Tamanho é documento para Deus?

Publicado: 27/12/2011 em Celebridades gospel, Espiritualidade, Graça, Igreja dos nossos dias, Pecado, Teologia da Prosperidade

É notório que, no imaginário popular do evangélico brasileiro, uma igreja abençoada por Deus é uma igreja enorme. Cheia. De preferência, lotada. Com montes de departamentos, atividades, grupos disso e daquilo, ministérios mis e cheias de bons dizimistas. Quem entra nesses maracanãs da fé costuma achar que ali é a sucursal do Céu, pois tudo é grande, os projetos são ousados, o lance é arrebentar o inferno, mergulhar no oceano do Espirito, ter um grupo de louvor (ou mais de um) com CD gravado, um coral de 300 vozes (por que não 500?), grupo de dança, teatro, evangelismo e vamos que vamos! Só que, para mim, Deus não está nem aí para esse tipo de igreja. E explico por quê.

O Senhor não suporta arrogância e orgulho. A Biblia diz que “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tg 4.6; 1 Pe 5.5). e que “Os arrogantes não são aceitos na tua presença” (Sl 5.5); “O Senhor preserva os fiéis, mas aos arrogantes dá o que merecem” (Sl 31.23); “Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes” (Sl 138.6).

A Bíblia deixa claro que humildade é uma das características que o Criador mais preza nas suas criaturas. Pois demonstra que elas sabem quem são diante da grandeza do Rei e que têm compreensão de sua natureza: pó. Ocorre que, se você observar com muita atenção, na grande maioria das vezes, líderes e outras pessoas ligadas aos diferentes ministérios dessas megamáquinas da fé são pessoas extremamente arrogantes. Se acham especiais – afinal, Deus as ” abençoou” com tamanho, com quantidade.

Já tive a oportunidade de observar às vezes simples líderes de juventude de megaigrejas se comportarem como os manda-chuvas do pedaço, exigindo tratamento diferenciado, destratando pessoas. Arrogância pura. Causada por o quê? Pelo pensamento equivocado de que “se Deus me pôs à frente de um trabalho tão grandioso, com tantas pessoas sob meu comando, eu devo ser algo especial”. Ao que a Biblia responde: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Pv 16.18).

Quem conhece os bastidores desses Taj Mahals da fé sabe ainda que muitas vezes há pecados relacionados a dinheiro nas coxias dessas megaestruturas. Em impérios eclesiásticos, os olhos crescem. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida inundam corações outrora puros. Que me perdoem os Mike Murdocks e os Morris Cerullo da vida, mas ter muito dinheiro à mão, acredite, é uma desgraça para o cristão. Pois ele perde o senso de dependência de Deus, torna-se abusador, gasta mais do que precisa, esbanja. O cofre da igreja torna-se acessível a qualquer momento e como “o líder merece, afinal rala tanto por aquela igreja”, sente-se à vontade para sacar,  alem de seu justo salário, quanto e quando quiser daquela conta corrente descontrolada.  E  sem meias-palavras? Isso é pecado.

É pecado pois esse dinheiro não pertence ao líder, mas a Deus. E deve ser investido nas coisas de Deus e não em benefícios para o líder e sua vida pessoal. Entenda isso: o líder de uma igreja é servo. E um servo não é dono da casa de seu senhor. Muito menos do dinheiro dele. Os que lançam mão daquilo que não é seu… bem, precisa dizer o nome que se dá a isso?

Essas megaigrejas se tornam fábricas de ex-bons cristãos: homens e mulheres de Deus que começaram suas caminhadas de fé de joelhos e na simplicidade mas que acabam se corrompendo. Se formos pensar apenas nessas igrejas que se destacam porque fazem música que ganha fama, lançam CDs e DVDs e vão a programas de auditório na TV, veremos pequenos servos de Deus que viraram artistas profissionais gospel movidos a cachê, a glamour, que passaram a amar dar autógrafos. Alisam ou arrepiam os cabelos, usam roupas moderninhas e “ministram” com uma estética que me lembra Elvis Presley  Aliás, voltando um pouco atrás… que piada: cristãos que amam dar autógrafos. Tive que rir desse pensamento.

Mas o pior mesmo são os pastores que se perdem pelo meio do caminho. Pregadores que antes eram devotados a Cristo, homens de joelhos calejados e olhos marejados, homens de Deus humildes e simples que tornam-se vaidosos porque suas igrejas viraram arranha-céus da fé. Refratários a críticas. Acham que o seu jeito é o jeito certo pois, afinal, suas igrejas estao cheias e são enormes  e se esquecem de que a quem muito foi dado muito será cobrado. Organizam eventos faraônicos. Compram canais de TV. E quando menos se espera deixarm de se preocupar com oração, jejum e vigílias para se devotar a empréstimos em bancos, asinaturas de documentos e negociatas com políticos.

Começa então a prostituição. O desejo por ter sempre mais leva muitos dos líderes desses palácios eclesiásticos a buscar qualquer forma de associação que lhes permita ganhar mais e mais. Associam-se ao poder político. Entram na maçonaria. Assinam contratos com gravadoras seculares. Fecham acordos com emissoras de TV pagãs. Quando nos damos conta, o monstro está tão grande que se torna uma besta descontrolada – e lá no meio, perdido em algum canto obscuro, empoeirado e esquecido, fica um tal de Jesus de Nazaré, olhando em volta e tentando dizer “ei… alguem aí se lembra de mim?”.

É por isso que acredito piamente que Deus não está nem aí para esse tipo de igreja. Que Deus ignora megaestruturas. Ignora megaeventos. Há mesquitas muçulmanas enormes. Templos budistas palacianos. Centros de umbanda que ocupam quarteirões inteiros. Grande coisa.  Para o Senhor, pés-direitos altos são irrelevantes. Grandes torres, muitos bancos, milhões de decibeis de uma aparelhagem de som importada… tudo lixo no Reino de Deus. E imagino Jesus se perguntando “pra que isso tudo mesmo”? Ah sim, tem a questão da vaidade…

Nem toda megaigreja vira uma fria mansão vazia de espiritualidade. Nem todo líder de um palácio da fé se corrompe. Mas a experiência mostra que isso só acontece com  poucos. Pois o ser humano se impressiona com tamanhos e grandes números. Isso é inegável. E  tamanhos e números são um convite à vaidade. E a vaidade é o caminho mais curto para a ruína de uma alma.

Igrejas não precisam ser cheias. Precisam ser Igreja. Cristo não precisa de um megaevento por ano em palcos suntuosos, mas de pequenos cultos semanais em igrejinhas onde haja corações derramados. Os poucos membros têm de ser fieis. Têm de cumprir o que na raiz significa “Igreja”: ser eclésia, os chamados para fora do mundo, do pecado, de uma vida de vaidades, orgulho, arrogância e outros pecados fáceis de converter corações puros em soberbos. Jesus quer pessoas bem discipuladas, Ele disse isso em Mt 28.19, quando falou “vão e façam discípulos”. E você acha que Ele estava se referindo a quê? Jesus não disse “vão e encham igrejas”, ou “vão e criem monstros da fé que se achem acima do bem e do mal”. Jesus quer igrejas com homens e mulheres de Deus que entregariam seus peitos à espada e os pescoços aos leões alegremente para não negar Cristo. Só. Pois esse ato já diria tudo.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

comentários
  1. Rafael Monteiro disse:

    Existem tantas Igrejas pequenas com pessoas orgulhosas e arrogante e Igrejas grandes com pessoas humildes e comprometidas… e virse versa

    Não podemos afirmar que Igrejas grandes são sinônimos de soberba, orgulho, etc.. etc..E afirmar que Igrejas pequenas são sinônimos de humildade… Deus realmente não está atrás disso. E sim de corações quebrantados e contritos independente do poder aquisitivo ou social das pessoas… Ricos e pobres sempre irão existir e Deus veio para todos eles.

  2. Sandra Alice disse:

    Parabéns, irmão Mauricio! Palavras verdadeiramente inspiradas pelo Espírito Santo! A partir
    do próximo ano a Igreja no Brasil passará por grandes provas de fé, até então jamais vividas, e aí saberemos quem é fielmente seguidor de Jesus Cristo. Que Deus o abençoe e continue olhando firmemente para o Autor e Consumador da sua fé.

    • KatianaDiniz disse:

      Por que a partir do próximo ano ???

      • Sandra Alice disse:

        Abençoada Katiana. Paz!
        Estamos a cada ano mais próximos do arrebatamento da Igreja. Portanto, cresce também a
        perseguição aos cristãos em todo o mundo e o nosso país não está isento, muito pelo contrátrio, está sendo alvo de grande preocupação pelo crescimento do número de evangélicos. Isto não tem agradado ao inimigo de nossas almas, daí os esforços dele em
        anular os preceitos morais bíblicos, acirrar o ódio contra a Palavra de Deus, des-construir a família, criar contenda, inveja, divisão, competição entre os filhos de Deus. Mas, aqueles que verdadeiramente são fiéis ao Senhor Jesus, amam a Deus acima de todas as coisas, resistirão até à morte, mas não se dobrarão a Baal ou a quem quer que seja. “Quem nos separará do amor de Cristo?Será tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada? (Romanos 8.35).Portanto, vigiemos, “remindo o tempo, porque os dias são maus”(Efésios 5.16), e “aquele que pensa estar em pé, veja que não caia”(I Coríntios 10.12).
        Seja sempre fiel ao Senhor em todos os momentos de sua vida!
        Grande abraço.

  3. Os melhores momentos de culto a Deus que já presenciei na minha vida foram em ambientes completamente desprovidos de luxo. Sentado no chão ou bancos rústicos, lugares humildes, mas que me mostraram uma proximidade de Deus que é o que mais quero ter em todos os dias de minha vida.
    O luxo, essa suntuosidade, chama tanta atenção que não conseguimos olhar pra Jesus.

  4. Marcus Paulo disse:

    Estava conversando com meu irmão sobre isso agora à noite e fiquei surpreso ao entrar no blog e ver este tema escrito com maestria!
    A advertência da Bíblia é clara para nós: “Acima de tudo, GUARDE O SEU CORAÇÃO, pois dele depende toda a sua vida.” (Pv 4.23)
    É triste ver muita gente boa se vendendo, participando de negociatas, fazendo falcatruas em “nome” do Reino. MISERICÓRDIA!
    Excelente post Maurício!
    Um forte abraço!

  5. Dayana disse:

    A palavra diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e que ninguém pode servir a dois senhores. Conheço pessoas que começaram sua fé na simplicidade do evangelho, mas hoje só falam em posição e dinheiro, entretanto, ainda confessam sua fé com os lábios, esquecendo que a onde estiverem o seu coração, aí estará o vosso tesouro! Infelizmente muitos cristãos pensam e vivem assim, e respondendo a pergunta do texto, creio que o único tamanho que importa para Deus, é o tamanho da nossa fé demonstrada em obediência e amor ao próximo.

  6. Deus seja contigo, Maurício (:

    É triste ver no que se tornou a eclesia, mano =\ deixou de ser congregação, reunião, e passou a ser barro e concreto, pau e pedra. Sou um dos “desigrejados”, mas costumo visitar igrejas por aí, para ouvir o que andam falando do meu Amigo. Vejo que o escrito “Deus não habita em templos feitos por mãos de homens” foi descartado. Perdeu-se a noção de que a Igreja onde congregamos está dentro de nós, é formada por nós.

    Jesus nos chama à interioridade, à edificação do Templo que cresce pra dentro. É como pobres, mas enriquecendo a muitos; como não tendo nada, mas tendo TUDO; como pequenos, mas sendo morada do Eterno.

    Creio que você conheça a passagem, mas houve um rei em Israel (não me recordo o nome) que pediu para os sacerdotes arrecadarem ofertas para repararem as rachaduras no Templo (sendo parte do mesmo Corpo, o Templo somos nós). Todos quantos passavam por lá, deixavam suas ofertas. Arrecadou-se tanto, que foi pedido aos sacerdotes para PARAREM de aceitar as ofertas, pois já sabemos muito bem o que muito dinheiro na mão faz com o homem. Aonde foi parar essa consciência, mano? Esqueceram-se que toda essa ferrugem dará testemunho contra eles próprios?

    nEle, que me fez reputar o que era ganho como sendo perda, e o que é morte como sendo lucro.

    • Marcelo, obrigado pelas palavras gentis.
      Só temos que cuidar para nao cair nos extremos. Eu sugiro a leitura de 4 posts aqui do blog. Leia com carinho, sem rancor com a igreja institucional, e refleita sobre o assunto:

      “Religião, dogma, tradição e outros palavrões”
      “Jesus X Igreja: tornei-me cristão quando saí da igreja”
      “Jesus nunca construiu templos”
      “Hippies, porcos e a Igreja institucional”

      Deus o abençoe

      • Maurício,

        Agradeço ao Senhor por ter te dado essa consciência para escrever tudo quanto você escreve, ajudando-me a construir (em Deus) minha própria consciência.

        Li os posts que você recomendou e, ontem mesmo, apareceu a oportunidade de fazer uma visita a mais uma igreja. Confesso que fui vítima (Graças a Deus) de muita coisa que Deus, através de você, escreveu nesses posts. Mas, se não tivesse lido, provavelmente iria à essa igreja com a espada (e não a Espada) em punho, como Pedro, pronto para esquartejar qualquer um que fale algo de meu Jesus que soe mal aos meus ouvidos. Preciso aprender que, apesar de toda igreja ter seus defeitos (afinal, tem homem envolvido no meio), Deus alcança a muitos, mesmo nos lugares onde duro a ir com a guarda abaixada (porém, atento). Sei que há alguns que precisam de doutrinas de igreja mesmo, devido à sua natureza, servindo como diadema para as suas cabeças.

        Não congrego em nenhuma igreja formalmente porque ainda não achei nenhuma que me fizesse sentir confortável, ou que me movesse de alguma maneira a tornar-me membro. Mas, o Senhor me botou nos braços ontem, nessa visita que fiz, me mostrando que sofro da síndrome de Elias, me achando o último crente do pacote. Mas, graças a Deus, ainda há os 7.000 que ainda não dobraram o joelho às unções do momento, aos discursos de que quem não é fiel (dizimista) está roubando de Deus, ou que o devorador vai te pegar, ou viver dando glória ao inimigo e etc. E, muitos destes 7.000, encontram-se em templos feito por mãos de homens, atrás de púlpitos, pregando a Cristo, e este crucificado.

        Continue com O Bom Trabalho, meu irmão. Se possível, gostaria que me enviasse seu email para que pudesse dividir minhas meditações com mais alguém 🙂 Pode enviar um email para celinhuu@gmail.com

        Alegremo-nos, então. Ainda Hoje estaremos juntos (Maranata!)

        nEle, que nos fez como cana trilhada, um instrumento em suas mãos.

  7. solange vieira disse:

    Infelizmente,o próprio povo procura estar em lugares onde seus olhos fisicos enxergam os supostos milagres acontecerem,a carência humana é tão grande que se ilude com os mercadores da fé, a teoria da prosperidade tem reinado hj em dia. Não se busca mais a DEUS pelo que ele é e sim pelo que ele pode supostamente dar,não se busca o abneçoador e sim as bençãos,porisso só a misericórdia do SENHOR.Mais todos inclusive nós iremos prestar contas de cada um de nossos atos.E ai daquele que fizer tropeçar um dos pequeninos de JESUS.

  8. cinaranmoraes disse:

    Bom dia, Maurício.

    Adorei o tema de hoje!! Logo me recordei da minha conversão, pois me converti em uma igreja grande onde me senti acolhida no início, mas depois senti um clima de ‘panelinha’ e pensei logo como essas igrejas precisam se organizar para que os novos convertidos não se percam nela. Mas mesmo com isso tudo, eu gostava da igreja, só que no mesmo ano eu participei de um acampamento de jovens de outra igreja em uma cidade vizinha e me senti muito acolhida. Foi então que acabei ficando nela e estou até hoje. Eu percebi claramente que quantidade não é nada e o que realmente importa para Deus é a qualidade. Não estou dizendo que em uma igreja grande não tenha qualidade, só que para isso é necessário que tenha muita organização e que o foco principal não seja mais novos convertidos e sim mais unção para aqueles que estão na igreja, pois de que adianta mais gente se os cristãos que já estão lá faz tempo estão se perdendo. Já que existem igrejas que tem muitos cristãos de banco que não participam e só estão lá para fazer número. Eu não quero isso para à minha igreja e tenho certeza que o meu pastor também não. Precisamos evangelizar sim! Novas conversões é muito bom também, mas não podemos esquecer que todos precisam estar juntos nessa, pois o principal é estudar a palavra de Deus e ser obediente à ela. Precisamos ser luz e não trevas!!

    Feliz 2012 para você e sua família e que Deus esteja sempre com vocês!!

    Cinara Moraes

  9. knupinha disse:

    É isso aí Zágari, concordo plenamente.

    Não é porque a igreja é grande que é arrogante… mas a tentação é bem maior!
    Quando é pequena pode até ser humilde… mas nesse caso as tentações são outras… apatia, comodismo, preguiça…

    No fim, entendo que, como você mesmo diz: o que importa é sermos igreja!

    Deus nem está preocupado com as megas, nem com as minis, só quer saber se estamos fazendo o que nos mandou:

    Indo, pregando, fazendo discípulos.

    Forte abraço!

  10. walber disse:

    A igreja que faço parte tem um total 80 membros que são fiéis e trabalhadores na causa e tem uns probleminhas, imagina com 5, 10 mil frequentando a igreja como se fosse um clube

    Que bom seria ver mais unidade entre o povo de Deus.
    Melhor dizendo, que bom seria ver mais conversões sinceras entre o povo de Deus

  11. Lelê disse:

    Eu tb concordo com vc!
    O nosso Deus é um Deus de detalhes. Costumo dizer que Ele se preocupa com cada detalhe da nossa vida e por isso, Ele preza pelas coisas pequenas! Deus fala em silêncio, onde se tem um coração voltado para Ele.
    Onde há muita confusão, muita gente, excesso e disputa de ego, deficilmente Deus falará e agirá!
    Na palavra de Deus, há várias passagens em que Jesus pede para que nos tranquemos no quarto e oremos sozinhos. O que dá esmola, dê em silêncio. Deus nos trata como pessoas únicas, sendo assim eu tb concordo que é mais difícil Ele falar e agir com muita gente tentando ser como Ele.
    Obrigada por mais essa palavra!

  12. Infelizmente esta é uma verdade… Na minha cidade, Araguaína – Tocantins, há algumas Igrejas que falam pregar o nome de Deus, mas ele insistem tanto em pagar o dizimo que às vezes esquecem qual é a função da Igreja. Está certo que a Igreja precisa ser mantida, tem contas a pagar e afins, mas deixar de falar de Deus para cobrar algo é errôneo!

    Muito bom o post!

  13. Ree disse:

    [fato: ontem ‘ouvi’ numa rádio um pastor-da-prosperidade berrando aos ouvintes presentes em ‘seu’ templo, não consigo dizer que são suas ovelhas, que quem ali estivesse reclamando porque o culto termina tarde ou porque o pastor grita (berra!!!), enfim, todas aquelas coisas que todos conhecemos vindas de muitas dessas correntes prosperitárias (inventei agora), que todos esses poderiam ir embora, largar a igreja, quase dizendo ‘porta da rua serventia da casa, vão procurar sua turma!’, numa grossura sem fim – de doer os ossos. Imaginei os olhares amedrontados de uns, alarmados de outros e até os olhares daqueles concordantes com a agressividade do falante, de soslaio e julgadores para com os que não são muito conformes a ‘lei’ do lugar.]
    Ia comentar aqui meu incômodo, meu estarrecimento com essa realidade e aí você escreve essa maravilha, falando da arrogância e do orgulho que o Senhor não suporta. Bingo! É isso.
    Claro que em igrejas pequenas há arrogância, frieza, orgulho, farisaísmo, hipocrisia tal qual nesses megatemplos, eu sei bem disso 😉 , mas o que fere a comunhão verdadeira, segundo entendi de seu texto, é a ausência de humildade e frutos do espírito desses líderes, em qualquer tamanho de templo. Nos maiores há mais possibilidade de desvirtuamento justamente porque circula mais dinheiro, bens e gente – e gente é o seguinte, “perigo! perigo!”. A santificação é diária, com vigilância e oração, como diz a palavra. Concordo com você, mano, Deus não se regozija com megalomania nem vaidades, Ele deseja “corações derramados” que o adorem em espírito e em verdade.
    A Paz, querido irmão

