cruz-amor 1Conheço um irmão em Cristo daqueles que pensavam ser a palmatória do mundo e, por isso, distribuía ataques com fúria a pessoas de quem discordava nas questões da fé. Ler suas postagens no Twitter me fazia mal, tamanha era a agressividade de seus posicionamentos contra aqueles de quem ele divergia em qualquer aspecto da vida e da teologia cristãs. Por uma série de circunstâncias, tempos depois ele imergiu numa crise que o lançou em uma profunda depressão. Por razões que não posso expor, por motivos éticos, em meio a esse furacão ele acabou assistindo a uma série de vídeos de pregação justamente de um dos sacerdotes que ele mais desqualificava, desmerecia e atacava. Que ele chamava de herege, na verdade. Após ter assistido aos sermões, aquele homem grandemente deprimido escreveu-me e, com humildade, disse o seguinte: “A ironia interessante é que as pregações do pastor xxxx, depois de eu, no passado, tê-lo relegado a um ‘plano inferior’, no mundo da teologia, têm me feito muito bem… Coisas desse Deus estranhamente bom”. 

O que esse irmão viveu não é um caso isolado. Eu me admiro por ver com que enorme frequência o Senhor abate os arrogantes, a fim de mostrar que sua graça é muito maior do que supõe nossa limitada capacidade teológica de compreendê-la. Eu mesmo sou um exemplo, como já relatei aqui no APENAS. 

Para que você entenda, caso não tenha lido o que já contei: depois de ter feito dois seminários teológicos e de conviver por anos num ambiente de alta crítica teológica, tornei-me um preconceituoso bobo, que relegava certas pessoas a uma espécie de segundo escalão da fé. Coisas de um tolo empavonado, como eu era. Só que Deus me permitiu passar pelo vale da sombra da morte e tive de enfrentar um processo de tristeza, depressão e abatimento. Quando mais eu precisava de apoio, não encontrei amparo entre os “amigos” da alta crítica, mas encontrei consolo e paz, veja você, justamente na literatura de autores que eu costumava desprezar. Nos meus piores momentos, quando Deus estava me reconstruindo e me fazendo ver que ele age, sim, por meio de muitas pessoas que desqualificamos, não encontrei paz e esperança nas obras densas e acadêmicas de que eu tanto gostava (e ainda gosto), mas nos escritos que antes eu considerava “rasos” e “superficiais”, como livros de Max Lucado. Coisas desse Deus estranhamente bom, que não cabe no gesso em que muitos querem aprisioná-lo. 

cruz-amor 2Foi nessa época que decidi mudar o foco de minha escrita e passar a escrever não para satisfazer a minha mente e o meu ego e para me destacar entre a elite do pensamento cristão (ah, a vaidade, sempre ela…), mas para oferecer respostas e alento à alma cansada e ao coração aflito do meu próximo, linha que tenho seguido desde então. Abandonei o linguajar rebuscado e acadêmico em meus textos e livros e adotei a linguagem simples e coloquial. Sem abrir mão de abordar assuntos profundos da fé, passei a fazê-lo de modo a transmitir verdades essenciais do evangelho num texto bastante simples, para todo tipo de leitor. Claro que isso me fez alvo do bullying de muitos amigos da alta crítica – coisa desses seres humanos estranhamente maus. 

Mas meu objetivo com este texto não é falar sobre mim.  Conto tudo isso apenas a fim de chamar a sua atenção para o fato de que esse Deus estranhamente bom muitas vezes vai surpreendê-lo, usando pessoas e meios que  jamais você imaginaria para cumprir os seus propósitos na sua vida. Lembra-se de Davi, o menos provável de ser escolhido rei dentre seus irmãos? Pois justo ele foi ungido rei de Israel. Coisas desse Deus estranhamente bom. Lembra-se de que Deus usou justamente o pagão Nabucodonosor para disciplinar seu povo? Coisas desse Deus estranhamente bom. Lembra-se de que o Senhor fez do ex-escravo e ex-presidiário José a segunda pessoa mais importante do Egito? Coisas desse Deus estranhamente bom. Lembra-se de como o Senhor usou Gideão, o menor dentre os menores, para dar vitória a seu povo? Coisas desse Deus estranhamente bom. 

Sim, o Senhor ainda vai te surpreender muitas e muitas vezes. Em certas ocasiões, será assombroso. Em outras, será doloroso. Haverá, ainda, momentos em que ele te deixará de queixo caído. Usará quem você menos espera. Fará as coisas acontecerem como você nem imagina. Muitas vezes, haverá surpresas aparentemente incompreensíveis. Só não se pode perder de foco que Deus faz tudo isso devido às suas estranhas bondade, graça e misericórdia. 

Meu irmão, minha irmã, mantenha os ouvidos atentos e o coração aberto, pois você nunca saberá de onde se fará ouvir a voz de Deus. Ela poderá vir pelos lábios daquele pastor que você desqualifica, da cantora que você sentenciou aos quintos dos infernos, daquele livro que você considera raso e superficial, daquele seu inimigo que te estenderá a mão quando teus “amigos” te largarem para lá. Afinal, a voz de Deus não está submissa aos altivos quereres humanos, mas à absoluta soberania do Todo-poderoso. 

cruz-amor 3Peço ao Senhor que sempre faça você ouvir a sua voz, não importa de que lado ela venha. Oro a Deus que seus preconceitos não sejam tão barulhentos a ponto de te impedir de escutar o que ele diz, muitas vezes por meios que você jamais imaginaria. Esteja aberto à atuação surpreendente do Criador, que, creio eu, deve ter se divertido muito ao ver a cara de choque dos irmãos de Davi quando perceberam que foi justamente o mais desprezado dentre eles o escolhido para realizar os propósitos divinos. Peço ao Altíssimo que, nas situações mais atribuladas e difíceis da sua vida, você esteja de ouvidos abertos para escutar, venha ela de onde vier, a voz desse nosso maravilhoso Deus estranhamente bom. 

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Confiança inabalável_Banner ApenasClicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

Anúncios
comentários
  1. Dayana disse:

    Graça e Paz Mauricio.
    Nós temos um juiz cruel e ingrato no nosso interior que sempre está pronto para julgar e condenar os que não se adequam aos nossos conceitos e por que não dizer “achismos” . Porém esse Deus estranhamente bom como você bem disse, continua sendo aquele que escolhe as coisas que não são deste mundo para confundir as que são, e como Ele é excelente nisso :), eu mesmos já testemunhei por diversas vezes o meu juiz interior ser envergonhado e constrangido por lições desse bom Deus, gloria à Deus por isso. Abraço.

    • Olá, Dayana, tudo bem?
      .
      Muito bem lembrado, mana, Deus escolhe as coisas que não são deste mundo para confundir as que são. Muito bem lembrado.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  2. Clau disse:

    Como sempre, um texto irretocável que nos leva a uma profunda reflexão, Deus o abençoe….

  3. Jacy disse:

    Amém! Glória a Deus!
    🙂

  4. Noeme.de Jesus Almeida Santana disse:

    Oi Maurício
    B noite
    Quero saber de vc como adquirir esse seu ultimo livro: “Confiança Inabalável ” ? Um abraço . Deve ser bom
    Noeme

    • Olá, Noeme,
      .
      fico feliz pelo interesse. Você pode adquirir nas livrarias evangélicas ou em grandes redes, como Saraiva, Leitura, Nobel e FNAC. Se não houver nada disso perto de você, pode adquirir on-line, em sites como o da Saraiva e o da editora Mundo Cristão
      .
      Peço a Deus que a leitura te abençoe muito.
      .
      Abraço fraterno, Deus lhe sorria dia após dia,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      • Noeme.de Jesus Almeida Santana disse:

        Muito obrigada Maurício. Sofro muito c ansiedade, nunca consegui me livrar . apesar de cristã. Mto obrigada também por escrever um livro para nós ansiosos. Conhecendo sua maneira de escrever, será uma leitura agradável e esperançosa.
        Abraços e peço q o Senhor o abençoe e o guarde! !

  5. Bruno Vilela disse:

    Leio seu blog há anos e realmente tinha estranhado essa mudança… fiquei ponderando um bom tempo se era proposital ou não até porque gostava muito do seu estilo antigo (mais crítico, mais elaborado). Sabe Maurício, a graça e o amor divinos andam tão banalizados que quando um pregador/ministro fala sobre eles no púlpito eu ja não dou tanta credibilidade quanto antes, acabo relevando muitas vezes: afinal se a mensagem anda viciada, se fulano repete a mesma coisa todo santo fim de semana, como acreditar que é a voz de Deus falando? Acho que talvez seja por isso que fiquei um tanto quanto um pé atrás com você e inclusive deixei de acompanhar o blog por um tempo…

    Apesar de ainda pisar em ovos quanto aos sermões e ministrações da igreja local, ainda creio na graça e nas suas “coincidências”, pois é através delas muitas vezes que Deus ainda fala ao nosso coração e trás alívio (pelo menos assim foi comigo muitas vezes quando precisei).

    A despeito do desabafo me trouxe alívio saber que a única coisa que mudou em você foi o chamado (de certa forma, pois na verdade o chamado foi sempre o mesmo).

    Deus te abençoe na jornada irmão, ilumine seus passos e lhe traga inspiração pra que possa inspirar a outros (coisa que você ja fez e faz muito por mim).

    • Oi, Bruno,
      .
      evoluir na caminhada, aprender com os erros, tentar novos e mais graciosos caminhos… aquele de nós que não faz isso e se agarra aos velhos erros vai ficar sempre ancorado nos caminhos tortos. Retenhamos as coisas boas mas, as ruins, deixemos para trás. Penso que, no meu caso, só o que mudou foi a forma, o conteúdo permanece. Obrigado pelo carinho de suas palavras.
      .
      Abraço fraterno, Deus te abençoe sempre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  6. Géssica Liss disse:

    Me emocionei com esse texto. Parabéns Zágari.

  7. Lucas Rangel disse:

    Deus continue te abençoando Mauricio! Tenho sido muito abençoado através da sua vida!

  8. Flavio Grillo disse:

    Meu querido professor Marício Zagari, pra mim, é sempre um prazer ouvir as suas mensagens, grande beijo no seu coração e da sua família, e que Deus continue lhe abençoando,,, vc foi e sempre será, meu querido professor, junto com meu amigo pastor Fernando Firmino,,, vcs me ajudaram demais, pois eu fiz o meu seminário no começo de minha vida com Cristo, e com vcs ensinando e orientando que sempre temos que estudar e ler para aprender, foi fantástico,,, vcs nunca se acharam os donos da verdade, pelo contrário, sempre aceitavam os confrontos, e mandavam a gente procurar em livros e principalmente na BÍBLIA SAGRADA.

    ABRAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Oi, Flávio, tudo bem?
      .
      É muito gratificante saber que nossa passagem pelo Ibadig deixou uma marca na vida de pessoas tão especiais como você. Jesus é bom demais,
      São alunos como você que fazem valer a pena o esforço de dar aula.
      Grande abraço pra ti e suas lindas meninas.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

  9. Noeme.de Jesus Almeida Santana disse:

    Li seu texto e fiquei pensando como Deus gosta mesmo de agir assim. Essa semana tava pensando em como Cristo nasceu na pequena cidade de Belém da Judeia, nas circunstâncias mais precárias, e foi chamado “Jesus de Nazaré” (ate foi perguntado q se de Nazaré viria alguma coisa boa? ) e escolheu como discípulos alguns homens iletrados e rudes pescadores , creio q é pq Deus conhece o tamanho da soberba e a arrogância de nosso coração e está sempre trabalhando em prol disso , e felizes somos nós qdo aprendemos. esse nosso Deus é “estranhamente”surpreendente e eu gosto muito disso. No amor de Jesus
    Noeme

  10. Leeh Gomes disse:

    Parabéns querido, por deixar Deus te usar com a simplicidade que vem dele.
    Belo texto, estava necessitada em ler isso.
    Deus abençoe.

  11. JosuEmerick disse:

    Confesso, Maurício, que essa expressão “estranhamente bom” era uma adjetivação desconhecida para mim. Mas coube a você apresentá-la a nós muito bem. Ruminando seus escritos, me lembrei da ocasião em que os discípulos ficaram assombrados com o poder do Senhor Jesus sobre os ventos e o mar e disseram entre si: Quem é este?
    Acredito que há muita coisa acerca de Deus que ainda não conhecemos e que nos causará semelhante estranheza. Mas será sempre, aos Seus filhos, estranhamente bom. Glórias a Ele, ao Deus que precisaremos de uma eternidade toda para conhecer.
    Deus abençoe a você e aos seus leitores também.
    Fique na paz do Senhor.

    • Isso mesmo, Josué, a descoberta do Senhor causa assombro e estranheza. Como compreendê-lo plenamente, não é? Desfrutemos de sua bondade.
      .
      Deus te abençoe muito, com amor e graça,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  12. Oi, Zágari! Tudo bem? Espero que sim, que esteja em paz ao lado da sua família.

    É sempre uma alegria imensa poder acordar segunda e ler seus textos, porque sempre edificam minha vida e penso que de muitos outros. Glórias a Deus por isso!

    Este texto me contemplou muito porque tenho visto isso na minha vida, o como Deus vai trabalhando em nós e nos faz enxergar as coisas de forma mais simples, não menos caras, porque a vida é cheia de valor, mas destituídos de orgulho.

    Sobre o que falou de uma escrita mais simples e menos rebuscada, creio que é uma imensa sabedoria que faz do escritor transpor para o papel de forma tão rica e simples coisas tão valiosas que edificam e enriquecem a vida das pessoas. É aquilo que você disse, muda a forma, não o conteúdo, o Zágari que adquiriu vivências, experiências e conhecimentos conseguiu encontrar uma linguagem acessível e universal.

    Quanto sabedoria há na simplicidade com que Deus nos surpreende, mas quanta grandeza há em tudo que faz, porque mesmo nas coisas mais simples há toda uma complexidade. Deus é bom, perfeito, justo e muuuuito generoso.

    Deus o abençoe sempre e cada vez mais.

    • Olá, Naiara,
      .
      fico feliz que você compreenda a proposta da escrita. Mais uma vez agradeço pela gentileza de suas palavras e pela oração. Você é gentil.
      .
      Na paz do Mestre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  13. Meyre Soares disse:

    Me emociono todas as vezes que leio seus textos amo de paixão, pois tem me ajudado a edificar a minha fé. Nessa caminhada somos surpreendidos diariamente em meio as adversidades, de fato o agir de Deus é estranhamente bommm. Que Deus continue te iluminando com sua Graça e Misericórdia. Parabéns!!!

    • Muito obrigado pela oração, Meyre, é muito valiosa.
      Fico feliz por abençoar sua vida por meio dos meus rabiscos. 🙂
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s