Amor5Eu e minha filhinha estávamos nos divertindo a valer. Já era tarde e passava da hora de ela dormir, mas a brincadeira estava tão legal que é lógico que a pequena não queria ir para a cama. Só que faço questão de manter a disciplina de seu sono e, por isso, lhe informei que precisávamos parar. Você sabe como são as crianças: imediatamente o sorriso sumiu de seu rosto, ela fez um bico enorme, cruzou os braços e afundou o queixo no peito. Raro é o dia em que não lhe digo no mínimo uma três vezes que a amo. Ela também diz que me ama e sabe perfeitamente quanto seu amor é importante para mim. Por isso, naquele minuto, usou a estratégia da chantagem emocional para tentar ficar acordada por mais algum tempo, brincando comigo. Foi golpe baixo: “Eu não te amo mais, papai”, falou alto. Eu sei que ela disse isso da boca para fora, e a minha reação foi espontânea e imediata. Eu respondi, em voz baixa e acariciando seus cabelos: “Bebê, absolutamente nada do que você faça ou fale vai me fazer deixar de te amar. Meu amor por você é pelo resto da vida”. Percebi que ela não esperava por aquelas palavras. Relaxou a postura, encostou-se em mim, sorriu de canto de boca e me abraçou. Em pouco tempo estava na cama, sendo embalada por uma oração cantada pelo papai.

Nossas reações impensadas merecem atenção. Elas falam muito sobre nós, porque ocorrem sem planejamento, sem censura. Se você quiser saber como é o temperamento de alguém, dê nela um susto. Umas pessoas reagem gritando, outras saem correndo, outras partem para cima. Isso demonstra se são agressivas, defensivas, tímidas ou o que for. Do mesmo modo, reações espontâneas revelam verdades profundas. Depois desse episódio, fiquei pensando sobre o que eu disse a minha filha. Sei que soa como um lugar-comum dizer que nada abalará o amor de um pai pelo filho, mas, acredite, eu falei  aquilo de modo irrefletido e sei que partiu do fundo do meu coração. Foi uma verdade absoluta. Naquele instante, eu tive a plena convicção de que, mesmo que minha filha cometa as maiores atrocidades contra mim, meu amor por ela permanecerá.

Que dirá o amor do Aba, nosso Pai celestial.

Amor2Todos os dias, eu e você temos atitudes, pensamentos e posturas que trazem subentendido a afirmação para Deus: “Eu não te amo mais, papai”. Os pecados são a maior expressão disso. Desobedecemos ao Senhor, mesmo sabendo que Jesus disse: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama” (Jo 14.21). A conclusão é óbvia: se desobedecemos os mandamentos de Cristo, estamos lhe dizendo com nossas ações que não o amamos.

Outra forma de dizer a Deus que não o amamos é quando não o amamos sobre todas as coisas. Confuso? Explico: o maior mandamento é que amemos ao Senhor sobre todas as coisas. Quando estabelecemos prioridades em vez do nosso relacionamento com ele, não o estamos amando sobre todas as coisas. Como é sua vida de oração? Como anda seu estudo das Escrituras? Quem não ora nem estuda a Bíblia está dizendo ao Criador com sua atitude que não deseja se relacionar com ele, que ter intimidade com o Senhor não é prioritário. E isso é o descumprimento do primeiro mandamento.

E por aí vai. Além de pecados e prioridades equivocadas, é extensa a lista de posturas e pensamentos que se traduzem para Deus como falta de amor – como, por exemplo, a falta de fé e a busca do Senhor por interesses pessoais. Poderíamos gastar muito tempo aqui falando sobre todos os itens dessa lista, mas não é esse o foco do que eu gostaria de compartilhar. O que mais penso acerca desse assunto é na reação de Jesus a essas nossas demonstrações de desamor. Como o Senhor considera essas posturas?

Amor3Minhas palavras espontâneas a minha filha me fizeram compreender mais sobre o amor de um pai. Pois se eu, que sou mau, tenho esse sentimento com relação a quem gerei, que dirá nosso Pai com relação a nós. Pense: você não simplesmente brotou de um “espermatozoide divino”. O Senhor não esperou nove meses para ver como você seria. Não. Você é fruto de um projeto. Você foi planejado. Foi cuidadosamente pensado e idealizado pelo Criador. O salmista já disse, sob inspiração do Espírito Santo: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Sl 139.13-16).

Você é uma obra de arte. Deus idealizou absolutamente tudo o que diz respeito a sua pessoa antes mesmo de criar a primeira célula do seu corpo. Quando você não passava de um zigoto microscópico no útero de sua mãe, o Senhor já te amava com um amor profundo e inabalável. Ele olhava para aquele amontoado disforme de células e pensava: “Eis aqui o filho que eu amo”. Deus já tinha um propósito para a sua existência. Na verdade, antes que Gênesis 1.1 ocorresse, você já era realidade no coração do Todo-poderoso, e creio que ele ansiava pelo dia em que formaria sua vida. Você é precioso, amado, valioso e importante para o seu Pai.

Erramos sim. Muitas vezes cometemos atrocidades. Dizemos diariamente a Deus com nossas atitudes: “Eu não te amo mais, papai”. Chegamos a nos afastar dele, por amarmos mais o mundo e os prazeres da vida do que o nosso Criador. Só que o Pai está na janela, de olhos fixos no horizonte, à espera do Filho amado. E, quando temos a coragem de reconhecer nosso erro, ele se vira para nós e diz: “Bebê, absolutamente nada do que você faça ou fale vai me fazer deixar de te amar. Meu amor por você é pelo resto da vida”. Eu diria mais: é pela eternidade.

Como eu posso afirmar isso? Porque assim disse o Senhor: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.37-40).

Amor4E se você acha que, por algo que tenha feito, o amor de Deus por você se acabou, por favor preste muita atenção a esta verdade irrefutável da Bíblia (recomendo que leia umas três vezes, pensando no que está lendo): “Nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.38-39). Nada. Nada, nada, nada é capaz de separar você do amor de Deus. Nada.

Você é amado. Amado desde sempre e amado para sempre.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio

Anúncios
comentários
  1. Lindo! Obrigada. Um abraço, irmão!

  2. Greize disse:

    Lendo suas postagens.Mas há um tempo sem comentar.
    Hoje estou indo pegar autorização para minha sétima cirurgia no ouvido, que será de risco e sequelas, coias que já tive nas duas anteriores.
    Estava para entrar numa seleção de emprego, estava fazendo um curso de Teologia e tive que parar tudo..quando li isso penso também “eu não te amo mais papai”, e outra frase, papai você não me ama mais?!!Pois meu pai terreno esta sofrendo me vendo sofrer e vc??!!
    Desabafos, de uma “criança” interior mesmo que já adulta.
    Aba Pai, tem misericórdia de mim…Me perdoe pela minha falta de fé…
    Abço

    • Greize, oi,
      .
      em meio a tudo, tenho a certeza do amor do teu Pai. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28). Como tudo o que você está enfrentando vai contribuir para o teu bem eu não posso saber, mas confio que a Palavra santa é inerrante e verdadeira. Confie no cuidado do teu Senhor.
      .
      Oro por ti, minha irmã, para que Deus abrevie tuas dificuldades e te dê a paz. Ele não te abandonou, tampouco seu amor por ti mudou. Ele tem pensamentos elevadíssimos, que não podemos compreender. Ele tem misericórdia transbordante e sei que ele caminha contigo todos os dias, até o fim dos tempos.
      .
      Que o amor de Cristo habite em teu coração, agora e sempre,
      mz

  3. Vinicius G. disse:

    Olá Maurício!

