu mesmo já teria o matado em vários momentos.

    Que Deus nos ajude. Fique firme e boa semana.

    • Oi, Ageu,
      .
      fico feliz que vc foi edificado pelo texto, mano.
      .
      Sem dúvida, sem a graça seriamos os maiores assassinos de nós mesmos.
      .
      Abraço grande, na paz de Deus,
      mz

  13. Elizabeth Romano Martins Bastos disse:

    Que palavra, sem comentários…

  14. Elizabeth Romano Martins Bastos disse:

    Peço licença para publicar na minha páginaa do facebook.

  15. Paty Martins disse:

    Temos que agradecer a Deus, por Ele nos ver através da Sua graça, através do Sangue de Cristo que nos limpa de todos os pecados.
    Obrigada por colocar em palavras aquilo que penso.
    Abraço

  16. Felipe Souza disse:

    A paz meu amado.

    Estava achando estranho você “criticando” um irmão, mas no final você me deixou emocionado brother.

    Ontem o culto foi benção! O pastor citou muito o tema “nova vida” e a cada vez que isso era falado eu lembrava de você, não consegui pegar a palavra porque minhas pernas começaram a tremer e vim aquele calor nunca tinha ficado desse jeito, me desliguei do culto e na minha cabeça começou a passar uma história:

    Primeiro eu comecei a escrever um post(minha historia) no estilo dos seus, coloquei imagens dos raios-x, cicatrizes e coisas do gênero. Mandei pra você o texto( princialmente pra correção ortográfica rs) e também para colocações bíblicas, pois você me colocou nesse caminho e o que você coloca-se no texto eu ia amar.

    Passou como será meu testemunho diante a o povo de Deus, eu não acreditava nisso sinceramente porque tinha multidões que ficaram sabendo do meu livramento e pessoas que depositavam sua cura em mim. E isso me fez lembrar que um pastor que eu não conhecia chegou em mim em um culto e me disse: heeeey, acorda meu filho você está aqui hoje porque Deus quer você sendo usado para a cura.
    Quando esse pastor me disse isso eu dei risada, pensei comigo: só se for a cura de dinheiro. hoje eu entendo o porque passei por tudo e glorifico a Deus.

    Por ultimo, nessa historia que passou por mim ontem no final me disse: Vai procurar saber o que é essa “nova vida” não é mudança na sua vida e sim um templo. Hoje de manha abri meu e-mail e vi seu post e fui procurar saber quem é você na parte apenas1.wordpress.com/quem-sou-eu/ e pra minha surpresa estava escrito “Membro da Igreja Cristã Nova Vida de Copacabana, RJ.” Será coincidência ? acredito que não meu amado. Um dia irei nessa igreja e vai ser benção!!
    A pessoa que sou hoje devo muito a você e creio que vamos trocar muitas ideias ainda, mas isso será pessoalmente e não virtualmente rs

    Quando vai acontecer isso na minha vida? Não sei, mas eu sei que se tudo isso acontecer como foi dito pra mim ontem foi graças a um blogueiro da internet chamado Mauricio Zágari.

    A paz meu amado, fique com Deus!

    Obrigado, Senhor, por não me ver como eu sou, mas como Jesus é. – Mauricio Zágari.

    • Ola, Felipe,
      .
      mano, o que dizer diante disso? Só me resta louvar a Deus e derramar uma lágrima escondida… Que Deus o abençoe e que eu possa ser sempre um edificador na tua vida.
      .
      A paz, mano, Jesus te abençoe muito,
      mz

  17. Neia disse:

    Ola Mauricio,
    O Eu e a nossa maior luta as vezes me pego pensando , como e possivel Deus me amar sou egoista,metida a achar que sabe alguma coisa ou me sentir melhor que os outros enfim isso e muitissimo mas a lista e enorme kkkkkk . ainda bem que existe um Deus que me AMA e cuida de mim .GRAÇA essa é a razão de um ser insuportavel como a Neia ser vista por Cristo como algo tão precioso que vale mas que o mundo inteiro obrigado Senhor por me enxergar assim do contrario eu estaria frita.
    Obrigado pelo post que Cristo continue te usando seus post sao sempre uma benção .
    Tenha uma semana cheia dos cuidados do Senhor pq como diz a palavra : bondade e misericordia me seguirao todos os dias da minha vida.
    Neia :)

    • Olá, Neia,
      .
      me alegro que o post falou ao teu coração. E obrigado também pela oração.
      .
      Você tem razão, nosso maior inimigo é o Eu. E ainda tem gente que acha que é o diabo…
      .
      A paz do Mestre seja contigo,
      mz

  18. Dayana disse:

    “Verifico pois esta lei: quando eu quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. Eu me comprazo na lei de Deus segundo o homem interior; mas percebo outra lei em meus membros, que peleja contra a lei da minha razão e que me acorrenta à lei do pecado que existe em meus membros. Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte?”
    Certa feita ouvi uma pregação baseada nesse dito de Paulo que enfatizava sobre a condenação aplicada no império romano à pessoas que praticavam homicídios, eles sofriam a condenação de carregar o corpo da pessoa o qual matou amarrado ao seu corpo, sofrendo juntamente com o mesmo todos os efeitos da decomposição. Acredita-se que foi por isso que Paulo usou essa expressão aos romanos: “Quem me libertará deste corpo de morte?”. Só nos resta juntamente com a criação gemer pela a manifestação dos filhos de Deus, para que o corruptível se revista de incorruptibilidade, e assim como Ele é, um dia seremos. O que posso mais te dizer querido irmão, além de “aguenta firme”, eu e você e todos que se propõem a servir ao Senhor temos que carregar esses corpo atrelado ao nosso até que chegue o dia da redenção, e olha que tem dias que pesa, cheira mal, mas graças a Deus que nos conduz a vitória, e se com Ele sofremos, com Ele reinaremos e venceremos. Também não posso deixar de expressar que seu comentário nesse texto me trouxe o conforto de saber que não estou sozinha nessa, e com certeza como eu e você tem muitos que sentem o peso de carregar um corpo morto, inclinado a fazer tudo que desagrada a Deus, que nos confortemos uns aos outros não só com nossas vitórias, mas também com nossas lutas. Graça e paz!!!

    • Olá, Dayana,
      .
      obrigado por suas palavras. Eu iria, talvez, um pouco além. Creio que há 7 bilhões de pessoas no planeta com esse corpo morto atado às costas. Só houve um que não o carregou. E é graças a Ele que temos forças apesar do peso. Isso é graça.
      .
      Beijo fraterno e obrigado pelos comentários sempre centrados e edificantes. No amor de Deus,
      mz

  19. solange disse:

    Bom dia Querido Irmão em Cristo !
    Tive uma ingrata experiencia neste sentido e me sentia muito culpada,pois não conseguia perdoar uma amiga,sim uma amiga,que vivia aprontando comigo e dizia e fazia coisas que muito me magoavam,sempre em sua falsa santidade.Comecei a me sentir culpada por ter um sentimento ruim e não querer ficar perto dela para não dar mais oportunidade de ocorrer tudo de novo.
    Pois bem consultei nosso Bispo Primaz, e perguntei : Libero perdão ,porem a dita cuja volta a me magoar,querer distancia me faz pecadora ?. De pronto ele me disse, ah tá, então o cachorro te morde e você é obrigada a continuar perto dele para que te morda de novo.Ainda tem aquela palavra de 2Tessalonicense 3.13 ao 16 E Vós ,irmãos,não vos canseis de fazer o bem.Mas se alguem não obedecer á nossa palavra por esta carta,notai o tal e não vos mistureis com ele,para que se envergonhe.Todavia não o tenhais como inimigo,mais admostai-o como irmão.Ora o mesmo Senhor da Paz,võs dê sempre a paz de toda maneira.
    Ainda tem essa:…. (Provérbios 22:11 RA). “Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia.” (Provérbios 30:12 RA) …
    Este provérbio se encaixa bem neste tipo de pessoa.,
    Conselho se fosse bom ….mais vou te dizer, ignorei ,não quiz mais dar oportunidade de ser agredida na minha fé. É Dificil mais eu comecei a orar todos os dias pedindo a DEUS misericórdia para mim e para ela e que me desse bons olhos. Te confesso vejo esta pessoa,como se fosse mais uma alma na igreja,porque por maiores que sejam seus pecados,se ela está ali é porque JESUS está permitindo e temos que crer que em algum momento o ESPIRITO SANTO pode transformar mente e coração dela.Com um detalhe,quando tenta chegar perto,mantenho distância,e olha que sempre tenta.
    Amigo afaste-se ,ignore, e ore somente.
    Espero que tenha ajudado,eis o espinho…..
    A Paz de Cristo.

