Considero a passagem de um ano para outro uma das maiores invenções da humanidade. Absolutamente nada muda pelo fato de o dia 1 de janeiro ter chegado, mas, ainda assim, somos contagiados pelo clima de transformação que a mágica dessa data nos propõe. O joelho ainda está doendo, a goteira segue pingando, o carro permanece com aquele barulho no motor, a chuva continua caindo e o sol não deixou de brilhar… mas algo relacionado ao ano-novo nos tenta convencer de que ocorreu algum tipo de transformação cósmica pelo fato de o calendário ter virado. Isso é ruim? De jeito nenhum. Pois esse fenômeno revela um aspecto absolutamente necessário à vida humana: a necessidade de ter esperança.

Paulo registrou a importância de acreditarmos que algo melhor virá: “Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” (Rm 8.24-25). Acreditar pacientemente em algo que se espera é o combustível para superar as dificuldades da vida. Ter esperança em que o descanso virá nos dá forças para suportar o cansaço. Ter esperança no emprego ajuda o desempregado a tolerar a escassez. Ter esperança na cura fortalece as pernas do enfermo. Ter esperança na paz dá alento ao atribulado. “A esperança dos justos é alegria” (Pv 10.28), percebeu o sábio. Ter esperança: isso nos motiva, sustenta e alegra. A desesperança conduz ao desânimo, à depressão e até ao suicídio.

Por acreditarmos na esperança, nos agarramos a ela quando as coisas da vida não andam bem. Se fazemos isso estribados na Palavra de Deus, a esperança sobe um degrau e ganha outro nome: fé. E fé é o que nos conduz pelo pedregoso caminho da vida com pés firmes, olhos no horizonte e cabeça erguida. Crer no céu é o alimento para aguentar as dores da existência. A esperança no encontro com Cristo é o que nos move a carregar a nossa cruz na terra, considerando ganho aquilo que parece perda. Fé é a certeza de que, depois da curva da estrada, o sol não mais nos abrasará, a dor não mais doerá, a saudade deixará de doer, o sofrimento será apenas uma lembrança, o cinza se transformará em um milhão de cores.

“Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis” (2Co 5.6-9). A fé, portanto, nos dá bom ânimo, nos faz superar as dificuldades que surgem à frente, fortalece nossa confiança, nos impulsiona à santidade: fé é a esperança que faz a vida ser mais leve e nos torna íntimos de Deus.

O ano mudou, mas nada mudou. O ano novo continua velho e o velho foi como será o novo. No entanto, nos resta a esperança. A situação está difícil, meu irmão, minha irmã? Tenha, sim, esperança. Esperança alicerçada na certeza de que Deus está no controle, te conhece intimamente e quer o teu bem. Você não foi justificado por Cristo? Então saiba que “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo” (Rm 5.1-5).

Tenha esperança sim, e que ela seja fé.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

 

Anúncios
comentários
  1. Fabio Cardoso disse:

    Olá Maurício,

    Seu texto fez eu lembrar de Carlos Drummond de Andrade.
    ” Cortar o tempo ”

    “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
    Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
    com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente”…

    Maurício, abraço !

  2. José disse:

    Bom dia Maurício.
    Que Boas Velhas maravilhosas para um início de… ano novo!😊
    DEUS nos seja propício.
    José.

  3. Iara Souza disse:

    “Considero a passagem de um ano para outro uma das maiores invenções da humanidade. Absolutamente nada muda pelo fato de o dia 1 de janeiro ter chegado, mas, ainda assim, somos contagiados pelo clima de transformação que a mágica dessa data nos propõe…”
    Meu joelho continua doendo, mano! 😀 kkk
    O início do texto é hilário!
    Eu observo isso ano após ano. As pessoas não falam outra coisa, senão sobre mudança, transformação.
    Eu, particularmente, no último dia do ano, estava mais ansiosa pelo fim, do que pelo começo. 2014 foi um ano difícil para minha família.
    2015, com sua chegada, deu-me a sensação de bagagem aliviada. “As coisas velhas se passaram…”
    Meu irmão, disse algo bem marcante, no último dia do ano, em nosso culto de agradecimento a Deus: “É um desafio para nós não cometermos os mesmos erros no ano vindouro. Que possamos acertar muito mais em 2015! Que a presença de Deus seja real em nossas vidas. Que possamos fazer muito mais, não só por nós, mas também pelo próximo!”
    E com base no verso 14 de Eclesiastes 7 que diz “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro”, meu desejo é que venham tantos outros dias, bons ou maus – o Senhor já os preparou, em que estejamos sob a sua boa, perfeita e agradável vontade, em que estejamos debaixo de suas misericórdias, de seu amor.
    Que seja um 2015 feliz!
    Forte abraço, querido irmão em Cristo! =)

  4. jose severino filho jose severino disse:

    Obrigado pelas mensagens do ano de 2014 e pela s de 2015.

