Deus1Deus sorri. Não, a Bíblia não afirma isso com todas as letras. Não há um versículo específico onde se leia “Jesus sorriu” ou algo do gênero. Mas existem verdades que estão claramente subentendidas nas Escrituras (e creio que o sorriso divino é uma delas). Um exemplo clássico é o da Trindade. Não há uma afirmação explícita no cânon sagrado acerca dessa doutrina, mas ela permeia toda a Palavra de Deus. O sorriso do Senhor, pelo meu entendimento, também é uma realidade bíblica. Já explico o porquê e que implicações isso tem para nós.

Paulo revela que uma das virtudes do fruto do Espírito Santo é a alegria. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5.22-23). Tudo isso são características divinas que fluem para aqueles que estão ligados ao Senhor, assim como a seiva corre pelo tronco de uma árvore até chegar a seus ramos. “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto” (Jo 15.5). Um Deus triste não faria brotar em seus filhos algo que fosse diferente de sua natureza. Logo, Deus é alegre.

Deus0E como você identifica alguém que está alegre? A resposta é evidente: pelo sorriso. Alegria gera sorrisos. Tristeza gera um semblante carregado. Quando você diz a respeito de alguém que “fulano está sempre alegre”, na verdade o que está dizendo é “fulano está sempre sorrindo, logo, concluo que está sempre alegre”. O que, aliás, é bíblico: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Pv 15.13).

Conclusão: se a alegria flui do Espírito Santo, ele é alegre. E se Deus é alegre… ele sorri.

Que implicações tem essa realidade? Muitas. Olhar para o Senhor e saber que ele não é carrancudo, mal-humorado e soturno muda totalmente a percepção que temos de seu coração e de sua natureza. Um deus triste e sério tem graça limitada, ama pouco, quer castigar e punir. Um deus de cenho carregado está pouco preocupado em perdoar, restaurar e reconstruir. Um deus triste não se importa com a tristeza de seus filhos, pois se identifica com ela. Um deus triste acha natural o choro e o ranger de dentes.

Mas o Deus que sorri não. Ele olha para o perdido e quer lhe conceder a “alegria da sua salvação (Sl 51.12). O Deus que sorri quer ver sorrisos no rosto daqueles que o cercam, pois isso lhe é natural. Ser feito à imagem e semelhança do Deus que sorri pressupõe que o Senhor quer que nós também venhamos a sorrir – logo, a tristeza não é o estado desejável do ser humano, é uma consequência indesejada do pecado original.

Deus01O Deus que sorri tem enorme prazer em estender sua graça, perdoar pecados, restaurar vidas, dar amor. A parábola do filho pródigo é extremamente reveladora sobre a natureza do Senhor. Repare as palavras que o pai diz aos seus servos quando o filho arrependido retorna para os seus braços: “Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se” (Lc 15.23-24). Atenção para o verbo que Jesus decidiu utilizar nesse relato (duas vezes, aliás): “regozijar-se”. Esse termo significa exultar, alegrar-se muito, fazer festa. Será que esse verbo foi escolhido à toa? Será que Cristo o utilizou por acaso ou teria sido uma opção bem pensada? A parábola mostra que a restauração do pecador faz o Pai sorrir, sorrir e sorrir, inundado de contentamento. Deus sorri. Deus se alegra. A sua relação com Deus o faz regozijar-se, abrir um sorriso de uma orelha a outra. Creia: nada do que você faça de errado na sua vida retém o sorriso do Senhor, se você se achega a ele e diz “me perdoa, Pai, pequei contra ti” e abandona a prática.

Creio que passaremos a eternidade sorrindo, ao lado de um Deus que sorri. Jesus deixou claro que o céu é um lugar onde há júbilo, alegria: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lc 15.10). Os anjos sorriem. Deus sorri. Na vida eterna, sorriremos. João descreveu muito bem essa realidade: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.3-4). O que isso revela? Que no céu não haverá tristeza. Não haverá choro. Não haverá sofrimento. Não haverá dor. Haverá um banquete. E banquete é ocasião de grande alegria.

