Biblia1Você já parou para pensar por que Deus decidiu se revelar justamente por meio de um livro – a Bíblia? Haveria centenas de maneiras diferentes de ele se apresentar à humanidade e de expôr o plano de salvação, mas a estratégia adotada pelo Senhor foi justamente tinta sobre papel. Claro, ao longo dos 1.500 anos em que as Escrituras foram escritas, não havia o formato de livro que conhecemos hoje, com páginas coladas ou costuradas, capa e quarta capa. A coisa era mais rústica, os textos eram registrados em pergaminho ou em pele de animais curtida, em rolos enormes. A coisa evoluiu e o formato chegou ao que temos em nossos dias. Mas, independente da forma, o fato é que o conteúdo do que Deus tinha a transmitir à humanidade foi gravado para as gerações futuras com tinta sobre uma superfície. Contextualizando: livros. Teria sido à toa? Será que o Senhor não é criativo o suficiente para ter bolado montes de outras maneiras de se apresentar? Essa realidade nos desperta para a importância que têm os livros. E não, este não é um post literário, o assunto é altamente espiritual.

Recebi um comentário aqui no APENAS de um irmão, que, democraticamente, expôs sua visão – que respeito, mas da qual discordo com absoluta veemência. Escreveu ele: “NÃO LEIAM O QUE ” HERNANDES DIAS LOPES ” OU QUALQUER OUTRO ” SUPOSTO ” AUTOR CRISTÃO DIZEM ESTAR NA ESCRITURA , MAS LEIAM AS ” ESCRITURAS SEM NENHUM — A C R É S C I M O — OU SEJA : ” SEM COMENTÁRIOS , SEM ESTUDOS OU QUALQUER OUTRO ACRÉSCIMO QUE TE SUGIRAM QUE ISTO ACRESCENTAR LHE Á UM ACRÉSCIMO A SUA VIDA ESPIRITUAL ! ! ! ISTO É UMA GRANDE MENTIRA ! ! !” (sic). Confesso que pisquei bastante olhando isso, refleti por um longo tempo e fiquei realmente triste por ver que ainda há aqueles que têm esse tipo de visão. Por isso, decidi compartilhar alguns pensamentos sobre esse assunto tão vital.

Primeiro, vamos falar sobre literatura em si, para depois tratarmos da questão espiritual.

Biblia2Sem livros, a humanidade ainda caçaria com lanças e se vestiria de pele de animais. Não teríamos medicamentos, muito menos tecnologia, a educação seria extremamente limitada e viveríamos em cavernas ou, se muito, em tendas. Por uma simples razão: a escrita é o meio que permite transmitir conhecimento entre as gerações. Se hoje conseguimos mapear o genoma humano e o dos animais é porque as descobertas na área da genética ficaram registradas em livros desde que Mendel analisou suas ervilhas. A coisa funciona assim: eu dou um passo no conhecimento sobre algo, e registro em livros. Daqui a pouco eu morro e meu filho vai pegar aquele conhecimento e levá-lo um pouco mais além. Em seguida, ele morre e meu neto usa o conhecimento registrado e o leva a um novo patamar. É assim que a humanidade evoluiu: conhecimento transmitido em livros para futuras gerações, que pegaram aquelas informações, leram e as levaram a novos níveis. Como bem analisou Alberto Moravia, “Um livro não é um livro, mas sim um homem que fala através do livro”. Já Jorge Luis Borges disse, com muita sabedoria: “O livro é a grande memória dos séculos… se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem”.

Sem livros, não teríamos a medicina, viagens espaciais, arquitetura, engenharia, computadores, cinema, automóveis… nada! Pois a transmissão oral é limitada: as pessoas se esquecem do que ouviram, transmitem com erros naturais do telefone-sem-fio e a coisa não avança muito. É preciso registrar o conhecimento adquirido de forma precisa: livros são a solução. Histórias do passado, poesia, avanços da matemática, até mesmo as historinhas que você lê para seus filhos. Tudo chegou a nossos dias graças aos livros.

Monteiro Lobato escreveu: “Um país se faz com homens e livros”. Homem sábio.

Biblia3Além da óbvia preservação do conhecimento, a leitura proporciona um benefício adicional. Malba Tahan escreveu: “Quem não lê mal fala, mal ouve, mal vê”. O hábito de ler tem efeitos diretos sobre o nosso cérebro e, logo, sobre as estruturas e os modelos de pensamento. Ler sobre matemática desenvolve seu raciocínio lógico, treina sua mente na solução de problemas da vida cotidiana. A leitura de obras de poesia estimula nosso lado emocional e treina as habilidades mentais em uma série de áreas. Ler romances de ficção trabalha nosso poder imaginativo, criativo e lúdico. E por aí vai. Quando você assiste a um filme na TV, por exemplo, tudo já está ali, pronto, exige-se pouquíssimo do cérebro, é como se o puséssemos em pause. Não é necessário imaginar nada quando vemos um longa-metragem. Mas, quando você lê em um livro palavras que descrevem uma paisagem, uma pessoa, um cenário ou uma situação, seu cérebro trabalha profundamente para construir todo esse mundo inexistente em sua mente: literalmente, você cria um universo a partir do nada, constrói realidades inteiras a partir de palavras, tira seu pensamento do zero e o leva a 2.000 km/h no virar de uma página. A ciência já conhece os efeitos benéficos da leitura, tanto que pessoas em idade avançada são estimuladas a ler livros, escrever e até fazer palavras-cruzadas, como forma de manter pleno o seu vigor mental.

Em resumo: ler é essencial para a vida – do indivíduo e da sociedade. E, claro, da igreja.

É por isso que sou um crítico bem ranheta no que se refere ao abandono de ler livros para ficar ciscando textinhos inócuos e minúsculos em redes sociais. Esse hábito vai resultar em uma geração (ou mais de uma) mentalmente flácida, sem capacidade crítica, destituída de novas ideias, que não vai avançar seus sistemas de pensamento. Uma tragédia para a humanidade. E muitos não enxergam isso, infelizmente. Ironicamente, o próprio Bill Gates afirmou: “Meus filhos terão computadores, mas antes terão livros”. Claro, ele não é bobo.

Pois bem, tendo visto a importância da leitura para a perpetuação do conhecimento na humanidade e para o nosso desenvolvimento mental, lógico, criativo e dedutivo, abordemos agora a questão espiritual.

biblia0Sim, a revelação de Deus está completa na Bíblia. Nenhum outro livro acrescenta nenhuma nova revelação, crer nisso seria uma heresia. Só que tem uma coisa: ler a Bíblia sem que haja quem a explique gera milhões de erros de entendimento. Como você vai compreender para quem cada profeta escreveu, em que período, em que contexto, sem ter alguém que lhe ensine isso? E, creia, o grande comentarista bíblico John Gill não retornará do túmulo para lhe explicar. Mas se você ler os escritos que ele deixou vai compreender muito. Livros cristãos trazem insights valiosos e formas de abordagens que jamais teríamos tido sozinhos. A percepção de irmãos acerca das coisas de Deus, registradas no papel, são extremamente úteis para edificação, conserto, crescimento espiritual. A Editora Mundo Cristão, onde trabalho como editor, tem como filosofia que cada livro que publicamos tenha o propósito de transformar vidas à luz do evangelho. E basta ler um pouco sobre a história da humanidade para ver o quanto livros transformaram vidas, países, culturas e civilizações inteiras. E seguirão transformando.

Lendo “O livro dos mártires”, de John Foxxe, fui para sempre impactado acerca do tipo de espiritualidade que eu deveria viver mas não vivo. Lendo “O sorriso escondido de Deus”, de John Piper, percebi quanto o Senhor age em nós em meio às maiores dificuldades da vida. Lendo “Cristianismo puro e simples”, de C.S.Lewis, meus olhos foram abertos para a essência da vida cristã. Lendo “O cristianismo através dos séculos”, de Earle E. Cairns, acompanhei a evolução da Igreja desde a era apostólica até nossos dias. Cada livro que lemos é uma galáxia a mais que acrescentamos ao nosso universo.

Esta semana, uma irmã que conheci algum tempo atrás, quando ela estava em crise espiritual, me escreveu um e-mail que muito me emocionou. Ela relatou que hoje está viva na sua fé, crescendo cada vez mais, e que o estopim para essa transformação em sua espiritualidade foi a leitura do livro que escrevi, “A Verdadeira Vitória do Cristão”. Isso é nada menos do que vidas sendo tocadas por Deus por meio da literatura cristã. Desprezar esse potencial transformador seria uma insanidade.

Biblia01A Bíblia é um livro que se basta. Mas – entenda bem o que vou dizer, para não soar como heresia – que, muitas vezes, não traz em si explicações importantes para sua compreensão. Como entender a geografia bíblica sem ler bons livros sobre o assunto? O que aconteceu entre Malaquias a Mateus? Como assim, Israel era dominado por Roma (até Malaquias, Roma não tinha nenhuma expressividade)? A quem Jeremias está falando e sobre o quê? Por que Esdras e Neemias entram no cânon fora da ordem cronológica? Com que motivação João escreveu as suas três epístolas? Colossenses foi escrito a partir de um contexto local específico, como entendê-lo sem entender o que se passava em Colossos naquela época? Os hábitos e os costumes bíblicos serão compreendidos como, sem bons livros que os expliquem a nós? O que significa aquela confusão toda de taças e selos de Apocalipse? Xerxes e Assuero eram a mesma pessoa? Etc., etc., etc. São milhões de pontos de interrogação que ficariam no ar se não houvesse instrução, transmitida por pessoas que estudaram por anos e se especializaram em suas áreas de conhecimento bíblico. E que nos presenteiam com seu conhecimento por meio de… livros.

Tal qual o irmão que deixou o comentário reproduzido acima, já ouvi outras pessoas criticarem, por exemplo, Bíblias de estudo. Acreditam que não se deveriam publicar “Bíblias de estudo femininas”, por exemplo. Que bobagem… É extremamente produtivo ler o texto bíblico acompanhado de estudos que nos clarifiquem as ideias, que nos mostrem como podemos viver uma vida espiritual mais sadia e rica a partir do que lemos com focos específicos. Direcionar a leitura das Escrituras não é pecado, é rico, é esclarecedor. Já contei em outros posts que cerca de um ano e meio atrás reli os evangelhos com foco nas palavras de Jesus, para tentar compreender o cerne da mensagem de Cristo. E se eu tivesse escrito as minhas conclusões, as inserido no rodapé do texto bíblico e publicado uma Bíblia focada nas palavras do Senhor? Que mal haveria nisso, exceto se eu escrevesse heresias?

Devo muito a autores como Luiz Sayão, Alister McGrath, C.S.Lewis, John Piper, Darren Patrick, Dallas Willard, Augustus Nicodemus Lopes, Martin Lloyd-Jones, Charles Spurgeon, Tim Keller, David Wraight, John Wesley, Max Lucado, Jonathan Edwards, John Foxxe, John MacArthur, Mark Driscoll e tantos e tantos outros, que se dispuseram a investir tempo e esforço para pôr no papel conhecimento, ensinamentos, reflexões, exortações, consolações e outras virtudes importantes para a fé cristã. São homens que, a partir da Bíblia, criaram obras literárias extraordinárias, que ajudaram a forjar muito do pouco que há de bom em mim. A eles só tenho gratidão.

Meu irmão, minha irmã, não deixe que nada roube de você o tesouro que são os livros. Nada. Pois a literatura cristã é um tesouro que vai contribuir para que você se torne um servo de Deus melhor; mais versado na Palavra; mais sólido na fé; mais refratário aos falsos ensinamentos; mais capacitado para evangelizar; mais frutífero para a obra de Deus; e, em última mas não menos importante instância, mais íntimo de Deus.

“Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios. Procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro. As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor” (Ec 12.9-11).

Leia. E leia muito! Leia o máximo de livros que puder. Leia sem parar, um atrás do outro. Invista seu dinheiro em livros, pois são um investimento em você mesmo e no reino de Deus. Você só tem a ganhar – e, com isso, a contribuir para a qualidade da Igreja de Nosso Senhor Jesus.

Acredito que a diferença entre ler livros e não ler livros é a mesma diferença entre a grandeza e a mediocridade. Pense grande. Aja grande. Leia.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari

Perdao Total_News cortado

Anúncios
comentários
  1. Nadia Malta disse:

    Muito bem dito, irmão Zágari! Sou apaixonada por livros, penso que sou até meio “raciada” com traças, porque os devoro. Tenho até certa dificuldade de me acostumar com as novas formas eletrônicas deles serem apresentados, coisas de quem chegou ao outono da vida. E aqui na comunidade, tento na medida do possível estimular a leitura e trazer sempre indicações de bons autores, porque vamos combinar, tem certos autores que trazem ensinos tão espúrios que assusta. Ler a Bíblia e bons autores sobre ela é sempre saudável e edificante. Agora mesmo acabei de ler duas preciosidades: A VIDA CRUCIFICADA A. W. Towzer e O QUE JESUS ESPERA DOS SEUS SEGUIDORES – John Piper. Imperdíveis para cristãos novos ou velhos na fé. Deus continue abençoando a sua vida.

    • Oi, Nádia,
      .
      que alegria saber que você tem esse hábito tão importante. Mais ainda por ver que lê autores sérios da nossa fé.
      .
      Siga nesse bom caminho, passe adiante.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

      • Nadia Malta disse:

        Pois é, irmão Zágari, essa tem sido uma batalha titânica nesses quase trinta e cinco anos de ministério tanto da Palavra quanto de aconselhamento: Levar cristãos a busca de bons autores, pois é muito mais fácil ensinar aquilo que encontra respaldo na sã Doutrina do que desconstruir um ensino herético e espúrio. Um abraço

      • Oi, Nadia,
        .
        a boa notícia é que, se conseguimos levar os irmãos a crescer pela leitura dos bons autores, teremos vencido a batalha. Vale a pena entrar nessa briga.
        .
        Abraço carinhoso, na paz de Cristo,
        mz

  2. Kessia Santos disse:

    Bom dia!

