Red present with blue ribbonHoje o blog APENAS completa três anos de vida. Foram até aqui pouco mais de 1,2 milhão de acessos e 317 posts publicados, em que busquei compartilhar com você reflexões que tivessem algum valor para a sua caminhada cristã. Sinto-me extremamente honrado por ser lido por irmãos em Cristo que, de algum modo, me esforço por abençoar, apesar das minhas muitas e enormes limitações. Conforme prometi, em comemoração à data desejo presentear cinco assinantes do blog, que pacientemente me leem todas as semanas, com o bem material que considero mais valioso do que qualquer outro: livros. Pensei em uma mecânica de sorteio que não fosse voltada apenas para a entrega de presentes, mas que, ao mesmo tempo, chamasse à reflexão. Então, para participar, tudo o que você tem de fazer é responder no espaço dos comentários deste post específico a seguinte pergunta:”O que significa perdão para você?”

Não há resposta certa ou errada, tudo o que desejo é levá-lo a refletir sobre o assunto. Uma vez que tenha respondido, já está participando do sorteio. E recomendo que leia o que os demais irmãos e irmãs vão escrever, para que todos possamos meditar um pouco sobre esse assunto tão central da nossa fé: perdão.

Divulgarei quem foram os cinco irmãos sorteados para receber o presente no dia 29 de maio. Assim, você tem duas semanas para deixar a sua resposta.

Como já informei antes, faço questão de frisar que esta não é uma ação paga e não estou recebendo dinheiro ou qualquer outro benefício da editora, apenas pedi os livros e a Mundo Cristão gentilmente os ofertou para que eu os repassasse a você. Estes são os cinco livros que a editora cedeu para a comemoração (vou sortear um exemplar de cada):

A vida de CS LewisA vida de C. S. Lewis: Do ateísmo às terras de Nárnia (Alister McGrath) – Sinopse do livro: Por mais de meio século, C. S. Lewis vem alimentando a imaginação de milhões de pessoas em todo o planeta com seu fantástico mundo de Nárnia. Para celebrar o 50º aniversário de sua morte, o Dr. Alister McGrath reconta a vida deste que é considerado um dos maiores escritores do século 20. A obra oferece um panorama abrangente e fascinante da trajetória de um pensador profundamente original e que se tornou fonte de inspiração para crianças e adultos em todo o mundo. McGrath oferece um olhar novo, e por vezes chocante, sobre a vida dessa figura complexa, em uma biografia profundamente embasada. O autor nos faz mergulhar no coração de um Lewis que poucos conhecem.

 

Quem voce pensa que eQuem você pensa que é? (Mark Driscoll) – Sinopse do livro: Quem é você? O que o define? Qual é sua verdadeira identidade? Como você responderia essas três perguntas? Saber responder corretamente pode ser a diferença entre viver uma vida de significado ou simplesmente existir. Em geral, esquecemos quem realmente somos e, por isso, buscamos preencher esse vazio com coisas passageiras, incapazes de satisfazer os anseios da alma. Até mesmo muitos que dizem “estar em Cristo” parecem não viver de modo significativo o que acreditam. Mark Driscoll explora com inteligência e sagacidade as reais implicações de sermos criados à imagem e semelhança de Deus. E revela como potencializar em realizações pessoais e comunitárias essa condição única da Criação.

 

Diga sim com convicçãoDiga sim com convicção (Miguel Uchôa) – Sinopse do livro: As estatísticas mostram índices alarmantes de divórcio entre cristãos e não cristãos. Os gabinetes pastorais e os consultórios especializados em terapia de casais vivem lotados de pessoas que experimentam a infelicidade na vida a dois. Certamente, ninguém ingressa num relacionamento com o objetivo de fazer parte do grupo dos divorciados ou dos infelizes. Mas, se o processo decisório não for conduzido de forma consciente, madura e bíblica, isso lamentavelmente pode se tornar uma grande possibilidade. Com sua larga experiência em aconselhamento matrimonial, Miguel Uchôa (bispo anglicano da Diocese do Recife) mostra diferentes maneiras de evitar que a dissolução e a infelicidade entrem no lar daqueles que sonham em construir uma família.

 

Pais admiráveis educam pelo exemploPais admiráveis educam pelo exemplo (Cris Poli) – Sinopse do livro: A máxima “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não funciona quando o assunto é criação de filhos. As crianças, desde muito pequenas, observam e se espelham nas atitudes e no comportamento dos pais, muito mais do que em seus ensinamentos verbais ou broncas. Todo pai e toda mãe deseja que os filhos sejam amorosos, alegres, pacíficos e pacificadores, pacientes, tolerantes, amáveis, bondosos, fiéis, mansos e que tenham domínio próprio. Então lembre-se: eles precisam ver essas características em você primeiro! Neste livro, Cris Poli (a Supernanny) vai ajudar você em sua enorme responsabilidade de transmitir os valores mais importantes que existem a seus filhos, com a didática que eles compreendem melhor: seu exemplo pessoal.

 

BonhoefferBonhoeffer – pastor, mártir, profeta, espião (Eric Metaxas) – Sinopse do livro: As tropas nazistas avançavam pela Europa. Numa época em que se calar era a melhor forma de se expressar e se omitir era a mais acertada ação, o pastor Dietrich Bonhoeffer tornou-se uma ameaça a Hitler. Sabotando ordens e ações de guerra nazistas, ele salvou milhares de vidas e impediu os planos de Hitler. Descoberto, Bonhoeffer foi preso e enforcado por ordem direta de Adolf Hitler. Este livro traça o perfil profundo e cuidadosamente detalhado de um dos teólogos alemães mais importantes desde Lutero e uma das figuras principais da resistência contra o regime nazista. Inspirador, desafiador e emocionante, Bonhoeffer é o relato instigante do que um homem pode fazer movido por amor ao próximo e contra a injustiça.

Muito obrigado pelo privilégio da sua companhia nesses três anos. Muito obrigado pela oportunidade de agradecê-lo por isso. Muito obrigado por compartilhar sua visão sobre perdão. Muito obrigado pelas suas tão valiosas orações. Deus o abençoe muito e a toda a sua família.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio

 

 

Anúncios
comentários
  1. Julio disse:

    Perdão é reconhecer-se a sí próprio no erro do outro.

    • Obrigado por compartilhar, Julio.
      .
      Deus o abençoe muito,
      mz

    • Dill Cruz disse:

      Bom dia Mauricio,

      acho que é uma ação voluntária, sem nenhum interesse de recompensa, mas de amor a si mesmo e ao próximo.

      • Oi, Dill,
        .
        sem dúvida são excelentes aspectos do perdão, muito obrigado por compartilhar!
        .
        Grande abraço, na paz do Manso Cordeiro,
        mz

    • MIRAMELES SABINO disse:

      Eu poderia escrever muitas coisas, mas só uma é necessária. PERDÃO… é o outro lado da moeda: CARA: “amor” – COROA: “perdão”. Obrigada, Deus pelo perdão com que nos amaste!

    • David Prado Junior disse:

      Perdão é simplesmente achar descanso para a alma em pastos verdejantes!

    • David Prado Junior disse:

      Perdão é simplesmente se dar um presente e presentear a outra pessoa com uma das maiores dádivas de DEUS, e assim achar descanso para as nossas almas.

    • crismélia disse:

      Perdão, é ter a humildade de reconhecer que todos nós somos falhos, sujeitos a erros e paixões, é entender que temos que amar o próximo como a nós mesmos como o mandamento deixado por nosso Pai e nisso demonstrar que aprendemos com o exemplo deixado por Jesus quando foi crucificado, mesmo naquela situação Ele demonstrou o verdadeiro significado do perdão o AMOR!!!

    • Ana Paula de Oliveira disse:

      Para mim o perdão é uma atitude voluntária de deixar livre de dívida aquele que me prejudicou ou ofendeu.

    • Ana Paula de Oliveira disse:

      Perdão é o trabalho que o ofendido decide voluntariamente fazer para deixar livre a pessoa que o ofendeu. Digo trabalho porque dependendo da ofensa há um gasto de energia mental, emocional e fisica para realizar isso. Muitas vezes é necessario gastar tempo em oração, recorrer as Escrituras, ir até o ofensor.
      Perdão é a benção se restaurar a comunhão a cada vez que peco e exponho minha culpa diante diante de Deus e daquele que ofendi.
      Perdão é trabalho, é recebido, é dado, é necessário, é ordenado, é remédio, é benção.

      • Oi, Ana, tudo bem?
        .
        É uma visão interessante. De fato, perdoar exige despender energia, esforçar-se, devotar-se. Muito boa percepção.
        .
        Abraço pra ti, na paz do nosso Deus,
        mz

  2. Leila Cristina Alves de Oliveira disse:

    Perdão é quando o coração decide, mesmo em meio a dor, dizer ao próximo: “eu te aceito assim como você é, assim como vocês está, assim como Cristo também o aceita, eu te aceito”.

  3. E uma escolha que nos aproxima do …..” Imagem e semelhança “.

  4. Alessandra (Lelê) disse:

    Bom dia Maurício,
    No meu mode de pensar o perdão é um ato da vontade e não um sentimento.
    Perdoar como Deus perdoa, somente com o poder do Espírito Santo.
    E finalmente perdoar não é esquecer, pois é como uma cicatriz, está ali, mas não dói mais.

    • Oi, Lelê,
      .
      boas verdades, minha amiga, boas verdades.
      .
      Beijo pra ti, Deus siga abençoando você e a mamãe,
      mz

      • Alessandra (Lelê) disse:

        Mauricio,
        Parabéns pela iniciativa.
        Está sendo ótimo ler o pensamento de todos! Estou crescendo muito! E a adesão tb está muito grande!
        Que este blog continue sendo benção na vida de todos assim como é na minha!

      • Oi, Lelê!
        .
        obrigado, querida, também estou feliz por tantos estarem refletindo sobre este assunto tão importante.
        .
        Faço minha a sua oração e agradeço a Deus por poder abençoá-la de algum modo.
        .
        Beijo em ti e Celi, Jesus siga com vocês!
        mz

  5. Adinovam H. M. Pimenta disse:

    Perdão é o ato de recordar sem dor dos atos ruins causados por outra pessoa contra si.

  6. “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
    Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete”(Mateus 18:21-22).
    ………………O Amor de Deus é imensurável.

  7. Rosinando da Silva Andrade disse:

    Perdoar é esquecer o que ti fez mal e deixar o amor de Cristo falar mais alto no seu coração!

  8. Beth disse:

    Perdão é uma das muitas formas de negarmos a nós mesmos. É a obediência a um mandamento de Deus (“perdôa os nossos pecados assim como NÓS PERDOAMOS…” ; “PERDÔE 70 vezes 7…” etc… o não perdoar é uma desobediência deliberada contra Deus, é recusar de forma deliberada o sacrifício de Jesus na cruz. Perdão é uma graça concedida por Deus através da cruz por meio de Jesus.

    A paz Maurício.

  9. pv disse:

    Perdão é lindo na teoria, nas discussões, seus defensores o colocam na mais alta posição; mas, quando vamos para a prática, nos desmonta. Quando preciso perdoar: corro, fecho olhos e ouvidos, saio de mansinho, vou ali e já volto, faço até como avestruz (enterro a cabeça… não tô nem aqui). Mas quando preciso do perdão: choro, suplico, gemo, imploro.

    A dinâmica do perdão é complexa. Existem pessoas que não se perdoam. Se disserem: ah… isso Freud explica. Realmente, a Psicologia ajuda muita gente no tratamento de doenças psicossomáticas, mas no caso do perdão, não. Se fosse assim, faria Psicologia ou frequentaria um consultório psicológico diariamente.

    Então, para eu viver o perdão preciso olhar para Cristo. Só olhando para Ele e ser constrangido pelo seu perdão diariamente. Não há outra maneira. Não posso fazer isso sem Jesus. Para falar a verdade, com a ajuda dEle já é muito difícil. Só um milagre de Jesus Cristo para transformar uma pessoa que perdoe seu transgressores.

  10. Jose disse:

    A paz do Senhor Jesus, nobre amigo Mauricio.

    Eu acredito no perdão.
    Para mim é o amor em movimento, em ação dentro da gente.

    Nao importa qual tenha sido o agravo, pois será suplantado quando o amor estiver entrar em ação.

    Abraço fraterno,
    Jose.

    • José, olá,
      .
      dizer que o perdão é “o amor em movimento” é uma das definições mais perfeitas que já ouvi. Bravo!
      .
      Abraço pra ti, Deus abençoe toda a família,
      mz

  11. Erlan Tostes disse:

    Ao meu ver, perdoar é amar.
    Mas como o amor tem vários desdobramentos, ressalto um que julgo mais apropriado no que diz respeito ao ao perdão: A compreensão.
    Em sua forma mais pura, o perdão ocorre quando a compreensão é aplicada de fato na vida cristã.

    Compreensão da tendência que o ofensor tem ao pecado.
    Compreensão de que os próprios pecados são ofensivos a Deus e mesmo assim Ele nos perdoa.
    Compreensão de que é impossível esquecer a ofensa sofrida, mas é possível superar a dor que ela causou.
    Compreensão de que perdoar é mandamento.
    Compreensão de que o Pai nosso está nos céus e perdoa nossas ofensas como nos perdoamos a quem tem nos ofendido.
    Compreensão de que o perdão promove a derrota de Satanás (2 Co 2:10-11)
    Compreensão de que há pessoas que não sabem o que fazem, por isso, devemos rogar-lhes o perdão do Pai.

    • Oi, Erlan,
      .
      mano, que viés interessante! Fiquei bastante reflexivo ao ler o que você escreveu: amor com compreensão. É algo para se meditar bastante.
      .
      Muito obrigado por compartilhar!
      .
      Grande abraço, no amor maior,
      mz

  12. Izaías Alves disse:

    Bom Dia!
    Caro Mauricio, Perdoar nunca foi tarefa fácil.
    Penso que perdão é lembrar de tudo, e mesmo assim não permitir que o acontecimento interfira direta ou indiretamente na relação; ser capaz de conviver com o “outro” sem no íntimo guardar rancor, desejo de vingança, vontade de revidar. Lembro-me do exemplo clássico de Jesus, quando Ele tem um dialogo de restauração com apostolo Pedro. Jesus nem menciona a traição.

    Fica Na Graça e Paz do Senhor!

    Um GRANDE abraço fraternal,
    Izaías Alves – Fortaleza – Ceará.

  13. Priscila Campos disse:

    Escolher perdoar é abrir mão da ofensa que é uma raiz do inimigo para dar lugar aos frutos do Espírito Santo, entendendo que perdão não é um sentimento e sim uma escolha. Perdoar é libertar-se, é colher a PAZ e se assemelhar a Cristo. Perdoar é atitude dos que realmente possuem uma Nova Vida, é conseguir escalar mais um degrau da escada que nos leva ao aperfeiçoamento do caráter cristão.

  14. Ghesica Geanne disse:

    Não trata-se de esquecer, mas de não trazer mais à tona. É Lembrar sem ferir-se. Fazer o que Cristo faz diariamente com a gente. Manifestar o dom do amor.

  15. Mailson disse:

    Louvado seja Deus! por sua vida meu irmão, você é entre muitos que amam a igreja e luta constantemente para abençoar muitas pessoas através desse blog, sinto sempre abençoado por Deus por suas postagens, ele(Deus) que é o grande autor e merecedor de toda glória que te inspire cada vez mais…quero participar do sorteio gosto de ler livros que edifica a minha vida, pois bem, PERDÃO, como é difícil essa palavra na prática, luto não um dia mas todos os dias para perdoar e pedir perdão, sem mais, Perdão é quando alguém perdoa a magoa, a agressão ou qualquer ato que prejudique a vida, não é simplesmente perdão de palavra, mas é de atitude…é querer conviver de novo ainda que seja difícil com alguém que nos ofendeu, que nos deixou, que disse tudo aquilo que não gostaríamos de ouvir , é esquecer de vez por toda o passado o presente de alguém que fez conosco, o perdão é uma tarefa mais sublime e desafiado por nos levar a se humilhar perante alguém que prejudicamos, o perdão leva-nos ao um estado de paz, agora a falta de perdão nos leva ao um estado de inquietação na alma, nos leva a alimentar o ego, o orgulho, a autojustificação, nos faz prisioneiros, nos levar a praticar todo tipo de mazela da nossa natureza pecaminosa, há tantas definições que se fosse falar sobre perdão levaria muitos dias talvez anos escrevendo. Atualmente, estou orando constantemente por alguém que ofendi, quero voltar a ter meu laço de amizade renovado, a dificuldade é que já pedi perdão e não fui perdoado, o grande problema hoje é que infelizmente se não lutarmos constantemente iremos nos conformar, e achar que tudo é normal, que deus nos dê a graça de nunca nos conformar com a falta de perdão, meu querido irmão muita paz e saude na sua vida para continuar escrevendo.

    • Oi, Mailson,
      .
      muito obrigado pelo carinho contido em suas palavras. Louvo a Deus porque ele te abençoe pelos textos que compartilho aqui.
      .
      Muito boa contribuição, querido, como você disse “perdão é uma tarefa mais sublime”, isso é uma enorme verdade.
      .
      Sobre o perdão que não te estenderam, me alegro que você tomou a iniciativa de pedir para ser perdoado. Se a outra pessoa não perdoou isso não pesa mais sobre sua vida. Fique em paz.
      .
      Abraço carinhoso, na paz de Deus,
      mz

  16. blogdesnomeado disse:

    Perdoar é um exercício contrante, uma decisão, algo que está diretamente ligado ao próximo, pois ao privar o próximo do seu perdão, ele deixa de ser alvo do seu amor e passa a ser alvo, ou do seu ódio ou, pior ainda, da sua indiferença.

  17. marcelo correia da silva disse:

    Perdão,Mauricio não sou acadêmico nem escritor sou um Homem simples, Tenho um grande amigo de infância e em traiu fiquei sem falar com Ele por um bom tempo,Eu que me senti mau,depois de um tempo seu filho ficou doente Ele não tinha dinheiro para comprar o remédio Eu fui na sua casa ofereci ajuda e através dessa situação ,nós reconciliamos e voltamos a ser amigos o perdão na verdade me fez um bem imenso durante meses fiquei remoendo aquilo dentro de min estava me fazendo mal atrapalhando a minha vida profundamente,depois que liberei o perdão, senti um alivio profundo na minha alma.parabéns pelos três anos do blog que até pessoas simples compreende.

