copa do mundo1Assim que o Brasil perdeu para a Alemanha por 7 x 1, nas semifinais da Copa do Mundo, comecei a ver muitas pessoas questionando qual seria a explicação para uma derrota tão inexplicável. Justamente por ser “inexplicável”, todos buscavam explicar. Qual seria a explicação por tantos erros? A pergunta foi feita aos jogadores logo na saída do gramado, na zona mista, na primeira coletiva com Felipão, na segunda coletiva com Felipão, nos jornais e telejornais, nas entrevistas com pessoas nas ruas do país e do exterior e em todo ambiente em que a questão era levantada. Até na entrevista coletiva com Neymar, em sua visita à Granja Comary após a goleada, fizeram a mesma pergunta, a que ele respondeu “Foi uma coisa inacreditável, inexplicável. Eu não consigo explicar, não tem o que explicar”. Em meio a todas as opiniões, ouvi de tudo: a culpa foi da escalação, do estado emocional dos jogadores, do esquema tático, do fato de o Brasil jogar em casa, da ausência de Neymar e Thiago Silva… enfim, na ânsia de explicar aquela sucessão de erros, as pessoas buscaram todo tipo de resposta, como é natural ao ser humano – afinal, não basta um evento ter ocorrido, ele tem sempre de ser explicado de forma lógica e racional. Eu preferi ouvir bem o falatório e refletir antes de escrever qualquer coisa sobre o assunto. Depois de ter escutado tantas explicações para tantos erros, cheguei às minhas próprias conclusões e acredito ter encontrado a resposta bíblica para o fato de uma seleção formada por jogadores profissionais, que atuam nos melhores times do mundo, treinada por uma comissão técnica que conta com os últimos dois técnicos campeões do mundo pelo Brasil, ter perdido de forma tão avassaladora, cometendo tantos erros.

E a explicação é simples. Eles erraram tanto pela mesma razão que eu e você erramos tanto: errar faz parte da natureza humana.

O ser humano é imperfeito. Somos pecadores. Deslizes, transgressões e falhas são consequência natural da queda da humanidade. Nesse ponto, a derrota da seleção brasileira aponta para uma grande realidade de toda e qualquer pessoa: não importa o quão preparado você esteja, não importa quanto você tenha acertado antes, não importa se você já saiu vitorioso de tantas situações que no passado chegou ao topo do pódio muitas vezes, não importa nem mesmo se você tem uma vida de fidelidade a Deus e de santidade (como muitos dos jogadores da nossa seleção, que são cristãos fiéis a Cristo). Nada importa. Porque a realidade é que, se você é gente, um dia vai errar. E pode ser que erre muito feio.

copa do mundo3Davi (não o zagueiro, o rei) levantou a taça na disputa contra Golias, em seu comportamento com relação a Saul, em suas muitas vitórias contra os inimigos, em sua atitude diante de Abigail… ele era o cara. Um craque. Só que chegou o dia em que mostrou que, como absolutamente todo ser humano, era capaz de errar. Resultado: tomou de 7 x 1 quando mandou matar Urias e se deitou com Bate-Seba. O tempo se passou e, tempos depois, nova derrota de lavada: 7 x 1 no episódio do recenseamento. Os repórteres da época podem ter realizado mesas redondas para discutir a causa daquilo, em busca de uma explicação. Nas manchetes de jornal, se lia “Vexame: Davi perde de 7 x 1”. Como explicar o inexplicável? Como explicar que o homem segundo o coração de Deus, que fora campeão tantas vezes no passado, perdera de forma tão vexaminosa? A resposta: Davi era humano. E Davi errava.

