Successful-PeopleTodo mundo quer ter sucesso. Isso é um problema? De modo algum, é um desejo lícito. Almejar ser bem-sucedido, aliás, é parte da natureza humana, ninguém faz qualquer coisa para que dê errado e fracasse. Então, se você busca o sucesso, saiba que não está pecando nem cometendo nenhum mal. Só tem um enorme porém: temos de entender exatamente o que significa “sucesso” para um cristão, isto é, o que a Bíblia define ser um cristão bem-sucedido. Será que sucesso para um filho de Deus é a mesma coisa que para um não cristão? Quando fui buscar uma imagem para ilustrar este post fiz um acordo comigo mesmo: eu escreveria sucesso no Google e a primeira foto que surgisse nos resultados da pesquisa eu utilizaria. Pois a primeira fotografia que apareceu foi essa aí: um  homem no topo de uma montanha, braços erguidos, celebrando uma conquista do ego, algo obtido por seus próprios esforços, um feito que possivelmente lhe trará fama e fortuna. Outras imagens semelhantes surgiram no topo da página e serão as que utilizarei ao longo deste texto. Para pensarmos sobre o conceito cristão de sucesso, vou iniciar com um exemplo pessoal, que deflagrou esta reflexão.

Tenho refletido muito sobre essa questão de “sucesso” devido a algo que ocorreu semana passada: meu novo livro, Perdão Total – Um livro para quem não se perdoa e para quem não consegue perdoar esgotou a primeira edição, de 5 mil exemplares, apenas 17 dias após o lançamento oficial e menos de 30 dias após o lançamento real. Para que você entenda, no meio literário isso é um fato raro para obras de um autor desconhecido como eu, que não tem fama ou celebridade. Pois bem, quando a notícia foi divulgada, comecei a ouvir muitas vezes a palavra “sucesso”. No meu perfil no facebook (facebook.com/mauriciozagariescritor), irmãos e irmãs carinhosamente me deixaram recados celebrando esse “sucesso”. Um programa de rádio quis me entrevistar “devido ao sucesso do livro”, como o apresentador mesmo disse. Amigos que me encontraram pessoalmente gentilmente me parabenizaram pelo “sucesso”. Então essa coisa de “sucesso” começou a pipocar diante de mim nesses últimos dias e, naturalmente, passei a refletir sobre o assunto.

sucessoA pergunta é: a boa vendagem do meu livro em tão pouco tempo representa sucesso? A conclusão a que cheguei é: não. Pois entendo que sucesso depende da sua motivação e do seu objetivo ao realizar algo. Fui ao dicionário olhar e vi que a definição de “sucesso” é: “Resultado de ação ou empreendimento”. Ou seja, se um escritor lança um livro com a meta de ganhar o máximo de dinheiro que puder, tornar-se mais conhecido, receber elogios que alimentem sua vaidade e outros benefícios mundanos como esses, vender 5 mil exemplares em menos de um mês pode ser, sim, considerado sucesso, pois o resultado desse empreendimento atendeu ao desejo do coração do escritor. Mas, se a motivação dele ao escrever um livro é que os leitores sejam transformados, recebam alívio para seus fardos, entendam melhor o evangelho, alcancem paz de espírito e vivam de modo mais conformado a Cristo, vender muitos ou poucos exemplares não fará a menor diferença: o que realmente determinará o seu sucesso é se o conteúdo da obra, a sua mensagem, alcançou e transformou vidas – independentemente da quantidade de exemplares vendidos. Logo, segundo esse pensamento só poderei me considerar um autor de sucesso se eu vier a ouvir relatos de pessoas que conseguiram perdoar ou se perdoar por causa do que leram no Perdão Total. Aí, sim, minha oração será “Obrigado, Senhor, porque o livro foi um sucesso”.

Esse exemplo pessoal se aplica a tudo aquilo que realizamos. Permita-me te perguntar: por que você faz o que faz? Quais são as motivações do seu coração ao ir para o trabalho, ao estudar na escola, ao ir à igreja, ao pregar no púlpito, ao servir na obra de Deus, ao escrever em um blog, ao postar textos e fotos no facebook, ao pedir ao Senhor um(a) namorado(a), ao acordar pela manhã e viver mais um dia? Só ao responder com sinceridade essas perguntas você poderá determinar se é uma pessoa de sucesso ou não. Mais ainda: se somos cristãos, a nossa motivação sempre, sempre e sempre deve ser ajustada aos padrões bíblicos. Portanto, resultados positivos de empreendimentos que realizamos não farão de nós pessoas bem-sucedidas caso estejam em desacordo com a vontade de Deus. Permita-me dar alguns exemplos.

sucesso0O mundo estabelece como um dos principais fatores determinantes de sucesso o enriquecimento financeiro. Mas Jesus disse: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” (Mt 6.19-20). Diante disso, se você estabelece como meta na vida ajuntar tesouros na terra, sem se preocupar em ajuntar tesouros no céu, por mais que se torne um bilionário você será um fracassado. Outro exemplo: a Bíblia estabelece numerosas vezes que o padrão cristão é não devolver mal com mal. “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens” (Rm 12.17); “Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos” (1Ts 5.15); “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa” (Pv 17.13). Assim, por mais que alguém se considere bem-sucedido por ter conseguido se vingar de uma pessoa que lhe fez mal, diante de Deus ele será um grande fracasso.

sucesso2Os exemplos seriam muitos. Mas acredito que podemos resumir tudo o que a Bíblia define como sucesso em um único versículo: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Assim, faça você o que fizer, se lucrou financeiramente, obteve fama, foi elogiado, recebeu aplausos ou o que for, mas não realizou seus empreendimentos tendo como finalidade primordial a glória de Deus… considere-se um enorme fracassado. Por outro lado, se você trabalha, estuda, produz, canta, prega, escreve, se casa, fatura, labuta na obra do Senhor ou faz qualquer outra coisa com a motivação de glorificar a Deus, então todas as suas conquistas serão estrondosos sucessos. E o que é glorificar a Deus? Em essência, é cumprir o grande mandamento: amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Portanto, tudo o que você realiza por amor ao Pai celestial e por amor ao seu próximo representa glória para o Senhor e faz de você um sucesso total.

E nunca podemos nos esquecer de uma realidade suprema: qualquer sucesso que tenhamos não é nosso, é de Deus. Tiago foi no cerne dessa verdade: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17). Se o seu “sucesso” te envaidecer ou te fizer orgulhoso, soberbo ou altivo, você é o maior dos fracassados, pois está se vangloriando por algo que nem mesmo é mérito seu: é fruto da graça de Deus.

sucesso5Escrevo livros e posts deste blog para abençoar a sua vida e tentar ajudar de algum modo a conformá-lo mais à imagem de Cristo. E faço isso por amor a Deus e por amor a você. Se meus escritos alcançam essa meta, então pode me considerar um homem de sucesso, a despeito de quantos de meus livros forem vendidos e de quantos assinantes tiver este blog. Isso é o que vale para mim. E para você? O que você faz tem por motivação Deus e o próximo ou sua própria vaidade ou o amor por si mesmo, pela fama e a fortuna? Responda isso com toda sinceridade e você descobrirá se é bem-sucedido ou um fracassado. Ah, sim, e para terminar este texto, deixei por último uma imagem do que eu considero sucesso para uma pessoa – não segundo o Google ou o senso comum da sociedade, mas segundo a Bíblia sagrada. Compare esta última foto com as demais que ilustram este post e diga qual representa mais “sucesso” para você. A sua escolha vai dizer muito sobre os conceitos que norteiam a sua vida.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio Zágari

< Enquanto a segunda edição não chega da gráfica, o livro está disponível on-line na loja virtual da Saraiva: http://www.saraiva.com.br/perdao-total-8187731.html >

Perdaototal_Banner Blog Apenas

Anúncios
comentários
  1. Jose disse:

    A Pazz de Deus.

    Acredito que o seu “sucesso do livro” seja justamente por causa do “sucesso em ajudar pessoas” aqui no APENAS.

    Como comentei no post anterior, comprei 5 exemplares para presentear parentes e amigos, pois conheço o seu trabalho e o tenho como homem comprometido com as verdades bíblicas.

    É bom quando se conhece o sabor do amargo e do doce. E confesso, somente então passamos valorar os fracassos (e sucessos) com mais humildade e gratidão.
    A partir daí tem-se uma noção exata das coisas.

    Fracasso. Sucesso.
    Devemos ser gratos, pelas preces respondidas, e pela esperança que falhou.

    Importante é avaliarmos ambos os lados e refletir o que de fato esta em harmonia com a vontade de Deus, conforme voce mesmo afirmou com propriedade.

    Sucesso no amor em Cristo,
    Jose.

    • Oi, José,
      .
      muito obrigado pelo carinho, mano, a maior alegria que eu poderia ter é justamente poder ajudar meus irmãos e irmãs. E você tem toda razão, quem já comeu as alfarrobas dos porcos é quem mais dá valor aos bons alimentos da mesa do Pai.
      .
      Grande abraço, mano, Jesus te abençoe muito,
      mz

  2. Mateus disse:

    Sim, sua meta em nos abençoar com seus post’s têm dado muito sucesso. rs. Excelente postagem: ou a nossa motivação é Deus, ou a nossa motivação somos nós mesmos (o que muitas vezes é idolatria). Abraço, na paz de Cristo.

    • Olá, Mateus,
      .
      exato, mano, temos de ter o coração no lugar certo, inclusive para não pecarmos por nossa arrogância e autossuficiência.
      .
      Grande abraço, na paz de Deus,
      mz

  3. Sandra Alice F. Peçanha disse:

    Olá, Maurício. Onde posso encontrar seu livro Perdão Total, pois na loja virtual do Mundo Cristão está “indisponível”. Agradeço retorno. Deus continue abençoando sua vida, família e ministério.

    • Olá, Sandra, tudo bem?
      .
      O livro está indisponível no site da Mundo Cristão porque a editora está aguardando a segunda edição chegar da gráfica. Se desejar adquirir já, pode ir ao site da livraria Saraiva ou em livrarias evangélicas. Neste momento, a aquisição on-line pelo site da Saraiva é o melhor meio.
      .
      Peço a Deus que a obra abençoe muito a sua vida!
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  4. Luiz Fernando disse:

    Com certeza você obteve sucesso neste post. Me edificou e me refletir sobre meus objetivos. Que Deus te abençoe.

    Na paz do Cordeiro

  5. Ediná disse:

    Olá Mauricio.
    As primeiras fotos mostram o homem como o principal agente do sucesso. A última mostra o homem rendido aos pés do único agente do verdadeiro sucesso: Deus!

    Abraço!

    PS: Sexta-feira passada andei a tarde toda em várias livrarias de Goiânia- Goiás, a procura do livro Perdão Total. Quero ler e também presentear. Me parece que aqui em Goiânia ainda não tem nas livrarias.

    • Oi, Ediná, tudo bem?
      .
      Perguntei para a editora sobre essa questão e eles me responderam que o problema ocorreu porque a primeira edição esgotou muito mais rápido do que se previa. Mas me informaram que, já, já, assim que a segundo edição chegar da gráfica, o livro estará espalhado pelas livrarias de Goiânia.
      .
      Por enquanto, me informaram que o “Perdão Total” pode ser achado nas seguinte livraria de Goiânia:
      LIVRARIA LEITURA GOIANIA LTDA (62) 3942-0121
      .
      Em Brasília há em outras lojas:
      MR WERNER DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA (61) 3213-6959 RAI
      SEMEAR DIST DE PRODUTOS EVANGELICOS LTDA (61) 3039-1314
      LEITURA TAGUATINGA LTDA (61) 3901-1477
      LEITURA BRASILIA LTDA (61) 3901-3009
      LEITURA ALVORADA COM DE LIVROS LTDA (61) 3901-1465
      LEITURA TERRACO LIVRARIA LTDA (61) 3901 3003
      LIVRARIA LEITURA ALVORADA PATIO BRASIL (61) 3901-3002
      LIV ROCHA ETERNA (61) 3321-0545
      LIV ROCHA ETERNA (61) 3351-7237
      .
      E é possível adquirir on-line, por sites como o da livraria Saraiva: http://www.saraiva.com.br/perdao-total-8187731.html
      .
      Espero ter ajudado e oro a Deus que o livro te abençoe,
      mz

  6. A última, com toda certeza, embora a minha carne relute. É necessário imolar a carne.

    Por Cristo e em Cristo,
    Abraço, amado irmão!

