E quando Deus não cura? – Parte 1/2

Publicado: 11/10/2011 em Amor ao próximo, Cura divina, Espiritualidade, Graça, Igreja dos nossos dias, Morte, Teologia da Prosperidade

Hoje vou falar um pouco sobre mim. Mas por uma boa causa: para poder falar sobre você e sobre por que Deus não cura a sua doença. Por isso peço um pouco de paciência se meus primeiros parágrafos serão muito pessoais, mas você entenderá mais à frente o porquê. Não costumo comentar o assunto que abrirá este post, pois anos atrás fiz uma espécie de pacto não-oficial com Deus de só comentar sobre o tema em questão com Ele e não com as pessoas. Fato é que sofro há 16 anos, desde os 24, com uma doença chamada fibromialgia, que causa dores horríveis no corpo, enrijecimento dos músculos, falta de ar, apatia e outros sintomas complicados. É uma doença terrível que, como disse a atriz Kathleen Turner (que sofre de artrite reumatoide), “não acaba com a sua vida, mas com a sua qualidade de vida”. Fibromialgia é incurável. É do tipo que vai-se levando, suportando e contando com a graça de Deus. Quando me converti, pedia orações a qualquer cristão que encontrasse pelos corredores da igreja, achando que de repente aquele irmãozinho poderia ser o canal da cura que só Deus milagrosamente poderia dar mediante a oração.

Este seria um post muito longo. Então, seguindo o conselho de meu amigo Pr. Renato Vargens (@renatovargens, que teve a paciência de ensinar a este blogueiro com apenas 4 meses de experiência um pouco sobre como blogar melhor), vou dividi-lo em 2 partes, que publico ao longo de dois dias aqui no APENAS.

Fé eu sempre tive. Cria e creio na cura divina, nos milagres. Mas chegou um momento em que percebi que não adiantava ficar aborrecendo os irmãos, me lamuriando, pedindo oração atrás de oração. A minha cura era algo que só Deus poderia dar. Só Ele. Dependia exclusivamente de Sua soberania e de Sua vontade. Nenhum dos mais de 30 médicos a que fui, inclusive no exterior, conseguiu fazer nada. Foi então que, como eu disse, fiz um acordo com Deus de parar de tocar no assunto. A maioria das pessoas com quem passei a conviver de uns 9 ou 8 anos pra cá nem sabe que sofro desse mal. Que, com o perdão do trocadilho, não é mal, é péssimo. Resolvi tocar a vida e conviver com minha inimiga, orando e aguardando com paciência que Jeová Rafá, o Deus que cura, dissesse “basta”. Algo que, até hoje, 16 anos depois, ainda não ocorreu. E estou consciente: talvez nunca ocorra.

Sou obrigado a conviver com despertares com falta de ar, alongamento zero, a impossibilidade de dirigir e fazer ginástica, dores terríveis nas costas ao pegar minha neném no colo e coisas do gênero. Não consigo digitar num computador, pois cada dedo de minha mão doi. Digito segurando duas canetinhas, que chamo de “minhas muletinhas”. Mas isso hoje se tornou apenas um espinho. Estou ciente de que na eternidade, que é o que importa, tudo isso terá passado. É uma breve e momentânea tribulação, que redundará em grande peso de glória.

Sei que tudo o que estou falando pode estar fazendo você pensar “tadinho dele”. Mas… não sinta pena de mim. Sei o que Deus fez em minha vida por intermédio de todo esse sofrimento. Não vou contar tudo aqui, seria um livro. Basta dizer que pelo menos 9 pessoas de minha família foram salvas por Jesus de um modo ou de outro por causa dessa minha doença, por caminhos que você não imagina. Depois que minha inimiga manifestou-se no meu corpo, ainda traduzi 17 livros cristãos, usando um software de ditado vocal, escrevi quatro livros com o velho método de caneta sobre caderno (inclusive os três da coleção Geração Ação e um teológico, ainda não publicado), trabalhei 9 anos em televisão, 3 anos em comunicação empresarial e hoje trabalho junto à denominação em que congrego. Deus tem me dito que “Sua graça me basta” e tem me dado meios e alternativas – assim consegui sobreviver aos meus últimos 16 anos. Mas dói. 24 horas por dia. 7 dias por semana. Dói sem parar. E é neste ponto que quero entrar no assunto da sua doença.

Quando era recém-convertido eu buscava todos os meios na igreja para obter a cura. E sim, confesso, no início eu busquei Deus por puro interesse egoísta, para obter uma cura que a medicina me negava e não porque o amasse. Fato é que eu não o conhecia e por isso me aproximei dele como de um gênio da lâmpada, de forma interesseira. Com o tempo isso mudou. Jesus se revelou a mim. Apresentou-me Seu amor e Sua graça. Me cativou e conquistou. Me justificou. E hoje eu mal penso na doença, embora a sinta, e muito – mas ela é apenas uma companheira incômoda.

Iniciei um périplo em busca da cura divina e, nessa peregrinação, ouvi de tudo. Em círculos de oração me disseram “a oração da fé já foi feita, agora só creia, a cura já foi decretada, você só tem que tomar posse”. Então eu, sem entender esse negócio de “tomar posse”, acreditava naquilo tudo que os irmãos mais experientes na fé me diziam e tentava, me esforçava para ter fé – como se ter fé fosse algo que dependesse de eu apertar os olhos e fazer força. Eu era ignorante nas realidades bíblicas, essa é que é a verdade.

Escutei “Deus já te curou, agora é só esperar os sintomas sumirem”, “você está curado, se a dor aparecer repreeenda porque é o diabo testando sua fé” e montes e montes de explicações que hoje sei que são fruto da doutrina herética da Confissão Positiva (leia mais no post “E se a Teologia da Prosperidade se convertesse ao Espiritismo?“). Bobagens e mais bobagens do ponto de vista bíblico foram ditas a um jovem recém-convertido de 24 anos em desespero porque teve de deixar o emprego de repórter/redator no jornal O Globo porque tinha muitas dores e não conseguia trabalhar.  “Vasos” me fizeram beber azeite (que odeio) “ungido”. Tinham visões com “cadeiras de rodas preparadas para mim no inferno”. Mas a vitória era minha, em nome de Jesus!!! E ouvir tudo aquilo me causava enormes dramas na alma, pois eu não entendia! Os irmãos mais antigos, os obreiros, as irmãs “de fogo” e todo mundo falava que eu já estava curado pela oração da fé, que Jesus já levou sobre si todas as nossas enfermidades e agora era só “tomar posse”, que “tudo depende da tua fé”  etc etc etc… mas a verdade é que a doença permanecia. E doía, doía e doía.

Entrei em depressão. Um médico chegou a dizer literalmente: “Olha, meu filho, vire cantor de ópera, porque nunca mais você vai poder usar um computador”. Isso para um jovem  jornalista em ascenção profissional, que trabalhava no jornal O Globo e usava um computador como instrumento de trabalho. Tive de pedir à minha chefe que me demitisse. Minha barba chegou ao peito. Eu passava o dia deitado na cama. Mal comia. Pesava 55 quilos. Só me levantava para ir ao banheiro e à igreja. Usava luvas de couro nas mãos para limitar os movimentos dos dedos e reduzir a dor neles. Via o olhar impotente nos olhos entristecidos de meus pais. Houve um dia em que tive de decidir: me jogar embaixo do primeiro caminhão que passasse na rua ou continuar vivendo, dia após dia após dia após dia após dia após dia após dia após dia após dia.

E foi então que…

Foi então que resolvi ler a Biblia de Gênesis a Apocalipse. Tempo eu, desempregado e sem perspectivas, tinha de sobra. Tive cinco meses de desemprego para isso. E li. Li a Biblia toda. Pela imersão na Palavra, o Cristianismo passou a fazer sentido para mim. Cristo ganhou contornos. Fui inundado pela vontade de viver, de gerar frutos, de continuar a combater o bom combate. De dedicar a minha vida à causa da Cruz. E chegou o dia em que eu estufei o peito e decidi que não: eu não me atiraria embaixo do caminhão. Pois, na ocasião eu não sabia, mas havia sido tocado por algo chamado GRAÇA.

Fiz a barba. Lavei o rosto. Comi. E comecei ali, em 1997, a ser um cristão de verdade – alguém que, no meio da desgraça, prostra-se, rosto em terra, em adoração, e diz: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ” (Jó 1.21,22). A partir daquele momento, parei de ver Cristo como um personagem e passei a enxergá-lo como uma pessoa. Deixei de buscá-lo por interesse, como o balconista que poderia me dar algo, e comecei a ter intimidade com Ele, a ter uma relação pessoal, de diálogo, de compartilhamento. E fiz o já mencionado pacto não-oficial com Deus: eu pararia de aborrecer as pessoas falando das minhas dores e limitações, dos meus sofrimentos e daquilo que ninguém poderia resolver. A única pessoa com quem eu me queixaria sobre o assunto seria Aquela que tinha capacidade de me livrar daquela desgraça que me assolava: o Deus criador dos céus e da Terra, o autor do universo, o Ser que tudo pode mediante uma palavra. E me calei sobre o assunto com os homens.

Quem me conhece sabe que mal toco nesse assunto. Muito raro. Com Deus, oro todos os dias pedindo a cura. Com os homens, cuja medicina me é inútil, falo sobre outras coisas, de nada adianta murmurar ou me lamuriar – eles nada podem fazer e o olhar de peninha em seus olhos me incomoda sobremaneira. Sem falar que conviver com quem só vive se queixando dos seus problemas é cansativo para quem está ao redor – e não quero ser estorvo para ninguém. E é assim que hoje vivo.

E o que você tem a ver com isso?

Mas… por que decidi contar minha via-crúcis pessoal a milhares de pessoas pelo APENAS? Por que resolvi subverter minha decisão de deixar esse assunto nas sombras? Foi uma decisão difícil, não gosto de tocar nesse assunto nem de me expor. Mas vi uma boa razão. Acredito que as coisas ruins que nos acontecem servem, entre outras coisas, para edificarmos aqueles que passam pelo que nós já passamos. Pois foi quando entrou na minha vida, pela internet, um irmão, que me mandou uma mensagem. Ela tornou-se o estopim para eu escrever este artigo. Vou manter esse irmão anônimo, pois quem ele é não importa para você no que tange a este texto. Reproduzo aqui abaixo ipsis literis suas palavras, enviadas a mim pela internet, e depois vou comentá-las. Espero que, de algum modo, isso venha a edificar você, leitor:

“A paz de Cristo, Mauricio. Antes de mais nada, quero lhe dizer que suas palavras no blog fazem muito bem a minha alma, glorificado seja Deus por isso. Bem, tenho procurado andar no caminho do Senhor há 5 anos, quando me batizei e me tornei membro de uma Comunidade Evangélica aqui da minha cidade. Pois bem, pelo fato de eu ser cadeirante, muitos irmãos acham que estou na igreja para buscar a cura e voltar a andar. Esse tipo de atitude me incomoda muito, pois nunca dirigi nenhuma oração a Deus pra realizar esse milagre, tenho fé e sei que Deus cura, salva, liberta, mas a cura é algo que não busco, me converti unicamente pelo que Deus é. Já expus a minha opinião para algumas pessoas, que argumentam que Deus fez o homem pra ter o corpo perfeito, já ouvi vários absurdos, até mesmo que não tenho fé. Enfim, baseado no poder do Espirito Santo que tá na tua vida, sua sabedoria e conhecimento biblico, estou errado em ter esse tipo de pensamento??
Desde já lhe agradeço.

Em vez de responder apenas a ele, orei, refleti e decidi me expor e escrever um artigo sobre isso, pela única razão de que sei que há muitos na mesma situação, com doenças diferentes, mas que desejam muito serem curados. E que, assim como eu e esse irmão, ouviram montes de bobagens antibíblicas, baseadas nas ideias da Confissão Positiva proliferadas por hereges como (foto à esquerda) Kenneth Hagin (de novo, se você passou batido pelo link acima, recomendo enfaticamente que leia o post “E se a Teologia da Prosperidade se convertesse ao Espiritismo?” e descubra de onde saíram essas ideias). Bobagens essas que, além das dores em si que sentimos no corpo, geram dores na alma, culpa nos ossos, infelicidade e a nítida sensação de que Deus por Sua vontade já nos teria curado mas, por culpa nossa, da nossa falta de fé, porque erramos uma letra ou uma vírgula numa oração… continuamos doentes.

O resto dessa história e a teologia que explica por que Deus não curou a mim e a você eu continuo a contar amanhã no post “E quando Deus não cura? – Parte 2/2″

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

comentários
  1. Lelê disse:

    Mauricio,
    Eu tb já sabia q esse post chegaria algum dia.
    Falar de cura com Deus é algo ínfimo perto de Sua soberania. Deus ssabe de tudo o que precisamos e Ele tem o seu propósito para tudo.
    Vc sabe que eu tb sofro de um mal. Um mal aparente, que leva algumas pessoas a terem pena de mim. E um pensamento: – Coitadinha dessa menina, tão jovem tão cheia de vida e terá que conviver pra sempre com essa deformidade.

    Deformidade essa, que já foi muito maior, quando eu não andava, não falava, não ia ao banheiro sozinha, não tomava banho sozinha, enfim, quando não tinha vida. Mas Deus com a Sua infinita misericórdia me resgatou e me deu qualidade de vida. Hoje louvo o nome do Senhor diariamente, pq voltei a ter dignidade. Hoje sou completamente independente. Ando, corro, converso, respiro, tomo banho, dou laço no meu sapato, sem pedir ajuda pra ninguem, dirijo, trabalho, me sustento. Enfim, faço todas as coisas que qualquer outro ser humano faz. Tudo bem, eu sei, faço tudo com uma certa dificuldade, mas hoje, faço para o louvor do nome de Jesus.

    E já ouvi de algumas pessoas, mas se Deus te trouxe até aqui, pq Ele não fez o milagre por inteiro? me deixar completamente curada, eu entendo que não seja o propósito de Deus no momento, pois Ele ainda tem muito a fazer através da minha vida.

    Se eu levanto todas as manhãs é por misericórdia do Senhor e falo isso pra todo mundo. Se sou capaz de fazer tudo, é pq o Senhor assim quis. E se Ele quiser, ele me vai me curar, mas se não quiser, nunca vou me questionar o porquê desse vestígio de deficiencia!

    Eu não faço idéia de todas as dores que vc sente, mas Deus sabe eisso é o que importa. Ele sempre nos sustenta e irá até o dia que Ele quiser!

    Vcé canal de benção para o povo, Maurício! Que Deus renove as suas forças todas as manhãs para que vc possa viver um dia de cada vez, transformando suas dores como força para mais um dia louvor e honra ao nome de Jesus.

    Fique com toda a minha admiração e carinho!!!!

    Bjss na familia e em vc!
    A saudade já está ficando insuportável, hien? rs

    • Lele,
      te admiro demais, principalmente pq acho que entendo um pouquinho do que vc passa.
      Obrigado pela amizade.
      Temos de tomar vergonha na cara e nos encontrarmos praquele passeio – sempre adiado.
      Deus te abençoe sobremaneira!
      Amamos vc.

  2. Re disse:

    Mano, qdo um cancer apareceu no meu corpo tive que escutar de uns e alguns que eu «criara» o talzinho. Nao sei o q se passa na cabeça das pessoas, como nao entendo a confissao positiva e suas vertentes… Nunca escutei nenhuma dessas afirmações!!! Creio q pelo fato de q o Senhor ja me chamava e, pela dor, foi q ouvi a Voz do Nosso Pastor.
    Querido, vc é um ungido do Pai. Uma benção p nós e quem mais vier.
    Que o Senhor Jesus derrame ainda mais graça, amor e unção do Espirito em sua vida, a
    Sua Graça nos basta.

    Bj no ombro

  3. Patrícia disse:

    Paz,meu querido irmão!

    Quero agradecer por compartilhar conosco um pouco de ti e tuas experiências.
    Que preciosidade!
    Não tenho muito o que comentar,pois um silêncio toma conta de mim e rouba-me o verbo.
    Silêncio de que procura aprender,de quem está se exercitando mais na escuta,silêncio reverente ante o que o outro compartilha.
    No aguardo da segunda parte.
    Uma coisa faço de coração: agradeço.
    Agradeço a ti por nos edificar com teu testemunho,com tua vida e a Deus,por sua grande e infinita graça que nos ajuda em nossas fraquezas e dores.
    Um grande abraço,repleto de carinho,admiração e respeito.
    No amor do nosso Pai,

    Patrícia.

    • Patricia,
      obrigado pelo teu carinho e teu afeto. Vc e sua familia são pessoas especiais.
      Deus a abençoe muito, sou grato pelas suas palavras.
      Beijo e paz.

      • Alexandre disse:

        Mauricio,
        O problema hoje que muitos crentes acham que Deus tratam as pessoas com doenças, isso também é um erro grave.
        Jesus é a soberana expressão do Pai, Todos que se chegaram diante de Jesus para serem curados foram, Ele só não curou alguns poque não creram Nele.
        A palavra diz em Isaías 53.4 que verdadeiramente Ele levou nossa dores e nossas enfermidades e eu sempre vou ficar com a Bíblia, porque experiencias pessoais não invalidam a palavra.
        Não sou a favor desse triunfalismo que hoje opera nas igrejas que o crente não sofre, não passa por enfermidades, não passo por nada.
        Mas não podemos invalidar o que o Senhor já fez por nós, não devemos de forma nenhuma aceitar a doença em nossos corpos mesmo que demore a vida inteira para nos deixar.
        Um grande abraço que Deus te abençoe.

        Fique na paz.

      • Respeito sua opinião, Alexandre.
        Deus te abençoe.

    • meu nome e jaciudson há 5 anos descobri que sou hipertenso e tenho insuficiência renal. mais depois que li seu comentário agora posso morrer em paz.

      • obre. ma. disse:

        Você so vai morrer quando Deus quiser, eu repreendo essas suas palavras. Aprenda com os ensinamentos de Deus, Deus trabalha diferente na vida de cada um. Creia na cura porque Deus tem poder pra curar e não é porque uma pessoa ainda está a espera de uma cura que você não possa ser curado hoje. Creia em cada vida Deus trabalha diferente. “Para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Lucas 1.37 Paz!!!

      • obr. atalaia disse:

        TA REPREEMDIDO IRMÃO ! CARA DEUS TRABALHA NA VIDA DE CADA UM DIFERENTE….. NÃO É PORQUE UMA PESSOA NÃO FOI CURADA AINDA QUE DEUS NÃO VÁ TI CURAR ! DEUS SABE TRABALHAR, AS VEZES AS NOSSAS FRAQUEZAS FAZEM OUTRAS PESSOAS FORTES, OU SEJA , LUTE SEMPRE CONFIANDO EM DEUS , POIS INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTANCIAS ELE É CONTIGO !

  4. olá Mauricio, apaz do senhor jesus,eu sou o irmão Jota da igreja celestial o poder da gloria de Deus.
    vou deixar somente uns versiculos da palavra de Deus para sua meditação.
    Isaias.58 : 7 ao 11.

  5. Eliana disse:

    Puxa, na primeira parte vc já me levou às lágrimas. Tenho 28 anos de idade e sofro de enxaqueca e psoríase desde mto criança, duas doenças sem cura para a medicina. Tenho fortes dores de cabeça constantemente e a psoríase (uma doença auto-imune que ataca a pele) é forte tbm. As pessoas na igreja se comportam como se tivéssemos obrigação de obter a cura. E eu cresci na igreja ouvindo todo este tipo de doutrina. E quero muito a cura, mas amo a Deus mesmo se Ele decidir não me curar. E sei que talvez Ele não vá me curar mesmo. Já entendi isso, pela graça dEle! Estou aguardando a segunda parte do seu texto, amanhã!

    • Eliana,
      te abraço.
      Receba antes de qq coisa o meu carinho, a minha solidariedade e o meu amor fraterno.
      E nunca se esqueça que, em meio a tudo isso, o Senhor nunca te abandona. É a certeza que eu tenho. A cada enxaqueca, a cada crise saiba que Ele segura a tua mão. Nunca tenha a ilusão de que Deus te abandonou ao sofrimento. Ele é presente SEMPRE.
      Tb sei a importância de um ombro amigo e um colo pra chorar, às vezes. Se vc quiser, te passo meu msn por DM e conversamos qdo vc estiver se sentindo pra baixo.
      Um beijo grande, no amor dAquele que nos une.

      • Eliana disse:

        Claro que quero o msn. Vc é uma benção e eu louvo a Deus pela sua vida a cada novo texto que leio neste blog… meu twitter é @elianapon

      • Eliana,
        te passei meu msn por DM, ok?
        Deus abençoe a ti e a tua familia.
        Beijo e a paz do Mestre.

    • Aline disse:

      Eliane, amigos meus deixaram de ter enxaqueca tomando em jejum, por 30 dias, 1,5 litros de água. Experimenta. Quem sabe funciona com você. Em meia hora vc consegue dar conta dessa água toda rsrsrs. Não precisa ser num gole só.

  6. Zenobia Abreu disse:

    Mauricio, você é uma benção e Deus tem te usado como ferramenta para nos edificar.
    Achei bem importante esta mensagem pois conheço muitas pessoas doentes que sofrem e isso não quer dizer que não tenham fé, nem que sejam endemoniadas (como já ouvi), nem que tenham que ficar obcecados pela cura. Inclusive tenho um tio que está acamado há anos e embora não consiga se movimentar e sua fala é bem fraca, ele sorri quando ouve um louvor e fica feliz quando lêem a bíblia para ele. Deus tem os seus mistérios.

  7. Marise disse:

    Maurício, obrigada por nos deixar te conhecer um pouco mais. Se eu já te admirava, agora muito mais. Vc tem se saído muito bem ao ser usado por Deus para abençoar. É impossível ler o texto e não lembrar de Rm 8.28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Bj amigo.

  8. Jeanne disse:

    É impossível conter as lágrimas neste instante, (vc escreveu partes de minha história) principalmente por ser portadora de artrite reumatoide e entender perfeitamente e literalmente o que é ter “dor 24 horas por dia, 7 dias por semana”, sem falar nos absurdos que ouço, que por muitas vezes doem muito mais que a própria enfermidade.
    Fui diagnosticada com essa patologia no último semestre do seminário, e sei perfeitamente que ali era o único lugar que eu poderia ter conhecimento das conseqüências desta. Estava fazendo vários exames, já sabia o nome da doença e só, nada passava pela minha mente, as debilidades começaram, os amigos, companheiro de turma e professores ficaram mais apreensivos que eu rsrs, mas afinal eu nem se quer imaginava o que estaria por vir.
    Um aluno em especial quis orar comigo para que Deus mostrasse qual pecado eu ocultava e por isso me encontrava naquela situação (com dificuldade para andar, escrever, digitar, pentear os cabelos, tomar banho, trocar de roupa e até para me alimentar, pois as articulações do maxilar estavam inflamadas), e assim tem sido desde então, 08 (oito) anos já se passaram e ainda ouço esse “tipo de coisa”.
    Logo que me informaram o que era e que “não havia cura” eu tomei uma decisão com Deus, fui ao espelho do meu banheiro e disse:
    – Senhor, eu não faço a minima idéia do que vem por ai, mas tenho absoluta certeza de que o Senhor foi quem deu permissão, pois não cai uma folha de uma árvore sem Sua permissão, e Tu és quem me sustenta e não falhará um só dia, vai me dar graça para suportar qualquer problema.
    Voltei a minha cama e Deus me trouxe o versículo da minha vida – Rm. 8:28 “TODAS AS COISAS cooperam para O BEM daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”.
    Não vou negar que houve dias que clamei, chorei para que a cura viesse imediatamente, mas com o passar dos anos fui me aquietando mais, hoje quando a situação aperta, como essa semana que tem sido dura, eu oro pedindo que Deus ajude o remédio ter um efeito rápido (rsrs). Ter esse problema trouxe outras conseqüências dolorosas e que só a graça de Cristo para me ajudar a suportar. Tive um aborto em 2009, que foi triste demais, os médicos disseram que foi por causa dos medicamento fortes que tomo, e hoje a cada nova consulta ter que ouvir a médica me dizer que NÃO POSSO PENSAR EM ENGRAVIDAR, me dá mais dor que a própria artrite, mas continuo firme nas palavras que disse a Deus em Julho/2003 e isso me ajuda a crescer e aprender que é possível acreditar no Deus que cura, mesmo “essa” cura não vindo a mim, pois Sua cura de alma me alcançou, Sua salvação chegou a mim e Sua graça me é dada, sem dúvida isso é suficiente e me basta.
    É bom aprender sobre como Deus é quando não ocorre (cura) o que vc achou que seria fundamental. Ele não deixa de ser Deus e de manifestar a sua glória. É bem com vc mencionou Mauricio, pessoas podem ser alcançadas ou impactadas com a “ausência da cura”.
    Desculpe, meu comentário ficou grande d+ rsrs, na parte 2 eu conto mais..rsrs

    Beijo e que Deus o abençoe todos os dias de sua vida
    Com carinho
    Jeanne Telles

    • Jeanne,
      não tem que pedir desculpas. Desabafar e compartilhar é fundamental.
      Eu te entendo bem, mana, como vc pode imaginar.
      Oro por vc, pela tua cura, pela tua vida espiritual. O bom combate é bom mas tb é combate, né?
      Se precisar de algo, oração, desabafar, chorar, de um abraço virtual…estou sempre aqui.
      E nunca se esqueça: Deus está com você. Gosto muito do hino 4 da Harpa Cristã, que tocou meu coração no inicio da minha via-crucis e que até hoje me alegra ouvir. Deixo com vc, como um presente de um mano que te entende:

      Não desanimes, Deus proverá;
      Deus velará por ti;
      Sob Suas asas te acolherá;
      Deus velará por ti.

      Deus cuidará de ti
      No teu viver, no teu sofrer;
      Seu olhar te acompanhará;
      Deus velará por ti.

      Se o coração palpitar de dor,
      Deus velará por ti;
      Tu já provaste Seu terno amor.
      Deus velará por ti.

      Nos desalentos, nas provações,
      Deus velará por ti;
      Lembra-te dEle nas tentações;
      Deus velará por ti.

      Como estiveres, não temas, vem!
      Deus velará por ti;
      Ele te entende e te ama bem!
      Deus velará por ti.

      Um beijo e a paz do Criador.

  9. Sidnei disse:

    Meu querido e amado mano, o apóstolo Paulo sabia de tudo isso quando escreveu a sua primeira carta ao povo de Coríntios…
    Prossiga sua marcha Mauricio pois a sua coroa já o está esperando, assim como a pedrinha branca, o maná escondido e a árvore da vida!
    Que a Graça e a Paz de Cristo sejam sempre contigo.
    Abraços

  10. Janise Dantas disse:

    Sabe Zágari, uma enxaqueca me persegue a 26 anos, fui a muitos médicos, tomei tanta medicação que hoje só de olhar meu estomago revira (antes meu marido, que é enfermeiro, aplicava medicação diretamente na veia, mas depois que foi proibida a venda de seringas na farmácia, passei por maus bocados), mas glorifico a Deus que as 4 ou 5 crises por mês que tinha se reduziram a 2 e com a vatangem de não serem mas de 5 ou 6 dias, mas somente de 3 ou 4 dias.
    Sei que não é fácil ser lúcida com enxaqueca por isso sempre tentei manter meus pensamentos longes de revoltas e de porquês, mas Deus era e é meu único alívio.
    Para não ouvir coisas tolas sobre meus pecados e falta de fé, já nem falo ‘dela’, mas confesso que ainda peço minha cura.
    Não entendo muita coisa que acontece, mas gosto (e acredito) de pensar que Deus quer o melhor pra mim, Ele conhece meu coração. Não vou deteminar ou dizer a Deus como Ele deve agir, ainda não estou louca, só coloco diante Dele o meu desejo e sempre pedindo que a Sua vontade venha primeiro, e se não fui curada… fazer o quê?! Ele não deixou de me amar, nem de cuidar de mim. Não me sinto sozinha nem rejeitada.
    Passar pelo ‘fogo’ na companhia do Pai é aprender a confiar.
    Saber da sua história de outros aqui nos comentários, confirma ainda mais o cuidado que Deus tem por nós.
    Abraço

    • Querida,
      obrigado por compartilhar. Seu posicionamento é perfeito. Na parte 2 do texto vou abordar de forma
      mais teológica o assunto. Espero que ajude.
      Oro por vc. Oro pela sua cura. Para a gloria de Deus.

      Um beijo grande, com lagrimas nos olhos pela tua dor.

  11. leandro kdeira disse:

    Mauricio,obrigado por compartilhar parte da tua história, e assim de forma direta ou indireta, ajudar muitas outras pessoas que vivem a mesma situação.
    Deus seja Louvado!
    Estou aguardando a parte.
    Abraços fraternos!

  12. Marco Juric disse:

    Boa noite Zágari!
    Em primeiro lugar quero fazer minhas, suas palavras no post MINHA GRANDE DECEPÇÃO COM JOHN PIPER. Estivemos na reunião aqui no Rio, dia 09/10. Sua decepção é também a minha.
    —-
    Agora quero louvar mais ainda a Deus por sua vida.
    É o que devemos fazer: buscar a Deus pelo que Ele é.
    Certamente nossas vidas e experiências são oportunidades para proclamarmos o reino de Deus, seu amor e sua salvação.
    Louvado seja o nome do Senhor por sua unção, seu ministério etc; por sua vida.

    God bless you!

    • Olá, Marco!
      Obrigado por visitar meu espacinho virtual. É uma honra.
      Vc é muito gentil, suas palavras… certamente não as mereço.
      Mas obrigado pelo afeto e o carinho.
      Deus o abençoe muito!

  13. Eliana disse:

    Esse assunto mexe tanto comigo que voltei para ler hoje novamente…

    Puxa, ler a dor enfrentada pelo próprio Maurício, a quem admiro desde que descobri esse blog… ler os comentários aqui… ver que há outras pessoas no meio cristão que sofrem de enxaqueca como eu… a ponto de precisar de injeção e mesmo assim não adiantar, ter incontáveis crises ao mês, ter que trabalhar com dor, perder a conta de quantos médicos já foram consultados, o estômago não suportar mais os remédios… isso mostra que não estamos sozinhos e que verdadeiramente Deus cuida de nós… e, com certeza, esse post foi providenciado por Ele para nos consolar e ministrar ao nosso coração a verdade de que Ele continua sendo Deus em nossas vidas, mesmo em meio às dores.

    Estava lembrando aqui, eu com 8 ou 9 anos de idade, sofrendo já com enxaqueca e psoríase e as pessoas da igreja dizendo que eu tinha que tomar posse da cura… Se hoje é difícil para um novo convertido entender esse negócio de tomar posse, imagina sendo uma criança. E se eu dissesse que tinha a doença, me chamavam a atenção que a doença não iria embora devido ao poder que havia nas minhas palavras. Meus pais me levavam a todo tipo de ministração sobre cura que tivesse em qualquer igreja/seminário. E eu via muitas curas sendo operadas, enquanto as enfermidades que me assolavam permaneciam. E algumas pessoas da igreja me cobravam (e ainda cobram), de alguma forma. Isso realmente angustia mais que a própria enfermidade.

    Que esse post do Maurício Zágari sirva para esclarecer o assunto e também acalmar aqueles que precisam de um refrigério.

    A paz do Senhor a todos vcs!

    • Eliana,
      sua vida é uma prova viva de que a soberania de Deus caminha com pernas próprias. Levamos a cruz que nos cabe, na esperança da paz.
      Por isso temos de combater as Teologias do Inferno, que levam cristãos sincertos a acreditar que por culpa propria trouxeram dores sobre si ou nao coneguiram remover as suas.
      Saiba que vc é amadíssima por Deus e se ele não te curou e se não te curar, há uma razão, pois a Biblia, que nao mente, diz que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. E todas, Eliana…são TODAS.
      Vc é eleita dele. Ele te formou. Ele te conheceu antes de te formar. Ele te amou antes de te conhecer. E Ele sente a tua dor.

      Fique em paz, na angustia ou na alegria o Senhor estará conosco todos os dias, até a consumação dos séculos,

      Um beijo enorme, e que, se for da vontade dEle, que o milagre venha sobre a tua vida. Assim eu oro em nome de Cristo. Amém.

  14. barrosory disse:

    Amado irmão Maurício.
    Já oro por ti pois sei o que passas.
    Olhando para mim, sempre sorrindo, feliz de verdade e ativa 100% na obra de Deus, como ajudadora do meu marido, nem dá para perceber (por que eu às vezes nem percebo mais) que além da fibromialgia e da artrite reumatóide, tenho reumatismo sem contar com as hérnias de disco cervical e lombar. Acabei de ser aposentada por “invalidez” D.O. dessa semana(rsrsrsrrsr) O Município me declarou inválida! Se eles vissem como trabalho e como Jesus me valoriza, como amo e sou amada pelos meus irmãos queridos e família; que todo tesouro que esse mundo pudesse me oferecer eu não trocaria pela vida que tenho no Reino de Deus…
    Amado, caso não queira nem precisa postar! Eu só queria dizer-lhe que não estás só nem na dificuldade nem na maneira de lidar com ela relacionada a nossa vida e vida com Deus.
    Talvez este foi na minha ótica seu melhor texto (que ainda não acabou) pois ele elucida de forma extraordinária uma verdade do Reino,que Deus cura sim, mas se não acontecer, continuemos na batalha, seguindo nosso General. Enquanto houver lucidez, enquanto eu puder me locomover, mesmo que seja num leito, vou louvar e glorificar o nome do Senhor! Nada poderá nos parar pois o que Deus tem reservado para nós…Ah!Nem olhos viram e nem ouvidos ouviram nem penetrou no coração humano!
    Um abraço muito carinhoso e mais uma vez obrigada por ser uma voz abençoadora no Reino de Pai!
    Soraya Barros

  15. Andre Kizito disse:

    Querido irmão Maurício,
    Que graça nas suas palavras. Vc me tocou de uma maneira tão especial que só Deus pode estar por detrás disto. O irmão não imagina o quanto eu estava precisando de tais palavra. Vivo em Nampula, Moçambique, e estou atravessando um momento difícil em termos de saúde física e, como consequência desta, a minha saúde financeira esta de rastos. O seu texto me motivou bastante a continuar firme no combate. Deus ricamente lhe abençoe. Quero continuar recebendo os seus artigos.

  16. Fernanda Lopes disse:

    A paz do Senhor irmão Maurício!
    É a primeira vez que visito seu blog, e ao conferir a relação de artigos publicados este me chamou muita atenção pelo título. Vou te dizer que eu compreendo perfeitamente sua situação, há 16 anos tenho também uma doença chamada LUPUS SISTEMICO que é da mesma classe da fibromialgia, tudo o que você passou eu também passei, a busca a qualquer preço pela cura, ter minha fé questionada por não ter sido curada, depressão, frustações, perdas, vária veze coloquei Deus contra a parede e exigi minha cura ( quanta ignorância ),enfim passei por maus pedaços também, mas hoje vivo feliz, mesmo com essa doença tão cruel, não tô nem aí pra ela e nem pra os que outros dizem, faço como você evito de dar ” confiança” pro meu sofrimento, quando falo para alguém que desconheça o fato, até se surpreende pois em nada aparento meu sofrimento. Decidi a viver cada dia dependendo da graça de Deus, e digo com toda alegria e amor que ELE é maravilhoso. Ainda não fui curada, como você citou não posso negar o fato de que talvez não serei, mas continuo crendo, não importa as circustâncias, sei que o meu Deus é Deus que salva, cura e faz impossíveis!!!!!
    Que a graça de Deus nos fortaleça a cada dia meu irmão .
    Um abraço.
    Fernanda Lopes

    • Fernanda,
      sei bem como o lupus se manifesta e imagino o que a irmã passa.
      Receba um abraço apertado e carinhoso, com meu apreço por vc e por sua luta em combater bem o bom combate.
      Deus a abençoe muito!

  17. isis de oliveira disse:

    Mauricio,fiquei muito feliz ao ler seu relato. Eu estava procurando sobre alguem que havia sido curado da fibromialgia e so encontrava relatos de cura atraves da macumba e feitiçaria. Entao,já desanimada,abri meio que sem querer o seu artigo. Que maravilha! Como Deus é lindo e intenso na vida daqueles que o buscam de coração! Estarei orando para que Deus continue te fortalecendo e que voce jamais caia em engano ou se afaste Dele,mas que sua vida seja sempre um exemplo de louvor e adoração!
    Um grande abraço!
    sua nova irmã em Cristo, Ísis.

  18. Luciene Gonçalves Viana Palermo disse:

    Imagina que eu estava justamente questionando com Deus o porque de tantas enfermidades na minha vida.
    Resolvi fazer uma pesquisa sobre cura divina e seu testemiunho me veio como uma resposta de Deus na hora e no dia certo.
    Que renovo esse testemunho trouxe a minha fé, me fazendo ver a situação em um outro prisma.
    Deus te abençõe grandemente meu irmão

    • Luciene,
      Muito me alegro por, de algum modo, ter sido canal de benção na tua vida.
      Oro a Deus para que tuas enfermidades sejam saradas. E, se não forem, Deus continuará sendo Deus e estando ao teu lado todos os dias, até a consumação dos séculos. Lança sobre Ele tuas ansiedades, pois Ele tem cuidado de você.
      Que a paz de Cristo desça como um renovo sobre tua vida.
      No amor do Senhor,
      Mauricio

  19. Maurício Zágari,profundo os textos Parte 1 e 2,”E quando Deus não cura?”. Só Jesus para ajudar a seguir a vida. A presença do Senhor consola,mantendo-o de pé dia após dia.Força sobrenatural. A bondade do Espírito Santo te cerca com a Sua Graça,amor,vida,paz,luz,esperança,força,alegria, salvação e unção.Entendo o que sente em relação a Fibromialgia e as dores que provoca.Sei o que é sentir dor crônica.Podemos dar as mãos em oração de concordância um pelo outro.Sofro a quinze anos de dor de cabeça.Passei por três médicos neuro,tomei vários remédios que não aliviaram em nada e só complicaram o meu caso.Fui vítima de erro médico.A médica passou um remédio para enxaqueca que me fez mal.Fiquei internada,melhorei e o Senhor por Sua Graça me livrou da morte.Graças a Ele.Não faço mais tratamento para dor de cabeça.Fiquei traumatizada. Depois passei por uma depressão e Deus ajudou a sair dela.Isto foi a muitos anos atrás.Sofro a cinco anos de Doença de Crohn (Doença inflamatória intestinal). Atualmente foi enquadrada como doença reumática.Foi descoberta a doença através do exame de colonoscopia (já fiz três.Detesto. Tem que ingerir um preparo que odeio o manitol.Gosto ruim,ruim,ruim…).Misericórdia Jesus! No meu caso a inflamação está no final do intestino grosso e início do delgado.Sintomas desagradáveis que incomodam e o corpo dói todo.Cansaço constante.Esta doença vem acompanhada de artrite reumatóide.Há artralgia.Teve dois médicos que falaram de eu ter fibromialgia,mas o diagnóstico está com um ponto de interrogação.Faço tratamento com o Gastro e os remédios que tomei não sararam as três lesões no intestino.Agora será iniciado um tratamento com injeção.
    Sabemos que Deus cura.Cremos nEle,o Todo-Poderoso Fiel.Somos pessoas de fé firme no Senhor e seguimos de cabeça erguida.Ele é a nossa esperança e salvação.
    A alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8:10).O Senhor nos sustenta,fortalece e ampara.
    Tem a saída e o milagre.
    Dependemos de Jesus,nossa vitória total.
    Seja feita a vontade soberana do Altíssimo que é boa,agradável e perfeita (Romanos 12:1,2).
    Todos os inimigos derrotados.No nome de Jesus.Amém.
    Luz do Senhor,Maurício,paz e alegria.
    Pertencemos a Jesus,o Deus da nossa salvação.
    Para sempre ovelhinhas do Salvador.
    Vamos adorá-Lo.
    Glórias e honras a Majestade do Deus Santo.
    Louvores lindos com puro coração ao Rei da Glória,Senhor dos Exércitos.
    Ele está Vivo,ressuscitou e Reina eternamente!
    Agora vou para o outro texto, “E quando Deus não cura?” Parte 2/2 e deixarei outro comentário.
    Luciana Oliveira. 🙂

    • Luciana, minha irmã,

      oro a Deus pela sua vida. Que Ele traga alivio, consolo e cura – seja pelas mãos de medicos, seja por um milagre. Não posso nem imaginar o que a irmã vive, mas posso chorar junto. Creia que a partir de hoje tem em mim um intercessor. Nem todos obterão cura, não por culpa própria ou falta de fé, mas pela soberana e misteriosa vontade de Deus. E mesmo assim, como vc disse, lhe rendamos honra, gloria e louvor.
      Independente de qualquer mal que soframos, Deus continua sendo Deus. E Deus é bom. Bendito seja o nome do Senhor.
      Se ainda não viu, sugiro que veja o video que postei em:

      O perfeito louvor nas piores horas da vida

      Tenho certeza que será edificante para você, como foi para mim. Oro por ti, minha irmã.

      Deus a abençoe com a verdadeira vitória do cristão.

      • Maurício,grata por suas palavras,atenção,oração,o vídeo no post “O perfeito louvor nas piores horas da vida.” Ótimo texto.Irei comentar na própria página do texto.Edificou a minha vida.Gosto de estar no Seu Blog,ler os textos e comentar.
        O Senhor recompensa por orar pela minha vida.Tb oro pela sua vida.Concordo com suas orações de intercessão.Obrigada,obrigada e obrigada,querido irmão em Jesus.
        “Confessai as vossas culpas uns aos outros,e orai uns pelos outros,para que sareis.A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16).
        No nome de Jesus.Amém.Glória a Deus!!!
        Luciana Oliveira. 🙂

      • Amem e amem, Luciana.
        Deus o abençoe com a verdadeira vitória do cristão.

  20. […] 2. E quando Deus não cura – Parte 1/2 […]

  21. […] E quando Deus não cura? – Parte 1/2 […]

  22. claudete disse:

    aleluias….irmao, o SENHOR seja exaltado , chorei ao ler …DEUS falou abertamente comigo , escanrarou ….so nao entendei quem nao quer …. EU entendi o recado !!!!!!
    Continuo com a palavra de DEUS sua GRAÇA me basta!
    DEUS de te graça …muita graça abundantemente!!!!
    com carinho
    claudete

  23. […] esse relato no post E quando Deus não cura – Parte 1/2, já há alguns meses. Não pretendia voltar ao assunto, pois não gosto de ficar falando sobre […]

  24. Arlete disse:

    Mauricio,
    Louvo a Deus pela sua vida, estou passando por vários problemas de saúde e às vezes me entristeço, Deus já me curou de uma asma, e meus três filhos receberam curas também e no momento estou preocupada, mas depois de ler seu testemunho, vou dizer ao meu Deus se não vier a cura a Sua Graça Me Basta. Amém!.
    Abraços, Arlete

    • Oi, Arlete,
      .
      fico feliz por tua maturidade espiritual. Ainda assim oro por ti e tua família, para que a misericórdia de Deus aja em vocês.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Jesus,
      mz

  25. CINTIA GONZAGA disse:

    DEUS CURA A MINHA SAÚDE FÍSICA,EMOCIONAL,ESPIRITUAL,PROFISSIONAL E FINANCEIRA

    • “Foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. 8Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2Co 12.7-9).

  26. Paz irmão Mauricio, tudo bem? Meu nome é Sandro Richard, sou cristão e protestante, entreguei a minha vida a Jesus a 16 anos, eu também não sou pastor e não tenho nenhum cargo eclesiástico na igreja, mas com muito orgulho aceitei o meu chamado de IDE, por isso me esforço em pregar a palavra do Senhor. E eu sou grato por todas as experiencias que com Ele tenho passado. Lendo o seu post “E quando Deus não cura?”, (acredito que para muitos soa intrigante), para mim, é de um teor teológico esclarecedor e racional, pois a bíblia nos ensina que devemos render culto racional a Deus, e é com esse principio que eu entreguei a minha vida a Ele. Fico feliz pela sua vida de coragem como homem de deus, que mesmo diante de uma adversidade imensurável, dá espaço ao discernimento do Espírito Santo e sem perder a razão conseguiu intender que a nossa fé em Deus não deve estar relacionada ao que precisamos nessa vida, mas sim, na salvação de vida eterna em Cristo Jesus. Enfim, tudo isso você explica e muito bem nas duas partes desse post, e o que eu queria dizer é que eu já sofri isso na pele. Na verdade na vida do meu filho Rafael que tem hoje 7 anos, que a um pouco a mais de cinco anos atrás foi diagnosticado com um doença que não tinha cura, porem sem que a medicina pudesse explicar milagrosamente o meu filho foi sarado (curado), e isso eu atribuo única e exclusivamente a meu Deus, que através das insistentes orações e clamor ao seu filho JESUS CRISTO, nos concedeu essa benção, afim que por isso não nos cansamos de testemunhar o quão o Senhor é bom, para que, para Ele seja dado toda honra, glória e louvor, pois sou dá opinião que eu, ou meu filho, não fizemos nada a mais que qualquer outro que pede e deseja ser curado pelo nosso Pai, pois o meu intendimento é que não sabemos por que Deus concede essas coisas, a uns e a outros não. Porém eu sei que todas as coisa cooperam para o bem daquele que ama a Deus.

    Eu narro toda essa minha experiencia em um blog:

    http://sindromenefroticatemcura.blogspot.com.br/

    … em trechos como esses:

    “Senhor Jesus, tu sabe e conhece o meu coração. Sabe, que o que eu estou sentido é verdade! Como diz a tua palavra, até agora a minha fé em Ti, me sustentou. Mas agora Senhor, eu não estou mais aguentando, as pessoas estão rindo dessa situação e isso tem me abalado, pois tenho visto pessoas duvidarem de que o Senhor é capaz. E isso, me entristece mais do que ver o meu filho nessa situação, portanto Senhor, por tudo que eu já passei contigo eu sei que se o Senhor quiser o Rafael será curado, mas se o Senhor não quiser, tudo bem. Não deixe mais que o meu filho sofra esse dano, e se o Senhor quiser o recolher, está tudo bem! Mas faça alguma coisa logo, pois hoje eu não estou mais aguentando. Então Senhor, me ajude a renovar a minha fé, e se for da sua vontade curar o Rafael me dê apenas um pequeno sinal, alguma notícia de que, nós iremos ganhar mais algum tempo. Amém!” “E assim eu fui me deitar e quando ainda era de madrugada eu ouvi o meu filho me chamar… PAPAI, PAPAI eu lhe respondi já vou filho, e ao entrar em seu quarto me deparei com o Rafael totalmente sem sinal algum do edema”.

    Quando puder de uma lida, eu não sou escritor mas tudo que escrevi é verdadeiro e real.

    Paz fique com Deus, estarei me lembrando de você em minhas orações.

    • Mano, que dizer diante de uma demonstração tão linda do amor e da misericórdia de Deus? Louvo ao Senhor pela vida de seu filhote.
      .
      Obrigado pelo carinho de compartilhar esse testemunho tão alentador.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Jesus,
      mz

  27. lucivaldo alves disse:

    boa noite meu querido e a paz do nosso senhor jesus cristo.aquele que é o mesmo ontem,hoje e eternamente.quero primeiro te agradecer por expor sua vida assim,mas muito mais venho te escrever para dizer te que para dizer te para ir visitar a igreja mundial do poder de Deus e duvido muito que saia de lá sentindo alguma dor.pois conheco jesus e bem sei quem seus seguidores.vai e volte curado,para gloria de Deus em nome de jesus.

  28. pulserio Flores disse:

    Tenho uma história parecida com a tua,minha esposa aos 27 anos de idade foi acometida de uma infermidade incurável,nessa época eu já era crente e pensei comigo mesmo,que bom vou ter uma experiencia magnífica com Deus,pois eu o conheço bem e não tenho dúvidas que ele vai operar o milagre.Comecei a orar buscar a Deus e aprender cada vez mais,acreditando que quanto mais eu soubesse,mais fé e mais poder eu teria e então poderia mandar a enfermidade embora!Mas foi a coisa melhor que aconteceu para mim,muitos pastores oraram,profetas profetizaram cura,minha esposa creu parou de tomar medicamentos e foi parar no hospital,eu abandonei a fé e quase fiquei louco,pois tudo aquilo no qual toda vida tinha crido,não era verdade.Eu chorando de tristeza abri minha bíblia e no exato lugar em que abri estava escrito assim.Diria eu e não faria? Falaria eu e não cumpriria?Apartir daí aprendi uma lição,nem todo que profetisa,profetisa por inspiração divina,por isso devemos provar os espíritos.Nem todo ensinamento a respeito de cura divina é divinamente inspirado,temos que confrontar com as escrituras.Para que a cura divina se realize:Primeiro Deus é soberano é nescessário que ele queira que aconteça.Segundo é nescessário que voce creia.Terceiro é nescessário que voce saiba que não existe nenhum poder em voce,nem tampouco mérito algum pelo qual Deus vá fazer o milagre.A glória é dele,o poder é dele ea decisão é dele.Crente super poderoso não existe.Voce pode estar doente de cadeira de rodas e sem esperança de cura,mas pode orar por pessoas doentes e voce vai ver elas serem curadas diante dos seus olhos,ao passo que as vezes voce para si mesmo nada consegue.O apóstolo Paulo curou certa feita a todos numa comunidade,mas ainda assim estava doente.Os caminhos eos propósitos de Deus são mais altos que os nossos.Eu acredito na tua cura e creio que ela virá,quando voce perceber que não depende de ti nem da tua muita sabedoria,mas unicamente da GRAÇA de Jesus Cristo ela basta para salvação da tua alma ea redenção do teu corpo que com certeza virá,mas não te esquece que a misericórdia de Deus se renova todas as manhãs e numa dessas manhãs Jesus te alcança ainda nesta terra.Eu seria um mentiroso se não acreditasse,porque o Jesus que eu conheço é poderoso e tremendo em obras!A ele a glória ea honra para sempre amém.Nenhum médico,nenhum pastor,nenhum profeta,me trouxe a cura para minha esposa e eu não sei se ela está curada,eu pedi busquei insisti e continuei e não desisti e não vou desistir até ser atendido Jesus ensinou a parábola do amigo importuno e se não tenho fé eu tenho ao menos tempo para incomodar!Já faz algum tempo que minha esposa não apresenta os sintomas da doença,mas como não tenho como saber eu continuo incomodando o mestre! Eu não sou entendido nas escrituras,mas posso ver o quanto Deus tem te usado para combater heresias e falsos mestres,a tua doença para mim se parece muito com a aparente desgraça do moço José no Egito,serviu para cumprir um propósito e um finalidade!Eu te localizei na internet após chorar muito á noite e pedir a Deus uma fonte onde as águas fossem frescas e cristalinas,sem contaminação e boas para se beber,como num oásis cheio de palmeiras com águas cristalinas brotando da rocha essa foi a súplica que fiz derramando minhas lágrimas aos pés de Jesus. Com cura ou sem cura com esperança ou sem ela,com benção ou sofrimento,com alegria ou com tristeza,dobro os meus joelhos e adoro a Jesus,pois é meu redentor e está vivo! Não achei o link para a segunda parte.

    • Pulserio, meu irmão,
      .
      faltam-me palavras para te responder. Tudo o que posso dizer agora é que a graça de Deus nos basta. E que venha o dia em que daremos o passo dentro da eternidade com Deus. O resto… é Cristo, mano.
      .
      Obrigado por tuas palavras, que muito me emocionaram, em um momento em que de fato eu estava precisando ler o que você escreveu.
      .
      Te abraço, querido, e peço a Deus por tua esposa seja agraciada por Deus com cura e vida. Paz seja contigo,
      mz

  29. Alan disse:

    Ola´meu amado, gostaria de te contar um pequeno acontecimento que aconteceu:
    Certo pastor tinha um filho que nasceu cego,surdo,mudo,aleijado,não andava,etc ele abriu a blibia em Isaías 53 , todo dia passou a profetizar na vida do filho dele, antes de sair de casa ele ia no quarto do filho dele e disse, “Filho pelas pisaduras do Senhor Jesus, você foi curado.” e todos os dias ele repetiu isso. Certo dia ele chegou em casa e foi ver seu filho, e quando abriu a porta seu filho estava de pé e disse-lhe “Pai…pelas .pisaduras do Senhor Jesus Cristo eu fui curado!”

    Entao meu amado, eu quero te desafiar a profetizar todos os dias na tua vida a cura. a diser “Pelas pisaduras do Senhor Jesus eu Fui Curado!” se preciso Jejuar,ir ao monte mais eu creio em nome do Senhor Jesus Cristo que um dia fasendo isso vc vai acordar e ver a sua cura! meu amado creio que sua vida não deve ser muito boa devido a enfermidade mais o nosso Deus é fiel pra curar o teu corpo e nesse ato de fé um dia ele vai dizer a ti meu amado “Fique Sarado!” em nome de Jesus. Um abraço meu querido fica com Deus!

  30. cintia gonzaga disse:

    DEUS ABENÇOA A TODOS OS QUE ME ABENÇOAM EM NOME DE JESUS!!!

  31. eu quero ser curada da minha audição estou na igreja servindo um DEUS forte
    quero ser curada em nome de jesus ,tem dia que ate choro não acho nada bom em minha vida fico muito triste tenho vontade de morrer ,quem puder mim dar uma palavra amiga vou mim sentir melhor ,peço tanto a DEUS minha cura eu uso aparelho auditivo quando tiro eles pra tomar banho pra dormir pergunto meu DEUS porque ate hoje não fui curada ser surda e muito ruim falo com DEUS senhor mim dar uma audição perfeita estou esperando essa benção

    • Olá, Marlene,
      .
      louvo a Deus por você estar servindo ao Senhor e peço que ele a abençoe com a cura dessa enfermidade.
      .
      No entanto, também oro que você esteja sempre aos pés de Cristo, independente de ser curada ou nao. Pois, mais do que as bênçãos, o que precisamos é do abençoador.
      .
      Que a graça de Deus, que nos basta, seja com você,
      mz

  32. kátia disse:

    Mauricio,

    Tenho vivenciado o momento mais difícil de toda minha vida. Minha mãe foi diagnosticada a aproximadamente 2 meses, com câncer de pâncreas e consequentemente com um prognóstico muito ruim, segundo os médicos, poucos dias ou meses de vida, já que este tipo de câncer é tão agressivo que quando diagnosticado já resta pouco a se fazer. Somos uma família que serve a Deus e obviamente estamos clamando pela cura da enfermidade dela. Identifiquei-me com sua história quando diz que buscou a oração de vários pastores, pessoas mais “experientes” no evangelho, ou com determinados dons, e para nossa angustia os sintomas continuam, a dor piora dia a dia, ela esta ainda mais debilitada e fraca, uma nova situação aparece e mais uma metástase da doença… Conforme os dias se passam e as dores “insuportáveis” (segundo minha mãe) tomam conta de seu corpo, desesperadamente pedimos a Deus que dê o alívio. A verdade é que diante de tanto sofrimento não conseguimos deixar de perguntar a Deus o porque? Ela geme de dor dia e noite e seu sofrimento desperta em mim uma angustia tão profunda que parece que dói a minha alma.
    Hoje, tomada pelo desespero e em busca de alivio para o sofrimento dela me deparei com este blog e pude então mais uma vez experimentar o cuidado de Deus através de suas palavras.
    Mesmo em meio a tudo isso, continuo crendo num Deus que é Deus e ponto final, independente de curá-la ou não Ele é Deus.
    O que tenho pedido a Ele é que carregue-a em seus braços quando ela não puder andar, que alivie seu sofrimento quando ela sequer consegue falar, que conforte seu coração e lhe dê forças para suportar tudo isso. E enquanto ela estiver aqui, vou celebrar a vida, mesmo que tudo pareça impossível.

    Na realidade, o fato de sermos ou não “cristãos”, não nos isenta de passar por situações como estas.

    Me perguntaram esses dias porque continuo confiando e servindo a Deus se Ele garante em sua palavra que cura e não estamos experimentando isso na pratica. Uma certeza eu tenho, isso não acaba aqui, Deus prometeu a salvação e vida eterna para todo aquele que nele crê. Curar é decisão de Deus, e Ele pode fazê-lo quando quiser, mas ser salvo é uma escolha nossa!

    Obrigada Maurício, por me fazer recordar e trazer a memoria aquilo que me dá esperança.

    kátia

    • Katia, minha irmã,
      .
      que dizer numa hora dessas? Te abraço com carinho e desejo que tudo o que esta acontecendo contribua para um bem maior. O que… eu ainda nao sei. Mas Deus é Deus e Deus é bom. A Deus seja a gloria. Que o Senhor abrevie o sofrimento de tua mãe e conceda-lhe a paz.
      .
      Compartilho com você um vídeo que fala alto ao meu coração. Pode ser que fale ao teu: http://youtu.be/C0aDIH-6rbE
      .
      Oro por você, sua mãe e sua família. Que o Senhor os sustente e conceda a fé para caminhar – haja o que houver.
      .
      Um abraço com carinho, no amor de Jesus,
      mz

  33. LUCILENE disse:

    Boa noite Mauricio.
    Li uma entrevista com o autor do livro “Barriga de trigo” que fala sobre esse assunto. Ainda não li o livro, mas desejei recomendar para vc. Apenas para tentar ajuda-lo. Apenas isso…

    Abrçs,

    Lucilene

  34. Erivaldo Nunes Dias disse:

    Quantas pessoas vc conhece que foram curadas por Jesus, vc é a criação mais importante para Deus e eu creio que no tempo d’Ele, trará a cura a vc e muitos outros, porém se não ocorrer tenho convicção que Ele continua a ser Deus.
    Jesus curou o paralito no tanque de Betesda, que estava esperando a 38 anos, Naamã no Rio Jordão, a mulher que tinha fluxo de sangue a 12 anos. Vc, acha que esse Deus não opera ainda hoje? Da mesma forma que vc contou a sua situação, e eu creio que é verdade embora não o conheça, da mesma forma se vc ler o livro desse “herege” Kenneth Hagin, vc verá que a história e semelhante e nem por isso faz de vc um herege.
    Continue orando e conversando com Deus, por que com certeza vc é muito importante para Deus, e Ele tem um cuidado especial com vc. Fique na paz, e que todas as promessas do Senhor pra sua vida se cumpra. meditação Salmos 40:1-3 “Esperei com paciência (confiadamente) pelo Senhor……

  35. fabio andrade disse:

    a graça e paz do nosso senhor jesus cristo adorei o site o q posso dizer tenha sempre fé no Deus vivo ja fui curado por jesus de sindrome do panico buscando a ele em espirito e verdade e orando por um amigo incredulo de tanto orar por esse amigo cadeirante deus me curou e fui ungido pelo senhor tenho chamado pastoral e hj passo por outra enfermidade mesmo deus me usando nos dons Deus nos chamou para uma vida de milagres creio q a provaçao é ate a vinda de cristo.de fé em fé e vitoria em vitória

  36. Nany disse:

    Paz do Senhor! Que palavra! Que Fé! Estou surpresa. Pois Eu mesma estou a tempo na casa do Senhor mas creio que ainda não poderia dizer tais palavras com convicção, eu passo por diversas situações e também não suporto ter que me expor, mas a minha pior deficiencia não é no corpo nem nas adversidades, é na alma. Como disse estou a tanto tempo na casa de Deus, mas me falta amor, me falta ânimo, me falta fé, me falta convicção, me faltam experiencias. E não é falta de disposição. Se alguém disser: Pára de preguiça guria, vá orar! Mas é isso mesmo que faço todas as manhãs, pedindo o favor de Deus e principalmente experiencias com Ele. Mas quero encontrar respostas em forma de atitude em mim mesma. Quero ter Fé! Quero poder dizer que a graça dele me basta, as vezes pessoas nos fazem “repetir isso” porém não consigo dizer se não estiver em sinceridade. Quero ter mais amor por Deus independente do que me aconteça, quero parar com pensamentos e sentimentos de morte quero ser livre e não é falta de busca-Lo…. Talvez esse é um grito que eu nunca tenha dado…

    • Oi, Nany,
      .
      a caminhada de fé é um passo após o outro, um dia após o outro. E ser cristão exige exercício. Disciplinas. Eu recomendaria um livro para sua leitura: “A celebração da disciplina”, de Richard Foster. Vai te ajudar muito a pôr em prática as disciplinas espirituais que fortalecerão a tua fé.
      .
      Oro por ti, minha irmã. Deus a abençoe muito,
      mz

  37. ingrid ellen disse:

    Mauricio que exemplo maravilhoso,nao faz ideia do quanto isso me ajudou ,tenho uma hernia muito grande e pedras na visícula infecsionadas e nao queria passar pela cirurgia porque tinha certeza que Deus ia me curar e pronto. Mas estou sofrendo minha ta toda inchada e nao vou ao medico esperando a cura divina,ach
    o que tenho obrigado a Deus a me curar sem falar que quando oram por mim me diz que algum pecado tem me impedido de receber a minha cura ,eu ja fui curada de um tumor na minha cabeça
    e

    • Ingrid, olá,
      .
      minha irmã, vá correndo ao médico. A medicina humana é um conhecimento concedido por Deus a nós e é absolutamente lícito buscar. Cuide de si, pois os que lhe dizem que tem de ficar parada esperando um milagre não estão cuidando. Ir a um medico não é falta de fé, é zelar pelo templo do Espírito Santo.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  38. Gostei bastante do seu texto,
    Cresci num lar evangélico e minha mãe me ensinou a exercitar minha fé desde pequena, ainda lembro de nossos “curtinhos” amontoados na cama terminados sempre com a oração do pai nosso.
    Sei que às vezes Deus cura e às vezes não, talvez tenha a ver com os propósitos dele em nossas vidas, isso faz sentido para mim já que meu sonho, e creio que a vontade de Deus em minha vida é o ministério pastoral. Aos 13 anos fui curado de uma doença do coração que de acordo com os médicos não permitiria que eu passasse dos 20 anos, mas como creio no propósito de Deus pra mim ele me curou, afinal se eu morresse aos 20 não seria pastor já que estou com 30 e ainda não sou. O texto foi bastante edificante e vou acompanhar seu blog a partir de hj, espero que visite o meu e comente algum dos meus posts, ainda sou aprendiz de blogueiro mas um dia chego lá.

    Espero que vc já não esteja mais com essas dores, com certeza orarei por vc.

    DEUS abençoe

    • Oi, Hugo,
      .
      Louvo a Deus por tua vida e pela tua longevidade. A graça do Senhor é mesmo magnífica.
      .
      As dores seguem, mas Deus continua sendo Deus. Curando-me ou não eu prosseguirei o amando.
      .
      Com certeza vou ver seu blog.
      .
      Aquele abraço, na paz de Cristo,
      mz

  39. naty disse:

    paz! escuta gostaria q me respondesse a este comentario por email pode ser? se nao for imcomodar claro. eu sofro com dores na regiao lombar , mas nao eh qualquer dor..ela doi mto! doi mto na regiao da bexiga, antes doia pouco mas eh uma doença q tenho a anos e sabe os medicos nao encontram oq eh….entao me dizem q eh espiritual q eu tenho q tomar posse da cura q eu tenho q determinar mas sabe, nao funcionou! logo se segue q a culpa eh minha pq n tenho fe. poderia me dar a sua opiniao? busquei no google por alg q passou por algo parecido e encontrei seu blog. a Paz

  40. naty disse:

    Paz! desculpe-me, eu não havia visto quando escrevi que vc tem um livro sobre o assunto, é que não sei como me enxergará, mas se for procurar ajuda la, me dirão o que ja estou cansada de ouvir “sua fé é pequena ou insuficiente” ” você deve determinar a sua cura” “você não encontrou nada então é espiritual” e coisas do tipo. Estou confusa. Porque não fui curada, os medicos nao encontram e a dor so piora a cada dia que se passa! Vejo que a culpa não é de Deus….mas estou cansada desses argumentos que eu não tenho fé! Ja passei por aflições que para mim , foram grandes,e não o neguei, é muito sofrido ter uma doença que lhe atrapalha viver seu dia a dia e não saber o que é e ainda escutar que a culpa é toda sua porque não tem fé…por isso digo se for do seu agrado me ajudar ficarei feliz. Pois não posso comentar com ninguém a nao ser Deus o que estou passando senão serei taxada que tenho pouca fé, mas não os desqualifico me ajudaram muitíssimo em tempos dificieis e foram amorosos, mas ninguém aceita que talvez não seja da vontade de Deus me curar…de qualquer forma quando tiver dinheiro comprarei o livro. Agradeço desde já.

    • Naty, olá,
      .
      Minha irmã, fico muito triste pela tua dor e peço a Deus que lhe dê o escape dessa situação, se essa for a vontade dele.
      .
      Essa doutrina da “confissão positiva” é uma das coisas mais malignas que já foram inventadas para prejudicar os filhos de Deus. Ela simplesmente não é bíblica. Eu não “determino” nada, quem determina é Deus. Se eu fico determinando curas por aí mas o Senhor não quiser que elas ocorram, posso me esgoelar até a morte e nada vai acontecer.
      .
      Paulo foi um dos homens de maior fé que já passaram pela terra. Ele viu verdades celestiais que nem sonhamos. No entanto, quando Satanás lhe impõe o espinho na carne, a Bíblia afirma que Deus simplesmente disse que não faria a vontade de seu filho e o deixaria sofrendo daquele mal. Essa mentira de que se você não fica curada é porque não tem fé é antibiblica e não ajuda em nada. Jó era integro e reto, temente a Deus e se desviava do mal e ainda assim teve de sofrer muito até que Deus decidisse que ele ficasse bom.
      .
      Normalmente eu recomendo a quem frequenta igrejas que acreditam nessa doutrina mentirosa que mudem de igreja. Ser ajudado em uma comunidade de fé não compensa você ser ensinada em doutrinas de demônios. Eu recomendaria que você procurasse uma igreja histórica, que caminhe dentro da sã doutrina do evangelho, e que possa ampará-la em sua dor de forma bíblica, cristã e – por que não dizer – humana.
      .
      Oro a Deus por tua vida. Que ele traga cura e consolo sobre ti. E que a paz de Cristo te acompanhe todos os dias,
      mz

  41. SUELI disse:

    Seus textos sempre me emocionam,porque são cheios de sabedoria de Deus,mas esse em particular me fez chorar e não foi de pena não viu,(risos)mas por saber exatamente sobre o que vc está falando,e isso me fez lembrar dos absurdos que ouvi quando também oravam pela cura e diziam a cura ja foi liberada,não deixe o diabo rouba-la e dias depois la estavam todos me olhando como se fosse eu a culpada de continuar doente,até sujerirem ao pastor que me afastassem dos trabalhos da igreja,coisa que foi feita mas isso ficou no passado e agora é um novo momento.
    Mauricio sei o que são essas dores,não a tanto tempo quanto vc, e farei o possível pra viver e conviver com ela até Deus curar,seja por um milagre,ou pelo término dos meus dias na terra,mas seu texto me inspirou a viver isso com a maior dignidade possivel,fez muito bem em abrir issio para nós,acredito que não foi em vão.Deus abençoe.
    obs.não sei se conhece,mas procure saber a respeito de um tratamento chamado Lemeterapia.não custa,eu também vou procurar saber mais a respeito,derrepente pode ajudar outras pessoas também,dizem garantir a cura da fibro..bom não custa.rs abraços

    • Oi, Sueli,
      .
      obrigado pelas palavras carinhosas. Que bom que você sabe do que estou falando, ver esses absurdos nos ajuda a não cometê-los contra ninguém. Use a dor para ser uma pessoa melhor e em tudo glorifique o Senhor. Se ele curar, ele é Deus; se não curar, continua sendo Deus. A ele a glória.
      .
      Obrigado pela dica, vou procurar saber.
      .
      Um abraço pra ti, no amor do nosso Pai,
      mz

  42. Carolina disse:

    Já existe a cura da fibromialgia: http://acuradafibromialgia.com.br

    • Bruna disse:

      Logico que existe Deua cura o unico que cura!

      • Bruna disse:

        Logico Carolina DEus cura DEus é Deua do imposivel

      • PAULO disse:

        ola tenho asma e um processo inflamatório fortíssimo , a asma controlo , mas as alergias e dores intensas não, só que essas são mais fortes do que eu , eu entendo que a graça de Deus me basta , mas não vivo, não consigo ter fome , não tenho nada de qualidade de vida. Por favor me ajudem, estou pensando besteiras . Meu tel : 035 99946- 8388 . Me add em nome de Jesus .

    • Bruna disse:

      LOGICO CAROLINA DEUS CURA, DEUS É DEUS DO IMPOSIVEL

  43. Bruna disse:

    Que Deus de vitória

  44. Bruna disse:

    Á OUVIU A VOZ DE DEUS HOJE??
    Então ouça o que ele diz:

    Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida?
    Deixe que eu cuide de todas as tuas coisas e tudo será melhor.
    Quando você se entregar a mim, tudo se resolverá com tranqüilidade segundo meus desígnios.
    Não te desespere, não me dirija uma oração agitada, como se quisesse exigir o cumprimento dos teus desejos.
    Feche os olhos da alma e diga-me com calma:
    JESUS, EU CONFIO EM TI.

    Evite preocupações e as angústias e os pensamentos sobre o que pode acontecer depois.
    Não bagunce os meus planos, querendo impor suas idéias.
    Deixa-me ser Deus e atuar com liberdade.
    Abandone-se confiadamente em mim.
    Repouse em mim e deixe em minhas mãos o teu futuro.
    JESUS, EU CONFIO EM TI.

    O que mais danos te causa são sua razões,
    sua próprias idéias e você querer resolver as coisas à tua maneira.
    Quando me disser:
    Jesus, eu confio em ti, não seja como o paciente que pede ao médico que o cure, porque lhe sugere o modo de fazer.
    Deixe-se levar em meus braços divinos, não tenha medo,
    EU TE AMO.

    Se acredita que as coisas pioram ou se complicam apesar de tua oração, siga confiando.
    Feche os olhos da alma e confia.
    Continue dizendo a toda hora:
    JESUS, EU CONFIO EM TI.

    Necessito das mãos livres para fazer a minha obra.
    Mesmo que a dor seja tão forte,
    a ponto de derramar lágrimas dos seus olhos.
    Estarei com você e com a sua família em todos os momentos.
    Diga:
    JESUS, EU CONFIO EM TI.

    Confia só em mim, abandona-se em mim,
    jogue todas as suas angústias e durma tranqüilo.
    Diga-me sempre:
    JESUS, EU CONFIO EM TI.

    E verás acontecer grandes milagres.
    Eu te prometo por meu amor.
    Pois, sempre confiarei em você, meu filho…
    Eu te amo, morri na cruz por você, e hoje estou sentado no trono com Poder e Glória para te ajudar na tua jornada, e para que você more comigo no céu.

    Amigos, esta é a voz de Deus para aqueles que O buscam, Deus está falando com você a todos os momentos, pode ser numa brisa, no cantar de um passarinho, no seu choro, sorriso…
    Tenha a certeza que Ele está do seu lado, para cuidar de você e te ajudar a todos os momentos de sua vida, apenas pare e ouça a voz de Deus em seu coração e tenha a certeza que você será respondido.

    E esses é por minha conta:

    2 Coríntios 4:8-9

    8 – Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados.

    9 – Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos.

    Isaías 49:15

    Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

    Não importam as lutas pelas quais estamos passando!
    Não importam as assolações que têm chegado a nossa vida!
    Não importa se a bênção tão prometida ainda não chegou e temos nos desesperado de tristeza diante da situação!
    Não importa se os nossos amigos nos abandonaram!
    Não importa se mesmo em meio a uma multidão estamos nos sentido só! Deus o Senhor, dono do nosso coração, nos conhece e tem na palma das mãos a nossa vida! Glórias a Ele! Eu não estou só! Você não está só! Mesmo que todos nos desamparem, Ele está conosco em todos os instantes da nossa vida!
    Por mais difícil que seja, por mais “abandonados” que possamos nos sentir, assim como Jesus no Getsêmani, o Pai jamais nos abandonará.
    Ele é o nosso supremo Pastor e tem o controle de todas as coisas. Aleluia! Basta crer, basta confiar, basta acreditar e descansar sob os braços fortes do Senhor.
    Ele jamais nos abandonará. Ele nunca dorme. Ele nos ama e prometeu que até a consumação dos séculos estará no nosso meio! (Mt 28.20b.)
    8

  45. numitor monteiro neto disse:

    DEUS É MARAVILHOSO PAI DE TODOS NÓS,DEVEMOS Á CREDITAR MAIS NESSE SER QUE HABITA DENTRO DA GENTE, ELE OPERA MILAGRES E FAZ DA VIDA AS PESSOAS; EU VOU FALAR DE MIM POR EXEMPLO: EU FUI UM CARA QUE TIVE MUITAS DIFICULDADES NA VIDA, DEVIDO DE TER MERGULHADO DE CABEÇA NAS DROGAS E TE TIDO MUITAS CONSEQUENCIAS GRAVES! E FIZ USO DURANTE 40 ANOS DA MINHA VIDA. E DEUS ME-DEU MUITOS LIVRAMENTOS: SAÚDE, DE MORTE, DE ACIDENTE DE CARROS. ETC…… ISSO É PRA VC VER COMO DEUS AGE NA VIDA DAS PESSOAS. UM ABRAÇO E BEIJO PARA VC DO IRMÃO (NUMITOR) DO RESGATANDO VIDAS DE JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS. QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA TODOS OS DIAS DE SUA VIDA!

  46. DEUS ME SOCORRA AGORA E CURA AS MINHAS FERIDAS EM NOME DE JESUS!

  47. obr. atalaia disse:

    olá irmão , a paz d senhor ! irmão sei muito bem o que voçê passsou esperando uma cura, mais admiro sua capacidade de lidar com as lutas , não desistindo de viver, seguindo em frente ! irmão deus sabe de todas as coisas…. e eu não sei voçê…. mais eu creio que deus vai te curar ! voçê tem passado por momentos dificeis….. dores….. mais deus tem te usado na vida das pessoas e quantas vidas voçe não tem ajudado ….. quantas pessoas ai até mesmo pensando em tirar suas vidas e com seu testemunho tomaram uma atitude de lutar, ao invez de sofrer …. deus é contigo todos os dias! sei que dentro das igrejas tem pessoas que profetizam todo tipo de coisas….. mais , lembre-se que na palavra do senhor ele ja tinha nos alertado sobre o joio e o trigo… sei que o que voçê tem vivido é doloroso , mais nada é impossivel pra deus. os profetas da biblia tambem tiveram que esperar… abraão sonhava com um filho….. recebeu-o na sua velhiçe…. o coxo de atos 3 sonhava em erguer-se….. e andar…. esperou 40 anos…. ana orava e chorava ao senhor tambem por um filho…. lazaro esperou 4 dias , apara que fosse recussitado por jesus…. mais em todos esses casos , em nenhum deles o senhor o tinha os abandonado… mais deus tinha um propósito em tudo isto ! isso não que dizer que voçê vai esperar 40anos…. para receber uma benção , mais tudo é no tempo de deus ! e se voçê tivesse bem ??? se deus tivesse te curado logo quando pediu, logo no auge??? e as vidas que voçê ajudou , não valeram ? será que o senhor queria voçê trabalhando alí naquele lugar ??? como josué , pergunte, consulte o senhor antes de fazer algo ! pra que depois voçê não venha a arrepender-se . lembre-se se o senhor tem o plano de tí curar ele vai te curar , pode passar 10 anos…. pode ser hoje…. amanhã….. ele vai te curar, mais se ele que te usar na vida das pessoas, alegre-se, faça a óbra de deus , seja a escada que leva as pessoas ao degrau mais alto…. seja um pedro e um joão , que não tem ouro nem prata, mais levanta aquele que encontra pelo caminho! a paz irmão, que deus te abençoe !!!

    • Obrigado pelo carinho de suas palavras e por sua oração. Descanso no Senhor e o louvo por poder abençoar vidas. Agradeço seu apoio e incentivo.
      .
      Abraço featerno, no amor do nosso Deus,
      mz

  48. crismar ferrera de sousa disse:

    A paz que bela e sofrida historia meu irmão. Todavia você nos mostra claramente o quanto ama a Deus. Hoje ao ler sua historia pela primeira vez minha alma se alegrou mais ainda. Vc é uma benção de Deus para seus leitores. Sou obreiro na Casa do Senhor e me chamo Crismar, Prego a palavra de Deus aqui em Roraima. Ha 02 anos sofro de uma gastrite que me leva a dores fortes no estomago, calafrios, dores nas costas e ja fue tambem em varios medicos, ja tomei diversos medicamentos e ja fiz varios pedidos de oração, campanhas de oração, peço todos os dias a minha cura mais Deus não me curou ainda, mas continuo orando pregando e vendo Deus renovar, curar , fazer coisas milagrosas na vida do seu povo e não me curou. Mas continuo crendo no Senhor pois o mais precioso Ele nos deu a salvação das nossas vidas. É dificil para um pregador ou cantor ou orador ver Deus curando e não ser curado. Mas Deus sempre será Deus na minha vida independentemente de ser curado ou não. Que Deus lhe abençoe meu querido.

    • Olá, Crismar,
      .
      fico feliz que você tenha uma visão tão madura acerca da questão, mano. Peço a Deus que amaine suas dores e o cure, segundo sua soberana vontade.
      .
      Um grande abraço, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  49. yan disse:

    Eu tive uma experiência quase igual a você meu amigo, antes de se tornar cristão, eu tive depressão, por causa de Umá doença nunca diagnósticada, ainda farei exames e essa doença me trás medo e tristeza mas peço a Deus que me cure, mais foi a igreja pra isso mas acabei encontrando Jesus, e ele não me corou isso foi uma base pra ele me trazer de volta e estou satisfeito por não ser curado se não estaria no mundo da carne, e foi ex traficante e foi ex ladrão e várias coisas ruins mas sempre peço por cura e creio que não vou morrer disso amém

  50. Jonatas disse:

    Muito interessante! Sou Cristão, cresci no conhecimento e na graça 🙂

  51. Darlene Lourenço da Silva disse:

    Paz Mauricio

    Há quase 3 anos estou enfrentando uma doença ainda não diagnosticada, tenho dormência nas mãos e pernas e é progressiva afetando meus movimentos, algumas coisas já não consigo mais fazer sozinha, alem das dores e de todo sofrimento que tenho enfrentado por ainda não saber o que esta causando isso, já ouvi vários comentários sobre o porque de eu estar assim alguns deles: isso é emocional; você tem que ter fé; isso é espiritual, isto é psicossomático; isto é coisa da sua cabeça.
    Já recebi ministrações com panos, areia milagrosa do deserto de Israel, orações e conselhos de amigos que sei que eram bem intencionadas, mas também de muitos mal intencionados me julgando sobre eu estar em pecado, já ouvi profetada de que estou assim por que sai de uma determinada igreja e que se não voltar para essa igreja especifica “Deus” vai me deixar mais doente (essa realmente me fez rir).
    Nunca tinha passado por algo parecido e ficar doente realmente me abalou bastante, questionei a Deus e ao ouvir esses comentários sem fundamento bíblico, medicinal, psicológico me deixava pior, comecei a me agredir verbalmente com palavras “bem feito pra mim”, e “é isso mesmo que eu mereço”.
    Comecei a buscar resposta em Deus e em sua palavra tenho encontrado consolo nela…
    Mesmo sentindo minhas forças se acabando sinto Deus perto de mim, é realmente ser “forte” na fraqueza, porque sei que não sou eu, mas DEUS com seu amor e bondade me sustentando dia após dia, realmente é loucura para os homens, mas sabedoria ao que crê, não tem sido fácil tenho oscilado bastante por não ter certeza de restabelecer minha saúde e choro com medo da incerteza.
    Creio na cura, mas o que mais peço a Deus é que não me deixe desistir de estar em Sua presença.
    Obrigada por suas palavras elas me abençoaram grandemente me encorajou a continuar lutando.

    Darlene

  52. EDER disse:

    ……Muitas explicações que li aqui batem com o que vi neste vídeo de 2:50 min:
    Se Deus não faz acepção de pessoas, por que Ele cura um e não cura outros?

  53. Eva Aparecida Rosa Giusti disse:

    Realmente, por vezes já me peguei refletindo a respeito de nossas intenções com Deus. É engraçado e triste, pois um ser extremo e superior se fez carne e deu a vida por todos nós simplesmente por amor, não pediu nada de bem material em troca, somente exigiu “ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo a ti mesmo”, e erroneamente o enxergamos como um saco cheio de milagres e graças, onde basta fechar os olhos e pedirmos e voa la tudo prontinho do jeito que pedimos… Deus não é isso, ele é nosso pai, amigo, companheiro ele quer que o busquemos por amor. Tome como exemplo aquele amigo que sempre te procura por puro interesse, sabendo que você gosta dele, e que você de fato tem condições de ajuda lo, porém prefere que ele por seus próprios esforços FAÇA O SEU MELHOR, isso não significa que você não o ama, isso significa que assim como você é capaz seu amigo também o é. E nada mais justo que ele faça por merecer, assim acontece entre nós e Deus, ele é nosso amigo mais íntimo e fiel, e nada mais justo que o busquemos por amor e não por interesse, cada coisa no seu tempo, façamos a nossa parte que Deus sabe nossa hora.

  54. Dalila disse:

    Também tenho fibromialgia..a 40 anos. E sim a cura de Deus é espiritual. Milagres somos nós continuamos vivos e lutando diante de tantas dores físicas e emocionais.

  55. maessabias disse:

    A paz. Realmente, passo e passei por isso, tenho cancer, nunca pisei um dia na igreja atrás de cura, sempre foi para cultuar à Deus. Até meu marido chegou a dizer que eu havia me entregado, aceitado a doença. Mas sei que serei curada conforme a vontade Dele, pois Ele não tem obrigação de me curar. E quando digo isso, as pessoas dizem que tenho que crer que já estou curada, que não crer nisso é falta de fé. Mas pela fé que tenho em Jesus Cristo, sei que a cura virá segundo a vontade de Deus e não a minha ou dos irmãos. Deus te abençoe

  56. Suzana disse:

    Lindo texto… Que inspire centenas de pessoas a buscar Deus apesar de suas lutas e dificuldades.

  57. Viviane disse:

    Imagine um funcionário que fica implorando ao patrão que lhe dê um aumento? é claro que o patrão vai preferir dar aumento para aquele que mostra serviço e não para esse que só pede. Assim também é na oração, ficar insistindo a Deus pela cura é querer o poder para si de ordenar o que vai acontecer. Amei o seu texto, suas palavras serão luz para muitas pessoas equivocadas na interpretação da Bíblia.

  58. TASSIA disse:

    Eu fui curada de fibromialgia com dois meses de convertida.

    • TASSIA disse:

      Faz 3 anos e 3 meses que recebi meu milagre.

      • marciatrindade26@gmail.com disse:

        Bom dia, por favor estou sofrendo muito perdi minha filha tem 2 meses com 19 anos, saiu de casa andando para o trabalho voltou em um caixão, tava com uma simples tosse; com um pouco de febre, consultou tava tomando medicamento de repente começou com falta de ar, foi levada para o hospital foi entubada, ficou internada 24 dias na CTI. Eu pedi tanto jejuei orei foi pedido orações em todas as igrejas, mesmo assim por que Deus não a curou?? O que era um Pulmão para um Deus tão poderoso, me sinto tão frustada, confiava tanto na cura de Deus num, milagre. Na verdade no segundo dia de internamento Deus deu a vida pra ela de novo ela foi ressuscitada no segundo dia, os médicos já iam desligar os aparelhos ai ela foi voltando aos poucos, nossa alegria foi tanta meu Deus, ai começamos a pregar pra ela fizemos o convite ela aceitou a Jesus, Ficamos 22 dias com ela todos os dias revesamos para não deixar ela sozinha,Deus devolveu a vida pra ela mas não a curou só deixou esses 22 dias com a gente depois a levou, falava tanto com Deus não tira ela de mim o que vai ser de mim da minha família sem ela mesmo assim Deus a levou ficou esse vazio tremendo em nossas vidas, só queria entender o por que ?? tanta gente ruim,viva ela não bebia, não fumava, não saia de casa, meu Deus só tinha 19 anos por que???

  59. A paz do Senhor.
    Tenho dores no corpo a anos e depois de uma gravidez bem dificil, comecei a sentir mais dores e 3 anos depois fui diagnosticada com fibromialgia esse ano e estou fazendo tratatamento.
    Muitas pessoas não entendem e a gente acha pouca coisa sobre o assunto na internet, mas achei esse post e foi muito edificante pra mim.
    Não tenho forças pra fazer meus afazeres domesticos, parei de fazer artesanato pra vender pra investir minha energia no que realmente importa, a familia e a obra de Deus.
    Que em 2018 eu consiga falar da minha dor só com o Pai também e possa crescer mais em graça e conhecimento.
    Deus te abençoe irmão.

    • Oi, Kézia,
      .
      sei como é difícil, minha irmã, lidar com as dores e, ainda por cima, com a incompreensão das pessoas. Te estendo meu ombro amigo e oro a Deus que a ajude a seguir com força e fé.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  60. Não penso que que o reverendo kenneth hagin é um herege, reconheço que ele foi um homem muito usado por Deus. O problema de hoje é que as pessoas leem uma coisa, e falam outras coisas. Eu reconheço a importância do movimento carismático, para mundo, sou autista tenho síndrome de asperger, e já fui curado de depressão, e de outros problemas pequenos. Acho um absurdo negar a doutrina dos milagres, pois ela faz parte da redenção de Cristo, é a mesma coisa que negar a Bíblia. Hoje eu sei que muitos estudos e livros são bons, mas tudo tem seu equilíbrio, e todo assunto deve ser ensinado de forma equilibrada, retirar um assunto de forma extrema só porque há uma mal compreensão da nosso parte sobre assunto. Deus cura e quer curar as pessoas, a Bíblia é um livro de milagres, Deus curou muita gente no ministério de Jesus Cristo. Deus cura e continua curando as pessoas. Cuidado irmãos com esses irmãos que espalham coisas que não são verdades. E mais chegaremos ao ultimo estágio da profecia de Joel, perto do fim o poder da igreja será multiplicado para combater inferno, Então vamos ver mais milagres, mais o agir de Deus. Faço tratamento no médico, não há conflito algum entre a medicina e fé. Mas eu creio em milagres e oro, porque sei que a vontade de Deus é que seus filhos possuam saúde. Cuidado irmãos com o que é ensinado.

    • Lucas, olá,
      .
      meu irmão, crer em milagres é uma coisa, crer na Teologia da Prosperidade e na Confissão Positiva é outra totalmente diferente. Recomendo que você se informe melhor sobre o que essas heresias ensinam e sobre o herege Kenneth Hagin.
      .
      Dou a você o mesmo excelente conselho que você compartilhou aqui: Cuidado, irmão, com o que é ensinado.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

      • Eu já li os livros do reverendo Kenneth Hagin, não vi nehuma heresia. A prosperidade bíblica existe sim, infelizmente ela é ensinada da maneira errado, e isso produz um resultado errado. Creio na confissão, porque quando oramos temos que ter fé, sem fé é impossível agradar a Deus. O que acontece hoje em dia é uma distorção de um assunto bíblico que é verdadeiro e pertence ao cristão. Hoje em dia é comum a gente encontrar distorções da Palavra, infelizmente algumas igrejas não ensinam as coisas com seu devido equilíbrio. Li sim os livros do Reverendo e creio em milagres, e já fui curado de depressão. E ordem de Jesus é expressa, fazei discípulos em todas as nações, e vocês farão obras maiores que eu, e em meu nome expulsarão demônios e curarão enfermos. Tudo isso está Escrito na Bíblia. Não vejo problema algum com isso, mas sei que existem falsos profetas que ensinam as coisas da forma errada e deturpam a Palavra. Deus abençoe. Eu não acredito na teologia da prosperidade, mas creio sim na prosperidade bíblica e na fé para receber o milagre. E o ensino da mentalidade renovada está na Bíblia, o apóstolo Paulo diz que devemos renovar a nossa forma de pensar através da Palavra de Deus.

      • Lucas, meu irmão, bom dia,
        .
        se você não viu heresia nos escritos de Hagin, é porque acredita, sim, na teologia da prosperidade. Pois esse é o nome da teologia que ele criou e cujos ensinamentos permeiam toda sua literatura. Crer no que Hagin defendia é crer na TP.
        .
        Confessar algo com fé não nos dá absolutamente nenhuma garantia de que Deus fará o que queremos. Isso é mentira. Repito os exemplos do post: veja o caso do espinho na carne de Paulo, veja a oração de Jesus no Getsêmani. É evidente que tinham fé. E é evidente que Deus não atendeu a oração deles. Fugir disso é acreditar em uma mentira.
        .
        Repito o que disse antes: creio em milagres. Não creio na confissão positiva. Uma coisa não implica na outra. Pois milagres dependem da vontade de Deus, que é soberana, e não de algo que eu faça.
        .
        O ensino de Paulo em Rm 12.2 sobre a renovação da mente fala sobre mudança de pensamento a respeito do pecado, leia o contexto. A metanoia leva o pecador a pensar como um santo, não tem nada a ver com obtenção de bênçãos e milagres pela fé. Por favor, analise o texto para entender corretamente o que Paulo está falando.
        .
        Abraço fraterno,
        mz

  61. Maria do Carmo disse:

    Querido irmão Maurício, a paz do Senhor Jesus Cristo. Irmão que bom que encontrei essa mensagem tão edificante pra minha vida. Desde criança que sempre fui uma criança muito doente. Cresci mas as enfemidades foram me acompanhando, muitas vezes pergunto pra Deus porque não consigo a cura para meu corpo? Sou Cristã e Deus enviou-me a ir visitar os enfermos em hospitais para falar fo seu amor pelas pessoas. Imagine logo eu que tenho várias enfermidades, como vou dizer pros doentes que Cristo cura toda e qualquer enfermidade? Em obediência ao ide do Senhor fui e vidas aceitaram a Jesus como Salvador. Porém comecei a achar que eu estava sendo falsa dizendo que Jesus cura e eu carregando várias enfermidades, então deixei de evangelizar…. parei!. Durante muito tempo eu ficava igual a vc, pedindo oração aqueles irmãos que eu achava que minha cura vinha através da oração deles. Pra terminar contínuo doente com: Diabetes, arritmias, uma inflação da bacia ( sacroleite) henia de dusco lombar , gastrite crônica, intestino irritável, intestino preso e pra piorar peguei chikugunya que deixou seqüelas de dores constantes nas articulações. Vivo diariamente clamando ao Senhor que tudo pode, para me curar. Abencoadi fca na paz do Senhor Jesus.

  62. Elis disse:

    Amado… passei por algumas experiências do tipo… inclusive rogar incessantemente pela cura do câncer do meu pai… mas um dia, após outras experiências drásticas questionei o Senhor, e perguntei a Ele o motivo de acontecerem tamanhas desventuras e com muita doçura Ele me respondeu após um longo silêncio da parte Dele. E a resposta foi:
    “Querida filha, eu não criei a morte, ela entrou em vcs desde Adao, eu só criei a vida!”
    Deus não está preocupado com a cura de nosso corpo nessa terra, Ele está mais interessado em destruir e julgar satanás e nos dar um corpo de glória.
    Talvez em algumas situações a morte esteja operando e vencendo nosso corpo, mas os dias do rei da morte estão contados, e já não haverá mais choro, pranto ou dor…
    O Senhor está voltando e Ele não tem nada haver com a morte e sim com a vida… Infelizmente a morte opera no nosso corpo mortal, então precisamos de milagres que talvez não esteja dentro da vontade de Deus realizar, mas Ele continua sendo maravilhoso, amoroso, pai de amor… Ele nos ama e isso precisa ser suficiente para nós!

  63. Mauro disse:

    Fácil falar quando se está de fora, mas Jesus afirmou “porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível.”
    Deus te abençoe irmão.

    • Mauro,

      não entendi o “quando se está de fora”. De que exatamente estou de fora?

      Sim, Jesus disse isso, mas também disse que a vontade do Pai é soberana sobre a nossa e que ele faz o que lhe apraz e nenhum de seus planos pode ser frustrado. Você, como bom entendedor da Bíblia, certamente sabe que não se pode formular uma teologia em cima de uma única frase bíblica, certo?

      Se não fosse assim, por que Paulo não ficou livre do espinho na carne? Será que ele não tinha fé? E por que Jesus não teve o cálice da paixão afastado de si? Será que ele não tinha fé?

      Amigo, recomendo com muito carinho que você procure estudar um pouco mais a sã doutrina bíblica.

      Abraço fraterno, do seu irmão,
      mz

Deixe um comentário