    • Olá, Solange,
      .
      obrigado por todo o seu carinho. Mas, se você reler o texto, vai notar que E. não é outra pessoa que não eu mesmo. E, ao notar o quanto eu sou mau, olho para os outros com olhar da graça. Com todo respeito ao conselho que lhe foi dado, penso que temos que estar próximos de quem nos faz mal, para perdoar e demonstrar a graça. Amar os amáveis é fácil e qualquer ateu faz isso. Mas almoçar com Judas é só para quem tem Cristo como centro de sua vida.
      .
      Abraço, minha irmã, Jesus te abençoe muito,
      mz

  20. sidnéia g. de oliveira disse:

    Gaça e paz querido irmão Mauricio, como é terrivel lutar com esse horrivel “eu” diariamente e corrigi-lo !! Mas mesmo assim eu não acredito que voce, uma pessoa que ajuda a tantos irmãos com problemas e duvidas seja assim tão feio, me desculpe mas eu nao acredito nisso,voce é vaso preciozo!!!

    • Olá, Sidnéia,
      .
      ô, minha irmã, feio é pouco. O que me dá beleza é a sombra da cruz, projetada pelo Sol da graça do Senhor. Fora isso, pouco resta.
      .
      Deus te abençoe muito. Na paz do alto,
      mz

  21. solange disse:

    Oi Mauricio !
    Amado eu entendi, quando eu crescer ,vou conseguir chegar a este nivel de ficar ao lado dos que me fazem mal,crescer em fé, hj confesso que ainda me abalo com alguns mal irmãos e comigo mesma. Mais ainda vou crescer ,pelo menos estou tentando ……um dia chego lá .
    Ah como Deus te usa pra me exortar……mais eu o louvo e agradeço por isso.
    Abraços.E continuo dizendo que entrar aqui me tem edificado muito. Amém.

    • Oi, Solange,
      .
      imagina, querida irmã, a caminhada de fé é assim mesmo: uns ajudando os outros e nos exortando em amor para sermos um pouquinho menos horríveis.
      .
      Louvo a Deus por tua vida!
      .
      No amor do Senhor,
      mz

  22. Carol Boratino disse:

    Nossa, eu já pensando em altos conselhos como “Calma cara, você é tão pecador quanto ele” rs Louvado seja o nome do Senhor pela graça, pois sem ela o que seria de nós?

    • Olá, Carol,
      .
      tenho certeza de que seus conselhos seriam muito úteis, muito obrigado pela sua disposição em ajudar. Fico feliz que, ao final, compreendeu o sentido do texto.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz

  23. Bianca disse:

    Nem sei o que falar, mas preciso dizer que vc se supera a cada dia na criatividade e sabedoria …ri muito no final kkkk,mas o engraçado é que a medida que lia o texto eu pensava o Maurício falando mal de alguém não isso tem algo de errado kkkk quando cheguei no final entendi .kkkkkkkkkkkk

    A Paz!!!