    Muito bom esse texto!
    Sabe o que é engraçado? Hoje eu acordei pensando em livros rs…Nesses que você cita para entender contextos, saber mais sobre a Palavra e embora eu já estivesse bem animada com a ideia, foi bem legal ter um incentivo assim. Sabe o que é melhor, o conhecimento que nós adquirimos por meio dos livros nunca acaba….sempre tem coisa nova, e mais aprofundada, ou outros pontos de vista. Exatamente o que você disse, os livros são tesouros.

    • Oi, Kessia,
      .
      exatamente, você falou com propriedade. O conhecimento que vem por livros é um tesouro que ferrugem e traça não consomem. Siga lendo, mana, e, assim, crescendo.
      .
      Abraço carinhoso, no amor de Deus,
      mz

  3. Jose Junior disse:

    A paz de Deus nobre amigo.

    Aleluia!
    Ótimo post!!!

    Lembrei-me de quando era adolescente, de como eu quis tanto ter uma Barsa.
    Na biblioteca eu passava horas a ler o seu conteúdo. Era demais.

    Hoje fico vendo meus filhos… Gastam horas lendo livros de romances de vampiros, com suas centenas de páginas, mas quando é para ler um manual de instruções em formato A4, dobrado em 4 partes, piram.
    Isso porque quando crianças comprei quase todas as coleções de literatura da Folha, e outras da Abril. Sem contar os inúmeros livros cristãos que presentei-lhes.

    A maioria de nós não gosta de ler. Consequentemente não gostam de escrever.

    Conheço uma pessoa que, independente de você encaminhar um e-mail com centenas de palavras, ou torpedos, ela tem sempre o mesmo formato de respostas: “kkk, rss, blz, bjs, ok”.
    Quando foge à regra, escreve sempre em caixa baixa, com erros crassos de português e com tempos verbais confusos. E no máximo, uma dezena de linhas.

    Sim, ler é sempre muito bom, principalmente quando vem de boas fontes.
    Foi por sua indicação que conheci o Rev. Augustus Nicodemus, e por eles, vários outros.

    Livro é sempre bom.
    Por mais que os leitores de livros digitais sejam uma boa ferramenta, um livro de papel é sempre bom. Verdade que algumas vezes somente acho alguns livros raros em pesquisa no Google, mas somente disponível em língua inglesa e no formato pdf.

    De qualquer forma, Deus seja louvado por nos ter dado a oportunidade de conhecê-lO por meio da revelação escrita. E que façamos como o salmista, escrevendo a Sua lei em nossos corações.

    Obrigado nobre irmão.
    Abraço fraterno,
    José.

    • Salve, José!
      .
      Que bom que você tem essa clareza e que desfruta das muitas bênçãos que a literatura proporciona. Siga lendo e crescendo!
      .
      Grande abraço, na paz de Deus,
      mz

  4. Magnífico, estimulador, belo “puxão-de-orelha”. Quando estudamos as doutrinas bíblicas, muitas vezes, pensamos que estamos fazendo algo inédito, “reinventando a roda” ou “redescobrindo o fogo”. Deus levantou já homens e mulheres no passado que já experimentaram, viram, ouviram ou escreveram sobre tantas particularidades das Escrituras. Convém aprendermos com esses sábios. Subamos nos ombros desses gigantes do passado, nós baixinhos espirituais. Mas nunca leiamos sem o espírito crítico, que longe de ser um “Tomé” na vida, nada mais é do que o espírito de uma criança que deseja aprender com o mundo novo a sua volta.

  5. Vanessa Moura disse:

    Olá, Mauricio!
    A Paz do Senhor.

    Tenho uma grande dúvida em meu coração, é o seguinte: Sou nova convertida, (quer dizer nem tão nova assim, já estou caminhando a mais de um ano,) e amo ler, antes de me converter eu já lia muito, e continuo lendo, leio de tudo, romances, ficção, auto ajuda, livros cristãos e logicamente também leio a bíblia! Logo que eu me converti eu gastava muito tempo lendo livros de ficção por puro entretenimento, mas algo dentro de mim começou a me incomodar, e eu parei mais de ler esses livros e comecei a ler mais a bíblia e livros que me edificassem, só que não parei de ler esses livros completamente, tenho uma mini biblioteca em casa, e gosto muito de ficção. E então, como nova convertida vivo me perguntando se isso está certo, já pesquisei muito sobre isso, e encontrei respostas meio confusas, quando pergunto a irmãos na fé que estão caminhando a mais tempo que eu, eles me mandam parar de ler esses livros, mas no meu coração não acho justo, algo na bíblia fala para não ler livros de ficção?! Não acho que eles me prejudiquem com tanto que eu também gaste meu tempo lendo a bíblia e outros livros edificantes, afinal a palavra também não diz que devemos ter o nosso tempo de lazer? ou estou errada? Ler livros de ficção pra mim é um lazer, nada mais que isso! A palavra também diz para não nos deixarmos dominar por nada, com tanto que eu leia muito mais a bíblia, fica tudo certo, não? O que você acha? Espero que me ajude.. chego a ficar angustiada, de tanto pensar nisso! Abraço.

    • Oi, Vanessa, tudo bem?
      .
      Querida, depende do que sejam “livros de ficção”. Se são histórias sem envolvimento espiritual – como livros de Sherlock Holmes, Monteiro Lobato ou similares – não vejo nenhum problema. Já se forem leituras com cunho espiritual – como Harry Potter e Crepúsculo – aí você tem um problema. Em especial sendo você tao nova na fé, é provável que ainda não tenha o aprofundamento teológico suficiente para saber discernir o que é nocivo do que não é, o que fere a Palavra e o que não fere, o que ameaça suas crenças e o que não ameaça. Nesses casos, eu recomendaria esperar até alcançar um certo nível de maturidade espiritual e lesse outras coisas até lá. Existe boa ficção cristã, que você pode ler (como “O peregrino”, “Este mundo tenebroso”, a série das “Crônicas de Nárnia” e eu mesmo já escrevi três livros do gênero). Há boa ficção cristã por aí, a editora Hagnos lançou uma série de Alister McGrath que você pode ler, também. Na dúvida, pergunte ao seu pastor e ele poderá te orientar sobre que é perigoso e o que não é.
      .
      Lembre-se: “livro de ficção” pode se referir a muitos tipos diferentes de livros. É preciso critério e discernimento espiritual.
      .
      Espero ter ajudado.
      .
      Um abraço pra ti, Deus te abençoe,
      mz

      • Vanessa Moura disse:

        Oi, Mauricio!
        Muito obrigada pela atenção, me ajudou sim!
        Concordo plenamente, sei que ainda não tenho uma boa maturidade espiritual. Quanto a esses livros como Crepúsculo e Harry Potter, eu lia sim, mas logo que me converti o Espirito Santo me incomodou quanto a eles, me livrei dos que eu tinha e nunca mais li livros desse tipo. Quando me refiro a ficção, falo sobre romances, livros de drama, livros de comédia romântica, livro policial, coisas leves! Mas no entanto, já começo a seguir seu conselho e me dedicarei mas a palavra do Senhor, estou lendo “História da Igreja Cristã – Jesse Lyman Hurlbut” e estou aprendendo bastante! Acho que o que eu estava fazendo de errado era ler outros livros a todo o tempo, em vez de me dedicar a palavra, mas isso já estou concertando. É bom saber que não é pecado ler livros secundários, me aliviou bastante a consciência. Novamente, muito obrigada.

      • É uma alegria, Vanessa, não tem o que agradecer.
        .
        Deus te abençoe e que você siga crescendo na graça e também no conhecimento do Senhor.
        .
        Abraço carinhoso, na paz de Deus ,
        mz

  6. Eduardo Amaral disse:

    Paz do Senhor, Zágari!!!
    Hoje de manhã separei e organizei todos os livros que tenho para ler. Coloquei-os em ordem de interesse meu, e notei que são mais de 20… Culpa das minhas visitas regulares à livraria e indicações de pessoas, hahaha!!! Um deles, aliás, é o Meditatio, indicação sua. Mas antes vou terminar Oração, de Philip Yancey e Escravo, de John MacArthur.
    O avô da minha namorada pensa exatamente como você descreveu no texto, inclusive com relação a Bíblias de estudo. Acho uma pena isso, mas nunca deixo de conversar com ele, acho um passatempo maravilhoso! Ainda mais pelo fato de ele já ter lido a Bíblia mais de 40 vezes, e isso porque deixou de contabilizar a mais de 15 anos! Ele é um verdadeiro compêndio se livros ambulante!!! E também tem uma amiga minha, que consegue ver um vídeo de caráter cristão de 50 minutos mas quando mandei um texto seu pra ela, ela descreveu como “esses seu textos gigantescos”. Confesso que não entendo ela, haha!
    Mas digo isso porque experimentei e experimento ainda hoje: não há nada melhor do que ler autores de renome e entender e experimentar junto com eles da boa, perfeita e agradável vontade de Deus!!! Glórias a Deus pelos livros!!!
    Grande Abraço, Zágari!

    • Oi, Eduardo,
      .
      fico feliz pelo teu interesse pela boa literatura, mano. Siga lendo, tenha paciência e graça com os discordantes e, em tudo, busque abençoar. Amor acima de tudo.
      .
      Forte abraço, na paz do nosso Mestre,
      mz

  7. Mariana Estevão disse:

    “Examinai tudo, retende o bem” (1Ts 5:21) claro que isso é em se tratando de coisas relacionadas à Biblia e ao Reino de Deus!!! Eu tive o privilégio de ler muita coisa boa inspirada por Deus além da Bíblia, como Cristianismo Puro e Simples, O Poder através da oração, Decepcionado com Deus, O Peregrino, Confissões de sto Agostinho e etc, que só somaram mais fé e edificação pra mim. Isso é pura ignorância! Quem fala assim, geralmente só pega na Bíblia domingo à noite! Kkkk Ótimo texto amado!

