Guerra entre sacerdotes na TV e na Web

Publicado: 17/11/2011 em Amor ao próximo, Celebridades gospel, Espiritualidade, Igreja dos nossos dias

Eu detesto essas polêmicas que de tempos em tempos surgem entre sacerdotes na televisão e/ou na Internet. Na verdade, sinto nojo. Muito, muito nojo, para ser sincero. O mundo perecendo, almas indo todos os dias para o inferno e, enquanto isso, líderes conhecidos nacionalmente em vez de investir seu tempo em pregar de fato o Evangelho de Jesus Cristo e formar discípulos sólidos ficam se ofendendo em rede nacional como comadres briguentas, numa disputa com motivações duvidosas que dá nó nas minhas tripas. Nem tanto pelo que eles falam, isso realmente é o que menos importa (embora ouvir um pastor chamar pessoas de “trouxas” quando de seus lábios não deveria sair nenhuma palavra torpe… convenhamos!). O que me dá ânsias é ver o exemplo. A atitude. A forma de falar. A agressividade. A petulância. A arrogância. O jeito orgulhosamente ofensivo. Em resumo: o péssimo exemplo.

Sacerdotes que deveriam dar a outra face, andar a segunda milha, amar seus inimigos, orar pelos que lhes fazem mal, ser pacificadores… ficam às turras na TV, como galos de briga tentando mostrar quem tem a crista mais alta do que o outro. Quem cacareja com mais força. Quem estufa mais o peito. Que exemplo lastimável e anticristão, vindo justamente daqueles que deveriam servir de modelo para milhões de pessoas! Que péssimo padrão para nossos jovens! Que papelão, feito diante de multidões de não cristãos e também cristãos, muitos dos quais, desprovidos de discernimento, passam a achar que aquele é o jeito cristão de se comportar. E simplesmente… não é.

Sinceramente? Pouco me importam as causas do bate-boca em rede nacional (em programas pagos pelos fiéis). Por isso, evito falar aqui no APENAS sobre questões como o cair no Espírito ou a porcentagem de cantores gospel endemoninhados, que motivam essas pendengas. Prefiro falar das atitudes demonstradas pelos gladiadores que debatem essas questões. Se não fossem sacerdotes, eu ignoraria. Mas sendo – pelo menos na teoria – representantes do Deus Altíssimo que sobem em altares e servem de modelo para multidões, a questão merece uma apreciação.

Importante: não cito nomes, uma postura que aprendi com um dos meus discipuladores. Mesmo que seja bíblico: lembre-se de que Paulo cita nominalmente em suas epístolas seus ofensores, como Demas e Alexandre, o latoeiro.  Além disso, a Igreja primitiva nunca teve pudores de mencionar os nomes dos inimigos da fé, como o patriarca Orígenes fez no tratado “Contra Celso”. Então, embora eu veja respaldo bíblico e histórico para citar nomes, não vou fazê-lo, meramente por uma questão de elegância. Sigo o conselho de meu discipulador e me restrinjo a falar sobre ideias e ações.

Então vamos evitar mencionar nomes e apenas discutir o problema. Que tem sido uma vergonha para a Igreja evangélica brasileira, em especial porque ocorre no âmbito da grande mídia e expõe a Igreja de Cristo como opróbio aos olhos do mundo. Vamos chamar então os  personagem principais dessa polêmica de Scooby-Doo e Fred Flintstone. Pronto. Assim os mantenho no anonimato e você nao vai saber de quem estou falando. De um lado, Fred esbraveja pela TV e pela internet contra Scooby, usando adjetivos como “trouxa” e palavreados de baixo nível. Fred acusa Scooby de fazer a obra de Satanás porque o canal de TV de Scooby faz reportagens onde advoga que práticas comuns na denominação de Fred são obras malignas.

Aí pronto. O povo de Deus se esbalda com o escândalo. É o assunto da semana nos corredores das igrejas. Dezenas de irmãos me escrevem e-mails e tweets e mandam comentários aqui pelo APENAS pedindo minha opinião. Jesus? Que Jesus que nada, agora o tema das conversas na pizzaria após o culto é o confronto entre Scooby-Doo e Fred Flintstone. Pois bem, já que querem saber minha opinião sobre o assunto eu a darei.

Minha opiniao é: não dou a mínima importância sobre se alguém, seja lá quem for, afirma que 90% dos cantores gospel são endemoninhados (ou era 99%? Nem lembro). Me importa é se na hora em que cantar louvores ao Senhor eu o estarei fazendo em espírito e em verdade. Não dou a mínima se “cair no Espirito” é algo fabricado ou não, pois para mim importa se, deitado ou em pé, meu coração está totalmente rendido ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Até porque a minha OPINIÃO sobre isso (que, como a opinião de qualquer pessoa, pode estar certa ou errada) não vai fazer a menor diferença. Nenhuma. Zero. Não vai mudar nada. O que eu acho ou o que Scooby-Doo acha sobre a porcentagem de cantores endemoninhados não muda absolutamente nada sobre a realidade. O que Fred Flintstone acha sobre o cai-cai tem relevância zero. Pois podem ACHAR o que quiserem: no final das contas, quem comanda o grande espetáculo da vida é o Deus Altíssimo. E Ele não acha, Ele sabe.

O xis da questão

Agora… vamos ao que me preocupa de fato, ao que realmente tem alguma relevância aqui: é ver sacerdotes agirem da forma como agem, com deselegância, agressividade, linguajar torpe, prepotência e atitudes similares. Pois os milhões de cristãos que assistem religiosamente a seus programas na TV (embora grande parte deles nem sequer leia um versículo bíblico por semana) passam a achar que aquela deformidade é a forma como um cristão deve se comportar. Quando um verdadeiro discípulo de Jesus não deveria jamais agir daquele modo.

O Cordeiro de Deus é manso e humilde de coração. Foi açoitado, cuspido, ofendido, espancado, despido e pregado numa cruz. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Essa é a descrição que o profeta Isaías fez dAquele que devemos imitar.  E, sinceramente, você enxerga alguma semelhança entre essa descrição e a forma como os sacerdotes envolvidos nessa polêmica agem? Eu não vejo absolutamente nenhuma. E isso me preocupa. Pois legiões e legiões de bons cristãos estão vendo esses comportamentos na televisão e na Internet e acreditando que de fato é assim que um cristão deve se comportar. E não é. Escute: não é.

Uma das razões de eu seguir o líder religioso que eu sigo é por um ensinamento bíblico que ele me passou: não revide. Não revide! Isso mostra um caráter cristão. Se te ofenderem, fique quieto. Se te acusarem, mandarem e-mails mentirosos a seu respeito, inventarem inverdades que denigram sua imagem, postarem falácias na Internet… não revide. Sofra em silêncio. Se precisar, sue gotas de sangue. Pois se revidar você estará tomando a justiça em suas mãos. E se você toma para si o papel de juiz, o Justo Juiz vai considerar que você assumiu a causa e deixará por sua conta. Quando, na verdade, o papel do cristão é entregar seu caminho ao Senhor e confiar nEle, crendo que o mais Ele fará. Se não me engano o nome disso é .

Então, meus irmãos, a todos vocês que me escreveram e perguntaram minha opinião sobre essas polêmicas e esses escândalos,  eis aqui ela: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.19-21). Respondido? Agora seja um bom cristão e reflita se Deus espera de você um comportamento igual ao de Jesus perante Pilatos ou igual ao de Scooby-Doo e Fred Flintstone em seus programas de TV e Internet. Você é inteligente. Você sabe a resposta. Então aja não como quem imita homens, mas sim o Bom Pastor Jesus de Nazaré – o Cordeiro de Deus que tira todo o pecado do mundo. Inclusive a agressividade.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

OBS: Faço questão de destacar que as opiniões expressas neste post são pessoais e não representam a postura de ninguém associado a mim profissionalmente ou ministerialmente.

comentários
  1. Karine Rocha disse:

    Bom dia Maurício,
    Essa polêmica (na minha cabeça está a palavra palhaçada pra ser sincera) só serve para mostrar como os “cristãos” dão ibope para o que não presta. Como vc mesmo disse, Fred e Scooby não são exemplos de cristãos, muito menos de sacerdotes. Mas o que mais me intriga é a quantidade de “evangélicos” que se importam com o que eles dizem! Existem várias igrejas evangélicas que fazem obras assistenciais importantíssimas, e ninguém (cristão) divulga, ninguém (cristão) ajuda, ninguém (cristão) dá a real importância para isso! Não me interessa se o irmão do meu lado está fingindo que está “caindo na unção” ou o cantor gospel está querendo é dinheiro. O que me importa é se consigo colocar em prática aquela ordem: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. E amarás teu próximo como a ti mesmo.” Confesso que ainda não consigo dar a outra face, e me revolto com debates como de Fred e Scooby, mas na hora começo a orar para Deus tirar qualquer sentimento ruim.
    Um dia terei sabedoria para lidar com essas situações com mais mansidão.
    Fike na paz do Senhor! =)

  2. Cesar disse:

    Concordo com o exposto, e com o coment da Karine.
    Estão se esquecendo de Jesus e de pregar o evangelho, somente seu ego.

