Jesus chorou 1A Bíblia relata uma passagem enigmática da vida de Jesus. Ele é chamado às pressas para ir até o povoado em que viviam três amigos, os irmãos Lázaro, Maria e Marta. Lázaro estava gravemente doente, à beira da morte. O Mestre seguiu até o local, mas já encontrou o amigo morto e muitas pessoas o pranteando, em luto, chorando e se lamentando. O texto bíblico prossegue. Jesus pergunta: “Onde o colocaram?”. E as pessoas presentes respondem: “Vem e vê, Senhor”. É quando o texto diz: “Jesus chorou” (Jo 11. 35). A grande pergunta é: por que exatamente Jesus chorou? O que o levou a derramar lágrimas?

Há algumas teoria. Uns dizem que foi pela incredulidade que encontrou entre parte dos que ali estavam. Afinal, diz o texto: “Mas alguns deles [das pessoas que estavam no local] disseram: ‘Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse?’” (Jo 11.37). Essa hipótese é pouco provável, pois, se formos analisar quantas vezes ao longo dos evangelhos vemos relatos de pessoas que duvidaram de Jesus, as numerosas ocorrências não caberiam neste espaço. E o texto bíblico mostra que em nenhuma outra ocasião a incredulidade das pessoas levou o Mestre a chorar.

Jesus chorou 2Outra teoria é que ele teria derramado lágrimas pela dor da perda de Lázaro. O próprio texto diz que houve essa percepção entre alguns que estavam ali: “Então os judeus disseram: ‘Vejam como ele o amava!’” (Jo 11.36). Essa hipótese também é improvável, pois Jesus é Deus, ele participou da criação do mundo (Jo 1), sabe quando cada pessoa vai nascer e morrer e tem plena certeza de que a morte do justo alegra o coração de Deus. Mais importante, Jesus conhece o que vem após a morte e não tem as dúvidas e os medos que nós, que nunca passamos por ela, sentimos. Melhor do que ninguém, o Deus que se fez carne sabe que, após a morte, o que espera os salvos é: “Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Ap 21.4). Por que, então, alguém choraria pelo fato de um amigo ter partido para uma realidade tão maravilhosa como essa? Não faz nenhum sentido.

Então por que, afinal, ele chorou? A explicação está no texto bíblico. A Escritura diz que, assim que Jesus chega à casa da família de seu amigo, Maria se prostra a seus pés e chora, junto com os outros que a acompanhavam. Então, que “ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se”. Em seguida, profundamente comovido, ele próprio chora (Jo 11.33,35,38). O texto bíblico continua e, novamente, temos outra informação sobre o estado de espírito de Cristo naquele momento: “Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro” (Jo 11.38). Pela segunda vez, é dito que o Senhor estava tocado em suas emoções.

Jesus chorou 3Chegamos, então, à chave da questão: ele estava “agitado no espírito” e “profundamente comovido”. Pela morte de Lázaro? Não. Isso ocorre “ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam”. O que levou Jesus às lágrimas foi ver o choro das pessoas. A dor delas. Em outras palavras, Cristo chorou por compaixão. A bondade de Jesus é tanta que ele se deixa tocar profundamente pela dor e pelo sofrimento das pessoas. E chora em empatia com elas. Só alguém de coração muito bondoso seria capaz disso. E Jesus é a bondade encarnada. Jesus não chorou pela incredulidade dos presentes ou pela morte de Lázaro, mas pelo sofrimento das pessoas.

Saiba disto, meu irmão, minha irmã: ao ver a sua dor, Jesus se comove, agita-se em seu espírito e… chora. Pois ele sente na pele o que você sente na alma — e não fica indiferente a isso. Você está sofrendo? Então prepare-se: um Deus comovido e misericordioso entrará em ação em seu favor.

(Este texto foi publicado originalmente no jornal Sal da Terra)

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Clicando no banner você vai à loja virtual da editora Mundo CristãoPerdaototal_Banner Blog Apenas

comentários
  1. solange vieira disse:

    olá Mauricio !
    Louvado seja Deus !!! Amanhecer em meio a tempestade ,choros e angustias e antes de começar meus afazeres no trabalho, abrir meu email e ler este texto, foi um verdadeiro refrigério para minha alma. No meio de seu texto veio a resposta JESUS CHOROU ,PORQUE ELE CHORA COM OS QUE CHORAM E SOFRE COM OS QUE SOFRE.
    Sei que não estou só.
    Que Deus te abençoe muitissimo.
    Abraços.

    • Oi, Solange,
      .
      que bom é o nosso Deus, não é? Fico feliz por ele ter levado alento ao teu coração por meio do texto. Que ele te fortaleça e te dê a paz.
      .
      Abraço carinhoso, no amor do Mestre,
      mz

  2. Mery disse:

    Amém! eu creio

  3. Fabio Cardoso disse:

    Olá Maurício ,

    É realmente muito confortante saber que Jesus estará conosco todos os dias, e na inevitável dor do luto choraremos na presença de um Deus amoroso.