    • Olá, Mariana,
      .
      fico feliz pelo nível das tuas leituras. Tenho certeza que o irmão que fez o comentário não o fez por mal, mas por não ter sido corretamente discipulado e instruído. Oremos para que ele encontre pessoas capacitadas a orientá-lo nesse sentido.
      .
      Um abraço carinhoso para ti, na paz de Cristo,
      mz

  8. Graça e paz irmão Mauricio.
    A falta de conhecimento leva as pessoas cativas ao erro, e à destruição.
    Pergunta ao nosso irmão que levantou a questão:
    Você gostaria que alguém desse crédito a algum sermão ou que seja a uma saudação sua tirada das Escrituras?
    Se sim, então você caiu em contradição, se não, posso te dizer que há problema na sua conversão, pois como você irá pregar o evangelho?
    Concordo em filtrar, olhar com muita cautela TUDO que seja relacionado às Escrituras para que não sejamos engodados com heresias, porém, devemos reconhecer que Deus levantou muito mais homens e mulheres de Deus, inspirados pelo Seu Santo Espirito para continuar edificando Sua igreja.
    Como Paulo disse a Timóteo: Persiste em ler…. Faremos isso né Zagari?

    Abraços em Cristo.
    Jeferson Rangel

  9. jorge disse:

    Espetácular post , tenho quatro anos de convertido e estou começando a ler a bíblia pela sétima vez , já li vários livros cristãos dos mesmos autores citados por você , e acho que ainda é pouco , não me recordo o autor , mas é célebre a frase que diz que¨ ler é uma viagem¨,e proucuro viver aquilo que está diante dos meus olhos , realmente parabéns.

  10. Ótimo post Zagari 😄 Só acrescentaria a necessidade ( principalmente tendo em vista o crescimento espiritual) da leitura com qualidade, sem muita pressa e desejo de terminar a leitura, mas com foco e atenção para compreensão das ideias e princípios, como na Bíblia. Abraço e fica na paz.

  11. Felipe disse:

    A paz!

    Excelente post!!!

    Mauricio, fiquei curioso em relaçao a isso hehe

    Vi nesse post que a biblia demorou cerca de 1500 anos pra ser escrita, mas vc sabe me informar quando foi lançada a primeira biblia no mundo?

    Vc teria alguma biblia de estudo pra me indicar?

    ultima pergunta rs

    Estou lendo “A Analise da inteligencia de Cristo” – Augusto Cury

    São 5 livros que falam da vida de Jesus Cristo. O Autor descreve os 4 Evangelhos de uma forma que está me proporcionando grande aprendizado. Vc ja leu esta coleçao?

    Perdao de tantas perguntas rs

    Abraços!

    Fique na paz!

    • Oi, Felipe,
      .
      obrigado pelas palavras gentis, mano. Sobre suas perguntas, depende do que vc chama de “Bíblia”. A Biblia hebraica (nosso AT) estava formada na época da Septuaginta. O cânon cristão demorou alguns séculos até ser definido. No século VI você já o encontra definido, mas deve levar em conta, por exemplo, a obra de Jerônimo, a Vulgata Latina, que já teve problemas com os livros apócrifos. Eles acabaram entrando, mas, na Reforma, foram removidos. Se você considera como “lançamento” ter uma Bíblia impressa, isso aconteceu com Gutemberg, em 1455.
      .
      Sim, indico a Biblia de Estudo NVI ou a de Genebra. São as melhores.
      .
      Não, não conheço essa coleção, lamento.
      .
      Ajudei? 🙂
      .
      Aquele abraço, na paz de Deus,
      mz

  12. Cleiton disse:

    Olá Maurício!

    Comprei seu livro, estou aguardando a chegada
    Parabéns pelo post! É indispensável a leitura de bons livros!

    Fico compadecido de quem não ve a importancia grandiosa deles!
    Abraço!

    • Oi, Cleiton, tudo bem?
      .
      Obrigado pelas palavras, mano, concordo com você e me compadeço junto.
      .
      Peço a Deus que o livro te abençoe e edifique.
      .
      Aquele abraço, na paz de Deus,
      mz

  13. Poliana Vieira disse:

    A paz do Senhor irmão!
    Sempre fui uma amante de livros. Acredito que o hábito de leitura deve ser incentivado pelos pais. Meu pai ama livros e enche a casa deles. Quando criança amava ler Barsa. rsrsrs Essa compra de livros e revistas era alvo de muitas brigas, pois minha mãe não gostava que acumulassem “coisas” pela casa. Já minha mãe me ensinou a amar a bíblia mesmo antes de convertermos. Ela lia todos os dias. Esse hábito dos meus pais foi espelho e exemplo. Então, desde criança amava a ler.Tudo que via pela frente, e comecei a amar a Palavra de Deus. No velório da minha mãe fiz questão de mencionar esse lindo exemplo. Ela me ensinou desde pequena a apreciar a Bíblia. O lugar estava lotado e eu pude falar que esse foi o seu maior legado. Amo comprar livros, mas confesso que a facilidade da internet me viciou em péssimos hábitos. Redes sociais tem me consumido tempo e tenho muitos livros (até lacrado) sem ler. Quero voltar ao que era antes. Sinto muita falta. A leitura é algo maravilhoso. Adorei o post. Desculpe por desabafar tanto. Acho você muito inteligente e exemplo. Te admiro muito. Deus abençoe sua vida!

    • Oi, Poliana,
      .
      não tem o que se desculpar, mana, desabafar é importante. Apenas procure refletir sobre essa mudança e… aja! Mude. Volte para a fonte. Você só tem a ganhar.
      .
      Deus a abençoe em dobro,
      mz

  14. andreia disse:

    Mano Mauricio,

    Agradecida ao Senhor por suas publicações e de outros a quem a BIBLIA classifica de MESTRES… que tanto ME EDIFICAM , EXORTAM e ENSINAM, clamo ao Senhor que o óleo da unção seja derradado sobre SUAS VIDAS a cada dia.

    Em Cristo,sabendo que essa oração também é a do meu marido pastor Marco,

    Andreia Araujo.

    • Oi, Andreia,
      .
      obrigado pelo carinho perene das tuas palavras. Muito, muito, muito obrigado pela sua intercessão e do meu querido pastor.
      .
      Deus abençoe toda a família,
      mz

  15. Natanael C. Silva disse:

    Parabéns Maurício pelo texto. Não se concebe uma sociedade culta, sem a existência de livros. É bom também agirmos como os berianos, que ouviam e conferiam. Porque assim como existem pregações que não edificam, há também livros ditos evangélicos que não contribuem em nada para a edificação do povo de Deus. Li um artigo seu há pouco tempo, em que o irmão comentava que estava deixando as redes sociais (facebook e outros). Li esta semana algo atribuído a Einstein , que me parece também apropriado à realidade em que vivemos: “Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapassar a interatividade humana. O mundo terá uma geração de idiotas.” Olha, quando vejo pessoas sentadas próximas umas às outras, sem qualquer diálogo, uma conversa olho no olho, mas grudadas nos smartphones como uns zumbis, penso mesmo que já alcançamos esta geração.Que Deus continue a abençoá-lo grandemente no seu ministério de aconselhamento e da palavra escrita. Tenha certeza que o seu trabalho não é vão no Senhor.
    Um abraço fraternal em Cristo!

    • Olá, Natanael,
      .
      excelentes ponderações. Infelizmente sou obrigado a concordar com Einstein, se a afirmação é de fato dele.
      .
      Muito obrigado pelas palavras de encorajamento e afeto.
      .
      Um grande abraço, na paz do alto,
      mz

  16. O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) – BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) – Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

  17. AQUI ESTÁ A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A CONSEQUENTE CONSUMAÇÃO DA ESPERANÇA:
    (AT.4.33) COM GRANDE PODER OS APOSTOLOS DAVAM O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA: (JB.6.40) DE FATO A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER, TENHA A VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA: (2CO.10;7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE:
    (IS.66.5) Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis a palavra do Senhor;(AM.5.4) pois assim diz o Senhor à Casa de Israel: Buscai-me e vivei: (JR.30.24) Nos últimos dias entendereis isto:(AP.9.6) Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão, também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles: (LC.6.27) Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: (LC.12.32) Não temais, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (JB.10.11) Eu sou o bom Pastor: O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel:
    Enquanto o Brasil dormia o profundo sono da inconsciência DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, o meu povo padecia na BABILÔNIA, vegetando sob o jugo do pecado da MENTIRA, da DESORDEM, e do REGRESSO: Mas, ao acordarmos em JERUSALÉM, irmanados pelo poder do Amor Eterno, eis que deparamo-nos com o caminho da VERDADE, da ORDEM, e do PROGRESSO: E, agora, já podemos cantar que verdadeiramente NÃO TEMEREMOS A PRÓPRIA MORTE: E o pavilhão nacional também já passou a tremular consagrado soberanamente para ostentar os símbolos da vitória da nossa fé: LOUVADO SEJA DEUS:
    (TG.2.8) Se vós, contudo, observais a Lei Régia segundo a escritura:(HB.10.15) Disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto Este diz: (1CO.15.18) Os que dormiram em Cristo, pereceram: IS.16.14) Agora, porém,
    Ele fala e diz: (AP.22.13) Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (JB.10.30) Eu e o Pai somos Um: (GN.31.11) Eis-me aqui: (JB.10.10) Eu vim para que tenhais vida, e a tenham em abundância, (HB.2.15) e para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (MT.24.4) Vede que ninguém vos engane, (CL.3.3) porque morrestes, e a vossa vida estava oculta juntamente com Cristo em Deus: (DT.29.4) Porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (HB.2.1) Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos:
    (RM.5.5) Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado: (RM.10.11) Todo aquele que nele crê não será confundido: (JB.19.30) Está consumado! (AT.2.32) A Este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas: (MT.26.54) Como, pois, se cumpririam as escrituras, segundo as quais assim deve suceder?(RM.8.24) Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que Alguém vê, como o espera? (2SML.22.47) Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o meu Deus, a rocha da minha salvação!
    (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó Justos, exultai, todos vós que sois retos de coração: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas , no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor:
    Estudai, praticai e divulgai os fundamentos cristãos que temos postado na internet, em particular no BLOG DE ARNALDO RIBEIRO OU ISRAEL :
    (JB.19.5) Eis o Homem!(IS.42.21) Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa; (1CO.15.45) pois assim está escrito:O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente, o último Adão, porém, é Espírito vivificante; (1CO.15.21) visto que a morte veio por um homem, também por um Homem veio a ressurreição dos mortos; (1CO.15.22) porque assim como, em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo:
    (AT.10.36) Esta é a palavra que Deus enviou aos Filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos: (SL.130.8) É Ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades: (IS.5.2) Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas: (LC.20.13) Então disse o dono da vinha: (PV.23.15) Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu: (GN.46.4)Eu descerei contigo para o Egito, e te farei subir, certamente: (ÊX.32.7) Agora vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu; (ÊX.3.9) pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo:(FL1.12) Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer , o meu próprio coração: (EZ.30.19) Assim executarei juízo no Egito, e saberão que sou o Senhor:(EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco , em Cristo Jesus:
    (DN.12.2) Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno: (RM.14.9) Foi precisamente para esse fim, que Cristo morreu e ressurgiu, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos: (PV.1.7) O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino: (HB.1.30) Ora, nós conhecemos Aquele que diz: A mim pertence a vingança: Eu retribuirei; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal:

    (CT.) C A N T A R E S : D E S A L O M A O
    (AR.17.2)

    Por inspiração divina, um brasileiro já cantava assim:

    VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER: QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECERR…

    E para descontrair acatemos a sugestão escondida na parábola acima, qual seja:

    S E R M Ã O D E S O L A : C A N T A
    (IL.17.2)

  18. Dyane disse:

    Acho, talvez esteja errada, mas hoje, acredito que a Bíblia deve ser lida, analisada, pedindo revelação diretamente a Deus que é o Autor. Comentários, estudos que, hoje vem inclusos nas novas publicações, traduções da Bíblia são distrações. Quem quiser estudar a palavra de Deus que é a verdade e a vida, deve buscar ler o texto original, aquele que foi escrito pela mão de Deus, o texto em hebraico. Shalom

    • Dyane, olá,
      .
      perdoa discordar de você, mas a revelação de Deus não vem como um raio, vem mediante a compreensão das Escrituras segundo normas estabeçecidas. Comentários, estudos e traduções da Bíblia são fundamentais, pois eles trazem conhecimento daqueles que vieram antes de nós. Para ler a Bíblia no original não basta saber hebraico, mas, também, aramaico e grego koiné, pois as Escrituras foram escritas nessas três línguas. E não basta isso, importa entender o contexto em que cada texto foi escrito, para quem, por que razão etc., e isso mediante conhecimentos de hermenêutica, exegese e outras disciplinas de crítica textual. Esperar revelações pessoais de Deus em geral leva ao surgimento de heresias, como foi o caso do mormonismo, do adventismo e do islamismo.
      .
      Abraço fraterno, Deus a abençoe,
      mz

  19. Daniel disse:

    Paz, Maurício!

    Texto fantástico, só gostaria de acrescentar uma frase atribuída a Spurgeon falando sobre comentários bíblicos, mas que pode ser aplicada também a leitura de livros de certa forma:

    “Parece estranho, que certos homens, que falam muito do que o Espírito Santo lhes revela, pensem tão pouco sobre o que Ele revelou para outros… Foi a moda nos últimos anos falar contra o uso de comentários… Uma respeitável familiarização com as opiniões dos gigantes do passado poderia ter poupado muito um pensador errático de interpretações selvagens e inferências ultrajantes.”

    Expressa exatamente o triste pensamento do irmão que você mencionou no texto.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s