  3. Pr André Cunha disse:

    Querido Maurício, como sempre uma visão esclarecedora acerca dessas incoerências que nos cercam. Que Deus continue te usando como Instrumento vivo e santo em Suas Mãos. Continue sendo fonte de inspiração para tantos que te seguem, pregando o evangelho puro e simples como disse um autor certa vez. Na Paz de Cristo que nos une.

  4. Cabral. disse:

    É Zágari… Mais uma vez concordo contigo quanto ao interesse pela novela mexicana protagonizada pelos Srs. Malafaia e Edir Macedo, (não tenho o mínimo pudor em citar os nomes…). O meu também é zero!

    Só discordo quando vc os trata por “sarcedotes”…

    Vamos lá: O Sr. Malafaia deixou, ao meu ver, à muito tempo do caminho das Escrituras puro e simples… Se enveredou pelo atalho das “sementes da prosperidade” de R$900,00 com o picareta Cerullo e foi…!!!
    Não vou me prolongar sobre as mazelas perpetradas pelo “ex pastor”, pois não vem ao caso.

    Já o Sr. Macedo, creio eu, dispensa delongas sobre a “ficha” do moço…

    O chefe da seita passou á léguas da qualquer coisa pretensa no sentido de Igreja.

    Assim sendo,como já disse, a novela aí féde, por isso é melhor se afastar mesmo.

    Um abraço, irmão!

    Cabral.

  5. Nelly disse:

    Mesmo morando longe dai(Brasil) fico sabendo das Barbaridades como essas,triste,qdo abri a net e vi c os meus olhos algo assim,no mesmo momento pensei q aqui onde estou a terra é seca e o campo é grande,precisamos de trabalhadores,enquanto lideres como eles perdem tempo batendo boca,mtas vidas aqui perecendo,nao compreendo atitudes assim de Homens q tem multidoes de discipulos como eles; Li atentivamente o q vc escreveu e concordo c cada virgula,so espero q ainda tenha mto Homens ai no Brasil como vc, fique na Paz

  6. Eliana disse:

    Quanta sabedoria, amado… belas e verdadeiras palavras… bíblicas palavras, na verdade…

    Que Deus continue o abençoando e que nos ajude a nunca perder esse foco do verdadeiro Evangelho…

    Fique na paz dEle!

  7. Penélope disse:

    Neste último Domingo, eu fui até a Igreja de São Bento-SP, pra ouvir os monges, no divino canto gregoriano. Entrei na basílica e a arte daquele lugar me consumiu. Quando o “espetáculo” começou, mal pude segurar as lágrimas. Foi lindo, e, Deus estava naquele lugar.
    E foi bem neste mesmo Domingo, no qual coisas tão bonitas criadas por Deus, como a música e arte serviram para glorificar a Ele, que esse canal de TV veiculou o tal programa, que eu também não vi, pois também não assisto TV há algum tempo. O assunto virou um pandemônio nas redes sociais. E até abri o site e vi um pedaço do programa, mas, desliguei rapidamente. Ojeriza. Completa aversão.

    Uma multidão de fiéis se sentiu ofendida pelo que mostrou a TV. Outra parte, “se doeu” com as ferpas entre os líderes. E outro tanto de gente veio falar comigo, pra saber se isso me atingiu. E bem… É a partir daí que respaldo minha crítica.

    Um grande problema da maioria dos “cristãos” de hoje em dia, é que não há seleção alguma do que se come. É, comer mesmo, de comida, alimento. No caso dos cristãos, a palavra de Deus, anunciada através destes mesmos líderes armados. Não quero apontar um sistema, uma pessoa ou uma referência que nos influencie a ter esse tipo de comportamento, mas, a verdade é que não somos seletivos quando o assunto é “coisas de Deus”. A gente aceita qualquer resto de comida que nos oferecem e achamos que tá tudo bem. Mas infelizmente, o saber está ligado ao sabor. Ou seja, se quisermos possuir algum tipo de saber sobre as verdades do Reino, precisamos encontrar as delícias que estão na própria palavra, às vezes, bem exposta por determinadas pessoas. Tem uma frase do Barthes que exemplifica bem: “Até aqui construí escadas, construí saberes. Agora abandonei as escadas, abandonei os saberes. Dedico-me aos sabores das frutas que se encontram além da escada”.
    Ele trocou a visão pelo paladar. E isso não acontece com cristãos. Vivemos o vício da ocularidade, como definiu Bachelard. Limitamos nossa fé ao que um programa de TV diz, de forma tosca e falha. Nos ofendemos com um programinha qualquer, mastigando e digerindo tudo, de maneira suína. Mas então, eu penso: peraí, e agora? Como vamos nos comportar quando as migalhas nos forem oferecidas? (Teve muita coisa que a TV mostrou, que pelo que me contaram, é fato.)

    Quando passamos a refinar nosso paladar, obtemos “consciência crítica”. Sabemos escolher o que é saudável e o que não é. O que é saboroso e o que não é. Optamos por seguir conselhos de determinados pastores ou não. Seguimos teologias falhas ou não. Escolhemos entre fast food ou feijoada. Devemos digerir Bíblia e comungar com pessoas comprometidas com ela, de fato. Li num livro do Paul Washer (10 Acusações Contra a Igreja Moderna – indico), palavras de encorajamento para os cristãos, que comem tão mal quanto o filho pródigo: “Vejo jovens voltando-se para a rocha da qual foram cortados. Estão lendo Spurgeon e Whitefield. Estão ouvindo Ravenhill, Martyn Lloyd-Jones, Tozer e Wesley – é um movimento grande, incrível! (…) Deus está fazendo sem qualquer um dos nossos ministérios”.

    Sinto que algo está errado quando cristãos se enojam com programas de TV. Algo está errado quando pastores trocam “elogios” pela internet e os cristãos se doem. O erro está justamente no que estão vendo/lendo/ouvindo. Enquanto estes citados acima tiverem público, infelizmente, tudo isso continuará acontecendo diante dos nossos olhos. Não há seleção. Mas há fome… Muita fome! Mas Lutero disse (e isso traz grande alegria pra minha alma): que “conhecer a Cristo é conhecer os seus benefícios!”.

    Pra encerrar, coloco um poema que tem tudo a ver com isso. Poemas são maravilhosos.

    (…)
    Conhecimento da língua mas não do silêncio;
    Conhecimento de palavras, e ignorância da Palavra.
    Todo o nosso conhecimento nos leva mais próximos da nossa ignorância,
    Toda a nossa ignorância nos leva para mais perto da morte,
    Mas uma proximidade da morte que não é proximidade de Deus.
    Onde está a vida que perdemos no viver?
    Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?
    Onde está o conhecimento que perdemos na informação?
    Os círculos dos Céus em vinte séculos
    Levam-nos para mais longe de Deus e para mais perto do pó

    (The Complete Poems and Plays, p. 96, traduzido por Rubem Alves)

    Pois é!
    Espero que tenha contribuído. É com muito amor! E perdão pelo tamanhão…
    Um abraço, Maurício.

  8. Neto Dias disse:

    concordo com seu post, porém faço uma observação:

    Por mais tendenciosa e manipuladora que seja, não deixa de ser verídica a reportagem da tv do “sacerdote” Os cristãos brasileiros estão acostumados com o “besteirol” que vem dos quatro cantos do mundo e esqueceram da “razão” E acho não podemos tapar o sol com a peneira, e deixar passar essa insanidade. cito abaixo uma frase dita por uma determinada cristã na reportagem:

    Disse Deus a esta pessoa em questão: “e se eu te pedisse pra uivar? daria um uivo pra mim?”

    completamente ridículo! Um sábio homem como Você se recusaria a combater tamanha heresia?

    Paz!

    • Neto,
      apenas uma observação: o post não foi sobre os fenômenos ou a reportagem. Foi sobre o comportamento de lideres que deveriam dar o exemplo de paz e reagem como os piores dos pagãos a aquilo de que discordam.
      Na paz.

