parasita 1Todos já fizemos a oração que o Senhor nos ensinou, conhecida como “o pai-nosso”. Logo, já pedimos muitas e muitas vezes: “Livra-nos do mal” (Mt 6.13). Diga-me se estou errado, mas acredito que, na esmagadora maioria das vezes, quando você faz esse pedido a Deus, é numa referência a males externos. Assim, rogamos ao Senhor que nos livre de coisas como acidentes, assaltos, ataques, maledicências, doenças, más influências, forças espirituais da maldade, violência e outras semelhantes. No entanto, nenhum desses males é tão destrutivo quanto os que nos acometem interiormente: pensamentos poluídos, ódio, arrogância, inveja, egoísmo, cobiça, desamor, vaidade… pecados, enfim. Nada que venha de fora é tão avassalador quanto o mal que habita em nós.
.
Se eu pedir para você completar a seguinte frase, como você completaria? “Eu sou habitação do…”. Por favor, não continue a ler este texto antes de completar essa frase. Completou? “Eu sou habitação do…”? Pronto? Completou? Ok, podemos prosseguir.
.
Eu estaria certo se achasse que você disse “Eu sou habitação do Espírito Santo“? Bem, se você respondeu isso, está certíssimo. Porém, é uma resposta incompleta. Veja o que Paulo escreveu: “Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.” (Rm 7.16-20).
.
Interessante. Nessa passagem, Paulo – apóstolo de Cristo, convertido, salvo, crente, santo, justificado, regenerado, adotado por Deus como filho – admite que nele habita… pecado. Então, biblicamente, eu posso afirmar: “Eu sou habitação do Espírito Santo e, também, do pecado”. Que complicado…
.
parasita 2Sim, eu e você somos morada do Altíssimo e, ao mesmo tempo, de uma natureza pecaminosa que cisma em não nos deixar em paz. E é justamente dessa inclinação inata para fazer o que é mal que devemos pedir que o Senhor nos livre. Os piores pecados de minha vida não foram culpa de ninguém além de mim mesmo. Eu sou o meu maior inimigo. O Diabo não é, até porque eu não sou habitação do Maligno, toda influência que vem das forças espirituais da maldade é externa. Tudo o que ele e seus asseclas fazem é instigar o pecado que indesejavelmente já se encontra em mim, para que me conquiste. E, se eu deixar, é o que vai acontecer, “Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro” (Mt 15.19-20). Meus maiores inimigos não são de fora de mim, são de dentro. Vêm do meu enganoso coração.
.
Temos de empurrar esse inquilino maldito que é o pecado para o quarto dos fundos de nosso ser e permitir que o Espírito Santo tome conta de todos os outros cômodos. E só conseguiremos isso desenvolvendo cada vez mais intimidade com o Criador, mediante um diálogo mais e mais frequente e profundo com ele – diálogo esse que se dá pela oração e o estudo da Bíblia. Não existe fórmula mágica: ou você se aproxima de Deus e achata o pecado que habita em você ou o que te espera pela frente é uma sucessão de quedas.
.
cruz de CristoPai, livra-nos do mal. Esse mal chamado pecado, parasita que vive em nossas entranhas e se alimenta de nossas vontades, nosso ego, nossas vaidades e nossa teimosa autossuficiência. Livra-nos do mal que há em nós, para que o desejo racional de fazer o bem não seja suplantado pelo impulso irracional de fazer o mal. Não é fácil, e o Senhor nunca disse que seria. Mas, se somos fracos, é nessa fraqueza que teu poder se aperfeiçoa. Ajuda-nos. Livra-nos. Amém.
.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >
.
O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da livraria Saraiva

Perdaototal_Banner Blog Apenas

Anúncios
comentários
  1. Mariana Senna disse:

    Ótima reflexão. Realmente é um exercício diário, para nós que somos novas criaturas em Cristo.
    Boa semana, na providência de Deus e que te abençoe.
    Abraço fraternal em Cristo.

  2. Flavio Barreto disse:

    Graça e Paz meu amigo e irmão Maurício.Gosto muito dos seus comentários sempre lúcidos e esclarecedores e esse artigo não é diferente.O maior inimigo que nós temos somos nós mesmos.Ficamos muito preocupados com o que vem de fora, mas nos esquecemos que o pecado também habita em nós. No livro de Gênesis 4:1, nos alerta que o pecado está escondido, pronto para atacar, mas devemos resisti-lo.O pecado bate a nossa porta diariamente, tentando encontrar um espaço em nossa casa.
    Muito oportuna a sua colocação para mandar embora esse inquilino indesejado!
    Peçamos a Deus que nos livre de todas a tentações, sejam elas internas ou externas.
    Que Deus continue te abençoando cada dia mais !

  3. Nadia Malta disse:

    Livra-nos sim, Senhor, sobretudo, daquele mal disfarçado, que parece bem. Daquele mal travestido de vontades desejos, de hobbies que nos roubam de ti e de tua obra. Em nome de Jesus, Amém!

  4. E eu te agradeço por tudo! No amor de Cristo, um abraço, meu irmão!

  5. anobre77 disse:

    Olá mano.
    Muito interessante… ainda mais quando vejo que muitas coisas más são voluntariamente convidadas e repousar em um quarto limpo e adornado …. e isso esmaga algumas esperanças … ou muitas …. navegar é preciso, mas continuar quando vemos o porto tão distante por vezes me desanima … acho que viver é a coisa mais complicada que existe não é?

    • Oi, Alexandre, tudo joia?
      .
      Jesus nunca prometeu uma jornada fácil, querido. Viver é complicado, mas é o que temos. O consolo é que o que é perfeito virá, fique tranquilo. 🙂
      .
      Abraço, na paz,
      mz

  6. Elizabeth disse:

    Não entendi porque para o quarto dos fundos e não para fora?

    • Oi, Elizabeth,
      .
      pois a natureza pecaminosa jamais será extirpada de nós enquanto ocuparmos este corpo carnal, como Paulo deixa claro. Enquanto vivemos, temos em nós a inclinação para o mal. O que podemos fazer é esmaga-la e subjuga-la, no poder do Espírito. Mas eliminá-la completamente é impossível.
      .
      Abraço fraterno, na paz,
      mz

  7. Muito bom o texto, enquanto estivermos nesse corpo, o pecado ainda habitará em nós. Mas o Espírito Santo precisa ter maior domínio nesse corpo.

  8. Heverton Prado disse:

    Magníficas palavras: Não existe fórmula mágica: “ou você se aproxima de Deus e achata o pecado que habita em você ou o que te espera pela frente é uma sucessão de quedas”. O que é mais perigoso para nós é o resíduo( ou como disse John Owen a lei do pecado que abita em nós) do pecado em nosso interior; inclinando constantemente para fazermos o que não é agradável a Deus. acredito assim como Owen que o maior problema de nós cristãos hoje seja a carência de saber lidar com o pecado interior. Uma exposição detalhada sobre esse assunto está no livro: Como vencer o pecado e a tentação de John Owen…

  9. Jacy disse:

    Amém!

    Abraço, maninho! 🙂

  10. Alexsander Silva disse:

    AmémObrigado irmão, suas palavras, vem cheia do Espirito Santo, muito obrigado! Por gastar seu tempo na obra do SenhorDeus te abençoe

    Alexsander

  11. Fernanda disse:

    Nossa Maurício, que texto! Obrigada! Como gostamos de culpar os outros pelos os nossos erros e quedas! Como gostamos de nos justificar! Como gostamos de nos isentar! E esquecemos que é dentro de nós que procedem toda maldade. E o mais complexo e extraordinário de tudo é saber que somos habitação do Espírito Santo! Deus te abençoe mano bjs!

    • Oi, Fernanda,
      .
      fico feliz que essa percepção tenha te levado à reflexão. Louvo a Deus por isso.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  12. Rosana disse:

    “Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”
    Lucas 11:11-13

    “Por que me chamais bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus”
    Lucas 18:19

    Gosto muito do seu blog

    Deus abençoe

    Paz de Deus!

  13. A paz do Senhor Amado Maurício…

    Sempre acompanho seus textos e muitos deles tem feito parte de citações em minhas ministrações nas igrejas que prego.

    Que Deus, através do seu Santo Espírito continue a incentivar e preencher seu coração com palavras tão edificadoras e exortativas como essas.

    Só me assustei com imagem inicial… rsrs… Mas vale pelo impacto que causa… rs

    Abraço fraternal em Cristo e um grande beijo no coração querido irmão.

    Ev. Paulo Trindade – Guarulhos – SP

    • Olá, Paulo, tudo em paz?
      .
      Fico feliz por poder contribuir com teu ministério, meu irmão. Penso que a imagem inicial representa bem a feiúra do pecado que habita em nós. Se nos assustássemos assim com nossas transgressões as praticaríamos muito menos, não é? rs
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  14. Mariana Dias disse:

    Mauricio, parabéns pelo seu blog, sempre que posso acesso.
    Já comentei aqui algumas vezes,e inclusive você me ajudou em uma delas. Ah como eu preciso pedir diariamente que Deus me livre de mim mesma. Mas saber que do nosso coração procede maus pensamentos e tantas outras coisas e que nossa natureza é pecaminosa, mas ainda assim Deus quis habitar em mim, é lindo, é graça e é amor.
    Deus te abençoe.

    • Oi, Mariana,
      .
      obrigado por suas palavras tão gentis, mana. Fico feliz que você enxergue a beleza que há em cada ação do Senhor.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  15. alciane disse:

    vc está sabendo sobre CERN e 23 de setembro de 2015? estava lendo sobre isso na internet e fiquei confusa, vc sabe alguma coisa a respeito. Obrigada

  16. Greize disse:

    Texto forte ,a imagem me fez refletir mais ainda!!Aliás está me fazendo reler,mais vezes!

  17. Patricia Galíz disse:

    Mauricio, boa noite, hoje comecei a lêr o seu livro Perdão Total, peço ao Espirito Santo que esse livro me ajude a perdoar a mem mesma e aos outros, porque ja não suporto mais tanta amaergura na minha vida, vivo de mau humor, brigo otempo todo e acho que os outros são os culpados das minhas frustrações, brigo o tempo todo, fico de mau com as pessoas, nem eu mesma estou me aguentando, tenho chorado muito porque nào queria ser assim, sou agressiva, sarcástica assim como você falou no seu post, Deus me ajude a mudar esta situação, comprei seu livro já faz tempo e hoje me lembrei que estava na estante…..então o peguei e aqui estou, Deus te abençõe….

  18. mestanqueiro disse:

    Excelente artigo!
    Sabemos disso tudo, mas sempre é bom quem nos lembre, pois a eterna vigilancia é que nos garante a vitória. Deus te abençoe Maurício!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s