CHABPOLIN 1Gostei muito quando assisti a uma entrevista do ator mexicano Roberto Bolaños, conhecido por interpretar os personagens Chaves e Chapolin na televisão, pois ele disse algo que sempre pensei. Indagado sobre o que  achava de heróis como Superman e He-Man, ele respondeu: “Eles não são heróis. Herói é Chapolin Colorado. O heroísmo não consiste em não sentir medo, e sim em superá-lo. Superman é um super-herói, é todo-poderoso, por isso não sente medo. Chapolin morre de medo e, consciente dessa deficiência, ele enfrenta o medo. Isso é ser um herói. E ele perde muitas vezes, o que é outra característica dos heróis”. A reflexão de Bolaños é muito boa. Quando escrevi a série de livros de ficção cristã que teve início com O enigma da Bíblia de Gutenberg, uma das características que fiz questão de manter em todos os livros é que Daniel, o protagonista e herói das aventuras, não é, nem de longe, perfeito: ele erra com frequência, mas aprende com suas falhas e se esforça por não mais errar. Achei pertinente Bolaños ter dito o que disse, pois eu sempre afirmei que Daniel era o herói dos livros justamente porque ele erra, é verdade, mas se recusa a estagnar no pecado e se arrepende, aprende com os erros e se esforça para não mais errar. O que é uma lição para a minha e a sua vida. 

Ao longo de sua trajetória, você ainda vai errar, e muito. Terá pensamentos inconfessáveis. Pecará por deixar de fazer o bem. Desobedecerá muito a Deus em nome de boas desculpas. Usará sua língua para o mal. Se encherá de orgulho. Desprezará o pobre. Sentirá inveja do rico. Desonrará pai e mãe. Desejará o mal de quem te fez mal. Odiará. Cobiçará. Incitará em vez de pacificar. Se envaidecerá. Negará Jesus com suas atitudes. Terá preguiça. Enganará pessoas. Fará coisas ainda piores. E, se disser que não fará nada disso, mentirá. Como eu posso afirmar? Simples: porque você não é um super-herói, é um mero mortal. E mortais pecam. 

jESUSA boa notícia é que você tem dois caminhos a seguir: pode se conformar em continuar cometendo seus pecados de estimação ou seguir pelo heroico caminho da resistência. Que você ainda vai pecar muito, isso é fato. A grande questão é: o que fará quando isso acontecer? O que aprenderá? Que estratégias desenvolverá para não voltar a cometer o mesmo erro? De que modo ter pecado o ajudará a não mais pecar? Se você extrair ensinamentos e aprendizado dos seus pecados, refletir sobre eles, criar mecanismos que o ajudem a evitar incorrer nas mesmas transgressões e conseguir de fato vencer as tentações… a meu ver, será um herói. 

O enigma da Biblia de GutembergJesus, na eternidade, era o super-herói maior. Para ele não havia nem kriptonita. Mas, ao encarnar como homem, ele tornou-se o herói da humanidade, pois, passível de pecar, não pecou. Tentado em tudo, não cedeu. Confrontado no deserto por seu arqui-inimigo, o derrotou pelo poder da Palavra. Jesus nos deu o exemplo maior de heroísmo e provou que é possível ser um herói. Você pode. Deus te deu conhecimento de sua vontade. Deu domínio próprio. Deu seu Espírito. De que mais você precisa? Certa vez, me perguntaram em quem eu havia me inspirado para criar o Daniel, o herói de meus livros de ficção, que erra mas aprende, se arrepende e, depois, faz a coisa certa. Na hora, respondi: “em ninguém”. Hoje, percebo que respondi errado.

Eu me inspirei em alguém, sim: em mim e em você, os chapolins da vida real. 

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Confiança inabalável_Banner ApenasClicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

comentários
  1. Vanda disse:

    Irmão Maurício,

    O seu texto está muito bom, excelente. Que dizer mais?
    Uma frase sua que me edificou muito foi quando diz que não deixaremos de sentir medo, mas o verdadeiro herói enfrenta o medo.
    Jesus venceu todo o pecado, passou por situações que um ser humano sente medo, mas Ele venceu tudo! No final disse: “Está consumado”.
    A vitória d’Ele deve inspirar-nos para seguirmos o seu exemplo. Não é fácil quando chegamos ao ponto de termos que sacrificar a carne no que diz respeito ao que nos dá prazer, sendo carnais, mas fazermos a Santa vontade de Deus, sendo espirituais.
    Esse é o meu alvo! Mas confesso que ainda estou longe de atingir esse ideal. Só a força do Senhor para nos auxiliar.
    As pessoas carnais não abrem mão da sua satisfação pessoal, não renunciam às suas concupiscências em benefício do ganho espiritual. Somos todos falhos, mas se nos guiarmos pelo Espírito Santo venceremos. Seremos mais que vencedores,
    Um abraço em Cristo,
    Vanda

  2. Mateus disse:

    Aprender com os pecados e utilizar os acontecimentos pecaminosos para alertar a si mesmo e aos outros é um grande aprendizado.
    Ao pedir a Deus um coração puro, um espírito inabalável e a alegria da salvação, Davi diz um de seus propósitos: ensinar aos homens que não façam o que ele fez e auxiliar aos que estão em pecado se voltem a Deus:

    “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
    Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
    Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
    ENTÃO ENSINAREI os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.”
    (Salmos 51:10-13)

    Abraço!

  3. Muito bom, Maurício! Que Deus continue abençoando a sua vida. Espero em breve poder ler a continuação da história do Daniel. 🙂

  4. Muito bom, Maurício!
    O recomeço, o verdadeiro arrependimento e o esforço para não errar de novo, é pura graça, só pela graça. O que entristece meu coração é que algumas pessoas não acreditam que depois do erro existe o arrependimento e o perdão de Deus. Que super-herói é só o “super homem” mesmo. Triste.
    Penso então, que só verão os “heróis” aqueles que abrirem o coração para Palavra e vive-lá, não com perfeição, mas com verdade.
    Deus abençoe.

  5. Fernanda disse:

    Perfeito seu texto! ‘Não somos super-heróis, somos meros mortais. E mortais pecam.’

  6. jacyps disse:

    Maurício, a paz! Vim te parabenizar pelo dia dos Pais! Que Deus continue te abençoando com sabedoria, força e amor para seguir nessa maravilhosa missão!
    Espero que esteja tudo bem com você e sua família!
    Abraço fraterno.

  7. Edina disse:

    Querido irmão, peço ao bom Deus que esteja sempre presente em sua vida e de sua família, lhe dando fé e força para vencer qualquer que seja a tribulação que possa atravessar seu caminho.

    Fica na companhia do Deus que pode todas coisas e que te ama com amor eterno.

  8. Edgar Sousa disse:

    Maurício! A paz de Cristo! Os livros da série Geração Ação estão disponíveis em algum lugar? E sairá o 4º livro?

    • Olá, Edgar, tudo bem?
      .
      Com o fim da editora Anno Domini, os direitos de publicação da série passaram para a editora Mundo Cristão, que está lançando a série com outro nome: “Aventuras de Daniel”.
      .
      O “O enigma da Bíblia de Gutenberg” foi lançado ano passado e o “7 enigmas e um tesouro” será publicado em junho. O “O mistério de Cruz das Almas” e o “O Ritual” serão publicados em meses mais à frente. Se a série for bem, podemos pensar em dar sequência, com novos títulos.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário