De tão assombrado não achei um título para este texto

Publicado: 10/02/2012 em Amor, Amor ao próximo, Espiritualidade, , Glória de Deus, Graça, Inferno, Morte, Pecado, Sofrimento

A humanidade não presta. Isso a gente sabe desde Adão e Eva, não é nenhuma novidade. Depois vem Caim, mata Abel e se ainda restava alguma dúvida, agora é uma certeza: ninguém presta. De lá pra cá milênios se passaram. Mudaram a ciência, a medicina, a astronomia, a física, a filosofia, a religião, a arquitetura, a moda, as estações, a camada de ozônio, o nível dos mares… mas no que tange ao ser humano continua tudo igual. As pessoas continuam tão horríveis como sempre foram. A verdade é que com a queda o coração do homem tornou-se ruim. Mau. Egoísta. Malévolo. Violento. Assassino. Se quisermos colher cardos e abrolhos basta rasgarmos nossos próprios peitos e lá dentro os encontraremos.

Vibramos com massacres mascarados de “esportes” de luta. Adoramos filmes de ação, violência e com sangue sendo esparramado para todo lado. E assistimos comendo pipoca, insensíveis que somos. Os desenhos animados a que nosssos filhos assistem são ratos esmurrando gatos e pica-paus batendo em leões-marinhos, as comédias que nos fazem rir são pessoas enfiando tortas na cara de outras e batendo com paus na cabeça alheia, muitos dos videogames que jogamos são um ultraje à paz, saltamos da cadeira em êxtase quando nas corridas de carro há batidas, nos programas de auditório de domingo a desgraça alheia é celebrada com gargalhadas, videocassetadas que deixariam Francisco de Assis às lágrimas. Detalhe: tudo isso ocorre com não-cristãos mas também com cristãos.

Fazemos guerras. Criamos armas de fogo. Queimamos crianças com napalm. Inventamos instrumentos de tortura. Investimos bilhões de euros por ano na criação de fuzis, mísseis inteligentes, bazucas que explodem tanques, balas que explodem cabeças, qualquer coisa que exploda qualquer coisa. E tudo em nome da “defesa”. E é lógico que temos de nos defender, afinal o ser humano é mau e nunca sabemos o que a outra pessoa pode fazer de ruim. Há momentos em que paro e mal acredito que isso aqui que nós somos foi criado por um Deus perfeito e que somos o que a Bíblia chama de “a coroa da criação”. A verdade, meu irmão, minha irmã, é que nós somos uma droga. Não prestamos. Faríamos um grande favor ao mundo se sumíssemos da face da Terra e a devolvessemos aos dinossauros. Que voltem os mamutes e outras criaturas mais dignas do que nós.

E, em meio ao fedor emanado pelo homem, ao horror que provocamos, ao sadismo que transpiramos, Aquele que é perfeito se faz como um de nós numa estrebaria de Belém da Judeia. Que loucura…

Você já parou para pensar com calma o que foi para Deus a encarnação? Abrir mão de sua glória para se tornar… isto que nós somos? E a glória de Deus não é uma nuvenzinha ou raios de luz brancos emanados de roupas brancas. A glória de Deus é um estado de perfeição absoluta, algo inconcebível ao homem natural, simplesmente uma realidade de tão puros amor, beleza, carinho, afeto, alegria, paz, amabilidade, bondade e outras virtudes tão cristalinas que nossa mente pateticamente limitada jamais conseguiria compreender nem de longe. Muito se fala do sacrifício de Jesus na cruz. Mas pouco se diz do sacrifício que foi para a Perfeição Absoluta trocar em sua encarnação aquilo que é perfeitamente perfeito pelo que é rigorosamente asqueroso: nós, vermes humanos.

O Filho deixa sua habitação celestial pura e santa para habitar entre mendigos, leprosos, fedor de estrume de animais, sujeira, corações nojentos, podridão humana espalhada por todos os lados, chagas purulentas, doenças, morte. Jesus optou por ser uma ilha de brilho em meio a um oceano de terríveis trevas – externas e internas ao homem.

Mas… Jesus olha para essa humanidade enojante e consegue enxergar esperança. Consegue ver beleza. Incrível. Ele vê a poesia de Fernando Pessoa, a literatura de Gabito Marquez, a música de Mendelssohn, o violino de Yitzhak Perlman, a dança do Quebra-nozes, as árias de  I Pagliacci, a beleza da Moça com brinco de pérola. Consegue ver resquícios da perfeição em meio a este mundo tenebroso. Jesus olha para mim e para você, ignora o odor do pecado que exalamos e diz: “Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarrecados, e eu vos aliviarei”. Meu Deus, por quê? Por quê? O Pai contempla de sua perfeição o mundo bonito que Ele criou e que o pecado deformou nesta coisa horripilante que existe hoje e consegue amá-lo de tal maneira que dá seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Por quê? Por quê?

Não entendo. Confesso, eu não entendo. Que amor é esse?! Como Ele consegue amar dessa forma?! Porque, no lugar de Deus, eu destruiria tudo. Agora. Já. A começar por mim, este poço de pecado, hipocrisia e negrume de alma. Mas não. Esse Deus insondável olha para mim e para você, que, sem ofensa, mas, pelos padrões divinos, é tão péssimo ou pior do que eu… e nos ama! Como pode?! Como?! Como?!

Não há resposta para isso. Não há resposta para esse que é o maior dos mistérios. E é por isso que me rio ao ver espécimens desse verme que é o homem se digladiando em debates sobre quem está certo sobre a mente de Deus. Inventam Teologia Relacional, Missão Integral, Universalismo, Arminianismo, Calvinismo, Igreja Emergente, reteté, Igreja em Células, Igreja institucional e milhões de outros rótulos ligados ao perfeito Cristo e entram numa guerra sacra uns contra os outros sem perceber que Deus está tão, mas tão, mas tão acima de tudo isso que a discussão que – confesso – gostamos (eu gosto) de ter sobre teologia, sobre Deus, sobre os modelos e padrões de Igreja se tornam quando temos um lampejo de quem de fato é Deus… num amontoado inútil de estrume verbal.

Viver é Cristo e morrer é lucro. Ah, doce esperança de deixar para trás as guerras santas, as guerras nada santas, a mim mesmo enquanto homem não-glorificado. E que vontade de ingressar no que a Bíblia chama de “sala do trono” dAquele que é imaculado, que é perfume puro de nardo, que é a beleza que flor alguma conseguiu imitar. Ah, que vontade de entrar na doce presença, de aspirar o ar puro das esferas celestiais, de deixar para trás o lixo chamado planeta Terra, o aterro sanitário chamado vida. De deixar-me para trás enquanto aquilo imundo que sou e tornar-me alvo mais que a neve.

E poder, enfim, ouvir o Espírito e a noiva dizerem: “Vem!”. E poder beber de graça da água da vida. E escutar “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas”. Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão. Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas.  Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre. “Eis que venho em breve!”. Não há mais o que dizer a não ser “Ora, vem, Senhor Jesus”.

Sabe… normalmente busco terminar meus textos com alguma frase que dê um belo fechamento ao que escrevo. Mas desta vez… encerro somente com lágrimas pingadas sobre um teclado de computador. Um teclado cheio de manchas de gordura e sujeira, digitado por dedos com unhas sujas e ligados a uma alma imunda. Não, não há mais o que dizer. Encerro aqui.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

Anúncios
comentários
  1. Nossa Mauricio Zágari…!!!!???
    Acabei de receber seu texto por e-mail. Você falou tudo o que estava em mim, gritando)))))))))))!
    Sabe o que eu estava pensando esses dias?
    __ A BABILÔNIA…A APOSTASIA EM QUE SE TORNOU O MUNDO, O AMOR ESFRIADO E AS GUERRAS SANGRENTAS QUE ESTÃO POR VIR, REALMENTE NÃO TEM CURA…NISTO NÃO PODEMOS COLOCAR NOSSA FÉ, NOSSA ESPERANÇA EM QUE TUDO VAI MELHORAR. NÃO, NÃO VAI ! MAS NOS RESTAM UMA COISA LINDA EM MEIO A TUDO ISSO…FÉ EM DEUS(AMANDO -O SOBRE TODAS AS COISAS, MARANATA JESUS E FICARMOS SEPARADOS EM ORAÇÃO !
    TAMBÉM, ALERTARMOS A QUEM TENHA OUVIDOS E CUIDARMOS DE NOSSAS FAMÍLIAS!

    AMO VC EM CRISTO JESUS(YESHUA), MAURÍCIO ZÁGARE!
    FIQUE NA PAZ, POIS NOSSA ESPERANÇA E FORÇA É A ETERNIDADE E VERMOS A FACE DO ETERNO…NOSSO DEUS ONIPRESENTE.
    ABRAÇOS.
    PATTY-ARTÍSTA PLÁSTICA . SP

    • Amem, Patty,
      me alegro que minha reflexão alcançou teu coração.
      Que o nosso Deus te abençoe cada vez mais!
      No amor dAquele que nos une,
      Mauricio

      • Bom dia Maurício !
        Obrigada pelo seu retorno…Muito gentil.
        Sempre estou compartilhando seus textos em meus e-mail’s e no facebook.
        Tenho 5000 contatos no FB, é incrível como que quase a maioria tem preguiça de ler…INFELIZMENTE. Mas já diz na bíblis sagrada: ” Que em nossos tempos as palavras de Deus iriam dar coceiras aos ouvidos”. A minha frase: ” Que em nossos tempos as palavras de Deus estão colocando areia nos olhos”.
        Mas não vamos desanimar nunca, poucos terão discernimento!
        Abraços e paz em Cristo !

      • Patricia, oi,
        sou grato por replicar os textos. Se muitos nao leem isso não importa, na verdade, mas sim que aqueles que precisam ler leiam. E fique tranquila, o Espirito Santo sab direitinho quem precisa ler o quê.
        Nós fazemos nossa parte. Deus faz a dele. Vidas são abençoadas. Isso me deixa feliz.
        Beijo e paz, irmã!

  2. Natalie disse:

    Lindo texto, Zagari!
    Antes de ler, eu estava pensando exatamente sobre isso. Vergonha de ser quem eu sou…Constrangida por ser tão imerecidamente amada. E uma vontade imensa de estar com Ele!!

  3. Mery disse:

    Clap,clap…bravo,bravo maravilhoso esse texto !
    Que Deus te abençoe cada vez mais

    Em Cristo

    Mery

  4. andreia disse:

    olá Mauricio, lendo essa postagem, me veio a memória as sábias palavras ispiradas pelo Senhor ao nosso querido irmão Yancey, em seu livro, O Jesus que nunca conheci. É meu irmão reflexões como essa nos traz a memória o que somos, pó,pó,pó…. e Ele é amor, amor, Senhor, amor, amor, Senhor….

    Clamamos ao Senhor que o óleo da Unção nunca te falte,

    Paz em Cristo para amada familia

    Andreia Araujo

    • Oi, querida,
      é quando Jesus nos faz sentir pequenininhos que acho que mais nos aproximamos do colo do Pai.
      Tenho me sentido assim. O Pai tem me dado colo. Sou grato pela graça.
      Beijo enorme em todos, na paz do Mestre.

  5. Prezado e querido irmão, Zagari. Paz e Bem…

    Também não entendo… talvez seja este o verdadeiro amor que nos constrange. Nossas atitudes remontam à milhares de anos, desde os primórdios; é como se fizesse parte de nossas vidas, fosse nossa essência: “o homem é mal por excelência”. Mas isto aprendemos desde pequenos, ainda em nossa formação psicológica, quando deveríamos realmente estar brincando com os caminhões de madeira, lembra? Talvez não seja do seu tempo (rs). A vida se tornou uma verdadeira disputa. Irmãos ainda continuam disputando “títulos” como Caim e Abel e muitos ainda se “matam”, literalmente ou não. Um simples lazer como soltar pipa já é motivo de discórdia entre amigos que ousaram se enfrentar nos céus.

    Nossas atitudes vil já são tão corriqueiras que não nos deixam a chance de repensar o mal agir. Agimos por instinto. Realmente, rimos da desgraça alheia. Note que nem viramos a cara, mas gozamos das situações mais sórdidas pela que passam nossos semelhantes. Uma posição sua me fez pensar nos motivos que poderiam levar Deus a destruir tudo. Ora, se Ele destruiu Sodoma e Gomorra, então aqueles povos eram piores que somos hoje. Talvez Deus esteja nos vendo e nos dando mais chances de modificar-nos, de repensar nossos atos, nosso agir. Nós é que ainda teimamos em não escutar os “Jonas” do nosso tempo; dizemos que nem tudo pode ser levado debaixo da Bíblia, que nem tudo deve ter a visão religiosa. E isto se tornou bandeira para a guerra. Os que querem andar no caminho reto são rechaçados muitas vezes por seus próprios líderes ou familiares que tentam minorar as Escrituras. As leis de Deus tornaram-se banalidades, puras palavras ao vento, que devem ser “revistas” para se adequar ao mundo atual.

    È, meu querido Zagari, também quero “subir” e habitar o Reino Celestial. Adorar, adorar e adorar ao Rei dos Reis; saciar-me do Teu esplendor, do Teu amor. Mas antes disso, devo repensar minha forma de buscar a Cristo, afinal, sou um homem, pecador generalizado; Que o Senhor continue a ter piedade de nós.

    Forte abraço querido irmão.

    • Ô, meu irmão, vc se sente como eu.
      Sem tirar nem pôr do seu comentário, exceto que não sou do tempo dos caminhões de madeira, mas dos de plastico rs.
      Deus te abençoe, um forte abraço.

  6. Ivan Machado Vieira disse:

    Querido Mauricio,
    Gostei do texto, embora há algumas coisas que eu não concorde, quero dizer a que mais me incomodou. No parágrafo 9 você literalmente chama a discussão teológica de desnecessária.
    1) Me mostre (já que você se pronunciou, e abriu sua voz, e tem uma opinião a respeito de discussão, saiba que existem outras opiniões a respeito, e essas coisas são sérias porque quando nos pronunciamos teologicamente estamos elaborando teologia, e acreditamos que sejam coisas concernentes ao que Deus revelou em sua palavra.) que a discussão teológica é inútil. depois leia Judas 3 (tenho outros versos)
    2) Me prove que o conhecimento teológico que veio da escritura, e a formação da teologia sistemática que é organizar os tópicos e facilitar temas para um melhor entendimento e método de ensino, que VEIO de várias discussões teológicas em meio a história da Igreja é inútil e quando comparado com que Deus é se torna: “num amontoado inútil de estrume verbal.” Porque se você diz isso da discussão, está atacando a si mesmo, visto que em sua argumentação acima você tem um publico e não está falando sozinho, e VOCÊ refuta muitas ideias em seu texto, ou seja seu texto dentro do seu padrão de pensamento é um texto inútil? Se sim, porque escreveu? Se não notifique o que você falou.

    Devemos ter bons teólogos e homens de coração piedoso na nossa igreja, porque Deus os usa para zelar pela sua igreja e pelo seu pequeno rebanho, se eles creem em algo errado sobre Deus, isso pode resultar em condenação, e a teologia e discussão teológica é muito importante, porque com a bíblia como JUIZ podemos resolver muitos problemas atuais.

    O senhor trata de vários assuntos em seu texto como: hermatologia, teologia, soteriologia, cristologia.. e etc..
    Peço respostas, e pense sobre isso que eu disse.

    • Salve, Ivan!
      Obrigado pelas palavras gentis. Vamos às suas ponderações:
      1) Creio que você entendeu equivocadamente o que eu disse. Eu não disse que a discussão teológica é inútil. Sou teólogo formado por 2 seminários, amo teologia e tenho um blog onde se discute teologia, além de 5 livros teológicos escritos rs. Então procure reler e entender bem o que eu quis dizer, ok?
      2)Mesma coisa, querido. Regra de hermenêutica: veja o contexto. O que eu quis dizer é que nós discutimos muito, há muitas correntes, mas na verdade por mais que discutamos nunca compreenderemos a incompreensível mente de Deus, “porque os seus pensamentos são mais elevados que os nossos pensamentos”. Não desqualifiquei em momento nenhum o conhecimento teológico e nem menciono Teologia Sistemática (matéria que, por sinal, já lecionei em Seminário Teológico), mas sim debates inúteis – que em geral são motivados mais por vaidade humana do que por amor à Verdade. Leia novamente e com mais atenção, acho que o irmão não captou o que eu disse.
      .
      No mais eu concordo com tudo. Não há discordância. Só me parece que a sua intrpretação do meu texto foi equivocada.
      .
      No amor dAquele que nos une,
      MZágari

  7. Lelê (Alessandra) disse:

    Aff… que surra!
    Este texto é mais cortante do que qualquer faca de 2 gumes! rs
    Sabe eu também, às vezes, peço para que meus dias sejam encurtados neste mundo tenebroso.
    Eu canso, eu desisto e eu peço arrego! Sou humana sou mais falha que humana, melhor dizendo!

    Mas poço descansar no Senhor, pq um dia Ele vem! E qd eu encontrá-lo, quero escutar da Sua voz: – Vem minha filha!

    No amor do Pai,
    Lelê

  8. Eu já tenho uma percepção,mais serena de tudo isso que vivemos e a amargura de suas palavras, se Deus não tivesse um propósito maior para o Homem,não o teria feito nem o abençoado com o espírito e o sopro da vida,se o Mal existe é por obra e graça de Deus, pois sem Ele nada existe ou persiste. Somos maus, perversos,nos regozijamos com a desgraça alheia,pisamos nos que estão em situação de desespero infinito. MAS para tudo isso existe um motivo e um objetivo. Insondáveis são os designios do Criador. Tenho a certeza de que de tudo isso, se revelará no tempo de Deus a mais pura estirpe de Seres Humanos e nós com certeza estaremos participando de tudo ao lado D’ele,tempo teremos,não agora, Pois Deus não tem pressa para a perfeição.
    sergio B.verta.

    • Sergio, oi,
      sem duvida há um proposito. Mas assim como um caminhão de lixo tem um propósito, que é deixar a cidade limpa, em meio ao propósito há muita podridão. E o principal do texto é que, em meio a toda essa podridão, o Perfeito se fez como os imperfeitos e mergulhou no lixo para nos resgatar. E isso é lindo.
      Deus te abençoe.

  9. Graça e paz Maurício.
    Entender o amor de Deus por nós é algo que nós nunca vamos entender, principalmente quando olhamos para o ser humano na perspectiva que você muito bem colocou. Sinceramente eu não sei quem é mais louco, se o ser humano com a sua autodestruição ou Deus demonstrando o seu amor por nós enviando Jesus para nos salvar através da Sua morte na Cruz. Eu nunca faria isso, mas Ele fez isso por nós.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira
    PS: Republiquei o seu texto no Blog Ministério Beréia com o título: A Humanidade me Assusta.

  10. João Victor Fiorot disse:

    Muito bom este post, mas infelizmente não pude deixar de notar certa amargura, mas é natural, qualquer pessoa que guarda valores louváveis que já foram via de regra outrora quando vê o que se passa dia após dia, se assombra e não deixa de ficar amargurada.
    Mas a lição que esse mundo nos deixa é que não devemos perder nossa fé em Deus, e nem esquecer dessas atrocidades para que elas não fiquem piores do que já estão, e sempre sempre sempre quando o tempo fechar, olhar oque nos sobra de belo, puro, e bonito.

    (elogiar o blog é chover no molhado, mas está muito bom rs)
    Esteja sempre em Cristo.

    Abraços

    • Oi, João,
      eu não diria amargura, mas uma profunda decepção com o gênero humano. Comigo e com todos mas…temos o pecado em nós, né?
      E essa lição é A lição.
      Muito gentil em seus elogios.
      Abraços e a paz do Mestre sobre ti.

  11. marcojuric disse:

    Bom dia Zágari!
    Uma reflexão diária que todos temos que fazer…realidade.
    Ah, pro seu post eu daria o título: Doce esperança.

    God bless you!

    Marco Tullio

  12. Aline disse:

    Oi Mauricio,

    é com lágrimas nos olhos que escrevo esse comentário, estou sentindo a mesma coisa, hoje até para escrever alguma coisa em redes socias tá difícil, estamos sendo atacados, como se estivéssimos o tempo todo em cima de um ringue, ontem ao fazer uma brincadeira com um amigo, nada que causasse contrangimento a ele, simplesmente uma brincadeira entre amigos, como sempre fazemos um com o outro, até porque não gosto de causar constrangimento a ninguém, recebi uma avalanche de criticas derespeitosa e nenhuma delas ditas por esse amigo, ou seja, por pessoas que não tinha nada a ver com o assunto. Esse amigo inclusive ficou assustado e sem graça, como é triste ver isso tudo, a unica coisa que resta é ora e clamar pela volta de Cristo.

    Fique na paz!!!

    • Aline, oi,
      não se entristeça. Seres humanos são assim mesmo. Eu estranharia se fosse diferente.
      Seres humanos nos levam às lágrimas. E isso é o que de mais humano há.
      A Biblia descreve Jesus chorando duas vezes. Creio que Ele ainda chora com frequência. Pura especulação. Mas se nós que somos maus choramos com isso, quanto mais o Puro Amor.
      Deus te abençoe, querida irmã.

  13. Glerysson Dennys disse:

    Simplesmente tremendo, Zágari! Sem palavras estou eu.

    Deus te abençoe.

  14. José Junior disse:

    “Oh, por que Jesus me ama? eu não posso explicar…”
    Realmente, é impossivel explicar o Amor de Deus a nós, sendo que Ele mesmo diz que nosso ser é mais enganoso que todas as coisas e somos desesperadamente corruptos; e que não há quem faça o bem; nenhum sequer.

    Obrigado pelos seus textos e por compartilhar das suas angustias, tristezas e sofrimentos conosco. Certo que seus textos me levam a refletir muito sobre minha vida e impele a posicionar perante a Cristo e desembaraçar-me das coisas que já eram para estar bem lá pra trás mas que insisto em carregar comigo.

    Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    Deus te abençoe

  15. Marcelo Freitas disse:

    Tem uma pergunta que faço a Deus já há algum tempo: ” Senhor, por que me queres tanto? ”

    Sem mais palavras dessa vez =x

    nEle, que é o Maior e também o Menor.

  16. Carlos Melo disse:

    Olá Zágari,td bem?
    Esse texto mexeu no meu íntimo,meus olhos estão brilhando e meu coração acelerado.
    Às vezes quero conquistar tantas coisas,fazer àquilo que quero;ai leio esse texto e penso,analiso e chego a uma conclusão:eu não valho nada.Sou sepulcro calhado.de verdade!
    Jesus é tudo,tudo,tudo…e sem Ele nada podemos fazer…
    Zágari,hoje meu dia tem mais cor após ler esse artigo;muito obrigado por Deus lhe inspirar,continue sempre assim.
    Um grande abraço.

  17. Dirceu Lima disse:

    O Senhor Jesus veio em carne, mas não assumiu a (como direi?) a parte caída da natureza humana, visto que Ele foi gerado pelo Espirito Santo. Ele veio como coroa da criação sim. Gostaria de deixar isso bem claro, pois na NVI está declarado falsamente que Ele assumiu nossa natureza pecaminosa, e isso não é verdade. O texto é muito bom, mas creio que esse esclarecimento faltou. Deus abençoe vc, meu irmão.

  18. sandra Moraes disse:

    Olá Maurício,

    Sou leitora assídua de seu blog.
    Hoje pela manhã eu e meu esposo estávamos conversando sobre a perversidade da humanidade. É muito triste ver a situação do ser humano que transforma o bem em mal e o mal em bem. Quantas coisas horríveis que fazemos, mas diante disso tudo temos um Deus maravilhoso que nos ama, apesar de nossas imperfeiçoes! Deus o abençoe e continue escrevendo esses artigos maravilhosos que nos fazem refletir.

    Sandra Moraes

  19. lyzete disse:

    Amados!! sim á todos que leram e a quem escreveu dirijo-me agora.
    Depois de ler esse retrato assombroso da humanidade, fico pensando que esse é apenas o começo. As coisas hão de piorar muito.
    Então por que o espanto? por que para mim é muito clara a chegada do reino de Deus! aquele mesmo que Jesus disse para pedirmos: venha a nós o vosso reino!Mas como, essa podridão é o reino?Não irmãos, mas, o Espírito Santo mostrando toda essa podridão para muitos ao mesmo tempo, é!
    O Espirito Santo de Deus, está nos dizendo, trabalhem , estejam vigilantes e orai, por que logo venho!
    O Espírito nos alerta para que possamos nos vestir com a armadura de Deus e nos lançarmos freneticamente á seara, por que já é chegada a hora do Noivo vir ter com a noiva e muitos ainda estão sem cristo!
    Nos espantemos , sim irmãos, com toda a maldade humana, mas não deixemos que esse espanto nos paralise as mãos , pois o senhor espera que essa visão, da humanidade, nos faça ir correndo em busca daqueles que estão perdidos e um dia possam ser lavados pelo sangue redentor de Cristo!
    um abraço em Cristo!
    Lyzete

  20. Teofilo disse:

    Querido irmão.

    Ao terminar de ler eu vou sendo inundado por um sentimento de desprezo por mim. Vontade cair no chão de joelhos e tão somente chorar agradecendo a Deus por perdoar tão imundo pecador.

    Amo você em Cristo.

    Abraços.

  21. Marcia (Kerr) Brochado Severino da Silva disse:

    Nossa oração diária: MARANATA! Vem Senhor Jesus!

  22. Ree disse:

    Tamo junto, mano! Assim somos, decaídos… e Deus ainda nos oferece uma saída, verdade quase inconcebível e por isso tão perfeita e incrível: Jesus, Cristo 🙂 Maravilhoso Rei do Universo

    Quão Formoso És, Rei do universo
    Tua Glória enche a terra e os céus
    Tua Glória enche a terra,
    Tua glória enche os céus
    Tua glória enche minha vida Senhor
    Maravilhoso é estar em Tua presença
    Maravilhoso é poder Te adorar
    Maravilhoso é tocar nas Tuas vestes
    Maravilhoso é Te contemplar Senhor.

  23. Maria Eduarda disse:

    Deus seja louvado pela sua vida Mauricio !

    que Deus te abençoe ricamente ….

  24. Walace Alves disse:

    E ainda pessoas querem explicar esse Amor….

    Deus Todo-Poderoso, Onipotente, JUSTO, se despojar de tudo isso(da sua Glória), pelos pecadores, que nunca mereciam isso. O que me resta é lamentar, chorar e viver para Ele, que me amou sem nenhuma explicação.

    A Deus a glória!!!

    Abrçs Zágari, Deus te abençoe cada vez mais!!!

  25. Oi Mauricio,
    Dessa vez você tocou em um assunto para o qual a sociedade é tão alheia.
    Eu sempre penso nisso, porque convivo (no trabalho, universidade) com pessoas muito educadas, que obedecem à Lei, pagam impostos e respeitam as autoridades. E às vezes fico pensando: como dizer que elas pecam de dia a noite e precisam de um Salvador? Eles não sentem essa necessidade, vivem porque vivem, e fazem as coisas que são permitidas pelo Estado, trabalham, descansam nos fins de semana e curtem as férias (algumas vão à missa no domingo e também dão muitas esmolas). Não parece ter nada de errado.
    Não sei se estou sendo clara, mas é como se fosse diferente mostrar a mesma verdade a um vizinho alcoólatra, a um pobre doente sem expectativas … ou a um transgressor da Lei.

    Outro ponto, é que dia desses eu me senti tão mau, mas tão mau, que fiquei com medo de mim mesma. Só porque as coisas não foram como eu queria, eu agi como um menino mal criado, que faz bico e sai chutando tudo que vê pela frente: eu senti o quão pouco eu amava as pessoas e o meu Deus, porque tão rapidamente eu duvidei da boa vontade deles comigo e quis fugir, abandoná-los. É como se tudo tivesse que atender aos meus desejos, a minha vontade, inclusive Ele. Eu não aceitei perder, me frustrar, ser ‘derrotada’. Desde então, tenho rogado a Deus por um amor verdadeiro a Ele e ao meu próximo, firme e inabalável como uma rocha.

    Fiquemos com Aquele que torna as nossas vestes brancas, ainda que estejam mais vermelhas que a escarlate.

    • Katiana,
      no caso deles, é aquela mania que eu, vc e todos temos de esquecer que a salvação é pela fé e não pelo mérito. Podem ter ética, mas não têm Cristo.
      Sobre o que houve com vc, se me permite dizer isso, vejo muita influência daquela doutrina espúria do triunfalismo de que “somos mais que vencedores”, significando que nada de mal pode nos ocorrer, que os “filhos do Rei só podem ter vitória”. E qdo ocorre algo ruim, reagimos assim.
      Se me permite, em março a editora @Anno_Domini_ lança um livro que escrevi que trata exatamente sobre isso, chamado “A Verdadeira Vitória do Cristão”. Eu recomendaria a leitura, pode te ajudar muito e abrir os olhos para coisas que, de repente, você não está enxergando.
      Não recomendo para vender, até pq doo meus direitos autorais para a missão, portanto me sinto à vontade de indicar, se vc desejar ler.
      Alvo mais que a neve pela graça dAquele que nos amou,
      MZ

      • Ah, faço questão de ler seu livro. Obrigada !
        Você é tão gentil, tão cuidadoso ao emitir algum conselho (pediu ‘permissão’ duas vezes nessa resposta), que é impossível não ouvirmos com o mesmo sentimento o que você escreve e diz. Com essa sua postura, você ganha de nós leitores, admiração e confiança. Sei que você é um Servo de Cristo e não precisa agradar a homens, não procura seus próprios interesses mas sim os do Reino. Acontece que há muitos blogueiros por aí, muita gente com conteúdo, mas você tem um diferencial, uma sensibilidade e um cuidado com as pessoas, mesmo com àquelas distantes, que você nem conhece, e talvez, nunca as veja. Mas ainda assim, vc se interessa pela opinião delas e tenta, na medida do possível, apontar uma direção.
        Deus seja louvado pela tua vida e conserve teu coração nEle.
        Um forte abraço, beijo e a Paz!

      • Ô, Katiana, obrigado por essas palavras tão doces e gentis. E, certamente, imerecidas.
        Sou só um pecador tentando fazer a sua parte e mimetizar a gentileza que acredito que Cristo tem. E que penso que Ele deseja que nós repliquemos. Senão…o que significaria “amar o próximo como a si mesmo”, não é?
        Mas obrigado pelo carinho, vc me lisonjeia e me desconcerta, pois sei quem sou e sei o quão longe estou do padrão ideal. Vamos na caminhada, no bom combate.
        Obrigado, minha irmã, por dispensar tamanho afeto a alguém tão pequeno como eu.
        Deus a abençoe muito. Beijo e paz!

  26. Ah, só mais uma coisa que fiquei pensando agora … eu duvido muito que uma pessoa que tenha plena consciência de sua iniquidade, coração perverso e completa necessidade de Deus para fazer algo bom, que se dirija a Ele com palavras do tipo: EU DETERMINO, EU ORDENO, EU DECLARO …

    Ela cairá prostrada, como um irmão disse acima, diante daquele que é Justo Juiz, e não terá coragem nem de erguer os olhos até que ele estenda seu cetro em nosso favor, que é o Seu próprio Sangue e a nossa Justiça.

    • Perfeito.
      Se vc quiser saber a origem dessas frases, que é a chamada doutrina da Confissão Positiva, leia o post “Demonologia da Prosperidade”, um dos últimos que postei. Vai te espantar saber de onde veio isso.
      Deus te abençoe!

  27. BetoAntero disse:

    Esrever mais o que? somos escória que não conseque amar o próximo, que acha que Deus não faz mais que a obrigação de providenciar salvação e bençãos, salvação que custou muito caro para Ele. me envergonho de minhas condultas.

    Deus te abençoe Zágari! que o Espirito continue te entusiasmando para nos trazer mais textos como estes para nos colocar no lugar devido!

  28. Freitas disse:

    E o que me deixa mais consternado é saber, que na maioria das vezes os cristãos ainda consideram passa tempo “Ver filmes de Guerra no Vetinam” maioria no conforto de suas aconchegantes poltronas… Tem muito mais atrás dessa ação abominável impetrada pelos “Crentes em Deus dos USA” Sabiam que por lá foram mortos à sangue frio quase todos os professores e formadores de opinião… Tudo pelo lucro sórdido das industrias de armamentos e o combate ao “Comunismo” Como se o que pregasse o “Mito Jesus” não fosse a mais pura ideologia comunista de igualdade. Más em fim a manter o domínio dessa ideologia furada, que à época não via como gente a etnia vietnamita, eram caçados e mortos como bicho… Hoje ainda ousam em citar esse nefasto passado a título de querer chocar, e ressaltar compaixão dos de hoje se justificando com mentiras e manipulações… e etc.

  29. Sueli disse:

    Não há mais o que dizer… e nada a acrescentar. É o que somos, e é o que Ele é.

  30. Rogério disse:

    Seus textos são ótimos. Estão sendo muito útil para mudar muita coisa em minha vida.
    Refletir e ver o pecador que sou, que dependo totalmente da graça de Deus.
    Que Deus posso sempre abençar sua vida, porque você esta sendo instrumento para ajudar muitas pessoas que precisam de apoio e não encontram nas igrejas.
    Deus te abençoe muito.

    • Obrigado pelo carinho, Rogério, vc é muito gentil.
      Fico feliz de poder abençoá-lo.
      Espero que essas pessoas que vc mencionou encontrem igrejas onde haja esse apoio, porque jamais dentro da fé cristã um avatar como eu substituiria a comunhão real. O que falta é a vivência de um real discipulado. Cada um só quer cuidar de si e não perde o sono para estender a mão. Culpa dos nossos tempos, de líderes que estão na tv, na web e nas redes sociais e que são péssimos exemplos, culpa de nosso egocentrismo. Só Cristo, meu irmão, só Cristo.
      Abraço forte e que Deus o abençoe.

  31. Inexplicável esse amor.
    Minha mente é muito limitada pra entender.

    Lindo texto Maurício.
    Deus o abençoe.

  32. Sandro José (Sonhador) Pereira disse:

    Meu irmão estou muito emocionado, chorando mesmo! Quero lhe pedir perdão, pois nos comentários que postei antes aqui, eu “atirei” até em vc, Mauricio. Mas a verdade é que eu perdir a confiança em muitos que se dizem lideres cristãos. A ponto de não poder antes( existia muita revolta em meu coração por causa desses falsos mestres… mais essa msgm do Céu que chega até mim, por meio da sua vida, arrancou as escamas dos meus olhos a cerca de sua pessoa meu irmão e agora amigo ), enchergar que, ainda existem 7 mil joelhos, que não se prostaram para beijarem as estatuas de bal. Mauricio, sentir ao ler essa msgm, como se do trono de Deus, descesse ( e desce ) umas águas que me lavasse por dentro. Meu irmão eu não pude suportar as lagrimas e entendo que essas águas, hj lavaram ( eu preciso crer nessa verade, pois estava espiritualmente morrendo aos poucos e sentindo muitas dores, pois sei que escolhido sou ). Mauricio, O Pai me alcansou com o amor do Filho à 11 anos quando me arrancou lá de Duque de Caxias. Hj fundei em Macaé uma comunidade terapêutica para dependêntes químicos e estou a dois anos com a ajuda de Deus lutando praticamente sozinho, pois os da fé aqui na cidade, ainda são muito poucos os que nos ajuda, eu sei que não vou ser derrotado e nem humilhado, mas esta muito dificio meu irmão, eu estou de pé pela misericórdia, renuncie tudo por essa obra, estou no deserto sentindo fome em tds as áreas que vc possa imaginar deixei para traz mulheres e tudo que uma nova criatura precisa deixar, sei que O Senhor vai me abençoar com benções espirituais e físicas inclusive com uma ajudadora espiritual para dominarmos e multiplicarmos nessa terra santa, que é o nosso projeto. Por enquanto estou me alimentado APENAS com A PALAVRA que sai da boca de DEUS. Por conta do uso e abuso de substâncias pescicoativas, tive uma endocardite que me custou uma vauvula aortica, hj tem uma mecanica no lugar, que por duas vezes já “pifou” por conta das confusões que os “meninos” arrumam de vez em sempre e acabamos ficando muito nervoso no meio do olho desse furação, e nem o marevam 5mg que uso diariamente consegue controlar o tempo de coagulação do sangue, que nessas ocasiões fica muito acelerado. rs Hj estou sentindo um pouco cansado meu irmão, já esstou com 41 anos, ando ancioso, ranzinza, desestimulado, triste e nos últimos meses a carne esta em frangalhos e por conta da condição que hj tenho eu estou com muito medo disso, de (…) e por isso estou me sentindo um lixo humano ambulante, com a mente sendo bombardeada tds as noites, na verdade eu não tenho quase nenhum amigo aqui na terra em que eu possa confiar e hj com vc estou abrindo o meu coração e pedindo que vc me ajude em oração e se mantendo a cada dia no centro da vontade de Deus, para assim ser esse canal de benção na minha vida e na vida dos demais irmãos (as) que estão junto com vc aqui a cada dia, meu camarada!!! Fica com Cristo e que nesse Domingo de adoração ao nosso SALVADOR e SENHOR, uma vez mais nos ajude em tudo, pois tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e que foram chamados por seu decreto. abraçossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    • Sandro, mano querido,
      Que emoção e que alegria poder ler tuas palavras, sabendo que posso ter sido canal de bênçãos na tua vida. Não ligue pros “tiros” do passado, o que passou passou, importa o futuro. Se isso te tranqüiliza, saiba que não há nada em meu coração contra vc.
      Muito pelo contrario. Me solidarizo com a tua dor, mano. Tenho alguns problemas de saúde que, embora diferentes dos seus, também me tiram a paz muitas vezes.
      Eu na verdade não sou líder cristão. Não lidero nada, na verdade. Sou apenas uma ovelhinha. Eu consigo compreender sua revolta contra os falsos mestres. No verdade me identifico com vc nesse ponto.
      Muito me alegra que minha reflexões tenham alcançado de modo tão profundo teu coração e tua alma. Bendito seja o Senhor por isso. O louvo e o exalto por isso.
      Eu poderia dizer que entendo o que vc passa, mas seria mentira. Só quem sabe o que vc passa é vc, é uma dor muito pessoal e jamais eu saberia. Mas te abraço e oro a Deus por tua vida e esse lindo e difícil ministério. Tenha a certeza de que o Senhor é contigo todos os dias.
      Eu tomei a liberdade de suprimir do teu comentário a parte que deixei com reticências. Achei que poderia te expor. Eu sei e vc sabe qual é o problema. E sobre ele vc deve tomar cuidado mesmo. Muitas sao as tentações e me atreveria a recomendar que, se for o caso, pare mesmo de entrar on-Line em certas horas do dia, limite seus contatos e, em ultimo caso, livre-se da internet.
      Mano, o que eu puder fazer, o que estiver ao meu alcance, conte comigo. Com certeza minhas orações já sao tuas. Sei que muitas vezes precisamos de mais do que promessas de oração,
      mas neste instante é o que com certeza te dou.
      Mano, que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e as consolações do Espirito Santo sejam com você, hoje, sempre e até a consumação dos séculos.
      Um abraço fraterno, na paz daquele que encarnou por nós.

  33. Ana Paula disse:

    Olá Maurício,glória a Deus pelo seu blog!! Seus artigos estão me ajudando muito. Foi através do blog Cinco Solas do irmão Clóvis que achei o seu blog. Continue, com a ajuda de Deus, edificando muitas almas com seus artigos bíblicos e iluminados. Parabéns.
    Tem também um ótimo site cristão fundamentalista na net que é esse: http://www.espada.eti.br
    Esse site é uma benção, todos podem visitar.
    Amei seus artigos.
    Abraços!!

    • Ana,
      Fico muito feliz pelas suas palavras.
      É bom poder edificar os irmãos das formas que pudermos.
      Certamente visitarei o site mencionado.
      Deus a Abençoe muito!

      • Rafael Damasceno disse:

        Termino de ler seu texto com os olhos cheios de lágrimas!
        È tão bom saber que Jesus não nos deixou sozinhos!
        É muito bom saber que existem pessoas com caráter e verdadeiramente honestas!
        Pastor Maurício, que Deus lhe der muitos anos de vida e que a sua corrente do bem Cristão alcance o coração de muitas pessoas, como ocorre comigo!
        Agradeço a Jesus pela sua vida!
        Abraço!

      • Ô, Rafael, obrigado por palavras tão gentis.
        Sinto-me constrangido pelo carinho que vc me dispensa e ao mesmo tempo feliz por saber que as palavrinhas que escrevo alcançam corações.
        Só uma observação: não sou Pastor, ok? Sou só uma ovelhinha.
        Te abraço, no amor de Cristo.

  34. […] De tão assombrado não achei um título para este texto […]

  35. Jacy disse:

    Maurício, este grito ecoa dentro de mim: “Porque não desiste de nós, senhor?”.
    Porque eu mesma, má que sou, por muitas vezes me encontro com a alma abatida de ver e ouvir tantas coisas ruins, que dirá o Senhor…
    Oro para eu nossa esperança seja renovada como as misericórdias do Senhor, a cada dia.
    Paz Maurício! 🙂 Você e seu blog já fazem parte de minha vida! 🙂 Deus te abençoe.

  36. Ivan Machado Vieira disse:

    Salve, Mauricio
    Obrigado pela resposta,
    Mostrei ao meu Pastor o seu texto, e mostrei minha resposta, ( não mostrei a sua resposta ainda) ele me disse tudo o que você acabou de me falar, que eu entendi errado e que o que você quis dizer foi, o que vc me explicou agora.
    Peço perdão por criar tumulto de alguma forma na sua página, e muito obrigado por me responder com carinho.
    Deus tenha misericórdia de nós! 🙂
    Abração!

  37. Gustavo Abreu disse:

    Ao ler percebi o quanto estavas quebrantado…

    Meu Deus , meu Deus , tenhas misericórdia de Nós !!

    Esperamos em Ti …

  38. Teresa Mesquita disse:

    Olá Zágari..

    Que texto rico. Suas palavras vão la no intimo…Deus continue te enchendo de sabedoria e graça e nos fazendo querer ver e viver Cristo em verdade..

    Graça e paz!!

  39. Cleison Brugger disse:

    Ansioso pelo dia em que O veremos face a face. Mas como estarei para me apresentar perante ao Deus cujo nome é Santo? como me apresentarei com estas vestes sujas. Oh, então me lembro que seu sangue derramado na cruz é suficiente (e eficiente) para me limpar de toda impureza e me livrar de toda injustiça. Ele me faz ser apresentável! Oh, amanzing grace!

    Maurício, uma vez mais, obrigado. Ler você é um acalento!

  40. Lourayne Natiely disse:

    Ééé Maurício nesse texto não tenho muito o que falar, você falou tudo o que muitas vezes também me passa pela minha cabeça, que amor é esse Senhor, que mesmo eu sendo suja, pecadora, tantas vezes negligente mais o Senhor continua me amando, um mundo com tantas pessoas maus, com tantas coisas ruins, que se fosse eu a muito tempo já tinha desistido dessas pessoas e até de mim mesmo, mais Deus não Ele continua ali, acreditando, ajudando e acima de tudo AMANDO gente esse amor é sem explicação, só Deus na sua grandeza e infinitude e nós na nossa Pequenez não entendemos, apenas precisamos todos os dias tentar agradá-lo com nosso Ser!
    Que Deus continue a ter misericórdia de nós e continue a nos Fortalecer!

    Amém Maurício, texto muito abençoado!

    Deus continue a te fortalecer e renovar teu ânimo todos os dias!

    Abração! ;D

  41. Carlos disse:

    Finalmente em alguma coisa eu pude concordar com você. Sempre achei a raça humana tão desprezível, tanto quanto o deus que ela criou. Os animais são mais dignos que nós seres inteligentes.

    Eu só não compreendo como ainda consegue defender um deus tão mau, malévolo, violento e assassino. Da mesma forma que classificou o homem o deus bíblico é ainda pior, foi como eu escrevi anteriormente em outro post, se deus é tão inteligente pra criar um UNIVERSO tão complexo por que é que esse mesmo deus não teve a mesma inteligência para lidar com a sua criação aponto de cometer genocídios por causa de seu arrependimento.

    Fala-se tanto de amor em Cristo, só que esse mesmo Cristo “afirmou”que se eu não acreditar nele automaticamente estarei condenado ao “inferno”, cadê o amor?

    Lembre-se, isso não é livre arbítrio, ele esta me impondo uma condição, ou da ou desce.

    Me perdoe por esta aqui novamente, prometi a mim mesmo que não entraria mais no seu blog, não resisti.

    Você me perdoa!

    • Realmente, Carlos, a raça humana é desprezível. Daí se condenou automaticamente ao inferno. O amor de Cristo é tão grande que Jesus pagou o preço da desobediência e permitiu a homens tão dignos do inferno salvar-se dele.
      .
      Deus abençoe todos os ateus como vc com sua graça e seu amor (que os ateus não entendem).
      .
      Vc não entraria mais no meu blog? Rapaz, acho que os blogs ateus estão muito ruins. Dawkins não tem site? É uma bela lama pra se sujar.
      .
      A religião ateia e os seus dogmas são bem divertidos! Pena que rejeitam esse enorme amor de Cristo, que salvou tantos milhões do inferno. Ficam na lama, Jesus estende a mão para que saiam, recusam essa ajuda e acusam Jesus de desamor! Ai,ai, vcs ateus são bem estranhos.
      .
      Deus te abençoe

  42. Bianca Dias disse:

    Mauricio isso é inacreditável, tudo que vc escreveu veio de você mesmo? estou comovida, com o coração cheio de tanto sentimento que nem sei o que dizer……Deus abençoe vc e sua família…..Glória!! Glória !!!!!!!! a Deus………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s