10 1No Rio de Janeiro, a passagem de ônibus custa R$ 3,40. Peguei semana passada um ônibus e, como não tinha trocado, paguei com R$ 3,50. Estendi a mão ao motorista para receber meus 10 centavos de troco. Ele olhou meio sem graça, disse que não tinha essa quantia para me dar e pediu que eu esperasse: quando recebesse alguma moedinha de 10, me pagaria. Eu passei pela roleta e sentei logo no primeiro banco, lógico, pois não deixaria aquela fortuna para trás. O ônibus prosseguiu viagem e eu ali, firme, aguardando meu troco. O veículo estava vazio e quase ninguém subia. Percebi que, de vez em quando, o motorista me olhava pelo espelho retrovisor, visivelmente tenso por eu estar ali, de prontidão, à espera da moeda que ele não tinha. Eu pensava: “Já vi esse filme muitas vezes. O espertalhão diz que não tem troco para eu desistir e ele ficar com os meus 10 centavos. No fim do dia, ele pega 10 de um, 10 de outro, e vai tomar uma cerveja com o que pegou dos trouxas”. Franzi a testa. Comecei a bater o calcanhar, impacientemente, no piso do ônibus, disposto a não arredar pé enquanto não recebesse o que era meu por direito. Mas, ao mesmo tempo, eu percebia o nervosismo do homem.

Foi quando o Espírito Santo me deu um puxão de orelha. Fui fulminado claramente pela certeza de que eu estava me comportando como um mau cristão. Por querer meu troco? Não. Isso era o justo. Mas por colocar 10 centavos acima do amor pelo próximo. Percebi que eu alimentava ódio por um ser humano que provavelmente estava falando a verdade… por míseros 10 centavos. Notei que, naquele momento, eu estava vendendo a graça que deveria ter no coração por muito, mas muito pouco.

Na vida, muitas e muitas vezes fazemos isso. Por muito pouco, deixamos de agir como Jesus espera de nós. Explodimos com as pessoas por coisas muito pequenas, nos iramos, fazemos inimigos… por questões que, à luz da eternidade, não valem nada ou quase nada. Muitos perdemos amigos por pequenas picuinhas. Ou nos indispomos com pessoas da família devido a assuntos que, no fundo, não são tão importantes assim. Desonramos pai e mãe por migalhas. Levamos nossos filhos à ira porque chegamos em casa estressados pelo trabalho e explodimos por qualquer coisa. Ficamos de ti-ti-ti porque nossos líderes não nos sorriram naquela manhã. Em suma, não são poucas as vezes em que deixamos o amor e a graça escorregar para fora de nosso coração por questiúnculas banais.

10 2É importante dimensionarmos o valor e o peso das coisas. Aqueles 10 centavos tinham valor? Certamente. Era meu direito recebê-los? Evidente. Eu estava certo em tudo. Mas pequei pela falta de bondade. Pus intenções no coração daquele motorista que possivelmente ele não tinha. Permiti que a ira tomasse conta de mim. Falhei. Em termos bíblicos, fui um legalista e não um agente da graça, pois permiti que a lei (correta) fosse mais importante do que a graça (igualmente correta). A diferença é que a lei foi criada para conduzir à graça (Gl 3.24), portanto, lei sem graça é um cavalo desembestado sem cavaleiro – não leva nada a lugar nenhum. Por isso, errei ao atribuir mais valor ao meu direito e à minha razão do que ao amor pelo próximo.

10 3O mesmo vale para tudo na vida. Seus filhos desobedeceram e, com isso, erraram? Sim, claro. Mas será que isso justifica aquela sua reação explosiva? Seu marido deixou a casa bagunçada pela bilionésima vez, mesmo depois de você pedir trilhões de vezes que ele a mantenha arrumada? Sim. Mas será que isso compensa a briga? Você chegou em casa faminto e descobriu que sua esposa não fez o jantar prometido? Sim. Todavia, isso importa mais do que manter o bom relacionamento com ela? Seu chefe é um chato intragável é digno de milhões de críticas? Sim. Mas isso justifica o desacato à autoridade? Seu amigo não foi tão amigo assim na hora que você mais precisava? Sim. Mas será que os anos de amizade precisam ser jogados fora por essa falha? E por aí vai.