  24. Kátia Machay disse:

    Úi Mauricio vc nos mata de susto!…rs Impressionante como vc colocou o seu texto. Impressionante como seus textos SEMPRE falam de perto a mim. A principio confesso q pensei em uma pessoa em especial. Esse E. é terrivel! Sempre quer passar nossa frente. Viver com ele nao é facil. Quando lembro, quando lembro… como uma parte do fruto do Espirito para me sustentar naquele momento, porque o que mais o mundo almeja é o inverso do ensinamento que o Senhor nos deixou. Misericordia sempre Senhor, que isso nunca nos falte!

    • Olá, Kátia,
      .
      o que me consola é que os mais insuportáveis somos nós mesmos. Isso nos permite ser mais amorosos com os demais insuportáveis. É aí que entra a graça. Sempre.
      .
      Deus te abençoe, mana,
      mz

  25. Joel Garcia disse:

    Olá irmão!

    Deus continue te usando.

    Parabéns pelo texto.

    Antes que me esqueça, também conheço meu “E”!

    Há se não fosse a graça “D” (d’Ele) o salvador por nós!

  26. Fabiana disse:

    Olá, Maurício
    com todos os defeitos o Senhor tem te abençoado com um coração que reconhece sua natureza pecaminosa e se envergonha, clamando a Ele por misericórdia.Já acordou algum dia não querendo ser você?Eu já.Então eu corro para Deus confessando todas as falhas, dificuldades e mesquinharias humanas pedindo a Ele perdão e purificação, e busco por santificação de vida.A vida do cristão é assim, e surte efeito sim.Eu vejo mudanças de Deus em mim.

    fica com Jesus Maurício

    a Paz que excede todo entendimento.

    Fabiana

    • Olá, Fabiana,
      .
      creio que essa reflexão é diaria, minha irmã. Se não buscarmos o constante aperfeiçoamento e uma autocrítica honesta, estaremos sendo maus cristãos.
      .
      A paz de Cristo, mana,
      mz

  27. Alice disse:

    A Paz Mauricio!

    Conheço muito bem alguém assim, e o convívio com essa pessoa se torna cada dia mais insuportável, só pela graça que ela poderia ser salva mesmo, peço encarecidamente que a coloque em suas orações, já não sei mais o que faço em relação a ela, preciso de ajuda.

    Mais uma vez parabéns pelo post ! muito bom, como tds os outros.
    Que o Senhor continue a te capacita, e te de graça com esse seu “colega“.

    Deus abençoe.

  28. Tamires Souza disse:

    Devo concordar contigo Maurício. E. é uma pessoa muito difícil de se lidar. Convivo com E. há algum longo tempo também. E é triste, insuportável. Só a graça do Senhor mesmo para suportar esse miserável pecador. Que Deus nos ajude a cada dia, a saber lidar com ele, e ajuda-lo a ser uma pessoa melhor e agradável. Deus te abençoe ricamente.

  29. Alessandra disse:

    Olá, Mauricio! Tudo bem?

    Excelente texto, como sempre nos surpreendendo.
    Louvo a Deus pela sua vida!

    Abraços e fique na paz de Cristo.

  30. Edilson Lima disse:

    Esse E. sou eu, Edilson. Belo texto.

  31. samuel crespo disse:

    sem palavras apenas as lágrimas saem de meus olhos. Deus continue te abençoando irmão.

  32. Jose Junior disse:

    A paz de Deus nobre irmão Zágari.

    Depois de algumas dezenas de posts, fica impossível não conhecer o seu modus operandi de escrever. Errei no descoberta do E. Para mim era o “Ego” (que na verdade quase acaba sendo o mesmo, né). Mas logo matei a charada assim que comecei a ler (ainda que não tire a sua originalidade, mesmo assim).

    Maravilha de texto. Ótimo para nos auxiliar em nosso vivência conosco (mais uma vez), pois focou luz em nosso interior, mostrando-nos algumas “imagens” que muitas vezes não gostamos de ver, mas que são necessárias para nossa conscientização.

    Lembremos que já fomos “escravos no Egito”, e assim cuidemos para não sermos injustos com o nosso próximo, achando sermos alguma coisa (quando não somos – seu último post).

    Uma coisa que admiro muito em teus escritos é o cordão umbilical que todos eles tem entre si – partindo de você, claro. Todos eles coadunam e mantem o mesmo DNA.

    Isso dá legitimidade e autoridade aos textos, pois demonstra um homem sedimentado em Jesus e sempre inspirado pela mesma “fonte”: a inerrante Palavra de Deus.

    E mesmo que você admita que já errou e mudou de opinião, ainda assim continua tendo a demonstração de um caráter firme, ético e temente aos princípios divinos.

    Amado, meu abraço fraternal e servil.
    Em Cristo Jesus,
    José.

    • Jose Junior disse:

      Lembrei, esqueci e relembrei.

      Quando citei o DNA, foi porque lembrei-me de um outro post seu, o “Miserável Homem que Sou” (daí o cordão). Você trouxe a tona o E. para nós, leitores do APENAS, e mais alguns outros posts, o que nos ajuda cada vez mais a lutarmos, e vencermos, pois vemos que até mesmo os grandes escritores e inspirados de Deus também tem os seus momentos “Elias na caverna”, de ver o quão “nada” somos.

      Abração nobre irmão.
      Em Cristo,
      José.

    • Olá, José,
      .
      estou bem previsível, nao é? Rs
      .
      Obrigado pelo carinho, mano, mas tou bem abaixo disso tudo. Vc que é gentil.
      .
      Abraço pra ti, no amor de Deus,
      mz

  33. Andréa Florêncio disse:

    A paz! Lembrei de uma ilustração em que um pastor avisou aos membros que chegavam para a escola dominical de que não haveriam aulas, pois uma pessoa terrível havia morrido porém o velório seria ali no pátio da igreja. Tomadas pela curiosidade as pessoas foram uma fila para ver o defunto e, após olharem o visor do caixão, saíam correndo e gritando, umas reclamavam mas a grande maioria quebrantou-se muito. O que havia no visor era um espelho! Sabe que por alguns instantes pensei que você falava do Eliseu, meu esposo…mas depois vi que era “pegadinha” rsrsrs, muito inteligente por sinal! O Deus de toda paz continue te abençoando!!!

  34. Invejo tua eloquência! (Ih, cometi um pecado…). Mas graças a Deus pela Sua misericórdia, senão não sei o que seria de mim! Deus te abençoe! :-)

  35. Joel Garcia disse:

    Salve, salve!

    Li esse texto pela… Perdi a conta.

    Sinceramente!? Incomoda.

    Corri pra Bíblia e comecei a ler Salmo 32; 51; Isaías 53 e outros textos.

    Mas é tão bom.

    Obrigado pelos artigos.

    Com todo respeito, é o meu preferido. rsrsrsrsrsr.

    A Ele toda glória, por tão grande amor por nós.

  36. é Maurício…. tão verdadeiro esse texto…. é a pura verdade sobre nossa natureza humana corrompida pelo pecado……… e também tão verdadeiro o amor de Deus por nós, alcançados por Sua Maravilhosa Graça……. Abraço, irmão..

    • Oi, Fernando,
      .
      de fato, querido, quando alcançamos a realidade sobre nós mesmos parece que a graça e o amor de Deus ganham novas cores e um sentido que nunca antes enxergamos.
      .
      Abraço, mano, no amor de Jesus,
      mz

  37. Boa noite Maurício. Senti sua falta no twitter. Sobre o texto, comecei a achar estranho você se exaltando e descendo o chicote no E. Fiquei angustiado para chegar ao fim do texto. Sensacional.
    Criei um blog com dois amigos/irmãos. Se puder dar uma olhada, eu ficaria sobremaneira lisonjeado.
    Inclusive na seção “Nossas Inspirações”, fiz referência a você.
    Um abraço. Paz!
    Christiano Marques.

    http://inconvenienciacrista.wordpress.com/

    • Olá, Christiano, tudo bem?
      .
      Fico feliz que essa reflexão falou a ti, mano. Parabéns pelo blog, quanto mais mentes pensantes na blogosfera, que consigam ver o mundo com piedade e honestidade, melhor podemos desempenhar nosso papel de formiguinhas.
      .
      Muito gentil ter-me citado entre as referências, queridão, é muito mais do que mereço.
      .
      Um abraço grande, na paz de Deus,
      mz

  38. Marcelo de Andrade disse:

    hahahaha…

    Mal li o primeiro parágrafo, já tinha percebido que nesse mato havia coelho.

    Mano, esse E. aí não é (só) o Zágari: é, com certeza, o Marcelo de Andrade Gomes. E também os Joões da Silva, os Pedros de Araújo, as Marias da Penha, etc.

    E o que seria de nós, santarrões, se não fosse o amor e a infinita graça desse Deus maravilhoso?

    E que Ele sempre tenha misericórdia e que nunca desista de nós!

    Deus abençoe cada vez mais a ti e a tua família, queridão!

    Graça e paz!

    Marcelo de Andrade.

    • Marcelo, olá,
      .
      amém e amém, mano. A boa notícia é que não, Ele nunca desiste de nós: dos que vão a ele de modo algum os lançará fora. É garantido.
      .
      Obrigado pelo carinho, que o Senhor te conceda em dobro.
      .
      Abraço, paz seja contigo,
      mz

  39. Eliana disse:

    Acho que o “E” é de Eliana mesmo… Nem preciso usar a palavra “eu” para me encaixar…
    Muito bom, Maurício… E, quando vi o final, não pude deixar de dar um sorriso e pensar: esse texto é a cara dele!
    Deus abençoe!

  40. Danila disse:

    Olá Maurício,
    eu tbém tenho esse E no meu calcanhar…Tbém fico realmente intrigada com o amor de Jesus por E…Quisera eu olhar os outros Es da vida como Jesus enxerga esse E.Preciso mto de um outro E,oEspírito Santo.
    A paz querido irmão,sempre no amor constrangedor de Cristo.
    Danila.

  41. vanessanunesoliveira disse:

    Deus seja louvado por te usar desta maneira. Obrigada pelo texto… todos somos o amigo E. Que Deus tenha misericordia de nós! Abraços,

  42. Iara Souza disse:

    Cara, você é hilário! kkk Surpreendeu-me o final do texto. Imaginei que realmente estava desabafando sobre alguém. Por que não? E lembrei-me do que sentia com relação a uma pessoa da minha igreja. Descrições muito semelhantes com as que você fez. Certa vez tive a oportunidade de dizer-lhe “Meu espírito não bate com o teu! Maaaaasss, estou orando para que Deus mude o que eu sinto com relação a você!” Eu a achava falsa em tudo! Até na hora de glorificar a Deus num culto. E aquilo me incomodava muito. Mas teve um dia que foi decisivo para eu começar a orar por isso. Foi numa surpresa que o pessoal da igreja fez no dia do meu niver (sempre que se aproxima do meu niver, peço a Deus que se forem fazer alguma coisa pra mim que ele escolha as pessoas que de fato gostem de mim para estarem presentes). E, numa certa manhã de domingo, quando fui saindo do meu quarto, lá estavam os irmãozinhos com um super café da manhã pra mim. E a segunda pessoa a me abraçar foi a bendita criatura! Fiquei atordoada, pois lembrei a oração que fiz a Deus pedindo que só estivessem os que realmente gostassem de mim… Fiquei tão perplexa que o povo notou que eu tava meio “coisada”. Deste dia em diante passei a orar pra que Deus modificasse o que sentia por ela. Todas as noites orava pela criatura. Até que um dia, depois da oração, peguei a Bíblia e fui lendo. Até que li em Números 23.8 “Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa?” Parei. Pensei. Lembrei a oração. E disse “É!” Isso já foi um passo. Passaram-se longos dias. Fui a uma reunião de oração. Cheguei, dobrei os joelhos, fiquei orando. Percebi que chegou alguém e dobrou os joelhos umas cadeiras depois da minha. E, enquanto orava senti um desejo enorme de orar por quem estava ao meu lado. Identifiquei-me com aquela pessoa em oração. Chorei. Clamei. Quando levantei, vi que era a criatura! :s Senhor!!! Exclamei dentro de mim. Foi-me dada a oportunidade pra cantar. Aí, aproveitei pra falar sobre tudo o que sentira e que tinha acontecido ali naquele momento. E chamei-lhe para pedir perdão. Uma coisa eu sei: não a vejo mais como antes, não sinto o que sentia antes, embora saiba que sua conduta não mudou muito. E sei também que a graça e o amor de Deus nos envolvem de igual maneira. Quando chego ao final do text e vejo que você tava falando de si mesmo, sorri. Sorri e pensei que eu também tenho lá meus muitos e incontáveis defeitos, pecados. Insuportável, com toda certeza! Mas que bom que o Senhor nos ama de igual maneira: a mim, a você e a criatura. Ele nos ama, apesar de nós…

    Valeu, querido!
    Você é sempre muito feliz em seus textos.
    Que Deus continue te abençoando!
    Grande abraço!
    =)

  43. elizete mateus disse:

    oi apaz do senhor, que lindo!!! no inicio comecei achar estranho . por fim endendi… tambem me sinto assim to culpada por no consegui ser melhor…e muito triste queria fazer mais para o senhor e tirar vidas das trevas e trazer para a luz que e o senhor jesus

    Date: Mon, 8 Apr 2013 10:30:27 +0000 To: elizete312009@hotmail.com

  44. Soraia disse:

    Poxa se você me conhecesse eu ia pensar que estava falando de mim rs… Entendo a irmã Elizete Mateus sinto a mesma coisa quanto ao ser melhor. Porem esse texto foi um chá de animo e tanto, alias a coisa mais impossível Deus já fez, nos amar a ponto de enviar o teu filho para pagar a nossa divida quando deveria nos condenar. Algo inexplicável. Com certeza eu também agradeço por Deus ver Cristo no lugar da pessoa que sou com as mesmas características ou até piores que as descritas no post. Belo texto. A paz irmão Mauricio.

  45. Ilza disse:

    Muito bom. O texto reflete o que acontece em nós, como crentes em Jesus e me faz olhar para dentro de mim e perceber quão miserável sou, tendo a cada dia que me arrepender, me quebrantar, pedir perdão e prosseguir para o alvo. Nossa… isso é um aprendizado até o fim da vida. Tenho aprendido a cada dia. Amém, Jesus Cristo, amém.

  46. Paulo Afonso Denipoti de Andrade disse:

    Oi Zágari!
    Não sei se você examina postagens tardias, mas aí vai :
    Aqui é o Denipoti.
    Acredito que podemos aprender uns dos outros. Paulo diz: ” Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber “.
    Como a maioria de nós, nasci e cresci num lar que mantinha a ” vã tradição que nossos pais nos legaram ” 1 Pe I- 18. Somos um país com um número grande de analfabetos bíblicos, portanto.
    Sendo o Senhor, maravilhoso como é, fomos alcançados pela sua Graça e rodeados por seu amor.
    Foi bom o Senhor ter te mostrado ” o miserável homem que sou ” ! É o começo.
    Mas Ele quer que nós cresçamos como varões que somos, e para isso, vai sondar nosso coração.
    A pergunta : quem sou eu? vai ser respondida pelo Senhor durante toda a nossa existência….
    Gostaria de continuar compartilhando o que Ele tem me mostrado por causa da Sua misericórdia.
    Em Cristo
    Paulo Afonso Denipoti de Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s