livro no lixo 1Um livro cristão no lixo é capaz de fazer o quê? Possivelmente você diria que nada, que um livro no lixo é algo inútil, que não abençoa ninguém. E é verdade, pois uma obra literária sem ter quem a leia não passa de papel sem utilidade. Só que ela nunca deixa de ter em si um enorme potencial de transformação de vidas. Passei a última semana em São Paulo, devido a compromissos com a editora Mundo Cristão. Foram dias intensos, cheios de boas notícias e algumas emoções fortes. Uma história que ouvi lá me marcou profundamente. Quem me contou foi meu amigo Marcelo Martins, um dos gerentes da editora, e eu gostaria de compartilhar com você. Ao final deste texto vou relatar uma experiência que vivi e que tem relação com a história.

Marcelo me disse que, algum tempo atrás, a Mundo Cristão recebeu uma mensagem pelo “Fale conosco” de seu website. Era o testemunho de um leitor que gostaria de compartilhar sua história. Esse leitor contou que, tempos antes, estava desiludido com a vida, em crise existencial e pensando em nada menos que cometer suicídio. Foi quando passou ao lado de uma lata de lixo, na rua, e viu que dentro dela havia um livro, sem capa. Apesar de ser uma atitude contrária ao bom senso, ele sentiu vontade de pegar a obra e a levar consigo para ler. Era um exemplar de O Peregrino, de John Bunyan, publicado pela Mundo Cristão. O homem leu aquele livro em estado deplorável e, impactado pela história, não só desistiu de tirar a própria vida como decidiu conhecer Cristo mais profundamente. Ali, graças a um livro sem capa e descartado em um lixo qualquer, aparentemente sem valor algum, uma vida de valor incalculável foi salva da morte e do inferno. Em sua mensagem à editora, aquele homem ofertou palavras de incentivo: “Nunca deixem de publicar, pois o trabalho de vocês salva vidas”.

Não preciso dizer quão enorme é meu amor pelos livros. Já foram publicados seis de minha autoria, trabalho como editor de outros autores e, enquanto Deus quiser e permitir, continuarei pondo no papel aquilo que o Senhor semeia em minha mente e em meu coração. Eu mesmo fui transformado e salvo graças ao poder de um livro, a Bíblia sagrada, e acredito enfaticamente na capacidade que uma obra literária tem de levar conhecimento, crescimento, esperança, transformação e emoções a milhões de pessoas. Peter Cunliffe, um dos fundadores da Mundo Cristão, costuma dizer que “cada livro é um missionário”. Portanto, dar um livro cristão de presente é fazer missões.

Antonio Carlos Costa eu e Ed Rene_100615Por conhecer o poder da literatura, preciso incentivar você: leia bons livros, entre eles obras cristãs. Se não costuma fazê-lo, procure desenvolver o hábito. Não falo isso porque sou escritor e editor, mas me tornei editor e escritor por causa da consciência da importância daquelas letrinhas impressas em papel. Dou um exemplo recente, que mexeu profundamente com minhas emoções: quando estava em São Paulo, mediei um debate entre os pastores Ed René Kivitz e Antônio Carlos Costa, por ocasião do lançamento do livro mais recente de Antônio, intitulado Convulsão protestante, do qual fui editor. O evento aconteceu em um auditório que fica na livraria Saraiva do shopping Center Norte. Assim que cheguei lá, encontrei minha amiga Luciana Nascimento, que trabalha na Mundo Cristão. Ela me puxou e disse que queria me apresentar a uma pessoa. Entramos na livraria e Luciana se aproximou de uma das vendedoras. Dirigiu-se a ela e me apontou.

– Heloisa, este aqui é o Mauricio Zágari, autor do Perdão Total – Um livro para quem não se perdoa e para quem não consegue perdoar.