    Feliz Páscoa !
    Abraço,

  4. roberto disse:

    mauricio se voce puder me explicar, gostaria de saber o que significa a expressão “bichinho de jacó”
    forte abraço.

    • Não faço ideia, Roberto, desculpe. Onde você viu isso?
      .
      Abraço, na paz,
      mz

      • uilza disse:

        olá Maurício,provavelmente o querido é está se referindo a esta letra de musica do cantor SERGIO LOPES.
        Quando em cativeiro te levaram de Sião
        E os teus sacerdotes prantearam de aflição
        Foi como morrer de vergonha e dor
        Caminhava triste o povo forte do Senhor
        Ah, Jerusalém, por que deixastes de adorar
        O Deus Vivo que em tantas batalhas te ajudou
        Chora Israel, num lamento só
        Talvez Deus se lembre do bichinho de Jacó!

        Chora, Israel
        Babilônia não é teu lugar
        Clama ao teu Deus, Ele te ouvirá
        Do inimigo te libertará

        abraçooo.

      • roberto disse:

        eu escutei na musica do sergio lopes ” chora israel ”
        a estrofe diz o seguinte: chora israel num lamento só talvez Deus se lembre do bichinho de jacó “, tem uma passagem na biblia:

        “Não temas, ó bichinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.” (Isaías 41.14)

        Forte abraço pra voce e a todos daqui.

  5. Luiz Fernando disse:

    Jesus é lindo!

  6. Andressa disse:

    Olá irmão Zágari,
    Realmente é por demais confortante saber que o Senhor, o Deus de toda terra, se importa com nosso sofrer, e apesar da gente saber, parece que quando estamos passando pela dor não lembramos com precisão disso, mas hoje pela graça de Deus ao ler o seu texto, fui renovada, e o Senhor pôde trazer alento pra minha alma!! Que o Senhor Jesus continue te usando como um canal de bênçãos a todos os que precisam!!

    Fica na Paz!!

    • Andressa, olá,
      .
      louvo a Deus por ter usado este texto para renovar a sua vida e levar alento a sua alma. Muito obrigado pela tão preciosa oração.
      .
      Graça e paz, sempre,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  7. Jardila kaiser disse:

    Maravilhosa reflexao!
    Deus o abênçoe sempre.

    • Oi, Jardila,
      .
      louvo a Deus por o texto ter tocado seu coração. Que ele siga abençoando muito a sua vida.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  8. Sheila disse:

    Boa noite, Irmão Maurício.Que o Senhor Deus esteja contigo e com os teus.
    Quero louvar ao Senhor por te usar pra falar ao meu coração.
    Acabo de ler seu texto e através dele o Santo de Israel está me abençoando.
    Já faz algum tempo que venho sofrendo de profunda angústia e hoje desabei em lágrimas e pensava que não iria mais parar. Estou vivento vários conflitos:filhos adoentados, dificuldade no trabalho, nos estudos e, principalmente, no casamento. Estou perdendo meu esposo, além do temperamento que ele tem, as redes sociais o está consumindo, tirando-o de mim e de nossos filhos, Além disso estou me sentindo só e sobrecarregada. Ele não toma iniciativa pra nada, não me alimenta de carinho, atenção e cuidados e ainda está distante das práticas do evangelho. Não vamos a igreja, não oramos juntos, não lemos a Bíblia com nossos filhos´… Sei que neste caso estou errada, pois não devo esperar por ele pra me colocar com as crianças diante do Senhor.Mas estou terrivelmente angustiada,com uma tristeza que não tem tamanho. Tenho pensado e desejado por fim na minha vida, mas BENDITO SEJA O SENHOR, que agora me consola,que me fala que sabe e sente a minha dor.
    Desculpe por desabafar, mas precisava. Não tenho ninguém com quem falar. Conheci seus textos através do meu esposo quando ele ainda colocava o Senhor em primeiro lugar em sua vida.
    Se puder de alguma forma me ajudar, agradecerei

    • Oi, Sheila,
      .
      fico muito triste por saber de tudo isso, minha irmã. Eu recomendaria que você procurasse o seu pastor e buscasse aconselhamento bíblico com ele. E, isso, enquanto ora incessantemente ao Senhor pela restauração do teu lar, sem entregar os pontos pela demora na resposta. Seu caso é complexo e precisa de orientação pastoral. Vá até aquele que o Pai comissionou para apascentar a sua vida e procure amparo à luz da Bíblia. Tenho certeza que ele poderá orientá-la, ajuda-la e até mesmo tentar dialogar com seu marido. Oro por ti e peço a Deus pelo teu lar.
      .
      Abraço fraterno, no amor do Onipotente,
      mz

  9. Alexandre disse:

    Bom dia, Irmão.
    Essa é a grandeza do nosso Deus, se importar pelo sofrimento da sua criatura.
    Bela reflexão nunca tinha me atentado a isso.

    Abs

    Alexandre

Deixe um comentário

