Fé, simplesmente

Publicado: 20/01/2012 em Amor, Espiritualidade, , Fruto do Espírito, Graça, Pecado

É belíssimo o conceito de fé. Talvez o mais belo que exista, por seu poder de contradizer tudo. Simplesmente um dos conceitos presentes na raça humana que mais encantam aqueles que conseguem alcançar seu significado não no raso de suas definições frias e pragmáticas, mas aqueles que conseguem ir fundo na sua essência profunda. Pare para pensar: desde que nascemos somos condicionados a mover-nos segundo a ideia de que tudo tem uma explicação racional e que tudo o que devemos fazer precisa necessariamente ser baseado em provas iluministicamente estabelecidas. E de repente desponta diante de nossos olhos duas letras subversivas, revolucionárias, capazes de mudar o destino de pessoas, de transmutar realidades, de provocar guinadas em caminhos, de nos fazer saltar no vazio… de fazer tudo novo: FÉ.

Fé é simplesmente admitir como total possibilidade o impossível. Aliás, deixe-me aperfeiçoar o pensamento: fé é simplesmente admitir como total realidade o impossível. Fé é assumir que é impossível o impossível ser impossível.

Não há nenhuma prova concreta. Não há certezas. Não há documentos assinados, não há notas promissórias ou cheques endossados. O que há é uma indubitabilidade que nenhum argumento racional consegue destruir. Eu tenho fé, por exemplo, que há um Deus e desafio quem quer que seja a destrui-la. Não há como, uma vez que essa certeza tenha sido plantada no nosso coração e na nossa mente pelo Espírito do Onisciente. Que venham os Richard Dawkins, os Charles Darwins e os Joseph Campbells da vida com seus milhares de argumentos e suas provas, seus estudos e seus documentários e livros. Mas você, se tem fé, simplesmente vira-se para eles com uma certa pena no coração e diz: “Desculpe, mas você não entende. Você não entende. Pois é fé, simplesmente”.

Não é racional. Fé é um milagre. Fé é a inabalável confiança de que um pedacinho vegetal que cabe na palma da minha mão é capaz de se transformar em uma das maiores sequóias do planeta se eu tão somente puser essa muda no solo e esperar o Pai regar e o Espírito lançar luz sobre ela. Nossa alma é como esse solo, onde Deus planta a semente da fé. Quem está fora olha e diz: essa semente não é racional! Contraria o que minha mente pavlovianamente condicionada a crer apenas no que está ao alcance da mão e no que posso segurar é algo plausível. E contraria mesmo.

Fé é lançar-se no abismo não na esperança de que Deus vai nos segurar em sua mão. Fé é lançar-se no abismo tendo a absoluta certeza de que Deus vai nos segurar em sua mão.

Tenho meditado muito no livro de Hebreus. Seu autor, infelizmente desconhecido, relata as maravilhas da fé. E a fé como maravilha. “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hb 4.16). Com toda confiança, friso. Ou seja, confiando. Crendo. Entregando-se. E, ao fazermos isso, vamos receber misericórdia e encontrar graça que nos ajude no momento da necessidade. Ou seja, chegar-se a Deus com fé é o caminho para recebermos aquilo que é imerecido mas que precisamos. Fascinante.

“E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa” (Hb 6.15). Repare nos detalhes: a fé de Abraão exigiu dele que ele recebesse a promessa depois. Ou seja: não era algo que estava ao alcance dos olhos. Pois depois pressupõe algo que temporalmente não se enxerga, está além do horizonte. Segundo, Abraão teve de esperar. Novamente, Deus liga a fé a não receber de imediato o que se anela. “Será teu, só não agora”, parece dizer o Senhor. “Mas tens fé? Receberás. Será teu”. E, por fim, fé está instrinsecamente ligada ao fruto do Espírito. Ou seja: quem tem comunhão e intimidade com o Espírito de Deus manifesta naturalmente uma virtude que está arraigada, enroscada e fundida com o conceito de fé: a paciência (Gl 5.22,23) – pois Abraão esperou pa-ci-en-te-men-te. Não é somente o esperar, é o saber esperar. Com paz. Sem duvidar. Pois paciência é isso: aguardar sem perder as estribeiras ou a total certeza. É esperar sem nenhuma dúvida de que “Tens fé? Receberás. Será teu”. Basta ter… paciência. E quem tem o Espírito manifesta seu fruto e, logo, não teme o depois, o esperar, o ter paciência.

Falta de fé é um defeito mundano. Veja o que Tiago abre sua epístola dizendo: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança” (Tiago 1.2,3). Primeira lição: as provações, as dificuldades, os impedimentos para alcançarmos nossa meta são formas de provar nossa fé. E quem nos prova senão o próprio Deus, para ver se confiamos nele ou não? Se confiamos mais nele ou em nós mesmos? E mais: são provas que pedem de nós perseverança – que é a insistência, a não-desistência, o continuar apesar de tudo, o prosseguir apesar de distâncias, de tempo, do que é aparente.

Mas Tiago vai além: “Aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tg 1.6b-8). Isso é sério. A fé entrega aquilo que se deseja àqueles que perseveram, que não desistem porque não veem o depois, que aguardam o que almejam com paciência, que têm certeza. E aqui Tiago afirma que os que duvidam não receberão coisa alguma do Senhor. Grave. Problemático. A falta de fé retira das mãos dos instáveis as bênçãos que Deus tem reservado para os tais se tão somente tivessem aguardado com paciência o que viria depois. Pois, como resume Hebreus 11.6: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. E, ao se desagradar Deus, o castelo de cartas desmorona e tudo o que Ele tinha para nós se tão somente tivéssemos mantido a fé… escorre ralo abaixo.

Fé, simplesmente. É o que Deus espera de nós. O fenômeno é tão importante que foi o mecanismo criado pelo Senhor para a salvação de nossas almas. Se por alguma razão te falta fé, meu irmão, minha irmã, ore e clame por misericórdia ao Senhor. Pois um cristão sem fé… é um cristão sem Cristo.

Paz a todos vocês que estão em Cristo (e que nunca perdem a fé no que Ele é capaz de fazer).

.

comentários
  1. Marcelo Freitas disse:

    Falar de fé é um refrigério pra alma, mano. (: Há uns dias atrás estava meditando e, enquanto escrevia sobre esse assunto, me deparei com um pequeno (porém adimensional) detalhe. Em Hebreus 11:1, lemos que “a fé é ‘O’ firme fundamento das coisas que se esperam […]”. A fé não é qualquer firme fundamento, é O firme fundamento, muito bem definido pelo artigo. Ora, se fé é a certeza de algo que esperamos (mesmo sem ver), e Jesus é minha única certeza, logo, Ele mesmo é o firme fundamento, a certeza do que se espera, a consumação do invisível, a consolidação do abstrato, é a minha Fé, a nossa Fé. Graças ao bom Amigo por isso!

    Que o seu Firme Fundamento continue sendo a Rocha Eterna, meu irmão, e todos mais que estão em Cristo.

    nEle, que me ensinou a viver a possibilidade do impossível.

  2. Daril disse:

    Linda mensagem Zágari, meu brother! Descansar nas mãos do Pai como uma criança despreocupada e feliz, não tem preço!
    Um abraço!

  3. Aline Avelar disse:

    Mais um post certeiro.
    Confesso que muitas vezes tenho vivido conceitos rasos, e a fé é um deles.
    “Aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” Esse versículo me dá arrepios, pois muitas vezes me sinto assim.
    A inconstância é um defeito que tenho, às vezes ganho,às vezes perco essa luta.
    Mas realmente creio que quanto mais eu ler a bíblia e orar, mais tudo fará sentido em mim e será como uma rocha sólida e inabalável.
    Essa palavra de duas letras é realmente fascinante.
    Obrigada Maurício.
    Deus continue abençoando.

    • Não tem o que agradecer, Aline.
      E lembre-se: fé é dom de Deus. É bíblico vc orar e pedir para receber esse presente do Alto. Mas ele não virá como um raio caindo não tua cabeça. Lembre-se que a fé vem pelo ou ir e ouvir a Palavra. Leia a Biblia enquanto ora ao Senhor para aumentar a tua fé.
      E eu tenho…fé…que Ele fará isso na tua vida.
      Deus te abençoe.

  4. Eliana disse:

    Humm, como eu queria ler um texto sobre isso! Há alguns meses, o meu chefe, crendo que estava me libertando de acreditar em algo que ele acha ridículo exatamante por pensar puramente de modo racional, me emprestou um livro do Carl Sagan, em que este quebra muitas crenças, e, dentre elas, tenta rebater tbm a fé cristã e a verdade bíblica. O livro até tinha seus pontos interessantes, mas, quanto à minha fé, a única coisa que eu pensava era: eles não entenderam nada, a fé não é racional. Devolvi o livro semana passada deixando claro que o pensamento do autor não havia influenciado a minha fé.
    E, lendo o Evangelho de Mateus esses dias, me chamou a atenção como fala sobre fé.
    Excelente post! Parabéns e que Deus o abençoe.

    • Obrigado, querida.
      Lembre-se que as coisas de Deus são loucura para o homem natural. Não é por argumentos racionais se o ES não intervir com sua graça.
      Explicar um milagre para um ateu é explicar física quântica para um neném. Simplesmente não funciona.
      Deus te abençoe e abracao no marido.

  5. Joao Florentino DaSilva disse:

    Eu, pela fe’, creio, mas continuo orando para que Ele me ajude nessa infima fe’ que penso ter. bencaos pra voce Zagari! IN HIM!

  6. dd disse:

    Belíssimo, amado,

    eu vivo porque tenho fé e, ela é, realmente, ‘a razão repousando em Deus’ (Spurgeon).

    Com amor – e pela fé,

    dd.

  7. Walace Alves disse:

    Glória a Deus por esta bonita reflexão!!!
    Sem falar que Abrãao teve FÉ que Isaque seria ressucitado (tornaremos a voz Gn 22:5, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; Hb 11:18).
    Ultimamente estou observando que a fé de hoje, esta sendo muito naquilo que esperamos(riqueza, cura, libertação, “EMOÇÕES”), coisas mundandas, coisas que o Nosso Jesus disse para não nos preocuparmos.
    Que possamos esperarmos naquilo que não vemos, que está adiante como Paulo disse no final do capitulo 13, “que estamos como aqueles que contemplam o espelho”, sem falar que ele disse: “se esperarmos só neste tempo(nesta vida) seremos os mais miseráveis” 1 Co 15:19.

    Que o Senhor Jesus derrame mais do seu Poder, e esta semente(Espírito Santo), RENOVE, REGENERE vidas!

    Abrçs a Todos em Cristo!!!

  8. Lelê (Alessandra) disse:

    Que poesia!!!
    Que belo texto! Quanto ensinamento em um post só!
    Parabéns!
    Quanta fé eu preciso renovar!!!!
    Bjss e obrigada

  9. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Efésios 2:8)

    Seus posts para mim tem sido um discipulado.

    Deus o abençoe.

  10. Drik's disse:

    Em toda caminhada de APENAS, um dos mais edificantes e lindos textos que já li.
    Pela fé movemos, alcançamos, vivemos…
    A fé nos permite suportar as mazelas desse mundo e esperar o dia em que o Senhor virá. O que somente pela razão, sim, seria impossivel.

    Obrigada por lembrar
    Deus Abençoe

  11. Alan Monteiro disse:

    Muito edificante e encorajador o artigo. Tenho vivido dias difíceis, e tenho precisado muito de Fé. Graças a Deus eu a tenho encontrado nas horas que mais precisei. Hb 4:16.
    Que Deus continue a usar sua vida.
    Paz!

  12. Lourayne Natiely disse:

    Maurício que lindo texto, quanta coisa aprendi com esse texto, uma benção! Como é bom poder descansarmos nos braços do Pai e saber que Ele está no controle de tudo, mesmo muitas vezes nossa carne querendo que venhamos a fraquejar nos fazendo para de crê, e até mesmo as vezes que nem entendemos o que Deus que fazer com algumas situações, ensinamentos, mas o que precisamos é crê, pois Deus vai além, os planos Dele são melhores e maiores do que os nossos, e Ele só tem o Melhor pra nós, então, que todos os dias venhamos a continuar nessa caminhada de Fé que não é fácil, situações irão vim pra nos provar, mais Deus promete está conosco, e peço sempre a Deus que renove a fé em meu coração, e que eu descanse em seus braços de amor e como diz esse música que acho linda:
    “E, Deus, porque sou tão pequenino assim Vou ficar quetinho aqui em seu colo Esperando o tempo certo de tudo Porque eu sei que vais cuidar de mim”
    E que cada dia o Senhor renove a nossa FÈ!
    Muuito me abençoou esse texto!
    Abraço Mano!
    És Benção!

  13. Carlos disse:

    Caramba Zagari!

    Você escreveu tudo isso só para explicar que a fé não remove montanhas e sim neurônios.
    Parabens! voce se superou.

    “que há um Deus e desafio quem quer que seja a destruí-la”

    Bem! destruir um deus não é uma tarefa difícil, quantos já não foram destruídos e agora são apenas lendas ou mitológicos.

    Gostaria de fazer uma pergunta, não sei se vai me responder, já postei alguns comentários que nem foram publicados, mas isso não importa!

    A pergunta é; porque você tem certeza que o deus que crê é o único e verdadeiro e não o do seu vizinho?

    Pergunto isso pelo fato de que se tivesse nascido em um pais que acreditasse em um outro deus que não fosse o deus da Bíblia, talvez você estaria fazendo um blog dizendo as mesmas coisas com seu deus diferente dos demais.

    “Fé é lançar-se no abismo não na esperança de que Deus vai nos segurar em sua mão. Fé é lançar-se no abismo tendo a absoluta certeza de que Deus vai nos segurar em sua mão.”

    Acabei de fazer 51 anos e já presenciei muitas coisas nessa vida, e posso lhe afirmar que essa fé inabalável não existe em nenhum cristão, caso contrário pastores ricos não andariam com seguranças e nem o papa andaria com seu papamóvel blindado, e médicos seriam apenas para Ateus, o que não é o caso.

    E se deus existisse a fé não serviria para nada, porque para acreditar em deus é preciso fé, eu não preciso de fé para crer que a minha mãe existe, porque ela existe.

    Um Grande Abraço.

    PS: Não tenho nada contra você, só não gosto dessas mentiras que a milênios alienam as pessoas de bom coração.

    • Caramba, Carlos! Você voltou se superando nas suas ironias! Isso faz parte dos teus mandamentos? “Serás irônico com cristãos”? Deve ser divertido ter mandamentos assim.
      .
      Você escreveu isso tudo só pra continuar refirmando sua religião ateia? Todos nós já sabemos que teu deus é você mesmo – afinal, você só tem fé nas tuas “verdades” e teu cânon são só as suas crenças, baseadas em…apenas sua opinião, veja você! Gostei muito quando você disse “posso lhe afirmar”: rapaz, você criou até os seus dogmas! Parabéns! Tua religião tá ganhando contornos cada vez mais definidos. Já tem um deus, mandamentos, crenças, cânon, dogmas: meu amigo, você tá cada vez melhor em criar a sua religião!
      .
      E, pois é, você – assim como esses deuses que você mencionou – vai passar em poucos anos, querido, o Deus verdadeiro já tá aí há alguns milênios e vai continuar. Que coisa, não?!
      .
      Você ainda não aprendeu que fé não se baseia em lógica, querido? Com 51 anos de idade? Caramba…
      .
      Por que eu tenho certeza que o meu Deus é o verdadeiro? Ué, como não teria se falei com Ele hoje?
      .
      Fazemos assim enão e não se fala mais nisso, que tal?: espere apenas um pouco. Já morreremos e teremos todas as respostas. Aí a gente conversa, combinado? Pois a minha fé é inabalável e morro com paz no coração, não tenho seguranças nem carro blindado.
      .
      Deus te abençoe.
      .
      PS: Não tenho nada contra você, só não gosto dessas mentiras que há milênios levam ateus ao inferno.

      • Carlos disse:

        Definitivamente você não sabe o que é ser Ateu, mas eu não o culpo, isso é típico de pessoas que abdicam da sua razão e bom senso.

        Ha!… antes que eu esqueça, “inferno” é uma palavra que não existe no meu vocabulário.

        Sem deus, sem inferno.

        Eu também já tive um amigo imaginário com quem conversava, mas isso já vaz muito tempo, acho que eu tinha uns 5 anos, não lembro.

        Religião Atéia, dógmas, fé na minha verdade, canôn, essa foi demais, obrigado por me proporcionar boas risadas.

        Valeu !!

      • Sem problemas, amigo, a sua religião antirreligião e os seus comentários dogmáticos também me fazem gargalhar todas as vezes. Nem Richard Dawkins conseguiu extrair tantos risos de mim. Pra não chorar, claro, pois, afinal, vc definitivamente não sabe o que é ser cristão, pois, se soubesse, saberia que o meu amigo – ao contrario do teu – não é imaginário.
        .
        A propósito, “abdicar da razão e do bom senso” é uma frase que não existe no meu vocabulário. Fides quaerens intellectum, querido (põe no google, vc vai descobrir o que é isso).
        .
        Eu que agradeço, vc é um ótimo humorista e me proporciona momentos muito divertidos.
        .
        Deus o abençoe.
        .
        PS. Eu ainda não entendo pq vc persiste em ler meu blog. Não tem algo sobre ateísmo por aí não? Tem mais a ver com a sua religião e com seus dogmas de fé.

    • Marcelo Freitas disse:

      Carlos =]

      Há mais ou menos 1 mês estou me atualizando na leitura dos posts desse blog. Praticamente todo dia leio um post novo e um ou dois mais antigos. Acho graça que volta e meia vejo comentários seus xD

      O Maurício tirou as Palavras da minha boca. Já ia te perguntar o porquê de você persistir em ser um dos participantes mais assíduos de algo que você não dá crédito. Mas, pensando nisso, cheguei à conclusão que tudo isso, de alguma forma (não sei como e nem onde), te agrada.

      Você pensa que já conheceu a Deus, mano (: Só ouve a voz do Pastor quem faz parte do redil. Logo, de duas, uma: ou você não é do redil, ou o Pastor ainda não chamou. Espero, em Deus, pra saber qual é verdade.

      Grande abraço, e fique em Paz.

      nEle, que me dando todos os motivos pra não crê-Lo, fez-Se o firme fundamento para tal.

  14. Carlos disse:

    (…)

    • Carlos,
      .
      desculpe, vc teve mais do que uma chance de dialogar com argumentos sólidos e alicerçados, Infelizmente vc persiste na deselegância e na agressão. A partir de hoje ou seus comentários serão baseados em fatos e não em opiniões ofensivas ou irão direto para a lixeira. Como este foi.
      Desculpe, meu amigo, eu tentei insistentemente manter um diálogo civilizado com vc, que persiste nessa linha de ofensas à fé alheia. Lamento, vc me ofende e ofende os leitores. Peço a Deus que Sua graça um dia alcance vc e que vc enxergue que esse caminho que vc trilha é caminho de morte eterna, mas o APENAS é o fórum sério, de debate teológico sério e vc perdeu sua oportunidade de discordar com elegância.
      Então, a partir de hoje, por respeito aos leitores, seu comentários não serão mais publicados, pois vc insiste em ofender aquilo em que acreditamos. E, lamento se vc não crê em Deus. Meu amor por Ele vai acima de tudo e não admito ofensas ao Senhor neste espaço.
      Sugiro que vc procure um blog ateu para expressar suas ideias. Aqui não há espaço para vc enquanto vc não tiver uma postura cordial com aquilo de que discorda.
      Deus o abençoe.

  15. luisimperator disse:

    Olá, Maurício.

    Gostaria de saber o que acha da fé islâmica, pois creio que eles também tenham tanta certeza quanto você de algo que não é possível provar e de um Deus tão maravilhoso para eles. Gostaria de saber se a fé deles é tão válida quanto a dos cristãos, e se não, o por quê, já que parecem ter tido a mesma experiência religiosa e desprendimento da realidade que os cristãos têm. O que faz a sua fé ser melhor que a fé de outra pessoa, se for este o caso?

    Att

    • Graça, um conceito que inexiste no islamismo.
      Para eles o mérito da vida eterna é do homem. Para nós, é de Cristo, que pela fé e pela racionalidade das Escrituras, é Deus.
      Conhecendo o mal que há no coração dos homens em quem vc creria?
      É isso o que, a meu ver, com base puramente em fé mas tb corroborado pela lógica, faz do cristianismo a expressão real de Deus neste mundo.
      Um forte abraço, no amor salvífico de Cristo.

      • luisimperator disse:

        Olá, Mauricio. Obrigado pela resposta.

        Para citar a racionalidade das Escrituras, não teríamos também que racionalizar o fato de as escrituras serem realmente relevantes ou não? Qual a racionalidade que leva crer que Deus se manifestou através de líderes tribais para escrever textos obscuros, contraditórios e com leis tão simplistas e antigas em livros sem autoria definida (como o caso do Gênesis)?

        Por que Deus, em sua infiinta sabedoria, não deixou nenhuma pista nas escrituras sobre qualquer verdade científica, como a velocidade da luz, o átomo etc, mas em vez disso deixou centenas de leis arcaicas e não-importantes como “mulheres menstruadas devem dormir fora do acampamento” e mais de quarenta sobre sacrifícios animais?

        Se o cristianismo fosse corroborado pela lógica, a fé seria desnecessária, não concorda. Afinal, é fácil utilizar a lógica quando ela convém e desconsiderá-la com o argumento de que não podemos compreender os caminhos de Deus. A própria lógica de enviar o filho – que na verdade é Ele próprio – para a Terra para que ele seja sacrificado para que a humanidade se livrasse de uma maldição que ele mesmo jogou foge a qualquer lógica).

        Toda a perfeição e bondade de Deus não evitou que Ele conduzisse genocídio atrás de genocídio no Velho Testamento (mas que claro, foram corrigidos pelo novo Testamento).

        Somente a fé de que a Bíblia é realmente um livro inspirado pelo Espírito Santo já é um conceito que exige fé e menospreza qualquer lógica, pois não é possível provar que não, e você só acredita nisso porque alguém lhe disse ser verdade, não por constatação própria.

      • Não há duvida de que a fé é o alicerce de qq expressão religiosa.
        Senão seria ciência e não religião. Não é mesmo?
        Cabe ao homem questionar Deus sobre o pq de Ele ter feito as coisas da forma que fez? Creio que não. Sabemos tão pouco, Luis! A ciência ainda não chegou às fossas abissais dos oceanos, mal conhece o cosmos, não chegou ainda na menor porção da matéria, não curou a Aids, até mesmo a gripe continua nos atormentando…e queremos entender Deus?
        Alguém já escreveu que o conhecimento é como uma montanha íngreme que os cientistas estão subindo, pé após pé, devagar, descoberta após descoberta. No dia em que chegarem ao topo lá encontrarão, sentados e descansados… Os teólogos. Interessante pensar nisso, não?
        Deus te abençoe, queridão!

      • luisimperator disse:

        Olá, Maurício. Meus argumentos apresentados foram ignorados e não respondidos. Não é assim que a ciência chega às suas conclusões, felizmente. Seu exemplo dos cientistas com os teólogos é realmente interessante, pois ela mostra muito bem a diferença entre os que buscam humildemente o conhecimento e a soberba de quem acha que já encontrou a verdade.

      • Respeito sua teoria.
        Deus te abençoe.

  16. Ezequiel disse:

    Mauricio, encontrei seu blog pela internet e achei fantástico! Parabéns pelo trabalho! Vou continuar lendo seus outros artigos! Abraços, Sucesso e que Deus abençoe!

    • Olá, Ezequiel,
      .
      louvo a Deus por ele me permitir tocar tua alma por meio dos meus textinhos. Sigamos juntos!
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário