Quando é que o crente de berço é salvo?

Publicado: 12/01/2012 em Espiritualidade, Fruto do Espírito, Graça, Igreja dos nossos dias, Inferno, Morte, Pecado, Vida após a morte, Vida eterna

Eu fui convertido muito tarde na minha vida, já com 24 anos.  O curioso é que estudei numa escola de padres dos 10 aos 17 anos e lá tínhamos aula de religião semanalmente. Ou seja, com 18 anos eu conhecia as histórias da Biblia de trás pra frente. Repare no verbo que eu usei: conhecia. Depois, com 18 para 19 anos comecei a frequentar uma igreja de uma certa denominação evangélica tradicional. Gostava dos cultos, achava o pessoal legal e até tocava baixo no grupo de louvor. Mas não vivia em novidade de vida. Não compreendia o Evangelho. Repare no verbo que eu usei: compreendia. Às vezes me pegava me digladiando com o pastor por questões como “por que Jesus cria um pessoa se já sabe que antes de criá-lá que ela vai ao inferno?” ou “por que Jesus teve de sofrer e morrer pra nos salvar, não bastava um decreto divino?”. Eu era intelectualmente interessado pelo Evangelho. A  Bíblia pra mim era uma questão cerebral. Com o início da minha vida profissional afastei-me daquela igreja e passei a me dedicar muito à profissão. Até que, enfim, com 24 anos, numa denominaçao pentecostal, fui alcançado pela graça de Deus, após um longo processo de dor (que não cabe relatar aqui agora) e ali eu passei a viver o Evangelho. Repare no verbo que usei: viver.

Então, hoje eu vejo por experiência própria que existe uma grande diferença entre aqueles que frequentam uma igreja: há os que conhecem, os que compreendem e os que vivem Cristo.

Isso me remete aos cristãos de berço. Aqueles que nasceram em lar evangélico. Frequentam a igreja desde sempre, sabem as bistórias da Biblia porque foram à escolinha bíblica infantil, aceitam o sacrifício salvifico de Jesus mas… em que momento de fato são salvos? Porque eu olho em volta e vejo “cristãos”, muitos deles até filhos, netos e parentes de pastores, que não demonstram em suas vidas fruto do Espirito. Não têm paciência. Domínio próprio é algo de que só ouviram falar vagamente  Nao promovem a paz, amam uma discussãozinha e uma contenda. E por aí vai.

Além disso, não mostram postura cristã. Nao pacificam, mas botam sempre lenha na fogueira. São insubmissos, rebeldes, respondões, não respeitam seus cônjuges, não oram, não leem a Bíblia, têm zero de devocionalidade, são iracundos… Enfim, podem até não roubar ou matar (o que um bom ateu também não faz) mas não demonstram o comportamento mínimo esperado de um cristão. Não investem tempo orando pelos filhos. Brigam intempestivamente por qualquer coisa. Falam mal dos outros pelas costas. São fofoqueiros. Dificilmente resolvem uma diferença com argumentos e diálogo,  mas sim com birras, brigas e bate-bocas. Mas todo domingo, por puro hábito, batem seu cartãozinho de ponto no culto da igreja porque, afinal, foi o que lhes ensinaram que é o certo a fazer. E acham que Deus está feliz da vida com eles – afinal, são de berço evangélico e batizados. Conhecem e compreendem. “Uhu, Jesus me ama”. Mas não vivem esse Jesus.

Como eu passei por essas três fases e conheço bem cada uma e o comportamento de quem se encaixa em cada uma, cometeria a ousadia de dizer que os tais não são salvos. Porque é como diz Tiago 2.18, “Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.” E mais: “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem!” (Tg 2.19) Os demônios creem! E tremem! Mas isso é o mínimo. Porque, vamos combinar, fazer uma profissão de fé e se batizar é acoisa mais fácil que tem. Frequentar cultos… basta sentar num banco e às vezes ficar de pé. Agora… viver conforme Cristo determinou no dia a dia, na sua casa, no seu trabalho, com sua família e com os colegas de profissão, no supermercado e no shopping são outros quinhentos bem diferentes. Como o crente de berço reage quando alguém o ofnde? Ou quando pede algo ao chefe no trabalho e recebe um “não”? Ou quando o professor o trata com injustiça na sala de aula?

Abrir mão da sua natureza respondona, egoísta, insubmissa às autoridades, materialista, mimada e tomar a cruz para seguir Cristo, isso sim é o que eu quero ver. Aliás, eu não, Deus.

Muitos e muitos e muitos crentes de berço estarão entre os que no grande e temível dia dirão: “Senhor, Senhor”. E aqui me permitam fazer uma paráfrase apócrifa da Biblia. Os tais chegarão e dirão: “Senhor, nasci de pais cristãos, fui apresentado como bebê na igreja, frequentei os cultos e as escolinhas, fui aos retiros, trabalhei até em departamentos, casei virgem, chorei com as mãos levantadas na hora do louvor e de vez em quando até fazia uma oração”. E, mais uma vez, me atrevo à ousadia de parafrasear apocrifamente o texto das Escrituras e imagino que Jesus responderia: “Você me conhecia e compreendia, mas não me viveu. Pois a cada vez que te chamei para conversar em oração você preferiu ver televisão. Cada vez que você tinha de se submeter às decisões do seu superior hierárquico no trabalho, em casa ou na igreja você o tratou com respostas agressivas e rebeldia. Cada vez que te chamei para ouvir a minha voz você ignorou minha Palavra e preferiu ir ao shopping do que ler as Escrituras. Cada vez que te toquei para ouvir alguém em sofrimento você concluiu que alguma outra pessoa podia fazer isso no seu lugar. Cada vez que você ou um dos teus ficou doente sempre o médico era lembrado antes da oração. Cada vez que te chamei para ler livros que falam sobre mim você deu uma desculpa para não ler e assim aprender mais sobre o padrão de comportamento que Eu queria que você seguisse. Cada vez que te chamei para uma vida de devocionalidade diária você se entregou a uma rotina de atividades materialistas e tinha sempre uma desculpa. Cada vez que te chamei para tirar momentos de reflexão e meditação sobre minhas Escrituras e como aquilo afetava seu comportamento em família, no trabalho ou mesmo em sociedade você preferiu ir ao salão fazer unha, malhar na academia ou simplesmente ficar sem fazer nada”. Ao fim do que o Senhor diria: “Logo, apartai-vos de mim, pois nunca vos conheci”.

A coisa é séria. Se você percebe que na sua igreja há crentes de berço cuja forma de proceder faz o termo “crente” te fazer perguntar “mas crente em quê?” e não são salvos, evangelize-os! Pregue o Evangelho para eles. E repare que não estou dizendo nem “discipule-os”, mas “evangelize-os”. Pois o discipulado vem após a conversão e se esforçar por discipular quem não passou pelo novo nascimento é pura perda de tempo. Pois não se discipula ossos secos.  Primeiro a carne tem de cobri-los e por fim o discipulado será feito.

Não adianta tentarmos nos enganar. Há muitos frequentadores de igrejas desde a época em que usavam fraldas, a quem chamamos “irmãos em Cristo”, que não são nossos irmãos em Cristo. Não passaram da morte para a vida. Não estão dispostos a tomar sua Cruz para seguir Cristo. Querem uma vida de moleza. E também moleza espiritual. “Sou crente mesmo, batizado, vou aos cultos, então tá tudo certo”. E mal sabem que no final vão para o inferno.

Duras palavras? E desde quando Jesus disse que a coisa seria fácil?

Diante disso, o que fazer? Orar, meus irmãos. Orar pelos perdidos: aqueles que estão perdidos fora mas também dentro das igrejas. Orar pela conversão dos crentes de berço que conhecem e compreendem mas não vivem. Orar pela salvação da pessoa que está ao teu lado no banco da igreja. Você não sabe. Mas ela pode estar cantando todos os louvores de cor e caminhando a passos largos para o abismo, simplesmente porque vive ela, mas Cristo não vive nela.

E que Deus tenha misericórdia de cada um de nós.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

comentários
  1. Marcelo Freitas disse:

    Paz, mano C:

    Eu, particularmente, não gosto desse termo “crente de berço” (considerando que o “crente” é aquele que crê, em verdade, em Jesus). Ninguém já nasce no Evangelho, ninguém sai do ventre com consciência do Cristo. Todos nascemos da vontade do varão, da carne e em pecado. “Crente” mesmo só depois de termos as escamas tiradas dos olhos; quando passarmos a ver que não temos Vida em nós mesmos; quando nos abandonarmos nas Mãos do Senhor, e não porque nos ensinaram assim desde pequenos, mas por livre e espontânea vontade (que vem de Deus) e com consciência do que estamos fazendo; quando Ele nos perguntar: ” E tu, quem dizes que Eu sou? “, e respondermos: “Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo” porque o Pai nos revelou.

    Creio que o problema de quem nasce em família evangélica é crer que já nasceu salvo e, uma vez salvo, salvo para sempre (apesar de ser assim mesmo), não importando o que façam ou como façam. Mas, como o mano falou, será que estão salvos mesmo? Ou ainda falta-lhes uma coisa?

    O Senhor nos abençoe, e nos encha da sua misericórdia que se renova a cada manhã.

    nEle, que sem precisar voltar para o ventre, me fez nascer de novo.

  2. Flávio disse:

    Como você disse que fazia perguntas, eu posso fazer uma também?
    Eu ainda sou ignorante na palavra, mas gostaria de aprender.
    Em apocalipse 19-19 (E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.)
    Eu gostaria de saber se isto é literalmente o que vai acontecer, pois quando li esse texto, me deu a impressão que eles têm a esperança de vencer.

    Ah e sobre teologia, como fazer para escolher um curso, pois me parece que há divergências nos ensinamentos, como saber qual é a correta?

    Deus te abençoe.

    • Flavio,
      sobre Ap 19.19, sinceramente, eu nao faço a minima ideia.
      sobre o curso de Teologia, investigue um que pertença a uma denominação séria, que tenha relação com a doutrina da sua igreja. Descubra a qualificação dos professores. E uma coisa que não custa nada é ir um dia conversar com os alunos sobre o que eles estão achando do curso. Esse é um otimo termometro.
      Deus o abençoe.

  3. karol Abreu disse:

    A paz Maurício,infelizmente tenho que concordar com você ,muitos “crentes”estão dentro da igreja e mais perdido do que os que estão fora.Parecem robôs cumprindo um protocolo pré-estabelecido.

    Mas o que me chamou atenção nesse texto foi uma frase que você escreve-““por que Jesus cria um pessoa se já sabe que antes de criá-lá que ela vai ao inferno?”.Você já escreveu sobre predestinação?Gostaria muito de ler um texto seu sobre este assunto.

    Abraço!
    Fica na paz!!

  4. Eliana disse:

    Gostei do post, Maurício. Sou testemunho vivo do que vc escreveu. Sou cristã de berço, cresci na igreja, mas o novo nascimento só ocorreu depois de alguns anos. Tive a fase de ir à igreja regularmente e não ter postura cristã e me entristeço quando vejo outros assim. Inclusive, hoje vejo não apenas cristãos de berço assim, mas tbm pessoas que passaram a frequentar a igreja e se batizaram na fase adulta, mas que não vivem em novidade de vida. O assunto precisa mesmo ser abordado.
    Achei interessante qdo vc disse que é necessário evangelizá-los antes de discipular.
    E o texto foi bom para me despertar a orar mais por essas pessoas.
    Deus o abençoe.

  5. lyzete disse:

    muito bom, a não ser quando resvala para o julgamento.Quem conhece o coração é Deus!

  6. Sandro Soto disse:

    Olá Mauricio, amado irmão.
    Ótimo texto. Está é uma duvida que me acompanha desde e a minha conversão e a tenho inclusive com relação aos meus filhos.
    Seu texto trouxe luz e entendimento de como lidar com esta questão, com relação aos meus filhos e com relação ao “irmãos” que temos dentro da igreja mas não vivem de verdade o Cristo.
    Trouxe reflexão sobre meu próprio comportamente enquanto Cristão, ja que é preciso sempre fazer uma “auto-avaliação” e, orando buscar o entendimento do Espirito Santo, para saber se vivo verdadeiramente o Cristo, de forma evidente e clara.
    Obrigado por proporcionar essa reflexão.
    DEUS seja louvado pela inspiração que tem colocado em você, meu irmão.
    Que DEUS, nosso Senhor e Pai, sempre lhe abençoe.
    Grande abraço.

  7. Aline Avelar disse:

    Não tenho o que comentar sobre esse texto.
    Só mesmo a misericórdia de Deus.

  8. Tani Marie disse:

    Texto mto, mto, mto bom!
    Continue compartilhando essas mensagens, pois tenho certeza que Deus têm falado através de vc!

    Fica na Paz..

  9. Daniel disse:

    pura verdade.

  10. muriel disse:

    É querido amigo dessa vez vc colocou o “dedo na ferida” de muitos,que acham que a salvação é hereditária,eu explico,acha que pq avô foi um homem de Deus,de oração….e seu pais idem,e por ir ao culto tds os domingo estão salvos.
    Esses mesmos menosprezam seu irmão,não se solidarizam com a dor e o sofrimento do outro…mas se somos um corpo isso nao devia acontecer,pq se uma parte do corpo nao está bem o resto nao terá um bom funcionamento.
    Conheço muitos que querem esta no pulpito louvando,mas nao quer lavar uma banheiro…será que essa pessoa esta fazendo pra Deus?
    Deus honra aquele que trabalha na sua obra de CORAÇÃO e nao simplesmente para esta em evidencia.
    Precisamos buscar a Deus a todo tempo nao importa qt tempo de conversao se tem.
    PAZ A TDS

  11. Débora disse:

    Como diz um certo louvor: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas, hoje eu te conheço óh Deus, por contigo andar”.
    Porque não basta só ouvirmos falar do amor de Cristo, senão praticarmos aquilo que Ele nos ensinou.

    Palavras duras, mas, edificantes.

  12. André Neves disse:

    Bem, meu nobre Maurício Zágari, posso falar de minha experiência, porém não creio que sou o melhor exemplo. Hoje valoriza-se muito os “ex-” alguma coisa, e fala-se daqueles que nasceram numa família cristã como pessoas que ainda não nasceram de novo, justamente porque não têm uma experiência extraordinária de conversão para contar; enfim… Sou um destes que ‘praticamente’ nasceu num lar cristão. Digo, praticamente, porque foi quando eu tinha mais ou menos dois anos de idade, que meu pai passou a frequentar a igreja e me levava junto com ele, e logo depois minha mãe converteu-se também, e eles até hoje ainda frequentam a mesma denominação, e inclusive a mesma igreja local (que foi a igreja que frequentei até os quatorze anos de idade, depois saí, para uma outra denominação, mas enfim, isso já é uma outra estória, que não cabe aqui).

    Portanto, posso dizer que desde tenra idade, fui aprendendo os princípios bíblicos na escolinha dominical, aprendi a cantar louvores no coralzinho infantil, etc. Confesso que não sei dizer precisamente em que momento ocorreu minha ‘conversão’, mas o fato é que me considero de fato convertido (embora em algumas áreas, eu ainda estou me ‘convertendo’ até hoje!). Enfim, concordo quando você diz que ninguém “nasce convertido”, ou é salvo desde sempre. Há um momento de decisão na vida do cristão, inclusive deste que foi “criado” nos caminhos do Senhor. Conheço muitos que hoje estão afastados deste caminho, outros que estão na igreja por comodidade, tais quais você na época em que tocava seu baixo na igreja lá pelos 18 anos. Mas também há muitos que testificam experiência bem semelhante à minha.

