compaixao1Não há nada mais distante da realidade do que a ideia de um Jesus distante da nossa realidade. Imaginar Deus como alguém distante é um dos maiores erros que podemos cometer em nossa vida de fé. Essa concepção equivocada, aliás, gera muitos problemas, como a suposição de que ele não ouve nossa oração, de que não está conosco, de que os olhos do Senhor não estão atentos a nós, de que estamos sozinhos no mundo, de que o pecado é capaz de surpreender Cristo e montes de outras ideias erradas que assombram milhares de milhares de cristãos. Sabe quando Jesus fica distante de nós e alheio a nossos problemas? Nunca. Jamais. Em nem um único instante de nossa vida.

A presença diária de Cristo é um fato incontestável da Bíblia, uma realidade que não tem um bilionésimo de possibilidade de ser incorreta. “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20), assegurou o Deus encarnado, em sua última fala antes de subir aos céus. Ele é Emanuel, “Deus conosco”. Sua permanência onipresente é uma garantia. Uma promessa. E Deus não mente. “Deus não é homem para que minta” (Nm 23.19). Se Jesus falou, tá falado.

Esse mesmo Jesus que deu sua palavra imutável de que nunca estaria longe de nós passou por tudo aquilo que eu e você passamos nesta vida. Frio? Jesus sentiu. Dor? Jesus sentiu. Abandono? Jesus sentiu. Tristeza? Jesus sentiu. Mais ainda: Cristo foi tentado em tudo. E sabe o que significa tudo? Significa… tudo. Portanto, “visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hb 4.14-17). Se Jesus passou por todo tipo de tentação, não seria pecado dizer que ele foi tentado para roubar, fornicar, sonegar, corromper, faltar com a ética, trair, amar o dinheiro… a lista é interminável. Foi tentado, sim, mas não pecou. Ele conhece bem o doce gosto da venenosa tentação, que é o amargo sabor de se tornar humano.

A grande conclusão: Jesus entende você totalmente. Ele sentiu na pele tudo o que você sente. Ele sentiu na alma tudo o que te machuca. E Jesus está com você, perto. Portanto, o Deus que tudo pode compreende com absoluta clareza o que você está enfrentando e ele está ao seu lado para auxiliá-lo. Você poderia se perguntar se Deus se identifica com sua humanidade. Sobre isso escreveu Paulo: “… embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens” (Fp 2.6-7). Sim, Deus sabe o que é ser gente.

compaixao2E aqui entra uma das maiores realidades sobre o Deus que se fez homem: a palavra grega usada em diferentes passagens dos evangelhos para se referir a compaixão é splanchnizomai. É curioso que, na medicina, “esplancnologia” é o estudo das vísceras, das entranhas. Os conceitos têm a mesma raiz. Assim, a compaixão de Jesus por pessoas como eu e você não é comum: Jesus sente a nossa dor em suas entranhas. Como escreveu Max Lucado, ele “sentiu a deficiência dos mancos, a dor dos enfermos, a solidão do leproso, o constrangimento dos pecadores”. Por isso, quando Jesus encontra pessoas que estão sofrendo, ele sente a dor delas nas próprias entranhas.

Sabe a sua dor? Tenha certeza de que o Cordeiro de Deus a está sentindo no mais íntimo de seu ser divino e humano. Se dói em você dói nele. Se te aflige, aflige o Mestre. Sabe o seu abatimento, a decepção, a solidão, o amor-próprio ferido, a falta de paz e tudo mais que você está sentindo? Jesus sente também. Você foi traído? Jesus soltou um gemido. Você foi esquecido? Jesus sofreu. Você foi desamparado? Jesus cerrou os dentes. Você foi agredido? Jesus sentiu o golpe. Doeu? Jesus disse “Ai…”.

Isso só ocorre porque ele sente splanchnizomai. Compaixão. Co-paixão, paixão compartilhada. Ele compartilha sua dor.

Assim que Jesus sente o seu sofrimento, porém, ele se lembra do Calvário. Recorda-se dos cravos e da coroa de espinhos. E, por fim, lança sobre a cruz toda essa enorme carga de sofrimento – as suas mágoas, tristezas, aflições, decepções. Você tem carregado suas aflições nas costas? Então siga o exemplo do compassivo Deus: lance-as sobre a cruz, pois há dois mil anos ela espera por cada uma de suas dores.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

Anúncios
comentários
  1. Mateus disse:

    Confortador… já muitas vezes senti a presença de Deus nos momentos de angústia. É verdade, muito embora às vezes pensamos que Ele está distante, Ele está perto, esperando que derramemos sobre Ele todo o nosso coração.

