Deus1Espanta-me muitas vezes a forma como certos cristãos falam sobre Deus e as coisas pertinentes a ele. Usam de uma frieza e de uma dureza que me soam como se o Senhor fosse alguém destituído de sensibilidade, de afetos, de amor. Tratam do evangelho como um martelo de ferro batendo em rocha dura, passando a imagem de que o Criador é alguém frio e calculista, como um daqueles vilões de filmes de Chuck Norris, que matam impassíveis montes de pessoas sem mexer um músculo do rosto. Um Deus de pedra. Um Deus estátua-de-gelo, com peito oco e alheio a toda forma de sensibilidade. Gosto de ver o Senhor como um poeta. Não por fazer poetismos melosos e sem função, mas por ter atributos típicos dos poetas: sua grande veia artística, seu enorme coração, sua capacidade de ver beleza onde há aridez, sua habilidade de transformar realidades difíceis em palavras expressivas, e seu amor sem fim – expresso em sua graça, em sua misericórdia, em sua compaixão.

Quando me lembro que Deus foi quem soprou cada uma das palavras dos Salmos no coração e na mente dos salmistas me encanto com seu espírito criativo. Quando me recordo que de seu interior nasceu o Cântico dos Cânticos e aquelas porções da Bíblia que os teólogos gélidos preferem esquecer que existem vejo um ser que pulsa em emoção. Quando leio que Jesus curava os enfermos “movido por íntima compaixão”, enxergo um Cristo mais amoroso do que os poetas mais parnasianos. O mesmo Jesus que chorou ao ter sua sensibilidade entranhavelmente abalada pela dor dos amigos do Lázaro morto, incapaz de permanecer alheio ao sofrimento dos que amava, mesmo sabendo que traria o defunto de volta da morte. Poetas são assim: choram com muita frequência.

Deus2Aliás, por falar de amor, fico profundamente comovido ao ler que o Todo-poderoso nos enviou o Filho pelo fato de nos ter amado. E não amado de um modo qualquer. Amado… “de tal maneira”. Ou seja: amou de forma rasgada, desbragada, entregue e devotada. Meu irmão, minha irmã, nós, que fomos resgatados pela graça e o amor do Senhor, somos a sua poesia. Ele nos compôs impulsionado pelo amor mais extraordinário já visto. Como as linhas de uma canção de amor, nascemos de sua inspiração, fomos idealizados em sua mente e acabamos concretizados como as palavras mais lindas do Verbo que se fez carne e que, de poeta, se faz poesia.

Deus sente. Deus sente, meu irmão, minha irmã. Que lamentável é vermos quem enxergue o Senhor de modo tão estático, frio e impassível como uma estátua. Em outras palavras, como um ídolo de barro.

Encanta-me saber que Jesus mandou que olhássemos para as flores quando quis falar do cuidado de Deus com nossas necessidades. Ele não teceu um tratado teológico cheio de notas se rodapé, paradigmas, cosmovisões, tabelas e gráficos explicativos. Simplesmente mandou que olhássemos para os lírios do campo. Que extraordinário! Profundas realidades espirituais em forma de poesia. “Você está preocupado? Olhe para as flores…”, disse o Mestre, com a simplicidade de um soneto.

Deus3Louvo a Deus por, ao nos fazer à sua imagem e semelhança, ter posto em nós lascas do gigantesco Espírito poético que ele tem. Porque a poesia não é um atributo de origem humana e seria muita petulância achar isso. O que temos de sensibilidade e arte é uma tênue reprodução daquilo que pulsa no coração do Senhor. A Bíblia que eu leio me mostra um Deus poeta. Sensivel. Criador. Criativo. Amante da beleza. Artístico. E que fez questão de inserir muita poesia na sua Palavra revelada, no livro que revela sua essência – acredito eu que para revelar que no Senhor há poesia. Caso contrário, qual seria a função de haver poesia na Bíblia?

Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir. De me encantar. De ver beleza. De chorar ante uma flor, ante uma música, ante o sofrimento de um irmão. Obrigado, Senhor, por ter-se revelado esse poeta tão magnífico. E obrigado, acima de tudo, pela poesia da cruz: dois riscos que se cruzam e trazem na sua interseção um coração sangrando de tanto amar.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Tiago Haka disse:

    Bom dia Mauricio,

    Olha eu aqui de novo, rsrs o Haka. Gostei bastante do seu texto cara! Nasci em lar evangelico
    eu sempre foi apresentado a mim um Deus meio carrasco e bruto, pois se você não fizesse o que mandavam sempre viria o juizo etc… Por mtos anos eu culpava a Deus por Ele ser tao incompreensivel, mas eu nao compreendia que a culpa nao era de Deus mas sim das pessoas que me manipulavam. E Deus nao tem culpa das pessoas serem assim, de usarem o seu nome para manipular os mais fracos.

    Hoje estou em busca de um Deus vivo e amoroso que me entende! A cada dia ele possa me disciplinar e fazer a obra em mim. Continue a limpar minha mente e a dureza do meu coração.

    Que Deus continue abençoando a sua vida cara!

    • Oi, Tiago,
      .
      faço minha a tua oração, mano. Que Deus se revele mais e mais a ti – inclusive por meio do amor dos que o amam.
      .
      Abraço, querido, bênçãos sejam sobre ti,
      mz

  2. Boooom…. diaaaaaaa….. meu irmão! Suas reflexões são um alimento diário e nos ajudam a entender de maneira clara o que as palavras do Senhor querem dizer de fato.

    Fika com Deus!!!

  3. luciahelenahm disse:

    Ah irmão, que lindo!!!Nossa, quanta paz essa mensagem trouxe ao meu coração,tenho passado por algumas turbulências,mas agora senti uma enorme alegria por saber mais uma vez que o nosso lindo DEUS que conhece o mais profundo do nosso ser nos afaga com o seu infinito amor, e que usa pessoas assim como voce para nos abençoar logo pela manhã. Obrigado irmão,que o SENHOR te abençoe grandemente!!! Um grande abraço!

    • Oi, Lucia,
      .
      fico feliz que te trouxe paz, mana. Lembre-se que, nas aflições, Jesus está sempre contigo. Sim, por isso alegria é o caminho.
      .
      Deus te abençoe muito, abraço carinhoso pra ti,
      mz

  4. Rosana disse:

    Linda reflexão sobre como Deus é…

    É Profundo e amável saber que Deus é simples e que não precisamos ter medo Dele e apenas nos aproximar e admirá-lo por suas infinitas características.

    Ser simples e profundo em compaixão O torna admirável e nos aproxima cada vez mais Dele.

    Muito obrigada pela reflexão irmão.

    • Oi, Rosana,
      .
      não tem o que agradecer, mana. Se a reflexão te fez enxergar Deus ainda mais como a pessoa amorosa que ele é, fico feliz. Já valeu a pena.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

  5. Cris disse:

    Oi, Maurício!
    Quando Deus estava distribuindo aquelas lascas de seu “gigantesco Espírito poético”, você entrou na fila umas cinco vezes, né?
    Belo texto, caro amigo! Obrigada.
    Beijo,
    Cris

  6. Bianca Dias disse:

    Maurício, que texto lindo isso confirma o que estava pensando esses dias sobre Deus…ele é cheio de sentimentos e poesias, que possamos ser tão sensíveis quanto ele, afinal, somos imagem e semelhança dele.

    A paz….

  7. bibianaroque disse:

    Oi Maricio, aqui e a Bibiana, quero lhe dizer que estou a viver 21 dias de jejum de Daniel. hoje e o primeiro dia, e foi uma bencao… e digo-te mais, que os melhos dias da minha vida vem ai.

  8. Daisy disse:

    Que lindo,são tantos problemas no nosso dia q confesso ás vezes a gente não dá atenção por aquilo q é mais importante:Temos um Deus q cuida de cada detalhe de nossa vida,obrigada por através deste texto nos fazer,não só lembrar mas “ruminar” deste amor e cuidado que vem Dele…

  9. João Vitor Alves Cardoso disse:

    E aí Maurício,é o João de novo.Excelente postagem,nos faz lembrar do cuidado e do amor de Cristo em meio a esse mundo tenebroso.Ser CRISTÃO hoje tá apertado,to passando sufoco,mas to na luta.

    Soli Deo Gloria,Deus te abençoe ricamente

  10. Cristina Terres disse:

    Boa noite Mauricio. Adorei o texto. Sempre vi Deus nos minimos lugares e nas minimas coisas. Tambem compartilho da visao de um Deus amoroso, artista, enfim, um Deus tao grande, tao maravilhoso, que em sua infinita misericordia compartilhou conosco algumas maravilhas. Que Deus continue te direcionando à escrever mensagens tao inspiradoras. Abs.

  11. Que bálsamo seu texto, irmão. Tenho estudado muito teologia, discutido bastante, orado, jejuado e suplicado para Deus mudar em mim o que precisa ser mudado para que sua verdade seja em minha vida aquilo que Jesus representou na vida de tantos homens de Deus mundo, para que eu possa servir ao Reino com prontidão e eficiência, e sobretudo, amor.

    Entretanto, no meio de tanto estudo, às vezes nós terminamos por transformar nossa fé e o o nosso Deus em objeto de estudo, como aqueles ratos de laboratório que se dissecam para olhar por dentro.

    Amém pelo seu texto
    Que Deus siga abençoando o ministério que é a sua vida, Zágari.

    Grande abraço.

    • Oi, João,
      .
      fico feliz que você tenha tido essa percepção, querido. Não se perca em teologismos. Teologia é fundamental e indispensável, mas teoria sem prática é pura tinta sobre papel.
      .
      Abraço carinhoso, no amor que nos une,
      mz

  12. Paulo Victor de Souza Silva disse:

    MZ,

    O quanto precisamos saber sobre Deus. Por isso, precisamos viver intensamente buscando conhecer o Senhor.
    Seu texto me fez lembrar do livro “O Coração do Artísta”. Um livro voltado para área da adoração que é fantástico. Se não conhece, apesar do meu repertório ínfimo de leituras, recomendo.
    Também me fez lembrar de uma música.
    Acho que reflete bem em poema e canção “a poesia de Deus”.

  13. Willian Renato de souza disse:

    Olá meu caro! Que satisfação deliciosa poder se deleitar numa reflexão, tão cheia de simplicidade e ao mesmo tempo tão profunda na essência. Sou seu seguidor assíduo. Amo seus texto que diariamente faz a mim e certamente a outros mais ricos.
    Gostaria de lhe pedir uma reflexão de ajuda, haverá onde moro uma mesa de diálogo com tema: “quem tem fé tem respeito” estará presente representantes de linhas de fé diversas, guey espiritas, pastores, movimento negro que sugere umbanda… Pensando nesse texto que você publicou sobre poesia comecei a pensar como Deus é simples e como posso nessa simplicidade alcançar e ajudar a esses, que a mim escolheram para participar dessa mesa como representante da comunidade.
    No amor do nosso Deus fico no aguardo.

    • Oi, Willian,
      .
      obrigado pelas palavras carinhosas, meu irmão. Fico feliz por poder trazer deleite e reflexão a sua vida por meio do blog.
      .
      Sobre o que você perguntou, o que devemos fazer sempre é proclamar a luz. Quando a luz brilha as trevas se dissipam. O que você nunca pode fazer é desrespeitar. Agredir. Ofender. Tem de refletir na forma que fala o amor que prega. Muito mais do que suas palavras, tais pessoas olharão para a sua pessoa. Se você pregar o evangelho puro e simples mas com ofensas, eles te ignorarão totalmente. Quem tem fé de fato tem respeito, não necessariamente pela crença do outro, mas pelo outro. Discorde sem agredir. Proclame amor demonstrando amor. E aí você será sal da terra e luz do mundo.
      .
      Espero ter ajudado, mano. Deus te abençoe e acompanhe nesse evento,
      mz

  14. FRANCISCO GRACINO disse:

    Amem glorias ao nosso Deus.

  15. Dayana disse:

    Olá, Mauricio. Verdadeiramente não existe poesia mais perfeita, do que a poesia escrita na cruz! E o que podemos dizer e fazer para entendermos isso? Podemos começar com o que foi dito por Paulo em 2 Cor 5.14 “Porque o amor de Cristo nos constrange…” Abraço.

  16. Érica disse:

    Olá, Zágari. Seu texto é completo! É maravilhoso pensar em Deus de forma tão leve e sublime. O que me deixou um pouco intrigada, foi o uso da palavra intercessão no último parágrafo. Poderia me explicar em que sentido, exatamente, ela foi utilizada naquele trecho?

    Abraços, no amor de Cristo, Érica

    • Olá, Erica,
      .
      Me alegro por o texto ter tocado você de algum modo. Louvo a Deus por isso.
      .
      Sobre a sua duvida, a grafia correta da palavra é interseção, por isso a confusão. Me desculpe.
      .
      Abraço pra ti, no amor de Cristo,
      mz

  17. Keren Hapuque disse:

    Não encontro palavras que definam o quanto esse texto me impactou!

    Profundidade em cada frase, deveras… tendo em vista em quem você se inspirou.

    Obrigada, obrigada, obrigada Senhoooor…

    Voz trêmula, emocionada e com o coração apertado como quem está apaixonado digo isso agora olhando para os céus.

    Deus seja louvado! Irmão Maurício, Deus te abençoe!! :’D

  18. Jacy disse:

    Maurício,

    De fato, em meio a nossa caminhada de fé vamos construindo uma imagem distorcida do Criador. Mas Ele com sua infinita Graça nos alcança no caminho e nos ajuda a reconstruir Sua imagem Santa, poética e amorosa.

    Fico maravilhada por tão grande amor!

    Paz, querido mano!

  19. Yuri Vitório disse:

    Meu irmão, belo texto… E com certeza a maior prova da poesia e do amor do Criador por nós foi Ele ter se esvaziado e se tornado uma poeira como nós, imagina … o Deus que tem o universo na palma das mãos se tornar um simples ser de carne, imperceptível a olho nu na imensidão desse cosmos(reflexões meio malucas minhas), mas para Ele tínhamos e temos valor inestimável.

    Muito bom acompanhar seu blog, que o Senhor continue te usando tremendamente nesse campo que pode romper fronteiras.

  20. Mariana Estevão disse:

    Belíssimo post! Muito bom sentir a presença de Deus nestas palavras, pois há pouco eu lia João justamente passando pelos capítulos (1 até 3) que abordam assuntos que vc citou: o Verbo e o amor de Deus imensurável. Passei por aqui, pra dar uma olhadinha no que andas aprontando e me deparo com esse belo texto que confirmou tudo o que eu acabo de ler. Que Deus continue te usando cada vez mais, Deus nunca nos deixa sós!

  21. Reflexoes de um Peregrino disse:

    Lindo texto zágari! Deus te abençoe

  22. Tania Passos disse:

    Amado irmão Mauricio,
    Só posso agradecer primeiramente a esse Deus maravilhoso por te usar, e a vç; por obedecer e se deixar ser usado. Texto vindo do alto, maná do céu, passando pela mente e mãos de Mauricio Zagari, diretamente para mim, para que eu não esqueça do que Ele fez e continua fazendo…
    Te amo meu irmão, e que nosso poeta maior continue te usando , pois tenho certeza que nesses momentos em que vç escreve palavras tão lindas as suas dores fisicas são aliviadas, ou até mesmo, esquecidas.
    Fique na paz, vç e sua família.
    Tânia Passos

  23. Olá irmão,

    Provavelmente você já conhece essa música, mas talvez o vídeo não. Recomendo!!

    Fika com Deus!!!

  24. Lucas Banzoli disse:

    Olá, Maurício, a paz de Cristo!

    Gostaria de saber a sua opinião sobre cristão poder ou não praticar capoeira (por causa das musicas que cantam, da forma que chamam o professor “mestre”, do fato de jogarem em um circulo e todos de branco, etc), me perguntaram isso há alguns dias e essa pergunta eu sinceramente não soube responder, até porque nunca pratiquei isso para ter uma opinião formada e nem estudei a fundo este tema, nem vejo uma passagem bíblica direta que fale que sim ou que não, gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto, se pode, se não pode ou se é relativo.

    Um abraço!

    • Lucas, olá,
      .
      a escola de minha filha oferece capoeira. Cheguei a cogitar matricula-la, mas resolvi pesquisar. Dadas todas as relações entre capoeira e as religiões do chamado baixo espiritismo, decidi mantê-la afastada. Creio que o balé clássico oferece menos riscos.
      .
      Faça uma pesquisa sobre as origens e sobre as letras do que é cantado e você perceberá pontos difíceis de aceitar biblicamente.
      .
      Espero ter ajudado.
      .
      Abraço, na paz de Cristo,
      mz

  25. Paulo Silva disse:

    Olá Zagári.

    Sabe eu sinto que as pessoas que creem na eleição incondicional, passam esta impressão fria, delas mesmas e de Deus. E quando você cita as ações dEle em Romanos 9, pra finalizar um assunto, também o faz. Já me respostou que Ele chama para a fidelidade e não para a felicidade. Disse isto como querendo justificar que nem sempre atende as nossas petições. Ainda que estas não sejam algo ambicioso ou egoísta, mas necessidades até. Complicado isto. “Encanta-me saber que Jesus mandou que olhássemos para as flores quando quis falar do cuidado de Deus com nossas necessidades” Realmente esta citação não descreve um Deus que, por ser soberano, possa decidir não atender alguém em algo positivo e saudável. Ou ainda não permitir que na vida deste se cumpra a lei da semeadura. Eu acredito neste Deus sensível. E não digo isto para fazê lo refém das vontades do ser humano. De jeito nenhum que fique claro. Contudo, por acreditar em sua sensibilidade para cuidar dos que necessitam e vão a Ele, é difícil entender certas coisas que nos acontecem. Coisas que nos frustram e geram uma dor profunda e muitas vezes permanente. Que Deus te abençoe e tenha misericórdia da minha vida.

    • Paulo,
      .
      se você é pai, entende que, por mais que ame seus filhos, muitas vezes toma atitudes em benefício deles que os mesmos não compreendem, sejam castigos, seja dizer não a coisas que queiram comprar ou algo assim. O amor, a doçura, a sensibilidade e o cuidado de Deus não fazem dele um Pai menos soberano ou firme. Uma leitura da Bíblia mostra isso em inúmeras passagens. Espero que você consiga alcançar essa percepção.
      .
      Um abraço, Deus te abençoe,
      mz

  26. Camila Moraes disse:

    A paz Maurício.

    Sempre acompanho seu blog, mas nunca comentei aqui…
    fiquei uns dias sem entrar e hoje li uns 3 textos seguidos para me atualizar, as lágrimas vieram a tona…
    É impressionante como suas palavra vão no fundo, e tocam em lugares
    tão sensíveis. Isso me remeteu ao seu próprio texto que diz:
    ”Quando me lembro que Deus foi quem soprou cada uma das palavras dos Salmos no coração e na mente dos salmistas me encanto com seu espírito criativo.”
    Creio que ele tem soprado a você da mesma forma que soprou aos salmistas.

    Obrigada pelo textos edificantes!
    Que Deus sempre abençoe à você e sua família.

    • Oi, Camila,
      .
      muito obrigado por suas palavras tão gentis. Você tem um bom coração.
      .
      Toda boa dádiva vem do alto, mana. Por Cristo, em Cristo, para Cristo, sempre.
      .
      Deus abençoe você em dobro, com graça e paz,
      mz

  27. sonia disse:

    Sem palavras! Voce já disse tudo Deus te abençoe!

  28. QUE TEXTO MARAVILHOSO!!! (Isso, caixa alta).

Deixe um comentário