    • Oi, Marcelo,
      .
      querido, você não ser acadêmico não é nenhum demérito para sua vida. Estudar teologia é uma delícia, mas o evangelho é para todos os que amam a Cristo, não para os que têm diploma. Este blog é para todos e fico feliz que esteja cumprindo seu objetivo.
      .
      Parabéns por sua iniciativa quanto ao seu amigo. Houve, certamente, festa no céu por este perdão estendido.
      .
      Grande abraço, no amor do Carpinteiro,
      mz

  18. Bruno Costa disse:

    Perdão é a absolvição por erros ou atitudes cometidos. A motivação máxima para perdoar deve ser o amor e a compaixão. Deus nos amou tanto que nos deu Seu Filho,e este para remição de pecados e salvação do mundo. Este mesmo Filho nos ensinou que devemos perdoar para sermos perdoados. Contudo, o perdão que Deus nos concede é mediante ao arrependimento genuíno.

    Abraço!

  19. Acho que perdoar é permitir que Deus faça em nós aquilo que não conseguimos na esfera humana. É caminhar a segunda milha, não com nossa própria força, mas com a força que Ele nos dá. E ao final desse caminhar perceberemos que isso só foi possível porque Ele esteve à frente em todo o tempo.

    • Oi, Vania,
      .
      sem dúvida a ausência de Deus impossibilita o perdão. Perdoamos porque ele nos perdoou primeiro. Excelente contribuição, obrigado.
      .
      Abraço, na paz de Deus,
      mz

  20. Elaine disse:

    Olá Maurício, bom dia! Perdão…
    Perdão é um mandamento de Deus e uma condição para que os nossos pecados sejam perdoados. “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” . (Mateus 6:12 ARC)
    Só temos duas escolhas: decidi obedecer a Deus e perdoar ou não obedecer.

    É fácil perdoar? Não é, ainda mais quando estamos tão feridos. Mas quando decidimos obedecer a Deus, ELE cura essa dor, e ainda a usa para levar cura a outras pessoas.

    Eu decidi perdoar! E os meus relacionamentos foram restaurados, de filha e Pai. E o meu casamento. Gloria a Deus.

  21. Edina Oliveira disse:

    Bom dia Mauricio,

    Significa amar as outras pessoas como a mim mesma.
    A dívida que algumas pessoas podem ter em relação a minha pessoa é ínfima, se comparada com a que eu tinha com Deus, e Ele me perdoou em Cristo Jesus, que pagou o preço por mim com seu próprio sangue. Preço que eu jamais conseguiria pagar. Assim, é inadmissível eu, uma Cristã, não perdoar, pois o próprio Jesus afirmou diversas vezes que, se eu não perdoar não serei perdoada.

    Um abraço para você e sua linda família!

  22. Francisco S Neto disse:

    Bom dia Mano Maurício;

    Para mim além de tudo, perdoar é refletir o Cristo que há em nós.
    Se estamos Nele, devemos fazer a sua vontade,
    pois devemos perdoar aqueles que nos ofendem para sermos perdoados também.
    Amar ao nosso próximo como a nós mesmos,
    é um mandamento em que muitas ocasiões somente com o Santo Espírito conseguimos realizar.

    Deus o abençoe.

    Francisco Neto
    Fortaleza – Ceará

  23. Daniel Supimpa disse:

    Quando a Bíblia diz que Deus “atirará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”, fico a devanear que algo lançado no mar não deixa de existir. Simplesmente é levado para um outro ambiente onde não mais teremos acesso para mexer, mudar ou de utilizar como evidência.

    Quando somos perdoados, Deus opta por lançar a culpa de nosso ato num ambiente em que não poderá nos atingir novamente. Quando perdoamos, optamos por lançar a culpa, e a necessidade de vingança para outro lugar onde nem nós, nem quem nos ofendeu terá qualquer acesso, pra toda a eternidade.

    Ajude-me a perdoar, Deus!

  24. João Donizete Micheletti disse:

    Bom dia Maurício,

    Perdoar é decidir compartilhar o amor que o Senhor Jeus Cristo nos deu.

    Abs.

  25. Paulo Filipe disse:

    Bom dia Mauricio!
    Perdão é não levar mais em consideração. Avançar sem levar em conta.

  26. Edina Oliveira disse:

    Fiquei concentrada na questão do perdão e não te dei os parabéns.
    Você é um instrumento nas mãos de Deus, através do que você escreveu foi que eu consegui compreender de forma definitiva o que é perdão.
    Parabéns pelos três anos do Blog. Pode ter certeza: É BÊNÇÃO!!!

    • Imagina, querida irmã, louvo a Deus por tudo isso. Dele vem toda dádiva e todo dom perfeito.
      .
      Muito obrigado pelo carinho de sempre.
      .
      Abraço fraterno, no amor do Pai,
      mz

  27. rmdias disse:

    Olá Maurício,

    Perdoar…é difícil, mas vou descrever da forma como o sinto.
    Usam muito a palavra “liberar” para usar com o perdão, formando assim “libere o perdão” e é exatamente isso. O perdão é pesado para a gente carregar, não podemos suportar o peso dele quando nos deparamos com uma situação em que devemos liberá-lo.

    O perdão é um peso, quando o liberamos, ele dá lugar à paz e quem o leva ao próximo é o amor, pois o amor suporta todo o peso, até o da cruz.

    • Salve, mano!
      .
      obrigado pela contribuição, querido. Sabe, eu não tenho nada contra usar “liberar” para perdão. Mas confesso que gosto muito mais da expressão “estender” perdão, porque passa uma imagem mental de que você está dando pessoalmente algo a outra pessoa. Se eu te digo que estou estendendo uma caneta a alguém, você imagina meu braço sendo esticado e oferecendo pessoalmente essa caneta ao outro. Penso que o perdão tem isso, por ser uma ação, por ser pessoal, por ser uma oferta. É um detalhe menor, mas acho bonito.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  28. Herminio Campos disse:

    Perdão é um ato de amor verdadeiro que leva a uma reconciliação sincera e incondicional.

  29. Luciano disse:

    Meu irmão agradeço a Deus por este blog que tem muito me edificado e peço a Ele que continue te enchendo do Espírito para que este seu dom sempre cresça.

    Que o Senhor te abençoe sempre
    Luciano Firmino

  30. Elisete Artigas de Faria e Silva disse:

    Perdão, necessário a TODOS nós principalmente aos que a professam a fé no Senhor Jesus, que ele foi o maior exemplo de perdão, e talvez até seja uma atitude de humilhação mas que pode nos curar de muitos males e nos livrar de muitos fardos, mas o perdão verdadeiro que vem do fundo da alma quebrantada.

    • Olá, Elisete,
      .
      você tocou num ponto fundamental: a atitude de humilhação. Pedir perdão humilha. Mas, como Jesus foi humilhado, concluímos que o perdão nos aproxima da imagem de Cristo. Excelente.
      .
      Abraço pra ti, na paz de Deus,
      mz

  31. Edicarlo Nascimento disse:

    Bom dia Mauricio…

    Feliz aniversairio ao Blog… Sou um seguidor e uso muitas da sua reflexoes para minha Caminhada crista…

    Perdoar, muito facil quando ouvimos de alguma outra pessoa, mas dificil quando necessitamos desenvolver…
    É facil perdoar quem gritou conosco ou somente nos tirou por uns momentos pequenos de nossa ” paz”, mas é dificil perdoar quem nos ofende e machuca profundamente…
    Mesmo sendo cristao sempre tive dificuldade em perdoar, mas sabia que era o mais correto a fazer, mas nao entendia quando alguem perdia um filho por um assassino e mesmo assim em meio a toda aquela dor dizia “eu te perdoo”. Sempre achava mentira e nao conseguia admitir…
    Mas isso era algo meu, e questionava a Deus com frequencia.
    Mas, um dia conheci o significado do perdao… Minha esposa que por 32 anos nao recebia noticias do pai, nao sabia a verdadeira razao do abandono, e em meio de toda essa guerra, ela ouvia a mae dizer “seu pai te ama”, isso tudo desde a idade de 2 anos, com essas crises ela ja tinha, rejeitado o pai, assassino em suas estorias para seus amigos, excluido de sua historia verdadeira, no fundo ainda parecia existir o rancor, o odio e a dor… Entao ela o encontra depois desses anos todos, entao eu penso comigo agora desaba tudo. Mas para a minha crise ser maior, a primeira coisa que ela faz é abraça lo e dizer “eu te perdoo”. Questionei ela assim que ficamos a sos, ela somente me disse “Jesus me perdoou na cruz”….

    Resumindo… Perdoar é enterder o que Jesus fez por voce na cruz, é um ato de amor a si mesmo, pois, quando voce perdoa, voce diz “acabou aqui”, e ja comeca a caminhada novamente. Perdoar sinonimo de amor a Deus, a proximo e especialmente a si proprio.

    Hoje perdou com muita mais frequencia, mas nao sou mentiroso, e nem hipocrita, muitas das vezes continua dificil e quase impossivel, eu disse quase impossivel, e no momento de perdoar eu geralmente me questiono “eu merecia ser perdoado?”

    Paz em Cristo a todos….

    • Oi, Edicarlo,
      .
      muito obrigado pelo carinho, mano, fico feliz por poder contribuir de algum modo para o seu crescimento.
      .
      Rapaz… que relato lindo. Confesso que os olhos marejaram quando li a história de sua esposa. Você sintetizou com grandiosidade o que é perdão na prática.
      .
      Um abraço grande a você e sua esposa, Deus abençoe toda a família,
      mz

  32. Alessandra Souza disse:

    Perdoar é como abrir a porta de uma sala há muito trancada, tirar tudo o que está ocupando espaço para fora e deixar a sala livre para que o responsável pela limpeza tire toda a poeira que embaça os olhos e impede de respirar o ar puro da vida.
    Perdoar é abrir mão de toda a carga que acumulamos, é abrir a nossa alma para que o Espirito Santo faça morada e transforme o nosso ser.

    A Paz do Senhor para todos os corações que acompanham esse blog.

    Com Carinho
    Alessandra

  33. Iara Souza disse:

    Meu querido irmão em Cristo! Parabéns por três anos de inspiração e de comunhão com irmãos que, penso, em sua maioria, só se conhecem por aqui, como eu! =) Agradeço a Deus por tantas inspirações terem me abençoado. Por vezes, como se o próprio Deus estivesse falando comigo! Quantas mudanças de comportamento e pensamento não se deram em mim, em função das palavras que foram escritas, APENAS! rsrs Que o Senhor continue te instruindo na Sua palavra e te dando graça para continuar nos abençoando. Amém!

    Sobre o perdão, disse que, independente de ganhar um dos livros, já tinha a resposta à sua pergunta. E o que tenho a dizer é parte de mim, do que vivi em meus relacionamentos e que me levou a esta reflexão. Vamos a ela:

    No Direito Penal Brasileiro, em crimes de ação privada, é possível ao ofendido conceder perdão ao ofensor.

    O texto normativo é claro em seu art. 106:

    “O perdão, no processo ou fora dele, expresso ou tácito:
    I – se concedido a qualquer dos querelados (aquele que praticou a infração penal), a todos aproveita;
    II – se concedido por um dos ofendidos, não prejudica o direito de outros;
    III – se o querelado o recusa, não produz efeito.”

    Não vou aqui me delongar na explicação destes incisos. O que quero, partindo da lei dos homens, é trazer uma aplicabilidade à conduta daqueles que seguem a lei de Deus.

    Desde que estudei este instituto penal, chamou-me atenção sua natureza bilateral, que se extrai do inciso III. Se o ofendido decidir conceder o perdão ao ofensor e este recusá-lo, a ação prosseguirá. Não basta o ofendido conceder o perdão. É necessário o ofensor aceitar.

    Imagino o ofensor dizendo: “Não quero este perdão. Vamos ver no que vai dar este processo. Se tiver que ser livre, serei. Do contrário, pagarei pela infração cometida”.

    Ora, para os seres humanos a regra é a liberdade, é ser livre. Optar pela exceção (ser preso) é optar por viver acorrentado por amarguras.

    Vejo neste instituto jurídico uma possibilidade de ser livre. Isso é tão bíblico!

    Sim, o perdão é libertador! Na lei dos homens e na lei de Deus.

    É livre quem libera o perdão. É livre quem aceita o perdão. Uma via de mão dupla: um se arrepende, o outro perdoa.

    Lembro-me de um texto que li e que dizia o seguinte: “quando uma pessoa pedir perdão a você, não diga ‘tudo bem!’, ‘esqueça isso!’. Diga ‘eu te perdoo!’” (isso eu li aqui no APENAS, mas nunca encontrei o texto. #quetriste rsrs)

    Sempre entendi dessa maneira. Uma pessoa que pede perdão não espera ouvir “você é sincera e humilde”, não espera ouvir “estou feliz com você”, não espera ouvir “sua amizade é valiosa”, não espera ouvir “é bom ouvir isso”, não espera ouvir “eu te peço perdão, também”. Uma pessoa que pede perdão espera ouvir “EU TE PERDOO!”, pois tudo o que ela quer é ser livre.

    Ela quer ser livre porque sabe que Deus usará da mesma medida para perdoá-la: “perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores […] pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.

    E por que não mencionar o texto de Mt. 18.21-35?! Muito forte quando Jesus encerra a parábola do servo impiedoso, dizendo: “assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

    Nos últimos dias parei para falar com Deus e para ouvi-lo. Falava sobre minhas mágoas e o ouvia falar sobre o amor e o perdão.

    Foi bem impactante ouvi-lo através de sua palavra nos textos já citados.

    De pequenas frases a longos textos pude perceber que Deus me direcionava pelo caminho do amor, onde se encontra o perdão…

    “Todo relacionamento é iniciado por algum tipo de amor, mas só é mantido pela prática do perdão”.

    “Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam”.

    “Aprenda a pedir perdão. Isso não diminui ninguém, muito pelo contrário. Reconheça seus erros, pois só almas grandiosas são capazes disso. Aprenda a dar o braço a torcer. Ceda…”

    “Amar o próximo é usar de misericórdia”.

    (…)

    E assim fui sendo cuidada por Deus e me aproximando de sua misericórdia. Ele é tão misericordioso conosco, por que não sermos com o nosso próximo?

    E o mais lindo é que o amor de Deus, diante de nossas iniquidades, diz: “porque serei misericordioso com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais”.

    O perdão é libertador!

    Somos capazes de dizer que em Jesus somos livres.

    E em nossos relacionamentos interpessoais? Somos livres?

    Olhemos a nossa volta. Talvez precisemos pedir perdão. Talvez alguém esteja precisando ouvir de nossos lábios “EU TE PERDOO!”

    Liberte!

    Seja livre!

    O que significa perdão para mim?
    Liberdade!
    Que muitas outras inspirações venham para alcançar vidas como alcançou a minha!
    Fica na paz, meu querido!

    • Oi, Iara,
      .
      é ao ler “Quantas mudanças de comportamento e pensamento não se deram em mim, em função das palavras que foram escritas” que me sinto motivado a continuar. Muito obrigado por isso e pela sua oração tão gentil.
      .
      Que dizer do seu comentário? Amei. A analogia com o Código Penal e os desdobramentos foram muito enriquecedores, obrigado. Excelente reflexão, parabéns.
      .
      Um abraço carinhoso, que a mesma paz repouse sobre a sua vida todos os dias,
      mz

  34. Saene disse:

    Muito bons todos os entendimentos!
    De uma maneira Simples:

    Perdão é lembrar sem sentir dor … sem ressentimento
    o ofensor/ ofensa passar a não ter mais importância.
    Um processo nada fácil … Porém com o auxilio de Cristo, perfeitamente possível.

    Deus continue te inspirando

  35. Karla disse:

    Bom dia Maurício,

    Perdão para mim, é um ato de amor não só ao próximo, mas a nós mesmos.
    É o exemplo mais incrível de Deus… somos um povo “corrompido”, vivemos lutando contra os nossos pecados e muitas vezes erramos e decepcionamos Deus, que em sua infinita misericórdia e com seu amor incondicional por nós, decidiu simplesmente nos amar e nos perdoar, sempre… todos os nossos pecados… e ainda nos deu Jesus, o Seu Filho, para nos dar exemplo e ainda sofrer todo tipo de dor, física e emocional e depois… morrer por nós.
    Se olharmos dessa forma, pensando que não merecemos o perdão de Deus, temos não só misericórdia e amor pelo nosso próximo, mas também uma imensa gratidão à Deus por sermos perdoados sempre.
    E um bom discípulo de Cristo perdoa… esquece… ama… e continua sempre agradecido!!!
    Com amor ágape,

    Karla

    • Oi, Karla, bom dia,
      .
      excelentes reflexões, mana. Agir como o Mestre: essa é a fórmula para a renovação da mente e a prática do bem.
      .
      Um abraço fraterno, no amor do nosso Senhor,
      mz

  36. A paz Mauricio e demais irmãos,

    Pra mim perdão é abrir do desejo de vingança e retaliação.

    Na Biblia, principalmente no Antigo Testamento, vemos que a noção de justiça está atrelada ao principio da retribuição por um erro cometido. Quando Deus diz na Lei “olho por olho e dente por dente”, Ele não está incentivando um estado de barbarie e crueldade, como alguns pensam. Pelo contrário, Ele está instituindo um sistema de justiça que funciona na base da proporcionalidade: por exemplo – se alguém quebra o braço de outro deverá seu braço quebrado também nem mais nem menos. Em suma: cada um paga o que deve nem mais nem menos.

    Assim, quando somos ofendidos, traídos, insultados, agredidos por alguém a nossa tendência natural é querer que a justiça se faça e o ofensor sofra o mesmo mal que nos fez. Porém, quando há o perdão, abrimos mão desse desejo e sentimento. Não que o perdão seja o estimulo a impunidade, mas quando perdoamos transferimos a tarefa de punir o mal que sofremos à Deus que é vingador, mas não vingativo.

    Resumindo: eu perdôo quando abro mão do desejo de vingança e deixo que Deus trate meu ofensor da forma como ele deve ser tratado. Abro mão da minha justiça em prol da justiça divina.

    Att.

    Eder Lima

  37. Fernanda Melo disse:

    Anos atrás uma pessoa me feriu profundamente fisicamente e mentalmente carregava o peso na minha alma sentia um sentimento horrível contra essa pessoa deseja sua morte. Até certo dia essa pessoa a morreu e no terrível foi assassinato e com ele levou a culpa, por ter abusado uma criança, sempre levei isso comigo só de escrevei isso já sito meus olhos cheios de lágrimas meu coração fica apertado em pensa nisto. Pois é a primeira vez que falo isso abertamente, como é terrível alguém cometer tão grande atrocidade quando uma criança… Mas hoje tenho coragem e convicção de dizer que eu perdoo-o mal que ele me fez, mas só podiam fazer isso com graça de Deus que o dia me perdoo pelos meus pecados, e Ele morreu porque apesar te tão grade sujo eu era, me perdoou. Acho isso o perdão é ir além de seus limites físicos, psicológicos, é livra o próximo de uma terrível condição da culpa. É podem dá-lo a chance de recomeçam. Perdão trás beneficio para ambas as partes.

    • Fernanda, oi,
      .
      meu coração fica apertado por saber o que você passou. Peço a Deus que sare totalmente todas as feridas e traga paz total a sua vida.
      .
      Creio que, por essa experiência, você, muito mais do que quem não a viveu, sabe o sentido de perdão. E louvo a Deus por ter estendido perdão a seu agressor.
      .
      Que o Senhor a abrace todos os dias de tua vida e frutifique paz em seu coração. Um abraço carinhoso,
      mz

  38. Diego Sousa disse:

    Perdão é fazer ao outro o que você quer receber. Creio ser uma troca e um dos sentimentos mais nobres que o ser humano possa exercer. Perdoar é negar a si mesmo, é servir ao semelhante com um nova chance. Acho que quando eu ficar mais velho vou ter uma definição mais resistente.

    Abração, Mauricio.

    • Oi, Diego,
      .
      Perdão é sim uma troca resultante de uma oferta. É dar-se. E, no que se dá, se recebe por ter dado. Obrigado por compartilhar, querido!
      .
      Abraço grande pra ti, Deus o abençoe muito,
      mz

  39. Letícia disse:

    Olá Maurício !!!
    Acredito que perdoar é negar a si mesmo, devolvendo a si mesmo o direito de ser feliz. E dizendo ao Pai: ” eu perdoo porque o Senhor me perdoou primeiro”.

  40. Wanglê de Souza disse:

    Perdão é a forma mais intensa para se mostrar o tamanho do abismo que se poderia estar sem tomar essa atitude. É demonstrar o quão a pessoal é importante, é simplesmente ensinar a outra parte a amar mesmo sendo um pobre pecador…. “Só é perdoado se simplesmente perdoar…..!”

    • Olá, Wanglê,
      .
      de fato, o tamanho da montanha põe em perspectiva a profundidade do vale. Gostei desse ângulo de se ver a coisa, obrigado.
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  41. Valderez f s oliveira disse:

    Bom dia.
    Papai do Céu com certeza tem orgulho de ter você como filho e transmissor de seu plano de Salvação à humanidade.

    Eu diria que o perdão é uma das maiores forças inseridas no ser humano por um Deus perdoados. Mas o perdão nunca terá vida se não for gerada pelo amor.
    Antes mesmo que a ofensa ou o pecado existisse o perdão já existia. Deus providenciou o perdão de nossos pecados antes do nosso nascimento através de Jesus Cristo.
    A ofensa a nós ou ao nosso próximo causa dor, tristeza, mágoas, e afastamento.
    Não deixar nascer ou abortar o perdão, causa grandes feridas, que podem não aparecer superficialmente, mas por dentro estão corroendo como um grande tumor, ou estão adormecidas aguardando o momento em que poderão das seus frutos de ira e vingança causando grandes tragédias.
    Deixá-lo nascer também causa grandes dores. Para nascer precisa que gere dor mesmo, e que cause sim cicatrizes que serviram de Memorial de seu nascimento. O Senhor Jesus teve seu corpo marcado pelas cicatrizes do perdão liberado por nossos pecados.
    Perdoar exige um esforço que desconhecemos ter.
    Só podemos dar aquilo que temos.
    Quando tomamos consciência que pecamos contra nosso Pai Celestial e que através de seu Filho Jesus Cristo recebemos perdão, é que conseguimos perdoar quem também nos ofende, e que nós ofendemos ou magoamos.
    Após seu nascimento o perdão deve gerar paz, alegria e liberdade, dando assim frutos para novos perdão.
    Guarda o teu coração : Provérbios 4-23.

    • Olá, Valderez,
      .
      excelente a percepção de que o perdão foi providenciado antes mesmo do perdão. Que bela perspectiva!
      .
      Obrigado por compartilhar, mano, e pelas palavras afetuosas.
      .
      Deus te abençoe muito e a toda a sua família,
      mz

  42. Aline Rodrigues disse:

    O perdoar é amar!
    E logo penso no amor incondicional que Deus tem por nós,pois todos os dias com nossos erros Ele nos perdoa, mesmo sendo tão grande, tão poderoso e nós criaturas tão pequenas .O amor dEle resultou na entrega do seu único filho para PERDOAR os nossos pecados!Não á exemplo melhor a ser seguido se Ele perdoa porque não fazer o mesmo?Não é fácil para ninguém mas Deus não permite algo acima de nossas forças. PERDOAR é amar!!!

    • Oi, Aline,
      .
      de fato, se Deus não nos dá algo além do que podemos suportar, você lembrou bem: o perdão sempre está ao nosso alcance. Obrigado por compartilhar!
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

  43. Valtair disse:

    A paz do Senhor Mauricio,

    perdão é a mais linda expressão do amor de Deus por nós, e o maior exemplos que nos foi dado a ser seguido uns para com os outros, sem perdão não existe amor ao próximo, não existe o cristão.

  44. melinamartins disse:

    Mauricio Zágari, parabéns pelos 3 anos de Apenas, nesses 3 anos tenho sido muitíssimo abençoada com seus textos. Que venham muitos outros anos! =D

    Perdão é de tão difícil conceituação como é o Perdoar. Penso que é a decisão de deixar para trás a dor causada, o ressentimento, e voltar ao bom convívio com o causador da dor, olhar para ele e não ter mais raiva ou desejo de retribuição do mal, é como uma restauração do sentimento anterior.

    • Oi, Melina, tudo bem com você?
      .
      Muito obrigado pelo carinho de suas palavras, você é muito gentil.
      .
      Você tem toda razão, é difícil definir algo que inclui tanta coisa. Que bom que perdão tem rosto (o de Cristo), símbolo (a cruz) e caminhos (a Bíblia). Sem isso nunca conseguiríamos perdoar, não é?
      .
      Abraço fraterno, na paz do nosso Deus,
      mz

  45. josé nehmy disse:

    O PERDÃO É O MELHOR ANTÍDOTO PARA O RESSENTIMENTO E O ÓDIO. PERDOAR FAZ BEM.

  46. Monica disse:

    Pedir perdão é se arrepender verdadeiramente.
    Perdoar é esquecer do motivo… é não deixá-lo mais incomodar… não trazê-lo mais à tona.

    Seus posts são bençãos em nossas vidas.

    • Oi, Monica,
      .
      louvo a Deus por poder abençoar, mana, apesar de minhas tantas limitações. Obrigado pelo incentivo e, também, pela contribuição sobre o perdão.
      .
      Abraço fraterno, na paz de Deus,
      mz

  47. Bom dia, meu irmão!

    Ei, que reflexão a gente faz lendo cada resposta! Muito proveitoso!

    Isso tudo me fez recordar algumas situações que vivi a respeito do tema: já pedi perdão no auge da raiva, chorando de revolta e pedindo perdão. Naquele momento eu senti o outro muito forte e eu demasiadamente fraca. Depois de tudo, PAPAI me chamou para uma conversa: filha, é assim mesmo, você se esqueceu que o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza?

    E foi assim que o compreendi nesta questão. Mas como é difícil agir como Paulo e dizer: “por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. Porque muitas vezes temos que passar por tudo isso e ainda perdoar, não é verdade?

    Mas PAPAI nos perdoa porque ELE é o nosso PAI, ELE sabe que estamos aprendendo a andar e que as nossas quedas fazem parte de todo o processo. É verdade que a queda o homem de uma forma geral é terrível e repugnante até mesmo para nós que ainda somos tão tenros em relação ao aperfeiçoamento que o nosso PAI quer para nós. Por exemplo, pensemos em uma monstruosidade praticada pelo homem e tentemos abraçá-lo. Como mãe que sou, eu penso no casal Nardone, e fico enojada! É muito difícil para nós, não é? Porém, se eles se arrependerem e confessarem os seus pecados o nosso PAI os perdoa e também os chama de filhos.

    PAPAI conhece cada coração, sabe da sinceridade de cada um, especialmente da sinceridade daqueles que têm necessidade do SEU colo, do SEU consolo, dos seus ensinos.

    Como diz a letra da canção, “eu escolho Deus”. Eu escolho fazer o que ELE me ensina. E mesmo não fazendo do mesmo jeito que ELE faz, eu perdoo. Oro pelos que me perseguem. Tento me esquecer das ofensas que me causam e me lembrar das ofensas que eu também causo a tantos. E vejo uma grande transformação acontecer, tanto nos outros quanto em mim.

    São tantas lições!

    Abraço a todos os irmãos!
    Muito obrigada pelos ensinamentos de cada um!

    • Oi, Francilúsia, tudo bem?
      .
      Fico feliz que o sorteio foi bem além de entrega de presentes, mas está provocando reflexões e aprendizado. Isso é o principal.
      .
      De fato, perdoar é difícil. Mas ser cristão não é fácil, não é? Quem acredita que o evangelho é um caminho suave não compreendeu o “negar-se a si mesmo, tomar sua cruz” e seguir Jesus. O reino de Deus se toma por esforço. A graça vem e o esforço a segue.
      .
      Abraço pra ti, no amor de Cristo,
      mz

  48. JONATHAS disse:

    Entre várias manifestações, o perdão é um ato lindo, é uma das formas de exalar o amor, já que este tudo suporta (1 Co 13:7).

    Além disso, o perdão é uma forma de conquistarmos o perdão, já que oramos: Perdoa-nos as nossas dívidas, ASSIM COMO nós perdoamos aos nossos devedores (Mt 6:12). Entendo que se a pessoa almeja o perdão de Deus, se faz necessário perdoar também.

    Amém!

    Jonathas – Cabo Frio/SPA – RJ.

  49. Bom dia!
    Desde a primeira vez que vi no post sobre o perdão, o que seria perdão, fiquei meditando sobre o mesmo e tentando encontrar palavras me recordei de várias situações em que precisei pedir perdão e liberá-lo! Meu Deus, me assustei com a quantidade imensa de vezes que isso já aconteceu.Mas ainda assim ao lembrar de cada situação não senti absolutamente nada! Me refiro a nenhum sentimento doloroso, nenhum sinal de magoa ou ressentimento da minha parte,é como se eu olhasse uma cicatriz, que diz que eu tive uma feria, uma dor, mas que ela foi fechada, curada. Então ao pensar sobre perdão me lembro da ferida, doeu, mas não doe mais, passou, cicatrizou, Perdão para mim, não é esquecimento, perdão para mim não é um sentimento que eu posso sentir ou deixar de sentir, perdão para mim é escolha, é liberar o próximo é se libertar de algo que nos prende, sufoca,paralisa e mata.
    Me lembro também dessa passagem bíblica “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15) Acredito que não exista mais nada que possamos fazer a respeito, perdão é condicional,então sempre que precisarmos perdoar alguém que possamos lembrar que nós mesmos somos pecadores e necessitados do perdão de Deus. Deus já nos perdoou,quando nos lembramos dessa grandeza certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação. “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)

    Shalom, Deus abençoe você irmão!

    • Olá, Leticia,
      .
      muito boas ponderações, mana. O exemplo da graça de Deus é o maior motor para nos incentivar a reproduzir suas atitudes. Fico feliz que você veja isso.
      .
      Um abraço, bênçãos em dobro para você e a sua família,
      mz

  50. Wellington de Lima Lucena disse:

    Perdão é a disposição de não mais levar em conta a ofensa de outro, independente do seu pedido de desculpa e, restabelecer relações, antes partidas.

  51. Regeane disse:

    Perdoar é mais uma das provas do agir de Deus em nossas vidas!!

  52. wellington de lima lucena disse:

    Maurício, parabéns pelos três anos do APENAS, não somente pelo tempo, mas principalmente pelas mensagens edificantes e muitas vezes desafiadores. Assuntos abordados, sempre provocativos e oportunos, leitura agradável e proveitosa. Deus continue dando-lhe força para continuar por mais anos cooperando para Glória do Seu Reino.

    Rev. Wellington de Lima Lucena

    • Olá, Rev. Wellington,
      .
      muito obrigado pelo seu carinho, suas palavras são um incentivo valioso. Muito grato por elas e pela oração, à qual digo amém.
      .
      Um abraço fraterno, Deus o abençoe muito,
      mz

  53. Diego Belo disse:

    Perdão é literalmente perder. É deixar de imputar culpa, ou aplicar qualquer sanção a quem nos ofendeu, nos fez mal. Desafia a lógica humana. Por isso, é um dom de Deus, pois só quando somos alcançados pela graça é que nos damos conta de quanto somos indignos do perdão divino. Além do que, perdoar é condição sine qua non para sermos perdoados por Deus.

    • Olá, Diego,
      .
      belo entendimento, mano. Sim, perdão é perder uma perda que nos oferta ganhos muito maiores do que o que perdemos. É isso aí.
      .
      Abraço pra ti, na paz de Cristo,
      mz

  54. Flavia Raquel Bragança disse:

    Certa vez li que perdão não significa concordar com o ato errado, mas sim ser livre de um peso (que não merecemos). Concordo em partes, pois a falta de perdão acaba por nos aprisionar, não ficamos “100%” diante das pessoas, de nós mesmo e principalmente de Deus, sempre voltamos a regurgitar o acontecido.
    Perdoar é abrir não dessa memória dolorida, não que tenhamos amnésia, mas não ficar regurgitando sempre. Por isso mesmo, temos que lembrar e pedir a misericórdia de Deus, pq aos olhos humanos isso é quase impossível.
    O fato é que quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos assemelhamos a Ele, a chave do perdão acredito eu que resida exatamente aí!

    Parabéns pelo blog Maurício! que continue sendo uma bênção em nossas vidas! Forte Abraço!

    • Oi, Flávia,
      .
      obrigado pelas palavras, enquanto Deus permitir farei meu melhor para abençoar.
      .
      Concordo com você, acredito que só é capaz de perdoar de fato quem vive em Cristo e, por isso, replica sua natureza perdoadora.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Jesus,
      mz

  55. Jacy disse:

    Perdão para mim é despojar-se de todo peso que a mágoa acarreta à alma. É livrar-se de toda impureza e libertar-se ao libertar quem lhe agravou. É compreender o infinito amor de Deus através do Seu perdão e agir de modo semelhante em relação ao próximo.

    Parabéns, meu queridíssimo mano, pelos 3 anos do Apenas, blog que tanto amo e que tanto me ajuda na caminhada. Deus abençoe você, sua família e este espaço! Que você siga abençoando cada vez mais vidas através dos seus escritos. Deus lhe dê graça infinita.

    • Oi, Jacy,
      .
      muito obrigado por todas as suas palavras. Gentil como sempre. Concordo com tudo o que você disse, de fato pensar sobre perdão é lidar com um universo de conceitos indispensáveis à fé cristã.
      .
      Abraço pra ti e Marcus, Deus os abençoe,
      mz

  56. Wallysson Bruno disse:

    Perdão: ação de remir ou absolver a culpa.
    O perdão é algo que precisamos aprender com Cristo. Tem uma música de Asaph Borba que expressa o desejo de aprender com Cristo: “… Ensina-me adorar, Mesmo quando há pranto em meu coração; Também a perdoar, Como a mim tens revelado o Teu perdão …”

  57. Bem, mano Zágari, vamos lá de olho no Dietrich…

    Quando penso em perdão, logo vem á minha mente um conceito metafísico, intangível, místico e divino. Justamente por isso passei por momentos de dor e sofrimento por causa de uma dificuldade em perdoar, pois, sendo ofendido, nos sentimos superiores e na primeira oportunidade precisamos desta arma de guerra para oprimir e denegrir o nosso opressor particular, pois como é bom para nossa carne dizer “você se lembra do que fez comigo??”. Há regozijo em nossos sentimentos intestinais! Ê beleza! Oba! Achamos, que estamos isentos deste tipo de comportamento quanto estamos em Cristo, afinal, agora sou mais que vencedor e o Pai Nosso não existe, somente em suas partes humanísticas… Ê beleza! Oba!
    Não é assim. A imperatividade de nos diminuirmos na progressividade da caminhada no Evangelho passa por toda anulação do EU, substituição completa do EUvangelho pelo Evangelho, passa por depormos nossas armas, inclusive a controladora de pessoas falta de perdão. Uma atitude carnal, um perdão superficial não resolverá muita coisa, da mesma forma que um perdão metafísico, espiritualizado erroneamente, profeticamente não ajudará em nada na medida que pensarmos que além de perdoar temos de cultivar a convivência para sermos considerados espirituais por aqueles que nos “arrudeia”. Epa! “Contradição mode on”!! Não, de maneira nenhuma! Pense numa criança abusada por parentes que nunca veio a tona no seio familiar, mas ela carrega em si as dores e traumas deste abuso, chega a maturidade de Cristão, perdoa sinceramente, mas agora se vê numa sinuca de bico: Ele é parente, então tenho que convidá-lo para a Ceia de Natal, afinal, eu o perdoei… Nunca, perdoei mas não vou escavar as feridas; ela sarou, tem uma cicatriz e vou ignorá-la.. Não de maneira nenhuma, as cicatrizes estão aí e não vou expor ao agente causador, isso é o que confunde muita gente, que no afã de ser “evangélico”, convida o abusador para o seio de sua família, almoça com o marido e com ele e mais tarde os filhos são abusados também pelo facínora pelo simples fato de fazer em nome do amor cristão”… Morte na panela.

    Perdoar, sim conviver novamente conforma o nível de ofensa pode ser impossível e perigoso.

    • Salve, mano, como você está? Espero que bem.
      .
      Boas reflexões, queridão, temos aí muito pano pra manga. Essa questão da convivência com o agressor é uma das mais discutidas. Em muitos casos o perdão de fato pode ocorrer sem que haja convivência por razões de proteção e bom senso. Queira Deus que seja a minoria dos casos.
      .
      Forte abraço, Deus te abençoe muito,
      mz

  58. Gisele stumpf disse:

    Olá Mauricio, apesar de sempre acompanhar, é a primeira vez que me manifesto.

