alegria 1Muita gente acha que Deus é uma pessoa carrancuda, de cara fechada, como um gerente estressado e preocupado com a administração dessa grande instituição chamada humanidade. Às vezes ouço como alguns se relacionam com o Senhor e vejo como essa mentalidade é difunda. Tenho a impressão de que ainda hoje carregamos o entendimento que havia na época do Antigo Testamento, de que Deus é somente o temível Senhor dos Exércitos e não o Pai nosso, o Aba, o carinhoso e contente Espírito que é amor. No livro O Fim do Sofrimento, dediquei um capítulo inteiro para mostrar biblicamente que Deus sorri, que é um pessoa alegre; no entanto, tenho visto como essa percepção é rara. Por causa disso, muitos tentam imitar essa imagem soturna do Criador e acabam se tornando indivíduos tensos, densos, rígidos, pesados, sempre com uma nuvem negra sobre a cabeça. Assim, nos tornamos semeadores de dureza e tensão, em vez de propagadores de alegria e felicidade.
.
Entenda que a seriedade de Deus e a alegria dele convivem. Ele não é um ou outro. Ele é ambos. O problema ocorre quando priorizamos um aspecto de sua pessoa em detrimento do outro. O teu Criador é alegre, meu irmão, minha irmã. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (1Ts 1.6). Alegria do Espírito Santo, isto é, alegria que vem do ser divino. A alegria descrita em Neemias 8.10, que é a nossa força. Alegria que brota de Deus e flui para nós: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria… ” (Gl 5.22). Alegria. Fruto do Espírito. Alegria. 
.
Quando compreendemos que Deus é alegre e que seu fruto em nós é alegria, passamos a ver a alegria como padrão divino. Isso quer dizer que temos obrigação de ser alegres o tempo todo? Claro que não, afinal, Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: […] tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria” (Ec 3.1,4). Mas devemos lembrar que Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. […] Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.3,5-6)
alegria 2O mundo é um lugar triste. Vivemos em um ambiente cheio de dor, tristeza, doença, morte, decadência, corrupção. O mundo é um lugar estragado. Culpa de Deus? Não. Culpa nossa, pois deixamos o pecado entrar em nosso coração. Nós estragamos o mundo, eu e você. Deus criou o mundo como um lugar perfeito, o Éden era só alegria, mas com a transgressão tudo entristeceu, sombras cobriram a terra. Será que não deveríamos contribuir para devolver a esse ambiente um pouco daquilo que surrupiamos dele?
.
Recentemente chorei. Assisti em curto espaço de tempo a alguns vídeos que sacudiram meu espírito. Num deles um homem dava dinheiro para um mendigo, que valorizou mais a presença do homem do que o dinheiro que recebeu. No outro, dançarinos iam a um hospital infantil e dançavam para as crianças, o que despertou muitos sorrisos entre os tristes e abatidos. Chorei porque vi aquilo e percebi quão pouco eu faço para levar alegria ao meu próximo.
.
Falamos muito em doar dinheiro, dar roupas e calçados, entregar cestas básicas, fazer caridade material, entregar folhetos. Mas pouco ou nada lembramos de ofertar alegria ao próximo. E isso é um gigantesco desperdício de um aspecto da centelha divina que habita em nós. Façamos aquilo sem deixar de fazer isso.
alegria 4Quero desafiar você. Desafio você a se tornar um semeador de alegria. O que você pode fazer hoje para pôr um sorriso no rosto do próximo? Você seria capaz de, ao longo da próxima hora a partir do momento que ler este texto, fazer algo que venha a alegrar alguém? Você pensará como. Pode ser brincando com uma criança, consolando alguém abatido, contado piadas para quem está oprimido pela chateação do dia a dia, entregando comida ao faminto, dando um abraço em quem menos espera por um gesto de amor. Compartilhar alegria, aliás, é compartilhar amor. Portanto, ao alegrar um coração você estará amando o próximo e, assim, cumprindo  importante mandamento de Deus.
.
Alegre alguém ao longo da próxima hora. Alguém conhecido ou desconhecido, não importa: pessoas que você não conhece carecem tanto de alegria quanto quem é íntimo. Depois, se você aceitar o desafio, eu agradeceria se contasse no espaço de comentário deste post em poucas palavras o que você fez, o que sua atitude gerou no coração do próximo e como isso fez você se sentir. E, ao experimentar a alegria de alegrar, que isso te incentive a continuar distribuindo alegria – a toda hora, a todo dia, constantemente. Hoje, 09/07/2015, este blog tem 3.166 assinantes. O desejo do meu coração seria ver 3.166 comentários relatando como cada um de vocês contribuiu para alegrar uma vida. E, se desejar convidar ou estimular alguém que você conhece a fazer o mesmo, seria lindo ver 6.332 comentários com testemunhos de gente que semeou alegria. E imagine se você e seu conhecido convidassem, cada um, mais uma pessoa a fazer o mesmo, seriam 12.664 pessoas que foram alegradas se simplesmente você levar duas pessoas e o seu convidado levar uma pessoa a distribuir alegria ao longo da próxima hora. E, se pensarmos grande, eu sugeriria que, se você desejar, encaminhe o e-mail com este desafio às pessoas que você conhece, independente da religião de cada uma, e estimule-as a fazer o mesmo. Meu Deus, imagine se cada um abraçasse esta ideia, que mundo mais sorridente ajudaríamos a construir!
alegria 3Jesus te chamou para amar. Para alegrar. Para reproduzir um pouco do Éden neste mundo frio e triste. O que embeleza o mundo, meu irmão, minha irmã, não é só o por do sol, a lua cheia, uma bela paisagem. O que mais embeleza o mundo são sorrisos. Semeie beleza. Semeie alegria. Semeie sorrisos. Semeie amor. Tenho certeza que você consegue. Ao fazer isso, dará a este mundo um pouco daquilo que nos espera na eternidade, onde Deus “lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4). O que haverá? Alegria.
.
Dissemine alegria. E você antecipará neste mundo um pouco do que nos espera no céu. 
.
Paz a todos vocês que estão em Cristo,
.
O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da livraria Saraiva

