O que fazer quando nossos projetos falham?

Publicado: 15/07/2015 em Amor ao próximo, , Felicidade, Pessoal
Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

fracasso-produto-artigoTodos nós fazemos planos. Temos vontades, elaboramos propósitos, traçamos caminhos, sonhamos. Porém, muitas e muitas vezes o que almejamos realizar não dá certo. Fracassa. O que fazer nessa hora? Como devemos nos comportar se isso acontece? Acredito que, nesses momentos, devemos buscar o Senhor em oração e estudo da Palavra, pois, se nossos projetos estiverem em desacordo com a soberana vontade de Deus, naturalmente fracassarão. Nesse caso, o que devemos fazer é abandonar o projeto que elaboramos, deixar para lá, descartar. Partir para outra. Mas, se percebermos que nossos projetos fazem sentido à luz das Escrituras, se eles se encaixam no que é bíblico, nesse caso precisamos perseverar, insistir, persistir. Então, na verdade, a grande dúvida diante do fracasso é: persistir ou desistir?

Tenho visto o mundo ao meu redor ser dominado por tristeza, dificuldades, reclamações, crise. O Brasil vive momentos difíceis e tenho percebido a infelicidade dominar em graus diferentes muitas e muitas pessoas. Você também percebe isso? Amigos estão perdendo o emprego. Casamentos estão acabando. Depressão domina muita gente. Irmãos divergem rancorosamente de irmãos por bobagens teológicas. Nas redes sociais, lamentavelmente prevalece a acusação, a espinafração, a ira, a maldade, a feiúra. Os corações me parecem estar pesados, carregados. Vejo muita falta de alegria. Você também vê o que eu vejo?

Semana passada, por causa dessa percepção, fiz um convite aqui pelo APENAS: propus que cada leitor,  ao longo da hora seguinte à leitura do texto, alegrasse uma pessoa. Só uma. Umazinha. Com um pequeno gesto, uma palavra, um favor, qualquer coisa. Acreditei que seria bonito contribuirmos para disseminar um pouco de uma das virtudes do fruto do Espírito para nosso próximo, a alegria. E pedi que aqueles que topassem fazer isso compartilhassem no espaço de comentários do blog, em poucas palavras, aquilo que fizeram e o que seu gesto gerou. Também estimulei que os irmãos e as irmãs que recebem os posts por e-mail repassassem o desafio a seus conhecidos. Pelas minhas contas, alguns milhares de pessoas seriam abençoadas com esse simples gesto.

Pierrot 2Esperei. E, de todos os muitos testemunhos que eu tinha a esperança de ler, ao final de alguns dias sabe quantos relatos havia? Um. Só. Se somarmos os comentários do APENAS com os irmãos do Facebook que disseram ter topado a proposta, não houve nem cinco adesões. Evidentemente, jamais esperei que todos aceitassem. Na verdade, ninguém em absoluto era obrigado a fazer nada do que eu propus, seria uma adesão voluntária, de quem comprasse a ideia e resolvesse fazer um pequeno gesto para deixar o mundo um tiquinho mais alegre. Mas não vou negar: fiquei triste com o estrondoso fracasso do meu plano. E aí, persistir ou desistir?

Algum projeto seu já fracassou? Bem, o meu sim. Meu plano fracassou monumentalmente. Mas ainda tenho uma centelha de esperança de que o que propus esteja em sintonia com a vontade divina e, por isso, persistirei. Assim, quero requentar minha proposta do último post. Se você desejar, ao longo da próxima hora, alegre um coração. Estimule outras pessoas a fazer o mesmo. Vamos ver onde isso vai dar. E, se fizer, peço que não deixe de compartilhar nos comentários deste post, nem que seja dizendo “eu alegrei um coração”.  Só isso, não precisa de mais nada.

O fracasso do meu post? É apenas um entre tantos e tantos exemplos. Não desista dos seus planos, meu irmão, minha irmã. Persista. Persevere. Se tudo indicar que o plano nasceu do coração do homem e não no de Deus, aí sim o abandone. Mas, se não, vá em frente, recolha os caquinhos e faça algo novo. Se for um projeto segundo a vontade de Deus, pode acreditar: valerá a pena. E algo belo e novo brotará sobre a terra.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

.
O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da livraria Saraiva

Perdaototal_Banner Blog Apenas

 

comentários
  1. Tatiana disse:

    Bom dia Mauricio!

    Eu aderi ao seu plano sim, só não comentei aqui no blog.

    Repassei o e-mail para vários amigos.

    Aqui no trabalho fiz um mimo para minhas colegas com doces que elas gostam muito e elas ficaram muito felizes e satisfeitas.