O mesmo aconteceu com cada grande homem de Deus que já falhou ao longo da história. Abraão tomou de 7 x 1 ao fingir que Sara não era sua esposa. Jacó perdeu de 7 x 1 ao enganar seu irmão. Moisés perdeu de 7 x 1 no episódio das águas de Meribá. Sansão perdeu de 7 x 1 ao se casar com uma estrangeira. Pedro perdeu de 7 x 1 ao negar Cristo. Paulo perdeu de 7 x 1 tantas vezes que se apresentava como “o pior dos pecadores”. Eu e você perdemos muitas vezes de 7 x 1 em nossa caminhada de fé, mesmo depois de nossa conversão. Todos perdem de 7 x 1 pela mesmíssima razão: somos pecadores, erramos.

copa do mundo2Não parece inexplicável que um cristão que verdadeiramente ama a Cristo e que por décadas viveu de forma correta um dia cometa erros terríveis? Não nos deixa chocados e com cara de arquibancada derrotada saber que um pastor famoso pagou propina a fiscais ou faltou com seu sigilo pastoral? Não nos lança em lágrimas tomar conhecimento que aquele irmão exemplar da igreja falhou em seus votos matrimoniais? Não nos abate e nos dá vontade de sair do estádio antes do fim do primeiro tempo quando percebemos que nós mesmos perdemos de 7 x 1 para o pecado de forma que não sabemos explicar? A verdade é que, quando essas coisas acontecem, buscamos e até mesmo encontramos muitas explicações. Só que, na raiz de tudo, a explicação é só uma: somos miseráveis pecadores, perdidos, falhos, transgressores. Erramos.

A seleção brasileira perdeu de forma vergonhosa. Não tem mais volta, a Copa acabou e aquela derrota acachapante ficará para sempre marcada na história. Nossos netos nos perguntarão sobre aquele dia e jamais se poderá fazer nada para mudar o que aconteceu. O 7 x 1 para a Alemanha é eterno. Mas há uma diferença entre esse 7 x 1 e o nosso 7 x 1. No nosso caso, essa derrota não precisa marcar nosso futuro. Pois, no campeonato da cruz, existe uma regra que diz que, se a graça de Jesus nos alcança, a partida em que perdemos de goleada pode ser eliminada da tabela de nossa vida. Se nos arrependermos de nossos pecados, os confessarmos e nos dispusermos de todo coração a não mais os cometermos, aquele jogo é deletado do nosso histórico de partidas. “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7.18-19).

Jesus convida cada um de nós a retomar a trajetória que pode nos levar ao lugar mais alto do pódio, por meio de uma regra chamada perdão. Em última análise, ficar buscando explicações para o seu pecado não adianta nada, ele é inexplicável. O pecado é uma força avassaladora que nos arrasta e nos faz cometer atitudes inexplicáveis, como Paulo explicou muito bem: “Tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim” (Rm 7.18-20).

Você tomou de 7 x 1 de sua natureza falível e pecaminosa? Foi humilhado, sente-se envergonhado, não tem coragem de olhar as pessoas ou mesmo Deus nos olhos? Assim como David Luiz, você só tem vontade de sair de campo, repetindo vez após vez “Desculpe… desculpe… desculpe…. desculpe…”? Então saiba que Jesus olha para você, com uma taça daquele ouro que não derrete estendida para te entregar. Ele olha no fundo de seus olhos e diz: “Está arrependido? Então esse jogo de 7 x 1 será apagado da sua história. Eu te perdoo. Eu não te condeno. Agora vá e não peque mais”.

copa do mundo4Você toma a taça nas mãos e, mesmo tendo perdido de 7 x 1, descobre que, pela graça, pode erguê-la acima de sua cabeça, em direção aos céus, de sorriso no rosto e coração leve. Bem-vindo à vida eterna, campeão. Você não merece, pois não foi você quem venceu o mundo, mas ainda assim a taça é sua. Qual é a explicação? Parece inexplicável que pecadores tão terríveis como nós consigamos ser campeões e herdar a vida eterna? Bem, nesse caso, a explicação é só uma: Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o 7 x 1 do mundo. Ele venceu o mundo. E, se você foi convocado para jogar no time dele, isso faz de você um eterno vencedor.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

Anúncios
comentários
  1. Erlan Tostes disse:

    Excelente analogia.

  2. Lourayne Natiely disse:

    Maurício, que analogia excelente, muito bom mesmo!!
    Deus continue te abençoando mano, você e sua família!
    Abraços!

  3. gilnei disse:

    meu irmao eu precisava muito de uma palavra como essa, que deus te abençoe em nome de jesus

  4. Adriana Trindade disse:

    Lindo, lindo e lindo
    Louvado seja Deus pela sua vida e por suas palavras. 🙂
    abraços.

  5. Iara Souza disse:

    É, Maurício… Lendo o texto, lembrava-me de um 7 x 1 que levei há poucos anos e que me abate de vez em quando. Acho que falta-me arrependimento genuíno e o reconhecimento da graça de Deus sobre mim… =/ E é bem certo que carrego, também, a certeza de que um passo precisa ser dado, uma atitude precisa ser tomada por ninguém mais, senão por mim, para tomar a taça nas mãos e erguê-la acima de minha cabeça, em direção aos céus, com sorriso no rosto e coração leve. =)
    Vamos seguindo…
    Grande abraço!

    • Oi, Iara,
      .
      que bom que você percebe que carece de apertar algumas travas da tua chuteira. Reconhecer os problemas é o primeiro passo para solucioná-los. Agora é transformar essa percepção em prática e atitude. Louvo a Deus por ter falado ao teu coração.
      .
      Aquele abraço, querida, Deus te abençoe muito,
      mz

      • Iara Souza disse:

        Ei, Maurício. Li tua resposta ao comentário e, curiosamente, fui dar uma geral no blog. Atentei para o cantinho das frases que te tocaram e me deparei com a resposta que precisava:

        “Arrependimento não é pedir perdão, é se voltar para Deus” (Pr. Antônio Vieira)

        Voltar-me para Deus é o que preciso. E todos os dias eu me lembro disso e me incomodo com o estado em que me encontro.

        Que o Senhor me dê forças para reagir! =/

      • Amém, Iara, ele dá forças sim. Cabe a nós usarmos essa força de forma correta e canalizada para aquilo que Deus quer.
        .
        Abraço pra ti, no amor que nos une,
        mz

  6. Simplesmente a melhor mensagem sobre o tema que eu já li ou ouvi falar.
    Que o Senhor Jesus te abençoe ricamente com outras tantas mensagens parecidas e melhores ainda, pois ELE é o autor da vida e que te capacita e nos capacita para entregarmos essas mensagens lindas que tanto falam aos nossos corações.
    Gostaria de pedir sua autorização para retransmiti-la aos jovens da igreja que sou membro.

    Grato,

    • Oi, Neemias,
      .
      claro, querido, fique à vontade para passar a mensagem adiante. Ela pertence à Igreja, não a mim. Que edifique seus meninos. Obrigado pelas palavras gentis.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  7. Laura Volta Andrade Medeiros Nascimento ... disse:

    Irmão!!!

    Eu enviei um comentário no post passado, pedindo um email para contato..mas você não respondeu.

    É o seguinte… Sou de Teresina – PI, faço parte do Ministerio Cordeiro Leão (que é um Ministerio que visa a unidade da igreja, somos de varias igrejas diferentes, mas todos evangélicos.), nós realizamos ‘eventos’ (Tais como o EU CURTO SANTIDADE, que teve o Pr. Lucinho Barreto ano passado; o Eu Escolhi Esperar, com o Pr. Nelson; O Congresso de Mulheres com a pra. Helena Tannure e a Miss. Bianca Toledo – esse foram 3 mil mulheres de toooodas as rleigiões, quebrantadas diante de Deus- e agora em agosto estaremos em agosto com a Segunda conferencia do Eu Curto Santidade com a Miss Bianca Toledo e Felipe Heiderich) Fazemos issopara arrecadar $$$ e realizarmos ação social. Fizemos o Imapcto Leão no Sertão, realizando evangelismo no sertão do PI com equipe médica, social e distribuição de cestas básicas….

    E tenho dois grupos de oração..ao todo são mais de 100 mulheres, a maioria católica e tem algumas espiritas também. Nós fazemos evangelismo pelo whatsapp, são postados devocionais, temos lista de oração e fazemos encontros mensais onde eu prego a palavra. Três vidas já confessaram Jesus como seu Salvador.. Glórias a Deus. Estamos tentando mostrar para essas mulheres o Deus acessível, que nos ama incondicionalmente e nos aceita e, por amor, deseja nos transformar… Há dois meses lancei o desafio do mês…que remete à leituras diarias da Biblia com postagens em rede social..e acada mês junto a isso tem um novo desafio, como por exemplo:postar em rede social o versiculo que mais tocou você e que elas abençoe alguem especifico com esse versiculo….

