Flor1Todos nós vivemos a vida com um certo grau de rotina. Acordamos, fazemos nossas orações, tomamos café, escovamos os dentes, vamos estudar ou trabalhar, voltamos para casa, jantamos, lemos um bom livro, voltamos a dormir. Normal, sem novidades. Mas também todos temos ocasiões em que essa rotina é quebrada por momentos fundamentais, fatos marcantes de nossa trajetória que ficam infinitamente cravados na lembrança ou que mudam para sempre nosso destino. Se eu te perguntasse quais os momentos mais decisivos da sua vida, você me faria uma lista de uns dez a quinze eventos: primeiro beijo, nascimento dos filhos, dia do casamento, noite de núpcias, data em que aceitou Jesus, batismo em águas, primeira viagem ao exterior, o dia em que recebeu o diagnóstico de uma doença mortal. Coisas assim. Sempre acontecimentos como esses compõem a lista dos eventos mais memoráveis de sua vida. Fiz essa experiência com algumas pessoas e, sempre, a lista tem mais ou menos essa quantidade de fatos. Dez, quinze. Em casos raros, vinte. Mas… em tantas décadas de vida, só isso? Como pode alguém ter apenas vinte eventos marcantes ao longo de trinta, quarenta, setenta anos de vida? Pensei um pouco sobre isso e acredito que nossas listas são tão limitadas porque não prestamos atenção à grandiosidade dos pequenos momentos.

Muitas vezes, há instantes que nos passam despercebidos, mas que são extremamente significativos. Aquele por do sol de beleza indescritível. O minuto em que você chegou ao ponto final de um livro esplêndido. Aquele café sentado Arpoadorna Colombo do Forte de Copacabana, bem de manhãzinha. O despertar espreguiçado naquele sábado de sol, céu lindo e pássaros cantando na janela. O entardecer de verão, quando as cigarras começam sua sinfonia. O momento em que fica com a cabeça no colo da pessoa amada, em silêncio, só desfrutando da presença. O instante em que leva à boca sua comida preferida, à beira da praia, num jantar de férias. A emoção de ouvir um violino tocar sua música preferida no Theatro Municipal. As lágrimas ao rever pela milésima vez seu filme favorito do Chaplin. O cheiro da sua livraria preferida. Momentos marcantes, essenciais para nossa vitalidade, mas que, por ter aparência de rotina e aspecto de normalidade, não entram na nossa lista dos mais marcantes.

Gostaria de convidar você a repensar os momentos mais marcantes da sua vida. Esqueça os clichês. Comece a analisar a majestade que há na aparente insignificância. E você verá que a tua existência é composta pela soma de uma sucessão de instantes magníficos.

Se você parar para pensar, verá que foi de pequenos eventos que grandes acontecimentos surgiram na história da humanidade. De instantes como outros quaisquer brotaram fatos que mudaram os rumos da civilização. E na sua vida? Você consegue identificar como momentos de aparente pequena importância definem os rumos da sua trajetória? Se consegue, valorize-os.

Às vezes faço um exercício de imaginação. Penso que sou um morador de Jerusalém, dois mil anos atrás, saindo de casa num dia normal e passando ao lado de um local onde criminosos rotineiramente eram executados. Eu poderia estar com pressa, atrasado para um compromisso qualquer, e mal daria atenção para mais aqueles dentre tantos criminosos mortos pelo Império Romano. Seria uma cena comum em um dia comum, entre tantos dias comuns. Nem olharia direito para a crucificação, preocupado com o grande evento da Páscoa, que ocorreria dia seguinte. Aquilo sim seria algo importante. Aquela crucificação era irrelevante. Agora, para você, que conhece a história toda, eu pergunto: era mesmo?

É num dia como outro qualquer que você conhecerá o único amor da sua vida. É numa noite comum que você comporá aquela música que entrará na história das artes. É do nada, quando você menos espera, que seu filho dirá a primeira palavra. É numa manhã chata que você descobre que passou para a faculdade que queria. É num período entediante que toca o telefone e é aquela pessoa querida que você não vê há anos. Todos momentos rotineiros. Todos momentos especiais. É numa noite chuvosa e incômoda que você verá o filme mais emocionante de sua vida. É num passeio qualquer que você verá a flor mais bela que já viu. Parece pouca coisa, papo de poeta meloso? Não para quem sabe apreciar a beleza que Deus semeou em cada pequeno dente de leão que flutua ao sabor do vento.

Arpoador1A Bíblia usa três imagens para definir nossa vida. Diz que ela é como uma neblina (Tg 4.14), como um sopro e como uma sombra que passa (Sl 144.4). Meu irmão, minha irmã, nossa vida terrena se esvai numa rapidez inexplicável. Quando você se dá conta, já é um idoso. Assim, num estalar de dedos. Os dias voam. Preste atenção nos minutos aparentemente insignificantes de sua vida. E viva-os ao máximo. Não desperdice um segundo sequer, pois você corre o risco de chegar ao fim da caminhada lamentando tudo o que poderia ter vivido e não viveu, porque ficou esperando eventos grandiosos e acontecimentos espetaculares enquanto podia ter saído da inércia para viver de forma destemida cada segundo da jornada. Se você tiver a coragem de não desperdiçar seus dias sobrevivendo um após o outro, como quem vira páginas de um livro desimportante, aí sim sua vida terá valido a pena.

Viva em plenitude cada momento, mesmo aqueles que parecem sem função. Se fizer isso, sua jornada nesta terra será marcada pela permanente grandiosidade das pequenas coisas.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Saulo Xavier disse:

    Sensacional!

    Date: Thu, 17 Oct 2013 10:03:39 +0000 To: sauloxavier_@hotmail.com

  2. Mano… bom dia!!
    Sem palavras pra esse texto … excelente viu …
    Sabe mano, me lembrei de um tempo em que eu sofria com crises de fobia social. Tinha medo de estar em qualquer lugar onde havia pessoas … ônibus era uma tortura .. bancos… shoppings … enfim, tinha medo; pânico de tudo.
    Depois de 5 anos de tratamento (eu na época com 25 anos) tive uma melhora e resolvi por isso à prova: parei em uma lanchonete e fiz algo que pra mim naquele momento foi inesquecível: pedi um café!
    Saboreei o café sentado num banquinho em uma lanchonete qualquer … sai dali como quem tinha ganho um campeonato…
    Compartilhei, pois seu texto me trouxe essa boa lembrança … tive outras e por conta da fobia e depressão que sempre me acompanham, isso me ajuda a crer e amar o detalhe nos detalhes.
    Tô mais feliz essa manhã … e esse momento entra no rol das pequenas porções de alegria que o Senhor me dá! Louvado seja Deus!!
    Um abraço!!!

    • Bom dia, Alexandre, tudo bem?
      .
      fico feliz que o texto te agradou, querido, te trouxe boas lembranças e falou ao teu coração. Segue firme!
      .
      Abraço, na paz do alto,
      mz

  3. melinamartins disse:

    Que leitura boa p/ começar o dia! Belo texto, Mauricio. Obrigada!

  4. Rosana disse:

    Profundo e simples!

    Mas que nos chama atenção pelo fato de se notar detalhes!

    Amo coisas simples, detalhes do dia a dia que o torna tão diferente!

    Cada dia com sua surpresa, fico admirada como Deus é inexplicavelmente criativo e detalhista.

    Muito obrigada irmão.

  5. Pri disse:

    Obrigada pela linda mensagem! Li enquanto devorava rapidamente meu almoço. Me fez parar para apreciar o momento e até comer mais devagar. 🙂

  6. melinamartins disse:

    Sobre esse tema, indico a leitura desse texto – http://tudoparaum.wordpress.com/2013/09/29/fascinio/
    fala bem disso, do fascínio das pequenas grandiosas coisas.

  7. Excelente Maurício!

    Deus continue te inspirando!

  8. Que legal, meu irmão!! Belíssima reflexão!!

    “Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.” Salmos 139:16.
    Tenho 51 anos e não quero desperdiçar meu tempo com coisas que não glorificam o Pai. Somente Ele, sabe quando vai nos chamar para si, e assim, devemos nos preparar para nos encontrarmos com Ele. Aleluia!!!