    Amei este post, e já o estou recomendando nas minhas redes sociais, como sempre. Um forte abraço ao meu amigo, e companheiro de jornada cristã.

    @andreneves1

  13. Genilson disse:

    precisávamos meditar um pouco mais sobre o que a bíblia diz a respeito da salvação… preferimos ficar a pensar que estar em cristo é “estar do jeito que estamos”, a final de contas, sempre “oramos” antes de fazer as coisas!! será? as vezes pensamos que orar é o mesmo que avisar pra Deus o vamos fazer.
    que Deus tenha misericórdia de nós… que Ele desvende os nossos olhos!!!
    parabéns irmão por falar de salvação um “assunto” tão fora de moda.

  14. Michelle disse:

    Apesar de não ser exatamente “de berço”, era criança quando minha avó me levava a igreja. Hoje estou vivendo um momento que enxerguei em trechos desse texto, para minha vergonha. Está cada vez mais difícil orar, frequentemente só na hora de dormir. O vislumbre daquele grande dia ficando para trás é assustador. Obrigada por trazer essa reflexão, e que Deus continue nos ajudando nessa jornada.

    Paz!!

  15. Sandra Mara Lima Paixão disse:

    Muito bom, irmão! A gente sempre presencia este tipo de cristão e também se coloca neste mesmo lugar. Onde moro, ainda não encontrei uma igreja prá frequentar com meu esposo e filhos, infelizmente, depois de trinta anos de evangelho, mas nunca concordei com as heresias que presenciei.

    Deus continue te abençoando!!

  16. Renato Almeida de Medeiros disse:

    Olá Mauricio, que a Paz do Senhor esteja sobre sua vida. Sou o Renato Medeiros que te mandou o e-mail recentemente sobre alguns problemas que estava enfrentando. Bom vc não deve lembrar, mas estou escrevendo para dizer que seus textos me abençoam muito (como esse) e para dizer que seu livro é maravilhoso. Li em 2 dias. Parabéns, vc merece todo o sucesso que está tendo, pois demonstra ser um grande homem de Deus. A propósito, se algum dia vier para a Região dos Lagos, mais precisamente a cidade de Araruama, entre em contato, pois terei o maior prazer em recebe-lo em minha casa.

    Grande Abraço, Renato Medeiros.

  17. Dayana disse:

    Filho de peixe é peixinho, mas filho de crente não é crentinho!! Tem que passar pelo novo nascimento.

  18. Aline Avelar disse:

    Ei Maurício,Paz.
    Nossa, seu livro chegou hoje, e como você disse li em 2 horas.
    Glória a Deus por sua vida, me abençoou muito, e a lição que fica é: Leia a Bíblia.
    Muito obrigada mesmo, ainda não vi meu amigo mas assim que vê-lo vou entregar o livro pra ele também.
    Gostei muito, muito mesmo.
    Deus abençoe sempre
    Um abraço

    • Aline,
      fico feliz que meu livro tenha te abençoado. Quem sabe vc não se empolga e lê os outros dois da serie (rsrs, momento propaganda)? Estou neste instante escrevendo o quarto, ore por isso, sim?
      Espero em Deus que seu amigo seja tocado, orei por isso.
      Deus te abençoe!

      • muriel disse:

        Graça e paz Mauricio
        Como faço para comprar seus livros???

      • Olá, Muriel,
        obrigado pelo interesse.
        Você pode acessar o site da editora: http://www.editoraannodomini.com.br
        Ou ligar em horario comercial para o 0800-701-3490.
        .
        Mas é interessante vc ver do que se tratam antes, pois os que foram publicados até agora, inclusive o que foi premiado, são ficção cristã com ensinamentos bíblicos. Meu primeiro livro puramente teológico só sai em março: “A Verdadeira Vitória do Cristão”, e fala sobre qual é o significado verdadeiro de “vitória” à luz das Escrituras, contrariando o que o triunfalismo atual que impera em grande parte da igreja advoga.
        .
        Deus a abençoe.

      • muriel disse:

        Obrigada Mauricio
        vou dar uma olhada,mas se forem tão bons quanto suas reflexões eu vou adorar!!
        rsrsrs
        fica na paz

  19. Interessante o que você falou sobre a devocionalidade.

    Pois como bem visível o quanto muitos crentes, inclusive eu e você, passam ou passaram por etapas, “níveis” ou momentos na fé…

    Mias eu vejo que a única maneira de permanecermos firmes em um só propósito é justamente renovarmos nossa mente … em Cristo , como Paulo disse.

    Pois se quando as coisas estão aparentemente “tranquilas” na vida dos crentes, muitos deixam a sua vida devocional ficar precária…
    não oram, se oram as vezes é para se gabar como os fariseus, ou ainda quando oram suas orações são vazias pois quando chegam a Deus, chegam sem os frutos do Espírito.

    Mas quando vem os apertos, as aflições terríveis e os problemas diversos disciplinadores esses mesmos crentes se desesperam e acabam se sentindo como Jonas na barriga da baleia, e voltam a orar , dessa vez com veemência, buscam a Deus com sinceridade, leem a bíblia com perspectiva objetiva, fazem promessas para si, de cumprir o Grande Mandamento de amar, de Ser Cristão na prática… mas pra manter tudo isso de pé SÓ A GRAÇA DE DEUS!

    Como Tiago disse: “Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós…” !

  20. Olá Maurício,
    Excelente reflexão, e muito oportuna mediante a reação de ditos ‘cristãos’ a alguns de seus posts e uns tuites.
    É como está escrito em João 3:6 “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” O indivíduo só é salvo mediante o novo nascimento em Cristo, independente de haver nascido em lar cristão há a necessidade de se voltar para Deus e arrepender-se de seus pecados, afinal mesmo tendo contato com o evangelho desde a infância o novo nascimento é necessário, pois todo ser humano pela sua natureza é pecador e incapaz de obedecer e agradar a Deus (Sl 51:5) É através deste nascimento espiritual que o ser humano alcança a salvação, a qual é demonstrada e evidenciada pelas obras e uma vida em amor, retidão e obediência a Deus. Negando a própria natureza pecaminosa (Mt 16:24).
    Beijo grande meu irmão.
    Deus continue lhe abençoando.

  21. […] abaixo a íntegra do artigo “Quando é que o crente de berço é salvo?”: Eu fui convertido muito tarde na minha vida, já com 24 anos. O curioso é que estudei numa escola […]

  22. Olá! Concordo com vc Mauricio. Mas vou ainda um pouco mais fundo na questão…. existem muitas pessoas que mesmo dentro de leituras e apresentação de pensamentos que se fazem utilizar de doutrinas que são extraídas das Escrituras, estas não são filhos de Deus pois acreditam na mentira. II Tessalonicenses 2:11 fala destes nos dias em que vivemos, dias de julgamento.
    Vejam um provável sinal de que Deus está insatisfeito com pessoas dentro de igrejas que pensam estar já salvas porém estão mesmo é acreditando em mentiras, sem apresentar nenhum dos sinais espirituais listados em Marcos 16:17,18: https://apriscocristao.wordpress.com/2012/01/19/sons-estranhos-nos-ceus-trombetas-dos-anjos-de-deus/
    Um abraço!