Perdaototal_Banner Blog Apenas

comentários
  1. Zagari,
    Muito bom o texto de hoje! Eu li o capítulo do teu livro que você fala que Deus sorri e apesar de não acreditar em um Deus “bravo” a sua fala ali não deixou de me impressionar e fiquei muito pensativa sobre para, ao fim, dizer que você estava certo!
    Eu queria partilhar algo que tenho feito que é enviar mensagens de devocional para as pessoas via Whats. Algumas moram bem próximas de mim, já outras estão em outros estados. Eu faço uma introdução sobre o tema, dou um bom dia, em seguida partilho uma mensagem que pode ser um louvor, um texto de algum teólogo, cristão, pastor ou mesmo de devocionais, sempre mensagens com embasamento Bíblico. Alguns respondem com “bom dia” ou “obrigado” ou comentam a mensagem ou agradecem ou simplesmente não respondem. Mas, hoje, recebi uma mensagem muito bacana de uma pessoa próxima de mim dizendo: “Você tá lendo meus pensamentos? ? Falou tudo o que precisava e o que eu estava pensando nessa madrugada”. Qual não foi minha alegria em ler isso! Muito feliz, dei glórias a Deus e disse á pessoa quem eu não, mas Deus, sim, sabia tudo que ela pensava e que agradecesse Ele! Muito bom saber que um Deus onisciente e onipresente sabe de TODAS as coisas e na escolha da mensagem Ele sabia que enviando para aquela pessoa faria toda diferença. Não sei que efeito teve em outras pessoas, porque nem todas verbalizam, mas sei que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Conforme Romanos 8, 28.
    Poderia dizer muitas outras coisas, mas o que eu quero é agradecer.
    Maurício, você também faz a diferença na minha vida com suas postagens, há dias em que elas chegam como a doce e suave voz de um pai cuidadoso e consolador, porque através de você Deus fala aos nossos corações. Seu livro também tem sido benção para minha vida e certamente a de outras pessoas também. Você é um mano afetivo, preocupado com seu semelhante, com visão de reino que usa palavras edificantes para a Glória de Deus.
    Se você gostar deste comentário, terei alegrado, pelo menos, duas pessoas hoje!!!

    • Oi, Naiara, tudo bem?
      .
      Fico muito feliz por “O fim do sofrimento” e as postagens falarem ao teu coração, mana. Muito obrigado por compartilhar, certamente você alegrou a minha alma, tenha certeza disso. Um sorriso pra ti: 🙂
      .
      Abraço alegre, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  2. Aline disse:

    Maurício você não faz ideia do bem que as suas mensagens fazem não só a mim, mas a todos os leitores. Hoje você com certeza proporcionou muitos sorrisos em meio a tantas dificuldades. Toda honra e glória seja dada a Deus pela sua vida, que é um canal abençoador e edificante. Peço ao Senhor em minhas orações que minha vida também sirva não para atrapalhar, prejudicar ou magoar pessoas, mas sim para abençoar, alegrar, servir, afinal é para isso que estamos aqui!!
    Que Deus abençoe você sua família, e continue causando sorrisos!!!!!!

    • Oi, Aline, tudo bem?
      .
      Amém, querida, obrigado pelas palavras gentis e carinhosas. Que sua vida seja um manancial de sorrisos e alegria. Faça valer cada dia.
      .
      Obrigado pela oração, Deus te abençoe muito e mais,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  3. Priscila Fialho disse:

    A Paz Mauricio, tudo bem? Te acompanho há pouco tempo mas as suas postagens sempre me fazem refletir sempre a minha vida. Ao ler suas postagens eu fico muito feliz pois são um ótimo incentivo para mim. Que Deus continue abençoando sua vida, seu ministério e sua família. E que através do seu testemunho, você possa alcançar muitas almas para o Reino do Senhor.

    • Oi, Priscila, a paz,
      .
      fico feliz por poder leva-la à reflexão. Muito obrigado pelo seu carinho, faço minha a sua oração.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  4. Lorem Renally disse:

    Zágari, a paz!

    Texto lindo e edificante.
    Fala exatamente sobre o que eu conversei com uma amiga um dia desses. Ao compartilhar que em um dos momentos mais sombrios aprendi que independente de como eu esteja, vale a pena arrancar um sorriso no rosto do meu próximo, no final das contas nós somos os mais beneficiados e aprendemos a valorizar os momentos mais singelos que a vida pode nos oferecer.

    Que Deus continue o abençoando e capacitando, para transmitir a mensagem que traz esperança, alegria e nos permite sentir o aconchego do colo de Deus.

    • Oi, Lorem, tudo bem?
      .
      Fico feliz que você tenha gostado do texto. Você tem toda razão, fico feliz que pense dessa maneira, o que mostra maturidade espiritual. Muito obrigado pelo carinho de suas palavras e pela oração, fico muito feliz pela sua intercessão. Ah, e da próxima vez que eu for a CG venha falar comigo, hein, não me lembro de ter falado contigo na igreja. 🙂
      .
      Abraço fraterno, no amor do nosso Deus,
      mz

  5. Isac disse:

    Gostaria de compartilhar um telefonema que fiz para uma amiga na qual estava muito aflita. Por bastante problemas familiares, tudo o que ela queria era alguém que a escultasse e pudesse chorar tranquilamente em um ombro, Alguém que junto a ela pudesse meditar nas coisas de DEUS e saber que Nele podemos ter a verdadeira esperança. No final da nossa conversa ela estava bem mais alegre. Parece bem simples, mas é muito difícil no mundo em que vivemos alguém escultar o outro, por isso a importância de poder dar atenção ao próximo. Assim, lembrei desse post que que você compartilhou conosco, Maurício. Tiinha lido dias atrás e resolvi compartilhar com vocês. Deus abençoe a todos!

    • Olá, Isac,
      .
      parabéns pela ação, querido, é no pouco que produzimos o muito. Que sua iniciativa seja constante em sua vida, para levar paz e bom ânimo a todos os que te cercam.
      .
      Abraço, na paz do Mestre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  6. Regina disse:

    Vou repostar um trecho do seu post no instagram e costumo distribuir origamis (tsurus) com uma mensagem de esperança nas ruas.. Hoje o texto será sobre alegria…

  7. Joelly disse:

    Olá Mauricio agradeço a Deus pois a umas duas semanas atras encontrei na internet seu blog , estava desesperada enfrentado uma dificuldade imensa, fazendo tratamento com psicologa e o post que encontrei veio exatamente ao meu encontro ” A mulher Rixosa ” transformou minha vida obrigada , obrigada ,obrigada Deus continue te abençoando.

    • Olá, Joelly,
      .
      fico muito feliz de saber que os textos do blog estão te auxiliando na caminhada. Eu que agradeço pelo carinho.
      .
      Abraço fraterno, na paz,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário

