Tenta1Há um trecho da oração do Pai-nosso que é extraordinário e enigmático: “Não nos deixes cair em tentação” (Mt 6.13). Já parou para refletir sobre essa petição? O aspecto mais curioso dela é que a Bíblia o tempo inteiro nos insta a nós resistirmos à tentação, a nós nos esforçamos para não pecar. Em outras palavras, a atribuição de interromper o processo que leva a tentação a se tornar pecado é posta sempre nas costas dos seres humanos. A responsabilidade é minha e sua. No entanto, na oração do Senhor uma das atitudes que Jesus nos ensina a tomar é justamente pedir a Deus que aja no sentido de ele criar alguma circunstância que nos impeça de pecar. Isso significa que o Senhor pode agir de maneiras que nem imaginamos com o objetivo de nos dar a força de que necessitamos para não fazermos aquilo que não devemos fazer. A pergunta é: por quê?

Se cabe a nós resistir às tentações, por que, afinal, devemos pedir que Deus intervenha em nossa vida, no sentido de não deixar que pequemos? Acredito eu que Jesus nos deu essa orientação porque sabia o quanto somos fracos e o quanto as tentações são fortes, como ele mesmo afirmou: “O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Então, naquilo que humanamente somos incapazes de resistir, precisamos recorrer à ação direta de Deus em nosso favor.

Tenta2Isso pode acontecer de inúmeras maneiras. Suponhamos que não consiga ficar longe das drogas, é algo mais forte que você. No que você ora “não nos deixes cair em tentação”, o Senhor entra em ação em seu favor e faz com que aquele amigo que te fornecia as substâncias se mude para outra cidade, o que corta seu suprimento de drogas. Ou, suponhamos, você está enveredando pelo caminho do crime, sucumbindo a práticas ilegais. Acredite, o Senhor pode fazer com que você receba uma dura da polícia para que tome jeito. Uma noite na cadeia ou uma intimação judicial podem ser belas respostas de oração da parte do Pai. Suponhamos, também, que você seja dominado pela glutonaria e não consiga deixar de comer todas aquelas comidas que só fazem mal à sua saúde. Deus pode permitir que você tenha uma infecção intestinal que te levará ao hospital, para que você comece a se alimentar direito. Um último exemplo: você pode estar pecando porque acha que tem a vida inteira pela frente, mas Deus faz você descobrir que tem uma doença grave. Pronto: a percepção da sua finitude te faz entrar no prumo. Por vezes, Deus soma até mais de um fator para te auxiliar.

Enfim, seja qual for a situação em que você tenha uma fraqueza que pareça ser mais forte do que você, esta é a oração que precisa fazer: “Não nos deixes cair em tentação”. Acredite: Deus agirá de modo sobrenatural em seu favor. Ele fará coisas que você não espera, seja para tornar aquele pecado virtualmente impossível, seja para lhe dar as forças que você não tem, a fim de superar a tentação. Deus é criativo. E extremamente eficiente em seu métodos.

Tenta4E se, em algum momento, a resposta de Deus ao “não nos deixes cair em tentação” for dolorosa e não exatamente a que você queria, tenha a certeza de que Paulo sabia o que dizia quando escreveu em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”: absolutamente tudo o que ocorre em sua vida é para o seu bem. Tudo. Deus está por trás. Ele nos surpreende com eventos muitas vezes inesperados, na hora certa, mas que são a mão dele atuando para te ajudar naquilo que você não tem forças. “O poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2Co 12.9). Quando poderia supor Paulo que o espinho na carne era Deus articulando as coisas para que o apóstolo fosse aperfeiçoado naquilo em que ele não tinha sozinho condições de superar? Mas era.

A vida tem me mostrado que Deus não é cego. Ele nos observa e, quando vê que seus filhos estão fracos, entra em cena e nos surpreende com soluções extraordinárias para nossos problemas e fraquezas. Cria circunstâncias inesperadas e eficazes para nos dar a força que faltava. Às vezes dói. Mas se foi Deus quem fez, certamente é o melhor.

