foto.PNG Gosto muito de pôr minha filha para dormir. Temos uma espécie de ritual entre o instante que deitamos em sua cama e o momento em que ela pega no sono: começamos lendo livros juntos, eu conto histórias que invento, brincamos de coisas como sombra na parede e, por fim, oro por ela cantarolando uma oração, usando melodias de músicas calmas e tranquilas com palavras de intercessão. Em geral, ela adormece enquanto canto a oração, deitado ao seu lado. Geralmente, na hora de cantar, para deixá-la mais confortável escorrego para baixo no colchão e fico com a cabeça na altura de sua cintura, quase que aos seus pés. Isso permite que ela tenha mais espaço para esparramar os braços e também me facilita sair da cama quando minha filha dorme sem esbarrar demais nela e correr o risco de acordá-la. Domingo passado, seguimos essa mesma rotina. No momento em que eu estava cantarolando a canção, ela, já sonolenta,  virou-se para mim e sussurrou:

– Papai?

– Sim?

– Chega mais pra cima.

E abriu os braços. Eu sorri e, suavemente, pus minha cabeça no peito dela. Minha filhinha de três anos aconchegou o papai, pôs sua mão na minha e envolveu meu pescoço com o bracinho. Ali fiquei eu, recebendo aquele amor em forma de proximidade e toque, até que, algum tempo depois, senti sua respiração mais pesada e percebi que tinha adormecido. Quando estava aos pés dela, já articulava como eu faria para escapulir dali e ir fazer outras coisas. Mas, quando fiquei naquela posição de paz e extremo afeto, toda vontade de sair desapareceu. Tudo o que eu queria era ficar e desfrutar daquele amor.

cima1Se você é cristão, isso significa que vive aos pés de Jesus. Assim como Maria, a irmã de Lázaro, você se deleita em estar aos pés do Mestre, aprendendo dele, adorando e exaltando o seu amado. É um lugar confortável, pois permite que você esteja em postura de submissão, reverência, amor e servidão ao Senhor mas, ao mesmo tempo, com mobilidade para esticar os braços, mexer as pernas e até se levantar e ir embora, se desejar. Estar aos pés de Cristo é uma posição desejável ao servo de Deus, é digna e demonstra um relacionamento fiel ao Salvador.

Você vive aos pés de Jesus? Ótimo. Só que, às vezes, isso não basta. Pois é bem possível que, em determinado instante, você ouça o Mestre lhe falar:

– Chega mais pra cima.

Ao falar isso, o que Deus quer dizer é que ele anseia por mais do relacionamento de vocês. É quando ele deixa claro que não deseja que você fique apenas aos seus pés, mas que vá para o seu colo. E, do colo, para o abraço. Em outras palavras, o Senhor quer te elevar para um patamar de maior intimidade com ele.

Num primeiro momento, você pode estranhar o processo de elevação. Quando deitei no peito de minha filha, demorei um certo tempo até ficar confortável, pois tinha medo de pesar sobre ela ou de machucá-la com meu ombro, por isso fiz uma certa força para não pressionar demais seu corpinho. Embora fossem um lugar e uma situação deliciosamente agradáveis, havia um certo desconforto envolvido. Quando Deus nos convida para subir de seus pés e repousar a cabeça em seu peito ou descansarmos em seu abraço, há a probabilidade de que fará isso por caminhos que te deixarão desconfortável ou mesmo assustado.

Engraving of  by Dore, 1866Veja o exemplo de Jó. Toda a situação que ele enfrentou tinha apenas um objetivo, traçado no coração de Deus: fazer com que aquele servo fiel fosse elevado a um patamar superior de intimidade com o Senhor. Repare que Jó vivia aos pés do Pai: a Bíblia o define como um “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1.1). Estar mais aos pés do Todo-poderoso do que isso é difícil, quem me dera poder ser definido dessa maneira. Ao final do processo de elevação, porém, aquele mesmo servo fiel diz: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.5). Você consegue perceber que transformação ocorreu no nível espiritual dele, que diferença? Embora vivesse em integridade, retidão, temor e santidade, Jó ainda estava apenas aos pés de Deus. Era preciso mais. O Pai queria que seu filho fosse para um outro nível de intimidade. Então ele diz:

– Chega mais pra cima, Jó.

E Jó enfrenta um processo longo e doloroso, mas que o eleva ao patamar de onde podia ver o Senhor com os olhos. Pense agora no menino mimado José, escolhido para viver uma grande experiência com Deus. O problema é que ele era extremamente imaturo. Foi preciso passar por escravidão, servidão, calúnia e prisão para alcançar o nível que o Senhor queria.

– Chega mais pra cima, José.

E lá foi o filhinho riquinho de Jacó amarrado como um bicho numa caravana de escravagistas estrangeiros, esforço importante para que ele deixasse de ser playboy e virasse um homem de Deus. Paulo de Tarso era outro que vivia aos pés do Senhor, mas de maneira completamente errada. Zeloso e dedicado a Jeová, perseguia cristãos e os prendia, como serviço ao Deus de quem só via a sola dos pés. Mas, então, Jesus aparece e lhe diz:

– Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. Agora… chega mais pra cima.

E lá foi aquele homem, agora cego, deprimido, abatido, mas com sua mente renovada para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. O fariseu Paulo tinha sido elevado a um nível de intimidade em que foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar. A ponto de dizer, com segurança, ao final de sua vida:

– Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

cima2Muitas vezes, atravessamos períodos de muita dificuldade, de esforço, sofrimento e falta de paz. Culpamos o Diabo, xingamos a vida, brigamos com Deus. Somos acusados de falta de fé, pecado, frieza espiritual. Não entendemos nada, ficamos sufocados pelas circunstâncias, questionamos o Pai: como pode um servo fiel como eu passar por tudo isso?! Se esse é o seu caso, procure o Senhor com serenidade, em oração e pelo estudo da Santa Palavra. De repente, tudo o que está enfrentando faz parte de um processo doloroso, mas necessário, para elevar você a novos patamares de intimidade com o Criador. O objetivo divino é tirá-lo dos pés e colocá-lo no abraço de Cristo. Tudo o que você precisa fazer para aguentar firme e superar essa fase é afinar seu espírito com o Espírito Santo e ouvir o sussurro suave daquele que nos ama com amor incompreensível:

– Chega mais pra cima, filho meu. E vem para o abraço do teu Pai…

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Nelce disse:

    Maurício, muito obrigada. Incrível esta devocional de hoje, me ajudou muito. Obrigada mesmo.

  2. Dayana Roberta disse:

    A sua msg me ajudou bastante,me fez refletir…Obg tenha um boa dia. Date: Mon, 10 Feb 2014 09:00:55 +0000 To: dayan_rj@hotmail.com

  3. Taíza disse:

    Amém!!
    Um refrigério pra alma.
    Cheguemos mais pra cima então!!

    Abraço,

    Taíza

  4. andreia disse:

    Bom dia mano, muito, muito, muito grata ao Senhor por tua vida… pela inspiração que Ele tem dado a ti….
    essas palavras hoje vieram e invadiram meu coração de uma forma tão confortadora….acolhedora….renovadora….. me faltam palavras para expressar… só me veio aquela canção… quero ser como criança…

    Que o óleo da Unção continue sendo derramado sobre ti a cada dia e sobre tua casa,

    com orações,

    Andreia Araujo

    • Oi, Andreia,
      .
      eu que agradeço a Deus por tudo o que Ele faz. É graça. Pura e simples.
      .
      Que bom que o textinho te abençoou, mais motivos para louvar nosso Pai celestial.
      .
      Beijo a toda a família amada, o Senhor os abençoe muito,
      mz

  5. Nadia Malta disse:

    Que linda e pungente reflexão meu querido irmão! Que ela aqueça muitos corações apressados que ainda não descobriram que as dificuldades e dores presentes não podem ser comparadas à glória por vir. Que possamos todos chegar mais pra cima! Que Deus continue te abençoando e sendo canal para muitos!

  6. José disse:

    A paz do Senhor Jesus nobre amigo.

    Como é complicado crescer espiritualmente.

    Biblicamente TODOS os personagens espirituais tiveram que viver este processo sofredor para subirem o status diante de Deus.

    Há algumas passagens bíblicas que fazem me refletir e ficar mais calmo diante de tantas lutas:
    “Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata.
    Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos,
    Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso. Salmos 66:10-12;

    “Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Isaías 48:10-11

    Graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo que nos da a vitória.

    Abraço fraterno,
    José.

    • Oi, José,
      .
      que excelentes lembranças, mano! Passagens bíblicas acertadas, obrigado.
      .
      Um abraço, com carinho,
      mz

      • José disse:

        A paz de Deus.
        Uma curiosidade surgiu me apos ler e reler este texto.
        A foto do pai com a filha… lembra você.
        O mesmo traço, semblante … e o olhar que a menina tem.

        De qualquer forma, todas a suas imagens são sempre bem acertadas.

        Que Deus continue te abençoando.

        Abraço fraterno,
        José.

  7. Abraão Modesto disse:

    Irmão Zágari, bom dia!

    Mais uma vez li a postagem do site e fui edificado, glória a Deus por isso!
    Lembrei esses dias que encontrei o site por acaso quando procurava uma explicação sobre Calvinismo x Arminianismo, olhei o site e vi que tinha postagens com frequência e desde então sempre visito o site e graças a Deus sempre sou edificado.

    Fica na Paz,

    Abraços!

    Abraão Modesto.

    • Oi, Abraão, bom dia,
      .
      que contentamento saber que um texto do APENAS te abençoou, Deus é bom. Oro ao Senhor que eu possa continuar escrevendo aquilo que edifica.
      .
      Um abraço, na paz de Cristo,
      mz

  8. Dayana disse:

    É Mauricio, e quando a gente chegar mais em cima e percebe e sente a atmosfera divina, concluímos que toda a dor valeu a pena, Abraço.

  9. izanne moura disse:

    Obrigado! Esta mensagem tocou meu corao.

    Date: Mon, 10 Feb 2014 09:01:04 +0000 To: izannemoura@hotmail.com

  10. Jacy disse:

    Maurício,

    Maravilhosa a maneira como Deus te usa para me lembrar o quanto Ele está presente em cada passo que eu dou nesta caminhada. Ele permanece constante mesmo em vias dolorosas, trazendo refrigério e paz ao meu coração. Mesmo que hoje eu não compreenda o Seu agir, sei que Ele me ama.
    Deus te abençoe sempre! Você é canal de bençãos nas mãos do Senhor.

    Abraço fraterno em ti e nos teus. 🙂

    • Oi, Jacy,
      .
      com certeza, nosso não entendimento das ações de Deus em nada significa que elas não são em nosso favor. Confia. Chega mais pra cima. E o resto ele fará.
      .
      Abraço carinhoso em toda a familia, Deus abençoe,
      mz

  11. Que pai dedicado você é. E que paz podemos sentir ao pensar que nosso Pai do céu é muito mais do que pensamos ou imaginamos.

    Deus te abençoe!!!

    PS. A primeira foto do texto é você com sua lindinha?

  12. Poxa,este texto é tudo que eu precisava ler,estou em um momento muito difícil, e confesso que estou tão cansada físico e emocionalmente que não tenho separado um tempo com Deus,minhas orações tem sido mais como sussurros…

    Deus o abençoe!!!

  13. Graça e paz irmão Maurício.
    Como a multiforme graça de Deus é maravilhosa. Saiba que sua experiência provocou uma mensagem profética sobre minha vida, pode ter certeza. Aumentar a comunhão com Deus é sofrido, mais é necessário.
    Tenho passado um vento no deserto há quase um ano sem tréguas. Formação do caráter, coração puro, espírito manso e humilde, é o objetivo que o Pai quer de minha vida.
    E hoje, depois que li seu post, mais claro se tornou que em breve estarei mais acima com esse Deus que tanto nos ama.
    Que Deus em Cristo continue concedendo palavras sábias, edificantes e proféticas.
    Abraços!
    Em Cristo,
    Jeferson Rangel

    • Salve, reverendo,
      .
      muito me alegro por Deus ter falado ao seu coração por meio desse texto. Peço a ele que satisfaça os desejos do teu coração, sempre debaixo da soberania divina.
      .
      Um abraço, no amor incompreensível,
      mz

  14. Líbia disse:

    Zágari meu irmão Querido
    preciso chegar mais perto do Pai, mais perto…
    um abraço.
    Líbia

    • Oi, Líbia,
      .
      deixo uma palavra pra ti:
      .
      “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas”. (Isaías 55:6-13).
      .
      Um abraço, na paz do Mestre,
      mz

  15. obrigada , irmão, por sua extrema sensibilidade em escrever esse texto, com a experiência de quem já viveu isso e sabe do que fala… é exatamente assim que estou… e agora o Senhor me consola através de suas doces palavras, me dizendo: Rita, chega mais pra cima!! Obrigada Senhor por teu imenso amor……

    • Olá, Rita,
      .
      não tem o que agradecer, mana, é uma alegria poder compartilhar as coisas de Deus. Muito me alegro em saber que o texto levou consolo a sua vida.
      .
      Um abraço a você e todos os irmãos da querida ICNV em Parque Lafaiete. Se lembrar, mande minhas lembranças ao Pr. Raimundo. Deus a abençoe muito,
      mz

  16. isac disse:

    Conclui a leiura em lágrimas! Pois quantas vezes vamos dormir sem sentir o Pai dizer essa frase! Precisamos descançar nos Braços do Senhor! Pois só ali encontramos descanso! Inquieto esta o nosso coração enquanto não descansa em Ti! Quem nos dera descançar no Senhor!

  17. Sem nome disse:

    Boa tarde Mauricio
    Muito bom, valeu por compartilhar. Mesmo estando tao distante da vida com Deus que um dia, lá atrás, eu tive, me alegro em ver alguns poucos caminhando.
    Deus continue te ajudando, e que você siga sempre com amor, pois muitos, como eu, estão mortos na sarjeta por causa de pecados. Estimule seus leitores a olhar ao lado e ver que há mortos precisando de vidaa.
    Me acostumei com minha situação; aceitei assim; afinal não foi minha escolha essa maldição, mas mesmo assim, um olhar de misericórdia de verdadeiros filhos de Deus ainda trazem algum comforto.
    Abracos 😐

    • Querido,
      .
      que tristeza invade meu coração quando leio palavras como as que você escreveu. Sim, tristeza pela situação em que você se encontra, mas também pela sensação que você passa de que entregou os pontos. Não faça isso, meu querido, Jesus está de braços abertos à sua espera.
      .
      Quando você diz que está distante do Pai e que um dia esteve próximo lembro imediatamente da história do filho pródigo. É exatamente o tipo de pensamento que ele teve, mas aquele homem não se acomodou. Mesmo achando-se indigno ele saiu de onde estava e voltou para a casa do pai. E, sabe, Ele está sempre de braços abertos. Sempre. Deus nunca retém sua misericórdia.
      .
      “2Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
      3Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;
      4quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;
      5quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
      6O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos.
      7Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel.
      😯 SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.
      9Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.
      10Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.
      11Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
      12Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
      13Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.
      14Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103.2-14).
      .
      Querido, você diz que está morto no pecado, mas Jesus diz “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo. 10.10). E mais: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). Se você se considera espiritualmente morto, a boa notícia é que Jesus encarnou precisamente para dar vida aos espiritualmente mortos! Ele quer te dar vida. É só você querer.
      .
      Não há maldição para quem está em Cristo, querido. Se você se enxerga amaldiçoado, saiba que Jesus se fez maldição por nós na cruz. E, para os que estão nele, nenhuma condenação há.
      .
      Meu querido, lance teus fardos sobre Cristo. Retorne à casa do Pai. Leia Provérbios 28.13. Há esperança para ti. Há vida eterna para ti. Ele te espera de braços abertos e um sorriso no rosto. “5Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.” (Sl 37.5-6).
      .
      Deus ama você é quer lançar teus pecados no fundo do mar. Basta você aceitar o amor de Jesus, arrepender-se dos seus pecados, confessá-los e abandona-los. Depois, seguir numa vida de intimidade com o Pai.
      .
      Oro por você, na certeza de que o Espírito Santo te chama.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor de Cristo,
      mz

      • Sem nome disse:

        MZ
        Obrigado pelas suas palavras. Eu sei que tudo o que você diz é em amor sincero e fraterno, mas no meu caso não posso voltar. Não quero que pense que estou vestido uma mascara de vitimismo; não, não é isso. Tbem não preciso expor quais são meus pecados … não me ajudaria. O que eu te peço apenas, é que sermpre que pudder estimule seus leitores amo amor fraterno. A dor que eu sinto, a maldição que há sobre mim e a tristeza já fazem parte do que sou, e apenas a morte terminará isso, mas há milhares sem esperança que estão começando no caminho que to terminando e que se forem salvos pelo amor fraterno podem ser salvos … o amor fraterno cobre uma multidão de pecados não é?
        Foi da vontade do destino que suas mãos e as mãos de tantos que há como vc não me alcançaram antes, mas lute MZ, lute para que os braços não se cruzem. Conheço o evangelho, pelo menos de ler, e sei que vcs terão uma vida linda e galardoada pelo amor ao próximo. Que sua lida seja reforçada pelo Deus que te chamou
        um abraço!

      • Querido,
        .
        Para ti deixo as palavras do anjo Gabriel: “Para Deus não há impossíveis”. Ele tem os braços abertos para você. Ele quebra toda maldição. Ele é a ressurreição e a vida – e não se ressuscitam vivos. Se você se vê morto, a boa nova é: Jesus subiu à cruz por você. Foi exatamente para isso que ele veio à terra.
        .
        Oro por ti, querido, na certeza de que a graça de Deus é de graça e olha não para nosso passado ou para nossa vida: olha para a cruz de Cristo.
        .
        Um abraço, no amor do Pai,
        mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s