    Ontem assisti uma bela pregação na igreja, um assunto duro, mas confortante, que me fez ficar mais sensível ao amor de Jesus. O coral antes da pregação e o canto final ajudaram muito nisso também. E hoje leio essa maravilha… É assim que começamos a perceber, na pele, que Ele está dentro de nós a todo momento.

    A paz de Cristo.

  4. anobre77 disse:

    Olá Maurício … como vai?
    É mano … já disse tantas vezes ao Pai que não O amo … minhas ações, confesso, muitas vezes me envergonham demais. Dia 28/03 passado fiz 10 anos de batizado e parei para refletir um pouco … chorei … como tenho sido mau e infiel!
    Mas como acredito na soberania de Deus, seu texto foi mais uma ferramenta que Ele forjou para me animar; Ele me ama, apesar de mim mesmo.
    Quero parar de “fazer bico, cruzar os braços e afundar o queixo no peito”, mas sou tão fraco! Mas consigo rir, um pouco, quando percebo a graça de Deus em tantas coisas sobre mim, inclusive num texto de um blog de um irmão tão querido!
    Abraço mano … que o nosso Pai nos abençoe e nos agarre no momento em que escondermos nossas mãos das Suas.
    Deus te abençoe!!

    • Oi, Alexandre, tudo bem?
      .
      Creio que você disse tudo quando disse “Ele me ama, apesar de mim mesmo”. Essa é uma excelente síntese do que acontece. A questão é o que faremos para esse “apesar” ser um pouquinho menos “apesar”, não é?
      .
      Um abraço, querido, o Senhor te abençoe muito,
      mz

    • Greize disse:

      Amém!

  5. lvaro Fernandes disse:

    Amor que mensagem linda essa do Zágari! Me emocionei! Deus te ama e eu também! Date: Mon, 31 Mar 2014 10:02:42 +0000 To: alvarocsfjc@hotmail.com

  6. Sandra Alice disse:

    Olá, Maurício!
    Este é um dos posts mais lindos já publicados! Sua filha jamais esquecerá tão bela declaração de amor!
    Seria maravilhoso se todos os filhos de Deus confiassem na sinceridade do Amor do PAI, se assim
    fosse não teríamos um número tão significativo de pessoas desanimadas, tristes,abatidas, decepcionadas e medrosas dentro da comunidade cristã. Elas venceriam todas as frustrações e obstáculos, pois quem tem o amor de Deus é mais do que vencedor.
    Grande abraço, e parabéns!

    • Olá, Sandra,
      .
      obrigado pelas palavras, minha irmã, você é muito gentil. Peço a Deus que essa confiança se alastre, para que o povo de Deus encontre saúde emocional e espiritual.
      .
      Um abraço carinhoso para ti, Deus a abençoe muito,
      mz

  7. vanya silva disse:

    vaniaxok@gmail.com Atenciosamente

    Vânia Andrade.

  8. Edina Oliveira disse:

    Boa noite meu irmão,

    Assim te digo de coração:
    “Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina! ”
    Isaías 52:7

    Deus seja contigo sempre!!!

  9. Pri disse:

    Que texto lindo, Maurício! Em breve saberei o significado do amor de um pai por um filho! Vamos ter uma menininha, Bruna! 🙂

    • Oi, Pri! Que notícia maravilhosa! Meus parabéns a você e ao papai, que Deus abençoe muito esse nova vidinha que está a caminho. Tenho certeza que você será uma mãe maravilhosa para a minha xará (Bruna e Maurício têm o mesmo significado, “moreno”).
      .
      Um abraço carinhoso a toda a família, Deus os abençoe mais e mais,
      mz

  10. andreia disse:

    olá mano, que maravilha poder refletir em um texto como esse…..e melhor ainda é ter a certeza de desfrutar de um amor incondicional como o do nosso Senhor……maravilhoso….maravilhoso……

    Louvamos ao Senhor por sua vida e talento em colocar em palavras/estudos essas mensagens que tanto nos edificam…. que o óleo da unção seja derramado sobre ti a cada dia

    grande beijo para familia amada,

    com carinho e orações

    Andreia Araujo

  11. Mery disse:

    Depois de ler esse post,fiz as pazes com meu papai ,havia dito em um momento de
    angustia,”Deus está de mal comigo”,não era Ele ,era eu quem estava
    Maurício, Deus te abençoe !
    Mery

  12. Anderson disse:

    Caro, há muito tempo sigo seu blog, recebo por e-mail e até criei uma pasta para colocar os textos em que não tive tempo de ler, há alguns tempos venho passando dificuldades na fé, hoje mesmo fiz algo que não deveria ter feito, e como há todos os dias oração a noite na minha congregação, após pecar fui pedir perdão ao Pai, estava desconsolado e abri a Bíblia em 1 Jo. Cap. 1.8 em diante…aquilo consolou meu coração, pois percebi que se não fosse Deus eu não estaria ali pedindo perdão, aquilo era a maior demonstração de amor e graça que o Pai tem para conosco, agora acabei de chegar da igreja e li este texto que acabou por me consolar. Se me permiti eu queria falar pessoalmente com você via email.

  13. José disse:

    A paz do Senhor Jesus, nobre amigo Maurício.

    O amor divino é por demais maravilhoso.

    O hino da harpa diz: “ohm porque Jesus me ama, eu não posso te explicar.”

    E o Senhor afirma: “Porquanto com amor eterno te amei.”
    .
    Todos os dias vivo uma dicotomia sem igual: digo ao Senhor que O amo e também digo que não O amo. Tudo isso muitas das vezes sem “dizer palavra alguma”, apenas por atos.

    Miserável homem que sou.

    Mas louvo a Deus que tem me atraído e lançado meus pecados para longe de mim.

    Sem demagogia alguma, o seu amor de pai nos inspira dia após dia.
    Deus te abençoe.

    Abraço fraterno,
    José.

  14. Mateus disse:

    Maurício, só posso dizer que este texto foi escrito pelo Espírito Santo aos nossos corações. rs.

  15. Mauricio ,

    geralmente acordo de manhã e abro meu email , e vez em quando aparece as suas mensagens , essa semana abrir e vi essa mensagem …. e antes de fazer qualquer coisa do meu dia li ela por completo , e me emocionei com a relação PAI E FILHA .

    E por diversas situações digo pra DEUS , papai eu não te amo mais … E Deus com seu amor , me carrega no colo . E ver sua mensagem , me fez sentir um amor tão profundo por DEUS e um entendimento que ele me ama, que ele me justificou , mesmo eu sendo injusta !

    Deus seja louvado na sua vida , e continue a abençoar pessoa , quero te dizer que naquela manhã através de você , eu pude ouvir de DEUS filha eu continuo te amando !

    Obrigada !

    • Talita, olá,
      .
      sou muito grato a Deus pelo fato de ter, de algum modo, sido canal da voz de Deus ao teu coração. Ele é sempre muito bom e fiel.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor leal do nosso Pai,
      mz

  16. Rafael Santos disse:

    Ah! Quando pensamos que não há mais jeito nem que vamos conseguir ser tudo aquilo que o Senhor projetou para nós, Ele vem e nos presenteia com um texto desses!
    Obrigado irmão! Só os céus sabem o quanto esta leitura trouxe um impacto positivo e mudança na minha vida! Vá em frente! Deus te abençõe!

    • Oi, Rafael,
      .
      só posso louvar a Deus por ter usado o texto para falar ao teu coração. Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre.
      .
      Um abraço fraterno, na paz do Santo,
      mz

  17. Pri disse:

    Que maravilha de texto Maurício…. Obrigada Jesus, te amo!!!!!

  18. Gabriel disse:

    Eu discordo do amor incondicional. Se o amor fosse incondicional ninguém iria pro inferno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s