    Um abraço

    Tatiana

    • Obrigado, Tatiana, por ser um instrumento da graça celestial neste mundo tão cinzento. E obrigado por compartilhar. 🙂
      .
      Abraço fraterno, no amor maior,
      mz
      Facebook.com/mauriciozagariescritor

  2. Linajanne disse:

    Querido Zágari, bom dia! Sabe o que achei da sua proposta? De uma beleza e uma simplicidade incríveis. Até, diria, divinas! O mundo está NECESSITADO de mais amor, carinho, compreensão…e por que não felicidade? Mas quando digo o “mundo”, também quero dizer o meu/minha irmão/irmã que está ao meu lado diariamente. Obrigada por me lembrar que eu posso fazer a diferença! É algo muito simples, porém de fácil esquecimento. Tentei alegrar o dia de alguns amigos que estão passando por dificuldades no momento. É incrível com um simples “lembrei-me de você, amigo”, “eu te amo, amigo”, “Deus está contigo, amigo”, pode transformar o dia de alguém! Obrigada! Que Deus te abençoe!

    • Oi, Linajanne,
      .
      obrigado por abraçar a ideia e levar um pouco mais da alegria divina a este mundo. Não é preciso muito para transformar uma vida, basta olhar para ela. Quando alguém se vê percebido e querido isso faz toda a diferença.
      .
      Abraço fraterno, Deus te abençoe mais e mais,
      mz
      Facebook.com/mauriciozagariescritor

  3. Carlos Alberto De Toledfo disse:

    Carlos.toledo@caixa.gov.br 

    Enviado do Yahoo Mail no Android

  4. Pâmela F. Cyrino disse:

    Graça e paz, Maurício e muito bom dia.
    Sempre acompanho seu blog, já tem por volta de 5 anos que leio e compartilho de diversas reflexões suas.
    NUNCA cheguei a comentar aqui rs.
    Mas hoje precisei…
    Antes de ler este post em meu email, resolvi enviar um email a uma amiga com a qual eu não tenho mais muito contato, ontem, conversamos bastante por email e hoje me bateu a saudade de quando nos falávamos todos os dias.
    Mas na verdade pensei em enviar um email pra ela desejando um bom dia, para surpreendê-la. Hoje meu coração está muito triste, e queria ter recebido de alguém, inesperadamente o que eu fiz com ela.
    E por incrível que pareça, logo após decidi ler o post. Fiquei boquiaberta. rsrs
    Pois em segundos que enviei o email à minha amiga, ela respondeu dizendo: “Oiii bom diaaaa que coisa boa receber um e-mail logo cedo assim … Lindo dia pra vc tb ….”
    Aquilo me fez sentir bem por algum tempo e refletir sobre isso.
    Eu fiz algo que queria que alguém fizesse por mim. E fiz pensando em alegrar o coração dela, assim como eu queria que alguém alegrasse o meu. (meio egoísta, né?)
    Mas na verdade, no momento em que ela me deu uma resposta ao meu email, ela me surpreendeu. E com isso fez com que o MEU coração se alegrasse…
    Confesso que não foi uma alegria que mudasse todo o meu dia. Mas tenho certeza que ao longo dele, fará a diferença.
    Quero agradecer a você por compartlhar de reflexões e ensinamentos que vc tem com o Senhor.
    Elas são muito edificantes e já fizeram uma diferença enorme em minha vida.
    Deus o abençoe, cada dia mais.

    • Oi, Pâmela, tudo bem?
      .
      Antes de qualquer coisa, permita-me te dizer como o que você escreveu alegrou o meu dia e desejar que, seja qual for o motivo da sua tristeza, que você encontre paz o mais rápido possível.
      .
      Alegria é uma das virtudes do fruto do Espírito. E frutos carregam sementes: assim que um termina, a semente cai na terra e gera novos frutos. Assim é quando levamos a quem precisa a alegria, ela se multiplica, contagia, vai e volta e torna o mundo um lugar melhor. Obrigado por ter posto um sorriso no rosto de alguém. Agradeço a Deus pelo sorriso que ele pôs no teu rosto. E não precisa agradecer, se escrevo é para alegrar o coração de Deus e do meu próximo. Passemos adiante.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  5. Elisandra disse:

    Zágari, ontem quando fui dormir pedi a Deus uma resposta para uma situação que estou vivendo. Persistir ou desistir? Ao abrir meu email há pouco encontrei uma pergunta que responde exatamente o que perguntei ao Senhor ontem e Ele foi claro. Se há algo em discordância com a palavra, desista. Uau! Como Deus pode ser tão específico?

    Você, caro Zágari, alegrou o meu dia. E sim, em suas sábias palavras trouxe luz ao meu coração, obrigada.

    E sim, aceitei o desafio e fui alegrar o coração de algumas pessoas. Precisamos amar mais e DEMONSTRAR este amor. Não apenas de palavras, mas, com gestos.

    Fecho meu comentário agradecendo a Deus pela sua vida. Admiro seu trabalho e compromisso com o Reino! Shalom!

    • Oi, Elis, tudo bem?
      .
      Obrigado, muito obrigado por ter posto sorrisos no rosto de vidas preciosas. Não esperaria algo diferente de alguém precioso como você. Louvo a Deus por ele ter respondido tuas perguntas por meio do que escrevi, ele é bom, cuida de nós e usa até canos enferrujados como eu para levar a água da vida. Sou grato a ele por isso.
      .
      Um abraço, minha amiga, Jesus siga iluminando a tua estrada e abençoando seus dias,
      mz

      • Aline Lins disse:

        Aproveitando o comentário da irmã aí, quero compartilhar que Deus também falou comigo através da sua publicação, de modo que se nossos planos estão em concordância com a Palavra devemos persistir! Uau, glória Deus. Tenho um sonho que demanda muito esforço e por vezes, o medo e ansiedade falam tão alto em meu coração, me fazendo desanimar!! Mas glória a Deus pela mensagem, me fez lembrar sobre a parábola dos talentos que nos fala claramente que devemos corresponder positivamente aos dons e capacidades que Deus tem nos dado!

      • Oi, Aline,
        .
        fico muito feliz pela tua percepção, mana. Passe adiante!
        .
        Abraço fraterno, no amor de Cristo,
        mz
        facebook.com/mauriciozagariescritor

  6. Aline Lins disse:

    As vezes com a correria de todos os dias deixo de acompanhar suas publicações, mas sempre que consigo, elas me confrontam e ao mesmo tempo consolam, de fato são muito abençoadas!!! Tirei um tempo agora da manha pra dividir alegria e esperança com umas amigas, reafirmando a nossa capacidade de realizar os nossos sonhos que nasceram no coração de Deus, desde que haja fé, persistência e disciplina. Deus abençoe você e sua família!

    • Oi, Aline,
      .
      que belo gesto, obrigado por ter embelezado o mundo com seu ato, mana. Deus siga te abençoando.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  7. Jacy disse:

    A paz, Maurício!

    Querido, desde quando li o post “O que você tem feito para tornar o mundo um lugar mais alegre?” que tenho tentado perceber o que posso fazer pra alegrar alguém, pra demonstrar o amor de Cristo. Foi muito impactante sua proposta. De fato, não comentei aqui no blog e nem repassei o e-mail. Fiquei imaginando como escreveria, poderia ter sido simplesmente “eu alegrei um coração.” rsrs.
    Persista. Não desista. Se notares, alguns irmãos, como eu, só esqueceram de registrar nos comentários. Mas seu plano lançou sementes. Estão germinando. Frutificando agora. rs
    Persista. É realmente importante vir aqui e compartilhar cada experiência pessoal, pois isso dá ânimo e coragem pra outras pessoas fazerem o mesmo e também comentarem, e fazerem, e comentarem, e fazerem…
    Ontem me alegrei muito ao receber os 02 exemplares de “O fim do sofrimento” que havia encomendado. Espero pelos próximos dias alegrar o coração de alguém com este presente.

    Você, Maurício, alegra o coração de muito gente, tenha certeza.

    Deus te abençoe.

    • Oi, Jacy, tudo joia?
      .
      A minha esperança é essa, mana, que as sementes germinem e gerem novas sementes, e assim por diante.
      .
      Peço a Deus que a leitura do “O fim do sofrimento” seja edificante para você e para quem for presentear.
      .
      Abraço fraterno, obrigado pelas palavras que alegram o coração,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  8. Solange Vieira disse:

    OLá Mauricio
    Aceito desafio, escrevi uma declaração de amor para minha filha,demonstrando o quanto ela é importante, e essencial, e automaticamente recebi de volta todo amor que dei.
    Como não percebemos em nosso dia a dia, a diferença que faz pequenos gestos, verdade que
    ela até se assustou com esse ato. Mas me deixou muito feliz.
    Abraços.

  9. Eduardo Amaral disse:

    Bom dia, Zágari!!!
    Nesse intento de espalhar alegria, o que fiz foi um momento “Pra descontrair” com minha namorada. Ela faz faculdade fora, está longe de toda a família e a pressão da faculdade e da colega de quitinete que estava passando por maus bocados muitas vezes debilita ela bem… Sempre dou o apoio que posso, mesmo estando longe. Mas mandei algumas piadinhas pra ela pela internet, lemos juntos (por telefone) e rimos bastante!!! Penso que isso seja bom pelo menos para dar uma aliviada…
    É isso aí. Aliás, me desculpe! Fiz isso desde o seu post passado, mas não voltei para contar…
    Forte Abraço!!!

    • Oi, Eduardo, tudo bem?
      .
      Que bacana, seu gesto mostra que não precisamos de grandes atitudes para provocar grandes benefícios. Basta estender um sorriso, afeto, um carinho ou uma piada. O que importa é que sua namorada viu que você se importa. Isso é importante. Obrigado por compartilhar, mano.
      .
      Grande abraço, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  10. Adriele disse:

    Meu coração foi alegrado por alguém que leu o post anterior!

  11. Cíntia Kloster disse:

    Olá Maurício,

    Leio sempre os seus post, e eles tem me ajudado muito, com sua linguagem clara e objetiva ajuda-me bastante no momento em que vou compartilhar o que li.
    Quanto ao desafio proposto, eu realizei e com êxito, mais essa é a primeira vez que comento aqui pois não tenho esse hábito devido a correria do dia a dia, mais é simplesmente maravilhoso alegrar o coração de alguém e as pessoas estão tão precisadas de momentos alegres, que as confortem pra nunca desistir.
    Obrigada, sua iniciativa com certeza vem do coração de Deus!
    Que Deus te abênçõe cada dia dia mais te dando sempre novas inspirações pra compartilhar conosco.

    • Oi, Cíntia, tudo bem?
      .
      Muito obrigado por ter alegrado um coração e também o meu com suas palavras tão cheias de graça. Você certamente fez a diferença! Continue passando adiante.
      .
      Bênçãos em dobro sobre ti, no amor do nosso Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  12. Flavia Torres disse:

    Paz de Jesus meu querido Maurício, Tentei comentar sobre o seu desafio no blog mas não consegui….quero dizer que VC já alegrou o meu dia com esta leitura abençoada….e sempre que posso procuro fazer o mesmo a alguém….Deus é amor e dizer que somos seus filhos e mais do que isso, seus adoradores…nos faz (ou ao menos deveria fazer) disseminadores desse sentimento. Que possamos a cada dia aprender a amar mais e que a partir daí as pessoas possam ver em nós um pouquinho da imagem do nosso Pai refletida. Deus te abênçõe, ABS Flavia

    • Oi, Flavia, a paz,
      .
      amém, querida irmã, fico feliz que você tenha essas percepções. Passe adiante!
      .
      Abraço carinhoso, no amor do amoroso Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  13. Leroy disse:

    Olá mz eu sei que n tem nada a ver com o post mas eu gostaria de perguntar: vc ja falou em linguas estranhas.
    E ja passou por frieza espiritual ?Se sim , pode fazer um post falando de como foi na sua experiência?
    Eu li no seu livro um capitulo que fala um pouco sobre , mas gostaria de saber como foi ( se foi ) com vc isso e como acabou.
    Abraço.

    • Oi, Leroy,
      .
      sim, já passei por frieza espiritual. É um excelente tema para um post, vou refletir e orar e possivelmente escrever sobre o assunto, obrigado pela sugestão. Sobre falar em outras línguas, sim, eu falo.
      .
      Abraço, Deus o abençoe muito,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      • Leroy disse:

        Obrigado por responder Mauricio .
        Mas como é o falar em línguas? tipo vc pode falar quando quiser ou vc é induzido a falar ? qual a sensação ?É só durante as orações?
        Desculpa , mas eu fiquei curioso .

      • Leroy,
        .
        não falamos quando queremos, é uma manifestação sobrenatural que ocorre quando nos ligamos ao Senhor. Não há “sensação”, ficamos plenamente no controle de nossa razão, não é como “incorporar” algo. Simplesmente palavras brotam em nossos lábios e somos conduzidos a enuncia-las. É difícil de explicar com precisão, seria como você me pedir para explicar “como é nascer a barba” se você é uma mulher. Assim como a barba simplesmente nasce, o falar em outras línguas, como legítimo dom de Deus, é algo que ocorre sob controle do Senhor e que serve para edificação pessoal, edificação da comunidade quando há interpretação ou como um sinal para os incrédulos. Não é algo que deva tirar nosso sono nem tomar muito do nosso tempo, viva uma vida com Deus, produza o fruto do Espírito e, se aprouver ao Senhor que um dia isso ocorra com você, será natural.
        .
        Um abraço, mano, na paz de Cristo,
        mz

  14. Fernanda disse:

    Boa noite Mauricio.Queremos que as pessoas se lembrem de nós, nos faça um bem, nos alegre, nos visite, nos ame, nos presenteie, no entenda, nos acolha, nos perdoa etc, etc, etc. e nós? Será que temos feito isso? Essa é a proposta do seu texto. A sua ideia é linda, maravilhosa e bíblica. Ontem eu e uma amiga fomos visitar uma outra amiga que estará se submetendo a uma cirurgia. Conversamos um pouco, lemos o Salmos 121 e oramos com ela. Ela ficou muito feliz e nos agradeceu muito por isso. Aí eu pensei: “Meu Deus não fiz nada de mais. Fiz o que deveria ter feito.” Mas quantas e quantas vezes não fazemos? Quantas vezes eu não faço? Que Deus tenha misericórdia de nós e nos faça lembrar e querer a fazer o bem hoje e sempre!

    • Olá, Fernanda,
      .
      que maravilha é ver que você alcançou essa percepção! Peço a Deus que o teu ato de levar alegria ao próximo, tão fácil e simples, não se restrinja a uma atitude isolada, mas se torne um estilo de vida. Obrigado por compartilhar, passe adiante!
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  15. Rosenilda Farias disse:

    BOA NOITE VENHO ATRAVÉS DESTE TE AGRADECER POIS CADA NOVO POST EU ME SINTO MAIS PREENCHIDA E MUITOS DELES TEM ME AJUDADO MUITO,SOU LIDER DAS MENSAGEIRA DOS REIS E ESSES POST TEM ME AJUDADO A ACONSELHAR MINHAS MENINAS QUE DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR TENHO ORADO PELA A SUA VIDA .

    UM ABRAÇO ROSENILDA FARIAS Date: Wed, 15 Jul 2015 10:00:44 +0000 To: rosenildafarias2013@outlook.com

    • Oi, Rosenilda,
      .
      que alegria saber disso, minha irmã. Agradeço imensamente a sua intercessão, só Deus sabe o quanto preciso e quão valiosa ela é. Se as Mensageiras do Rei puderem me adotar como motivo de oração constante eu fico muito, muito grato.
      .
      Deus siga a abençoando muito. Um abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  16. RENATA CRISTINA ZANDONÁ disse:

    Boa noite Mauricio!
    É um prazer compartilhar desses momentos, principalmente quando damos ou recebemos alegria. Amo ler suas mensagens, faz bem a alma e ao coração.
    Uma coisa simples mas que também, pra mim é algo importante. Sempre vivi distante de minha mãe, uma senhora de 74 anos, e que agora DEUS me deu a oportunidade de ficar do lado dela qto do meu pai. Hoje, percebi que ela estava com muita dor nos pés e pernas, e conforme a criação dela, não permiti que façam por ela, muito durona ou sente muito constrangida. Mas enfim, resolvi colocar em pratica e dar o primeiro passo. Peguei uma bacia com aguá, vinagre e sal pra tirar o inchaço e a dor, e lavei seus pés, e enxuguei foi qdo me lembrei de Jesus ao lavar os pés dos discipulos. Fiquei feliz demais por isso. E podia ver o alivio em seus olhos e creio também que foi a forma como minha mãe em poucas vezes demonstrar alegria.
    Continue Mauricio com esse projeto, pois creio que DEUS tem honrado vc por essa iniciativa. Vale pena. Que DEUS o abençoe meu irmão.
    Grande abraço,
    Renata

    • Olá, Renata, tudo bem?
      .
      Fico feliz por as reflexões que escrevo alegrarem o seu coração, mana, agradeço a Deus por isso.
      .
      Renata… que atitude linda você teve! Confesso que me emocionei lendo o teu gesto de honra e amor por sua mãe. Louvo a Deus por você ter vivido Cristo naquele momento, ali não estavam uma mãe e uma filha, estava o reino de Deus se fazendo presente na terra. Que maravilha. Que lindo. Parabéns. Obrigado por compartilhar, teu relato alegrou minha manhã.
      .
      Obrigado pela oração e o carinho. Deus te abençoe em dobro. No amor dele,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

      • RENATA CRISTINA ZANDONÁ disse:

        Boa tarde Mauricio! Eu quem agradece por fazer parte desse momento.
        Grande abraço, da mana
        Renata

  17. Mauricio, bom dia! Lendo esse post confesso que não entendi o porque que não vi seu desafio anterior. leio todos seus textos e esse passou, infelizmente. Porém em tudo há propositos e nesse post Deus falou muito comigo e cumpri o desafio até mesmo sem perceber. Comprei uma lembrança singela e até barata para uma amiga e pedi que uma pessoa entregasse. Para mim foi um ato simples mas depois da mensagem que recebi dela vi que eu tinha cumprido esse proejeto e de fato alegrada um pouco o dia e o coração de alguem e consequentemente o meu tambem.
    Louvo a Deus pela sua via e seu trabalho, e por conta do seu blog, fui encorajada a criar um blog que já era um plano que por diversas vezes foi deixado para trás.

    • Oi, Daniele, tudo bem?
      .
      Obrigado por compartilhar, mana, a alegria geralmente se encontra em pequenos gestos e não em ações grandiosas. Um sorriso, um carinho, uma palavra, um abraço. Esse era um dos pontos que eu tinha a intenção de levar os manos que leem o blog a perceber: não é preciso fazer muito para alegrar uma vida. Às vezes, para salvar uma vida. Obrigado por ter feito sua amiga sorrir, tenha a certeza que alguém sorriu lá dos céus também. E eu aqui. Viu só, três sorrisos num simples gesto. Talvez alguns anjos tenham sorrido junto…
      .
      Que coisa boa saber que, de algum modo, encorajei você a levar palavras de vida e esperança por meio do seu blog. Continue. Passe adiante. Inspire. Obrigado por isso.
      .
      Um abraço carinhoso, Deus siga te abençoando muito,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  18. Oi, Zágari.

    Confesso que, fui injusto com o escritor que mais leio na literatura cristã. Pois, é muito raro você publicar um novo texto e não realizar a leitura. Óbvio que, por algumas vezes, já aconteceu de não acessar o e-mail, o blog, nem chegar perto das redes sociais e deixá-los passar. Mas, ao retomar o acesso, antes de ler o mais recente, procuro ver o anterior e atualizar-me/edificar-me em suas ilustres publicações vindouras do alto.

    Sim, elas são muito bem vindas em minha vida. Os que me rodeiam uma vez ou outra já me viu proferir seus textos, citar seu nome em algo como referência, vibrar por “ouvir” a voz de Deus através de você, saltar porque publicaste mais um livro e, até ficar amuado porque não conseguir chegar a nenhuma palestra sua para receber os autógrafos.

    Não, não estou em nenhuma hipótese, querendo colocar uma coroa em sua cabeça. Apenas, acho pertinente relatar um pouquinho do quanto você faz parte da vida de outrem. E que, por inúmeras das vezes, não comentamos por timidez, pra não se expor, por Y, por X etc. Após a publicação de “O que fazer quando nossos projetos falham?” fui extremamente provocado a te escrever algo (rsrsrs). Então, não desista! PER-SIS-TA.

    Sim, persista. Finalizando, gostaria de comunicar que, minha ação levando felicidade foi a seguinte: conheço uma jovem que está gestante de 08 meses no qual está inserida em um contexto complicado financeiramente falando. Pois, seu esposo está desempregado e não estão com condições pra nada mesmo! A única coisa que tinham conseguido comprar para a bebê foi o berço, só. Então, vi que de tantas coisas que precisam e pelo curto tempo para o nascimento da bebezinha, o mais “preciso” era um colchão. Assim o fiz! Confesso, até hoje estou com uma sensação de que, quando fazemos alguém feliz, ficamos muito mais. Disseminemos mais práticas felizes!

    Paz do Senhor, cordial abraço.

    • Oi, Rodolfo, tudo bem?
      .
      Imagina, mano, não houve nenhuma injustiça. Obrigado pelo carinho de suas palavras, que nos incentivam a prosseguir escrevendo. Você alegrou meu dia, tenha certeza. E, mano, quero te parabenizar pelo que você fez, que coisa linda e necessária! Você deu alegria a uma família e proporcionou conforto para os primeiros anos de vida de um ser humano, que atitude absolutamente extraordinária! Estou orgulhoso de você, querido, pois abraçou o desafio de modo belíssimo. Que alegria!
      .
      Passe adiante, Rodolfo, e faça dos gestos de amor um hábito, não um momento isolado. Deus se alegrará com isso, mais do que qualquer um.
      Abraço fraterno, no amor do nosso Senhor,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  19. Sara disse:

    Oi Maurício,

    Sempre leio seu blog, mas nunca comentei, mas dessa vez seu pedido mexeu comigo e resolvi escrever para te contar.

    Acho que não fiz lá muita coisa como as pessoas que aqui falaram, mas o que importa é ter feito algo. Tenho uma vida muito corrida no escritório, muito mesmo, São Paulo não dá tempo nem para as pessoas respirarem direito.

    Mas hoje, resolvi abrir mão do meu tempo e ficar conversando com a nossa cuidadora do escritório, a Lu. Ela limpa tudo e todos os dias. Na verdade, é ela que me agrada porque ela sabe que eu não gosto de copo de plástico e ela traz todo dia de manhã meu copo de vidro lavadinho. Só que hoje foi meu dia de agradá-la, e fiquei ali por quase uma hora ouvindo ela falar dos 17 anos que está aqui, como ela com todo o carinho limpa o banheiro das meninas e todas as outras coisas.

    Foi um momento muito especial pra mim e pra ela.

    Obrigada pelo desafio.

    Que Deus abençoe que façamos isso todos os dias.

    Um abraço.

    • Oi, Sara,
      .
      que bela atitude! O que você fez pode parecer pouco para alguns, mas certamente foi importantíssimo para a Lu. Pessoas em trabalhos como o dela costumam passar invisíveis aos olhos dos demais, embora sejam seres humanos, tenham sentimentos e não recebam quase nunca reconhecimento pelo que fazem. Parabéns, foi lindo seu gesto. Passe adiante!
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  20. Nathália Tavares disse:

    Boa tarde, Maurício.
    Eu nunca comentei aqui mas, sempre que posso, leio e compartilho suas reflexões e elas mexem bastante comigo. Contudo, este texto especificamente, além de me fazer refletir, ele me surpreendeu.

    Tive uma semana muito conturbada e triste; com planejamentos fracassados e decepções; e, ao ler o título do seu texto, confesso que esperava ler sobre algo que, ao final, me confortasse e me orientasse, através da Palavra, como prosseguir. Mas esse texto não falou da minha vida especificamente- e de forma egoísta como eu, no fundo, esperava- mas me mostrou o bem que posso fazer ao outro mesmo a minha vida estando um caos. No fim da leitura, vi o quão sou egoísta em, só porque minha vida está conturbada, não quer dizer que não posso transmitir alegria diária e simples às pessoas ao meu redor; e, fazendo isso, eu sou edificada também já que isso é uma vontade e exemplo do nosso Cristo.

    Enfim, ao terminar a leitura às lágrimas, enviei mensagens aos meus amigos e colegas distantes e próximos dizendo duas frases simples porém constando nelas o amor de Deus por nós,pecadores; que o nosso refúgio estar firmado na rocha que é Jesus e que nós somos especiais para Deus e isso já basta.
    Alguns já me responderam e, um em especial, que não vejo ha muito tempo, respondeu: “Poxa, estou emocionado, eu estava orando e abrindo meu coração para Deus sobre coisas bem pessoais .. aí voce me manda essa mensagem para confirmar o amor dele! Pode ter certeza que o Senhor usou a sua vida para isso! Muito obrigado. Veja como apenas uma mensagem faz a diferença.”

    Ou seja, obrigada, Maurício. Você foi o instrumento do nosso Deus e apenas compartilhei a ideia.
    Persistir nos sonhos do Senhor é nosso dever como cristãos e abençoar (com coração abençoador e não egoísta) também! Desculpe pelo texto longo e obrigada novamente.
    A Paz.

    • Oi, Nathália,
      .
      fico feliz por os textos do APENAS falarem ao teu coração, Deus é bom e cuida de nós de modos que nem esperamos.
      Muito me alegro por esse texto em especial ter levado você à ação em prol dos outros, espero que ao mover-se em direção ao próximo, o amor de Deus tenha se movido em direção a você. Você está descobrindo que uma das saídas para as nossas tribulações é agir no sentido de amenizar a dor e o sofrimento dos demais. Tudo se interliga, e o bem que fazemos nos faz bem.
      Oro por você, na esperança de que seus dias se amenizem logo.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  21. Paulo Carvalho disse:

    Eu alegrei não um, mas cinco corações. E, pelo que vi até agora, pelo menos três deles se dispuseram a fazer o mesmo.
    Ainda que muitas vezes as respostas não venham, isso tem grande chance de acontecer porque estamos dispersos, mergulhados em milhares de distrações e no excesso de informações, pelo que acabamos esquecendo de dar retorno.
    Bendito seja Deus pelo seu chamado, meu irmão!
    Bendito, também, por você nos ter alegrado os corações novamente com suas palavras!
    Que Ele o inspire e abençoe ainda muitas vezes mais, para que siga alegrando a tantos com seus dons e seu ministério.
    Louvado seja o Pai pela tua vida.

    • Olá, Paulo,
      .
      que maravilha, mano! Fico muito feliz que tenha abraçado a ideia e passado adiante!
      Obrigado pelas palavras carinhosas e incentivadoras; mais ainda pelas orações, das quais preciso tanto.
      .
      Grande e fraterno abraço, no amor maior,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  22. Rafa disse:

    Socorro eu já não sinto nada… Nem medo nem calor nem fogo não vai dar mais pra chorar nem pra rir. Socorro alguma alma mesmo que penada me entregue suas penas. Socorro alguém me de um coração que esse já não bate nem apanha, por favor alguma emoção pequena qualquer coisa.. Qualquer coisa que se sinta em tanto sentimento deve ter algum que sirva.. Socorro alguma rua que me dê sentido.. Em qualquer cruzamento, acostamento, encruzilhada.. Socorro eu já não sinto nada.

    Essa música me define. Pior do que estar mal é não estar de jeito nenhum. Eh saber que nada mais alegra e nem entristece. Que nada mais ajuda nem atrapalha. É viver como se nada fosse mudar então não tem Pq pensar em ser diferente.
    É simplesmente N questionar nada pois N espera nenhuma resposta. A vida N tem cor, N tem sentido e não tem lógica.
    Quando se perde a dignidade nada mais importa. Vc já N sabe quem vc é e agora tanto faz como vive. O que é ter dignidade? Eu nem me lembro mais. Chego a pensar que a vida é um completo fingimento e nem mesmo vc sabe qual papel vai interpretar amanhã. Vc já vestiu todas as fantasias e máscaras do camarim e nenhuma delas convenceu, ou melhor, venceu.
    E quem sou eu de verdade? Será que em algum momento deixei de atuar e fui eu? E será que eu gostei de ser quem era? Ajude-me a lembrar porque eu N faço ideia de quem sou.
    Já N restam palavras a serem ditas. Não existe no vocabulário nada além daquilo que já foi dito. Nada diferente. Nada que milagrosamente vai me fazer mudar.
    Diante de infinitas possibilidades nenhuma delas me interessa, ou se uma se destaca, não há ânimo para sustentá-la. E eu permaneço e alguma coisa me sustenta, pois se, mesmo N escolhendo viver, ainda vivo, se mesmo sem querer nada, não tenho o poder de decidir nem se quero acordar amanhã e continuar carregando e arrastando esse corpo, fazendo coisas inúteis e sem lógica, o que me faz então viver?? O que me mantém neste estado “vegetativo”?
    Mais do que saber apenas o que me mantém assim, eu gostaria de saber o PORQUÊ. Melhor seria se eu N pensasse então. Se eu N tivesse recebido o “poder” de racionalizar e o “poder” de sentir.
    Quem me fez pensante se esqueceu que me fazer assim poderia me fazer questionar toda a minha existência? E se, eu sou responsável pelo o que penso, mas não fui eu quem me criou, logo, não escolhi as minhas fraquezas, não seria isso injusto? Se eu não pude escolher quem eu sou o porquê então eu tenho que escolher ser de um jeito que eu não consigo ser? Não faz sentido pra mim.
    Oi, vc que me criou, ainda dá tempo de mudar ou vou conviver comigo o resto da vida? E a vida vai demorar muito então? Porque se for pra viver assim não faz sentido. Se for pra viver sem sentir nada eu prefiro não viver.

  23. Paloma de Carvalho S Crapis disse:

    Oi, Maurício!
    Tenho acompanhado seus posts e sido abençoada por meio deles. Que o Senhor continue te dando inspiração, querido irmão!!!
    Bem, sobre a sua proposta de alegrar um coração, acho que tenho feito um esforço nesse sentido. Confesso que na maioria das vezes fracasso. Mas a meu ver, estender a mão para aqueles que estão mais próximos a nós é mais fácil e pode ser um bom começo, por isso meu alvo foi a pessoa que trabalha na minha casa. Foi um pequeno gesto de generosidade, que certamente fez a diferença na vida dela. Um abraço!

    • Oi, Paloma,
      .
      muito obrigado pela sua tão preciosa oração, mana. Sem dúvida, alegrar o coração dessa pessoa foi um gesto bonito. Grandes mudanças começam com pequenas atitudes, não as menospreze jamais.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  24. Reginaldo disse:

    Bom dia Mauricio, na Paz do Senhor Jesus,

    Resolvi fazer um agradinho pra minha esposa, levando o café na cama, coisa simples que já tinha feito, mas fazia tempo. Ela ficou muito feliz e não esperava, me agradeceu com um sorrisão estampado na cara. Acho que o dia dela começou melhor, haha. Continue escrevendo e edificando vidas na graça de Deus, há tempos leio seus textos e tenho enriquecido minha fé. Que o nome do Senhor continue a ser glorificado através da sua vida. Espero que esse comentário possa ter causado alguma alegria em VC também.

    Em Cristo,

    Reginaldo.

    • Causou, Reginaldo, com toda certeza. 🙂
      Parabéns pelo teu gesto, continue praticando ações como essa sempre, se possível diariamente, e você ajudará a construir um mundo mais feliz.
      .
      Abraço, na paz de Cristo,
      nz

  25. Lusmar disse:

    Bom dia Mauricio,
    Tenho acompanhando seus post, mas confesso que as vezes os leio bem depois de publicados…
    Anteontem li por acaso este.
    E foi aniverario de uma amiga (fizemos amizade pela internet – ainda nao ha conheço pessoalmente) ela mora um pouco longe de mim…Eu estou em Minas e ela no Mato Grosso … Mas ela assim como eu tem passado por alguns momentos difíceis. Eu resolvi mandar flores pra ela, lá na cidade dela. Fiz contato com uma floricultura, agendamos a entrega e imagina minha felicidade quando recebi a foto dela com as flores? Chorei. O aniversário foi dela, mas eu fiquei táo feliz por ter levado um poquinho de alegria ao dia dela.
    Amanha meu marido chega de viagem e ja estou pensando em algo pra alegrar a volta dele pra casa.
    Obrigada por incentir-nos a sermos pessoas melhores.

    • Oi, Lusmar,
      .
      você não faz ideia da minha alegria ao ver você fazer gestos tão simples mas tão significativos. Parabéns por abraçar o espírito dessa ideia. Você faz a diferença! Continue nesse ritmo.
      .
      Grande abraço, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  26. […] O que fazer quando nossos projetos falham?. […]

  27. Bruno Saraiva disse:

    Acabei de alegrar um coração e o ambiente de trabalho rsrss
    Dei um pacotinho de bala para uma senhora, ela não quis, mas fui insistente, com uma cara mais sem vergonha do mundo. A situação foi engraçada, geral riu. São 22:50hs, fazer o povo rir quando se tem sono é muito maneiro.
    Taí, curti!!!

    • Excelente, espero que a experiência tenha despertado em ti esse desejo de sempre alegrar o coração do próximo. Parabéns!
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  28. Noeme de Jesus Almeida Santana disse:

    Oi Maurício!
    Q legal ler tantos depoimentos de pessoas q alegraram o dia (ou a noite) do seu próximo, legal mesmo! Fiquei feliz dessa ideia! Deus deve ter sorrido de felicidade! Ah! eu tb tive meu momento ontem de (pelo menos acho eu) ter iluminado o rosto de alguém! Não estava bem c alguém da minha família e ontem a noite pedi perdão a ela! Ela sorriu ficou feliz! E disse q me perdoava! fiquei muito feliz!! Deus constrangeu meu coracao para fazê-lo!! Vou repassar a ideia ! Deus continue a abençoar vc meu irmão!
    A paz!!

    • Oi, Noeme,
      .
      que bom saber que você agiu como Deus nos manda agir. Sempre que fazemos isso, alegramos antes de tudo ao nosso Pai. Que bom que você vai passar a ideia adiante, Deus te abençoe.
      .
      No amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário

