sonho-1Quando dizemos que temos um sonho, isso significa que temos um desejo no coração que esperamos que se realize, apesar de não haver nenhuma certeza de que ele ocorrerá. É como quando eu digo “Meu sonho é viajar para a Lua”. Quando expresso isso, significa que viajar para a Lua é algo que eu gostaria muito de fazer, porém não tenho nenhuma segurança de que conseguirei algum dia. Há o desejo; não há a garantia. Nesse sentido, sonhar com algo está no campo da fé e não da razão. É uma expectativa, uma possibilidade, e não uma certeza. No sonho só cabem probabilidades. 

Se dizemos que Deus tem um sonho, isso o esvazia de toda onisciência e onipotência. O deus que sonha não tem certeza do futuro, mas transita no campo da expectativa. O deus que sonha não é Deus, pois não tem segurança do futuro, não é soberano sobre o que vai acontecer, apenas cruza os dedos e fica na torcida. O deus que sonha é um deus sem glória. O Deus da Bíblia, por sua vez, é o Deus que tudo pode e cujos planos não podem ser frustrados (Jó 42.2). 

Deus sabe tudo o que vai ocorrer desde a fundação do mundo. O futuro para ele é tão presente quanto o passado, pois ele habita fora do tempo. Portanto, não, Deus não tem sonhos. Tem planos de ação. Ele já sabe o que vai fazer. Se acordo de manhã e digo “Vou escovar os dentes”, isso não é um sonho meu, é algo que sei que ocorrerá, pois estou me levantando da cama para realizar. 

Portanto, a expressão “Sonhe os sonhos de Deus” é antibíblica. É uma expressão que esvazia Deus de seu poder, o destitui de seu trono e faz dele alguém que sabe tão pouco sobre o futuro e tem a mesma possibilidade de influenciá-lo quanto nós, seres criados. O deus cujos sonhos preciso sonhar é um ídolo, um bezerro de ouro. 

Meu irmão, minha irmã, não ore ao Senhor pedindo que os sonhos dele se realizem em sua vida. Isso não vai acontecer. Pois é o mesmo que pedir que ele não realize nada em sua vida, visto que ele não tem sonhos. Ore pedindo-lhe que cumpra sua santa vontade, a mesma que guia os passos do mundo desde tempos imemoriais. Ao fazer isso, ore com a certeza de que o Deus todo-poderoso estará agindo para realizar aquilo que se encaixa no perfeito mecanismo que ele criou e conduz da caminhada da humanidade debaixo de seu absoluto poder. 

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Confiança inabalável_Banner ApenasClicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

Anúncios
comentários
  1. Allan Edver disse:

    Excelente!!!! “O deus que sonha não é Deus, pois não tem segurança do futuro, não é soberano sobre o que vai acontecer, apenas cruza os dedos e fica na torcida. O deus que sonha é um deus sem glória. O Deus da Bíblia, por sua vez, é o Deus que tudo pode e cujos planos não podem ser frustrados (Jó 42.2).”

  2. Davi disse:

    Brilhante! E é bem isso, nas muitas vezes em um culto ja ouvi essa expressão “sonhe os sonhos de deus”,”os sonhos de deus são maiores que os meus” etc, e agora que o sr.falou isto, realmente não tinha percebido quão antibiblico é esta expressão, muito obrigado por esta reflexão Maurício, Deus abençoe.

  3. Luana Alencar disse:

    Meu Deus eu sempre errei .Agora não mais .Obrigado pelo estudo da palavra .

  4. Alessandra Figueredo (Lelê) disse:

    Mauricio,
    Excelente texto!
    Desse jeito inferiorizamos Deus ao nosso patamar. Afinal quer fazer Deus rir? Faça planos!
    Parabéns pelo lembrete!
    Com carinho, Lelê

  5. Fernanda disse:

    Boa tarde Maurício! To aqui reflexiva e pensando sobre essa questão de orar pedindo a vontade de Deus. Como precisamos ser maduros a ponto de entender e aceitar a vontade de Deus sobre nossas vidas. Pois mtas das vezes a nossa vontade não será como a vontade de Deus.
    D
    eus te abençoe!

  6. “Deus sabe tudo o que vai ocorrer desde a fundação do mundo. O futuro para ele é tão presente quanto o passado, pois ele habita fora do tempo. Portanto, não, Deus não tem sonhos. Tem planos de ação.” Estou impactada! Nunca havia pensado por este lado! Por estes dias tenho orado a Deus sobre aquilo que ele “quer de mim”. E, ao orar, sempre utilizava esta frase: “Que os seus sonhos se realizem em mim e que os meus sonhos estejam voltados para ti…” Tenho muitos sonhos e o que mais desejo é que eles estejam voltados para a boa, perfeita e agradável vontade de Deus… Um abraço, Maurício.

  7. Maria Cristina Fachini disse:

    Boa tarde Mauricio,
    Lindo e verdadeiro texto! Há muito em minha igreja deixamos de cantar aquela musica “Os sonhos de Deus”! Até com tristeza confesso que cantamos várias vezes qdo estava no auge, mas meu pastor graças a Deus caiu em si e solicitou que ela fosse retirada da relação de cânticos. Aliás ele sempre diz que se um dia se referir a “sonhos de Deus” no púlpito pode interna-lo. Seria cômica se não fosse trágica a situação em que a igreja se encontra. Eu digo igreja e não Igreja, porque esta com “I” maiúsculo está sendo guardada desde a fundação do mundo, sem mancha e sem mácula a espera do Senhor Jesus, o noivo amado que diz: Levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem!
    Eu sempre digo parafraseando o hino nacional, que não só Brasil, mas em quase todo o mundo, a igreja está dormindo em berço explêndido, atrás de seus próprios interesses e vemos isso nos grandes e pequenos detalhes e a cada dia se cumpre: “E por se multiplicar a iniquidade o amor se esfriará de quase todos’!
    Que seja motivo de nossa oração a igreja sofredora que se concentra a maior parte no mundo oriental e que sofre as consequências do esfriamento da igreja que se concentra no mundo ocidental, que infelizmente acaba sendo um “mau testemunho” e motivo de chacota para os perseguidores.
    Sei que o assunto se desviou um pouco, mas meu coração arde ao pensar no raso relacionamento que a maioria de nossos irmãos tem com nosso Deus, ai o coração fica um campo fácil para a entrada de heresia, palavrinha esta que tem como raiz a palavra “escolha”, que eu pensei aqui é que Deus deixa o homem “livre” pra escolher seu próprio caminho e veja no que deu! #sqn porque Deus está atento a cada passo e oro pra que o dia do basta chegue logo! Que possamos purificar o coração! Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei
    (Sl 51:7) Continue neste propósito de ser um atalaia e que Deus te abençoe e proteja o seu coração e de seus familiares!
    Abraço fraternal e no amor de Cristo,
    Cristina

  8. Renata Oliveira disse:

    Boa noite! Graça e Paz! Muito boa essa reflexão! Ameei! Extremamente grata, Renata Oliveira

  9. Concordo plenamente!
    Que Deus, o Soberano, continue a te usar para nos abençoar com suas palavras.

  10. Andressa disse:

    Porque o Senhor tem muitos planos pra nós, graças a Deus por isso!! A explicação foi maravilhosa, nunca tinha enxergado dessa forma, que o Senhor continue te dando sabedoria e entendimento a respeito da palavra.
    Fica na paz de Cristo!!

  11. Boa Tarde Mauricio, tudo bem?
    Ótimo comentário sobre algo tão “comum” no meio evangélico. Gosto muito do seu blog!
    Gostaria de saber se o irmão tem algum livro que me mostre como confrontar com alguns irmãos de maneira bíblica a questão do cristianismo não ser algo tão racional assim. Sou presbiteriano e confesso que as vezes me dá uma tristeza de algumas pessoas da minha igreja serem tão ignorantes a ponto de achar que a teologia é mais importante que a prática bíblica! Se puder, agradeço muito … no mais, que Deus possa te abençoar dando essa sabedoria que só vem dos céus para que possa esclarecer a muitos!
    Forte Abraço e Shalom!

    • Olá, Gabriel,
      .
      fico feliz que goste do blog, ore por mim, por favor, para que Deus mantenha a fonte produtiva.
      .
      Mano, o cristianismo é racional, mas também é sobrenatural. Há as duas dimensões da fé. Separar é impossível. O problema de separar teologia e prática vem de uma incompreensão do que é o cristianismo. O melhor livro nesse caso é a própria Bíblia: mostre que Jesus ensinava na hora certa, mas depois punha em prática os ensinamentos. O mesmo em Atos, com os apóstolos e os primeiros cristãos. Acreditar que nossa fé é só quadro negro é não entender o que é a fé, e a Bíblia mostra isso com muita clareza.
      .
      Obrigado por sua tão importante oração.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  12. Lindo seu BLOG!!! Estou seguindo!!! Siga o meu também!!! Beijos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s