    Quando penso em Perdão, penso em dor. Dor de um conflito onde de um lado reina a vingança e o “não deixar barato” ou “não sou otário” (carne), e do outro lado está a obediência a Deus.
    Quem vai dar o primeiro passo para pedir o perdão? Geralmente consideramos que foi o outro que originou o problema e, portanto, ele que deverá pedir o perdão. Mas sendo IMITADORES DE CRISTO, no deveria ser assim conosco.
    Lendo as várias respostas, algumas ideias completaram o que sinto sobre perdão.
    Primeiro, algo que toda manhã me vem à mente quando estou em oração: que “as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã” e “bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (já foi tema de um post seu). Tenho usado essas palavras como ponte nos meus relacionamentos!
    Sobre o conflito, dói porque em OBEDIÊNCIA A DEUS devemos MORRER PARA A CARNE e, ao deixar nosso orgulho de lado, caminhar em direção ao outro e PEDIR ou, se necessário, LIBERAR o perdão. Sim, ir ao outro para dar o perdão. Penso que mesmo que o outro não queira receber o perdão, permanecemos na OBEDIÊNCIA A DEUS.
    E na intimidade com Deus, orar para que sejamos tratados até que possamos LEMBRAR SEM QUE HAJA DOR.
    Sabe, Maurício, ser mãe me deu uma noção sobre a paternidade de Deus de uma forma tremenda. Você, como pai, sabe que diariamente erra e que sua filha também erra, pedimos perdão, ensinamos a pedir perdão, nos esforçamos por não magoar o outro e, ainda assim, magoamos.

    Encerro com uma frase citada anteriormente que mexeu comigo e me parece ter informações além da quantidade de palavras. Que possamos refletir na relação com o próximo e com Deus.

    “Todo relacionamento é iniciado por algum tipo de amor, mas só é mantido pela prática do perdão”.

    Paz a todos!
    Gisele

    • Gisele, olá,
      .
      bravo, que bela síntese você fez. Peço a Deus que, cada vez mais, conduza você dentro dessas percepções, para que viva uma vida sempre e cada vez mais conformada à imagem do Cordeiro.
      .
      Não tenho dúvidas de que a paternidade tem esse poder e muito me alegro por você conseguir enxergar essa realidade. Acredito que, quanto mais perto estão as pessoas, mais chances temos de machucá-las e de ser machucados por elas. Isso exige perdão, pois, senão, não poderia manter-se a proximidade. Ser mãe com certeza faz você empatizar com Deus e compreender o que antes não compreendia. Comigo tem sido assim.
      .
      Um abraço, Deus abençoe você e toda a sua família,
      mz

  59. Talita disse:

    O perdão é uma dinâmica dura e é parte fundamental do caminho estreito do Evangelho. Perdoar é reconhecer que Cristo pagou a maior dívida de todas, e a nós, em nossas limitações, cabe-nos reconhecer que não somos dignos de negar perdão ao próximo, dado que o recebemos em tamanha abundância. Em Mateus 18. 23-30 vemos como é mesquinho o servo que foi perdoado e não perdoa. Infelizmente me identifico com esse servo mesquinhos em vários momentos…

    • Oi, Talita,
      .
      quando você diz que se identifica com o servo mesquinho meu coração se enche de alegria, por paradoxal que soe. Pois é quando reconhecemos, em transparência, que somos falhos e precisamos da graça para agir conforme Cristo que damos o primeiro passo para a renovação da mente que nos levará a cumprir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Muito bom.
      .
      Um abraço, Deus a abençoe e a toda a família,
      mz

  60. Gekcele Viana disse:

    Perdão é quando abdicamos de um ressentimento e não mais o lembramos dele.
    Maurício, parabéns por esses três anos do APENAS, o descobrir por acaso e nunca mais deixei de lê-lo, principalmente por seu conteúdo vir da palavra de Deus. Paz, fique com Deus. =D

    • Gekcele, oi,
      .
      muito obrigado pelo carinho, peço a Deus que possa seguir abençoando sua vida por meio das reflexões que aqui compartilho.
      .
      Abraço fraterno, no amor do nosso Mestre,
      mz

  61. Alessandra disse:

    Perdoar é amar o próximo, independentemente do que ele é, fez ou deixou de fazer.

  62. Perdão é uma atitude necessária, embora não fácil, de absolver alguém de uma falta. Não perdoar nos aprisiona, deixa o coração doente e amargurado. Assim como o Pai perdoa nossa multidão de pecados, assim devemos também perdoar o nosso próximo, até mesmo, porque quão grandes são as nossas faltas contra um Deus santo, mas que nos perdoa; e nós, insignificantes, em nosso orgulho, queremos reter o perdão… é uma atitude horrível de nossa parte. Quão falhos somos. Que Deus nos ajude a morrermos para o nosso egocentrismo e termos corações perdoadores como o dEle!

    Parabéns mais uma vez pelo blog, Mauricio… e o privilégio é todo nosso. 😀 Deus abençoe grandemente você e sua linda família! Abração!

    • Oi, Rosane, tudo bem?
      .
      Morrer para o egocentrismo é, sem dúvida, o caminho do perdão. Quando morrermos para nós mesmos e nascemos para Cristo somos capazes de perdoar, como ele perdoou. Boa reflexão!
      .
      Obrigado pelas palavras, mana, Deus te abençoe em dobro!
      mz

  63. Paulo Sérgio Faria disse:

    Perdão. É o remédio necessário para sermos curados. O perdão nos capacita a compreender o quando somos falhos e que é uma decisão que deve ser tomada em todo e a qualquer tempo.

  64. Magali Pereira disse:

    Oi, Mauricio. Parabéns por três anos nos abençoando tremendamente!!! Que o Senhor te fortaleça mais e mais.

    Para mim, perdão não é um sentimento, não é esquecer, não é virar a página. Perdão é uma atitude de completa obediência ao Senhor, o maior perdoador de todos. Inspiremo-nos Nele sempre!

    • Magali, olá,
      .
      muito obrigado, faço minha a tua oração, minha irmã. Grato pela gentileza.
      .
      Obediência: sim, sem dúvida a obediência ao Senhor traz em si a exigência do perdão. Bem lembrado.
      .
      Abraço, o Senhor a abençoe muito,
      mz

  65. Olá Mauricio. Parabéns e obrigado pelos 3 anos do blog.
    Acredito que o perdão seja, além de uma expressão de amor de Deus para a humanidade, uma forma de nos moldar a imagem de Cristo!

    • Oi, Luiz,
      .
      muito gentil, grato pelas palavras, querido.
      .
      Sem dúvida, concordo 100% que o perdão nos conforma a Cristo. Isso aí.
      .
      Abraço, o Senhor o abençoe e a todos os seus,
      mz

  66. Regina Carvalho disse:

    Acredito que, além dessas louváveis definições, o perdão seja também uma forma de ganhar vidas. Depois de um difícil ato de perdoar, vem a vitória do amor de Cristo, que transforma e que traz consequências para o mundo em nossa volta.

    Parabéns!! Que continue muitos anos ganhando e transformando vidas para Cristo!

    Abraço!

    • Olá, Regina,
      .
      é uma forma interessante de ver o perdão, que poucas vezes é lembrada. Ao perdoar refletimos Cristo em nós e o mostramos para o mundo, isso mesmo.
      .
      Muito obrigado pelas palavras, mana, peço a Deus que me capacite para tanto.
      .
      Abraço, no amor de Jesus,
      mz

  67. Alane Melo disse:

    “Ser cristão significa perdoar o imperdoável, pois Deus tem perdoado o imperdoável em nós.
    C. S Lewis.
    Seguir a Cristo nunca é o caminho mais fácil, e o Perdão faz parte dessa trajetória.Que possamos sempre lembrar do que o Senhor fez por nós e sermos corajosos para conceder Perdão e pedir também, anulando a nossa vontade pra nós tornamos mais parecidos com ele.
    Esse é o Desafio.
    Deus abençoe Irmão Mauricio e lhe conceda mais e mais da sua graça.
    Paz 😉

    • Alane, oi,
      .
      obrigado pela oração, mana, fico grato. Você tem toda razão, o desafio é grande, o caminho é pedregoso, mas é fazer o que Deus fez por nós. Extraordinário.
      .
      Deus te abençoe em dobro, com graça e paz, sempre,
      mz

  68. Rosane Oliveira disse:

    O perdão de Deus encarnado, Jesus, nos ensinou a perdoar no seu momento de maior dor: Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem! Após mais de 2.000 anos, esse pedido continua ecoando em todo o universo. Quando alguém fere a imagem de Deus que há em mim, roubando-me a dignidade de Filho, ouve-se o grito: Pai, perdoa-lhes, eles não têm noção do mal que estão causando a mim e a eles. Quando temos essa compreensão, também podemos dizer: Pai, perdoa-me, pois muitas vezes eu também não sei o que faço…

    Aproveito para lhe dar os parabéns, Maurício! Que venham muitos outros posts!
    Abraços para você e sua família.
    Deus os abençoe!

    • Rosane, olá,
      .
      muito grato pelas palavras carinhosas, mana. Sobre o que você disse, não é extraordinário o exemplo de Cristo? No momento mais central de sua vida terrena foi exatamente perdoar o que ele fez.
      .
      Abraço fraterno, Deus te abençoe muito,
      mz

  69. izanne moura disse:

    Parabéns, pelos três anos do blog. Tenho aprendido muito meu irmão,estou feliz por fazer parte de algo q só me edifica,muito obrigada e que Deus te abençoe cada vez mais em teus projetos pessoais e profissionais. Sobre o perdão, para mim é algo essêncial, principalmente na vida de quem se diz cristão. Sei q é difícil, mas temos Jesus q nos enche de amor e nos incomoda a fazer o que é certo. Abraços

  70. Cleiton Rodrigues de Souza disse:

    O perdão é uma ação de total importancia, e que o velho homem raramente consegue executar, e quando faz sempre a uma raiz de recentimento. Mas quando se nasce denovo, o Espírito opera em nós, o perdoar de forma plena, somente em Cristo a plenitude do perdoar é possível. Se amamos nosso irmão como a nós mesmos, nascemos denovo, e se nascemos denovo, perdoaremos, pois assim fariamos a nós, nos perdoarimos.

    Perdoemos!

    Gloria a Deus.

  71. Mariane de Moraes disse:

    Perdoar é uma atitude cristã incessante de amor ao próximo, é desculpar alguém que te entristece.
    Jesus nos ensina a perdoar, assim como Ele nos perdoou.

  72. Viviane Caetano Gomes disse:

    Perdão não é um sentimento, e sim uma escolha!
    Foi muito difícil o dia em que ouvi esta frase!
    Diante do preço que meu Jesus pagou naquela cruz, tenho que reconhecer que todo sacrifício Ele já fez… cabe a mim perdoar em Nome Dele!
    O perdão é um ato que fazemos mediante a graça de Deus, e pelo poder que nos deu Jesus Cristo!

  73. jotge disse:

    Entendo que perdão seja um ato de amor ao próximo , a si mesmo e a Deus.

  74. Olá Maurício!

    Perdão é a maior demonstração da GRAÇA de Deus!

  75. Olá querido irmão em Cristo,

    Mais uma vez, parabéns pelo blog que tanto me edifica, vida longa pra ele..rsrs

    Certamente refletir sobre isso, já ministra a nós mesmos..

    Creio que perdão significa ter uma atitude de fé.
    É você reagir como Jesus reagiu e reage até hoje conosco, diante de uma situação contrária.
    Ele está sempre pronto a nos perdoar!

    E buscando uma definição bem básica para o verbo reagir, segundo o dicionário Aurélio on line , encontro:

    […Exercer reação contra. / Opor a uma reação outra que lhe é contrária. /]

    Perdão é fruto de um coração quebrantado e contrito diante de Deus, não por vontade , mas por obediência a palavra , pra mim, uma das maneiras de demonstrar o amor, que não deve ser somente com palavras , é preciso atitudes que validam as palavras, é forte.
    Demonstramos nosso amor , primeiro por Jesus , depois ao próximo, através de atitudes, e uma delas é o perdão, que revela o quanto do caráter de Cristo temos em nós.

    Um abraço,

    Na expectativa.
    🙂

    • Oi, Elisangela, tudo bem?
      .
      Obrigado pelo afeto, mana, sou grato. Sobre perdão, excelentes ponderações. De fato o perdão é uma reação e, diria eu, antes de qualquer coisa é uma reação a nós mesmos e ao pecado que nos impele à vingança.
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  76. michaelpupo disse:

    Na cruz, Jesus me libertou ao conquistar o perdão dos meus pecados. Ele me perdoa e, assim, faz de mim um homem livre. Perdão é liberdade. Ao liberar perdão sou ainda mais livre e a pessoa perdoada também é liberta da culpa. No final das contas, tudo se resume em Graça.
    Deus abençoe a todos!

  77. um dia ouvi que perdoar é abrir mão do “direito de vingaça”… hoje, acho que reformularia um pouco: perdão é abrir mão do direito de se sentir justiçado e dizer para Deus “ei, Senhor! a salvação dessa pessoa é mais importante pra mim do que a minha mágoa… me é melhor vê-la no céu do que fazê-la sofrer pelo que me fez.”

  78. Maria Lúcia disse:

    Olá amado Irmão!
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo 3º aniversário. Naturalmente nesta idade estamos aprendendo ainda muitas coisas, enquanto que suas reflexões, nesta idade, tem ensinado muitas coisas a muita gente. glória a Deus por isso! que o Senhor continue abençoando, fortalecendo e capacitando cada dia mais. Amém!!!
    Mas falar sobre “perdão”… como é difícil… tenho certeza de que quem realmente sabe definir perdão é quem já pode sentir, desfrutar dessa tão grande dádiva. Porque posso dizer, perdoar é um dom de Deus. É um ato de fé, não é uma emoção. É um privilégio, não um sacrifício. É uma decisão! e somente Deus com o Seu poder curador, é quem capacita a pessoa a exercitar o perdão, porque a capacidade humana em si não gera perdão. Somos muito carnais, sensíveis e achamos que cada um deve pagar pelo que fez, ou seja, queremos sempre vingança e esquecemos que a Bíblia ensina que ao Senhor pertence a vingança. E assim quando se perdoa verdadeiramente, podemos até lembrar do fato ou do ato, mas sem que isso venha trazer nenhum sofrimento ao nosso coração, se não, não houve o perdão de fato. É por isso que eu penso assim: somente o Poder de Deus, o Seu amor e a Sua infinita misericórdia nas nossas vidas, é que nos torna capaz de perdoar. E que roguemos sempre a Ele: Senhor, nos ajuda a ter um coração perdoador, porque sabemos que isso Lhe agrada, porque aprouve a Ele, nos perdoar. Amém!!

    Que Deus em tudo o abençoe,

    Maria Lúcia

    • Oi, Maria, tudo joia? Espero que você esteja bem.
      .
      Obrigado pelo carinho, querida, fico feliz por poder participar do seu crescimento espiritual. Obrigado, ainda, pela oração, preciso muito.
      .
      Muito boas colocações, Maria. Em especial a percepção da dependência do Divino. É quando dizemos “não posso” que ele age com maior ênfase, creio eu.
      .
      Abraço cairnhoso, no amor do Senhor,
      mz

  79. Meyre disse:

    Maurício, sou leitora de todos os seus artigos sou imensamente edificada por eles, alguns tocam o mais fundo de minha alma, outros geram mudança no pensar e consequentemente de comportamento.
    Quanto ao perdão, muitos pensam que perdoar é esquecer; o que não é verdade, perdoar é você se lembrar da marca, da ferida deixada sem ressentimentos, nem rancor. Perdoar não é fácil, mas quando lembramos da oração em que pedimos ao Pai:” perdoa os nossos pecados, assim como temos perdoado aos que nos tem ofendidos”… ora, se Deus perdoa os nossos erros, porque nós, seres falhos, finitos e pecadores não podemos perdoar nosso próximo? Só pude aprender a perdoar quando passei a viver essa oração do pai nosso nos meus atos, não apenas recitá-la em meus lábios.
    Abraços estimado Maurício

    • Oi, Meyre,
      .
      agradeço a Deus por poder escrever reflexões que te tocam e provocam mudanças. Dever cumprido. Obrigado por compartilhar.
      .
      Que alegria é saber que você passou a viver um dos fundamentos da fé após meditação em cima da Palavra, com compreensão do significado profundo do texto bíblico. Esse é o caminho e fico feliz por você o estar trilhando.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  80. André disse:

    Perdão é a atitude de um cristão em cujo coração transborda a gratidão a um Deus que não mediu esforços para, não apenas perdoá-lo, mas redimi-lo de seus pecados por meio do Sangue precioso de Cristo Jesus na cruz do Calvário, ou seja, não mediu esforços para propiciar os meios pelos quais o perdão dos pecados fosse possível, e restaurar o relacionamento com ele. Perdão é uma atitude de quem se comove profundamente com o perdão recebido de Deus, e que transborda em amor e misericórdia para com o seu semelhante. Perdoar é ser semelhante a Cristo, é imitar o seu exemplo na Cruz, que perdoou os seus algozes e a multidão enfurecida. Perdoar é divino.

    • André! Que alegria ter noticias suas, espero que você esteja bem e em paz.
      .
      Boas palavras, mano, boas reflexões. Não estás longe do reino!
      .
      Aquele abraço, no amor do Mestre,
      mz

  81. Aureo Cezar disse:

    Perdão,

    Sempre que ouço a palavra perdão, me vem em mente a frase “Já não me lembro mais.”

    Graça e Paz!

  82. Reflexoes de um Peregrino disse:

    Perdoar é “doar”. É abrir mão do direto de se estar ressentido e liberar da cadeia do seu coração o malfeitor que te magoou.

    Parabéns Zágari, Deus abençoe!

  83. Andresa Nogueira disse:

    Oi Maurício, para mim perdão é liberdade. Com o perdão somos livres do fardo de carregar um momento ou um sentimento que nos fez sofrer em uma determinada ocasião. Nossa alma fica livre e o outro também fica livre de se sentir, de certa forma, nosso devedor.
    Deus abençoe o tempo que você doa para a nossa edificação. Seus textos são excelentes! Graça e paz!!!

    • Andresa, olá,
      .
      muito grato pelas palavras de carinho, não há o que agradecer.
      .
      Sim, tenho percebido como muitos dos irmãos e irmãs que estão compartilhando suas visões aqui associam perdão a liberdade – e é exatamente isso. Acima de tudo, é ser livre do peso do pecado, por meio da graça.
      .
      Um abraço fraterno, na paz do nosso Deus,
      mz

  84. Mayron César disse:

    Acredito que perdão significa abrir mão do orgulho que apodrece nosso coração em detrimento do amor e aceitação, ou mesmo, simplesmente obedecer uma ordem clara e direta de Jesus.