    “Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio.”
    Salmos 62:8

  2. José disse:

    Amém. 😃

  3. andreia disse:

    olá mano… primeiro tive que fazer um exercicio facial para repetir a palavra pertencente aos anjos que o irmão mencionou acima…que não ouso repeti-la ainda…( em treinamento…) mas realmente essa reflexação e mais que oportuna… nos leva realmente a nos colocar como TODA A BILBIA APONTA … que que somos falhos… limitados… mas que TEMOS um DEUS que nos asiste… nos ama nos USA!!!! sim nos USA!!!! pois ele SABE EXATAMENTE…..EXATAMENTE!!!!!EXATAMENTE!!!!!! TUDO O QUE SENTIMOS TEMEMOS DESEJAMOS e odiamos…(teria letra menor para escrever essa parte??) …

    Louvo a Deus por sua vida e seu DOM mano de colocar em palavras e meditaççoes o que muuuitas vezes falamos com muita vergonha no escuro de nosso quarto… em nossas madrugadas de vigilia solitária….

    Com muito amor e orações CONTINUAS… bjs nas princesas,

    Andreia Araujo

    • Oi, Andreia,
      .
      essa, pra mim, é uma das belezas da encarnação de Cristo: a identificação dele com a nossa humanidade. Mesmo sem pecado, ele entende o que passamos e a força da tentação. Creio que a graça em muito tem a ver com a compreensão divina da nossa triste realidade. Ele trilhou a estrada que trilhamos e entende que o pneu fura porque as pedras são pontiagudas demais. Que ele nos ajude!
      .
      Obrigado pelas palavras de apoio e as orações, importantíssimas.
      .
      Abraço carinhoso a você e a toda a família, Deus os abençoe,
      mz

  4. Nadia Malta disse:

    Linda e consoladora palavra, meu irmão, especialmente em dias de lutas intensas quando os suores frios e os sobressaltos nos emboscam. Deus te abençoe sempre!

    • Oi, Nadia,
      .
      que bom que o texto conduziu você a um lugar de paz e consolo. Peço a Deus que sempre possa agir em nossa vida conduzindo-nos a pastos verdejantes e águas tranquilas.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz

  5. Joelma disse:

    Que bênção esse texto meu queridíssimo irmão! tirou lágrimas dos meus olhos, nada se compara ao amor do nosso Senhor por nós…

    Deus o abençoe!!

    • Oi, Joelma,
      .
      louvo a Deus por ele ter falado ao teu coração por meio dessa tão simples reflexão. Que ele siga abençoando muito a sua vida.
      .
      Abraço fraterno, na paz que vem do alto,
      mz

  6. Paz, Maurício!
    Muito bom!! Edificante o texto, posso compartilhar no meu blog?
    Deus abençoe!

  7. marina reiche disse:

    Perfeito pra mim no dia de hoje! Faz 3 dias que estou com uma enxaqueca terrível e hoje parece que está no ápice! Lembrar que Jesus sente as minhas dores é reconfortante!

    • Oi, Marina,
      .
      que bom que o texto trouxe paz ao teu coração. Peço a Deus que sare você o mais rápido possível dessa enxaqueca e que devolva a paz ao teu coração. Oro por ti.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de nosso Deus,
      mz

  8. Mery disse:

    Por mais que sabemos que Jesus sente os nossos anseios,desejos e dores,mesmo assim
    ainda nos sentimos só em alguns momentos,e nada como ler esse belo texto
    para lembrar o quanto Jesus nos ama
    Mery

    • Oi, Mery, tudo bem?
      .
      É por isso que devemos nos fortalecer na fé, para que, quando um fraquejar, o outro o sustente. Você não está só e nunca estará. O Senhor caminha com você por todos os seus caminhos, tenha essa certeza.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Jesus,
      mz

  9. solange vieira disse:

    Oi ! querido irmão Mauricio .

    Consolador …..a dor intensa, a alma ferida, parece que o caos se instala de uma maneira que machuca, dói demais, as marcas e cicatrizes será eternas lembranças, umas ruins e outras que nem queremos lembrar, penso que até nisso tem propósito ,de sermos ,quando tudo cicatrizar um instrumento de DEUS, para mostrar a outras almas sofridas e machucadas o poder e graça de JESUS em nossas vidas, e se fez em nos fará por qualquer um que se chegar e se colocar aos seus pés. O Que me consola e me sustenta é esse amor infinito de JESUS por mim,por nós, sei que não estou só.Que Deus tenha misericórdia de mim, e me ajude.
    Abraços.

