ansiedadeAnsiedade é, por definição, um “estado emocional penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso”. Pois bem, eu trabalho em casa, na maioria das vezes dentro do meu quarto, sentado em uma escrivaninha que fica encostada na janela. Nos fundos do meu prédio há um condomínio bastante arborizado, o que é muito bom: eu consigo trabalhar o dia inteiro tendo diante dos olhos o verde das árvores e das plantas (foto), ouvindo os passarinhos e o guincho dos micos. Por isso, fiquei bastante incomodado quando percebi que estavam fazendo uma obra bem em frente à minha janela. Construíram um patamar de cimento, onde jovens começaram a se reunir  todos os dias para conversar, tocar violão, fumar maconha, namorar. Com isso, a paisagem bucólica diante de meus olhos se tornou um ponto de encontro de gente barulhenta.

Confesso que fiquei chateado, porque a tranquilidade a que eu estava habituado de repente desapareceu. Comecei a resmungar, porque, afinal, de agora em diante aqueles jovens passariam a “poluir” o lugar onde antes havia placidez. Reclamei muito da vida por causa disso. Fiquei extremamente ansioso, confesso, pela expectativa do “perigo” de que aquele incômodo estaria ali para sempre – e eu não podia fazer nada para acabar com aquilo.

O que eu não sabia é que, na verdade, o condomínio estava construindo ali um bicicletário e aquele patamar de cimento era apenas a base da instalação, algo provisório. Alguns dias depois, os funcionários puseram uma cerca em volta, que passou a impedir a reunião dos jovens. Tudo resolvido, com isso eles pararam de se reunir ali e o sossego voltou. Refletindo sobre essa situação, me dei conta de que sofri e fiquei ansioso por esperar algo que no final… não aconteceu. Ansiedade clássica: sofri por antecipação sem nenhuma necessidade, o que é algo que acontece muito conosco. Você é uma pessoa ansiosa? Então vamos conversar sobre isso. 

ansi 1Jesus nos alertou: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Simples, claro e objetivo. O problema é que parece que essa recomendação do Senhor entra por um ouvido e sai por outro, sem de fato fazer morada em nosso coração. Vivemos ansiosos. Antecipamos dores que não chegaremos a sentir. Sofremos o sofrimento que não nos alcançará. Vemos a tempestade no horizonte, entramos em pânico, mas, antes que ela se aproxime, acaba se dissipando. Assim vivemos, com medo e ansiedade. 

A ansiedade é uma dor antecipada, que dói antes de doer. O problema é quando deixamos que essa dor nos domine, controle nossas ações e decisões, guie nossos passos, estabeleça nossos rumos e defina nosso destino. Por que isso é um problema? Porque quem deveria estar fazendo tudo isso é o nosso Pai celestial. Portanto, a ansiedade esvazia Deus aos nossos olhos. Abala nossa fé. Mina nossa confiança. E isso é uma tragédia. 

Lembro da época em que eu trabalhava em televisão. Durante nove anos eu me desloquei para trabalhar de casa até a sede da Globosat, localizada a apenas 15 minutos de ônibus do meu apartamento. Até que, certo dia, a diretoria da emissora anunciou que dali a dois anos a sede da mudaria para a Barra da Tijuca, a cerca de 1h30 de distância! Lembro que praticamente entrei em agonia, sofrendo antecipadamente pelas longas horas que passaria a enfrentar para chegar ao trabalho, dali a… dois anos. Eu sofri muito, em ansiedade pela situação que viria. Mas sabe o que aconteceu? Muito antes da mudança, o departamento de que eu fazia parte foi extinto e eu e mais quinze colegas fomos demitidos. Hoje, olhando para trás, vejo que toda aquela ansiedade e chateação antecipada não serviram para absolutamente nada. Eu simplesmente sofri sem precisar. E percebi quão inútil foi toda agitação que minha alma enfrentou. 

Você costuma deixar a ansiedade dominar sua vida? Sofre, perde o sono, se angustia, sente medo, entra em agonia? Então ouça a suave voz do Mestre: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!” (Lc 12.25-28).

a-cruz-de-cristoEstá ansioso? Está com medo? Confie no Senhor. E lembre-se da pergunta de Jesus: “por que andais ansiosos?”. É o que chamamos de “pergunta retórica”, isto é, uma pergunta elaborada para, na verdade, fazer uma afirmação. E o que Jesus está afirmando com essa pergunta é: não há nenhuma razão para vocês ficarem ansiosos, pois Deus cuida de vocês.  

Fique calmo, meu irmão, minha irmã. Tenha paz. E não deixe a ansiedade ser maior do que a confiança inabalável naquele que tem o controle de todas as coisas. Se a ansiedade é a doença, a confiança inabalável em Deus é a cura: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5.6-7).

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Confiança inabalável_Banner Apenas

Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da livraria Saraiva

O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da livraria Saraiva

Perdaototal_Banner Blog Apenas

Anúncios
comentários
  1. Karina disse:

    Tomei a palavra CONFIANÇA como minha, para 2016. Coloquei isso em minha mente porque sofro imensamente com a ansiedade, apesar de saber que a minha confiança tem que estar no meu Deus. Todos os dias lembro e relembro esses versículos citados no seu texto. Todos os dias acordo com o coração acelerado e peço a misericórdia de Deus para que Ele me ajude a confiar Nele. Todos os dias eu oro e clamo para que eu não enxergue os meus problemas como obstáculos, mas como algo que Deus quer trabalhar em minha vida. Sofro porque, a olhos humanos, tudo me parece impossível, mas luto para crer que Deus pode me tirar desses problemas, na hora certa, no Seu tempo. Difícil é esperar o tempo de Deus. Por isso oro para que a minha confiança esteja somente Nele, pois Ele é o Deus do impossível.

    • Oi, Karina,
      .
      peço a Deus que traga paz ao seu coração e alívio à sua alma, minha irmã. Se me permite, gostaria de recomendar a leitura do livro “Confiança inabalável – um livro para quem quer vencer o medo e a ansiedade”, que escrevi e acabou de ser lançado pela Mundo Cristão. Me parece adequado para sua situação. Oro a Deus que te traga alívio e paz.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      Facebook.com/mauriciozagariescritor

  2. Waldryano RJ disse:

    Waldryano, Paz irmão, passeando e lendo seu blog, preocupado com sua mãe, que Deus cuide de você, e da sua família, gosto de ler seus textos pois é uma escrita cronista com um dedinho evangélico, lembra muito bem a maneira que gosto de escrever, ler Zagari é bom assim, flui. Só não comento mais pois é uma dificuldade este comentário WordPress.

  3. Eder Lima disse:

    Excelente texto, Mauricio. Uma verdadeira resposta de Deus para mim que tenho sofrido com esse problema há algum tempo. Que Deus continue te usando! Abraço.

    • Fico feliz, Eder. Peço a Deus que você receba o alívio para esse problema.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

      • Solange Vieira disse:

        Mauricio !
        Deus amado ! como preciso ler esse livro CONFIANÇA INABALÁVEL, e urgente, sofro demais com ansiedade, sofro demais em saber e ser consciente que minha confiança em Deus é maior que tudo e não posso mudar nada, hoje posso dizer que minha maior luta é contra esse sentimento destruidor da minha paz. Eu costumo dizer pra quem me diz, CONFIE EM DEUS , eu
        confio. E começo a me perguntar será que confio plenamente ? Porque sinto essa ansiedade ,essa angustia ? Só Deus para me ajudar, preciso crescer em fé, só pode .
        Excelente texto,como sempre, em um dia que pedi tanto a Deus uma resposta.
        E a vida que segue…..
        Aproveitando para mandar lembranças para Dona Irene (espero não ter errado ) e que ela esta todos os dia em minhas orações ao eterno pai.
        Deus o abençoe meu irmão.
        Solange

      • Olá, Solange,
        .
        fico feliz que o texto trouxe respostas à tua alma, eu peço a Deus que ele fale ainda mais ao teu coração por meio do livro e fortaleça a fé de que você tanto precisa.
        Agradeço demais pela lembrança, minha mãe (Irene, isso mesmo) vai operar dia 01/04 e precisa muito das orações.
        .
        Abraço fraterno, na paz do alto,
        mz
        facebook.com/mauriciozagariescritor

  4. Myrian disse:

    Glória a Deus por esse post!

  5. Paula Machado disse:

    Nossa amei o que vc escreveu, algo profundo e claro. Eu estava realmente precisando ler isso, pois, tenho andado muito ansiosa com trabalho, faculdade, curso técnico e isso tá me deixando ( porque eu já sou ansiosa) a cada dia mais ansiosa… Tudo que eu precisava ler hj era isso. E me confortou ainda mais com o versículos da Bíblia… Obrigada ☺️

  6. Cássia disse:

    Eu só queria te agradecer! Deus usou você para falar comigo. Que Deus abençoe ainda mais sua vida, irmão!
    Ah, gosto dos seus posts porque são claros e objetivos para o nosso dia a dia. Parabéns pela clareza nas palavras.

    • Oi, Cássia,
      .
      louvo a Deus por o texto ter falado ao teu coração. Peço a ele que siga abençoando sua vida por meio das coisinhas que escrevo. Obrigado pelo carinho.
      .
      Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  7. Débora disse:

    Paz do Senhor, irmão Maurício!

    Sofro de ansiedade desde a adolescência, e desde que descobri seu blog, leio sempre e recomendo. Nos últimos meses não consegui lidar com a ansiedade, mesmo lendo e falando muito o texto de Mateus 6 que diz para não andarmos ansiosos. Fui ao médico e descobri que precisava tomar medicação, estou tomando ansiolítico e antidepressivo. Mas oro neles e continuo crendo e confiando no meu Deus, porém esses remédios tem me ajudado a lidar melhor no dia a dia. Essa semana um tio muito querido ficou muito mal no UTI, a família desesperada, e eu só conseguia reproduzir suas palavras no texto que você escreveu sobre a descoberta do câncer da sua mãe. Citei suas palavras de confiança inabalável em Deus mesmo diante da descoberta tão dolorosa. Você não faz ideia meu irmão, do quanto suas palavras me fizeram crescer na fé e na confiança em Deus. Deus abençoe você e toda sua família.

    Abraço na paz de Cristo!

    Débora

    • Olá, Débora,
      .
      louvo a Deus por ele falar ao teu coração por meio daquilo que escrevo. Siga nessa confiança, crendo que Deus tem controle sobre todas as coisas. Não desanime, não entregue os pontos e lembre-se de que você não está só.
      .
      Muito obrigado pelo carinho e as orações.
      .
      Abraço fraterno,
      mz

  8. Janicléa disse:

    Parabéns

  9. Oi Maurício,
    Faz um tempinho que não leio o blog, mas hoje resolvi ler e você tocou num ponto que pesa na minha vida, que é a ansiedade. Eu entrei nesse estado sabe. Virou patologia. Além da ansiedade tem o estresse que já começou a afetar meu físico. Fui ao médico e, nas palavras dele, se eu continuar assim não viverei muito. Eu oro sabe, leio a bíblia, peço tanto a Deus pra me ajudar a mudar esse estado mas não consigo. Sinto exatamente isso que você descreveu: agonia, dor, medo. Vivo em uma cidade violentíssima, não consigo ouvir mais as notícias que entro em pânico. Sei que isso não é saudável, me sinto mal pois sei que minha fé em Deus falha nessas horas, apesar de eu ver os livramentos que Ele dá a mim e minha família. Que Deus me ajude cada dia, pois viver nesse estado é insuportável.

    • Olá, mano,
      .
      talvez seja o momento de você procurar um médico psiquiatra, uma vez que você considera que virou patologia. Talvez precise tomar algum medicamento para ajudá-lo, junto com acompanhamento psicanalítico. Cuide-se, querido, para não bater pino.
      .
      Abraço fraterno, na paz,
      mz

  10. […] ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5.6-7). *** Do blog do autor, Apenas Arquivado em: Conselho, Devocionais, Fé, Maurício Zágari, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s