S09A solidão faz parte da vida de muitos de nós. Não são poucas as pessoas que vivem cercadas por multidões mas, por trás dos sorrisos artificiais, vivem em estado de absoluta solidão. Pessoalmente valorizo muito o estar só, buscar um lugar isolado, sentar-se e ficar apenas pensando, misturando o som de ondas com o de pensamentos – é uma dinâmica extremamente produtiva. Gosto de fazer isso. Como diz Frejat, “às vezes levo o meu corpo para passear”, é por aí. Só que isso não é solidão, é solitude. Embora pelo dicionário os dois termos sejam sinônimos, na vida prática estão muito distantes. É interessante pensar em solitude como uma “atitude de buscar estar só”, é algo voluntário, escolhido, almejado. Já a solidão e mal-vinda, é perniciosa, faz mal, nos envelhece, dá câncer, é feia. Dói.

Quando Jesus buscava isolar-se no monte ou no jardim, ele procurava a solitude. O cristão tem um benefício a mais que pode agregar a esses momentos: a oração. Em instantes de solitude, é possível alternar períodos de reflexão com de oração. Até mais: de leitura – da Bíblia ou de algum bom livro. Em suma, solitude é uma bênção, pois pode reunir três das coisas mais maravilhosas que há: reflexão, oração e leitura.

Em contraste, solidão é uma maldição. Ela nos transforma em panelas de pressão, desesperadas por conversar com alguém, sedentas por um pouco de afeto (seja dar ou receber), cheias de sentimentos acumulados a compartilhar… mas não há uma válvula de escape. O resultado é que carregamos universos dentro So0do peito mas não há ninguém com quem possamos dividir a beleza desse espetáculo cósmico. Solidão é um “eu em mim” involuntário e compulsório.

O ser humano foi feito para compartilhar. Em termos eclesiásticos, o nome disso é comunhão. E, pela enorme quantidade de cristãos solitários que existem por aí, fica clara a urgência que existe de haver uma comunhão mais sincera, ampla e devotada entre nós. Em geral, chamamos equivocadamente de comunhão aquele lanchinho oferecido após o culto, a pizza depois do grupo pequeno, a festa de aniversário de um irmão. Tudo isso é muito bom e tem o seu mérito, mas a verdadeira comunhão não é isso. A começar pelo real sentido do termo: “união comum”. Não necessariamente desenvolver atividades sociais promove união. Acredito que proporcionam contatos e conversas, mas não união. Porque união passa a ideia de se fundir. O que é algo muito mais profundo, que pressupõe mergulhar no coração do outro.

Minha teoria é que há tantos solitários dentro das igrejas porque não conseguimos de fato promover a união. Não abrimos nossos anseios mais íntimos para o outro. Não compartilhamos nossos dramas mais escondidos com ninguém. Não entregamos nosso afeto como fomos feitos para entregar porque há milhões de barreiras sociais, culturais ou pessoais. E, com isso, retemos. Engolimos. Nos ensimesmamos. E, se você vive a solidão, sabe o quão terrível é isso, como um animal selvagem que nos estraçalha por dentro. Ninguém se basta a si mesmo: precisamos uns dos outros.

So4Viver somente para si é uma das coisas mais tristes que há. Jesus chamou seus discípulos de amigos, pois até o Deus humano precisava de comunhão. Ele sofreu ao ver que no seu momento de agonia os amigos dormiram, o abandonando à solidão. Você pode dizer que só a comunhão com Deus importa, que ele supre todas as nossas necessidades. Bem… ai de quem não tem o Senhor para compartilhar. Mas existem coisas para as quais só o ser humano serve. Pense: Deus criou a mulher usando o argumento de que não era bom que o homem vivesse só. Mas… o homem não estava com o Criador no Éden? Então ele não estava só. Conclui-se que o Senhor sabia que certas necessidades emocionais e afetivas apenas outro ser humano pode suprir. Mas muitos preferem empurrar o próximo para Deus em vez de se doar a uma real comunhão. Terceirizam a presença que poderia acabar com a solidão de muitos. Só que, assim como o Senhor nos usa para muitas coisas, também quer que nós sejamos o canal para combater a solidão de nossos irmãos.

Solidão, ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver com a quantidade de pessoas com quem você se relaciona. Tem a ver com a qualidade da conexão que se estabelece entre você e o outro. Milhões de pessoas ao redor não são garantia do fim da solidão. Uma única pessoa que seja, mas que tenha acesso ao nosso mais profundo íntimo sim, representa o fim da solidão. Davi e Jônatas que o digam. “Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma” (1Sm 18.1).