    • Oi, Solange, tudo bem?
      .
      Em meio às muitas dificuldades da vida a certeza da presença de Deus é de um consolo extremo e revigorante. Ele sabe o que é dor, ferimentos, caos. Jesus carrega cicatrizes. Ele passou por tudo isso e hoje nos permite passar também para que experimentemos um pouco do que ele experimentou. Acredito que os sofrimentos nos aproximam de Cristo. Ele nos ama, sim, e nunca nos deixa. Sua misericórdia dura para sempre. Tenha essas certezas e que elas te fortaleçam.
      .
      Um abraço carinhoso, Deus te abençoe muito,
      mz

  10. hericson mendes disse:

    mauricio simples e direto o meu comentario: fenomenal kkkk gloria a Deus por sua vida.

  11. Fabio Cardoso disse:

    Oi Maurício
    Falando de dores, sofrimentos e preocupações.
    Preocupação = ocupar-se previamente, um vício da mente humana.
    Aprendi a trocar por pré-gozo, ciente de que esta vida aqui é tão curta, inclusive suas dores.

    Abraço!

  12. João Vitor Alves Cardoso disse:

    Fala Maurício,faz um bom tempo que eu não comento aqui no seu site.Post excelente como sempre!

    Abraços,queridão!

  13. Vivian disse:

    Não conhecia o seu blog. Hoje é a primeira vez que leio. E hoje, é um dia de tristeza profunda. Deus tem moldado o meu caráter. E neste período, há dias em que nem consigo orar. Nasci em berço evangélico, mas a verdade é que nunca levei o evangelho á sério. Do nada vim parar aqui. E ler este texto me fez bem. Porque hoje pela manhã pensei se Deus estava comigo, me ouvindo, pois o senti distante demais. Que Deus continue abençoando e usando sua vida. Este é um período de dor pra mim. Tratamento de Deus em várias áreas da minha vida. Mas sei que terei as digitais do Oleiro, e glória à Deus por isso. Obrigada.

    • Olá, Vivian,
      .
      louvo a Deus por o texto ter falado ao teu coração. Peço a ele que traga paz, consolo e alívio a tua vida e que tudo o que você está enfrentando contribua para o teu crescimento. Que a cada dia a voz do Mestre se faça ouvir em tua alma e que a certeza da presença dele amaine tuas dores. Oro por ti.
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  14. Priscila Campos disse:

    Maurício, Graça e Paz!

    Gostaria em primeiro lugar glorificar ao Senhor pela tua vida, conhecer seu blog e receber por e-mail seus textos me aproximou do Pai. Tenho aprendido muito através de suas palavras, creio que o Senhor tem feito de você instrumento Dele para edificar muitas vidas, inclusiva a minha. Continue se doando a Ele, pois sem dúvida Ele é contigo meu irmão.

    Que o Altíssimo em sua infinita graça seja com você e lhe dê a cada dia mais palavras de ensinamento.

    Forte Abraço meu irmão!

    Priscila Campos

    • Oi, Priscila,
      .
      louvo a Deus por me permitir abençoar a sua vida, fico grato por isso. Muito obrigado pela sua oração e pelo incentivo, que são muito importantes.
      .
      Um abraço carinhoso, Deus abençoe muito a sua vida,
      mz

  15. Raphael Ramalho disse:

    Magnifico, excelente exposição da Compaixão de nosso Deus… como conforta meu coração estas palavras… Deus é maravilhoso em seu infinito Amor através de Cristo…

    – Deus o abençoe Mauricio!

    • Olá, Raphael,
      .
      Deus é muito bom e faz questão de demonstrar sempre o seu amor a nós. Fico feliz que o texto te abençoou.
      .
      Um abraço pra ti, no amor do nosso Deus,
      mz

  16. Ediná Oliveira disse:

    AMÉM!!! Glórias á Deus!!!

    Que felicidade saber que tem alguém em quem posso confiar de todo coração!

    Abraço, Deus te abençoe por ser uma pessoa boníssima!

    • Oi, Ediná,
      .
      verdade, confie em Deus, pois não há homem em quem se confie. Nem eu mesmo, que estou longe, muito longe de ser alguém boníssimo, acredite. Sou apenas mais uma ovelha imperfeita na estrada rumo à perfeição celestial.
      .
      Deus te abençoe muito, com graça e paz,
      mz

  17. Aleluia por esta reflexão! Maurício sendo mais uma vez bênção nas mãos do nosso Jesus Cristo!
    Deus te abençoe querido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s