autoestima1Como anda sua autoestima? Será que você ama a pessoa que vê no espelho ou tem dificuldade de valorizar a si mesmo? Não estou falando apenas de estética, mas de tudo aquilo que tem a ver com quem você é. Há pessoas que, se pudessem, pegariam suas malas e se mudariam para outra vida, por desprezar a própria aparência, por não apreciar seu intelecto, por detestar suas realizações ou simplesmente por crer que não valem tanto assim. Essa baixa autoestima acaba gerando pessoas tímidas, introvertidas, tristes, retraídas, deprimidas ou, até mesmo, revoltadas. Essa distorção na percepção de si mesmo acaba levando a vítima a tornar-se alguém pessimista, incapaz de acreditar no próprio valor. Ela tem medo de se expor para os demais e chega a sabotar a si própria para não ter de enfrentar os olhares alheios. Muitas vezes, a pessoa com baixa autoestima deixa de viver situações maravilhosas com receio da rejeição. Ela pensa montes de coisas, como “não vou conseguir”, “não vai dar certo”, “ninguém vai gostar”, “vão rir de mim”, “não sou capaz”, “o do outro é melhor”, “não sou bom o suficiente” e pensamentos semelhantes. Quem tem baixa autoestima se dá pouco valor. Muitos cristãos e cristãs, inclusive, sofrem desse mal. Como lidar com isso?

Precisamos compreender que ninguém nasce com baixa autoestima. Essa é uma característica que se adquire com o tempo, em decorrência de um evento ou de um processo que ocorreu em algum momento da vida. A pessoa pode ter sofrido críticas excessivas dos pais, bullying dos colegas ou algum outro tipo de rejeição social. Talvez fracassos sucessivos na área sentimental sejam a causa. Ou mesmo insucessos nos estudos ou na carreira. Muita coisa pode levar alguém a passar a menosprezar a si mesmo e acreditar que vale menos do que na verdade vale. Se é o caso, é necessário identificar em que momento e por que razão surgiu o problema e tratar essa ferida, seja com a ajuda pastoral, seja psicológica. Mas, além de amparo “especializado”, gente comum – como eu e você – pode contribuir enormemente para fazer o próximo acreditar no próprio valor.

elogioUma dos maiores antídotos contra o veneno da baixa autoestima é o elogio. É incrível como as palavras positivas e de afirmação são capazes de mudar vidas. Isso ocorre porque quem sofre desse mal pensa sempre que, por se enxergar negativamente, os outros também o enxergarão. Por isso, quando você começa a apontar as qualidades da pessoa, isso interfere profundamente na forma como ela se vê. Mas, assim como doses de um remédio, o elogio não pode ser administrado uma única vez, ele deve ocorrer com constância. Quando você começa a elogiar alguém com baixa autoestima, a primeira reação dele será de incredulidade, pois não acreditará no que você diz. Mas a constante afirmação das suas boas características e ações aos pouco farão efeito e ela começará a enxergar-se como alguém de valor. E entenda: não é inventar qualidades que a pessoa não tem, mas, sim, mostrar o que ela tem de bom mas não está enxergando.

Não fui eu quem inventou isso: foi Deus. Ele gosta de mostrar a seus filhos como eles são preciosos. Repare as verdades celestiais a nosso respeito, ditas por meio do apóstolo Pedro: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (1Pe 2.9-10). Uau! Haveria palavra de afirmação mais significativa que essa? Não sei como você se sente ao saber que é dessa forma que o Senhor te vê, mas eu me sinto especial. Raça eleita. Nação santa. Propriedade ex-clu-si-va de Deus. E isso sendo eu pecador até a medula! E você também. Com todos os meus e os seus defeitos é isto que somos: eleitos. Santos. Exclusivos.

elogio2Quando fala de Jó, o Pai se refere a ele com palavras extremamente elogiosas: “…ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1.8). Depois, usa Lemuel para destacar as qualidades da mulher virtuosa (Pv 31.10-31). A Gideão, que se via desta maneira, “Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai” (Jz 6.15), o Senhor diz que o vê como um “homem valente” (Jz 6.12). O traidor Pedro é chamado pelo Mestre para apascentar seu rebanho, como se Jesus dissesse: “Tu não és traidor, és pastor”. No Sermão do Monte, Cristo afirma às multidões, inferiorizadas pelo domínio do Império Romano, que elas eram, na verdade, o sal da terra, a luz do mundo. E fecha com chave de ouro: “Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6.26). Sim, Deus constantemente reafirma nosso valor.

Meu irmão, minha irmã, você sofre de baixa autoestima? Por vezes crê que vale muito menos do que vale? Talvez, até, pense que não vale nada? Então procure nas Escrituras aquilo que o onisciente Deus pensa a seu respeito. Sim, você é pecador, falho e cheio de problemas e defeitos. Mas, a partir do momento em que Jesus subiu à cruz por sua causa, não é nada disso que o teu Pai vê quando te olha. Ele te vê como filho. Luz do mundo. Eleito. Santo. Exclusivo. Comprado pelo preço mais alto do universo, o preço do sangue do Cordeiro.

Você pode achar que vale pouco ou nada. Mas sabe quanto você vale aos olhos do teu Pai? Bem, na verdade, não há como responder essa pergunta, pois, para Deus, você simplesmente não tem preço.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

Anúncios
comentários
  1. Mateus disse:

    Zágari, às vezes me sinto assim, mas graças a Deus geralmente consigo superar. Porém tenho uma amiga que tem muito baixa autoestima e eu procuro, de forma contínua, elogiá-la e fazer com que ela se sinta importante e capaz. Falo sempre das qualidades dela, que são verdadeiras e não inventadas por mim.

    Texto muito produtivo, mano. Deus te abençoe.

    • Oi, Mateus,
      .
      é bom que amparemos os irmãos em todos os aspectos, tomando cuidados naturais para não criar confusões nesse processo. Me alegro que Deus te ajude a superar suas próprias questões. Obrigado pelas palavras.
      .
      Abraço pra ti, no amor de Jesus,
      mz

  2. Paty Martins disse:

    Obrigada. Agradeço a Deus por sua vida. Pois o Senhor tem falado muito ao meu coração através de suas reflexões.
    Que o nosso Deus continue te abençoando muito.

  3. Nadia Malta disse:

    Uma terna e alentadora palavra que aquece os nossos corações vistos através das lentes róseas da graça, apesar de nós! Que Deus continue te abençoando e usando sempre!

  4. Jacy disse:

    Que lindo, Maurício!
    Almejo a cura para a baixa autoestima, porque por muitas vezes ela me fez tropeçar. Lendo este texto senti como se um bálsamo suave me purificasse. Espero que seja duradouro. Não… espero que seja eterno, como nosso Deus é Eterno.
    Paz, querido mano.

  5. Fabio Cardoso disse:

    Oi Maurício !

    “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
    E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros” Lc 15 :4 – 5

    Aprendemos neste texto que uma pessoa, eu e você, faz diferença e tem grande valor na matemática de Deus.

    Santo Agostinho disse: “Cuida de um como se fosse todos e de todos como se fosse um”

    Que felicidade, estamos valendo muito não só hoje, mas pra sempre !!

    Abraço Maurício !!

  6. Vivian disse:

    Maurício, Boa tarde!

    Texto lindo e abençoador. Todo mundo deveria ler e analisar o quanto Deus nos ama e nos valoriza, independente de tudo. Muitas vezes me sinto assim, mas hoje aprendi a orar e pedir pra Deus tirar esse sentimento do meu coração, e Ele nunca falha. Sempre atento me consola.
    Obrigada pelas palavras e que nosso Deus continue derramando bençãos e sabedoria em sua vida.

    • Vivian, olá,
      .
      que bom que o texto te abençoou, mana. Não tem o que agradecer, tudo o de bom que vem daqui parte do Senhor, na verdade. Fico feliz que ele nunca te desampara e te mostre quanto você vale.
      .
      Abraço pra ti, na paz de Deus,
      mz

  7. Luiz Fernando disse:

    Meu Deus! Louvado seja o Teu nome!
    Amei o texto, falou ao meu coração. Eu sei o meu potencial, mas as vezes penso que sou incapaz de fazer certas coisas. As penso que não valho nada mesmo. Bom relembrar o quão importante eu sou pro meu Pai. Só Ele vê algo de bom em mim.
    Que Deus te dê mais sabedoria e o use cada vez mais para pessoas que estão realmente sedentas pela Palavra, não por triunfalismo barato.
    Abraços, irmão, no amor de Deus.