    Só que cada dia mais elas estao sedentas da palavra e se rendendo ao amor de Deus… e me pediram que eu fizesse alguns videos curtos, com passagens da Biblia, reflexões, etc… E eu sou leitora assídua do seu blog. E o post ‘Santa murmuração….’ falou muito ao meu coração, porque tem muito da palavra que preguei no ultimo encontro… E me veio uma idéia…Eu quero saber a possibilidade de ‘usar’ os seus textos, mas fazendo video, de uma maneira que elas ‘lessem assistindo’ .. Você autoriza??? E claro, eu diria que o textoé de sua autoria. só nao sei pronunciar seu sobrenome.

    Se você precisar de mais explicações…aqui estou.

    Fica na paz do Senhor, Laura. Date: Mon, 14 Jul 2014 10:01:15 +0000

  8. Diego francisco disse:

    A paz amado. Gostei muito desse texto..todos
    Nós erramos. Mas a graça de deus e em nossa
    Vida…
    ” mas a questao da seleçao brasileira nao foi erro..
    foi o estado emocional e esquema tatico..
    Eu sei todo mundo erra e humano.. Mas isso nao..”
    só para corrigir pois jaço nao enganou o seu irmao.
    Pois ele comprou do seu irmao com o prato com alimento.. Nao sei me referi… ?

  9. Amanda Campos disse:

    Comecei a ler esse post achando que encontraria uma resposta para o 7X1 e acabei sendo profundamente ministrada. Há dois erros que sempre acontecem: achar que nosso pecado é grave demais para ser perdoado, e achar que o outro não merece perdão. Como somos falhos! E como entender que Deus nos faz vencedores, mesmo assim!
    Deus te abençoe cada vez mais! Glórias a esse Deus maravilhoso! 🙂

    • Oi, Amanda,
      .
      agradeço a Deus por ter falado ao teu coração, mana. Achei muito lindo você ter essa visão, pois, em novembro, a editora Mundo Cristão vai lançar um livro meu sobre perdão que tem exatamente este foco: mostrar o que a Bíblia diz para pessoas que não se perdoam e para aquelas que não conseguem perdoar – precisamente o foco que você abordou. Me encanta como Deus faz as coisas.
      .
      Bênçãos em dobro para você, na paz do nosso Deus,
      mz

  10. Edna Mayo disse:

    Querido e amado irmao Mauricio. Eu sempre admirei os seus posts e sempre tive vontade de comenta-los mas eu, nunca encontrei palavras para tantas maravilhas que leio vindo do coracao de Deus para o seu coracao. Um dia coloquei uma abertura de um post seu no FB e disse aos meus amigos se quisessem tomar conhecimento do “todo” que fossem no seu blog, porque se voce nao tem FB eu jamais colocaria algo sem a sua permissao. Mas este aqui, falando sobre a s derrotas e sobre a vitoria em Cristo Jesus esta assim… tao acima do nosso entendimento humano que somente voce com sua inteligencia poderia fazer uma analogia tao intensa e tao maravihosa sobre esse assunto. Portanto Mauricio, louvo a Deus por sua vida e gostaria de ter sua permissao para colocar este post na minha Linha do Tempo, mesmo porque eu tenho muitos amigos espiritas, budistas e ateus, acredite ou nao. Amigos de quando eu estava no mundo mas nao deixo de ama’-los porque este e’ o mandamento de Jesus. E oro para que eles leiam meus posts e principalmente este, e creiam que, acima de tudo existe alguem que nos ama incondicionalmente. Ate o proximo post em nome de Jesus.

    • Oi, Edna, tudo bem?
      .
      Obrigado pelo carinho de suas palavras. Tomo-as como louvor ao Senhor, que é quem ilumina minha mente para que eu possa compartilhar aquilo que escrevo no blog. Fico feliz que os textinhos que aqui escrevo abençoem sua vida. Fique à vontade para postar o texto no seu fb, peço a Deus que toque corações entre os seus amigos virtuais.
      .
      Um abraço fraterno, Deus a abençoe muito e mais,
      mz

  11. Edina Oliveira disse:

    Olá Mauricio, como vai?

    Realmente, é inexplicável o perdão de Deus. Somente um amor como o Dele para fazer algo assim.
    Glórias ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Um milhão de Aleluias!!!

    Abraço para você e sua linda família!!!

    • Oi, Edina, tudo em paz, graças a Deus, obrigado.
      .
      Você tem toda razão e, por isso, devemos dar graças a todo momento ao Senhor.
      .
      Outro abraço pra ti e os teus, no amor e na paz de Deus,
      mz

      • Edina Oliveira disse:

        Mauricio, preciso explicar a um amigo muito querido que é errado fazer correntes de oração, mas não sei o que dizer.
        Você pode me dar uma dica?

        Obrigada!

      • Olá, Edina,
        .
        só para eu entender direitinho, você está se referindo a orações do tipo que se fazem nas igrejas evangélicas ou rezas tipo “ore para São Isso ou São Aquilo e repasse esta oração para dez pessoas”?
        .
        Abraço, na paz de Deus,
        mz

  12. Edna Mayo disse:

    Amem. Que Deus continue te iluminando Mauricio.

  13. Edina Oliveira disse:

    Diz a oração que nos Salmos 126, Deus manda dizer que todas as portas se abrirão e coisa e tal e tem que repassar a mensagem para 20 pessoas.

    Abraço, Deus te abençoe!

    • Edina,
      .
      isso não existe. Primeiro que a Bíblia não tem esse caráter “mágico”. Ela é um livro que revela o poder de Deus, mas não tem poder em si. O poder está na mensagem e não no texto. É como atribuir a uma foto características de uma pessoa. Isso é misticismo, não é bíblico e portanto, não faz sentido nenhum. Pode dizer a sua amiga que jamais na Bíblia há uma referência a repassar mensagens a fim de obter algo. Além disso há outras questões: quem inventou essa corrente? Com base em quê? Por que 20 e não 18 ou 23? É absolutamente despido de qualquer base.
      .
      Espero ter ajudado. Abraço pra ti, na paz de Cristo,
      mz

  14. Lourayne Natiely disse:

    Tudo na paz, graças a Deus mano!! Abração tbm no amor do nosso Deus!

  15. maximiano disse:

    Noooossa! Que mensagem poderosa! Inspiração divina. Fiquei maravilhado com a analogia feita. Excelente pregação. Digna de ser compartilhada.

    • Oi, Maximiano,
      .
      fico feliz que o texto falou ao teu coração. Obrigado pelas palavras gentis, que, acima de tudo, glorificam nosso Deus.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  16. Erick Vinícius da Silva disse:

    Maurício,

    mais uma vez, mais um texto super emocionante, mais uma revelação através da Palavra e de fatos corriqueiros das verdades bíblicas que todos nós devemos saber!
    Mais uma vez digo: louvo a Deus pela tua vida! Que possamos compreender e divulgar cada vez mais a Palavra de Deus, para que mais pessoas O conheçam! E que eu também possa ser usado por Deus, assim como você tem sido usado!

    A paz, brother!

    • Oi, Erick,
      .
      muito obrigado por todo o seu carinho. É bom poder abençoar sua vida, tenho certeza que, se você se mover em direção ao centro da vontade de Deus, ele te usará muito.
      .
      Aquele abraço, querido, debaixo da graça,
      mz

  17. Fabio Cardoso disse:

    Mauricio !!
    Tá inspirado !! Excelente reflexão !!
    Abraço !!

    • Oi, Fabio,
      .
      que bom que te agradou, mano.
      .
      Aquele abraço, na paz do alto,
      mz

      • Fabio Cardoso disse:

        Oi Maurício
        Na porta do ônibus da Seleção estava escrito: “O Hexa está chegando”
        E nós sabemos que a soberba precede a ruína. Ganharmos a copa das Confederações e infelizmente isso deixou o time soberbo. Eles mesmos antes da competição se consideravam os favoritos, mas ser soberbo é mais um dos 7 X 1 que pode nos pegar, então nos examinemos em oração.
        Abraço!

  18. Howe disse:

    Mauricio,

    concordo com o que o Fabio Cardoso fala sobre a soberba, mas quero acrescentar que na verdade, eles não somente erraram… eles não estavam jogando nada!!

    “Crente” que não joga NADA nem vai pro céu!!!!

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s