tardio para falar 2“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1.19-22). É uma ordem bíblica: devemos ser tardios para falar. Não é uma sugestão, não é uma dica: é um mandamento. Quanto mais eu fico velho, mais percebo quanto o silêncio é um tesouro precioso. Mais ainda, percebo quanto a pressa em emitir uma opinião é inimiga da fé cristã, pois, muitas vezes, as palavras que você dirá de forma apressada e abrupta trazem consigo ira, raiva, deboche, sarcasmo e outros sentimentos que não devem ser alimentados no coração de quem deseja se conformar à imagem de Cristo.

Muitas vezes soltamos palavras que apenas funcionam como lenha na fogueira e falamos movidos por impulso ou ira. Por isso, fica aqui o meu conselho, que, na verdade, é mandamento bíblico: demore para falar sobre algo mais do que as pessoas esperam. Se você perceber que a sua fala será carregada de ódio ou rancor, o melhor é silenciar, refletir, ouvir e ler outros pontos de vista, esfriar a cabeça e só então abrir a boca. Afinal, a Escritura determina: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef 4.29-32). 

tardio para falar 3Não devermos falar nada quando somos movido pela ira, “Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Temos de ser praticantes da palavra, pois é ela que determina: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. […] Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.15-19). 

tardio para falar 4Nosso papel como cristãos não é exercer qualquer tipo de retribuição a qualquer atitude leviana: Deus mesmo é quem fará isso. O meu e o seu papel não é devolver mal com mal; é, isto sim, abrir espaço para que a justiça divina trate com as pessoas. Nosso papel não é atacar malfeitores, mas tratar dos machucados, cuidar dos feridos, abençoar e amparar as vítimas, chorar com os que estão tristes e decepcionados, deixando que o todo-poderoso Deus trate com a maldade humana da forma que ele considerar melhor.

Eu sei que você ainda vai enfrentar na sua vida muitas situações em que dá vontade de soltar o verbo, agredir, destratar, emitir opiniões raivosas sobre absurdos que acontecem, escrever verdades contundentes nas redes sociais sobre situações lamentáveis que ocorrem no nosso mundo. Sim, isto ocorrerá muitas vezes: você deparará com injustiças, maldades, abusos, opiniões inacreditáveis, ações que nos revoltam. Sim, você sentirá frequentemente vontade de soltar os cachorros em forma de palavras. Não estou dizendo que isso pode acontecer, estou afirmando que isso vai acontecer. E, quando acontecer, eis a síntese do que eu gostaria de que você se lembrasse: 

Todo homem, pois, seja tardio para falar, tardio para se irar, porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação. Chorai com os que choram e não vos vingueis a vós mesmos, mas dai lugar à ira, porque Deus é que retribuirá. 

tardio para falar 5Valorize o silêncio. Valorize o pouco falar. Valorize a passagem do tempo sobre a sua ira. Valorize o consolar mais do que o se posicionar. Quando você vir a maldade humana em ação, dedique-se mais à oração e ao perdão do que a soltar o verbo. Ponha isso em prática e você verá Deus agir, no tempo dele e da forma dele, honrando os que fazem o bem e disciplinando os que fazem o mal, para que esses se arrependam e se convertam de seus maus caminhos. E, assim, o nome do Senhor será glorificado, ao ver seus filhos agirem não segundo as inclinações da carne, mas segundo as belas e eficazes verdades do evangelho. E não se esqueça de que o próprio Deus “foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Is 53.7). Cristo deu o exemplo. Sigamos o Mestre.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

.
O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da livraria Saraiva

Perdaototal_Banner Blog Apenas

Anúncios
comentários
  1. Erick Oliveira disse:

    Bom dia mano.

    Obrigado por mais uma lição de casa.

    Deus o abençoe.

    Paz 🙂

  2. Di Ferreira disse:

    Olá Zágari!

    Chorei ao ler seu post de hoje.

    Tenho vivido momentos de silêncio. E o Espírito Santo, como sempre, usando irmãos de tão longe para me consolar.
    Obrigada Mauricio Zágari por ser instrumento de benção!

    A Paz de Cristo.

    • Oi, Di,
      .
      Deus seja louvado por ele ter falado ao seu coração por meio do texto, apesar de mim. Siga firma, Jesus ama muito você.
      .
      Abraço carinhosos,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  3. Eliana disse:

    Boa tarde essa palavra é pra mim aconteceu comigo na igreja quem deveria me ajudar me decepcionou e ainda mentiu sobre tudooooo.

    • Oi, Eliana,
      .
      que bom que Deus falou ao teu coração. Ele segue sendo Deus, apesar de nós. Perdoe, é o caminho correto.
      .
      Abraço carinhoso, na paz,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  4. Dalva Loureiro disse:

    Obrigada…precisava desta palavra… Adorei seu livro … Deus te abençoe

  5. Renata disse:

    Boa tarde Mauricio!
    Gostaria de deixar aqui minha gratidão a DEUS por sua vida; pois esse Post, mensagem foi fundamental pra minha vida. Embora passei varias vezes por essas passagens biblicas e com certeza hoje surtiu efeito. Como é bom termos um amigo tão leal e verdadeiro e sabemos que podemos contar com ELE…nosso doce ESPIRITO SANTO.
    Que DEUS continue abençoando sua vida com todas as sortes de bençãos, e usando cada vez mais sua vida commensagens para os coraçoes que sofrem.
    Grande abraço e PAZ do SENHOR JESUS
    REnata

    • Oi, Renata, tudo bem?
      .
      Obrigado pelas palavras carinhosas. Louvo a Deus por ele ter falado ao seu coração por meio do texto, ele é bom.
      .
      Abraço fraterno, no amor do nosso Mestre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  6. Cristiane disse:

    Oi Maurício, como é bom poder ter você ‘por perto’… Desde quando comecei nessa minha nova jornada tenho pedido a Deus um anjo ao meu lado foi minha amiga me presenteou com um dos seus livros. Gostaria que você soubesse o quão bom é tê-lo perto seja em livro ou através do seu blog que tem confortado muitiiiissimo meu coração. Muitas das orações ou perguntas que faço encontro aqui em posts seus embasados na palavra de Deus. Chego a ter saudades do tempo em que eu não o conhecia. Você é uma pessoa realmente inspirada por Deus. Vou escrevê-lo por email não esqueci, tenho muito a resolver ainda por aqui mas me pego escrevendo a você mentalmente. Ainda não sei por onde começar. Que o Senhor te dê ainda mais inspirações para que o reino alcance ainda mais vidas. Obrigada meu querido por ser tão humano e por esse dom de colocar em palavras sentimentos tão genuínos a nós seres mortais e assim nos mostrar que existe uma luz no fim do túnel. Você é uma benção.
    Cristianex.

    • Oi, Cristiane, tudo bem? Espero que você esteja com saúde e em paz,
      .
      fico feliz por poder abençoá-la de algum modo. É graça de Deus em sua vida e não mérito meu, pode ter certeza. Sou bastante imperfeito e cheio de pecados e falhas, mas me esforço. Há sim, luz no fim do túnel e o nome dela é Cristo. Apegue-se a ele, que é o grande abençoador!
      .
      Com carinho e orações, teu mano,
      mz

  7. Fernanda disse:

    Obrigada pelo texto Maurício. Como precisamos aprender a nos silenciar irmão. Um dia desses escorreguei feio nesse quesito e me sinto envergonhada ao dizer. Mas fato é que eu não vigiei minha boca e falei de uma pessoa que tanto amo. Depois que falei me senti um lixo, uma idiota, uma traíra e muito mais. Lembrei-me desse versículo de Tiago e meditei. Pedi perdão pra Deus. Estou TENTANDO ser tardia para falar, para opinar…tentando! Que Deus nos ajude!

  8. NOEME DE JESUS ALMEIDA SANTANA disse:

    B dia Mauricio
    Que a graça e a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus, seja com você e sua família!
    Muitíssimo abençoador seu post irmão,
    Noeme

  9. Greize disse:

    Bom dia!!Um text para ser lido assim que acordar todos os dias para enfrentar os males nossos e do mundo.Eu devia ter lido ele antes pois irei , mas me contive no falar..Deus abençoe ricamente sua vida e família.

  10. Nalda Borges disse:

    Não Poderia deixar de te parabenizar como mais um post
    Hoje era tudo o que eu precisava ler, Estava com imensa vontade de falar muitas coisas triste “Jogar na cara” Para minha irmã que esta fazendo coisas erradas… Mais louvo a Deus por essa palavra maravilhosa. “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Já li outras vezes essa palavra, mais jamais interpretada com tamanha grandeza. Enfim Obrigado Mauricio que Jesus te enriqueça cada dia mais de sabedoria.

    • Oi, Nalda,
      .
      fico feliz de ver sua maturidade espiritual. Siga nesse caminho, que é estreito, mas é o único.
      .
      Abraço fraterno, na paz do Mestre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s