  7. Erica Moreira disse:

    Bom dia, Maurício,

    Interessante ler esse post hoje. Ontem estava pensando em como ter encontrado seu blog há 3 anos mudou minha vida e tem me feito crescer na graça e no conhecimento de Deus e eu ia mesmo te escrever para agradecer sua disponibilidade e eis que surge a oportunidade perfeita. Sim, mano, você é bem-aventurado e bem sucedido na sua missão de despertar em mim a sede e a fome por Deus.
    Que o Senhor abençõe sua vida, sua família e seu ministério.
    Você é bênção na minha vida!

    • Olá, Erica, tudo bem com você?
      .
      Louvo a Deus por ter usado minhas palavrinhas para te fazer crescer em intimidade com ele. O Senhor tem mesmo o peculiar hábito de usar canos enferrujados para levar às pessoas a água da vida. Muito obrigado pelo carinho, o incentivo e a oração, frutos de um coração bondoso, certamente.
      .
      Abraço carinhoso, no amor maior do nosso Pai,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

  8. Luuh disse:

    A paz
    Ontem conheci seu blog,achei muito edificante e polêmico ” ” ,do que se diz aos comentários de pessoas hoje em dia não aceitar a verdade e essa eh a palavra de Deus.Se puder, passe seu e-mail,gostaria de contar um pouco da minha experiência de vida.
    A paz

    • Olá, Luuh,
      .
      espero que o blog a tenha edificado. O melhor meio de contato é você entrar no facebook.com/mauriciozagariescritor e mandar sua mensagem por inbox, ok?
      .
      Abraço pra ti, Deus a abençoe,
      mz

  9. Fabio Cardoso disse:

    Oi Maurício !!

    Vc descreveu muito bem, sucesso bíblico tem um sentido imensamente maior e de duração incomparável em glória.

    Uma pena que muitos púlpitos já não ensinam desta maneira.

    Abraço !

  10. Falcon94 disse:

    Show, sábias palavras! Dizer mais o que? Por em prática somente.

  11. Cyntia Teixeira disse:

    Olá irmão Mauricio, tudo bom?!
    Lendo sua reflexão a respeito do sucesso resolvi deixar um comentário… Quero te dizer que seu livro é mesmo um sucesso! 🙂 Isso porque ainda nem terminei a leitura e já estou sendo grandemente abençoada. Está me fazendo um bem enorme… Que conteúdo precioso… Há o amor de Deus em cada página!!!
    Já falo para todos que ninguém deve ficar sem ler o seu livro.

    Obrigada.
    Que Deus abençoe você e sua família grandemente!

    • Oi, Cyntia,
      .
      louvo muito a Deus por saber que “Perdão Total” está te abençoando. Muito obrigado por compartilhar, é um grande incentivo.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  12. Lidiane disse:

    Muito bom este post. Ter as motivaçoes certas e reconhecer que tudo que é Bom vem do Céu, do nosso Pai é mt importante, isso sim é sucesso! sem vaidade!! Deus abençoe meu irmão

  13. Edilei Caires disse:

    Olá Mauricio, comecei a ler suas ontem, desde então não consigo parar de buscar conhecimento através de suas palavras, você esta de parabéns, que Deus continue te abençoante e te capacitando cada vez mais. Eu creio que você tendo sucesso pois esta alcançando pessoas que tem sede em buscar mais de Deus.

    Eu sinto no meu coração o desejo de falar de Jesus para as pessoas, e e admiro a sua iniciativa de sucesso para Deus.

    Creio que tenho um chamado e pretendo estudar mais e mais, pode me dar uma dica de como, estudar a bíblia e não apenas ler ?

    Abraços.

    Fique com Deus.

    Edilei Caires

    • Olá, Edilei,
      .
      fico feliz com seu desejo de crescer no conhecimento das coisas do alto. Você deve ler, meu irmão. Ler muito. Leia comentários bíblicos, boas Bíblias de estudo (como a NVI, a Desafios de Todo Homem, a de Genebra) e livros de boas editoras (como a Mundo Cristão, a Vida Nova, a Fiel, alguns da CPAD, a Hagnos). Além disso, se desejar faça um bom seminário teológico.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz
      facebook.com/mauriciozagariescritor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s