No céu haverá sorrisos. Dos anjos. De Deus. E os teus.

Na cruz Jesus estava triste, sua alma estava abatida até a morte. Mas, na ressurreição, sorriu, vitorioso. E creio que ele permanece sorrindo, e permanecerá, até o fim dos tempos – e sorrindo para você. Isso não seria motivo para você sorrir também?

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Jose disse:

    A paz de Deus nobre amigo.

    Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Salmos 126:3-4

    Obrigado, Deus Lhe seja propício.

    Abraço fraterno, nobre irmão.

    Jose.

  2. Mery disse:

    Maurício ,esse texto veio em uma hora que meu coração está de luto,perdi meu único irmão há alguns dias ,um enfarto fulminante o levou aos 56 anos,dez meses após a morte de meu pai,achei que ia morrer junto de tanta dor e tristeza,tristeza de ver minha mãe aos 81 anos enterrar seu filho,nem em meus piores pesadelos eu podia imaginar algo assim,minha dor maior é saber que durante anos eu e meus pais oramos pela salvação de meu irmão,mas ele nunca foi para igreja,mas uma semana antes de seu falecimento ele teve um desmaio e o médico deu um dia para ele ficar em casa para fazer exames ,nessa semana ele leu a bíblia e disse ao meu sobrinho que gostaria de fazer um jejum , agora lendo esse texto em que vc escreve “Creio que passaremos a eternidade sorrindo, ao lado de um Deus que sorri. Jesus deixou claro que o céu é um lugar onde há júbilo, alegria” eu imagino que meu irmão foi salvo,pq no seu velório todos viram o semblante dele,estava sorrindo,quando ele sorria formava duas covinhas em seu rosto e era assim que ele estava ,com um semblante feliz,meu irmão sempre foi um bom filho,bom marido,bom pai,homem integro ,sei que isso não leva ninguém ao céu,mas orei tanto por ele,espero encontra-lo na eternidade.
    Desculpe o desabafo,Mery

    • Oi, Mery,
      .
      receba meu carinho e meu abraço solidário pela partida do teu irmão, sei a dor que é uma perda tão próxima. Peço a Deus que traga consolo ao coração de toda a sua família.
      .
      Permaneçamos na esperança do reencontro na eternidade. Só Deus conhece os corações e esperamos em Cristo que teu mano tenha encontrado a alegria da cruz nos seus últimos momentos nesta vida tão breve.
      .
      Com afeto, na graça do Deus bondoso,
      mz

  3. Raquel disse:

    Que mensagem maravilhosa está que “Deus ri” nunca havia pensado desta forma, tenho sido muito edificada com estas reflexões diárias. Muito obrigada e continuem assim nos edificando sempre.

  4. Renata Cassa disse:

    Concordo com cada letra! O mais interessante desse texto foi me fazer lembrar q sempre q olho pro céu e vejo a lua como na primeira imagem falo pra minha filha: Olha Danny, Deus tá sorrindo pra vc. Sorria de volta pra Ele ❤
    Deus é lindo e simpático :3

    • Oi, Renata, tudo bem com você?
      .
      Que linda explicação que você dá a sua filha! É maravilhoso poder ensinar a nossos pequenos que Deus é amável e alegre e não maquiavélico e carrancudo. Parabéns.
      .
      Abraço a toda a familia, no amor de Cristo,
      mz

  5. Nadia Malta disse:

    Que entendimento glorioso desse aspecto do caráter de Deus, meu irmão! Creio exatamente assim e ele ainda tem senso de humor em relação aos adversários (Salmo 2.4). Certo dia ouvi de um velho pastor do alto de sua sabedoria e experiencia de anos de ministério uma pequena historieta. Dizia mais ou menos assim: Certa menininha chegou em casa e disse aos pais: “o burrinho do vizinho é crente”. Ao ser indagada pelos pais sobre a razão daquela conclusão acerca do animalzinho, ela logo respondeu: “Ele só vive olhando pra baixo, igual aos crentes da nossa igreja!”. Que triste conclusão, não? Certo pensador cristão (que pra variar não lembro o nome, coisas da idade) disse com propriedade: “Cristão triste é difamador do seu Senhor!”. Deus o abençoe sempre com essa alegria que desce do Alto, meu irmão!

    • Oi, Nadia,
      .
      creio que há tempo para chorar também, Nadia. Deus não espera de nós uma alegria artificial, mas sim o contentamento de saber que ele é conosco nos bons e nos maus momentos e que virá paz no futuro. Saber que Deus sorri deve nos conduzir ao sorriso, só temos de tomar cuidado para não pensarmos que a tristeza é distanciamento do Senhor ou falta de fé, porque, senão, corremos o risco de marginalizar aqueles entre nós que estão abatidos, cansados e sobrecarregados. Não creio que cristão triste é difamador de Deus, penso que Deus abraça o cristão triste e tenta alegrá-lo ao revelar o que está além das circunstâncias. Mas lembremo-nos sempre que bem-aventurados são os que choram, e isso porque haverá consolo para eles.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor do bom Deus,
      mz

      • Nadia Malta disse:

        Creio nisso sim, querido irmão, talvez as minhas palavras tenham focado apenas num aspecto dessa questão e não tenha me feito compreender. Sei que chorar é preciso muitas e muitas vezes, pois sou uma chorona incorrigível. Contudo, reconheço que há choros e choros e creia o número de reclamões insatisfeitos em nosso meio tem crescido a cada dia. Chorar especialmente no colo de Papai não tem nada mais restaurador e renovador, mas falo da tristeza e do choro que difamam o nosso amado Senhor como a dizer que ele é incompetente para nos abençoar. Como se as bênçãos se resumissem a saúde física, dinheiro e outras coisas que não levaremos conosco. Falo de interioridade, do toque de Deus que consola mesmo a despeito das nossas dores mais atrozes quer sejam físicas ou emocionais, das enfermidades, das perdas, das fragilidades e das nossas inadequações. É dessa alegria que falo mesmo quando as lágrimas insistem em rolar. Que Deus continue abençoando a sua vida sempre e sempre

      • Oi, Nadia,
        .
        tenho certeza que você entende. Eu quis pontuar apenas essa questão porque existem adeptos de certas teologias que, ao distorcer as tuas palavras, poderiam usá-las como base para uma argumentação equivocada. Melhor pecar pelo excesso de zelo.
        .
        Um abraço carinhoso, que Deus te abençoe muito,
        mz

  6. Rodrigo disse:

    “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”
    Mesmo em meio as aflições da vida, o nosso Pai nos faz sorrir. Glória a Deus.
    Deus te abençoe.

  7. Edina disse:

    Bom dia meu irmao,

    Nao existe maior amor pelo proximo do que este: aproximar as pessoas de Deus.

    Que o Senhor seja sempre contigo!!!

  8. Marcelo Magalhães disse:

    Olá Mauricio, Glória DEUS por sua e que Ele te use mais e mais a cada dia!
    Um abraço meu querido irmão.
    Fica na Graça e na Paz do Senhor!

  9. Andréia disse:

    Ahhhh!!! Como Deus sorri.
    Recente na cura do meu esposo , esse foi meu sentimento…” Deus sorriu prá nós”Aleluia!!!

  10. andreia disse:

    olá mano, como é bom saber que sou uma ótima discipula do meu Senhor…. pois não abro mão da alegria Dele, e vc é testemunha disso mano….. mas que bom saber que o meu Senhor tem esse MARAVILHOSO “humor”….

    Grata por mais essa aula,

    Clamando que o Senhor derrame cada vez mais sobre ti o óleo da unção Dele,

    grande bj na amada familia,

    Andreia Araujo

    • Oi, Andreia,
      .
      nos momentos de tristeza é a alegria do Senhor que nos fortalece, não é? Que sempre estejamos sorrindo, confiantes no bom e compassivo coração de nosso Pai.
      .
      Um beijo fraterno em ti e em toda a família,
      mz

  11. Elis Amâncio disse:

    Mauricio,

    Prazeroso ler esta mensagem. Tanto por sorrir imaginando o sorriso de Deus, quanto pelo texto bem escrito.

    Tenho lido vários de seus posts, nem sempre comento. É inspirador ler seus textos. Sou grata a Deus pela sua vida. Você é uma inspiração para esta jovem jornalista. Deus abençoe. Abs.

    • Querida Elis, que alegria e que honra ler um comentário teu no meu humilde blog. Espero que você esteja bem e que tudo siga em paz por aí.
      .
      Fico feliz que as reflexões que aqui compartilho de algum modo tocam o teu coração. Louvo a Deus por isso.
      .
      Um beijo pra ti, que o Senhor abra um sorriso enorme para você hoje e sempre,
      mz

  12. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    VERO!!

    Gby!!

    MJ

  13. Daniela Carvalho disse:

    Eiii… E eu to sorrindo p Deus neste momento e sempre q abro o email. Sabe, por que? Porque sempre ha uma palavra de alegria, de conforto, vinda do Espirito Santo, atraves de vc…. Agradeco a Deus por tua Vida…Paz do Senhor Jesus, querido!

  14. Vanessa disse:

    Edificante!
    Senti o olho lacrimejar, de contentamento, alegria e uma surpresa enorme, porque embora tenho crido no Deus do amor, sempre ao imaginá-lo o imaginava sério, com um semblante fechado, foi maravilhoso poder desconstruir essa imagem que nada tem a ver com o Pai de amor.
    Leio sempre e demorei comentar porque tantas pessoas já dizem tantas coisas, então, o que seria o meu comentário? Mais um(!), eu pensava.
    Mas hoje não resisti, e devo dizer obrigada por usar seu dom para edificar tanto, tratando de assuntos que tem me feito entender que o que Deus quer de nós é muuuito mais do que eu poderia imaginar, não sei de onde, mas eu estudante universitária pensava somente que com Deus não deveria haver questionamentos, REFLEXÕES, e hoje sei que aprender na palavra é muito mais do que engolir tudo o que se ouve, é ter curiosidade, ir atrás, estudar, ENTENDER.
    Amo escrever mas acho que não tenho sabedoria para tanto, principalmente quando leio seus textos, continue escrevendo SEMPRE.
    A paz.

    • Olá, Vanessa, tudo bem?
      .
      Sou grato a Deus por ter edificado tua alma por meio de algumas poucas palavras. Ele é bom e cuida de nós.
      .
      Seu comentário jamais seria “mais um”: cada vida importa e cada ponto de vista é indispensável. Sou grato a você por abençoar a mim e aos demais leitores do blog ao compartilhar aquilo que se passa em seu coração.
      .
      Muito me alegro pelas suas conclusões acerca da busca do Senhor pelo conhecimento bíblico. É isso mesmo. Não estás longe do reino, mana.
      .
      Muito gentis suas palavras, mas eu não sou melhor do que você. Se você entende que não chegou ainda a hora de escrever, alimente-se, leia bons livros, estude a Palavra, adquira experiência e, quando chegar a hora, comece a compartilhar para edificar e abençoar vidas. Tenho 42 anos e só criei o APENAS há 3 anos. Meu primeiro livro foi publicado há 4 anos. Há tempo para se alimentar e tempo para compartilhar o alimento. Quando chegar a hora você saberá.
      .
      Um abraço fraterno, Deus a abençoe muito,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s