    Date: Tue, 6 Jan 2015 00:53:35 +0000 To: prjsfilho@hotmail.com

  5. Meu amigo (se me concedes chamar-te assim) dou graças ardorosamente ao Eterno por sua pessoa. O Grande Senhor e Sustentador guiou-me a este site e no momento não entendi, mas no decorrer dos dias recebendo publicações em meu e-mail pude sentir o quanto tenho em minha alma o cuidado Dele. Através da leitura revigoro-me, concertos os erros, prossigo com os acertos, busco mais e mais O Sopro do Todo-Poderoso para minha alma. Forço você a continuar nessa disposição, não só para o meu bem, mas para o bem de muita gente também. Obrigado

    • Olá, Erickson,
      .
      sou grato ao gracioso Deus por tocar teu coração por meio deste blog. A graça dele é maravilhosa.
      .
      Abraço featerno, na paz de Cristo,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  6. Janaina Freitas disse:

    Benção de palavra!!! A cada post uma edificação em minha vida, essa em especial um incentivo do Espírito Santo me chamando a continuar, crer, não desistir!! Deus abençoe irmão Maurício

    • Olá, Janaína,
      .
      sou grato a Deus por ele ter falado ao teu coração por meio do texto. Ele é bom!
      .
      Abraço carinhoso, na paz de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  7. Paulo Nunes disse:

    Glória a Deus!
    Mauricio Zágari, queria fazer umas perguntas a você pelo e-mail. Pode ser?
    Obrigado!

    • Olá, Paulo, tudo bem?
      .
      Querido, se você não se importar, a pedido de minha família eu não passo meu e-mail pela web. Se desejar, pode me adicionar no facebook e mandar as perguntas pelo inbox. Tudo bem assim? Agradeço por compreender.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  8. Ediná disse:

    Olá Mauricio! Como vai, espero que esteja tudo bem contigo e com sua linda família!
    Maravilhosa, sua percepção sobre a vida e sempre embasada nas Escrituras.
    É verdadeira essa frase, e quero compartilhar contigo.
    “A vida sem propósito não tem esperança. A vida sem esperança não tem fé. Se encontrar uma maneira de contribuir com o outro, vai encontrar sentido e propósito na existência, e a esperança e a fé virão logo atrás, naturalmente, e o acompanharão em seu futuro.” Nick Vujicic.

    Deus te abençoe!!!

  9. Ediná disse:

    Mauricio, consumir bebida alcoólica sem embriaguez é pecado? É bíblico?
    Meu filho assistiu um vídeo do pastor Claudio Duarte: “cerveja zero” e diz que eu sou radical, que a Bíblia não condena o álcool.
    Ele me disse para perguntar a você sobre isso. Você pode esclarecer para ele?

    Obrigada!

    • Ediná, olá,
      .
      não vejo na Biblia base para proibir o consumo total de álcool. O que as Escrituras condenam é a embriaguez (Ef 5.18). Vemos relatos de Jesus transformando água em vinho e Paulo recomendando a Timóteo que consumisse vinho por questões de saúde. Embora eu respeite profundamente quem advoga a abstenção total, os argumentos de que esses vinhos não eram alcoólicos, mas sim suco de uva, não encontram suatentação histórica. Até mesmo porque todos os achados arqueológicos na região de Israel da época de Cristo que mostram locais de produção e armazenamento de víveres seguem os padrões utilizados para a produção de bebida fermentada (e, logo, alcoólica). A tradição judaica embasa isso, pois o povo judeu nunca deixou de consumir vinho alcoólico. Assim, entendo que a Bíblia recomenda a moderação, mas, não, a abstenção. Essa é uma opção válida e até recomendável em casos de pessoas com histórico de alcoolismo ou de fraqueza à bebida, mas não tenho base bíblica ou histórica para afirmar uma proibição total do consumo de álcool.
      .
      Um abraço, Deus a abençoe e a toda a família,
      mz

  10. […] Feliz ano velho! Adeus ano novo!. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s