Em grande parte, a culpa por haver tantos irmãos e irmãs vivendo em profunda solidão é minha e sua. Porque não nos devotamos de fato a amar o próximo como a nós mesmos. Não partimos ao encontro do outro. Não nos disponibilizamos a comungar, ou seja, a participar de uma união que seja comum. Não ousamos. Não nos atrevemos a expor a alma.

So7Oro a Deus que aqueles que guardam gritos presos na garganta encontrem alguém com quem consigam se identificar a tal ponto que tsunamis de sentimentos, pensamentos, tristezas e frustrações possam ser compartilhados e, assim, o caminho para a paz venha a se estabelecer. Pois ter alguém com quem se pode falar tudo, com quem se chore, que nos abrace e segure nossa mão em amor, que olhe nos nossos olhos e saiba tudo sem que precisemos dizer nada… é uma das maiores bênçãos que podemos receber. Bem-aventurados são aqueles que têm nem que seja uma única pessoa especial com quem possam ser eles mesmos em tudo. Pois isso é o início da mais íntima comunhão – e o fim da solidão.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Jose disse:

    A paz do Senhor Jesus, nobre amigo.

    Este post é a parte dois do anterior.
    Vejo uma simbiose entre eles e minha opinião é que se ainda temos muitos cristãos solitários é devido a falta de confiança (do que fala e do que houve).

    Tem o ditado que diz “antes só do que mal acompanhado”.

    Ainda que o que fala tem papel fundamental nessa interatividade, o que ouve precisa e deve se identificar com o problema de seu interlocutor.

    A solidão é um dos males do século, e como você frisou, carrega consigo vários embriões de patologias. O humanismo é o centro de tudo.

    A verdade é que muitos de nós não queremos nos dedicar a isso: a carregar as cargas um dos outros. É chato, intediante, sonolento.

    Comparo com o que Paulo escreveu a Timóteo: “Porque haverá homens amantes de si mesmos,… sem amor para com os bons; Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. 2 Timóteo 3.

    Oro para que Deus me quebrante e foque a Sua graça em minha vida, e me traga para mais perto de meu irmão.

    No amor de Cristo,
    José.

  2. Parabéns, meu irmão, pelo texto belíssimo, cheio de unção do Alto, de uma extrema e rara sensibilidade, que retrata com muita fidelidade essa mazela que se alastra silenciosamente entre nós, cristãos tão solitários, mesmo rodeados de milhares de pessoas a sua volta; mas que muitas vezes. não te enxergam, tão apressados , envolvidos em inúmeras atividades, tantos serviços, sem tempo ou vontade, para enxergar a alma de um outro ser que agoniza e não tem coragem de confessar a sua dor e clamar sem vergonha…’fique aqui ao meu lado’, ‘apenas estenda a sua mão’…com certeza, amenizaria a nossa mazela, se cada um de nós, seguisse fielmente as recomendações do nosso Mestre Jesus, de amar ao nosso próximo como a si mesmo, principalmente nos momentos que ele se sente abandonado, desprezado, solitário.

    Solidão é ter um mundo dentro de si e não ter com quem compartilhar. Graça e paz multiplicadas. Um grande abraço.

    • Olá, Aimara,
      .
      obrigado por suas gentis palavras. Confesso que é com o coração em lágrimas que toco no assunto, por sentir a dor de tantos que passam por isso.
      .
      Te abraço, com carinho, no amor de Cristo,
      mz

  3. Pricila disse:

    Como sempre, Maurício, seus textos são ótimos de se ler!
    Que o Senhor te abençoe 😉

  4. Daisy disse:

    Há duas semanas conheci este blog,e estou impactada com tanta palavra revelada,glória a Deus por sua vida irmão,pois tenho sido muito confrontada e tenho aprendido muito,com seus textos…

    Deus tem te revelado coisas grandes e ainda bem q vc tem compartilhado conosco.Que Ele te abençoe sempre…

    • Olá, Daisy,
      .
      muito me alegro por Deus falar ao teu coração por meio de nossas humildes reflexões. Louvo ao Senhor por isso.
      .
      Obrigado por suas palavras carinhosas.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  5. Olá, irmão! Pessoas que tem compaixão do próximo tem o Espírito de Deus consigo. Que o Senhor te abençoe e sempre ponha essas reflexões em sua mente para que você possa compartilhar conosco. Já te recomendei o livro: O homem do céu, e agora te envio o endereço eletrônico do livro. Você vai viajar pela Igreja Primitiva em plenos anos 1980 até a data de hoje, pois o protagonista do livro ainda vive e continua obedecendo ao chamado de Deus! Fika com Deus!!!

    http://www.scribd.com/doc/3626057/O-HOMEM-DO-CEU-Irmao-Yun-Paul-Hattaway

    • Oi, Edina,
      .
      faço minha a tua oração. Obrigado, querida.
      .
      Grato pelo livro, nao prometo ler já porque confesso que tenho uma extensa lista de obras para ler, mas vou inclui-lo na minha lista. Te agradeço muito.
      .
      Abraço, no amor do Senhor,
      mz

  6. Ree disse:

    Isso!!
    Abração, mano. Precisa nem dizer mais, né?
    A paz😊

  7. Vm disse:

    De certa forma isso explica a “evasão” das igrejas, relativa principalmente aos jovens.

  8. Jacy disse:

    … 🙂

  9. Rosana disse:

    Super profunda a sua reflexão, querido irmão!

    Muito obrigada pela profundidade e por seu relacionamento com Deus ser tão intenso a ponto de você conseguir escrever tão detalhadamente os mais profundos sentimentos.

    Obrigada por descrever sobre solitude, eu não sabia o significado e pra mim era a mesma coisa de solidão, mas vejo e sinto que é diferente..

    Experimento a solitude com Deus todos os dias a luz do abajur no quarto, estudando a Bíblia e falando sobre sentimentos profundos com Deus…

    Já experimentei a solidão e ela me levou a solitude com Deus e foi incrível.

    Obrigada Zágari por seu coração tão intenso.

    • Olá, Rosana,
      .
      obrigado pelas tuas palavras gentis. Quisera eu ter um relacionamento tão intenso com Deus como gostaria… talvez a busca por isso seja o que me leve a essas reflexões. Estou na estrada, caindo aqui, levantando ali, vamos seguindo…
      .
      Abraço, mana, no amor de Deus,
      mz

  10. Bruno Vilela disse:

    Parabéns pela reflexão Maurício, você foi de encontro a um problema que assola não só as igrejas, mas a sociedade do séc. XXI como um todo: a superficialidade. E ouso até ir mais além: Muitos líderes sofrem desse mal, pois por conta da necessidade de uma aparente santidade fogem a abrir-se com alguém, ou então os liderados julgam que como o líder é um “super-homem” não precisa de uma ligação, de um ombro, e a solidão assim prepetua-se.

    Já passei por isso e hoje, despido de meus antigos títulos e rótulos, estou tentando recomeçar em outra denominação, sendo que apesar das dificuldades D-s tem colocado pessoas no meu caminho, sendo que apesar de não estar mais rodeado de dezenas como antigamente, eu posso dizer que minhas relações não são mais superficiais como eram outrora

    Um abraço e obrigado pela atenção! Siga em frente mano, e continue sendo luz na vida das pessoas…

    • Oi, Bruno,
      .
      obrigado pelas palavras gentis, mano. Eu creio que a superficialidade existe e é real, mas penso que ela é sintoma de um mal imensamente maior: falta de amor ao próximo. Esse sim, a meu ver, é o mal do século na Igreja.
      .
      Abraço, querido, Deus te abençoe,
      mz

  11. Marcelo disse:

    gostaria q isso fosse real, mas no meu tempo dentro da igreja foi muito mais sofrimento que alegria. fui um desses solitario e hj me afastei totalmente e perdi a fé e a alegria de viver. seu texto deveria ser enviado para dentro das igrejas desse brasil … lá não se sabe o que é amor de verdade. abç

    • Oi, Marcelo,
      .
      fico muito triste de ler isso, querido. De fato esse problema ocorre e muito. Mas não podemos generalizar, mano, há muitos e muitos cristãos amorosos, devotados e preocupados com o próximo. Fico muito abatido por esses não terem cruzado teu caminho.
      .
      Te abraço, com afeto, no amor daquele que nunca nos desampara ou deixa sós,
      mz

      • Marcelo disse:

        oi mauricio

        sei que nao posso generalizar. Mas nao sei onde estes cristaos que amam estao escondidos. mas obrigado pelas palavras suas. mesmo longe da igreja gosto de ler sobre coisas assim

        abraço

      • Oi, Marcelo,
        .
        conheço alguns, mano, que teria o maior prazer de te apresentar. Eles existem, querido, porque Jesus não criou uma Igreja para ela deixar de existir. Ela existe. Está por aí. E persistirá até a Segunda Vinda. Oro ao Senhor que alguns dos tais cruzem o teu caminho.
        .
        Um abraço carinhoso, no amor de Cristo,
        mz

  12. Dayana disse:

    Que maravilha de texto Mauricio, que o bom Deus nos der não somente ouvidos para ouvir, mais também corações dispostos a amar, pois ouvir com amor traz cura para aqueles que precisam de um ombro amigo pra conversar e descansar, abraço.

  13. Paz, Mauricio

    Belíssimo texto, como sempre.
    Seus textos sempre tem me tocado, mas esse em especial falou muito ao meu coração, confesso que sou refém dessa solidão, vivo cercada por pessoas, no trabalho, em casa, na igreja, mas me sinto sozinha, ha dias em que meu refrigério e entrar no meu quarto, trancar a porta e chorar aos pés do Senhor, tenho amigos fieis, com quem posso contar sempre, mas sempre que me achego a eles para desabafar acabo eu ouvindo seus desabafos rs. volto para casa com minhas angustias e sentimentos reprimidos, não tenho coragem de falar dos meus pesares, pois os a judos a enfrentar os seus, não reclamo gosto disso, gosto quando as pessoas vê em mim alguém com quem elas possam desabafar e contar com uma oração, mas sinto falta de alguém que queira somente me escutar, o Senhor tem sido minha fortaleza ,oro a Ele, para que isso passe.

    Deus abençoe sua vida mais uma vez, você e uma vaso de honra nas mãos do Senhor.

    Paz.

    • Oi, Alice,
      .
      obrigado por teu carinho e tua gentileza, fico feliz por tocar o teu coração. Louvo a Deus por isso.
      .
      Mana, se você tem amigos fieis eu te diria para se abrir com eles. Suponho que você tenha liberdade suficiente para chegar e dizer a um ou mais deles que precisa falar, que precisa abrir teu coração e derramar sua alma. Muitas vezes eles não supõem que você tenha algo para pôr para fora. Diga isso a eles. Seja franca, explique que está frágil e precisa de alguém que te ouça. Tenho certeza que bons amigos não se negarão a te dar ouvido, ombro, carinho. Oro por ti.
      .
      Beijo fraterno, na paz do nosso Deus,
      mz

  14. Danieli disse:

    Passando pra agradecer todas as mensagens edificantes e profundas… Aprendo muito.
    Adoro abrir a Caixa de Entrada de meu e-mail e ver: ” [Novo post] – Apenas
    kkkkkk
    Paz de Cristo!

    • Oi, Danieli,
      .
      Me faz sorrir o teu comentário. Alegro-me por poder edificar sua vida, mana. Agradeço ao Senhor por conseguir fazê-lo.
      .
      Abraço carinhoso, no amor que nos une,
      mz

  15. Olá, a paz irmão Maurício,

    Senti de entrar em seu blog, pois fazia tempo que não lia seus posts…E fui direto neste post, e posso lhe dizer que, suas palavras, que vêm do Alto, me tocaram. A solidão é triste, e já passei por isso…senti, pela leitura, Deus me falando para ir ao encontro do próximo, para amenizar a solidão que está alastrada. Enfim…estou meditando muito nessa mensagem, e creio que Deus irá guiar meu caminho..

    Graça e paz!

    • Oi, Larissa, tudo bem?
      .
      Tenha a certeza de que está trilhando o caminho mais excelente. Ir ao encontro do próximo é cumprir a prioridade de Deus. Fico feliz que a reflexão falou ao teu coração.
      .
      Beijo fraterno, no amor de Deus,
      mz

  16. Gustavo disse:

    Olá Mauricio
    É bom encontrar pessoas que se preocupam com as outras a ponto de fazer textos assim como você faz.Obrigado.
    A solidão é uma coisa terrível mesmo. É muito duro perceber o olhar de desprezo que vem das pessoas. Muitos hoje não querem uma verdadeira amizade , uma amizade sem pedir nada em troca. Hoje, muitos decidem quando vão conversar e apoiar você e quando não vão.
    Tenho passado por isso , onde vou vejo no olhar de cada um a falta de interesse em me conhecer , em ter uma relação , uma aliança comigo. É muito dolorido.As vezes fico desanimado de ir para a escola por saber que lá quase não há pessoas que valorizam uma boa amizade, que de atenção …. que olhe para você enquanto você fala, mostrando que realmente é amigo. Esse comentário está mais para um desabafo. Realmente é dolorido.

