teimoso 1Ao longo de toda a minha vida, sempre ouvi pessoas próximas dizerem a mesma coisa sobre mim: eu sou muito teimoso. Minha mãe dizia isso, minha esposa diz isso. Então creio que não tem para onde fugir: eu sou teimoso. Esse adjetivo sempre me perseguiu, como um mosquito que teima em ficar zunindo perto da nossa orelha quando queremos dormir: incomoda e parece que nada faz ir embora. Recentemente resolvi, então, pensar sobre o assunto, porque, se é um defeito, preciso fazer algo para mudar. Minhas reflexões me levaram a perceber duas coisas: primeiro, precisamos definir o que exatamente significa ser teimoso. Segundo, se isso é algo realmente ruim ou se pode ser visto como uma qualidade. Você é teimoso? Então me acompanhe nesse raciocínio, que pode lhe ser útil.

A Bíblia só menciona a palavra “teimosia” uma única vez, num contexto não muito agradável: “O meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!” (Sl 81.11-13). Nessa passagem fica claro que a teimosia é algo ruim, sim, mas quando ela significa a persistência em contrariar a vontade de Deus. Logo, se você é teimoso por saber que as Escrituras estipulam algo e você insiste em fazer diferente… cuide-se.
.
Você sabe que não deve namorar em jugo desigual mas insiste nesse namoro? Seu trabalho te leva a praticar pequenas ações ilegais? Você dá propina a fiscais, presta serviços sem emitir nota fiscal ou faz caixa dois? Você é arrogante e teima que não tem nada de errado com isso? Você sabe que não deve devolver mal com mal, mas não consegue deixar de dar aquelas alfinetadas? Você persiste em “defender a fé” com agressividade, porque, afinal, aquele pastor que você admira também é agressivo com “os ímpios”? Você vive fazendo o contrário daquilo que seus pais determinam? Você pratica regularmente atividades sexuais ilícitas e não se interessa em buscar ajuda? Enfim, você teima em fazer algo ou em ter um tipo de comportamento que não se encaixa no padrão bíblico?
.
Então a resposta de Deus para você é: “Ah! Se o meu povo me escutasse…”.
.
A Bíblia usa com mais frequência um sinônimo de teimosia: “obstinação”. Vemos povos e pessoas serem chamadas nas Escrituras de “obstinadas”, como em “Disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo” (Êx 7.14) e “Ouvi-me vós, os que sois de obstinado coração, que estais longe da justiça” (Is 46.12). Esses casos sempre apontam para pessoas que são criticados por Deus porque a sua teimosia é em fazer justamente o contrário da vontade divina.
.
A coisa ficou feia, não é? Bem, não necessariamente. A boa notícia para os teimosos é que a teimosia pode ser algo positivo. Quando? Justamente quando ela nos leva a fincar o pé naquilo que está de acordo com a vontade divina.
teimoso 2Assim: você é teimoso porque persiste em ser cristão em meio a uma família que vive reclamando porque você vai à igreja? Você insiste em fazer o que é certo no trabalho, embora todos os colegas do seu setor tenham práticas erradas? Você é tratado mal por colegas de escola porque se recusa a dar cola? Você não entra em debates e discussões teológicas secundárias nas redes sociais porque prefere pacificar do que polemizar, embora muitos insistam que você se pronuncie? Você se recusa a revidar, por mais que te agridam? Você teima em ser bom, justo e fiel; embora viva numa sociedade que prega que vale tudo para se dar bem? Você se submete ao marido em amor, embora as suas amigas feministas achem isso o fim da picada? Você ama a sua esposa como Cristo amou a Igreja, embora os seus amigos fiquem fazendo piada e te chamando de “banana”? Enfim, por mais que ponham muita pressão, você é teimoso o suficiente para fazer o que é biblicamente correto?
.
Então, parabéns. O que Deus tem a dizer a você é: “Ah! Que bom que o meu povo me escuta…”.
.
No que se refere a ser teimoso para fazer o que é certo diante de Deus, o que muitos chamam de “teimosia”, eu chamo de “ter convicções firmes”. É não negociar aquilo que é inegociável. É ser uma casa construída sobre a rocha, que não barganha suas crenças e seus valores.
teimoso 3Você é considerada uma pessoa teimosa? Então está na hora de refletir, com total e absoluta honestidade e transparência, sobre para onde sua teimosia está apontando: em direção à vontade de Deus ou na direção contrária? A sua teimosia faz de você uma pessoa melhor ou alguém intratável? Pense, à luz da Bíblia, e, a partir das suas conclusões, tome a atitude certa. Se for preciso mudar, faça isso o mais rápido possível. Se for para permanecer fiel à verdade, não a negocie. Como distinguir? Na dúvida, procure bons conselheiros, que te vejam de fora e possam dar um parecer honesto e sincero.
.
Afinal, ser fiel até a morte é ser teimoso até a morte. O que o espera como resultado dessa teimosia? Nada menos que a coroa da vida.
.
Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Perdaototal_Banner Blog Apenas
comentários
  1. Mery disse:

    Esclarecedor,eu digo que não sou teimosa,digo que sou determinada rs
    Mas em relação as coisas de Deus eu sou teimosa,quando eu entreguei minha vida a Cristo,foi muito dolorido o começo ,tive muitas perdas ,muitas tentações,o inimigo tentou até tirar minha vida,mas eu sempre dizia ,se o inimigo é teimoso querendo me fazer parar,eu sou mais teimosa e não paro,lá se vão quase 20 anos ,que cada dia venço uma batalha até chegar e ter minha coroa
    Mery

  2. Joo Roberto disse:

    a paz do senhor mauricio, muito bom suas postagens me edifica e instrui muito,pois muitas reflexôes não conseguimos enxergar com a leitura biblica diaria,estive um tempo sem receber tava preocupado bom estar de novo recebendo que Deus possa lhe acrescentar saude e muita paz em seu lar.continue nos abençoando.

    JOÃO ROBERTO DA SILVA

    Diretor coordenador SINTETRA

    Subsede Diadema

    e-mail joaoroberto35@hotmail.com

    fones: 43346366

    celular: 97375-4584

    Date: Tue, 10 Mar 2015 10:01:04 +0000 To: joaoroberto35@hotmail.com

    • A paz do Senhor, João,
      .
      louvo a Deus por ele edifica-lo por meio do que escrevo. Muito obrigado por suas gentis palavras, Deus siga o abençoando muito.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

  3. Géssica Liss disse:

    Muito bom o texto.

    Gostaria de enviar uma dúvida para você. Qual é o seu e-mail?

    Agradeço.

  4. Luiz Fernando disse:

    Muito bom, amigo.
    Graça e paz

    • Amém, mano!
      .
      Não me esqueci de você, viu? Estou esperando algumas definições para agendarmos aquele encontro.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

      • Luiz Fernando disse:

        Amém, querido. Para mim vai ser uma honra. Eu imagino que esteja muito atarefado, e tudo tem o tempo do Senhor. Mas ainda faço questão da sua vinda. Assim que estiver disponível, querido, me diga se puder, que eu agilizo aqui.

        Grande abraço no amor de Cristo.

  5. Moisés Moura disse:

    Eu sou questionador. Deus me ajude! Não quero ser teimoso.

  6. Iara Souza disse:

    Mas algo me diz que a teimosia a qual se referem sua mãe e sua esposa não foi incluída no post… kkk
    No mais, excelente reflexão. 😉
    Abraço, querido!

Deixe um comentário