Recomendo que ore todos os dias: “Não nos deixes cair em tentação”. É uma magnífica blindagem espiritual para as partes de sua vida que você não consegue controlar sozinho. Deus protegerá você, às vezes tomando atitudes inusitadas, às vezes fazendo coisas de que você nem mesmo tomará conhecimento. Mas tenha esta certeza: ele não vai te desamparar. “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mt 7.9-11).

Você está sem forças? Então pare de se esforçar para ficar de pé: desabe de joelhos. E ali, prostrado e ajoelhado, estará na postura ideal para clamar àquele que deseja aliviar todos os seus fardos.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Jose Junior disse:

    A paz do Senhor Jesus, nobre amigo.

    Que Deus, em Sua misericórdia, nos ajude a cada manhã, a seguir firmes no caminho da salvação.

    A graça Deus seja contigo. Amém.

    Abraço,
    José.

  2. Beth disse:

    Olá Maurício!!!!!!!!!!

    Excelente texto, como sempre!!!! Mauricio me responde a essa duvida que eu tenho (se puder). Quando uma pessoa decide se afastar de Deus/igreja deliberadamente, Deus pode trazê-la de volta mesmo sem essa pessoa está aberta a isso? Parece que a minha pergunta não tem nada a ver com o texto mas tem sim… srrssrs Conheço uma pessoa que está orando a bastante tempo por uma determinada benção e até agora nada. A pessoa está tão desanimada que falou que vai abandonar tudo e viver a vida dela do jeito que ela achar melhor. Considero isso um tipo de tentação.

    A Paz!!!!!!!!!!!!!!!

    • Oi, Beth,
      .
      obrigado pelo carinho de suas palavras.
      .
      Na verdade, absolutamente todas as pessoas que são salvas foram trazidas por Deus sem que estivessem abertas a isso. A salvação é pela graça, independe de obras humanas. Se Deus chama algum mortal é capaz de lhe resistir?
      .
      Se essa pessoa quer abandonar tudo porque não recebeu uma bênção de Deus é porque ela não está interessada em Deus, mas na bênção. Então, alguém que diz isso já abandonou o Senhor, pois não o ama. O amor por Cristo independe de receber algo dele, está baseado em quem ele é. Essa é uma pessoa que precisa conhecer Jesus, pois, se diz isso, não o conhece.
      .
      Pregue o evangelho a ela, Beth, para que se converta.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

  3. Lelê (Alessandra) disse:

    Maurício,
    Deus não é cego! Deus está vendo tudo e mais do que isso, está permitindo que tudo isso aconteça. É inimaginável que Ele queira me ver deste jeito, ao mesmo tempo, eu sei que Ele está permitindo passar por esse vale!
    É muito difícil dar glória a Deus na hora do choro! Onde não vejo saída, muito menos perspectiva de melhora.
    Meu coração está triste demais…Meus sonhos, meus planos e minhas metas se foram pelo ralo….
    Com muita tristeza,
    Lelê

    • Lelê, minha amiga,
      .
      tente se lembrar de outros momentos de sua vida em que você não via saída, muito menos perspectiva de melhora. Será que, depois, passado o período do luto, as coisas não melhoraram? Eu creio que isso também vai passar. Na hora do luto é tristeza mesmo. Dói demais. Mas depois ficam só as cicatrizes, minha amiga, e o aprendizado.
      .
      E não deixe de glorificar a Deus não, ele continua sendo Deus, apesar de tudo. Continua te amando e cuidando de ti. Procure na Bíblia e você verá muitos que passaram por situações análogas. O Senhor nunca esteve alheio e nunca os desamparou. Em especial queria compartilhar uma passagem que você ja conhece mas que me falou muito forte no pior período de minha vida, em especial a fala final do anjo:
      .
      “Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso
      Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta
      hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”. Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um
      pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.O anjo do SENHOR voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa…” (1Rs 19.1-7)
      .
      Estamos aqui, Lelê. Precisando é só ligar. Amamos você.
      .
      Abraço pra ti, na paz que excede todo o entendimento,
      mz

  4. rmdias disse:

    Que posto excelente, amigo!

    Através desse seu post, o Senhor me esclareceu em minha dificuldade!

  5. Bom dia, Mauricio!

    Te agradeço por esta pregação da palavra do Senhor.
    Tenho orado muito por minha irmã de sangue para que ela tenha forças para largar o vício do cigarro e bebida. Ela está com sérios problemas de saúde que estão sendo agravados pelos vícios. É um contraste, pois eu te digo que ela é a melhor pessoa que já conheci, pois sempre teve um grande coração, muito melhor do que muita gente que se diz cristã. Ás vezes chego a ficar com vergonha dela pois seu coração é melhor do que o meu.
    Você é um cristão muito sábio. Pode me dar uma dica do que eu posso fazer para ajudá-la?

    Deus te abençoe!!!

    • Olá, Edina,
      .
      não tem o que agradecer, se nós nos calarmos até as pedras clamarão.
      .
      Creio que o problema de sua irmã exige uma intervenção médica e um apoio psicológico. Se está com problemas de saúde sérios deve procurar auxílio urgente, mesmo que precise se tratar com medicamentos. Ela deve buscar os Alcoólicos Anônimos, um psiquiatra e um médico que possa ajudá-la com a dependência de tabaco. E, de sua parte, ame-a sempre e lhe dê todo apoio que puder.
      .
      Deus abençoe você e sua irmã. Oro por ela,
      mz

  6. Abraão Modesto disse:

    Irmão Zágari, bom dia!

    Já li postagens anteriores do seu site, sempre falaram comigo mas eu nunca comentei antes, porém depois de ler a reflexão que fala sobre a “Alegria que vem de Deus” e essa de hoje, não tive como não deixar nenhum comentário! Essas postagens são semelhantes no que fala a música: “Não quero mais acordar assim” da Banda Fruto Sagrado, se tiver um tempo, indico que ouça.

    É bom saber que ao visitar o Apenas1 serei edificado pela Palavra de Deus. Que Cristo continue te conduzindo neste ministério, e falando com outras pessoas através das reflexões aqui postadas.

    Abraços!

    Abraão Modesto

    • Oi, Abraão,
      .
      obrigado pelo carinho das tuas palavras. Vou procurar ouvir a música, obrigado pela indicação.
      .
      Sempre oro a Deus que as reflexões que posto no Apenas edifiquem os leitores. Sou grato a ele por saber que você é resposta dessa oração. Muito obrigado por compartilhar.
      .
      Deus o abençoe muito,
      mz

  7. Ceiça Silva disse:

    Amém! eu estava precisando desta palavra,e Deus mandou na hora certa .Que Deus continue te abençoando e te usando.

  8. Bom dia Mauricio,
    Que Deus continue a te inspirar à trazer vida com suas letras… Sempre revigorantes… Pela Graça de Deus. Continua que Deus é contigo!

  9. Daisy Duarte disse:

    A Paz,Maurício;
    Como é bom ler o que você escreve,Deus usa muito a sua vida.

    Gostei muito quando você disse:”A vida tem me mostrado que Deus não é cego. Ele nos observa e, quando vê que seus filhos estão fracos, entra em cena e nos surpreende com soluções extraordinárias para nossos problemas e fraquezas.

    Mais uma vez,fui muito edificada e confrontada …

    Deus o abençoe!!!

  10. Sara disse:

    Oi Maurício!
    É muito bom perceber que Deus nos responde, até mesmo através de um blog, com palavras simples que realmente são escritas para nos abençoar!

    Há pouco tempo me envolvi em um relacionamento que aos meus olhos não tinha problema nenhum, até por ser uma pessoa da igreja e tal, cheguei a achar que pudesse ser algo de Deus pra minha vida! Pra resumir, o relacionamento “quase perfeito” se desfez bruscamente justo quando estava se tornando algo que me afastaria completamente de Deus, mas eu não percebia isso! E até ainda agora perguntava: “Senhor por que as coisas desandaram dessa maneira? Eu ia conseguir fazer tudo diferente dessa vez! Por que essa pessoa boa saiu desse jeito da minha vida?”
    Depois de ler o post e refletir sobre tudo que aconteceu, tenho paz em meu coração por ver que o afastamento dessa pessoa foi o cuidado de Deus comigo e com ela!
    E isso realmente me conforta Maurício, porque Deus não é malvado! E já sabia exatamente onde íamos terminar!

    Que o Senhor continue te abençoando e que você continue sendo usado com tanta transparência e verdade!

    • Oi, Sara,
      .
      os caminhos de Deus são estranhos, mas são sempre os melhores. Entrega teu caminho a ele, confia e o mais ele fará. Nunca se esqueça de que ele cuida dos que lhe pertencem.
      .
      Louvo a Deus por tua vida. Um abraço, no amor de Cristo,
      mz

  11. Carolina disse:

    Ontem uma amiga me falou de seu blog, entrei por curiosidade, e hj enfrentando um baita desafio de tentação leio esta postagem. Deus é Deus e ponto final.
    Que Ele te abençoe e retribua a doação de sua fé e tempo.

    • Oi, Carolina,
      .
      louvo a Deus por ter usado as simples palavrinhas deste blog para falar ao teu coração. Ele é fiel, mana, e seus olhos repousam sobre ti todos os dias. Oro que ele te fortaleça nas tuas dificuldades.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz

  12. solange vieira disse:

    Bom dia Mauricio!
    Passei por este post 2dias e não li, andando meio sei lá, tantas lutas, que parecem, sei que só parecem sem fim (porque não há mal que dure para sempre).Hoje me ative a ler , e chego a conclusão de que muitas destas lutas ´DEUS colocando as coisas no seu devido lugar, mesmo que
    doendo e em meio a muitas, mais muitas lágrimas mesmo, como agora, escrevendo a ti e chorando, um choro da alma, por achar que não vou mais suportar, hoje cedo li salmos 103 e no versículo 13 diz Como um pai se compadece de um filho,assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem e Vs 14 diz: POIS ELE CONHECE NOSSA ESTRUTURA E SABE QUE SOMOS PÓ.
    Assim entendo que ele sabe até onde vou aguentar, uma coisa eu sei, não quero mais fazer minhas vontades, não quero depender de ninguém , aconteça o que acontecer ,quero viver para CRISTO e com CRISTO.
    Amigo , sempre oro por ti para Deus te abençoar, hoje te peço ore por mim ,pois careço das misericórdias do Pai.

    • Oi, Solange,
      .
      já orei e oro por ti, mana. Se há algum alento na tua situação é saber quão grande aprendizado você está tirando dessa sua jornada pelo vale. Tenho certeza que você sairá do outro lado com muito mais intimidade com o Senhor do que antes.
      .
      Deus te abençoe muito e satisfaça os bons desejos de teu coração,
      mz

  13. lucia helena disse:

    Na correria, passando só pra dizer um oi e também que suas mensagens sempre edificam muito a minha vida,um grande abraço!!!

  14. Paz Maurício!

    Mano, depois de ler seu texto, tenho focado muito na parte da oração “Não me deixes cair em tentação”…
    Me ajude em oração … tenho sido tentado muito e não quero cair! Como é difícil entender na prática oque Paulo escreveu: “o mal que não quero, esse faço…”
    Que o Senhor use essa fraqueza para Sua glória …
    Abração

    • Salve, Alexandre,
      .
      reconhecer a própria fraqueza é o primeiro passo para superá-la. E esse você já deu. Agora é prosseguir e depender da graça de Deus. Intercedendo por ti.
      .
      Aquele abraço, mano, na paz,
      mz

  15. João Vitor Alves Cardoso disse:

    E AÍ Maurício,excelente texto.Me lembra a música do Pregador Luo.’Já Posso Suportar”

  16. Paulo Lameira disse:

    Querido irmão Maurício … saudações! De volta após muito estudo, e foi apenas um prenúncio do que virá em 2014. Preciso remir bem o tempo nesses anos que virão. Mas sempre arrumo um tempinho para visitar o “Apenas” e ser alimentado com as palavras abençoadoras que Deus põe em seu coração. Quanto ao post, sei muito bem o que isso significa (“Nas Mãos do Oleiro!”, lembra?…) É muito real e atual o que você escreveu. Humilhar-se (reconhecer que somos fracos e que dependemos dEle para vencermos) é realmente o caminho para experimentar a graça de Deus em nós. A Palavra diz “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” (1 Pe 5:6). Tiago 4:6 diz “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” Essa mesma graça que Paulo diz que nos basta, é ela que nos sustenta. Muito bem lembrada a oração ensinada por Jesus. Que Ele “não nos deixe cair em tentação”, dia a dia de nossa caminhada. Obrigado por se deixar usar pelo Senhor Deus. Até a próxima e Deus te abençoe rica e abundantemente! Forte abraço!
    Paulo Lameira

    • Salve, reverendíssimo, prazer ter notícias suas.
      .
      Muito bem posto, querido, excelentes reflexões.
      .
      Grato pelas palavras de carinho.
      .
      Grande abraço pra ti e toda a amada ICNV Coreia. Deus abençoe,
      mz

  17. Olá Maurício, como vai irmão querido?
    Nossa! Mais de novecentos mil acessos ao blog, tá famoso hein, rsrs
    Ôh mano, o cristão sofre tanto nesse mundo… As tentações são constantes às vezes parece que o pé vai vacilar, mas aí eu paro e penso como disse Agostinho “É melhor andar mancando pelo caminho que correr fora dele”
    Mas eu penso que a vida do cristão é como um eterno ciclo tipo:
    Tentação ► Resistência ► Fortalecimento
    Ou
    Tentação ► Queda ►Confissão ► Arrependimento ► Quebrantamento ►Perdão ► Fortalecimento
    Não sendo esse segundo proposital, mas parte da natureza pecaminosa do ser humano [A fraqueza da carne dita em Mateus 26:41].
    De forma que o cristão nunca chega a um ponto da fé que o torna imune às tentações, a carne não fica forte, pelo contrario, é uma guerra sem pausa e ninguém atinge um campo neutro para somente desfrutar da fé, antes ela é constantemente provada, provação essa que Deus manda de acordo com a nossa capacidade de suportar:
    “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1Coríntios 10:13
    Mas o mesmo Deus que nos prova está à mesma distância [como dizem] dos joelhos ao chão, e Ele nos ajuda na caminhada pegando na nossa mão e nos guiando por seu caminho.

    “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
    Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
    Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
    E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.” 1Pedro 5:7-10

    Beijo grande mano.
    Deus te abençoe muito!

    • Oi, Rebeca, me alegro por ouvir de você. Espero que esteja tudo bem.
      .
      Concordo plenamente com você quanto a Tentação ► Queda ►Confissão ► Arrependimento ► Quebrantamento ►Perdão ► Fortalecimento. É o que vejo, na Bíblia e na vida.
      .
      Obrigado por compartilhar teus pensamento e essas ricas passagens da Bíblia. Enriquecedor, de fato.
      .
      Beijo fraterno pra ti e que o Senhor te abençoe sempre mais,
      mz

  18. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Confesso que não lembro de ter orado especificamente o “Não nos deixes cair em tentação”, fora quando leio toda a oração do “Pai nosso”. É realmente um clamor pelo livramento de uma tentação que possa nos levar a pecar. Mas também confesso que me sinto um fracassado em muitas situações em que não me contenho ou resisto ao pecado, e fico me perguntando se realmente tenho e/ou manifesto o fruto(singular mas que se mostra na pluralidade) do Espírito, principalmente na falta de longanimidade, mansidão e domínio próprio em várias situações.
    O que ainda piora a minha avaliação nesses méritos é ler 1Coríntios 10:13. Aí me pergunto: Se não era maior do que eu poderia suportar, então eu falhei.
    É Zagari, sei que “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” e que um espinho também pode estar em minha carne, mas que muitas vezes me sinto um pecador incontrolável, ah, isso sinto…
    Mas “Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”(Salmo 106:1.

    A Paz de Cristo Zágari!

    MJ

    • Marcão,
      .
      se você tem consciência das suas falhas e faz confissão delas ao Senhor, no desejo real de mudar, está fazendo exatamente o que precisaria fazer. Persistir, confiar e ser transparente com Deus é o caminho. Ele sabe que você é pó, mas ao mesmo tempo você é filho dele. Olha que constatação explosiva!
      .
      Aquele abraço, querido, no amor de Deus,
      mz

  19. Marcos Cesar disse:

    Nós seres humanos, às vezes temos aquela mania de acharmos que o mundo inteiro conspira contra nós…sim, “Deus nos abandonou”, somos vítimas da inveja dos nossos semelhantes, somos vítimas de “feitiço”, somos vítimas de tudo; todos estão contra nós, somos tão sofredores, etc, etc…será que o nosso grande inimigo, não seria nós mesmos?! Será que o que falta em nós, não é o verdadeiro amor?! Aquele amor, que faz com que esqueçamos de nós mesmos em favor do nosso próximo…quando digo isso, não setou falando em converter o nosso sememelhante…é apenas dar amor a ele, é levar uma palavra, é estender a mão, independente de ele ser protestante ou não; católico ou não; espírita ou não;cristão ou não; ou até mesmo, ser ele um ateu…amemos, amemos e amemos…tá aí a chave para todos os nossos problemas…e será que a nossas dores e o nosso sofrer, são de fato tão grandes como nós julgamos.

  20. Marcos Cesar disse:

    Meu irmão Mauricio, perdão por eu ter postado aqui no seu blog aquele vídeo sobre a fome na África…meu bom amigo, eu mesmo arrependi depois, mas já havia enviado o comentário…meu caro, é que às vezes eu vejo às pessoas se reclamando tanto e entam em desespero por tão pouca coisa, e outros é que estão sofrendo muito mais no anonimato, por aí…obs: mas às imagens são muito fortes, e o amigo fez muito bem em deletar… De novo me desculpe… abraços

    • Marcos, olá,
      .
      mano, preciso confessar que não sei (ou não me lembro) a que você está se referindo. Não desaprovo comentários dos leitores, exceto se forem ofensivos, agressivos ou similares. Não me recordo de ter visto vídeo sobre fome na África. Possivelmente na hora de você enviar deu algum erro técnico e não entrou, não foi questão de eu ter deletado.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

  21. Rosiane disse:

    Há mais de dois meses tenho uma tristeza imensa. Nas últimas semanas minha dor até então “sentimental” está se tornando física. Hoje, me passaram o endereço do seu Blog. Uma esperança surgiu, a fé deu sinal. Mesmo achando que não tem mais saída, que não conseguirei sair dessa angústia tão logo, mesmo muitas pessoas orando por mim, acho que voltei a sorrir ao ler esse texto e tantas outras coisas boas escritas aqui.Preciso acreditar que estou sofrendo agora e que se não está dando certo é porque Deus quer o melhor pra mim. Deus precisa tirar minha dor, minha angústia, meu sofrimento, Deus precisa agir no meu coração. Estou orando, preciso acreditar na vitória !!!

    • Rosiane, olá,
      .
      fico muito triste de saber que você está enfrentando isso. Alegro-me que o que você leu aqui no APENAS trouxeram um sorriso ao teu rosto.
      .
      Tenha a certeza que Deus tem o melhor para você. Que pai bondoso e amoroso não quer o melhor para sua filha? Ele cuida de ti. Busque-o em oração e na leitura da Palavra e o Senhor, no tempo dele, falará ao teu coração e agirá conforme sua boa, agradável e perfeita vontade.
      .
      Oro por ti. Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  22. Mariana Estevão disse:

    Muito lindo esse texto, precisava mesmo ler isso! Enfrento muitas tentações todos os dias e sinto Deus me sustentando e fortalecendo de muitas formas. Agora esse texto foi uma delas! Obrigada amigo

  23. «73n £1Øn» disse:

    Reblogged this on …para esses dias….

  24. MARCOS FALCON disse:

    Fala Grande Zaggar .
    Queria lhe agradecer pela lição divina do post, mas venho falar que as tentações são muitos intensas , as vezes falhamos, nos entristecemos, muitos momentos da vontade de desistir, mais DEUS nunca nos abandona e quer que voltemos ao primeiro amor! Confesso não queria errar tanto, o que posso fazer ? grato FALCON

    • Mano,
      .
      não tem fórmula mágica: uma vida de oração e estudo da. Bíblia, junto com jejum e o apoio de irmãos na fé. É o que podemos e devemos fazer para errar menos.
      .
      Abraço, na paz,
      mz

  25. Daniele disse:

    Amado irmão, há algum tempo acompanho suas postagens e tenho sido extremamente abençoada através delas (confesso que já cheguei às lágrimas diante de algumas revelações trazidas pelo Senhor Jesus através do seu blog), que o Senhor continue te abençoando com graça e sabedoria. Quero externar aqui um assunto referente às tentações do dia-a-dia e que tem me angustiado muito pois não sei que atitude tomar.
    Há seis anos, eu e minha irmã nos convertemos juntas em uma pequena igreja pentecostal, ficamos nessa igreja por pouco mais de três anos e depois fomos para uma igreja batista na qual nos sentimos muito acolhidas. Em junho deste ano minha irmã conseguiu um emprego em uma loja de comércio e a partir de então ela mudou muito. Acredito que a falta de um relacionamento amoroso e a pressão dos colegas de trabalho influenciaram a situação que descrevo abaixo.
    Em setembro eu peguei no celular dela e vi umas mensagens que me chocaram (esclareço que só olhei as mensagens por que já desconfiava que havia algo errado com ela). Li coisas horríveis em mensagens eróticas com um rapaz de outra cidade onde os dois marcavam encontros para colocar em prática os planos. Tenho quase certeza que eles se conheceram em páginas de bate-papo.
    A questão é que fiquei completamente sem rumo. Tenho orado e chorado muito aos pés do Senhor para que não a deixe cair em tentação. Já falei com ela sobre 2 Pedro 2:20-22 e sobre trocar a presença de Deus por alguns minutos de prazer, creio que a palavra de Deus jamais volta vazia, mas se o solo não for bom semen

    • Daniele disse:

      * continuando: se o solo não for bom a semente não frutificará. Não posso contar que vi as mensagens pois ela me discriminaria por ter invadido sua privacidade. Já não sei se devo falar mais alguma coisa ou continuar somente orando. Não posso contar aos meus pais pois eles não são cristãos e diriam que ela está certa e que precisa se divertir. Tenho medo que minha irmã se desvie completamente e eu acabe, de certa forma, sendo negligente diante dos fatos.
      Prezado irmão, se for possível, gostaria de uma ajuda pois não sei como agir.

      • Daniele, olá,
        .
        você não tem como obrigar sua irmã a não pecar, só a tomada de consciência dela vai mantê-la no caminho reto. Quem convence do pecado é o Espírito Santo, portanto sua primeira atitude deve ser orar muito por ela. E seguir orando. E orar mais. E não parar de orar. Além disso, mostre a ela, em amor, passagens da Bíblia que mostrem as consequências das atitudes que ela está tomando. Que, se ela enveredar por esse caminho, haverá consequências espirituais – e físicas, pois quem peca na sexualidade peca contra o corpo. Deixe a Palavra de Deus agir. Leia com ela trechos selecionados das Escrituras e deixe o poder de Deus agir por meio de Sua santa e eficaz Palavra. Em resumo: oração e leitura bíblica. O resto é com Deus.
        .
        Não sei se ela ainda vai à igreja. Se vai, seria interessante levá-la para conversar com o pastor de vocês. Os conselhos dele podem ser muito úteis.
        .
        Oro por sua irmã. Que Deus a proteja, liberte e guie pelas veredas da justiça. E por ti, para que tenha paz.
        .
        Espero ter ajudado.
        .
        Deus as abençoe muito,
        mz

  26. Renan Almeida disse:

    Oi Maurício Paz do Senhor.

    Eu queria desabafa sobre minha vida espiritual com o senhor. Eu quando me converti a Cristo foi algo maravilhoso que eu nunca tinha experimentado, eu tinha prazer de meditar na leitura bíblica, amava falar do amor de Jesus para meus amigos, mas depois de um tempo veio várias tentações que me fizeram cair em tentação eu vi que não era certo o que eu estava fazendo e voltei para a igreja e me reconciliei busco fazer o que a Bíblia ensina que é fugir das tentações e sinceramente eu não tenho mais prazer nas coisas do mundo. Mas depois que eu me reconciliei eu não consigo ser mais como eu era, um jovem ativo na oração, na leitura da palavra e no evangelismo. Eu peço pra Deus todos os dias para que eu sinta de volta o amor que eu tinha antes quando me converti a Cristo, as vezes eu penso que eu o chamdo ministerial não é pra mim.

    • Renan, olá,
      .
      mano, por favor, não me entenda mal. Vejo pelo que diz que você não precisa desabafar com uma pessoa pela internet; precisa, isso sim, de amparo e orientação espirituais de um pastor. Isso precisa ser feito pessoalmente, em uma série de aconselhamentos. Escrevi um texto sobre isso algum tempo atrás e peço que leia para compreender o que quero dizer: https://apenas1.wordpress.com/2014/11/17/nao-foi-a-toa-que-deus-te-deu-um-pastor/
      .
      Minha recomendação é que procure o seu pastor, converse com ele, abra o coração e permita-se ser apascentado pela pessoa que Deus estabeleceu para cuidar de sua vida. Faço isso por senso de responsabilidade e zelo por sua alma, espero que compreenda.
      .
      Oro a Deus por sua vida e peço que ele ilumine você e seu pastor para que consigam buscar o caminho mais excelente para solucionar essas questões. Um abraço fraterno, do mano,
      mz

  27. Paloma bispo disse:

    A paz do senhor …. Estou em um momento muito difícil espiritual … Já fui de trabalhar muito fazendo a obra era uma forma de gratidão por tudo o q Deus fez na minha vida… Porém palavras né feriram de maneira q não consigo mas estar como antes sinto medo q tudo se repita …. Me Fechei porém sofro calada pois sinto falta de estar na igreja como antes mas não encontro forças pra continuar . . O q faço?

    • Paloma, olá,
      .
      fico triste por essa situação. Penso que você deve conversar com seu pastor para que ele a aconselhe e oriente. Dores de parto não devem nos impedir de dar à luz, assim como o medo da frustração não deve impedi-la de congregar. Peço a Deus que aponte o caminho e que você encontre a paz entre seus irmãos.
      .
      Abraço fraterno, na paz do alto,
      mz

  28. Natiuska Adjersia Alonso Jaime disse:

    Amei ler isso tudo… Na verdade é tudo que eu precisava ouvir. Muito obrigada pela ajuda

  29. Roberto Melo disse:

    Muito bem observado Mauricio, mesmo sabendo que temos um Deus que age em nosso favor, continuamos pensando muitas vezes que somos auto suficientes, até mesmo diante do pecado. A paz esteja convosco.

Deixe um comentário