    Um abraço.
    Graça e Paz !

    • Eu te entendo, Gustavo. Sabe… creio que o caminho é investir na qualidade das amizades, em vez da quantidade. É melhor ter um Jônatas ao lado do que muitos Sambalates. Só que para isso é preciso discernimento e paciência.
      .
      Aquele abraço, mano, no amor de Deus,
      mz

  17. bibianaroque disse:

    Ola Mauricio, que Deus cuide de ti, e a sua famila. Eu sou solteira, e espero por grande amor da minha vida, ele esta perto de mim todos os dias, so estou a espera do tempo de Deus, para darmos o fim de solidao.

    Deus ti abencoe

    Bibiana Roque Mocambicana No dia 15 de Setembro de 2013 s 01:53, apenas

    • Olá, Bibiana,
      .
      muito obrigado pelas palavras amáveis. Estendo a você a oração e peço ao Senhor que te abençoe na escolha de teu futuro esposo.
      .
      Um abraço, na paz do Deus de amor,
      mz

  18. Caroline disse:

    Oi eu estou assim!Quanta hipocrisia nas igrejas!Tenho me sentido muito só,queria tanto ter mais comunhão com os irmãos.Já passei por tantas coisas,problemas emocionais,espirituais e não tive ninguém que tivesse sensibilidade de observar mesmo no meu semblante tristeza,angustia..Hoje estou pensando seriamente em sair da denominação,pois sinto que não farei falta alguma!

    • Caroline, olá,
      .
      todos nós fazemos falta, você não é de forma alguma dispensável. Muitas vezes as pessoas não percebem o que se passa em nosso coração ou mesmo desejam respeitar nosso espaço e por isso não se aproximam. Permita-me perguntar: você já buscou se aproximar delas? Eu recomendaria que você se envolvesse em algum grupo ou atividade da igreja que levasse as pessoas a se relacionar com você. Muitas vezes, precisamos dar o primeiro passo em direção às pessoas para que elas se sintam à vontade de se aproximar de nós. Experimente fazer isso.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  19. SAMANTHA disse:

    Tudo lindo na teoria, mas na prática… só quem tem família tem prioridade, primeiro que os solitários são tratados de forma superficial,são bons com estes na frente dos outros, puro palco,são feitos de bobos da corte, como se fossem leprosos, porque têm mesmo é medo de se contagiarem com a solidão ou tratam com certa distância, por outro tipo de medo, a de ataque sedutor aos cônjugues e parentes, são tratados como seres perigosos, se está só não presta, fora os solitários dentro de família, desprezados pelos de dentro e pelos de fora também. Geralmente ajudam quem não precisa ou porf interesse se é homem é pra crescer na igreja, as mulheres solitárias continuam desprezadas, renegadas aos últimos lugares e oportunidades de forma maquiada, feitas como bobas da corte, isso sim. Não lutam com quem devem e sim com os fracos, negligência, covardia e vaidade… palavra aplicada de Deus aos órfãos, viúvas e necessitados… hoje há muitos órfãos de pais e mães vivos, que desprezaram e desistiram de seus filhos ou que fizeram coisas piores ou nunca os reconheceram. Como exigir honrar pai e mãe em situações assim? A culpa aumenta ainda mais, porque acusam e cobram mais até o que não se pode mais fazer, maquiam com falsas esperanças e promessas vãs de ajuda, quando nada fazem, só criticam, ferem, pisam e despejam mais culpa e solidão em quem precisa realmente de ajuda, assim é fácil, como Pôncio Pilatos fez lavou as mãos…tantas profetadas e retetes inúteis e nenhuma visão espiritual verdadeira…Há pessoas no evangelho encenando felicidade obrigatória, de que com crente tudo sempre vai bem, falar de sofrimento, só o dos santos da Bíblia, como se os humanos não sofressem mais, choro é coisa de crente fraco, miserável e sem fé sem poder…. Correm a consolar aos ricos e os que não precisam…Muito palco, pouca ou nemhuma ação…Mulheres precisam sofrer mais e mais e perdoar e aos homens é consentido todo tipo de erro e vingança e covardes loucuras… Só a misericórdia, sei que haverá alguém que se incomodará e vai distorcer tudo e ainda falar que eu é que sou louca, novidade nenhuma. Fácil é criticar quem revela a verdade. esta, que de tudo fazem pra esconder debaixo do tapete, então reação animalesca ou de falsa bondade ao vento não me surpreendem…

Deixe um comentário