  85. Carmelinda disse:

    Perdoar é desejar que quem causou a dor tenha a chance de se arrepender, queira mudar e seja uma nova criatura, assim como ocorreu, um dia, com quem foi machucado.

  86. Esdras Mendes disse:

    Perdão é retirar o peso emocional que um fato pretérito ruim deixou. Não é esquecê-lo, mas olhar para a cicatriz que ficou sem sentir o peso da dor. É orar “perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” seguro e convicto de que erros e delitos todos cometemos, o tempo todo.

  87. Bruno Menassi disse:

    Perdão talvez seja uma das melhores formas de nos aproximarmos mais da imagem e semelhança de nosso Deus, e nos distanciarmos da nossa natureza caída. Ele nos perdoou primeiro, porque o homem carnal não pode compreender a beleza do perdão, primeiro precisávamos ser remidos e perdoados, para então, como pessoas vivas espiritualmente compreendermos a profundidade e riqueza do perdão. Sem perdão, não há cristão.

    Um abraço Maurício, e ótima iniciativa.

  88. Lucas disse:

    Perdoar é libertar o outro, e a si mesmo, de um pesado fardo de culpa.

  89. Luiz Fernando disse:

    Em minha visão biblica, perdão é um dos principais alicerces da vida cristã, por que não dizer o principal? Sem o perdão, vivemos um pseudo evangelho. Perdao libera cura. Faz a comunhão entre os irmãos, ser verdadeiramente agradavel. Perdão é uma das virtudes do amor, sendo assim, é algo puramente divino, pois é amor. Realizado pelo Espirito Santo em nós. Devo lembrar que sem o qual seriamos consumidos dia a pós dia. Perdão, é Graça. Perdao é um dos sobrenomes de Deus. Perdao é viver Cristo. Perdão é Davi, perdão é Saulo de Tarso, perdão é Pedro em lagrimas ao som do canto do galo. Perdão sou eu, você… Não perdoar tambem, é beber um copo de veneno esperando que a outra pessoa morra. Se Deus nos perdoa por coisas tao tenebrosas que cometemos em atos e pensamentos, por que nao podemos perdoar nosso irmão, que por coisas muita das vezes banais, nos fere? Vivo o perdao, e a graça de Deus, esperimento todos os dias. Para mim e isso em resumo.
    Graça e paz, amado.

    • Olá, Luiz, tudo bem?
      .
      Sim, isso mesmo, sem perdão não há fé cristã. Ele é o fruto da graça que nos permite acessar o céu. Você colocou bem, é divino mas pode ser experimentado na dimensão humana.
      .
      Graça e paz, mano, Jesus te abençoe,
      mz

  90. Lucelio Antonio da Silva disse:

    PERDÃO = O AMOR EM AÇÃO

  91. Amanda Campos disse:

    Primeiramente, Maurício, quero parabenizá-lo! Este blog é um presente muito edificante para nós, leitores. Que Deus continue te usando como instrumento Dele para essa geração!

    Bom, Perdão pra mim, não é esquecer uma ofensa ou ressentimento. Na verdade é lembrar dos fatos e não sentir rancor. É olhar no espelho da vida e reconhecer que somos errantes e que o outro também pode errar. No mais, perdão é uma das maneiras de colocar o amor em prática.

  92. Elias Valença disse:

    Meu amigo, meu professor, meu irmão em Cristo e meu Dindo,
    Sou muito grato ao nosso Deus por ter colocado vc na minha vida, por tudo o que aprendi e aprendo com vc e sem dúvida o blog ajudou muito a continuar esse aprendizado e posso dizer que a maior parte das minhas opiniões, hoje, relacionadas ao meio cristão, são devidas a tudo o que aprendi com vc. O Senhor continue mais e mais a abençoar sua vida, sua família e seu ministério e sei que muito ainda o Senhor fará.
    Sobre o PERDÃO, o que significa pra mim: Bom, no início da minha caminhada cristã, ouvi muito falar que quem perdoa, esquece. E caso vc não esquecesse do acontecimento, então não tinha perdoado. Porém, hoje sei que não é assim. Vc perdoa, lembra do fato ocorrido, mas não há nenhum sentimento negativo, tipo tristeza, mágoa, raiva, etc. Assim, sabemos que houve perdão.
    Muitas vezes ou talvez sempre, por nós mesmos, não conseguimos perdoar, Mas o Espírito Santo é que nos ajuda a praticar o perdão. Então, perdão, pra mim, significa um ato da misericórdia de Deus sobre os homens, para que estes tenham a capacidade de perdoar seus semelhantes. Também, é uma condição para ser perdoado por Deus, pois Ele disse “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”. (Mateus 6:15). Bom, é isso, senão o comentário fica muito extenso. Um forte abraço Dindo. Paz!!!

    • Elias! Como estão vocês, afilhadinho?
      .
      Rapaz, que responsabilidade. Peço a Deus que sempre peneire tudo aquilo que transmito a você, para que resulte em bênçãos e edificação. Obrigado pela oração, mano. Ler suas palavras sempre me emocionam, muito grato.
      .
      “Um ato da misericórdia de Deus sobre os homens, para que estes tenham a capacidade de perdoar seus semelhantes”: mano, isso é forte. Vou pensar sobre isso, gostei.
      .
      Aquele abraço a você e Élida, Deus os abençoe muito. No amor que nos une,
      mz

  93. CR disse:

    Decididamente perdoar dói muito…e é uma dor que somente o ferido sente e carrega consigo. Somente o amor de Deus é capaz ajudar nesta transformação.

  94. Rabily Oliveira disse:

    Paz e graça esteja contigo meu irmão! Parabenizo você por esses três anos de existência em minha vida e na vida de tantos outros irmãos.
    Deus é honrado e glorificado com seus gestos e palavras.
    Confesso que estava muito ansiosa para o dia de hoje,( no meio desses livros a um que salta a minha vista ;p)
    Quando entrei hoje aqui li o post e fui ler os comentário e fui levada a uma reflexão profunda. A tempos Deus vem falando comigo sobre perdão e ver as resposta dos irmãos em Cristo nesse espaço, foi como ver Deus usando cada um para me responder.
    Ao final desse dia chego a conclusão que perdão é uma atitude madura, que envolve tanto o ofendido como o ofensor. Na minha experiência sobre pedir e perdoar senti dor, vergonha, me sentia com medo da humilhação e rejeição. Como foi dolorido o dia de hoje.

    Perdoar é um processo de auto conhecimento , que conduz ao caminho da humilhação, do medo, da dor e da cura.

    Deus te abençoe a cuide de você e da sua família!

    Abraços.

    • Oi, Rabily, tudo bem? Espero que sim.
      .
      obrigado pelo carinho de suas palavras, mana.
      .
      Fico feliz que Deus falou com você não só por intermédio dos posts, mas dos comentários. Não é lindo ver tantos irmãos debatendo sobre algo tão importante como o perdão?
      .
      Você tocou num ponto importante: perdoar é ação de quem tem maturidade espiritual. Fico feliz que você esteja trilhando esse caminho.
      .
      Abraço carinhoso, Deus abençoe você e os seus,
      mz

  95. Tatiana Mara disse:

    Perdão significa liberdade…em todas as situações em que penso sobre perdão, só consigo pensar em liberdade. Quando penso sobre o perdão de Deus, imagino minha vida liberta da culpa, do remorso e do medo, do fardo pesado do pecado, e quando trago à memória situações em que tive que perdoar, das mais simples, até as mais difíceis, em que se acha que não vai superar, o perdão traz o alivio e leveza, liberta de uma luta interna que mata o coração pouco a pouco.

  96. Andrea Melo disse:

    Perdoar é, acima de tudo, obedecer a Deus (amor ao próximo). Não perdoamos porque somos bonzinhos, perdoamos porque amamos ao Senhor e queremos nos parecer com Ele. Darmos ao próximo aquilo que gostaríamos que nos dessem, e principalmente, aquilo que vivemos pedindo a Deus.

  97. Daisy disse:

    Parabéns Maurício,vou escrever aquela velha frase,o niver é seu mas o presente é nosso em ter a oportunidade de sermos tão abençoados em tudo que você escreve.

    Pra mim perdão,não é tirar da mente,mas sim do coração,ou seja,vamos sempre lembrar,mas isso não nos trará,mais dor…

    • Oi, Daisy,
      .
      obrigado pelo carinho, palavras gentis.
      .
      Gostei da dicotomia mente/coração. Muito boa percepção.
      .
      Um abraço pra ti, Deus a abençoe é a toda a família,
      mz

    • Oi, Daisy,
      .
      obrigado pelo carinho, palavras gentis.
      .
      Gostei da dicotomia mente/coração. Muito boa percepção.
      .
      Um abraço pra ti, Deus a abençoe e a toda a família,
      mz

  98. laercio santos disse:

    Perdão é tudo pois, nascemos de novo qdo.somos perdoados. Quando perdoamos apenas repetimos o ato de misericórdia que nos foi concedido!
    Parabéns Maurício!

    • Olá, Laercio,
      .
      você tem toda razão, perdoar o próximo nada mais é do que fazer pelo semelhante o que o Senhor fez por nós. Isso aí.
      .
      Grande abraço, na paz de Deus,
      mz

  99. Daniel Dantas disse:

    Perdão é ver no rosto de cada irmão ofensor o rosto do Pai que perdoou ambos na cruz.

  100. Linna disse:

    Perdão é o laço gracioso do Senhor.
    O laço que nos uniu a Ele e o laço que nos une ao outro enquanto humanos.
    O perdão é vital para nós, por que nos redimiu, no caso o perdão do Senhor e por que nos liberta quando concedemos a alguem que nos ofendeu.

  101. Linna disse:

    Esqueci de deixar meu parabéns nessa data querida, tb pedir pra guardar minha fatia de bolo.

    Sucesso e bençãos do céu sobre vc.
    Continue na força que Ele distribui.

  102. Pri disse:

    Bom, na minha experiência, o perdão se manifesta na situação em que me vejo obrigada a conviver com aquele que me fez muito mal e, ao invés de pagar na mesma moeda como deseja a carne, eu me constranjo em amor, tendo o exemplo de Cristo que me ama, pecadora que sou e estendo a mão e faço bem para esta pessoa. É, portanto, para mim, o perdão algo sobrenatural que transcende a lógica carnal e que o espírito santo nos exorta a realizar para a glória do Senhor. Ah, e que faz um bem imensurável para todos os envolvidos.
    Um abraço!

  103. Leticia Regis disse:

    Perdão é abrir o cadeado da prisão.

  104. Auryévane disse:

    A cura de uma ferida aberta, na alma!

  105. Lorena Paim disse:

    Mauricio, Parabéns pelo blog! Parabéns pelas meditações, parabéns pelo exemplo! Glorifico a Deus sempre que vejo pessoas assim, como você, que se permitem serem usadas de forma tão especial para edificação do próximo.
    Perdão pra mim é o maior sinal de amor. Acredito que só quando reconhecemos o quão falhos somos e quando entendemos a grandeza do perdão que recebemos é que também podemos perdoar. Há um frase que já ouvi bastante em pregações: “liberar o perdão”. A palavra “liberar” denota que algo está preso e precisa ser liberto. A partir da nossa primeira experiência com Cristo, quando confessamos ele como Senhor e Salvador, recebemos o perdão. Mas não devemos retê-lo apenas para nós, assim como recebemos, devemos liberá-lo para outros. Enfim, o amor e o perdão andam de mãos dadas. Como o próprio Jesus disse em Lucas 7:47:
    ” Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.”

    Deus continue abençoando grandemente.

    • Oi, Lorena,
      .
      muito obrigado pelas palavras tão belas e imerecidas. Você é muito gentil.
      .
      Muito obrigado por compartilhar!
      .
      Deus a abençoe muito e a toda a família,
      mz

  106. Fátima disse:

    Olá Maurício, antes de mais nada parabéns pelos 3 anos do blog, apesar de ler sempre, pela falta de tempo não comento, mas te desejo muito sucesso e que continue sempre nós presenteando com seus ensinamentos.
    Vamos lá: confesso que apesar de estar na igreja demorei muito tempo para compreender e liberar perdão. Que é antes de mais nada um gesto de amor, Um gesto de amor comigo mesma e com aquela pessoa que me magoou. Pois quando não perdoamos não ficamos em paz, eu pelo menos não ficava, vivia com ódio da pessoa desejando coisas horríveis, que até me envergonho de lembrar, mas graças a Deus eu perdoei meu ex marido, tantas humilhações , traições, palavras pesadas, que doeram mais que uma agressão física, mas….. eu tomei a atitude de perdoar, perdoei de verdade, até me lembro de tudo que passei, mas sem ódio, sem peso, acho que perdoar é isso: um gesto de amor com si próprio, uma atitude para seguir em frente em paz e sem ressentimentos.
    Paz.
    Fátima.

    • Oi, Fátima,
      .
      você é muito gentil, obrigado pelo carinho de suas palavras.
      .
      Penso que as pessoas que tiveram de estender perdão são as que conseguem vê-lo com mais propriedade. É preciso perdoar e ter sido perdoado para falar sobre perdão não só de ouvir falar, mas de ver face a face. Fico feliz pela graça que há em teu coração.
      .
      Abraço carinhoso, no amor maior,
      mz

  107. Eliana disse:

    Quando você se fere você sente muita dor e com o passar do tempo esse machucado vira uma cicatriz que você olha e lembra que se feriu ali. Com o perdão a coisa funciona da mesma forma você vê a cicatriz mais não dói mais porquê o tempo já fez a sua parte que foi cicatrizar a marca que foi deixada um dia, cabe a cada um olhar a marca da ferida mais não sentir dor porquê o perdão é isso e esquecer só se fossemos loucos o que geralmente não ocorre mas não há dor porque liberamos o perdão como diz a frase “Quem não perdoa não é perdoado”……….é assim que penso ……

  108. Eliene Rosado disse:

    Perdoar é tirar a carga dos ombros; é deixar livre o coração; é querer para o outro o que se quer pra si mesmo. Não, não é esquecer! É lembrar sem sentir doer; sem causar raiva; sem trazer lágrimas de autopiedade.

  109. Patricia disse:

    O que penso sobre perdão? está nestes dois textos que escrevi:
    Que possa nos edificar! Um dos textos é um testemunho.
    Deus os abençoe! Abraço!!!

    http://ericapatricia.blogspot.com.br/2014/03/minha-definicao-sobre-o-perdao.html

    http://ericapatricia.blogspot.com.br/2013/06/testemunho-como-tentar-perdoar.html

  110. Maria Aparecida de Lima Filho disse:

    Liberar perdão é se sentir-se livre de sentimentos que nos impede de caminhar de forma saudável nas diversas áreas de nossas vidas, bem como, abençoar a vida de quem nos feriu culminando com o exemplo que Cristo nos deixou e sobretudo refletir que magoamos a Deus diariamente por meio de nossos pecados e ele prontamente nos perdoa. Optar por amar é a melhor escolha.

  111. Nicole Castro dos Santos disse:

    Perdoar é liberar a outra pessoa e se liberar também. É se livrar de qualquer rancor ou magoa que ainda reste acerca de determinada foto ocasionado por determinada pessoa. Creio que existem situações onde só através da oração conseguimos liberar verdadeiramente o perdão a alguém.
    Devemos pensar que se Deus, que é perfeito e soberano, perdoa nossos pecados diariamente, quem somos nós para não fazer o mesmo com os outros?

    Maurício, deixo aqui também minhas felicitações por todoesse tempo você ter se deixado ser usado por Deus. Glorifico a Ele pela sua vida, pois a cada post Deus fala comigo de uma maneira. Que você continue sendo canal da Palavra para que outras vidas continuem sendo abençoadas e edificadas.
    A Paz!

    • Oi, Nicole,
      .
      muito obrigado pelo afeto e o incentivo de suas tão gentis palavras. Saber que de algum modo as reflexões que compartilho tocam o teu coração é tudo o que preciso para continuar.
      .
      Sobre o perdão, é isso aí, bull’s eye.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  112. Perdão é a oportunidade que é dada ao outro e a si mesmo de uma vida abundante.

  113. Janaina Freitas disse:

    Algum tempo atrás seria muito vago e até mesmo fácil pra mim falar sobre perdão. Isso porque nunca o tinha vivido de forma tão forte. Vou ser breve em minha história. Sofri uma traição de uma grande amiga, mais que uma irmã em abril de 2013. Após um ano de muito sofrimento , choro, raiva, o Senhor veio me tratando e purificando meus sentimentos até que finalmente domingo retrasado dia 04/05/2014 a obra foi completa. Eu que era a “vítima” da história fui em meio a muitas lágrimas até ela e pedi perdão por estar tão magoada , por sentir tanto ódio e decepção e liberei perdão sobre a vida dela. O Senhor me tratou muito durante esse ano e eu sempre esperava que ela viria de joelhos implorar pelo meu perdão … Rsrs …. E na verdade o Senhor me ensinou bem direitinho o que realmente é perdão genuíno , o que é humildade e engolir o orgulho próprio . Essa é minha grande lição sobre perdão ….não é fácil ….para vivê-lo muitas vezes é preciso dar a outra face para apanhar . Me desculpe por escrever tanto…. Deus abençoe !!

    • Olá, Janaina,
      .
      não há de que perdoar, após ler um relato tão vívido de perdão e restauração. Muito obrigado por compartilhar!
      .
      Um abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  114. Antonio Brito disse:

    Muitos dizem que perdoar é esquecer, mas, isso seria apenas amnésia, perdoar de verdade é lembrar sem mágoa, olhar para a cicatriz causada pelo ferimento de outrem em nós e não sentir ódio, ressentimento ou raiva, enfim, perdoar é lembrar, todavia, sem mágoa, não podemos fingir que não existe uma cicatriz, mas, podemos impedir que a ferida se abra e torne a nos machucar!!!

  115. Acsa Brito disse:

    Perdão é olhar o outro e ver a mim mesma, uma pecadora, e amar. E assim, seguir o exemplo dAquele que olhou pra mim e, mesmo não podendo ver a si mesmo, me amou.

    Deus continue te enchendo de graça e sabedoria para manter o blog. Tem sido imensamente edificante.

    • Olá, Acsa,
      .
      excelente percepção, mana. O perdão tem um quê de espelho, se pararmos para pensar.
      .
      Faço tua a minha oração, minha irmã. Enquanto Deus quiser, eis-me aqui.
      .
      Abraço pra ti, na paz do nosso Deus,
      mz

  116. Gamaliel disse:

    Perdão, é olhar para o sacrifício de Cristo e dizer: não merecia mas Ele fez por mim.
    Pronto! Está ai a chave. Sigamos as pisadas do Mestre de Nazaré e os pastos verdejantes estarão a nossa espera. Somente perdoando chegamos perto do nosso amado Mestre.
    Um abraço mano, no amor de Cristo.

    P.S. Fiquei surpreso pela quantidade de comentários neste post, 247 até agora… rsrsrs

    Gamaliel

  117. Leonardo disse:

    Perdão é mesmo em baixo de dor e sacrifício, reconhecer que somos todos pecadores e reconhecer que a única forma de sermos remidos é pelo sangue de Cristo, lançando no mar do esquecimento todas as angustias.

  118. Cláudio disse:

    O perdão é a essência do Evangelho.

    PS: Irmão de blogueiro pode entrar no sorteio? 😄

    • Rs, claro que pode. Só não sei se a editora envia o livro para o exílio babilônico. 😉
      .
      Ah, claro: este blog não sofre do câncer do nepotismo. Sem favorecimentos. 🙂
      .
      Beijão, querido, saudades de todos vocês. Deus os siga abençoando,
      mz

  119. Perdão é renunciar à razão de algo. É não priorizar o nosso coração e imitar o nosso Senhor Jesus que nos perdoou maiores ofensas.
    Paz.

  120. Neemias Vasques disse:

    Perdão é reconhecer quem nós somos (nada) e que tudo é Graça. É enxergar isso no outro também.

  121. solange vieira disse:

    Perdoar o outro como se perdoassemos a nós mesmos, é libertar o que nos prende e nos faz sofrer, é dar ao outro o que o SENHOR nos dá em abundancia e só dá quem tem, ” O AMOR”.
    O Perdão liberta e cura nossa alma de todas as feridas.

  122. Ana Paula disse:

    Perdão… Fácil falar, difícil de praticar. Quando penso em perdão penso em liberdade. Para ofensor e ofendido. Enquanto não perdoamos não vemos que a raiz de amargura instalada em nosso coração nos corrói e nos destrói aos poucos. Ficamos cegos pela sede de justiça, por isso tão difícil de abrir mão… Talvez se torne melhor se optarmos em deixar a justiça com o Senhor e usufruirmos de Sua misericórdia… Porque se fomos ofendidos certamente já ofendemos alguém.
    E, se fomos perdoados por Deus, devemos por em prática também como nos ensina o Senhor.
    Agradeço à Deus por saber nossas limitações, ser misericordioso e nos ajudar nessa tarefa difícil. Não estamos só!

    • Olá, Ana,
      .
      verdade, mana, a certeza de que não estamos só na difícil – porém vital – tarefa de perdoar nos fortalece, anima e estimula à prática da vontade de Deus. Obrigado por compartilhar.
      .
      Abraço pra ti, Deus a abençoe muito,
      mz

  123. Fabiana disse:

    Parabéns Mauricio,

    que Deus continue te usando para apregoar a sua Palavra e abençoar muitas vidas.

    na Paz do Mestre

    Fabiana

  124. Walber disse:

    – Gabriel o que é perdão? (meu filho de 7)
    – “Quando a gente faz algum mal pra pessoa, ela fica triste ‘fica de mal’, aí a gente pede perdão e fica feliz e fica amigo de novo.”
    …..
    Nosso amigo Jesus nos reconciliou com o Pai… isso é felicidade

  125. Luana Araujo disse:

    Em meio a era digital onde as pessoas fazem promoções em seus blogs buscando curtidas e compartilhamentos em redes sociais pra ganhar notoriedade e “fama”, vc vem com uma promoção onde além de dar um presente valioso que é o livro da outro presente que é refletir sobre o perdão e ouvir o que os outros pensam sobre!!Que iniciativa incrível! =)

    Por experiência própria, acredito que perdão é nos colocar na posição do outro e pensar que todos erramos e mais cedo ou mais tarde tb necessitaremos de ser perdoados! É aceitar os erros e diferenças, muitas vezes é impossível esquecer o ocorrido (essa dádiva só Deus mesmo rs) mas é conviver de forma que o ocorrido não prejudique mais nem a mim nem o outro!

    Parabéns pelo 3 anos! =)

    • Olá, Luana,
      .
      obrigado pelo carinho, mana. Fico feliz que você gostou da ideia, que melhor maneira de comemorar o aniversário dando presentes e promovendo a reflexão sobre algo tão importante? Fico grato pelas palavras.
      .
      Você tocou numa questão bem interessante: a empatia. Pôr-se na posição do outro e compreender sua falibilidade é libertador e nos faz crescer na fé.
      .
      Abraço carinhoso, na paz de nosso Senhor,
      mz

  126. Perdão não é um sentimento.
    É uma atitude do coração que reconhece que é falho como o outro que lhe ofendeu e que procura agir como Cristo ensinou.
    É se deixar ser mediado por Jesus Cristo em seus relacionamentos.
    Eu – Cristo – Ofensor = perdão!

    Deus lhe abençoe!!!!!

  127. Sidnei disse:

    Graça, paz e bem mano Mauricio!
    Primeiramente, parabéns pelo aniversário do blog. Apesar de pouco comentar, faço a leitura de tudo o que é postado, pois tenho sido constantemente edificado, advertido, admoestado e corrigido.
    Que Deus possa abençoá-lo por muitos anos ainda, com inspiração e garra para prosseguires abençoando a vida dos teus leitores.
    Quanto ao perdão, entendo ser a essência da vida cristã. Recebemos perdão sem nenhum merecimento e necessitamos retribuir também perdoando.
    O modelo de oração ensinada por Cristo aos apóstolos não deixa dúvida.
    O perdão é a graça encarnada.
    Abraços.

    • Oi, Sidnei,
      .
      muito obrigado pelas tuas palavras, fico contente por poder edificar tua vida.
      .
      “Graça encarnada”, gostei disso! Muito bom.
      .
      Abraço, Deus te abençoe e a toda a sua família,
      mz

  128. Cleiton Rodrigues de souza disse:

    Olá Maurício!

    Parabéns 3 anos de boas palavras que expressam o amor de Deus

    Perdão é o novo nascimento, se mostrando Presente em nós

    É amar. Sem o nascimento em Cristo creio ser impossível, pois o homem está centralizado em si mesmo ainda.

    Nascendo de novo porém, o centro de tudo é Cristo

    E Ele diz: perdoe!

    Queremos ser como ele?
    Ele queria e Quer que sejamos livres!

    Abraços a todos

  129. Vanessa disse:

    Perdão é de fato, com toda certeza, um ato de amor. Porque não dizer uma PROVA de amor?
    Cisto nos perdoou na cruz, me perdoa todos os dias. Quando eu decido perdoar, eu decido que a capacidade de amar na minha vida é superior a capacidade do meu orgulho, do ódio. Quando eu perdoo é uma prova de amor à Deus, porque aí estou cumprindo seus ensinamentos, prova de amor ao meu irmão, porque a cima de tudo o que ele possa ter feito, reconhecendo ou não, merecendo ou não eu sou capaz de esquecer, apagar, reescrever a história. E uma prova de amor mim mesma, porque quando perdoo, me dou o direito de viver em paz.
    Não perdoar é beber o veneno esperando que o outro morra. Perdoar é se libertar.

  130. Natana Rodrigeus disse:

    Perdão também é olhar para dentro de nós, e reconhecer quem somos, passíveis de fazer tão pior quanto àquele á quem devemos doar o perdão.

    Em salmos 103 diz que Ele não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades, Ele conhece nossa estrutura, e lembra-se de que somos pó, por isso assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões, isso é a misericórdia de Deus para nós pecadores, não nos dar aquilo que merecemos, logo, porque não dizer, que ao liberarmos o perdão aquele que nos ofendeu, oferecemos misericórdia, permitimos que o fluxo da graça não seja interrupto, isso porque Ele perdoará ás nossas ofensas assim como nós perdoamos aos nossos ofensores.

    • Oi, Natana,
      .
      muito grato por compartilhar!
      .
      Fiquei curioso com seu nome, seria o feminino de “Natã”? É isso mesmo?
      .
      Abraço pra ti, Deus a abençoe muito,
      mz

      • Natana Rodrigues disse:

        Oi,

        Eu que agradeço, sou abençoada por este blog, muitas vezes as palvras me vem como flecha certeira.

        Minha mãe escolheu este nome, por causa de uma dupla de cartoras mirins, Natanna e Tuany, acho que no final dos anos 80. Más sempre que me perguntam o significado, utilizo o nome Natan mesmo, que quer dizer prenda de Deus!

      • Entendi, Natana. Obrigado por matar minha curiosidade.
        .
        Abraço pra ti, Deus a abençoe,
        mz

  131. Andréia Franco disse:

    Boa tarde,

    Perdoar é lembrar sem sentir dor, significa nunca mais cobrar da pessoa perdoada a mesma dívida. A Bíblia diz que Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra. Diz ainda, que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou.O perdão é uma necessidade fundamental da vida. É impossível ter uma vida saudável emocional, física e espiritualmente sem o exercício do perdão.
    Um grande abraço,
    Andreia.

  132. lucia helena disse:

    Oi,a paz irmão! Gosto muito de refletir sobre a pecadora que ungiu os pés de Jesus,Lucas7:36-50,especificamente o versículo 47 :Por isso,te digo que seus muitos pecados lhe são perdoados,porque muito amou;mas aquele a quem pouco é perdoado, pouco ama.Acho que o amor e o perdão andam de mãos dadas,um não subsiste sem o outro. Na época que eu estudava tinha um professor de Biologia que sempre deixava uma frase ou pensamento no final da prova,uma que eu nunca esqueci e por ser propício o momento quero registrá-lá.”O QUE MENOS PERDOAMOS NOS OUTROS É A TOLICE QUE NÓS MESMOS TERÍAMOS SIDO CAPAZES DE COMETER”. É ISSO! Parabéns pelo aniversário do APENAS e que você siga nos abençoando por meio dele por muitos e muitos anos se DEUS quiser. Um grande abraço no amor do PAI!!!

    • Oi, Lucia, a paz!
      .
      O pensamento do seu professor certamente provoca nosso cérebro. Obrigado por compartilhar!
      .
      Muito obrigado pela intercessão e pelas palavras gentis.
      .
      O Senhor te seja sempre propício,
      mz

  133. Erlana Portilho disse:

    Olá, boa tarde!
    Creio que o perdão acontece quando você consegue lembrar de algo (ou alguém) que te fez mal sem que essa lembrança te traga sofrimento, angústia ou ira.

  134. Tania Silva disse:

    Perdoar é retribuir ao outro o que Deus fez e faz por nós.
    Um grande abraço meu irmão, e que Deus nos dê muitos anos do blog Apenas.

    Tania Passos

  135. Greize disse:

    É muito fácil falar, pregar e ler sobre perdão, até quando chega a Sua vez de perdoar.Aí sim, você percebe que é uma das coisas mais difíceis de você decidir ,pois não é sentimento ,e sim decisão.Sangra, dói, você não esquece, mas quando perdoa, não dói mais.Pois descobre que quem fica livre é Você!!!

  136. Arthur Olievira disse:

    Perdão é fazer o mesmo que Jesus fez por nós, mesmo sendo culpados, não nos tratou segundo nossas obras. Então, diria que perdoar, seria eu tratar meu próximo da mesma forma. Se ele pecar contra mim, não devo retribuir na mesma moeda, e sim, com amor. Como está escrito:”…vence o mal com o bem.” (Rm 12:21)

    • Arthur Oliveira disse:

      Perdão é fazer o mesmo que Jesus fez por nós, mesmo sendo culpados, não nos tratou segundo nossas obras. Então, diria que perdoar, seria eu tratar meu próximo da mesma forma. Se ele pecar contra mim, não devo retribuir na mesma moeda, e sim, com amor. Como está escrito:”…vence o mal com o bem.” (Rm 12:21)

      • Olá, Arthur,
        .
        isso é uma boa percepção: Jesus não nos tratou segundo nossas obras, mas sim segundo a sua própria cruz. Excelente!
        .
        Um abraço, Deus o abençoe muito,
        mz

  137. Daniela Carvalho disse:

    Perdão é simplesmente esquecer as falhas do outro e recomeçar…. Muitas pessoas dizem que conseguem perdoar, mas não esquecer… Talvez isso n seja o verdadeiro perdão… Porque o q perdoa ama, e o q ama tenta esquecer, ou ignorar o erro cometido 🙂

    • Olá, Daniela,
      .
      “recomeço” é um grande elemento do perdão. Começar novamente, zerar e partir para um novo início. Muito bom, obrigado.
      .
      Abraço, Deus a abençoe muito,
      mz

      • Daniela Carvalho disse:

        Amem querido, q possamos prosseguir perdoando dia após dia…
        Recomeçando dia após dia…
        O nosso Pai bondoso faz assim, parte para um novo inicio dia após dia…
        Paz e Graça!

  138. Antonio Ferreira da Silva disse:

    Quando perdoamos os outros “buscamos o melhor” para eles; buscamos o seu bem estar. Esta é uma parte essencial do amor agape,que deve ser estendido a todos os homens. Grande abraço, meu Irmão em Cristo.

  139. Marcelo Antonio disse:

    Perdão. O nome por trás do livro da capa preta. Em seculos este livro foi divulgado, perseguido e analisado. Poucos tiveram chance de te-los alem da capa, Mas os que folhearam-o puderam ver, alem dos olhos, “cada letra” de forma mui singular: Paulo ficou cego por ele. Estevão se ajoelhou por ele. Rute foi coberta por ele. Davi cantou e encantou-se por ele. Abigail recompensada foi por ele. Já Oseias foi o retrato dEle.

    P. aulo
    E. stevão
    R. ute
    D. avi
    A. bigail
    O. seias

    Um abraço Carica.

    ( Perdão, mas tenho um velho amigo chamado Mauricio, carioca da gema, anos atras me fez companhia em meus dias de desespero e abatimento nos frios de Curitiba. E hoje nesses dias de sol em Salvador e no nosso Salvador,vivo acompanhado vez que la outra por outro Mauricio: você! Então se me permite… assim te chamarei, pelo menos agora, como homenagem a ele)

    • Olá, Marcelo,
      .
      “O nome por trás do livro da capa preta” é genial, amei. Fique à vontade para usar a alcunha que quiser, rs, o que importa é o coração e a bela intenção.
      .
      Um abraço, mano, Deus te abençoe muito e te dê a paz,
      mz

  140. Ninfa Cristina Barbosa disse:

    O perdão liberta, trás reconciliação com você mesmo e te faz amadurecer espiritualmente.

  141. Marcelo de Andrade Gomes disse:

    Graça e paz, mano,

    P’ra mim, perdoar é tirar as mãos do pescoço da outra pessoa e deixá-la livre. Simples assim.

  142. Gilson Vieira da Silva disse:

    O Perdão flui do coração, é algo inexplicável, só Deus, que nos sonda no interior, pode nos avaliar e saber quando estamos realmente com o coração pronto para perdoar. Perdão é o alívio da alma, a alegria do espírito. Quando perdoamos verdadeiramente o amor volta a imperar. Deus é amor, como o Perdão em nosso interior…

    • Olá, Gilson,
      .
      obrigado pela contribuição. Se me permite, gostaria apenas de fazer uma ponderação, para reflexão. Acredito que não podemos esperar estar com o coração aberto a perdoar, pois nossa vontade humana é sempre buscar a vingança. Entendo que o perdão deve ser estendido mesmo quando queremos matar nossos ofensores, em meio a dentes que rangem e dedos contristados. É quando menos queremos que mais devemos perdoar. O que você acha?
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  143. Linajanne Borges disse:

    Perdão é lembrarmos de nossa condição humana, falha, e darmos ao outro a chance de recomeçar. Uma característica importante do perdão: ele é dado por livre vontade, é proveniente de nossa decisão de libertar-nos ao libertar o outro de um fardo.

  144. Perdão é nunca se lembrar do que o feriu e nem quem o feriu, continuando a amar indistintamente, como se nunca houvesse acontecido nada de ruim. Igualzinho como Deus faz com a gente. Perdão incondicional.

    • Oi, Nina, tudo bem?
      .
      Você disse uma profunda realidade teológica em palavras cotidianas: “Igualzinho como Deus faz com a gente”. É exatamente isso, é conformar-se à imagem de Cristo e viver a natureza dele em nós. Bravo!
      .
      Um abraço, Deus te abençoe,
      mz

  145. Juliana Correa disse:

    Perdoar é reconhecer que todos nós somos passivos à erros, e que Jesus é O exemplo Perfeito à ser seguido, e a partir do momento que liberamos o perdão (através da ação do Santo Espírito) deixamos para trás a carga pesada do ódio, do rancor e da vingança, que de certa forma é auto destrutiva, e passamos a amar o nosso próximo como à nós mesmo, agradando assim a Jesus, o nosso Mestre.

  146. Aproveitando que ainda ninguém escreveu depois de mim, quero agradecer pelas lindas e verdadeiras mensagens que recebo através do Apenas. Concordo plenamente com tudo que escreves e tenho aprendido muito… Tenho 78 anos, sou evangélica desde que nasci, Na época eramos chamados de protestantes .Que Deus continue a te inspirar nas mensagens, e te faça muito feliz aumentando cada vez mais a tua fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Beijos em sua filhinha. Parabéns pelos 3 anos.

    • Nina, oi,
      .
      não tem o que agradecer, minha irmã, é um prazer, uma missão e um privilégio poder conduzir uma pequena parte do rebanho do Senhor a reflexões que venham a fazê-los crescer em Cristo. Eu só posso ser grato por essa possibilidade.
      .
      Que maravilha saber que uma pessoa tão experiente como você e que certamente tem tanto a me ensinar e a muitos outros ainda se dispõe a aprender e crescer, você é um exemplo! Peço a Deus que me faça chegar aos 78 anos com essa mesma disposição de alma. Obrigado por ser uma inspiração!
      .
      Muito obrigado pela valiosa oração, sou grato a Deus por suas palavras e por sua vida. Deus a abençoe muito!
      mz

  147. Paz Maurício.

    Vivi pelos meus vinte anos de idade acreditando em mentiras que me fizeram odiar pessoas que apenas estavam errando ou sendo normais…perdoar não foi fácil, mas quando a verdade veio a tona acerca de tudo, eu senti que verdadeiramente tinha fé no perdão, que eu recebia e no que partia de mim.

    Bem, Perdoar é a esperança do amor, porque é a única coisa perfeita que anula todo o egoísmo desse nosso ser pecaminoso.

    Deus não deixaria de nos amar mesmo se tivesse que executar duro juízo contra todos nós…Mas Ele nos perdoou, e essa foi a esperança que deu os frutos quando o homem respondeu pela fé e arrependimento ao amor de Deus através de Cristo Jesus.