  8. Diego Geroldo disse:

    Bom dia, Mauricio. Sou Diego, 19 anos e moro atualmente na Australia. Acompanho seu blog a bastante tempo, parabéns! Tem me ajudado muito! Mauricio, preciso de sua opiniao, por favor. Cheguei sozinho na Australia como intercambista para passar 6 meses, e devido a toda a transformação da minha vida, eu estava muito proximo de Deus. Infelizmente perdi isso com o tempo, agora vou ficar mais 1 ano aqui e nao tenho parentes ou amigos que vao na igreja. (Aqui) A igreja que eu vou (Hillsong) é grande, porem nao conheco ninguem la, nao é igual no Brasil, onde voce se sente mais a vontade para compartilhar seus problemas. Cai em pecado e fiz coisas que eu nunca tinha feito no Brasil, devido ao fato de ja ter nascido na igreja, nunca havia feito nada demais. Agora me sinto perdido e sozinho. Por favor, voce recomenda alguma leitura diaria ou sei la, outra coisa para me aproximar de Deus? Viver cercado de mas influencias tem sido dificil. Porem nao tenho opcao, preciso dividir o apartamento por questao de custo $ Nao sei oque fazer, minhas oracoes tem sido em vao e meus louvores, frios. Agradeco o apoio.

    Diego Geroldo.

    >

    • Olá, Diego,
      .
      fico triste por saber essas coisas, mano. Precisamos nos fortalecer sempre na fé, para evitarmos esse tipo de problema. Oração e leitura bíblica devem fazer parte da tua rotina diária, como tomar café da manhã ou se deitar para dormir.
      .
      Querido, pelo que você conta, a igreja que você frequenta não está sendo Igreja em tua vida. Se você não tem irmãos ou um pastor que te acompanhem, ouçam e estejam junto nas tuas necessidades, a primeira coisa é procurar outra igreja. De preferência, uma que não seja grande, mas sim que ofereça acolhimento, comunhão e interações. Igreja não é teatro, não basta ir para cantar e ouvir pregações, é preciso que seja uma família. Recomendo que você procure uma igreja e, também, aconselhamento pastoral urgente. Alguém precisa te apascentar.
      .
      Sobre leituras, a Bíblia em primeiro lugar e sempre. Ela é insubstituível. Junto a isso, recomendo que você leia Max Lucado, um autor excelente para aplicações práticas. Livros devocionais existem muitos, como o Pao Diário, mas seria preciso ver o que tem disponível aí.
      .
      Diego, quero também te fazer uma recomendação drástica. Nada é mais importante do que nossa vida com Deus e a consequente santidade. Se o local em que você está te afasta, mude. Inclusive, se for preciso, volte ao Brasil, nem que seja por um tempo. Um ano nessa situação vai te deixar feridas e cicatrizes. Seria ótimo se encontrasse outro lugar para morar. Quem sabe se você se envolver com uma nova igreja não consiga algum tipo de local de caráter cristão para ficar? Talvez até você possa conhecer cristãos com quem dividir a moradia. Mano, na sua situação penso que você deve ir além de leituras edificantes, deve tomar atitudes práticas que o removam desse ambiente tóxico e o levem a um meio em que será amparado, auxiliado e orientado – e esse meio é um grupo de cristão.
      .
      Pense nisso e não fique imóvel, vá em busca de um ambiente mais saudável espiritualmente. A imobilidade, neste momento, só vai te fazer mal.
      .
      Oro por ti, querido, na esperança do agir de Deus em tua vida. Não se conforme com nada menos do que o melhor que o Pai tem para seus filhos. Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  9. Karen Lizzi Flores disse:

    Paz irmão Maurício!
    Acompanho seu blog e lendo este post, veio de encontro a minha tristeza,…

    Tem 9 meses que estou vivendo “uma baixa auto estima”, desde que terminei um namoro de 8 meses, tinhamos muitos planos, muitos sonhos, um casamento planejado para dezembro de 2013.

    Nunca tive baixa auto-estima antes, sempre me amei, e sendo “gordinha”, nunca tive qualquer descriminação quanto a isso…..Hoje me sinto mal com meu peso, não consigo um trabalho, estou morando com minha mãe novamente, pois não tenho condições de morar sozinha; parece que meu mundo desabou totalmente.

    Sou cristã há 16 anos, sei que DEUS me ama, mas aos 46 anos fico pensando que poderia estar casada, tido minha casa, meu lar…..e agora? O que vou fazer e perto dos 50 anos, isso me apavora.

    Minha mãe só me coloca pra baixo, e fica repetindo coisas que parecem pragas para minha vida…..tenho vontade de sumir, ou então só dormir, dormir,…..não tenho amigos para conversar, pedir ajuda, e a tristeza só aumenta….

    Ore por mim, estou tão perdida.

    Deus te abençõe grandiosamente!!

    • Olá, Karen,
      .
      mana, fico triste por ler sobre essa situação. Peço a Deus que traga paz e solução.
      .
      Minha irmã, primeiro lembre-se que você ainda tem décadas de vida pela frente. Pense que, se você for viver até os 86 anos, por exemplo, ainda tem mais 40 pela frente! É toda uma vida, com muito o que pode acontecer. Não acredite na mentira de que sua vida está na reta final, aos 46 anos há muuuuita coisa que você ainda pode fazer, viver e conquistar. Levante a cabeça, confie que o Senhor é contigo e vá em frente.
      .
      O fim de um relacionamento não quer dizer que você não terá outro ainda mais abençoado. Ser gordinha não influencia em nada, mulheres maravilhosas têm gordurinhAs e feliz é o homem que entende isso.
      .
      Infelizmente, há pais que não têm sabedoria para lidar com os filhos. Honre sua mãe mas não acredite nas coisas que ela te diz e que não condizem com a verdade. Se você sabe quem é, o que os outros dizem em contrário ao que você sabe deve ser descartado.
      .
      Eu recomendaria que você procurasse um psicólogo, pois essa vontade de só dormir é um sintoma de depressão e isso precisa ser tratado. Não deixe pra lá, busque auxilio. Também sugiro enfaticamente que procure seu pastor e faça aconselhamento com ele. Não guarde essa situação só para si, você precisa de um colo pastoral, que venha com orientação bíblica e paz. Busque seu pastor, ele poderá te mostrar o teu valor à luz da Bíblia. Afinal, se Jesus te valoriza, que importa se alguns homens não? Será que Jesus está errado a teu respeito?
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

      • Daniel disse:

        Vendo o que a Karen escreveu , eu fico me perguntando, e ñ é de hoje , pq Deus permite essas coisas? tipo a mulher diz que é cristã a 16 anos , DEZESSEIS, 1,2,3,4…16!
        Eu sei que nós n ficamos imunes a problemas conforme passa o tempo , mas me faz questionar sim,pq Deus permite? Será q a pessoa está em pecado pra q isso acontecesse?não sei. Será que é mesmo convertida? Não sei.Será que é um ato de Deus pra faze la aprender? Provavelmente , mas tbm n sei .
        Não to falando que Deus é mal por isso , se tem uma coisa que temos certeza é de que todos somos pecadores ,sem exceção , e que o pecado leva à morte.
        Eu tenho 21 anos , e vc Mauricio praticamente me descreveu no inicio do texto , o que me leva a pensar que não sou o unico que passa por isso , e faz pensar tbm que parece que tem pessoas q nasceu pra se ferrar , o que me leva a pensar tbm que comparado a muitas pessoas os meus problemas sao pequenos .O pq disso? Não sei.

  10. Ediná Oliveira disse:

    Mauricio, ano passado conclui meu curso superior. A maior dificuldade que encontrei no curso todo foi falar em público.
    Para apresentar o TCC, tive que fazer um curso de “como falar em público”, que acabou não ajudando em nada pois a técnica é fácil, faltava era coragem de encarar o público.
    Isso é baixa autoestima?

    Abraço!

