Ser cristão não garante a ninguém ter um casamento perfeito. A reflexão que compartilho com você hoje é direcionada especificamente a quem enfrenta conflitos no matrimônio e a quem ainda é solteiro e gostaria de se preparar desde já para evitar crises matrimoniais no futuro. É o seu caso? Então é com você que desejo falar. Em geral, quando se procura um livro que trata do assunto, é muito comum que as orientações oferecidas pelo autor sejam muito mais da seara da autoajuda ou da psicologia do que da fé cristã. A questão é: será que a Palavra de Deus, a Bíblia, nos oferece princípios a serem seguidos por maridos e esposas a fim de superar crises no casamento ou evitá-las? A resposta é sim.

Um erro frequente que cometemos quando buscamos orientação bíblica para crises na vida a dois é que recorremos somente às passagens das Escrituras que versam especificamente e explicitamente sobre casamento. A questão é que muitos dos princípios espirituais para vencer crises matrimoniais ou para se antecipar a elas e evitá-las não se encontram nessas passagens, mas em conceitos mais profundos da fé, apresentados ao longo de todo o texto bíblico. Por isso, saber encontrá-los e identificá-los é essencial para quem deseja corrigir erros cometidos com o cônjuge ou evitar cometê-los no futuro.

É impressionante a quantidade de comentários que recebo aqui pelo APENAS de assinantes do blog que enfrentam conflitos constantes no casamento. E, depois que meu livro Perdão total foi publicado, em 2014, passei a receber muitas mensagens dos leitores com dúvidas sobre perdão e arrependimento especificamente no contexto do matrimônio. Foram tantos os questionamentos e as perguntas que me vi obrigado a ir à Palavra de Deus pesquisar respostas para esses meus irmãos e irmãs, que ou estão infelizes na vida a dois ou chegaram ao divórcio. Foi nessa pesquisa que percebi que as respostas às crises matrimoniais não necessariamente estão nas passagens bíblicas específicas sobre casamento, mas em princípios cristãos fundamentais. Depois de meses de pesquisa, o material que reuni foi tão rico que acabou gerando um livro, lançado este mês pela editora Mundo Cristão: Perdão total no casamento: Um livro para quem deseja uma união duradoura e feliz (veja AQUI).

Vou te contar uma coisa: meu casamento não é o do conto de fadas. Até porque nenhum é! O problema já começa aí: subimos ao altar achando que viveremos um casamento perfeito, sem problemas, só com momentos extraordinários, irretocáveis, de sonho. Mas, quando o dia a dia chega e percebemos que a vida a dois é tudo menos um conto de fadas, entramos em crise. Com isso, muitos passam a viver infelizes. Muitos se divorciam. Mas não precisa ser assim! Como qualquer ser humano normal, já discuti com minha esposa, já vivemos conflitos, já passamos por fases maravilhosas e outras muito ruins. Dizer o contrário seria hipocrisia. Mas um aspecto muito interessante desse processo de pesquisa na Bíblia sobre o tema é que percebi que os princípios que encontrei na Palavra de Deus são justamente aqueles que ajudaram a mim e a minha esposa a superar os momentos difíceis que vivemos e permanecer juntos, após 18 anos de casamento.

Ou seja, o que transmito no livro não são promessas irrealizáveis, fórmulas mágicas ou “sete passos (que ninguém consegue cumprir) para um casamento feliz”, mas princípios bíblicos sólidos, de carne e osso, que funcionam para pessoas de carne e osso que vivem um matrimônio de carne e osso. Como eu. Como você.

Por isso mesmo, para superar ou evitar crises no casamento é preciso abraçar princípios realistas! E, claro, bíblicos. Fora disso, o que existe é autoajuda vazia ou promessas que não se cumprem. Por essa razão, gostaria de incentivar você, que está vivendo uma crise na vida a dois, a ler o Perdão total no casamento. Ou, se você conhece alguém que esteja enfrentando dificuldades conjugais, a indicar-lhe a leitura. Ou, ainda, se você é noivo ou solteiro e deseja subir ao altar bem preparado, para evitar as crises antes mesmo que elas surjam, sugiro que procure conhecer os princípios apontados no livro. E, entenda, não é o livro em si que tem qualquer coisa de especial, mas as realidades bíblicas que ele apresenta.

Acredito verdadeiramente que a Palavra de Deus nos oferece as respostas para a felicidade no casamento. Perceba que eu não disse perfeição, mas felicidade. E foi com a intenção de apresentar a você essas respostas, de forma clara, simples, compreensível e aplicável na prática que realizei a pesquisa que deu origem ao Perdão total no casamento. Este é um livro que pode ser lido individualmente; junto com o cônjgue, o namorado ou o noivo; ou em grupos e classes de casais. Ele serve para reflexão ou para debates, a fim de promover transformação real. Minha oração é que as verdades bíblicas ali contidas tragam paz e felicidade para muitos. E, queira Deus, para você.

Sei que este post pode parecer mais a propaganda de um livro do que uma reflexão sobre a vida cristã. Mas tenho convicção de que os meus irmãos e irmãs que me procuram pelo blog pedindo orientações para seus problemas no casamento podem ser abençoados pelos princípios bíblicos apresentados no Perdão total no casamento. Por isso, eu o considero o “post” mais rico, completo e aprofundado que já escrevi sobre o tema. E, se o que compartilho aqui pelo APENAS abençoa você, acredito que o livro também abençoará a sua vida e a de todos aqueles que você conhece e precisam encontrar nas orientações divinas a paz matrimonial.

Se você está vivendo uma crise em seu casamento, saiba que é possível superá-la seguindo princípios bíblicos. Se você quer evitar futuras crises, tenha a certeza de que é capaz de fazê-lo. Se você planeja se casar e não quer entrar na vida a dois cometendo erros, acredite que pode. Pois Deus, que instituiu o matrimônio e tem todo interesse do mundo em preservar cada casal, conhece a solução bíblica para os casamentos em crise e o caminho para a felicidade conjugal. Oro a ele que o Perdão total no casamento ajude você a encontrar esse caminho e a seguir por ele junto com seu cônjuge, com um largo sorriso no rosto, todos os dias de sua vida, até que a morte os separe.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Clicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

Anúncios
comentários
  1. Sérgio Salles disse:

    Aguardava ansiosamente o lançamento deste livro! Tenho certeza que do mesmo jeito que Deus lhe usou nas outras publicações para falar a vários corações vai usar mais nesta também.
    Que Deus o abençoe Zágari.

  2. lucia helena disse:

    Pois eu vivendo com um descrente a tantos anos já perdi o ânimo…..

    • Lucia, olá,
      .
      por favor, não desanime. Deus segue sendo Deus e o amor dele por você permanece inalterado. Ele te vê, te ouve, te acompanha. Leia o Salmo 139.
      .
      Em oração por sua vida,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  3. Mateus disse:

    Se Deus permitir e me conceder vida, me casarei em breve com minha noiva, e a leitura do seu livro será indispensável.
    Uma coisa que aprendi na teoria – e terei de vivenciar na prática – é que o matrimônio é uma escola, na qual aprendemos a seguir a Jesus de forma mais real, pois temos que aprender a perdoar de verdade diariamente. É onde aprendemos a servir e a matar mais o nosso ego, tão corrompido pelo pecado. Acho que foi Lutero que disse sobre o matrimônio ser a escola do caráter. Afinal, como podemos dizer que somos discípulos de Jesus, se não perdoamos, nos abnegamos, não preferimos servir a sermos servidos, não aprendermos a sermos fieis em meio a tentação à infidelidade?
    Minha noiva e eu temos visto de perto casamentos de amigos nossos, que são irmãos em Cristo, nos quais ocorreram traições, divórcios e tantas coisas ruins. E esses nossos amigos tinham uma boa base (de conhecimento bíblico pelo menos) sobre ter um casamento saudável. Isso faz com que minha noiva e eu tenhamos um pouco de medo, mas, temos de seguir em frente.

    • Mateus, olá,
      .
      você está certo sobre se preparar muito bem antes de se casar. Se você dialoga bastante com sua noiva antes de subir ao altar, tem muito mais chances de evitar problemas depois. Peço a Deus que a leitura do livro o abençoe.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      • Mateus disse:

        Mano, fiz aniversário dia 20/05 e adivinha? Minha noiva me presentou com o “Perdão Total no Casamento”. Que livro excelente! Desde os fundamentos das virtudes cristãs (como a necessidade do arrependimento e perdão) até os exemplos incríveis reais dos casais no final do livro!
        Que Deus o abençoe por esse livro. Após terminá-lo, comecei a ler “O que ele deve ser… se quiser casar com minha filha” – Voddie Baucham Jr., e está sendo muito bom!!
        Abraço.

      • Oi, Mateus,
        .
        antes de tudo, parabéns por mais um ano de vida, Deus te abençoe sempre mais.
        .
        Que maravilha, fico feliz que você apreciou o “Perdão total no casamento”. Que abençoe muitos, como abençoou a você!
        .
        Abraço fraterno,
        mz
        facebook.com/mauriciozagariescritor

  4. Anna Christina Cabral Monteiro disse:

    Acredito mesmo que seu livro deve nortear o leitor a luz da palavra,porém aprendi com meu velho e vivido Pai que quando um não quer,dois não brigam,isto é,em uma relação à dois ambos tem que chegar ao meio que é Cristo vivenciado na palavra.Se o cordão for de duas dobras de fato irá se romper,pois cada um puxará para si a corda das suas razões.Creio que se um não quer a força está nos outros dois,pois um dos cônjuges está em Cristo e deveria em cristo crer na permanência saudável dessa relação.No meu caso só consigo crer que fraquejei,que em algum momento desviei a rota e caminhei na minha força e isso é o que mais me doí e me acusa.Bom no meio da minha fraqueza fiz a minha escolha e com ela vem toda a consequência que terei que assumir.

    • Olá, Anna,
      .
      peço a Deus que ilumine a sua vida, oriente sua jornada e a conduza às decisões bíblicas. Fora da vontade de Deus nada nos resta de bom. Que ele fale ao teu coração e a tome em seus braços.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  5. Melissa disse:

    A pouco menos de uma hora comecei a ler seu livro, onde resolvi te escrever.. mauricio tenho vivido dias complicados.. meu “casamento”(morávamos juntos, na casa dos pais dele, mas não oficializamos o matrimônio) estava em crise, cobrança dos dois lados e mudança de nenhum! Depois de decepções seguidas, resolvi sair da casa dele, com raiva molhei todas as roupas dele, sai desnorteada de lá.. pedi pra ele vir me deixar na casa da minha mãe, mandei mensagem tentando conversar, depois de quatro dias de questionamentos por mensagem, conversamos pessoalmente hoje, ele veio deixar algumas coisas que havia esquecido lá, e ele disse que não queria mais, que era pra deixar assim, porém nas mensagens ele dizia que não queria voltar agora, que era pra esperar as coisas melhorarem… tá doendo muito ter que ficar longe, estou com um aperto enorme no meu coração, me pego chorando lembrando de tudo o que vivemos e de tudo o que tá acontecendo agora..

    • Melissa, olá,
      .
      lamento muito que esteja passando por isso. Acredito fielmente que os princípios expostos no livro, se seguidos, podem trazer a paz ao casal. E, uma vez que isso ocorra, é preciso regularizar a sua situação.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s