    Sei lá, deve ser isso, eu acho. O Senhor pode até ter nos dado a capacidade de discernir as coisas através da linguagem escrita e falada, mas não sabemos a profundidade do que “perdão” representava quando nada tinha sido criado ainda (nem mesmo as palavras!) e Pai, Filho e Espirito Santo já tinham determinado em conselho que esse tal de “perdão” que conhecemos hoje seria um dos atos mais gloriosos de Deus para conosco!

    Deus te abençoe querido!

    • Oi, Paulo, a paz seja com você,
      .
      viver o perdão é a melhor forma de poder falar sobre ele. No seu caso, certamente você o compreende com perfeição.
      .
      Um “ato glorioso”: mano, nisso você foi no centro do alvo. É isso mesmo.
      .
      Abração, Deus te seja propício,
      mz

  148. celinhuu disse:

    Primeiramente, Perdão não é algo intrínseco ao homem, mas a Deus; somente através dEle podemos Perdoar.

    Perdão, como nos ensina a oração do Pai Nosso, tem uma regra básica: quem quer Perdão, Perdoa.

    Perdão é permitir que alguém nasça de novo em nós, mas sem a carga de suas ações já feitas.

    Perdão é zerar a conta, recomeçar, escrever em uma página em branco.

    Perdão é Amor.

    Perdão É.

  149. Diego S. disse:

    Uma ponte. Duas pessoas. Uma pessoa em cada extremidade da ponte. Sujeira e pedras na ponte. Quem quer perdoar limpa, ou tenta limpar, (vassoura) a sujeira da ponte e tira as pedras da ponte jogando-as fora. Um caminho limpo se abre. A ponte passa a poder ser cruzada pelas duas pessoas. Quem quer perdoar ou que perdoou, ”torna(r)-se alcançável pela outra pessoa ou ”alcançante” da outra pessoa, de modo que a possibilidade de um relacionamento esteja sempre aberta (= perdão; talvez amor)”. Só pensamentos, mas não sei exatamente o que seja em termos práticos aqui e agora, mas a teoria disso é bonita pra mim de qualquer forma. Talvez seja isso o que Jesus tenha feito: a gente jogou tanta sujeira e pedras na ponte que o relacionamento simplesmente se tornou impossível, mas como Jesus perdoa, a única forma de limpar a ponte seria morrendo (e ressuscitando) para que o relacionamento sempre fosse possível (pelo menos até quando a ponte ainda estivesse de pé), Jesus tornou-se ”alcançante” e alcançável (por si mesmo). Só pensamentos, quem sabe tenha algo a ver. O amor e o perdão estão interligados, eu acho.

    • Oi, Diego,
      .
      mano, tem tudo a ver. Com certeza a sua metáfora funciona bem. Que possamos sempre limpar as pontes, para mantermos a conexão com Deus e o próximo. Obrigado!
      .
      Abraço pra ti, no amor de Cristo,
      mz

  150. Fabio Cardoso disse:

    Parabéns Maurício e muito obrigado por seu compartilhar da palavra.
    “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão (remissão) de pecados. Mt 26:28
    Perdão é o ato de inocentar a nossa culpa.

    Abraço!

  151. Bom dia a Todos,
    Perdão é a consequência natural e esperada daquele que percebe a verdadeira natureza humana, e a resposta amorosa de Deus em Jesus. É saber que fomos muito perdoados, que somos os maiores dos pecadores e Deus ainda assim morreu por nós, Quem tem a consciência de sua incapacidade em ser perfeito, sabe que deve perdoar as falhas dos outros. É o resultado da humildade, saber quem somos.

    • Oi, Andrey,
      .
      “incapacidade de ser perfeito” é o epicentro da questão. Sl 103 mostra que, antes de nós mesmos, Deus já sabe disso. Que vivamos nos esforçando para atingir o inatingível!
      .
      Abraço pra ti, no amor de Deus,
      mz

  152. Perdoar para mim é uma decisão, especialmente difícil quando a pessoa a quem devemos perdoar nos é muito próxima, ao contrário do que se pensa, liberar o nosso coração e principalmente enxergar que as pessoas não são perfeitas e que também poderíamos cometer as mesmas falhas ou até piores. Contudo, quando é algo que nos feriu profundamente, o exercício do perdão tem que ser diário e aí a cada dia que passa vai ficando mais fácil. E que o amor vence qualquer obstáculo.

  153. Raíra disse:

    Perdão é a prova clara de amar, e quando perdoamos fazemos o mesmo que o Senhor faz todos os dias… aleluia por existir perdão, pois se não existisse não teríamos como se achegar ao Pai.

  154. Thaline Oliveira disse:

    A Paz meu irmão,
    Perdão é você esquecer o que lhe foi feito, continuar sua relação com a pessoa com amor, carinho e respeito sem ficar remoendo o acontecido. Perdoar é você passar ao próximo o sentimento que gostaria de receber caso você tenha sido o errado. É lembrar das coisas que aconteceram em uma conversa, por exemplo, e aquilo não te doer mais.

  155. Marcos Gabriel disse:

    Perdão é a imagem de Deus formada em você, porque quando se perdoa conseguimos resplandecer a imagem de Jesus em nossas vidas, e sentimos o mesmo que Ele, que nos perdoa constantemente.

  156. Carlos Soares disse:

    Perdão é algo que você deve pedir a Deus e deixar que Ele faça a obra. Não podemos deixar que a mágoa, frustração, ou desapontamento tome a nossa alma e nos impeça de ver o amor de Deus também no próximo.

  157. Muriele Silva disse:

    Há alguns anos aprendi algo sobre perdão que mudou minha vida. Perdoar é o mesmo que perder, ficar com o prejuízo mesmo. E não digo no sentido pejorativo da palavra “perder”, mas no sentido de abrir mão do próprio direito em favor do outro. Não importa quem errou. O que importa é viver o Evangelho de forma pura e simples. Afinal, é melhor ser feliz do que ter razão. Outrossim, perdoar, pra mim, não é o mesmo que esquecer, e sim, lembrar-se sem sentir dor ou raiva, percebendo o cuidado de Deus e o crescimento espiritual presentes naquela situação. Abraço, MZ!

    • Olá, Muriele,
      .
      muito boa essa percepção. Pensando aqui, se você me permite eu faria até um acréscimo. Diria que “mais do que ter razão e ser feliz, é melhor cumprir a vontade de Deus”. Até porque, cumprindo o querer divino, seremos felizes e estaremos com a razão. 🙂
      .
      Um abraço carinhoso pra ti, no amor de Deus,
      mz

      • Muriele Silva disse:

        Ótima conclusão, Zágari!
        Permita-me compartilhar uma experiência que acabei de viver AGORA.
        Estou com um problema com um vendedor de uma loja de móveis e eletrodomésticos (que inclusive é membro da mesma igreja da qual eu sou). Daí precisava resolver a situação (resumindo: ele prometeu oferecer o serviço de montagem dos móveis, já que a loja não fazia a entrega, por se tratar de outra cidade. Paguei o frete e estava esperando a montagem gratuita, conforme o vendedor prometeu. Mas agora fui informada de que a loja de forma alguma faz a montagem em outra cidade). Fiquei chateada. Me senti lesada. E queria cobrar meus direitos no Procon. Aí acabei de digitar meu comentário sobre o que penso ser o “perdão” e me senti envergonhada. Decidi ficar com o prejuízo, literalmente, em favor do irmão que possivelmente teria que arcar com as despesas da montagem, além de outros transtornos com a empresa em que trabalha. Glorifico a Deus pela sua vida e pelo seu blog. E acredito que são nas pequenas experiências que nosso caráter é moldado. Outro abraço!

      • Muriele, oi,
        .
        não tenha dúvida disso. Porque falar sobre perdão é fácil e muitas vezes o fazemos crendo de fato naquilo que dizemos. Mas pôr em prática é algo bem diferente. Que bom que você viveu Jesus na prática. Oro a Deus que siga sempre assim.
        .
        Um abraço carinhoso, na paz do Mestre,
        mz

  158. Ivani disse:

    Boa noite Mauricio….não é uma tarefa fácil perdoar, mas quando tomamos a decisão de perdoar a ofensa o outro, é tão libertador! …. ….lembrei-me da mulher pecadora de Lucas 7 quando derramou o perfume muito valioso nos pés de Jesus e foi criticada e Jesus disse “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”….eu fui muito perdoada por Jesus e quando me lembro disto, eu consigo perdoar meu irmão.

    Abraços!

    • Oi, Ivani,
      .
      você tocou num ponto extraordinário: o que vive a pessoa que foi abençoada com o perdão. Essa certamente é quem mais o valoriza, porque sentiu na pele e na alma os benefícios de ser perdoado.
      .
      Um abraço, na paz do Mestre,
      mz

  159. Bruno Vilela disse:

    É o amor em movimento, como um irmãozinho já disse nos comentários

    Um abraço

  160. Veridiane disse:

    Perdoar é uma das formas de expressar o amor de Deus, é revelar um pouco da grandiosa graça de Deus por nós.0

  161. danielbendavi disse:

    Assim como o ferido fere, o perdoado perdoa. Só quem sabe o tamanho de sua ofensa contra Deus tem o coração embebido da graça para poder perdoar.

  162. Daniel Lee disse:

    Perdoar é um ato de humildade e de amor, que nos mostra um pouco da graça dária de Deus sobre nossas vidas.

  163. roberto cunha disse:

    satisfação e alegria gosto muito dos artigos parabéns.

  164. Alex disse:

    Maurício, maravilhoso essa forma de interação, o aprendizado hoje veio através dos comentários… Excelentes definições, enriquecedoras… Eu não sou a melhor pessoa para falar de perdão, mas por experiência própria consigo definir perdão como um ato consciente. Primeiro por obediência à Palavra, segundo porque se vc não perdoa, não será perdoado, simples assim. Ou seja, não importa se a pessoa merece ou não o perdão, devo perdoar e orar para que Deus resgate aquela vida, como Jesus fez conosco.

    • Oi. Alex,
      .
      com certeza o perdão não tem a ver com merecimento. É fruto de graça, e graça é um ato de amor. Se só fossem perdoados aquele que merecem acredito que ninguém, na verdade, seria perdoado.
      .
      Obrigado pelo insight, Deus o abençoe muito,
      mz

  165. Aline Soares disse:

    Perdão é libertar-se de um sentimento ruim que na verdade só faz mal a nós mesmos.

  166. Andrei disse:

    Como aprendemos sobre o perdão:

    Primeiro, uma acusação contra nós.
    Depois, Ele fala.
    Vemos as pedras sendo largadas no chão. Eles foram embora.
    Por último, o Único que tinha autoridade para condenar, nos perdoa e diz: “Vai e não peque mais”

    Pronto! Estamos libertos e prontos para exercer misericórdia.
    (João 8: 2-11)

  167. Renata Cassa disse:

    Perdão é conseguir olhar para a ferida e não sentir mais dor. É escolher colocar o amor de Deus acima do meu orgulho, é abrir o coração mesmo estando ainda machucado. Perdão é Cristianismo na prática.

  168. Vânia Silva disse:

    gosto muito dos seus textos e do modo como escreve, por isso não deixaria de participar poque amo ler. Ha, e obrigado pelas mensagens em minha caixa de e-mail. Bênçãos nas minhas manhãs.
    Perdão para mim é demonstrar que a mensagem da cruz tem efeito em nossas vidas, pois perdão é despreendimento, o mesmo que Cristo teve quando se sacrificou por nós. Quando perdoamos nos sentimos leve e de alguma forma superior como ser humano. Cristo nos resgatou para a paz de espírito com todos e viver assim é maravilhoso.

    • Oi, Vânia, tudo bem?
      .
      Muito obrigado pelas palavras carinhosas, louvo a Deus por poder de algum modo somar à sua vida.
      .
      Isso! A cruz nunca pode ser esquecida quando falamos de perdão. Ela é o cerne da mensagem do evangelho, o ponto de partida do perdão.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  169. Marcos Paulo Morale disse:

    Parabéns pelos 3 anos de blog! É um conteúdo altamente edificante e extremamente relevante, pertinente e graciosamente bem escrito.

    Creio que o perdão é a expressão do amor de Deus diante da falibilidade da natureza humana, expressão essa que é derramada em nossos corações pelo Espírito Santo e manifestação da regeneração promovida por Deus naqueles que entregam sua vida a Cristo.

    A Paz!!!

    • Olá, Marcos,
      .
      muito obrigado, querido, fico grato pelas tuas gentis palavras. Peço a Deus que me permita abençoar sempre sua vida.
      .
      Boas palavras, mano, fico pensando o que seria de seres falíveis como nós se não fosse o perdão. É um dos pilares que nos mantêm de pé.
      .
      Abraço forte, no amor do Cordeiro,
      mz

  170. Perdão é Amar alguém mesmo quando essa pessoa não mereça ser amada!!!

  171. Perdão é amar alguém mesmo que ela não mereça!

    • Rodrigo disse:

      Perdão é a expressão mais bela do amor. Não é inato ao ser humano pois somente quem sente o amor de Deus pode desfrutar desse sentimento. Jesus pagou o preço dos meus pecados na cruz e me consentiu o perdão, é um ato divino. “O que de graça recebeste, de graça dai”, quem está em Cristo também concede o perdão.

  172. Fabiana Rinaldi disse:

    Perdão é um ato de des-culpar alguém, é o caminho da cura das feridas, é o bálsamo de Deus para aqueles que andam machucados e feridos. Perdoar é divino.

  173. Ronde Cleide Queiróz Santana disse:

    Perdoar é dar amor, amor incondicional, amor sem medidas, amor sem cobranças, amor sem merecimento, amor como ao de Deus que enviou seu filho para morrer por mim, por você que somos pecadores, e sem mérito algum para merecer esse perdão que foi dado a um preço muito alto, a morte de um inocente.

  174. Mittleny Venâncio disse:

    Acredito que: “Perdoar significa que podemos ter o mesmo relacionamento com a pessoa, mesmo depois que ela nos ofendeu!”

  175. Adriana Trindade disse:

    Acredito que perdão não um sentimento e sim uma decisão, ainda que doa,
    decidimos perdoar o nosso semelhante quando conhecemos o perdão e graça de Deus por nós.

  176. antonio jorge dos santos ferreira disse:

    Pra mim, perdão pra esta geração,é uma das CHAVEs para entrar no céu.Muito dificil de usar.“eu bem sei´´

  177. anobre77 disse:

    Oi Maurício!!
    Parabéns pela iniciativa!

    Bom pra mim, perdão é a mão estendida pela graça de Deus!

    Abração e me tira uma dúvida: Você vai dedicar os livros ou eles virão direto da editora? Caso esses livros estejam contigo, como sugestão, dedique-os com palavras. Como será um presente, nada melhor do que receber com uma dedicatória de um amigo tão especial como você!

    Fica com Deus meu irmão!

    Alexandre

    • Oi, Alexandre, tudo bem?
      .
      obrigado pelas palavras, mano. Na verdade os livros serão enviados pela editora, então não passarão pelas minhas mãos.
      .
      Abração, Deus te abençoe muito,
      mz

  178. Roberto disse:

    Perdão é ter misericórdia,diante de uma ofensa,por nosso próximo,é a maneira que Deus usou para nos exemplificar a sua graça, que nos foi dada por meio de cristo Jesus.

  179. Elayne disse:

    Perdão…Se não estivermos em Cristo, com o agir do seu Espírito em nós, não será fácil perdoar.
    Perdão…É sentir paz, aquela dor, não existe mais .
    Perdão…É estar com o coração quebrantado, diante do Senhor, clamando por sua misericórdia, pelo seu agir em nós.

    É pedir “Sonda-me é Deus e conhece o meu coração,prova-me e conhece os meus pensamentos
    Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

  180. Gabriel D'Carlo disse:

    Perdão significa amar a Deus de todo entendimento, pois aquele que guarda e cumpre os mandamentos do Senhor, esse é o que O ama. Perdoar é amar a Deus, amar a si e amar ao próximo.

  181. Aurea Celeste disse:

    A paz do Senhor Mauricio. Deus continue abençoando grandemente seu ministério. Parabéns pelos três anos.Hoje eu li algo sobre o perdão que se harmonizou bastante com o que eu penso:”Perdoar é libertar o prisioneiro e descobrir que na verdade quem estava preso era eu” Um AbraçoAurea Celeste

    Date: Wed, 14 May 2014 10:04:35 +0000 To: aureacbs@hotmail.com

    • Oi, Aurea, tudo bem com você? A paz de Cristo.
      .
      Obrigado pelo carinho dos votos, peço a Deus que suas palavras ecoem em Seu coração.
      .
      Amei a frase, excelente. Traduz em poucas palavras uma grande verdade bíblica.
      .
      Grande abraço, Deus a abençoe e a toda a família,
      mz

  182. Sandra Maria Leão disse:

    Parabéns, Maurício, pelos 3 anos. O perdão é algo divino, maravilhoso. É ato de amor. Um grande abraço.

  183. Zulmira Borges disse:

    Olá Mauricio!

    É claro que eu quero ganhar um livro! Mas como eu nunca ganhei nem prêmio de palito de picolé rsrs vou participar para também parabenizá-lo. É edificante ler seu blog, nos leva a outro nível de entendimento do que é ser cristão.

    Perdão é sofrer o dano, até mesmo financeiro.
    É não doer mais a ofensa sofrida…é não ficar indiferente ao que cometeu uma transgressão contra você…

    Parabéns pelos três anos de empenho, tempo dedicado a nos abençoar, ensinar, exortar, muitas vezes “sacudir” com seus textos.

    Abraços

    • Olá, Zulmira,
      .
      rs, você me fez rir. Quem sabe está não será a primeir vez?
      .
      Fico feliz que você aprecie o blog, peço a Deus que continue sempre abençoando a sua vida. Obrigado pela contribuição!
      .
      Abraço pra ti, na paz de Deus,
      mz

  184. rosilda disse:

    Você ser ferido e machucado na sua alma no seu intímo tão profundamente….a ponto de você achar que está tudo acabado….aí Deus atravês do Espírito Santo lhe convence de tão forma que você esta errado em permanecer nesse estado …e lhe ajuda a liberar perdão, então você se dá conta o quanto estava com um grande fardo nas costas e tb preso… aí depois o sentimento é de liberdade completa, sensação de pureza na alma e mesmo que venham pessoas e coisas que fazem vc lembrar do ocorrido isso não ti traz mas sentimentos mas sim vc se dá conta que é alguém vitorioso que venceu um dos grandes males dos dias de hoje a falta de perdão entre as pessoas, entre os irmão em cristo….Eu tive o previlegio de viver isso….previlegio? sim isso mesmo me sinto hoje uma grande mulher vitoriosa…e satánas tentou mas não conseguiu deixar sua marca em mim…. Eu venci glória a Deus por isso….conclusão perdoar é continuar e ser livre!!! a paz do senhor irmão.