    • Oi, Ediná,
      .
      não penso que seja baixa autoestima. Há muitos fatores que podem explicar isso, que vão desde talentos inatos até a falta de prática. É uma questão de tentar identificar a origem do problema e saná-lo, se te incomoda, talvez com o auxilio de um psicólogo.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  11. Iza disse:

    Sinto-me assim.
    Não tenho beleza física, não tenho um bom sorriso e sou um pouco prognata. Tenho muito complexo… Não me acho capaz… Sofria bulling na escola, vim de uma família muito pobre, tive três casamentos fracassados, três abortos retidos o que me trouxe muita tristeza! Ainda hoje sofro por ter perdido meu ultimo marido, já que ele dizia me amar tanto, mas eu não fui uma mulher sabia… Hoje tenho 47 anos, apesar de não parecer, mas nunca fui feliz de verdade. Claro que eu agradeço a Deus pela vida da minha filha, pela vida dos meus pais e meus irmãos.
    Tenho duas irmãs que são lindas com sorrisos belos e não são prognatas. Três irmãos tbm normais… Meus pais são bonitos… Não sei pq só eu nasci assim.
    Eu não me hiberno, tento agir o mais natural possível. Eu sei que Deus me ama do jeito que sou, mas eu mesma não me aceito como sou. O que eu sinto não digo a ninguém, tamanha é minha vergonha. Mas quando surge uma oportunidade como esta, me faz muito bem desabafar.
    Sei que dinheiro não trás felicidade, mas ajuda pq se eu tivesse eu faria um implante dentário e operaria minha mandíbula. Não quero ser bonita eu só queria poder sorrir.
    Imagina quando estou no culto e o pastor manda olhar para o irmão ao lado e dar um sorriso. Eu rapidinho finjo que estou procurando algo na bolsa.
    Finjo que não percebo, mas eu sei que as pessoas percebem que eu prendo meu sorriso por vergonha.
    Tenho medo de Deus me castigar por me sentir assim, pois sei que o melhor não é nesta terra e sim na vida eterna. Mas enquanto estou aqui, não é fácil.
    O fato é, eu não só me mudaria para outra vida, mas se pudesse nasceria de novo.

    Porém esse texto me ajudou bastante. Sei que Jesus me comprou com preço de sangue. Vou ler mais a bíblia e procurar descobrir e entender que pra Jesus sou linda e meu preço foi muito alto.

    Perdoa-me Mauricio o desabafo. Espero que não se zangue comigo.
    Fica na paz de Cristo!

    • Oi, Iza,
      .
      imagine, mana, por que eu me zangaria? Fique à vontade para desabafar. Eu entendo sua questão, também lidei muitos anos com a falta de autoestima, compreendo perfeitamente. Acredito que você deveria procurar um psicólogo e mesmo o seu pastor, para trabalhar essa questão. E lembre-se sempre que a autodesqualificação não vai ajudar em nada. Você precisa saber que seu valor independe de alguns centímetros de ossos a mais na mandíbula, será que você é só isso? Duvido. Tenho certeza que há qualidades extraordinárias em você, só precisa descobri-las e valorizá-las mais do que os defeitos. Há solução, você só precisa distanciar-se da autodepreciação e aproximar-se do amor próprio. Não passe por isso sozinha, busque amparo e aconselhamento. Sei por experiência que isso pode se reverter. Creia nisso.
      .
      Abraço fraterno, no amor do bom artesão,
      mz

  12. Daniel disse:

    Quanto a fugir , ja tive essas vontades tbm , de sair pra viver na natureza , tipo indio msm so q solitario , eu devo ter assistido mto programa de sobrevivência na tv , enfim, nem isso eu consigo fazer , que droga ne ? uaehaeu.
    Meio que perdi a coragem de sair na rua , aí mta gente fala , a vc tem que procurar ajuda , n sei o que , aí eu penso , n saio de casa nem pra ir na padaria , pq as pessoas acham que eu vou sair pra procurar ajuda? Parece que tem uma regra , e todo mundo que passa por isso tem que segui la . E Graças a Deus que eu tenho condições pra isso , pois imagina se alguem pobre n tem condições de pagar um especialista , ou alguem q sei la mora em um lugar tao isolado que n tem profissionais por perto?COmo faz? como vai seguir a tal regra , que por sinal n sei se é certeza que vai ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s