IMG_5053Algum tempo atrás cheguei a um momento em minha vida em que acreditava piamente que tudo o que vivera até ali tinha sido uma grande preparação para fazer o que então estava fazendo. Era como se minha vida fosse uma grande frase, em que cada palavra compunha um período de aprendizado para chegar aonde eu chegara: o ponto final. Dali em diante seria apenas prosseguir realizando o que estava realizando e isso cumpriria os propósitos de Deus para minha existência. Tudo me levava a crer que eu estava na posição em que o Senhor me queria e em função da qual tudo em minha trajetória tinha sido planejado por ele. Como se fosse o ponto de convergência de tudo. Parecia fazer sentido. Só que… aquele momento passou. A vida seguiu. As coisas mudaram. Hoje, olhando para trás, percebo claramente que aquilo que eu acreditava ter sido o ponto final na verdade era apenas uma vírgula, mais uma etapa de vivência e aprendizado para adquirir bagagem e continuar em frente.

Descobri que nossa vida terrena tem um único ponto final: a morte. Antes que ela chegue, tudo sempre faz parte de um processo contínuo e interminável de erros, acertos, lições, machucados, decepções, alegrias, conquistas, perdas, descobertas, pecados, arrependimentos, subidas e descidas. Não existe ponto final enquanto estamos vivos – para o bem ou para o mal. A caminhada é contínua e não tem linha de chegada.

IMG_5055Em retrospecto vejo o quanto aprendi depois que ultrapassei aquele ponto da vida que eu considerava ser o ápice de minha existência. Sobre os homens, sobre Deus, sobre mim mesmo. Eu me assombro ao ver o quanto ainda vivi após deixar para trás o que para mim era o clímax de uma vida. E, sem dúvida, aquela vírgula que eu pensava ser o ponto final foi somente mais uma importante etapa de vivência e amadurecimento. Se eu tivesse permanecido ancorado naquele momento de minha história, não teria descoberto o tanto que descobri depois. Aprendi, por exemplo, o real significado de graça. Compreendi como nunca antes o que é o perdão bíblico. Vislumbrei com clareza inédita o que é a hipocrisia sobre a qual Jesus tanto falou – não só a de outros, mas, principalmente, a minha própria. Experimentei a fragilidade do corpo humano e os efeitos dos defeitos que nosso organismo decadente tem sobre todas as áreas da nossa vida. Isso só de saída, muito mais aprendi.

Se você parar para pensar na sua própria vida, é possível que identifique fases semelhantes. Momentos ou situações em que acreditava ter alcançado um patamar tal que dali seria apenas seguir em frente, numa processo contínuo de manutenção. Como se já tivesse cumprido os planos de Deus para si. Mas, de repente, tudo mudou. sua existência deu uma guinada e, então, percebeu que aquele patamar não era a cobertura do edifício, mas apenas mais um entre tantos degraus na escada de subida.

IMG_5065A vida é surpreendente a esse respeito. Inclusive no que tange a sua finitude. Recentemente, meu querido tio Wil ficou doente. Foi internado. Desenganado. Meus primos foram ao hospital para se despedir. Um deles, meu amado Edu, conversou comigo com voz embargada ao telefone, acreditando ter falado pela última vez na vida com seu pai. Naquele leito de morte, meu tio octogenário aceitou Jesus. O desenlace era certo e previsto. O ponto final tinha chegado. Mas… ele começou a reagir. Foi desentubado. Saiu do CTI. Dias depois recebeu alta, para nosso espanto e alegria. Aquele maravilhoso milagre de Deus mostrou ser uma vírgula e não um ponto final. Não tem jeito: só o Senhor sabe o quanto e o que ainda temos pela frente.

Você deve estar estranhando as fotos que ilustram este post, o que elas têm a ver com o assunto em questão? Estou escrevendo este texto dentro de um avião, num lindo dia de céu claro. Daqui de cima, vejo o horizonte, o mar, montanhas, nuvens, rios e, se não me engana a vista, neste instante enxergo três cidades ao mesmo tempo. IMG_5091Creio que uma delas é aquela em que vive meu primo Edu. As fotos deste post estou tirando durante o voo. Sugiro que depois clique nelas para ampliá-las e observar bem os muitos detalhes de cada uma. Pois bem: repare como a visão é panorâmica e vai muito além do que iria se eu estivesse lá embaixo, no chão. Daqui vejo incomparavelmente mais coisas, minha percepção geral é enormemente mais ampla. A diferença entre a visão de Deus sobre a nossa vida e a nossa própria tem uma relação equivalente a isso. Nós, humanos, mal enxergamos um palmo à frente do nariz. Deus enxerga de forma panorâmica, ampla, ilimitada. Em sua onisciência, ele vê passado, presente e futuro de uma só vez, percebe todos os lugares simultaneamente, vê o horizonte, as montanhas, as cidades e o coração de cada um de nós, tudo ao mesmo tempo. Na verdade, pensando bem, na visão do Senhor não há horizonte, pois não há limites ou fim para o que o Altíssimo vê. Ele se ri quando pensamos que uma vírgula de nossa vida é um ponto final. Por isso, meu irmão, minha irmã, nunca diga que algo em sua vida é o fim da linha: só Deus pode afirmar isso.

A propósito, é comum ouvirmos em certos ambientes eclesiásticos que fulano “chegou ao fundo do poço”. Entenda: para Deus, isso não existe. Os poços da vida para Deus não têm fundo. Ninguém chega ao fundo de poço algum, aquilo é apenas uma vírgula em sua caminhada.

infinitoOlhando para trás e vislumbrando aquele momento que eu acreditava ser o ponto final do projeto de Deus para a minha passagem pela terra, recordo-me do relato bíblico de 1Reis 19, em que um homem chegou ao que achava ser o ponto final de sua trajetória. Seu nome era Elias. Perseguido é ameaçado de morte, fugiu. Eis o que conta o texto bíblico: “[Elias] se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir”. Até aqui, o homem achava ter chegado ao ponto final. Mas então Deus, pela boca de seu anjo, lhe mostrou que era apenas uma vírgula: “Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo”.

O meu e o seu caminho nunca terminam antes do ponto final. E não estou falando de morte, apenas, mas, principalmente, dos propósitos que Deus tem para a sua vida. Enquanto você não termina de combater o bom combate, tenha a certeza de que não chegou ao lugar em que o Senhor deseja que lance âncora. Enquanto seus olhos se abrem de manhã e o ar entra em seus pulmões, algo Deus ainda quer fazer em você e por meio de você. Não existe “clímax da vida”. O que existe é… vida.

Então, o que está esperando? Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

comentários
  1. Jose Junior disse:

    A paz de Deus nobre amigo.
    Maravilha de percepção!
    Realmente, é inefável a visão que temos quando estamos nas alturas, contemplando a criação divina e meditamos em Seu grande amor e poder.
    Uma benção de reflexão para mais uma semana que “se inicia em nossas vidas”.
    Que as “vírgulas” que o Senhor preparou para nós, nesse “último mês”, nesse “final de ano”, nos façam crescer em graça e conhecimento, e Lhe sejamos gratos, eternamente, por tudo.
    Abraço fraterno,
    José.

    • Salve, José!
      .
      Que belíssima afirmação, mano: “Lhe sejamos gratos, eternamente, por tudo”. Não estás longe do reino de Deus.
      .
      Um abraço carinhoso, no amor maior,
      mz

  2. Lelê (Alessandra) disse:

    Mauricio,
    Eu sei disso… e como eu sei…
    Sei que vou passar por este vale com a cabeça erguida e vou dizer, eu venci mais um obstáculo na minha vida! E olha que não foram poucos!
    Mas ao mesmo tempo, o que eu me pergunto sempre é pq tanto sofrimento para uma pessoa só.
    Sei também que as provações não são maiores do que eu posso suportar…mas está muito difícil, quase impossível! Eu to perdendo as forças nas pernas e no coração!
    Mas a visão de Deus é panoramica, como vc mesmo diz! Eu sei que Ele sabe o que é melhor pra minha vida!
    Os momentos de solidão, tristeza, dor, falta de esperança, sem visão de futuro tem sido uma constante na minha vida! Quando eu penso que a situação está controlada, vem mais uma bomba que tira o meu chão.
    Tombos? já levei pelo menos 3 dúzias deles…mas as rasteiras que tenho tomado nos últmos dois meses, têm feito feridas muito mais doloridas que qualquer outro tombo por falta de equilibrio que já tomei em toda a minha vida!
    E eu sei que a limitação é toda minha, pois sei que eu não consigo enxergar o lado bom da história!
    Com admiração,
    Lelê

    A vida tem sido muito dura, amarga e sem piedade comigo, mas Deus está por cima de tudo!
    Já pedi pedi pra que Deus acabe com esse sofrimento inúmeras vezes, e disse mais, que Ele poderia ser

    • Minha querida amiga,
      .
      não sei as razões para as surpresas que surgem no meio da tua caminhada (metaforicamente e pragmaticamente), mas uma certeza eu tenho: o amor de Deus por você não encontra limites. Nada me convenceria que Ele não tem seus olhos de Pai amoroso e misericordioso voltados pra ti 24h por dia.
      .
      Tolstói disse que os dois maiores gigantes que há são o tempo e a paciência. Penso que eles são teus grandes aliados neste momento. Fica firme, Lelê, teu caminho será sobremodo longo.
      .
      Estamos aqui pro que precisar, 24/7.
      .
      Um beijo fraterno do teu irmão que se preocupa contigo,
      mz

  3. Rosana disse:

    Muito obrigada Maurício, sempre pensava que minha vida tinha pontos finais todos os dias e fazia como Elias.

    Hoje sei que Deus tem um propósito e quer usar a minha vida pra ajudar outras pessoas a conhecê-lo.

    Ele é imensamente incrível, sábio e Paizão.

  4. solange vieira disse:

    Bom dia !
    Mauricio.
    Enquanto não chega o ponto final,temos uma longa caminhada,fiquei bons momentos olhando as
    fotos e a ultima me chamou muita atenção, olhei todas com cuidado e percepção, o que poderia me dizer essas fotos : A ultima começa bem mais escura e larga, e vamos na caminhada e não é que no final,quando fica bem mais estreita(achamos que é o final) ,brilha uma luz.Que essa luz acenda meu coração e renoe minhas esperanças, nós seres humanos temos um problema sério, de não saber esperar o tempo de DEUS , e como ele nos conduz, seja com virgulas, exclamações ou interrogações ,o certo é que o ponto final somente ele colocará.
    Que DEUS alimente nossos dias e nos guie em nossa caminha até o fim.
    Abraços.

  5. Cris disse:

    Devia ter uma tecla “Gosto muito”!
    Abraços

  6. Jacy disse:

    Amém!

  7. Shirly disse:

    Louvado seja o Senhor irmão Mauricio te desejo a graça e paz do nosso Senhor Jesus .. venho aqui so para compartilhar como Deus falou cmg através desta mensagem além do mais por vc está em um voô onde sonho tanto trabalhar e no momento acredito eu que estou nesta vírgula so aguardando o Rei do reis… chorei pq é a mais pura verdade e graças a Deus por isso , que possamos lembra-nos de olhar as situações de outro ângulo , formas …. Pude ver a grandeza do Senhor mais uma vez em suas palavras obrigada por ser instrumento de Deus para abrir meus olhos … terei q compartilhar com meus amados irmãos q assim como nós enfrentam grandes lutas achando que chegaram ao ponto final assim como Deus usou aquele anjo para abriri os olhos de Elias mostrando-lhe como Deus é grandioso e poderoso e está no controle de nossas vidas Deus tb te usou como anjo para abrir a nossa visão e concerteza irie compartilhar este pão que aqui me alimentou …

    Até logo ,

    Graça e paz

    Shirly Costa

    • Oi, Shirly, graça e paz,
      .
      fico feliz por Deus ter usado este blog para falar ao teu coração. Não me agradeça, por favor, sou só um cano enferrujado por onde corre água da vida, essa sim a que sacia a sede da alma.
      .
      Deus a abençoe muito,
      mz

  8. Odilon Andrade disse:

    Muito boa esta reflexão, é como um “vídeo-tape” da nossa vida.

  9. Esse texto falou tremendamente ao meu coração.
    Que Deus continue te usando irmão.
    Abraço e a paz do Senhor!
    🙂

  10. Mauricio, tenho 51 anos, e sou tremendamente ansiosa, pois a cada ano que passa sinto mais perto a morte. Não quero chegar perante o Senhor de mãos vazias, e estou sempre procurando algo para fazer que agrade o Senhor. Não gosto de perder o meu tempo com coisas sem sentido, me cobro muito, e muitas vezes sinto que estou fazendo pouco pelo reino. Penso que algo está errado comigo mas ainda não identifiquei o que é.
    Você é sábio. Como irmão em Cristo, pode me dar uma palavra para que eu possa compreender o que se passa?

    Abraço fraterno!!

    • Edina, oi,
      .
      em termos de ações que você possa fazer para o reino é muito difícil dar um conselho. Você precisa identificar os teus dons e ver que talentos Deus te concedeu. Uma vez tendo-os identificado, ir à ação. Cada pessoa é diferente e tem muito a oferecer. Mas sempre dentro de sua individualidade.
      .
      Há porém algo que com certeza você pode fazer: amar a Deus, amar o próximo, pregar o evangelho, cuidar dos feridos, amparar os deprimidos. Para isso não precisa ter dom, basta ter um coração cheio do Espírito. E isso você tem. Mãos à obra!
      .
      Deus te abençoe muito,
      mz
      .

  11. Ree disse:

    Obrigada, mano!
    O Senhor me respondeu!!!! 😃
    A Paz, querido irmão em Cristo

  12. Vieira disse:

    Olá Irmão! Bela reflexão. Me fez lembrar de um som do ‘Pregador Luo’ (Subindo a montanha) . Se tiver um tempo para ouvir, eu recomendo! Abraços, Paz!

  13. Luiz Fernando disse:

    Perfeito, meu irmao. Como sempre, veio otima hora.
    Que Deus o abençoe a cada dia mais.
    Ps: estava com muita saudade dos seus textos. E, como sempre, Deus me tocou para le-lo, num momento que acho que é o ponto final de minha trajetoria.
    Obrigado, e a paz de Deus, mano.

    • Oi, Luiz, tudo bem?
      .
      Fico feliz que o texto tenha chegado no tempo de Deus. Siga firme, esse ponto final não é o ponto final. Continue combatendo o bom combate e logo a virgula ficará para trás.
      .
      Abraço, querido, Jesus é contigo todos os dias,
      mz

  14. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari!

    Vero!

    Abração!

    MJ

  15. andreia disse:

    olá querido irmão, grata por nos edificar com mais essa palavra,

    Que o óleo da Unção seja derramado sobre ti a cada dia,

    Paz\ sobre ti e familia amada,

    Andreia Araujo

    • Oi, Andreia,
      .
      agradeço a Deus por essa palavra ser bênção. Obrigado pelo carinho e as orações perenes.
      .
      Abraço a ti e toda a amada família Araújo, no amor maior,
      mz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s