    • Oi, Rosilda,
      .
      uma boa reflexão, fruto, pelo que vejo, de um experiência de vida significativa.
      .
      Obrigado pela contribuição, mana.
      .
      Um abraço fraterno, no amor de Deus,
      mz

  185. Jonathan Barcelos disse:

    Perdoar é amar com o amor que Deus te deu, apesar de ainda doer muito, pois só consegue perdoar quem tem Deus dentro de si.

  186. Teresa Mesquita disse:

    Perdoar é ter uma atitude de humildade diante algo que nos sufoca, que nos machuca e nos traz amargura. Acredito que precisamos para a nossa própria saúde emocional e espiritual o exercício do perdão diariamente, já que pecamos todos os dias e precisamos do perdão de Deus. Difícil perdoar? Claro que sim. Mas nós temos a escolha em nossas mão.

  187. Ana Sueli M.Veiga disse:

    …Perdão é a ordenança, de Jesus Cristo ,mais dificil de se cumprir.E no seu cumprimento se resume todo o ensinamento de Deus e toda a sua sabedoria.

  188. Entendo “Perdão” como sendo um conjunto de ações diante de Deus. Iniciado na intimidade vertical e materializado no caminhar, horizontal, no relacionamento com o outro.

  189. J.H.P disse:

    A raiva, o ódio e o ressentimento são como o soar dos sinos, que nós insistimos em badalar constantemente, fazendo esses sentimentos, que desagradam a Deus, se tornarem diários, fortes. O perdão, é quando decidimos não tocar mais esses sinos, e simplesmente as badaladas vão perdendo força, e com o passar do tempo você não ouve mais o barulho dos sinos, e a dor vai se esvaindo do nosso coração, não mais relembrando do que alguém nos fez ou do que aconteceu, assim não ficamos presos ao passado.

    Abraço!! Que Deus seja contigo!!

  190. Vanessa Oliveira disse:

    Oi Maurício.
    O perdão para mim é uma renuncia. É renunciar a sua prórpria dor e ressetimento, para viver em harmonia com o irmão. Não é fácil, mas é necessário para nossa boa convivência, e para viver com retidão nos caminhos de Deus.

  191. Thay Pacheco disse:

    Definir o perdão é algo complicado, mas resumidamente creio que perdoar significa deixar de sentir raiva, voltar a confiar, obviamente dar uma nova oportunidade à alguém que nos causou algum dano mediante o arrependimento da mesma, o que não é fácil, visto que para isso temos que esquecer que o nosso coração foi ferido e passar por cima dos nossos sentimentos principalmente o orgulho. Perdão é o que Deus nos dá todos os dias depois que falhamos, e que devemos dar ao nosso próximo quando ele falhar conosco ainda que para nós seres humanos seja difícil.

    Parabéns pelos 3 anos se dedicando à nos auxiliar com suas sábias postagens, são muito edificantes e já me ajudaram bastante. Abraços e paz amado!!!

    • Oi, Thay,
      .
      obrigado pelas palavras gentis e incentivadoras. Sabe, você tocou num ponto muito importante: a dicotomia sentimento/atitude. Perdoar exige, muitas vezes, agir em discordância com o que nosso coração pede e nossa sede de sangue exige.
      .
      Abraço, a paz de Deus seja com você e os seus,
      mz

  192. Ademilton Machado disse:

    O perdão é a diferença entre o céu e o inferno. O perdão é o que Deus nos dá através de Cristo Jesus. É algo que não pode ser retido de forma nenhuma por aqueles que já foram lavados pelo sangue do Cordeiro. Porque até mesmo para ser perdoado, você precisa perdoar.

  193. Gisele Santos disse:

    Perdão, na minha opinião, é uma das formas do Amor à Deus e somente pela sua graça, podemos amar ao próximo em sua plenitude e o perdão é uma das formas de mostrarmos amor ao próximo e à Ele. Perdão é ter amor, compaixão, misericórdia pela pessoa que lhe magoou ou continua magoando. Perdão é saber que você é tão pecador quanto aquela pessoa que lhe fez mal, compreendendo que o mundo é feito por pessoas imperfeitas e que só Ele é perfeito. Perdoar, acima de tudo, é ser como Cristo, pois ele nos perdoou e derramou seu sangue por nós, mesmo não sendo merecedores.

    • Gisele, olá,
      .
      sem dúvida, somente pela graça perdoar é possível. Excelente: “Perdão é saber que você é tão pecador quanto aquela pessoa que lhe fez mal”, é exatamente isso. Obrigado pela participação, muito bom.
      .
      Um abraço pra ti, Deus a abençoe,
      mz

  194. Perdoar é colocar o amor acima de tudo.

  195. Acredito que Perdoar … É Amar o próximo como a mim mesmo. Porque, na moral cristã, “amar o próximo” inclui “amar o inimigo”, o que nos impinge ao dever de perdoar nossos inimigos.

  196. O perdão; é o que devemos praticar porque fomos perdoados é uma forma de arrependimento nosso. Ele serve como expressão de gratidão, pelo o que Jesus fez por nós. Para que ele flua é melhor esquecer-nos de nós mesmos. Um perdão misericordioso em vez de um apressado veredicto de culpa. É Graça admirável em vez de desgraça universal. Eis aqui uma demonstração muito prática da lei da graça — uma nova chance na vida.

    Olá, Parabéns Mauricio pelos seus 3 anos de blog, que muitos anos e repitam. Deus continue abençoando seus planos futuros. Abrçs

    • Olá, tudo bem? Muito obrigado pelo carinho de suas palavras gentis.
      .
      Gostei muito do que você escreveu. “Para que ele flua é melhor esquecer-nos de nós mesmos. Um perdão misericordioso em vez de um apressado veredicto de culpa. É Graça admirável em vez de desgraça universal”: muito bom. Obrigado por compartilhar.
      .
      Abraço pra ti, que o Senhor te abençoe em dobro,
      mz

  197. Davi disse:

    Perdoar é não colocar-se na posição de juiz de quem nos ofende, lembrando que nós mesmos já ofendemos a outros e que Deus, mesmo sendo o Juiz Eterno, o Santo que nunca falhou nem falhará, perdoou nossas ofensas contra Ele.

    Obrigado por nos levar a refletir sobre assuntos tão importantes à luz da Palavra de Deus.

  198. Augusto Corrêa de Sousa disse:

    Perdão é a capacidade de não sentir mágoa ao lembrar de uma falta cometida contra si. É, de fato, esquecer a ofensa do outro, lançando-a nas profundezas do mar.

  199. Patricia Galíz disse:

    Perdão é uma trilha difícil de sguir, mas tem que ser o nosso objetivo atravessa-la, sem o perdão de Deus, não estariamos aqui.

  200. Ricardo Araújo disse:

    Bom dia Mauricio! Graça e paz!

    Serei sucinto. Perdoar, é esquecer o mais terrível e nebuloso acontecimento na vida. Seja o que em qualquer área. Aquilo que te trouxe prejuízo moral e te deixou amargo e espirito devassado.
    Quando perdoamos, estas máculas desaparecem e nos tornamos vivos novamente. O fardo desfaz, sobrevindo o bálsamo cicatrizador do Senhor. Levando-nos a crer na certeza de que o “amor” destrói qualquer barreira antes formada, pelos tijolos maléficos.

    Portanto, vençamos o maligno: E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás. 2 Co 2:10

    Parabéns pela expressiva data! Que Deus continue nos abençoando como tem sido, ainda por vindouros anos.

    Fique na paz de Cristo querido irmão!

    Grande abraço!

    • Olá, Ricardo,
      .
      muito grato pelas palavras afetuosas, você é muito gentil. Obrigado, ainda, por compartilhar tua reflexão sobre o perdão.
      .
      Um abraço fraterno, no amor do Cordeiro,
      mz

  201. Neia Cunha disse:

    Bom dia Mano,
    Perdão é quando reconhecemos o grande amor de Deus por nós pecador é algo pessoal onde não se espera nada do outro.
    Perdoar e ser cheio do amor de Deus do contrário ficaremos sempre presos a algo que só nos tornará mais amargos e tristes.
    Bjos fica na paz Jesus te abençoe e te capacite e toda a sua família .
    😃

    • Olá, Neia,
      .
      de fato, você tocou em um ponto essencial: perdoar é algo que fazemos de forma totalmente descompromissada, é uma entrega e não uma troca. É um ato de devoção. Muito bom!
      .
      Obrigado pelas palavras gentis, Deus abençoe você e toda a família,
      mz

  202. rosagabrielly disse:

    Participando.

    Para mim PERDÃO ou PERDOAR, significa remir. Seguir o objetivo central de Jesus na terra.
    Aquele que perdoa, reflete a gratidão da sua remissão em Cristo.
    E também da procedimento a este ato tão apaixonado da cruz.
    (Obras maiores que a de Cristo, lembra? Está escrito)

    E não se esqueça, que Jesus obedeceu ao pai.
    (Ele desceu dos céus e perdoou nossos atos estúpidos)
    Obedeça como Jesus obedeceu, e serás tão livre quanto o teu agressor.

    Amém?

  203. Tatiana Reis disse:

    Perdão é quando você decide em seu coração tornar-se livre de carregar o fardo pesado pela falta dele. O fato de perdoar não significa que quem errou esteja certo, mas que você deseja ser livre!

  204. andreia disse:

    Mano para mim, perdão é um “crescente” de Cristo no meu eu.

  205. Perdoar é esquecer e seguir em frente.

  206. Barbara Carvalho disse:

    Perdão é cessar o sentimento de magoa e ressentimento, reconhecer que todos nos somos pecadores e precisamos do perdão de Deus. É exercer o amor que Cristo nos ensinou.

    Zagari, parabéns pelo blog.
    Amo as suas reflexões, me edificam demais.
    Abç mano rs

    • Olá, Barbara,
      .
      fico feliz que as reflexões que compartilho aqui a edificam. Sou muito grato a Deus por isso. Obrigado por compartilhar a sua visão, mana.
      .
      Abraço pra ti, Deus te abençoe muito,
      mz

  207. Perdão é a chave que abre a porta de um novo recomeço.

  208. Charles Souza disse:

    Perdão pra mim não é sentimento, mas sim, um mandamento, fui ensina e acredito nisto.
    Não sentimos de perdoar, nós devemos perdoar, Cristo nos ensinou isto, para que sejamos libertos, pois perdoando estamos liberando no mundo espiritual nós, e a pessoa em questão que necessita desta graça.

    O Perdão é uma ação de graça divina, transmitida através de nós humanos, para assim todos serem livres das mãos do inimigo.

    • Olá, Charles,
      .
      muito bem, o perdão perpassa muito o sentimento. Trata-se de uma iniciativa, que se traduz em ações concretas.
      .
      Obrigado por compartilhar. Um abraço, Deus te abençoe,
      mz

  209. Cristina Loureiro da Fonseca disse:

    Perdão é humildade, é reconhecer que o outro é falho como nós somos e dar a ele uma outra chance. É também um bem que fazemos a nós mesmos, pois ficamos mais leves quando perdoamos alguém. Um abraço.

  210. Abraão Medeiros disse:

    Perdão é o ato firmado na Cruz de Cristo passado a todo seguidor de Jesus, pois assim como Deus nos perdoou e se entregou por nós, somos chamados a perdoar o nosso próximo, independente do motivo, para mostrarmos ao mundo nossa semelhança com nosso Mestre.

  211. marcojuric disse:

    Perdão é Amor imerecido.

  212. Perdão é a ponte essencial do Cristo para nos ligar a Deus e ao próximo. Perdão é unilateral e essencial; na conhecida frase de George Herbert: Aquele que não pode perdoar, destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar.

    Abraço.

  213. Na minha percepção perdão significa exercer o amor de Cristo, demonstrando misericórdia para com o nosso próximo, assim como Ele demonstrou misericórdia para com toda a humanidade. Perdoar é um ato de fé, que independe de sentimento ou lógica. A gente perdoa simplesmente porque a gente ama tanto o nosso próximo quanto o nosso Deus.

    • Olá, Marcelo,
      .
      obrigado pela contribuição, querido. Eu pensaria apenas se, de fato, o perdão independe de lógica. Creio que perdoamos porque entendemos racionalmente sua importância e o que significa à luz do evangelho, o que atribuiria uma raiz lógica ao ato de perdoar, o que você acha?
      .
      Abraço fraterno, na paz do nosso Deus,
      mz

  214. Perdão é reconhecer-se pecador, pois se você tem pecados para serem perdoados, como não pode liberar o perdão para quem pecou contra você.

  215. Olá Mauricio,

    Sei que o objetivo dos comentários é pra dar o significado do perdão. Mas ultimamente tenho passado por uma situação que tem deixado muito aflito e gostaria de compartilhar com você tanto para receber algum conselho como porque, de certo modo, essa situação tem a ver com o perdão.

    A situação é a seguinte: minha esposa possui uma parente problematica que sempre vive arrumando confusão sem motivo com as pessoas da propria familia e que mora em outro estado. Há uns 08 meses essa pessoa colocou uma foto de minha esposa quando criança em seu facebook e fez uma série de comentários negativos sobre ela. Quando minha esposa pediu pra ela parar com aquilo elas tiveram uma discussão onde minha esposa a ameaçou de lhe processar por conta da foto postada e daí ela passou a enviar mensagens pro celular de minha esposa lhe ofendendo com palavras de baixo calão, lhe fazendo ameaças e fazendo um monte de intrigas. No inicio, minha esposa ficou irada e revidou respondendo algumas dessas mensagens, porém se descer ao nível dela. Mas depois, por conselho meu, ela parou de responder e ficou em silêncio diante das mensagens recebidas.

    Porém, mesmo depois disso, essa pessoa ainda fica enviando mensagens pro celular de minha esposa dizendo uma serie de coisas absurdas e ofensas implubicaveis. Já tentamos bloquear o numero dela pra não receber as mensagens, mas sempre acaba chegando. Também já tentamos ligar pra ela pra resolver essa situação, mas ela não atende. Por ultimo, acabamos trocando o numero de celular pra ver se cessam essas mensagens. Porém, confesso que essa situação tem tirado minha paz. Temos entregado nas mãos de Deus, orado desde o inicio. Não fizemos nada de mal contra essa pessoa, não a ameaçamos (tirando a parte do processo), não a xingamos, nas orações que temos feito apenas a temos entregado nas mãos de Deus e pedido pra Ele apenas a faça parar de enviar essas mensagens. Confesso, que já pensei em revidar mas a unica coisa que tenho feito é orar e ficar em silêncio. Mas não suporto mais essa situação. Dói em mim ver minha esposa sofrer esses ataques. O sentimento de impotência me deixa frustrado. Enfim isso tem me feito sofrer e não sei como agir. Talvez após a troca do numero de telefone isso acabe. Mas se não acabar? Afinal como ela é parente de minha esposa, ela pode acabar descobrindo o novo numero.

    Nesse caso, o que você me aconselha? Você acha que tenho agido de forma biblica?

    Desculpe o longo texto.

    Abraço,

    Eder Lima

    • Oi, Eder,
      .
      é uma situação muito desagradável, de fato. Eu creio que, se não há um risco real contra a vida de sua esposa, o melhor é não responder. Pessoas assim se alimentam da dor alheia e sentem prazer no mal. Quanto mais vocês se mostrarem incomodados, mais ela se sentirá instigada a prosseguir. Se não há um risco real envolvido, ignore-a. Se ela estivesse ameaçando sua esposa ou algo assim, ir à polícia seria o caminho. Mudar o número de telefone foi uma boa decisão. Se essa pessoa fizer algo como difamação, calunia ou algo assim, tome as providências legais. Como ela só está aborrecendo, apenas a ignore, nunca responda.
      .
      E lembre-se das palavras de Paulo em Romanos 12: “14abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. 16Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
      17Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;19não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
      .
      Oro a Deus que esse bullying acabe.
      .
      Abraço, Deus o abençoe é a sua esposa,
      mz

      • Muito obrigado meu irmão!

        Sua resposta foi sábia, sensata e bíblica!

        Farei o que você sugeriu e creio que isso terá um fim. Afinal, ninguém nunca se dá mal por obedecer à Palavra.

        Mais uma vez obrigado pelas suas palavras e pela sua atenção.

        Grande abraço,

        Eder

      • Fico feliz em poder ajudar, querido. Siga o caminho da paz, sendo sal e luz, e Deus fará o que for preciso em seu favor. Confie.
        .
        Abraço pra ti, Deus os abençoe,
        mz

  216. Rodolfo Dantas disse:

    O perdão para mim significa prova de amor. Pois, para amar é necessário perdoar. Considero perdão a “semente” e o amor o “fruto”. Em Jesus, encontramos isso na íntegra, quando ele nos perdoa mesmo cheio de imperfeições, mostrando o seu amor pelas nossas vidas. Por fim, o perdão é um método de abrir as portas e deixar o amor entrar para habitar em nosso ser.

    Sou seu leitor assíduo, o “conheci” através de um amigo de graduação. Ler seus ilustres textos tem me feito um bem tão grande, permaneça sendo esse instrumento nas mãos de Deus.
    Super indico a todos seu blog! Cordial abraço, Zágari. Paz.

    • Oi, Rodolfo, tudo bem?
      .
      Fico feliz que os textos do APENAS te façam bem, mano. Louvo a Deus por isso. Obrigado por compartilhar sua percepção de perdão, sem duvida amor não existe sem perdão e perdão não existe sem amor. São virtudes indispensavelmente interligadas. Muito bom!
      .
      Abraço pra ti, querido, o Senhor te abençoe muito,
      mz

  217. […] Livros cristãos para você […]

  218. Howe disse:

    muuito bom. Zágari…

    gostei da indicação dos livros. Vou procurar lê-los ainda este ano….

    e falando em perdão, me perdoa por que tem muito tempo que não comento suas postagens. Mas, elas são sempre muito inspirativas, por vezes confrontadoras.

    Parabéns

    • Salve, mano, tudo bem?
      .
      Fico feliz que gostou das indicações. Imagina, querido, não tem nada que pedir perdão. Os comentários são opcionais, não obrigatórios, de modo algum se sinta mal por isso, sim?
      .
      Abraço pra ti, no amor de Deus,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s