Eu e Heloisa da Saraiva Center Norte_090615Aquela jovem mulher me viu, veio ao meu encontro e me deu um abraço muito apertado, com os olhos cheios de lágrimas. Fiquei assustado, sem entender direito. Foi quando Heloisa (foto) me contou sua história: disse que vivia uma situação que eticamente não posso dizer qual é, mas, em síntese, tinha a ver com perdoar e se perdoar. E que o Perdão Total havia transformado sua vida. Confesso que fiquei muito emocionado com aquilo e extremamente grato a Deus por ter usado as reflexões que compartilhei no livro para produzir aquele resultado. Detalhe: Heloisa é kardecista.

Isto não é teoria, é fato: livros mudam vidas, e para melhor. Livros nos aproximam de Deus. Tenho visto e vivido essa realidade. Não abra mão do gigantesco privilégio que é a leitura – que nada mais é do que a transmissão de pensamentos e conhecimentos por via escrita. Livros cristãos, então, têm o explosivo potencial de abrir novos e maravilhosos horizontes em sua vida e na daqueles que você ama. Deus te deu a habilidade de ler e tempo para ser investido em leitura. Não desperdice essas grandes dádivas.

Convite Saraiva 180615_QuadradoEu poderia parar o texto aqui, mas peço a sua permissão para aproveitar o assunto e fazer um convite. Soube semana passada, quando estava em São Paulo, que o Perdão Total vai entrar em sua 4a edição, o que mostra que Deus tem abençoado muitas vidas por meio daquilo que ele pôs nas páginas dessa obra (inclusive, 1/3 dos exemplares foram vendidos em livrarias não evangélicas, como Saraiva, Nobel e FNAC). Saber de resultados assim é o incentivo de que preciso para seguir escrevendo aqui no APENAS e a continuar produzindo livros que sirvam de instrumento para o Senhor abençoar e transformar vidas. Acredito firmemente no poder da literatura a serviço do reino de Deus e sempre que possível incentivo a divulgação de obras que contribuam para libertar, sarar e edificar vidas, conduzindo-as mais para perto de Cristo. Por isso quero aproveitar e convidar você, que mora no Rio de Janeiro, a me encontrar na próxima quinta-feira, dia 18/06, às 20h, na livraria Saraiva do shopping Rio Sul, em Botafogo. Lá ocorrerá uma noite de dedicatórias do novo livro de minha autoria, O Fim do Sofrimento – Um livro para quem busca consolo e esperança nos momentos mais sombrios. Será uma oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e conversarmos um pouco. Se você não for do Rio, eu pediria, por favor, que orasse por esse livro, a fim de que ele impacte vidas assim como o Perdão Total e tantas outras obras cristãs têm feito.

Peço a Deus que, caso venham a ler essa obra, você e milhares de pessoas sejam tocados pelo Espírito Santo, assim como ocorreu com Heloisa e aquele homem cuja vida foi salva por meio de um livro sem capa e descartado em uma lata de lixo. Um livro que nada mais era do que um missionário em repouso, esperando para mudar uma vida.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
.
O fim do sofrimento_Banner APENAS
Clicando nas imagens acima e abaixo você vai à loja virtual da livraria Saraiva

Perdaototal_Banner Blog Apenas

Anúncios
comentários
  1. Carolina disse:

    Isso mesmo, MZ, livro é uma conversa de pé de orelha. Transforma. Como professora de geografia vivo isso. Como cristã, sinto isso.
    Por isso tb tenho um hábito, dar meus livros. Claro, tem uns de estimação, mas procuro dá-los, é uma maneira de dizer assim : “que ele continue curando”.
    Aproveito pra dizer que seu “Perdão Total” atravessou o Atlantico. Eu moro na Finlandia e fui presenteada com ele poucos dias antes da minha vinda. bênção.

    Que o Eterno te capacite mais e mais.

    • Oi, Carolina,
      .
      fico muito feliz pela sua percepção e maturidade com relação à literatura. Que alegria saber que o “Perdão Total” edificou a sua vida, minha oração constante é que os livros que escrevo ultrapassem todo e qualquer tipo de barreira para tocar corações e libertar muitos do ressentimento e da culpa. Agradeço demais por compartilhar.
      .
      Deus te abençoe muito nas terras finlandesas e que você seja sal e luz nesse país tão carente do evangelho de Cristo. Abraço fraterno,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  2. Mateus disse:

    Zágari, por coincidência, no último sábado um amigo me emprestou O Peregrino, estou lendo e gostando muito. Eu adoro ler, embora tenho de confessar que luto contra a preguiça quanto à leitura, rs. Mano, cada um tem uma função no Corpo, e você tem exercido a sua. Continue frutificando. Abraço!

    “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
    1 Coríntios 15:58

    • Olá, Mateus,
      .
      fico feliz que esteja lendo esse belo livro. Vença essa preguiça, mano, livros nos fazem crescer, amadurecer e nos ensinam muitíssimo sobre Jesus.
      Obrigado pelas palavras.
      .
      Abraço, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  3. Noeme de Jesus Almeida Santana disse:

    Oi Maurício,
    Lembrei que quando tinha 15 anos de idade, li um livro pequenino chamado “O País que eu mais amo”, de Oswald Smith (acho q já é falecido o autor) o qual fala sobre o céu, nunca esqueci sua leitura,contribuiu para minha decisão ao lado de Cristo, leitura belissíma!!um livro realmente pode salvar uma vida (ou várias)!!

    • Olá, Noeme,
      .
      fico muito feliz pela tua confirmação, mana. Nunca nos esqueçamos das lições que Deus nos ensina por meio de livros escritos sob a direção de Deus. Obrigado por compartilhar!
      .
      Abraço, no amor do nosso Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  4. Jacy disse:

    Olá, querido mano, Maurício!

    Encorajo você a continuar escrevendo, pois a minha vida muito já foi edificada através deste blog e também de seus livros, não canso de lhe dizer isso.

    Que Deus abençoe o evento na livraria Saraiva, no Rio de Janeiro, e tenho esperança que um dia você venha aqui em São Luís/MA, para divulgar suas obras e conhecer seus irmãos destas bandas de cá. rsrs

    Paz.

    • Muito obrigado, Jacy! Agradeço de coração o incentivo, você é uma bênção.
      .
      Agradeço também pela oração. Quem sabe não surge oportunidade de ir a São Luís, não é? Em outubro estarei numa conferência em Teresina, quem sabe em breve não ocorre algo no Maranhão, não é?
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  5. Jacy disse:

    Que benção, Maurício! Teresina é mais perto daqui! rs Nos informe os detalhes deste evento!

    Quem sabe, né? Se estiver nos planos Dele, ninguém pode impedir!

    Abraços.

  6. Tremaine disse:

    Olá Maurício , estou com uma dúvida e gostaria que vc me ajudasse se possivel.
    Muito se fala sobre termos que “deixar Deus trabalhar na nossa vida” .” Deus tem um propósito maravilhoso pra vc , mas vc tem que deixar Deus agir”.” Tem que deixar o Espírito Santo trabalhar”.
    Eu queria saber se é assim que funciona mesmo , pq pra mim n faz muito sentido permitir Deus fazer alguma coisa , ainda que seja na minha vida. O que vc acha sobre isso?

    • Mano,
      .
      Deus é soberano, ele age conforme quer. Ele manda, nós não. O que acredito que essas frases querem dizer é que você precisa manter uma posição de santidade e obediência. Fora disso, não vejo sentido.
      .
      Abraço, na paz,
      mz

  7. Ediná disse:

    Boa noite Mauricio, como vai?
    Você é um instrumento precioso para Deus, pois Ele tem te inspirado para escrever sobre assuntos prioritários á nossa fé e isso tem ajudado muita gente: Cristãos e não cristãos.
    Deus é Soberano sobre todas as coisas. Veja só, O Peregrino de John Bunyan ser encontrado em uma lata de lixo por uma pessoa que já tinha desistido da vida, não é mero acaso, é Deus.

    Glória a Deus para todo o sempre!

    Um grande abraço para você!

    • Olá, Ediná, tudo bem com você?
      .
      Agradeço a Deus por ele me capacitar a escrever o que ajuda. Concordo plenamente com você, isso foi Deus, sem dúvida alguma.
      .
      Outro abraço pra ti e toda a família. Espero que estejam todos bem. No amor de Cristo,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s