Vai ficar segurando o leme?

Publicado: 20/03/2012 em Espiritualidade, , Felicidade, Fruto do Espírito, Graça

Existem três tipos de escoteiros: do ar, do mar e básico (que faz atividades em terra). Quando era pré-adolescente, fui escoteiro do mar. Pois é, esse da foto aí ao lado sou eu mesmo. Todo fim de semana saía com meus companheiros para velejar pelas águas da Baía de Guanabara, no Rio, e participar de regatas ou outras atividades. Nunca peguei hepatite ou outra doença similar,  graças a Deus, apesar de ter caído inúmeras vezes nas águas imundas e oleosas da Baía. Geralmente saíamos em escaleres, que eram barcos para 8 a 12 pessoas, e eu fazia parte da Patrulha Lobo do Mar, que navegava num escaler da 2a Guerra Mundial, o Nimbus. Num barco dessa envergadura, cada um tem uma atribuição. Meu papel era o de proeiro, ou seja, aquele que cuida da proa e de tudo o que exige ali estar – detalhes que não vêm ao caso. Mas o que eu gostava mesmo era de sair ao mar não de escaler, mas de Optimist, um barquinho pequeno para apenas um tripulante.

No Optimist você é responsável por tudo. É quem comanda o leme, quem enfuna a vela, quem faz as vezes de “bomba d’água” (tira a água que entra no fundo da embarcação) e tudo o mais. O Optimist é uma delícia. Se você pega um bom vento consegue velocidades espetaculares e enquanto o vento empurra o barquinho a toda velocidade ele aderna (se inclina) e você pode, por exemplo, lançar todo seu corpo para o lado de fora e arrastar os cabelos pela água. É uma sensação gostosa e indescritível.

Fato é que estamos, eu e você, num barco chamado vida. Enfrentamos momentos de tormenta, de bonança, de ondas altas, de marolas, dias de céu azul e noites de raios e trovoadas.  Todos nós. O complicado é que nossas vidas não são como Optimists, em que temos controle absoluto de todas as funções, ela é um escaler (foto à esquerda). Só que num escaler não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Por ser uma embarcação grande, é impossível, por exemplo, estar na proa e no leme ao mesmo tempo. Ou cuidar da bujarrona (espécie de vela auxiliar) e tirar água do fundo do barco simultaneamente. Um  barco desses não sai do lugar se a vela não estiver levantada, pois ele é movido a vento (ou só remando, o que não é nada agradável – deixa bons calos nas mãos), então enfunar (erguer) a vela é fundamental. Só que fazer isso e deixar o leme solto vai levar a embarcação a qualquer direção para onde o vento soprar. Mas se você fica só no leme e não levanta a vela, dá direção ao barco mas ele vai ficar paradinho, paradinho… E aí, como fazer?

Quando eu era escoteiro, a função mais cobiçada no escaler era a de timoneiro: assumir o leme. Você fica sentadinho, o ventinho batendo no seu rosto, na sua confortável zona de segurança. E dá uma sensação de poder. É VOCÊ quem determina para onde vai o barco. Uma mexidinha e ele corre na direção oposta. Já erguer a vela não é algo que muitos queiram fazer. Pois é preciso puxar cabos com força, machuca a mão, exige esforço, doem os bíceps… não é mole não. Mas enfim a vela sobe até o topo do mastro o vento a infla e o escaler ganha velocidade.

Nossa vida com Deus é como velejar num escaler. Temos de optar que função assumir, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Como dizia Cecilia Meireles, “ou se põe a luva ou se põe o anel”. E nesse barco há dois passageiros: você e Jesus. A pergunta que você tem de se fazer é: que função quero assumir? Ah! A tentação é logo pegar o leme. Dá mais segurança. VOCÊ controla seus rumos, seus caminhos, seu destino, sua trajetória. Sim, VOCÊ vira o senhor da sua vida, quem diz se ela vai para a esquerda ou para a direita. É uma zona de conforto, você põe a mão no leme e diz para onde quer que sua vida siga. E lhe digo uma coisa: é um direito seu. Você pode fazer isso. Você tem poder de decisão.

Só que…

No que você assume o leme sobra para Deus erguer a vela. Bem, Ele tem força e a ergue sem nenhuma dificuldade. Mas aí, com a vela enfunada e o barco em movimento, só resta ao Todo-Poderoso sentar e ficar observando o que você está fazendo. E, posso te garantir: Ele fará isso meio temeroso. Pois sabe exatamente o caminho do porto seguro, sabe onde estão as rochas submersas e os recifes de coral. Mas você não sabe.

Então, meu irmão, minha irmã, não seria mais sábio inverter as posições? Abrir mão de ter tanto controle sobre a sua vida e deixar Cristo assumir o leme? Eu sei, dá medo. Não sabemos o rumo que Ele vai tomar. Não sabemos quanto tempo levará até atracarmos em terra firme. Ficamos sentados observando, sem o controle da situação. Mas fizemos nossa parte! Levantamos a vela! E com isso o barco entra em movimento e o timoneiro consegue dar rumo à embarcação. Querido, querida, abra mão do leme. Não tema. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará” (Sl 37.5).  Essa é a proposta do Evangelho: rendição. Dependência. Esperança. Confiança. Fé.

Nas vezes em que arranquei o leme das mãos de Cristo sempre me espatifei contra as rochas. Eu não quero o leme, por mais confortável que seja. Quero apenas levantar a vela, ou seja, fazer a minha parte, e depois descansar no Senhor. Ele conhece o caminho. Ele conhece os perigos. Ele sabe como me levar aonde planejou me levar desde antes da fundação do mundo. Que o vento do Espírito sopre, eu faça minha parte levantando as velas e Jesus assuma o leme da minha vida. Essa é a única maneira de eu poder relaxar, me deitar na proa, deixar o Sol da Justiça aquecer meu rosto e desfrutar desse delicioso passeio chamado vida.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

Direitos Reservados
O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. É mandatório quem for reproduzir um post creditar: 1) Nome do autor. 2) URL do blog (com link). 3) Nome do blog: “APENAS”.

Licença Creative Commons Blog APENAS by Maurício Zágari is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 2.5 Brasil License.

comentários
  1. Teofilo disse:

    Ah tempos atrás meu amigo Zagari, forcei Cristo a me passar o leme do barco chamado “minha vida”, nunca tinha sido assim, sempre deixei Cristo no comando, quantas e quantas burradas eu fiz, não deixo de cometer burradas, mas não estou mais no leme, implorei para Cristo tomar o lugar dEle em minha vida e assumir o leme, ainda bem que misericórdia divina existe, não tenho nem palavras para expressar o quanto eu fiquei feliz dEle ter voltado ao comando.

    A palavra que eu tanto precisava e ansiava veio na segunda e hoje leio esse texto para complementar o que Deus tem falado comigo.

    Parabéns meu amigo.

    Paz.

  2. Luiz Felipe disse:

    Belo pensamento irmão Mauricio.
    .
    Isto me lembra uma música dos meus tempos de escola dominical
    .
    “Com Cristo no barco
    Tudo vai muito bem,
    Vai muito bem (2x)
    .
    Com cristo no barco
    Tudo vai muito bem,
    e passa o temporal”
    .
    A paz.
    .
    Luiz Felipe

  3. A todo momento sou acometido desse cruel desejo de tirar o leme da mão de Jesus. Ainda bem que a cada tentativa o barco rapidamente fica à deriva e eu tenho a chance de devolver o leme antes do naufrágio. Que ninguém diga que é fácil controlar esse desejo, porque não é.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

  4. Encefalocio disse:

    Texto muito leve, de mensagem muito dura.
    Controle é tudo para maioria das pessoas, me incluo.

    Parabéns o blog está ótimo.

  5. Lelê (Alessandra) disse:

    Olá Mauricio,
    Desculpa me pelo sumisso, mas estava viajando!
    Bom, o leme deve sempre ficar nas mãos do Senhor e eu tenho que aprender a somente levantar a vela. Aff…mas como isso é dificil!!!!!rs
    Sempre que tento tomar o controle da minha vida, ou seja segurar o meu leme, eu sempre dou com os burros n’água! rs
    Primeiro que os meus planos não são nada perto dos de Deus! Ele tem sempre o que é de mais perfeito para mim, msm que eu não entenda e cisme em errar! Deus com sua infinita misericórdia sempre me ensina o q é certo!
    Como preciso diariamente da misericórdia de Deus!
    Senhor eu preciso de Ti!!!!

    Parabéns pelo texto! Ah!!! Vc está muito diferente na foto!!!!!

    Com carinho para a familia toda!

    • Oi, Lele!
      Imagina, viajar é ótimo! Fora as saudades, tá desculpada rs
      Estou diferente na foto? É a idade…rs
      Beijo grande e que Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  6. Aline Avelar disse:

    Nossa Maurício!
    Deus me trouxe aqui hoje.
    Eu estava bem triste comigo porque muitas vezes eu seguro o leme e ao mesmo tempo com muito medo de erguer a vela. Passo isso frequentemente, e não é nada bom.
    Definitivamente não fomos criados pra segurar o leme.
    Glória a Deus pela habilidade que ele te deu de escrever assim: certeiro e bíblico.
    Deus abençoe a você e sua família!

  7. Sheyla disse:

    Por todas as vezes que eu segurei o leme, o resultado não foi satisfatório! Na minha força, no meu braço, do meu jeito nunca dão certo! Nada melhor do que entregar o leme e confiar plenamente que Ele tem o controle, sabe a rota e me conduz em segurança! Mas isso é um exercicio diário… mas o resultado é tão bom né? Tão bom saber que os planos de DEUS são maiores que os nossos e os caminhos bem mais altos! Obrigada por edificar sempre Mauricio! Palavra certa na hora mais certa ainda ! Abração!

  8. Beatriz disse:

    Olá, Maurício
    Por favor me ajude a entender isso.Como entregar o leme a Jesus? Como sei qual a vontade dele pra minha vida? Como sei quando Ele quer que eu faça alguma coisa ou apenas espere sem fazer nada? Desculpe se a pergunta é um pouco “neófita” mas é mesmo! rs Obrigada por responder. Em Cristo. Beatriz

    • Batriz,
      não se preocupe, muitos anos atrás eu me fiz essas mesmas perguntas. Numa pregação Deus me fez compreender as respostas, que são extremamente simples.
      Imagine que você quer sair da sua casa e chegar no bairro X. Vc não sabe o caminho nem como chegar. Mas sabe que tem um ônibus cujo motorista conhece o caminho e que, se seguir até o ponto final, chegará no bairro X. Então o que vc faz? Mesmo sem saber como chegar, que caminhos percorrer, que decisões tomar (esquerda ou direita?) o que você tem de fazer? Ficar perto do motorista, pois ELE SABE.
      Na vida é igual. Não sabemos a vontade de Deus para nós. Não sabemos que decisão tomar. Não sabemos quando esperar. Então o que precisamos fazer? Ficar perto dele, pois ELE SABE.
      E como se fica perto dele, vc poderia perguntar. Ao que eu te diria: pelo be-a-bá: oração, leitura da Palavra, jejum, uma vida de santiade, obediência a Sua Palavra…em resumo, uma devocionalidade real. E, assim, vc relaxa, deita na proa e deixa que Ele conduz tua vida. Ao criar INTIMIDADE com Ele, Cristo pôe em teu coração as decisões certas, o Espirito te mostra o caminho a seguir. “As minhas ovelhas conhecem a minha voz”, disse o Senhor.
      É isso. Respondi? 🙂
      .
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  9. Beatriz disse:

    Respondeu sim, Maurício.
    Mas é difícil decidir o que fazer quando essa intimidade não é tão grande assim. Como não tem muito tempo que Ele me chamou para sua maravilhosa luz, ainda tenho muito o que aprender.
    Mas as decisões não esperam.
    Tenho me perguntado (várias vezes ao dia) “o que faria Jesus em meu lugar?”.
    Isso ja exclui muitas decisões erradas e que não são de acordo com os ensinamentos de Jesus.
    Mas em alguns casos não sei se estou segurando o leme ou levantando a vela. Não sei se você me entende…
    Mas, de qualquer forma, obrigada pela resposta. Você é muito gentil. Agora vou “ruminar” suas palavras e persistir em conhecer mais e mais.
    Um abraço
    Fique na paz do Senhor
    Beatriz

    • É assim mesmo, Beatriz, ninguém passa do leite para o mingau e do mingau pro feijão com arroz do dia para a noite. É preciso tempo.
      Ore e leia a Bíblia, acima de tudo. É assim que se adquire intimidade como Senhor.
      Devore também bons livros cristãos, para aprender com a sabedoria e o conhecimento dos veteranos da fé. Fiz uma lista de 10 livros que considero a “cesta básica” da fé: lendo esses dez você já poderá ganhar muito conhecimento:
      https://apenas1.wordpress.com/2012/03/07/os-10-melhores-livros-cristaos/
      Rumine bastante e cresça na graça e no conhecimento. É o caminho excelente.
      .
      Deus a abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

      • Beatriz disse:

        Maurício, vi a lista de livros e fiquei feliz de ver C.S. Lewis lá. Desde que soube história dele quero lê-lo e agora sei por onde começar. Mas quero ler todos.
        Ah! Quero ler seus livros também, rsrs. Qual vc me indica para começar? (rs)
        Obrigada novamente pela atenção.
        Fique na paz do Senhor
        Beatriz

      • Beatriz,
        fico feliz que despertou em você esse desejo de crescer por meio da leitura. Foi como eu cresci: oração e leitura.
        Eu não sei a sua idade, por isso dos meus livros eu recomendo para começar o “A Verdadeira Vitória do Cristão”, um tema tão importante em nossos dias.
        Em seguida, “O Enigma da Biblia de Gutemberg”, que recebeu os 2 Prêmios Areté, depois o “7 Enigmas e um Tesouro” e por fim o “O Mistério de Cruz das Almas”. Ainda este ano será lançado o quarto livro da série Geração Ação, “O Ritual”, que tem prefácio de Nina Targino, do movimento Desperta Débora. Quem leu fez elogios, espero que abençoe.
        O site da editora é http://www.editoraannodomini.com.br, cada um desses livros custa menos que um ingresso de cinema e não recebo nada por eles, por isso me sinto à vontade para indicar. Meu objetivo é apenas edificar e não lucrar.
        Qualquer dúvida, me fale, ok?
        .
        Deus a abençoe!

  10. Jéssica disse:

    Que legal as comparações que você fez ao texto.Suas postagens me abençoa muito!
    Sempre leio em meus e-mails quando sobra um tempinho!

    Paz e graça Zágari

  11. Luiz Frederico Bandeira Carvalho disse:

    Olá caro amigo sei bem o que você quis dizer nos primeiros parágrafos,afinal de contas fizemos parte do mesmo grupo de Escoteiro da mesma patrulha é da mesma guarnição,sendo que diferente de você eu era gajeiro do pano é me sentava ao lado do saudoso chefe Moacyr Nepomuceno.E via aquilo com outros olhos,sempre achei que Deus nós deu o leme( Nossa Vida),é que quando nós entravamos na linha do vento(De frente) o barco diminuía a velocidade,com as velas a se debater indicando que você estava indo na direção errada ,mais era só virar o leme para o vento voltar a inflar as velas indicando o caminho certo ou seja o vento sempre esteve lá para te impulsionar assim como Deus sempre estará lá quando você precisar para te levar para o lado certo, para um porto seguro .Abraço amigo.

    • Salve, Luiz, sempre alerta!
      .
      Que alegria conhecer um mano do 71 aqui. Lembro com muito carinho do chefe Moacyr e outros, como chefes George e Geraldo. Foi muito bom viver aquilo. Não sei se você foi meu contemporâneo, confesso que não consegui identificar pelo nome. De qualquer modo, é um prazer esbarrar por alguém que pisou em águas batizadas pela Emaq. Me alegro por você, Luiz.
      .
      Abraço grande, paz seja contigo,
      mz

      • Luiz Frederico Bandeira Carvalho disse:

        Caro amigo Mauricio sempre alerta , fomos contemporâneo sim na época me conheciam como Fred, fizemos parte da mesma patrulha e mesma guarnição na época eu era gajeiro do pano juntamente com o meu primo metralha(Renato) inclusive, neste dia da foto fizemos a promessa Escoteira juntos , o Cassio filho do chefe Nelson esta atrás de vc e o Luciano pato rouco tb esta na foto , não sei se vc lembra do Alexandre(Pirulito)do Aragão e do Mario Sergio , até hoje tenho contato com eles , bons tempos caro amigo , Abraço grande , paz esteja contigo tb.

      • Olá, Luiz, a paz,
        .
        que coisa boa, quantas lembranças bacanas. Confesso que, após mais de 30 anos, muito me foge da memória. Me lembro bem do Metralha, pois até hoje minha mãe guarda uma foto minha quando ainda era lobinho, ao lado dele e do Bolinha,na parede de sua casa. Então acabo sempre vendo o Renato rs.
        .
        Lembro do chefe Nelson e do filho dele e confesso que nao me lembrava do nome do Luciano, que me voltou à lembrança quando li teu comentário. Aprendi muito com o 71 e até hoje me lembro muito bem do: “Sinceramente fortes, seremos até a morte, se alguém nos conduzir…”.
        .
        Muito bem ter esse resgate de anos tão preciosos. Obrigado por esse presente.
        .
        Um abraço, na paz de Deus,
        mz

      • Luiz Frederico disse:

        Ol companheiro Mauricio e Sempre Alerta,e bom poder sempre recordar da queles momentos, afinal foram inesquecveis,e aprendemos muito,bom tb poder ajuda-lo a relembrar um pouco de alguns da queles momentos,estaremos sempre as ordens e parabns pelo seu Blog.E que Deus o acompanhe.

        Date: Sun, 18 Aug 2013 00:43:37 +0000 To: http://www.fredbandeira@hotmail.com

Deixe um comentário