      • Glerysson Dennys disse:

        Graça e Paz,

        Pois é, Maurício, acho que todos esperam sua opinião ou quem sabe até um post sobre os assuntos que geraram mais uma “batalha” dessa guerra entre “sacerdotes”. O que acho que seria fácil de se falar pelo fato da Palavra de Deus sem bastante clara em relação a isso. E como sei que você é um homem de Deus (vemos isso através de seu blog), e que busca sempre mostrar a verdade à luz da bíblia (como você mesmo falou em um comentário abaixo: “Defendemos a sã doutrina. E criticamos SIM aquilo que é herético.”). Então, ao meu ver, “cair na unção”, “unção do leão”, “unção da águia”.. tudo heresia! E assim como vários outros leitores do seu blog, sabendo que você defende a sã doutrina e critica o que é herético, gostaria de saber o que você acha e o que a bíblia fala a respeito disso.

        Abraços.

        Na paz.

      • Mano,
        .
        veja, minha opinião na realidade não importa, pois eu sou falível e não cometo o erro de afirmar o que não tenho certeza. Me atenho ao que dizem as Escrituras. Vamos aos fatos bíblicos:
        .
        A Bíblia nunca mostrou ninguém imitando animais por ação de Deus, pelo contrário, fala de atitudes como essa como resultado de loucura imposta como castigo divino, como foi o caso de Nabucodonosor (veja Dn 4.31-33: “As palavras ainda estavam nos seus lábios quando veio do céu uma voz que disse: “É isto que está decretado quanto a você, rei Nabucodonosor: Sua autoridade real lhe foi tirada. Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”. A sentença sobre Nabucodonosor cumpriu-se imediatamente. Ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pêlos cresceram como as penas da águia, e as suas unhas como as garras das aves”).
        .
        Sobre “cair na unção”…a Biblia fala de pessoas que não suportaram ficar de pé na presença de Deus, como foi o caso de Saulo na estrada de Damasco. Daí a dizer que o fenômeno do cai-cai é exatamente a mesma coisa que houve com Saulo são outros quinhentos – afinal Saulo ficou lúcido. Já vi gente séria “cair no espírito” e ser arrebatado a regiões celestiais e já vi gente cair por pura emoção ou sugestionamento. Também já vi muitos cairem endemoninhados. Então, como julgar? Vendo caso a caso. Vendo o resultado da experiência. Aproximou de Deus? Houve cura divina após o episódio? Houve restauração? Ou não houve nada? Se não houve nada, como atribuir a Deus, será que o Todo-Poderoso se diverte jogando boliche com Seus filhos? Deus não faz nada sem uma razão, um propósito. É isso que precisamos avaliar.
        .
        Mas veja bem: o que importa, querido, não são as polêmicas, as discussões, as estranhezas. Isso é só papo de pizzaria. Importa a sã doutrina. Importa proclamar o Cristo ressurreto e fazer discípulos. Importa glorificar Deus. Ficar discutindo essas praticas bizarras não nos leva a nada, não divulga o Evangelho, não soma, não acrescenta. Só causa discórdias. Por isso eu fujo disso. É como discutir se Adão tinha umbigo ou não: não leva a nada, não acrescenta. Voltemos ao Evangelho, à ortodoxia, à leitura, aos fundamentos da fé, à intimidade com o Criador dos Céus e da Terra. Não troco isso por nenhuma queda no chão.
        .
        O verdadeiro Evangelho é puro e simples. É amar ao próximo como a si mesmo. E se aprouver a Deus levar alguém ao chão…amém. E quando ela ficar de pé continuamos o que realmente importa: uma devoção real ao Senhor, com oração, leitura da Palavra, meditação em versículos, demonstrações de amor ao proximo e por aí vai. Temos que focar no que é central na fé cristã e não nessas bobagens periféricas. Pois se uma cantora engatinhou no palco ou alguém caiu no chão porque balançaram um paletó isso não vai fazer absolutamente nenhuma diferença na essência do Evangelho, na Mensagem da Cruz, na proclamação do Reino.
        .
        Então, querido, não percamos tempo com essas bobagens. Eu nunca caí nem rastejei como um leão e isso nunca me fez falta. Mas me faria muita falta não ter joelhos para dobrar ou uma Bíblia para ler. Aí sim seria um assunto que mereceria investirmos nosso tempo. Mas essas besteirinhas periféricas…são bolhinhas de sabão sem importância. Não perca seu tempo com isso.
        .
        Espero que minha resposta tenha esclarecido. =)
        .
        Deus te abençoe sempre mais e mais, ajudando-o a vivenciar o Cristianismo puro e simples.
        Mauricio

  9. Moacir Teles Maracci disse:

    Fred e Scooby-doo são os maiores exemplos do que as vaidades pessoais podem em termos de estragos para a compreensão do verdadeiro Cristianismo e até mesmo para o comportamento das pessoas que professam outras fés, cristãs ou outras. Eles usam o grande fator de sedução e manipulação das emoções que é a mídia, especialmente a imagética. Os próprios nomes atribuídos a essas figuras pelo pastor Maurício já inviabilizam o tratamento de sacerdotes (ímpio por ímpio, prefiro o papa…). Eles produzem espetáculos e o povo em geral, e os evangélicos, estes que não fazem diferença alguma na sociedade simplesmente adoram. Olha só o MEU pastor, o MEU bispo, o MEU apóstolo (sic). Não é de estranhar que muitos deles, os travestidos de cantores gospel apareçam em megashows, rodeios, etc, locais especializados em espetáculos onde o fundamental é consumir, engolir, submergir qualquer longe de pensamento crítico ou no mínimo de amor próprio. E não é de estranhar também os boatos que correm na web sobre uma possível abertura da Rede Globo para um programa semana de show gospel. Sabemos que no final de ano acontecerá um. É a Globo o grande satã dos tempos modernos? Se é, ela conseguiu fisgar seus principais delatores, os cães raivosos de púlpito Fred e Scooby Doo e não há, por isso mesmo, pregação evangélica coisíssima nenhuma! Só escamoteação. O espetáculo dá dinheiro, muito dinheiro e Fred e Scooby sabem disso, Em todo esse espetáculo não há e não pode haver Jesus. Cristo realiza milagres, curas e pede aos favorecidos muita discrição, “que não contem a ninguém, apenas mostre ao sacerdote”. Todo seu ministério é a favor e em direção ao homem, essa criatura especial de Deus sempre convidado a se humilhar, convite que Fred e Scooby soberanamente recusam, pois vão na direção contrária, na bravata pseudo-cristã de que “o homem não é nada diante de Deus”, o pretexto para abandonar o ser humano à própria sorte. Do ser humano, Fred e Scooby só querem dízimos e ofertas, e assim mesmo, olhe lá! Cristo e os Apóstolos, a partir de Atos lidam com homens e mulheres sofredores nos seus silêncios e humilhações, pessoas rústicas que jamais olham para o céu, mas para si mesmos reconhecendo suas fraquezas, seus pecados. É para esses que a Cruz representa a intervenção divina nas suas histórias. Quanto a Fred e Scooby Doo? Sobreviverão enquanto houver povo ávido por espetáculos.

  10. Rafael disse:

    Você critica o Malafaia por parar para criticar as atiutudes do Edir Macedo. Mas acaba de fazer o mesmo com ele. O que ele fez foi emitir uma opnião, a respeito de um tema que é conhecido por todos nós evangélicos, assim como você o fez. E o pior, você abriu uma porta para que muitos façam o mesmo.
    Sou contra a ideologia do “fala mal, mas faz igual”. Ninguém é melhor do que ninguém!
    Paz!

    • Rafael,
      Sua comparação não procede.
      Eu não critiquei uma pessoa. Critiquei atitudes. Exemplos absurdos. Um líder cristão que usa agressividade e verborragia de forma perene e assim deseduca biblicamente o povo de Deus e causa péssimas impressões entre os não cristãos sobre o que seria um cristão. Em resumo: causa o antibiblico escândalo.
      Eu não escandalizo ninguém. Minha critica é construtiva, não ofendo ninguém, não xingo ninguém de “trouxa” e chamo a atenção de que essas posturas são absurdas para um líder cristão.
      Se vc concorda com a forma ofensiva, agressiva, verborragica, belicosa e absolutamente distante do perfil que um cristão deve ter segundo o Sermão do Monte… Não tenho nem o que responder. Jesus não era assim e o que ele ensina é o que está no post. Leia a Biblia e veja se aquele absurdo de comportamento que você vê na TV (num programa pago pelos fieis para “evangelizar”, conforme seu próprio site diz mas que é usado para criar polemicas, vender produtos, promover campanhas mentirosas sobre unções antibíblicas para comprar jatinhos particulares, ofender pessoas e defesa pessoal)define o que o Cordeiro manso e humilde espera de um cristão…querido, não leia meu blog. Pois aqui nós não veneramos homens, mas dizemos o que a Biblia diz. Defendemos a sã doutrina. E criticamos SIM aquilo que é herético. Não por interesse de obter dinheiro, poder, influencia e outras coisas que Jesus nunca nos ensinou a buscar mas que é o que tem motivado as criticas dos empresários que vc mencionou.
      Logo, há criticas e criticas. Há motivações e motivações. E vc, como homem inteligente que é, sabe disso. E, portanto, equiparar o que faço no APENAS com o que esses empresários fazem é no mínimo inaplicável.

      Deus te abençoe.

  11. Rafael disse:

    Vamos ver se esse comentário vai ser publicado! Ou se você só mostra os que concordam com você!

    • Rafael,
      os critérios de publicação de comentários neste blog estão muito claramente estabelecidos no link que está na barra superior “Sobre os comentários”.
      Meu irmão, eu não fujo a dialogar com quem discorda de mim. Desde que o faça com educação, respeito e comportamento cristãos. Se alguém puser um comentário me chamando de “trouxa” ou coisa do gênero eu não publicarei, pois demonstraria que tal pessoa tem um caráter anticristão, mundano e, consequentemente,diabólico. Mas se a discordância vier com espirito de paz e bíblico, será publicado sem nenhum problema.

      Que o Deus de paz te abençoe.

  12. Claudio Nossa disse:

    O Rafael demonstra que os nossos amigos sabem fazer discípulos, lamentavelmente!
    Fico impressionado com a agressividade de alguns internautas.
    Amigo, Maurício, desculpa a ousadia, discordo de você em um ponto: O conceito de sacerdotes. Temos um sumo sacerdote, CRISTO, e somos todos sacerdotes, acho o conceito de liderança mais oportuno.
    Acho que o conceito sacerdote culmina em idolatria, em acepção de classes e pessoas.
    Mesmo assim coaduno com a maior parte do teu ensino e aprendo cada dia mais.

    • Claudio,
      .
      sobre a agressividade é isso aí. Tem cristão achando que arrebentar os outros é o caminho. E de onde vem isso? Dos exemplos que eles veem na TV e outros locais. Lamentável.
      .
      Respeito sua discordância, mas penso que vc está se atendo a uma mera questão semântica. Pelo dicionário, entre outras definições, sacerdote é “Pessoa que ministra os sacramentos de uma igreja”. Então…é isso aí. Não há motivo para polêmicas. O sacerdócio universal é fato, mas o ofício sacerdotal também é. Não podemos confundir as coisas.
      .
      Deus te abençoe.

      • Claudio Nossa disse:

        Obrigado meu amigo irmão, é que sou ignorante em semântica… risos… Na verdade, é que eu pensei em um outro significado para o nome.

        Onde posso adiquirir o seu livro? É você mesmo o autor, não é? Natal vem aí e quero presentiar a galera.

        Fica com Deus!!!

      • Imagina, queridão, é conversando e dialogando que crescemos no conhecimento, não é?
        .
        Se vc quiser adquirir “O Enigma da Biblia de Gutemberg”, “7 Enigmas e um Tesouro” e/ou “O Mistério de Cruz das Almas”, pode acessar o website da editora que os lançou, a Anno Domini, http://www.editoraannodomini.com.br , ou, em horario comercial, ligar gratuitamente pelo 0800-701-3490.
        .
        Se você vier a adquirir algum deles, espero de coração que venha a abençoar e edificar.
        .
        Um abraço forte, na paz do Nosso Senhor.

  13. Teresa Mesquita disse:

    Graça e paz Zagari!!

    É muito vergonhoso ver pessoas que estão em liderança, que deviam ser exemplo de amor, assim como Cristo ensinou em humildade e mansidão. Esses líderes tem manchado o evangelho de Cristo com seus interesses, confundido a pregação do evangelho da graça em algo material e de aceitação pública. Com esse tipo de atitudes muitos crentes e pastores sérios em Cristo têm sofrido todo tipo de discriminação e injúrias. O preço que pagamos é alto por testemunhos tão degradates na mídia secular, por um, todos pagam. Reconheço que a graça de Deus é derramada por sua misericordia em nossas vidas, mas diante de tantos testemunhos ruins, fica complicado pregar a palavra de Deus, as pessoas taxam logo os pastores de todo tipo de coisas, por verem na mídia esses tipo de comportamento. Só pela graça mesmo..

    Abraço para ti..

Deixe um comentário