    Fico imensamente agradecida por você nos edificar com suas palavras. Deus te abençoe!!!

  9. Oi de novo,

    Mauricio sei que você é uma pessoa bastante ocupada, mas estou precisando de um favor.
    Você pode me indicar um curso sobre evangelização pessoal?

    Deus te abençoe!!!

  10. Jose Jr disse:

    A paz de Deus nobre irmão.

    Pra mim que vivo em correrias, pensando quando será o novo “Big Bang”, esse texto ajudou a corroborar meus pensamentos justamente sobre “aproveitar o tempo que nos resta”.

    Semana passava tive uma grande perda: um tio que eu amava muito, faleceu.

    Na semana anterior eu o havia encontrado e conversamos por um longo tempo.
    Naquela mesma tarde ele internou para uma cirurgia e não voltou mais pra casa.

    Para mim foi impactante.

    Como você frisou biblicamente, nossa vida não passa de um sopro, uma névoa.

    Vendo aquela multidão no velório, pensei: “podíamos ter aproveitado mais enquanto ele estava vivo, ter feito vindo visita-lo para fazer um churrasco, tomar um sorvete na sorveteria dele, relembrar o tempo de criança que ele me pegou no colo… Enfim.

    Aproveitar pequenas coisas passou a ter mais sentido pra mim, de uma semana pra cá.
    Fez me lembrar de que não nasci pra semente, e que, ao sair de manhã para trabalhar, posso não mais voltar para casa para o jantar… vivo.

    Obrigado. Seu texto ajudou a fortalecer meu sentimentos em relação a perda, e ao mesmo tempo, a pensar mais no hoje e em suas oportunidades.

    Deus o abençoe por mais um texto edificante.

    Abraço fraterno,
    José.

    • Oi, José,
      .
      meus sentimentos pela perda de seu tio, peço a Deus que essa perda se transforme logo em uma saudável e gostosa lembrança.
      .
      Abraço, na paz e no consolo de Cristo,
      mz

  11. João Vitor Alves Cardoso disse:

    E ai Mauricio,excelente texto come sempre.Você falando sobre a brevidade da vida me lembra John Piper.E que todas as coisas,das pequenas até as grandes foram criadas com uma extrema perfeição.
    Fica na Paz.

  12. Bruno Vilela disse:

    Pequenos gestos podem gerar grandes frutos. Por esses dias estava lendo algo sobre brincadeiras (de criança mesmo), e descobri que é através dessa atividade que aos nossos olhos parece tão futil e boba anos mais tarde que a criança descobre valores, aprende códigos de convivência, compartilhar com os outros, a ceder, a resolver conflitos e revindicar justiça, e até mesmo os adultos encontram nela a oportunidade de interagir com os filhos (ou quem quer que seja a criança).

    Belo texto hein, acordou bem poético no dia que o escreveu kk

  13. Daisy disse:

    Que engraçado,tentei por duas vezes escrever sobre este texto e tentar expressar tudo que tenho passado em minha vida,mas não conseguia finalizar e nem me expressar,parece que estava faltando algo.Nos últimos tempos tenho “sobrevivido” dia após dia,a sensação que tenho é que estou longe do plano de Deus para minha vida…Mas, sem conseguir concluir ,fui para outro post,”COMO EU SEI OS PLANOS DE DEUS PARA MINHA VIDA”,e lendo este post,encontrei uma resposta que precisava, … “Depois basta ficar ali, perto dele, até que chegue ao seu destino. Do mesmo modo, se você quer cumprir o plano de Deus para sua vida, tudo o que tem a fazer é ficar perto de quem sabe como te conduzir até seu destino. Fique sempre perto de Jesus e todos os planos dEle se cumprirão na sua vida. Você não precisa saber. Basta estar junto a Deus e esperar, pois, um dia após o outro, todas as coisas cooperarão para que a vontade dEle se cumpra em você.”

    Como sempre te digo,Mauricio,Glória a DEUS,por este blog, creio que é um canal Dele,para nos edificarmos…

    Deus te abençoe sempre e sempre…

    #Só para concluir,encontrei o post COMO SEI OS PLANOS DE DEUS PARA MINHA VIDA “por acaso”,não estava procurando por esta palavra…

    Deus é fiel!!!

    • Oi, Daisy,
      .
      Oro a Deus pela sua vida, que todas as tuas questões sejam solucionadas e que haja paz no seu coração. Louvo a Deus por ele trazer respostas à tua alma.
      .
      Te abraço, no amor de Cristo,
      mz

  14. JST disse:

    Olá bendito.

    Saudações temperadas em Cristo.

    Mais uma pérola para os nossos corações.
    Então… alegremo-nos Nele, pois este dia é o melhor que Ele nos oferece.

    Abraços temperados.

  15. Marcelo Ramiro disse:

    Texto brilhante. Obrigado por nos presentear assim Maurício. Abraços…

  16. Ree disse:

    Belíssimo texto, mano 😉

    Ontem uma amiga-avó viu um arco íris duplo no céu e escreveu, cheia de amor no coração, que todo aquele colorido no céu representava a chegada, de visita, do seu netinho. Creio que esse será um momento inesquecível para ela…

    Pois é por aí, como vc belamente observa: pequenas coisas passam a ser inesquecíveis e preciosas se temos olhos de ver. Mesmo as mais duras, mais doloridas. Por tantas já passamos!
    Hoje sei que todos esses pesos de dores estão no passado por obra daquele que nos Amou primeiro e levou consigo nossas dores, o Senhor Jesus. Tornaram-se pontos do bordado da vida que Ele preparou para cada um de nós, pela Graça.

    A alegria do momento da conversão, da descoberta desse Amor eterno sobrepuja, antes, garante, cada momento inesquecível da nossa caminhada.

    Lindo!
    A Paz, querido Zágari

    • Oi, Re,
      .
      quão bem-aventurados são os olhos que enxergam a vida além da superfície! Me alegro por aqueles que extraem do que quase ninguém extrai o pólen da vida.
      .
      Obrigado por compartilhar! E… arco-íris duplo? Que inveja, queria eu ter visto…
      .
      Beijo carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  17. Ayres Filho disse:

    Ola Amado Zágari,

    Não é a primeira vez que faço uma referência nas entre linhas do que você escreve, com o que a escritora e colunista Martha Medeiros escreve, no sentido de como eu filtro a interlocução de ambos em meu coração.Esse seu texto “A Grandiosidade das Pequenas Coisas”, está incutido no livro da Martha Medeiros intitulado: “Feliz Por Nada” (recomendo a leitura). Guardadas as devidas proporções do caráter evangelizador de seus escritos, a Martha, que nem sei se é cristã, mantém um discurso cristão e edificante tão consistente quanto o seu. AMBOS ILUMINADOS!

    • Olá, Ayres,
      .
      não conheço o livro de Martha, mas fico feliz que Deut manifeste sua graça por meio de canais diferentes. Obrigado pelas palavras, querido.
      .
      Deus o abençoe muito,
      mz

  18. Olá irmão.
    Em minha jornada pela internet ja encontrei alguns blog edificantes, e que falavam de coisas grandiosas. Incrivelmente é seu blog que fala de coisas simples que consegue ir fundo na alma. Grato a Deus por isso!
    Na paz!

  19. isac disse:

    Assim Seja! Gostaria de agradecer a Deus por mais esse Linda Mensagen para nós! E a você maurício por ser um canal de benção para nós!
    É exatamente assim que eu sou! inda ontem relatei para minha namorada o quanto a lua estava linda… e fiquei a preciando por alguns minutos.. mas uma coisa confesso que de fato é das coisas mais simples que vem algo grande para nossa alma. A partir de agora saberei da mais valor as pequenas coisas que Deus nos propociona. Obrigado Maurício!

  20. Cássia disse:

    Excelente! Vou começar a olhar as pequenas coisas com outros olhos. Deus te abençoe.

  21. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!
    Maravilhosa reflexão, e é mesmo por aí.
    Obrigado por mais essa mensagem inspiradora.

    God bless you!

    MJ

Deixe um comentário