  14. Mauricio Zágari,

    Obrigado por sua explanação para meu melhor entendimento sobre a instituição Igreja.

    No segundo parágrafo do post foi mencionado Salmo 31:26, mas o correto é Salmo 31:23.

    Abraços.

  15. Maurício,
    Que Deus possa estar de dando forças para continuar a cada dia, pois sabemos que a jornada é longa, mas no fim de tudo, Deus dará nosso galardão.

    Aproveito para deixar o link da nova postagem no meu blog
    http://vitorernandes.wordpress.com/2011/12/29/jesus-nome-imcomparavel/
    Que Deus possa abençoar vidas através de você.

    Te amo no amor de Cristo!

  16. Murilo disse:

    Paz Maurício!
    Gostei muito do texto. A revista época veio com reportagem de capa sobre esse assunto (acho que semana passada).
    Quando vi as obras “faraônicas”, imaginei quantas casas, plantações, cestas básicas poderiam ser feitas, e me entristeci com esse “evangelho a Mamon” que tem sido ensinado.
    Deus prossiga te usando para alertar a verdadeira Igreja.
    Abraço.

  17. Muriel disse:

    Graça e paz Mauricio e queridos irmaos!

    Não podemos nos esquecer que a igreja de Cristo somos nos,um lugar construidos a base de tijolos e cimentos é apenas um local para nos reunirmos.
    Mas se a morada do Espirito Santo (nos mesmo) tem algo podre com certeza acabara em roubo,prostituiçao,mentiras e enganaçoes.
    Exisem igrejas pequenas com 20 ou 30 membros que entramos e sentimos a presença do Deus altissimo em contra partida vemos igreja monumental onde fica claro a falta de Deus.
    Se Deus estivesse preocupado com tamanho com certeza Jeus nao pregaria nos campos,nas ruas e nas casas….temos que parar d epensar que seremos mais abençoados se congregarmos numa igreja onde ha pessoas ricas,cantores conhecidos ou pastores famosos.Quem nos abençoa é Deus nao por merecimento proprio….mas sim pela sua infinita misericordia e pelo sacrifio de Jeus.
    Fiquem na Paz

  18. HELIO AMARO DIAS FILHO disse:

    AMEM! AMEM! AMEM!

    CONCORDO COM TUDO, PARABENS MEU IRMÃO, AINDA HÁ VOZES QUE CLAMAM NO DESERTO, POIS NÃO SEI O PORQE A MAIORIA FICA SENTADA EM CIMA DE UMA ÉTICA, QUANDO NA VERDADE, TEMOS BASE PARA ABRIRMOS NOSSA BOCA E GRITARMOS CONTRA TODAS ESTAS MAZELAS NO MEIO DA “IGREJA DE DEUS”. HÁ UM AVISO PARA PEDRO, QUANDO O SENHOR DIZ: “PASTOREAI O REBANHO DE DEUS, NÃO COMO TENDO DOMINIO…”. QUER DIZER, NÃO SENDO DOMINADOR E, É O QUE ACONTECE COM A MAIORIA DESSE PESSOAL DAS MEGAS IGREJAS E DA MIDIA, SE PERDERAM E, PROVAVELMENTE AS PROSTITUTAS OS PRECEDERÃO NO REINO DE DEUS. NADA DE ÉTICA COM ESTE PESSOAL, É SÓ VER O QUE JOÃO FALA A DIOTREFES NA SUA TERCEIRA CARTA. PORTANTO AOS BONS SERVOS HONRA, AOS DONOS DA IGREJA, DEVEMOS MOSTRA-LOS COMO SÃO.

Deixe um comentário