Meu irmão, minha irmã, muitas vezes o importante não é ter razão. É ser bom. É agir com graça. É ser como Jesus, que, sem nunca ter pecado, perdoou, amou, pacificou, reconciliou. Você quer ser como Jesus ou como você mesmo?

O ônibus chegou, enfim, ao ponto em que eu saltaria, e nada de ter recebido os 10 centavos. Tendo refletido e me contristado por causa da exortação do Espírito Santo, simplesmente levantei, dei sinal e, na hora de descer, acenei para o motorista, que me olhava constrangido pelo espelho retrovisor. E desejei: “Boa noite, amigo, Jesus o abençoe”. Você pode até achar que fiquei mais pobre por não ter recebido meu troco. Sinceramente? Acredito que saí daquele ônibus muito mais rico do que entrei.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >
 .
Perdaototal_Banner Blog Apenas
Clicando no banner você vai à loja virtual da editora Mundo Cristão
comentários
  1. Nadia Malta disse:

    É assim mesmo: Melhor ser gracioso que ter razão!. A minha avó costumava dizer: Filha, melhor ter paz que ter razão!”. Acho que no final das contas, graça e paz andam juntas. Que Deus nos faça graciosos sempre! Tenha um bom dia meu irmão!

  2. Douglas Rafael disse:

    Bom Dia Maurício!

    Graça e Paz! Como vai?

    Recebo os seus artigos ha cerca de 1 ano (e só hoje resolvi mandar um e-mail)…

    Como é maravilhoso ver a mão-ação-graça-sabedoria-outros de Deus na sua vida! Como é maravilhoso ver que você vive um evangelho integral, 24 horas e não um evangelho de fim de semana. Onde suas experiências com Deus acontecem quase que apenas dentro das 4 paredes da igreja. Tenho dito que se o nosso relacionamento com Deus depende de ir ou não ir em um templo estamos fadados ao ‘fracasso’ (fique tranquilo, não sou desingrejado e muito menos contra a idéia de que precisamos estar em uma igreja), relacionamento com Deus é muito mais do que isso! Esta separação entre sagrado e profano/secular isto não existe!

    Enfim! Glorifico a Deus pela sua vida e sou sempre edificado por cada artigo e por acompanhar/imaginar a sua vida por cada episódio trivial ou não dela..

    Como sempre digo, obrigado por fazer o seu papel.

    Otima semana!

    Douglas Rafael (34) 9954-1187 (vivo) / (34) 9273-6069 (tim)

    Date: Mon, 11 May 2015 10:02:44 +0000 To: doug.rms@hotmail.com

    • Bom dia, Douglas, tudo bem?
      .
      Muito obrigado por suas palavras carinhosas e que certamente me descrevem com muito mais mérito e santidade do que de fato tenho. Certamente, fruto de seu coração bom, que leva bondade até seus olhos. Louvo a Deus por tua vida.
      .
      Grande abraço, mano, Jesus te sorria sempre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  3. Fabio Cardoso disse:

    Olá Maurício,

    Temos a tendência de brigarmos por coisas bem pequenas, e pelas grandes coisas muitas vezes não lutamos.
    Isso fez eu lembrar : “Coam um mosquito e engolem um camelo”

    Maurício, obrigado pelo alerta,
    abraço.

  4. Ligia Maria da Silva Barros disse:

    É verdade meu irmão.
    Não é nada fácil viver como Jesus ensinou.
    Quando mais jovem, com certeza tinha um coração melhor, mais generoso.
    O tempo vai passando, a gente vai apanhando tanto que tem que está em perfeita comunhão com o Senhor para não embrutecer.
    São tantas decepções,tantas injustiças.
    Não é nada fácil mesmo.
    Mas todas as vezes que pensei mais em minha razão do que na graça, as consequências não foram nada boas.
    Daí nossa oração diária é pedir a Deus um coração misericordioso.
    Graça e Paz meu irmão.

    • Oi, Ligia, tudo bem?
      .
      Com certeza é difícil caminhar pelas pegadas de Cristo, mas o nosso passo é bem pior do que o caminho pedregoso do negar-se a si mesmo.
      .
      Graça e paz, Jesus a abençoe muito,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  5. Helison Queiroz disse:

    Fala meu amigo, tudo em paz?

    Lendo seu texto, percebi o quão importante é termos essa compreensão e entendimento. Acredito, que essa consciência, só é produzida em quem possui o Espírito Santo, e é sensível a Ele. Essa, é uma das maiores realidades vivenciadas em nosso dia a dia. Nosso acusador divino (consciência), nos convence de nossos erros e nos remete a uma reflexão baseada nas Escrituras. Uma vez, ouvi da esposa de um amigo a seguinte afirmação: “Prefiro ter razão, do que ter paz!” Confesso que fiquei triste com a situação, mesmo sabendo do contexto e do histórico da relação de ambos. Que possamos suplicar ao Pai, para que nos ajude, através do Espírito Santo, a nos moldar à imagem do seu Filho Jesus Cristo. Que possamos não somente ser ouvintes, mas praticantes da Palavra de Deus!

    Grande abraço amigo!!!

    • Salve, Helison, tudo bem?
      .
      Esse é o caminho, mano. Fico triste pela esposa do teu amigo, pois ela está seguindo o caminho oposto do proposto pela Bíblia. Sempre precisamos depender do Espírito, pois, se dependermos de nós, estaremos mal.
      .
      Abraço, mano, Deus te abençoe,
      mz

  6. elisavargas disse:

    Oi maurício , eu queria tirar uma dúvida com
    vc, que não tem a ver com esse seu texto…mas não sei o seu e-mail entao envio-lhe por aqui:

    (…)

    obrigada, e peço que não publique a minha
    dúvida, se pude me responder por e-mail fica
    melhor.

    Obrigada irmão.
    🙂

    • Olá, Elisa,
      .
      esse pensamento, na verdade, não foi criação dessa senhora, é o que o Pr. David Yonggi Cho escreveu no livro “A quarta dimensão”. Ela está apenas reproduzindo o pensamento dele. E é um pensamento questionável, pois tem a ver com a doutrina da Confissão Positiva.
      .
      A Bíblia nos ensina a pedir. Portanto, é lícito pedir. No entanto, devemos fazê-lo segundo a vontade de Deus, como Jesus ensinou no pai-nosso. Seja feita a vontade do Pai e não a nossa. Sobre ter um caderno…não vejo nada útil nisso, salvo se a pessoa tiver uma memória fraca. O que de fato precisamos estará em nossa mente, isso é mais um recurso místico do que qualquer outra coisa. Não há nada de diferente ou especial em ter um caderno.
      .
      O problema que vejo nessa questão é que está se estimulando a pedir, pedir e pedir. Deus não é um concessor de sonhos, é um realizador de propósitos. E propósitos dele, não nossos. Uma vida cristã devotada a pedir, pedir e pedir não é vida cristã. Se o que pedimos coaduna com a vontade do Senhor, receberemos; se não coaduna, não receberemos.
      .
      Sobre a sua pergunta “Li que meus sonhos precisam estar alinhados com os sonhos de Deus, mas como saber se os meus são de acordo com os Dele pra mim?”, é uma resposta longa demais para este espaço. Eu escrevi um capítulo em meu novo livro “O fim do sofrimento” só sobre isso. Se você achar por bem fazê-lo, recomendaria que o lesse, ali terá a resposta sobre como saber os propósitos de Deus para nossa vida.
      .
      Espero ter ajudado, mana. Um abraço fraterno, Deus a abençoe muito. No amor dEle,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  7. […] O que é mais importante: ter razão ou ter graça?. […]

Deixe um comentário