  23. julimar velloso disse:

    Olá Mauricio.
    Li e reli o seu texto varias vezes, e concordo com você, pois eu também era apenas um cristão de berço. Eu nasci e fui criado no evangelho pela minha mãe, aos trezes anos desci as aguas do batismo, sempre tive o interesse pelo evangelho, cheguei até a ser fazer seminário por um tempo e a dar aula na escola dominical, sou um jovem bem visto por todos das igrejas do bairro onde moro, obedecia a todas as regras que me eram imposta, sou visto por muitos como um exemplo a ser seguido,( acredito que também foi assim com Nicodemos, um homem integro, bem visto por todos). Mas eu sempre sentia que ainda não havia nascido de novo, tenho que confessar que ainda não era convertido, mesmo tendo passado anos na igreja, me sentia um perdido, como você disse, perdido dentro da igreja, até que hoje (08/07/12) tomei uma decisão em minha vida, aceitei a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Mauricio, sei que muito na igreja ficaram espantados com a minha atitudes de ir a frente na hora do apelo, pois afinal eu sou membro de uma denominação, mas eu precisava tomar esta decisão pra minha vida, precisa romper com a minha vida de pecado, mesmo que muitos não me entendem , mas creio que hoje eu tomei a melhor decisão da minha vida, seguir e amar a Jesus com sinceridade, e é isso que eu quero fazer daqui pra frente. Agora pretendo procurar um lugar onde posso aprender realmente o evangelho de Jesus Cristo, pois vejo que mesmo passando anos na igreja,ainda tenho muito que aprender sobre ele.

    Abraço e que Deus continue te abençoando.

    • Olá, Julimar, graça e paz,
      mano, que lindo. Vc conseguiu me emocionar com sua honestidade e humildade diante de Deus e dos homens.
      Romper com a vida de pecado, seguir Jesus com sinceridade…esse é o caminho. É terrível mas é maravilhoso quando ouvimos enfim a voz de Deus.
      Que o Senhor te ilumine em tua procura e no teu aprendizado.
      Abraço forte, no amor de Cristo, que nos une.

  24. É o que falo aqui em casa para os meninos, Deus não tem netos e sim filhos! Tem que nascer de novo, ter verdadeiramente uma experiência de salvação com o Senhor Jesus! Minha oração que eles sejam verdadeiramente convertidos, transformados, novas criaturas em Cristo Jesus!
    Gostaria de aproveitar e sugerir que fale sobre Identidade. Deus te abençoe grandemente! shalom!

  25. A paz do Senhor Mauricio,

    Na verdade , me emocionei com suas palavras , sou CRENTE DE BERÇO , sei muito bem de tudo que você falou , e reconheço até os meus 13 anos de idade conhecia Jesus , ia na igreja ,era certinha , me comportava como crente , como me ensinaram a comportar … mas não tinha a noção de viver CRISTO … As vezes sentia curiosidade em fazer coisas pra ver como é , para experimentar , ter o que contar , mas graças a Deus fui medrosa e não fiz … mas sentia inveja de quem pecava … Um dia o pastor fez o apelo e eu me levantei e aceitei JESUS , todos ficaram surpresos , afinal eu já era dali … mas ainda não era de CRISTO … Hoje aos meus 22 anos de vida Cristã , quero aprender realmente a contar esses dias , um pastor pregou na minha igreja que os nossos dias para Deus são contados somente , quando vivemos pra ele e por ele … e me pego pensando , quantas vezes aos 22 anos de vida , eu deixei de ser realmente de Deus …

    O problema em nascer CRENTE , é em não ver onde você pode errar … é se acostumar com o agir de sempre , se acomodar na verdade … Hoje eu entendo , que a vida Cristã , vai além de paradigmas , de tradicionalismo ,de ser correto ou não , demorei de entender que o fato de ter nascido crente , não me faz filha de Deus realmente !
    A intimidade com Deus , é o único meio de nos levar realmente a salvação …

    • Talita,
      obrigado por compartilhar teu testemunho tão sincero e tocante. Fico feliz que tenha vivido em intimidade com o Senhor, sabendo que é tão fácil perdê-la ante as ofertas deste mundo. Louvo ao Senhor por tua vida.
      Deus a abennçoe muito, com sua graça e sua paz.

  26. Alessandro disse:

    Caraaacas, vc narrou minha vida hahaha
    Eu conheci com onze anos, compreendi la para os 19 mas viver ah meu caro, foi la para os 23 , e seu blog tem abençoado muito a minha vida, vejo muito isso na minha igreja e fico muito triste sabe pessoas que eu me espelhava ai pergunto vc ja leu a biblia toda, e dizem não, pessoas que cresceram comigo a qual fui “evangelizado ” pelos pais delas na minha infancia, ou poderia dizer convidado pra ir na igreja ai eu olho nossa, fiquei tanto tempo afastado de Deus, pelo menos no periodo de quinze a dezenove, e ja li a biblia toda e acho pouco, corro atras de ensinamentos, ai seu texto deixa muito claro pq as vezes fico triste, e como é dificil falar que um cristão de berço ta errado, como é dificil vc so pq eu vivo Cristo a pouco tempo eu não tenho oq falar. Bom sua palavra é uma exortação que vou seguir, vou evangelizar eles sim, obrigado Zagari, Deus abençoe sua vida.

  27. dani disse:

    Olá, o senhor poderia me tirar uma dúvida se puder?
    Uma vez li um post em outro site dizendo que o ditado “se não vier pelo amor, vem pela dor” não procede. Pois para se tornar seguidor de cristo é somente pela dor mesmo, tem que passar pelo verdadeiro arrependimento e coisa e tal. E usaram o versículo: E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
    Marcos 2:17
    Olha, qnd li isso eu concordei, pois antes de passar por um processo de dor e arrependimento eu apenas compreendia, me interessava, mas ainda faltava algo. Foi nesse processo que tive minha primeira experiência com Deus, senti as escamas caindo de meus olhos e a partir dali tudo mudou. Mas eu gostaria da sua opinião , pois eu queria saber se tem como as pessoas ir pelo amor, se tornarem cristãos de verdade sem terem nenhum tipo de arrependimento e sofrimento. Desde já obrigada!

    • Dani, olá,
      .
      o ditado correto seria: “quem não vem pelo amor vem pelo amor”. As palavras de Jesus em João 3.16 deixam isso muito claro: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Perceba: foi porque Deus AMOU os pecadores que nos deu Jesus para nos salvar. Ele não é sádico e não quer ver ninguém sofrendo se isso não redundar em um bem maior.
      .
      O arrependimento não é algo associado a dor, mas sim à percepção de nossa pecaminosidade ante a santidade de Deus. E perceba algo muito importante: ninguém é capaz de arrepender-se por esforço humano. O arrependimento é fruto de uma ação sobrenatural do Espírito Santo: “Consolador […] convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.7-8). Logo, se alguém se arrepende de seus pecados, é porque Deus o amou de tal maneira que o convenceu de sua pecaminosidade e o conduziu ao arrependimento. A dor que há é benéfica. Sempre que o Senhor nos permite sofrer é porque será para o nosso bem.
      .
      É impossível alguém ir a Cristo sem arrependimento. Quanto ao sofrimento, nenhum ser humano atravessa a vida sem sofrer, mesmo os cristãos. Ser salvo não nos obriga a sofrer nem nos isenta de sofrer. Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Logo, seguir Cristo implica em abrir mão, em negar impulsos humanos, em abrir mão de si. Para muitos, isso pode ser considerado sofrimento. Mas se você pensa que a vida eterna é o fruto disso, tudo vale a pensa.
      .
      Jesus ama. Deus é amor. Todo o resto é consequência disso.
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz

  28. Marília disse:

    Falaste comigo por este texto!!!mais não desistirem,como Jacó lutou,também lutarei.Obrigada por essas palavras.

  29. thais disse:

    oi. trabalho com pré adolescentes na minha igreja e estou buscando um meio de falar a isso a eles e aos pais. Separei algumas pessoas para testemunhar que foram criadas na igreja e até se desviaram na adolescência, para compreenderem que precisam desse encontro com cristo. mas alguém saberia dizer como proporcionar isso? como fazê-los entender, e buscar esse encontro,sem precisar se perder e sofrer pelo caminho? só pelo amor não pela dor.

Deixe um comentário