Ausencia1É muito comum ouvirmos irmãos reclamarem, tristes, porque não estão sentindo a presença de Deus. É interessante isso, porque as últimas palavras que Jesus disse antes de ascender ao céu foram precisamente: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20). Geralmente, numa despedida, as pessoas deixam para falar ao final o que há de mais importante a ser dito, para que aquilo ecoe para sempre nos ouvidos do receptor. É comum darmos atenção às últimas palavras de alguém que está para morrer, pois entendemos que há um significado especial naquilo que será a mensagem derradeira dele. Logo, Jesus não deixou para dizer essas exatas palavras por último à toa. Elas deveriam ecoar diariamente em nossa mente: o século ainda não se consumou, portanto Jesus está conosco. Jesus está conosco, meu irmão, minha irmã. Jesus está com você. E note algo: o Mestre disse “todos os dias”. E o hoje faz parte dos “todos os dias”. Logo, Jesus está hoje com você.

Então temos aqui um conflito. De um lado, Jesus fez questão de deixar ecoando na sua mente a absoluta e irrefutável certeza de que ele estaria com você hoje. Do outro lado está você, triste, porque diz que não sente a presença de Jesus hoje. Não creio que Jesus tenha mentido. Então a questão não é se ele está ou não com você (pois ele está, como afirmou que estaria), o problema é que há em você uma percepção da ausência dele. E isso tem de ser resolvido.

Foto gentilmente cedida por giselli m. (ficamaisessedia.blogspot.com )Presença é algo incrivelmente forte. Proporcionalmente, a ausência também. Quem é que nunca “morreu de saudade” de alguém? E repare: associar saudade a morte fala muito sobre a força que tem a ausência de um ente amado. Quando amamos, a presença se torna imprescindível. Amor sem presença é um universo inteiro dentro do peito composto só de espaços vazios: sem Sol, sem Lua, sem estrelas, nada – um vácuo escuro e silencioso.

Corremos para encontrar nosso amor. Armamos esquemas para poder estar juntos alguns minutinhos a mais por dia. Pegamos aviões para passar um fim de semana que seja com o amado que mora em outra cidade. Mandamos torpedos. Enviamos e-mails. Aguardamos, aflitos, sinais de vida de quem amamos: é só o telefone tocar ou o barulhinho de chegada de e-mail soar que o coração dispara. O amor exige presença.

Nunca me esqueço de uma conversa ocorrida meses atrás com uma pessoa querida que tinha perdido seu noivo de forma trágica. Ela me disse: “Sei que ele morreu há muitos anos, mas até hoje eu o amo”. Que coisa forte! Impacta-me e me emociona pensar nisso. E eu via nela o sofrimento da ausência compulsória. O mesmo ocorre quando pessoas amadas vivem geograficamente longe. Meu irmão de sangue mora em outro continente, para onde foi há mais de vinte anos. Se você me perguntar se a dor da partida dele arrefeceu com o tempo eu te diria num piscar de olhos: não! Nós nos falamos pela internet com certa regularidade, de dois em dois anos ele vem com a família ao Brasil e de tempos em tempos vou visitá-lo, mas cada adeus é uma punhalada no coração. Não, ainda não me acostumei à ausência dele, mesmo depois de mais de duas décadas e muitos reencontros. Distância nos faz, de saudade… morrer. Ausência machuca. Ausência de alguém que amamos é um doloroso e sufocante terror. Eu odeio a ausência.

Ausencia5Fiquei na dúvida se daria a este texto o título de “A ausência da presença” ou “A presença da ausência”. Após refletir um pouco, optei pelo segundo, porque, embora pareçam similares, há uma diferença substancial no peso de cada um. Uma presença ausente fala de alguém que deixou um vazio. Isso é doloroso, mas se refere a algo que não é. Só que a presença da ausência é muito mais forte, mais dolorosa, mais nefasta. Porque se refere à presença do vazio deixado por quem não está. Algo que é. E está ali, assombrando, machucando. O vazio torna-se um personagem palpável, concreto, sólido, espinhoso, agressivo. Não é apenas uma suave ausência. É a terrível presença do nada. “A ausência da presença” me lembra um salão vazio e silencioso, algo que, apesar de ruim, é suportável. Já “A presença da ausência” me remete a um salão lotado, cheio, absolutamente tomado por uma ausência que se faz presente e é barulhenta, ruidosa, espaçosa – insuportável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuem ama também vivencia um fenômeno interessante: carrega perenemente o ser amado dentro de seu peito. O amor cria um vínculo constante e diário de presença do outro: na mente, no coração, na alma. Há uma canção que traduz bem esse fenômeno, quando o cantor diz “onde está você agora além de aqui, dentro de mim?”. É exatamente isso. Na ausência há uma presença assombrosa do ser amado, que habita pensamentos, lembranças e sentimentos com a constância do pulsar de um coração. Só que é uma presença sem resposta, pois o outro está longe. Não se pode tocar no outro, conversar com ele, olhar em seus olhos. É ter uma fome que jamais se sacia – até que, um dia, a presença se faz percebida de modo concreto.

Creio que esse é o caso de quem diz que não está sentindo a presença de Deus: anseia-se desesperadamente por uma presença mais palpável do que a que há naquele momento. Jesus está ali. Mas seu servo considera aquilo insuficiente. É como se dissesse: “Deus, por favor, pegue um avião e venha até aqui para que eu possa te tocar, abraçar, beijar e olhar dentro de teus olhos!”. Só que Deus não faz isso. Na verdade, nunca fará. Então há dois caminhos: ou o servo que se sente abandonado se conforma ou busca meios de perceber a presença divina. E que meios são esses?

Oração e estudo da Bíblia.

Ora, Zágari, isso não é nenhuma novidade! Isso estou cansado de saber e não precisava ter lido este post enorme para que você me diga o que é óbvio! Sim, concordo, é óbvio. E é óbvio porque é como Cristo se faz presente entre nós desde que ascendeu aos céus. É na comunicação com ele que você se aperceberá de sua presença. Pois ele está aí, juntinho de você. Você é que não se dá conta! E, por isso, não “sente a presença de Deus”. É como pôr a mão no fogo e não sentir o calor. Quer sentir o calor desse fogo? Ore. Estude as Escrituras. E as portas da percepção dessa presença se abrirão. Se é óbvio… basta pôr o óbvio em prática.

Ausência de quem se ama é uma das piores dores do mundo. Querido, querida, não se inflija essa dor pelo fato de supor que está ausente alguém que, na verdade, está presente. Ele afirmou que estaria. Ele está. Seu pecado não o expulsou. Ele não disse que estaria conosco todos os dias “menos naqueles em que você pecar”. Não. Todos os dias são todos os dias. E, cá entre nós, a gente peca… todos os dias.

Jesus é contigo. Ele está bem aí em você. Não sofra pela ausência de quem não está ausente. O que falta é você se dar conta – pela oração e pela Palavra – de que ele não foi a lugar algum. E permanece com você todos os dias, até a consumação do século.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Bom dia, meu irmão, mais uma vez, você nos agracia uma pérola de sabedoria exalando o bom perfume de Cristo; a leitura de sua mensagem é como um bálsamo, que faz amenizar a saudade e o imenso desejo, que sentimos diariamente, de ver o nosso amado Senhor, face a face … enquanto isso não ocorre, .também temos de conviver com a saudade dos entes amados, tão pertos, mas tão distantes geograficamente, que dói e tanto nos machuca; mas creio que temos de aprender a lidar e conviver com as presenças das ausências deles, sendo uma maneira benéfica de nos lapidar, pouco a pouco, aprimorando a nossa paciência e a nossa confiança, que em breve, as promessas de Deus serão cumpridas, e todas as distâncias serão rompidas, nos reencontraremos com eles, sem mais separações, na Presença maior de Deus, em Cristo Jesus. Graça e paz multiplicadas. Um grande abraço. Da sua irmã em Cristo. Aimara

  2. Cris disse:

    Que deleite a leitura desse texto logo no início da semana!
    Obrigada e que Deus o abençoe,
    Cris

  3. Bianca Dias disse:

    A Paz Mauricio , obrigada por mais um texto sábio e abençoado!!!

    quero aproveitar para lhe pedir uma orientação. Então, meu esposo se batizou esse ano em maio, estamos caminhando na fé, muito felizes. Sendo que, a irmã dele casou e teve uma filha ela é evangélica e o esposo não, certa vez, comentei com vc a respeito dela, o pastor não quis fazer o casamento deles por ser julgo desigual. Sendo que o esposo vai batizar na igreja católica e a irma vai apresentar na evangélica, meu esposo foi convidado para batizar na igreja católica e não aceitou ainda o convite, Então, meu esposo disse que vai pedir uma orientação do Pastor para saber como lidar com isso, pois ele é novo convertido e não quer ir de encontro a palavra de Deus.

    Você pode me orientar dentro da palavra de Deus? como ele pode agir com o convite??

    A pAz!!! e obrigada..

    • Olá, Bianca,
      .
      fico feliz que o texto te abençoou.
      .
      Bianca, eu acredito que o pastor de vocês é quem deve orientar seu esposo. Eu tenho uma posição sobre isso, mas não posso opinar visto que minha postura poderia conflitar com o líder espiritual de vocês (o que traria mais problemas do que uma ajuda). Peça a direção ao seu pastor, confie em mim, será melhor.
      .
      Deus abençoe muito vocês. Na paz,
      mz

  4. Bom dia, irmão….essa é a única certeza que tenho nessa vida: Que Deus existe e está bem aqui, do meu lado. Aleluia! Toda honra e toda glória somente a Ele!!!

    Fika com Deus!!!

  5. Agenor Sodré disse:

    “A gente peca todos os dias”… Dura verdade para ler…

    Maurício, conheci seu blog tem alguns dias e vc já virou meu autor predileto. Suas postagens “polêmicas” são muito parecidas com as minhas formas de pensar, para não dzer completamente igual.

    Já comprei seu livro “A verdadeira Vitória do Cristão” e já estou com ele em mãos Ainda não o li, mas o farei ainda esse mês…

    Amo seus textos e estou me programando para ler todas as postagens desde 2011 até hoje… Parabéns e Deus continue te abençoando…

    Agora estarei “presente” aqui todos os dias em seu site para ver os novos textos e os comentários de seus leitores que na maioria são muito enriquecedores.

    Agenor Sodré

  6. solange vieira disse:

    Oi Mauricio !
    Delicia de texto, tão certo como morreremos um dia, é a certeza de que JESUS está conosco todos os dias, até o final de nossas vidas. Porem nossa alma anseia ter cada vez mais a presença de
    JESUS, e isso é bom demais .
    Que Deus te abençoe, começar a semana com esse alimento é maravilhoso. JESUS presente sempre.
    Abraços em CRISTO JESUS.

  7. Bianca Dias disse:

    Obrigada!!sua opinião é muito importante pra mim, porque sei que elas são baseadas nas escrituras. A resposta do pastor eu já sei porque o conheço bem.

    A Pazz!!! mesmo assim muito obrigada!!!! 🙂

  8. Zulmira Borges disse:

    Olá Maurício,

    Acredita que estava pensando nisso ontem? Linda a maneira como vc expressa essa presença da ausência.
    As vezes temos a mania de nos guiarmos pela alma, e esquecemos que não podemos viver por vista, mas pelo que está escrito na palavra.
    Deus te abençoe sempre como postagens longas e gostosas de se ler

    • Oi, Zulmira,
      .
      estamos em sintonia, hein? Obrigado pelas suas palavras afetuosas, que nos incentivam a prosseguir escrevendo.
      .
      Que a bênção seja maior sobre a tua vida,
      mz

  9. Greize disse:

    Que Deus continue te usando.
    Esta semana me retirei das redes sociais.Para ler mais, orar mais e buscar mais a Deus.Sua direção para minha vida.Não condeno quem usa, não sai para sempre, meu irmão mora longe também é uma ferramenta.
    Só que estava tentando preencher demais minha vida com aquilo , eu não sentia a presença de Deus.E por que?Estou com saudades.Ele também sempre esteve aqui ao meu lado, eu que não percebi que fui eu que estive ausente.
    “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14

  10. Daisy disse:

    Que texto lindo, mais uma vez Deus usando sua vida para falar com a gente,hoje mesmo na hora do almoço,estava conversando com um irmão,que de tanto se decepcionar,já não tem sentido a presença de Jesus em sua vida,ele disse que está “seco” por dentro .Vou enviar esta mensagem pra ele…

    Deus te abençoe sempre Mauricio…

  11. João Vitor Alves Cardoso disse:

    E aí Maurício,excelente texto como sempre.Muitas vezes nos sentimos sozinhos,mas nos esquecemos que Cristo é Emanuel,o Deus Conosco.
    Obrigado pela assistência e carinho que você dá a mim e aos seus leitores,a partir de agora terei o maior prazer de postar meus comentários,pois sei que você me responderá enquanto eu escrevê-los

    Fica na paz de Cristo.

    • Oi, João,
      .
      que bom que o texto te fez bem, mano. Obrigado pelas palavras carinhosas, não tem o que me agradecer. O que é feito por amor não espera nada em troca 🙂
      .
      Um abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  12. Ayres Filho disse:

    Zágari,que post abençoado, que pregação, que unção!.Tinha presença de Deus em cada linha, e nas entre linhas . Foi direto preencher a ausêica que eu suponha está passando. Obrigado abençoado!.

  13. Mauricio,

    Texto abençoado e abençoador.

    Que DEUS lhe abençoe.

    Abraços.

  14. Silvio Leal disse:

    Olá, Mauricio,
    Essa é minha “estreia” no seu blog.
    Que prazer e bênção poder ler seu texto e refletir sobre os temas abordados de maneira inteligente e impactante.
    Tenho muito orgulho de te-lo como irmão de fé!
    Assim como em determinados momentos sentimos essa “ausência”, aparente, o contrário confirma o óbvio: quando oramos e quanto mais conversamos com Deus, mais sentimos a Sua presença. É uma coisa de intimidade, mesmo. Algo que só se adquire com contato. No caso, espiritual, através da leitura da Palavra e da aplicação de seus princípios.
    Um pequeno exemplo dessa presença que eu poderia citar acontece quando fazemos algo edificante para alguém. Dá para perceber que agradamos a Deus também. E isso nada mais é do que sentir a Sua presença em nossas vidas.
    Um forte abraço e parabéns pelo blog!

    • Oi, Silvio, tudo joia?
      .
      fico contente que o texto te edificou e que as reflexões daqui instiguem as reflexões daí.
      .
      Outro abraço forte e siga com teus pensamentos bem construídos. Deus te abençoe muito,
      mz

  15. anobre77 disse:

    E ae mano!!
    Cara, acredito que invariavelmente todos nós, em algum momento, já sentimos isso né … o Senhor longe.
    Penso que há duas razões: A falta de comunhão através da oração e leitura da Palavra (como você escreveu) e uma provação do próprio Deus, em relação às nossas orações.
    Mas oque diferencia mesmo as duas condições é que a primeira gera revolta e insatisfação Nele… a segunda, depois de muita dor e lágrimas, gera confiança e satisfação Nele.

    Obrigado por compartilhar….sempre … abração meu mano presente!!!

  16. isac disse:

    ” A Saudade calcula as horas por meses, e os dias por anos; e cada pequena ausência é uma eternidade.”

    John Dryden

    CONCORDO PLENAMENTE MAURÍCIO, PRECISAMOS REVER COMO ANDA NOSSAS LEITURAS E MEDITAÇÕES NA PALAVRA DO SENHOR. E ASSIM ENTENDER QUE O SENHOR NUNCA NOS DESAMPAROU. LINDO POST!!! PARA GLÓRIA DE DEUS!!!

    ISAC. PAZ DO SENHOR A TODOS!!!

  17. Amanda disse:

    Oi, Maurício.
    Parabéns pelo belo texto. Descreveu minha realidade com meu esposo, que trabalha em outra cidade e só volta para casa nos finais de semana, às vezes, quinzenalmente. É realmente tortuoso. A partida é sempre dolorosa. O meio da semana anda com passos de tartaruga, enquanto que o final de semana passa voando. Ainda bem que nos comunicamos bastante, e eu sempre sou lembrada de que ele me ama, e logo estará comigo.
    Ler esse texto foi como um telefonema de Deus para mim, também para me lembrar de que Ele está comigo “todos os dias”, mesmo que eu não sinta. Por isso Ele me recorda. Ele sabe que temos a memória curta.
    Obrigada por me lembrar disso, Maurício, estava quase esquecendo de novo…
    Abraço.

    • Oi, Amanda,
      .
      fico feliz que o texto fez bem a você. Não tem o que agradecer, por favor.
      .
      Oro a Deus que logo essa situação com seu marido se resolva e vocês possam estar mais próximos.
      .
      Obrigado pelo carinho e que o Senhor abençoe muito vocês dois,
      mz

  18. Alessandro disse:

    Olá Mauricio Boa tarde, excelente texto, mas na vdd esse meu comentario não é para elogiar o seu texto, mas quero que saiba que foi um excelente post, mas sim quero pedir um HELP. Gostaria que não publicasse esse comentario se possivel pois tenho amigos que visualizam o seu blog, pois eu compartilho seus textos com o maximo de amigos que posso. Bom, minha história é o seguinte, ah, primeiramente ja sei que vc vai perguntar se eu fui falar com meu Pastor ou coisa do tipo, mas por alguns motivos recentes não quero levar isso a ele, meio dificil de te explicar , nada muito absurdo, mas vc vai entender no decorrer da msg. Sem rodeios vamos la, rsrsrs. Ontem recebi uma proposta para trabalhar em uma grande empresa aqui de SP em uma Rua atras da Oscar Freire, bom a Oscar Freire, todos conhecem , a rua é mundialmente famosa, o trabalho seria como autonomo, seria corretor imobiliario, com a possibilidade de um grande ganho, no minimo 5 mil por mes, porem, esquece a vida, de segunda a segunda se quiser ganhar dinheiro,não por eu ser preguiçoso, pelo contrario, sou muito trabalhador, Mas sei la, mesmo eu estando passando algumas dificuldades financeiras, e em partes tendo alguns desejos, eu tenho um certo medo de isso subir para minha mente, sei que a biblia fala para servirmos nosso senhor, como servimos o SENHOR, mas sera que foi para isso que fui eleito? Para ter dinheiro? Comprar coisas? Sai da empresa e o carro mais feio que tinha na frente era um sonata, ontem me pareceu o filme em busca da felicidade ou a procura, não lembro o nome direito do filme que o Will Smith fez, a empresa é a Lopes, então sucesso na certa, mas e meus domingos? Não afetaria o horario do culto, mas e a EBD, e creio que o Domingo seria a substituição do sabado, como assim a ceia foi da pascoa tendo domingo como o dia do Senhor.(ah o will smith no filme não era cristão, por mais que foi a uma igreja no filme) Ai antes de escrever essa msg, vejo um post do Renato Vargens falando sobre a Europa que ta esfriadissima e vejo, cade os trabalhadores , como vão ouvir se não tem quem pregue como o Cap. 10 de romanos nos diz, como os eleitos apareceram se estamos calado? Sera que é isso que Deus quer para minha vida? Que eu trabalhe como louco, mesmo que eu pegue o dinheiro faça minha compra mensal e doe o resto para expansão do Reino, sera que essa proposta é boa, eu ficar em um escritorio no bairro mais top de SP ? Aonde estar o negar a si mesmo. Essa proposta mexeu tanto comigo que nem sei se estou me expressando de maneira que vc entenda minha duvida. Mas é que falei com uma amiga e ela, Ale uma boa oportunidade de vc garantir o futuro da sua Esposa e Filho mesmo antes de Ter, sou solteiro. Mas e a confiança em Deus, a oração é para o pão de cada dia, o maná que desceu do céu para nossos antepassados era diario e não para ser estocado, hoje sabemos que esse maná é Cristo, mas aonde esta a confiança nele se eu me levar por essa opinião de minha amiga. Ela não é cristã , obvio que ela esta pensando no deus dela, mas sei la, eu quero aprender mais, fazer um seminario, pregar a palavra, ter um emprego que eu consiga viver dignamente, comprar bons livros e sustentar-me e minha familia ja é bom. Mas é logico que vem na mente, po Ale vc pode comprar seu carro mais facilmemente se vc aceitar, po Ale, vc pode viajar mais, vem muitas portas que abriria , mas tbm aonde me levariam essas portas. Eu quando estava terminando Marketing um dia veio a minha mente a seguinte pergunta, vc quer mesmo ser profissional de marketing, viver trancafiado em uma empresa, isso que é preparado pra ti, Nossa amei minha facul, eu gosto muito de estudar, no entanto vivo lendo, ja li todos os seus posts, cujo até me ajudaram a ter o prazer de ler de novo, só falta ler os seus livros, e nisso pensei tbm, po se eu aceitar a proposta, posso comprar todos os livros que eu estou anotando para comprar, mas não sei até onde valeria a pena. Bom, desculpa pelo longo apelo, mas se puder me responder ficarei grato, se não tbm ficarei, pois entendo. Se puder me mandar um email e por favor não publique esse comentario. Deus abençoe sua vida infinitamente. Abraços

    • Alessandro, olá,
      .
      Colossenses 3:15 diz “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração”. Você deve fazer o que à luz da Bíblia, te da paz. Um bom emprego é uma benção. Você deve se perguntar somente se ele não te afasta de Deus (não da igreja, mas de Deus). Provérbios 4:23 diz “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Você tem de guardar teu coração do materialismo, da ganância,’do amor pelo dinheiro. Se consegue ganhar um bom salário sem que isso afete seu coração, ótimo. Se isso começar a te afastar de Cristo, péssimo. O dinheiro deve ser nosso servo e não nós sermos servos dele.
      .
      Examine a si mesmo. Se vê condições de receber um bom salário sem que isso afete tua espiritualidade, glorifique a Deus pela benção recebida e vá em frente. Se não, recuse. Mas só você pode dizer.
      .
      Abraço, no amor de Deus,
      mz

  19. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Estou atrasado com minhas leituras…rssss Tenho estado bastante ocupado como fotógrafo, tanto em trabalhos como em estudos.
    Seus textos sempre TOP DE LINHA!
    Ontem mesmo estávamos comentando sobre você lá na igreja, e você já imagina o tom da prosa…rsss Até o Pr. Sergio fez uma referência na pregação, mencionando o uso da Bíblia nos novos formatos eletrônicos, e citou você usando a Bíblia no celular durante a ministração.
    Graças damos a Deus por nos ter concedido o privilégio te encontrado Zágari.

    Que Deus continue te inspirando para o crescimento do corpo, em estatura e conhecimento.

    Abração mano!!!!

    MJ

  20. Rosana Rabelo disse:

    Simples…Mas extremamente rico e agradável de ser lido!

  21. sgnt23 disse:

    Sou assíduo dos seus Post, porém é a primeira vez que comento, pois apenas gostaria apenas de deixar uma sugestão de título que seria apenas uma troca de letra e seria: A ausência Na presença. Mesmo estando presente sentimos a sua ausência.

  22. Mariana Estevão disse:

    Lindo texto! Descansei em sua palavras, nunca mais quero sentir essa solidão e vazio de novo! Abraços

Deixe um comentário