Desculpe se o título deste post é forte demais. Claro que não tenho vergonha de TODOS os nossos jovens cristãos. Mas preciso dizer uma verdade: se Jesus dependesse de uma enorme parcela dos jovens cristãos brasileiros dos nossos dias para cumprir a Grande Comissão, a mensagem do Evangelho morreria. Deixaria de ser divulgada. Porque olho em volta e o que vejo são muitos garotões e menininhas fúteis do ponto de vista espiritual, que se interessam em ir para a igreja por causa da festa. Para cantar, pular, gritar, encontrar amigos, namorar e comer uma pizza depois do culto dos jovens. Mas que nas suas escolas e faculdades, na sua vida familiar e no dia a dia vivem de modo tão inútil para o Reino de Deus como qualquer jovem não-cristão. E, perdoe-me pela dureza desse comentário: parece-me que uma enorme quantidade dos que frequentam os cultos de jovens não nasceram de novo. Não tiveram uma experiência real com Jesus de Nazaré, o Salvador. E vão para a igreja para pular, pular e pular… na presença de Deus?

Se você acha que minha visão é pessimista demais, pergunte aos jovens de sua igreja para quantas pessoas ao longo da última semana elas pregaram sobre o amor de Cristo. Quantas estão mais interessadas na eternidade do que no vestibular e na carreira? Quantas veem seus amigos indo para o inferno e choram por eles em oração noite após noite diante de Deus? Que sacrifícios estão dispostos a fazer por Cristo e pelos perdidos? Nossos jovens mal oram, mal conhecem o conteúdo das Escrituras, não há interesse por fazer um seminário teológico, não praticam as disciplinas espirituais, não estão nem aí para missões: querem é pipoca, cinema e ar condicionado. Não vejo fogo em seus corações pelo Espírito Santo, vejo uma preguiça desanimadora para as coisas de Deus.

Não gosto de generalizar. Há esperança de um futuro para a igreja. Há aqueles que sentem o toque do Espírito e abrem mão de si por Jesus. Que tomam suas cruzes e seguem-no. Há os que se dedicam, que leem livros cristãos, que vivem uma vida devocional, que buscam crescer na fé. Mais ainda: que buscam agir segundo a fé. Esses são os que me emocionam, porque são a prova de que o Deus vivo ainda vocaciona homens e mulheres para dedicarem suas vidas a levar as boas novas da salvação aos pecadores – não importa que idade tenham.

O que me motivou a escrever este post foi o vídeo que reproduzo abaixo. Foi-me enviado pelo mano Diego Vieira, da Igreja Cristã Nova Vida de Lote XV, em Belford Roxo (RJ). Dura menos de 9 minutos e mostra o depoimento de uma jovem da Coreia do Norte, um dos países onde cristãos mais são perseguidos no mundo, em que ela conta seu testemunho.

O que vejo ali não é uma jovem de 18 anos. É uma mulher de Deus. Alguém cujos sofrimentos e cujas experiências a estão levando a dedicar sua vida à causa do Evangelho.

Assista. E envergonhe-se. Eu, que tenho 40 anos, me envergonhei ao ouvir as palavras de Kyung Ju Song, esse gigante em corpo de menina. Suas rápidas palavras mostram que ela tinha tudo para odiar Deus, por tudo o que ela e sua família passaram. Mas seu amor por Cristo e sua visível emoção ao final de sua fala são uma lição para todos nós.

Estou ciente que minhas palavras podem te soar duras demais. E são. Mas não são as mais duras que você ouvirá, caso venha a assistir ao video abaixo. Pois as palavras de Kyung Ju Song são ditas num tom de voz doce e quase meigo, mas são pungentes e perfuram como um punhal afiado. Que elas venham a despertar aqueles que estão dormindo o sono do conforto e da mesquinha rotina diária para uma vida de dedicação à causa da Cruz. Paro aqui. O que ela tem a te dizer em poucos minutos é mais importante do que o que eu poderia falar por horas. Ouça-a. Morra de vergonha. E depois, jovem cristão, sugiro que reflita e faça algo pelo Reino de Deus.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício
.

.

Anúncios
comentários
  1. A Paz do Senhor

    É verdade Mauricio, muitas vezes pensamos que fazemos muito pelo reino de Deus e quando lemos textos assim ou vemos testemunhos como o dessa jovem constamos, “envergonhados” que nada fazemos de mais, muito pelo contrário, o fazemos por obrigação. E como diz o Senhor Jesus: somos servos inúteis pois fazemos apenas o que nosso Senhor manda. [e muitas vezes nem isso]
    Procurava algo sobre este tema, por isso reproduzo em meu blog.

    Deus continue te abençoando cada vez mais!

    • Vergonha, Paulo, vergonha.
      Nem sei onde me enfio ao ver um testemunho desses.
      Abração, querido. Deus te abençoe.

    • Jorge Alberto de Carvalho disse:

      Procurem conhecer o que Deus está fazendo por meio de homens e mulheres (e ai nós temos faixas etárias), na Cracolânida, por meio da Missão Batista Cristolândia. É algo de arrepiar e também nos sentirmos pequenos, pelo que estamos fazendo. Dou graças a Deus pela vida do Pr. Humberto e Soraya. Os jovens de minha Igreja, dedicaram o seu carnaval para irem à Cracolândia. E imaginem como voltaram de lá? Foram tremendamente impactados. Teremos em breve uma Cristolândia em Brasília. Aleluias.
      Um dos muitos depoimentos sobre este projeto que está mudando a realidade de muitas famílias. : http://mantenedordafe.org/blog/?p=13485

  2. EXCELENTE, MAURICIO!!!
    ESTOU COMPARTILHANDO EM E-MAIL’S E NO MEU FB.
    ABRAÇOS…SHALOM.

  3. Eu coligo com o que nesse artigo foi escrito. Essa vergonha precisa sim chegar a nosso coração subvertido nas coisas deste mundo. Infelizmente isto é de fato uma realidade. Falo por mim que sou jovem e, acredito que pela grande maioria dos jovens cristãos no Brasil.

    1 João 2.14 (b) diz:

    “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.”

    Nós jovens não temos vencido o maligno, por que a palavra de Deus não estar em nós, muito menos temos sido fortes. O exemplo de jovens na Bíblia é sempre de homens exemplares abundantes, ativos e operantes na causa do Reino de Deus. A vida de Estêvão e Timóteo fica como um estandarte para todos os que honestamente queiram seguir a cristo piamente.

  4. Diego disse:

    Sabe o que é, mano? É que tem muita gente querendo colocar o mundo dentro da igreja. É muito jovem chorando de emoção com o ritmo da bateria, o solo da guitarra dentro da igreja e quando saem do templo, deixam de “seguir” a Cristo.Que perdem meia hora procurando a bíblia no fim de semana, pois nem tentou ler um versículo da Bíblia. Que colocam a máscara pra ir aos cultos, pois não deixaram e nem lutam pra largar seus pecados. Ou, se acomodam em esquentar banco da igreja. Isso são alguns fatos que qualquer um pode ver.

    Vemos jovens que só abrem mão(quando abrem) de si mesmo até onde não mexe naquele desejo que eu mais gosto. Poucos vivem o ‘negar a si mesmo’ que Jesus deixou, poucos tem uma fé com obras, poucos amam o seu próximo.

    Enfim, ainda há esperança, mano, mesmo a seara sendo grande e os trabalhadores, poucos. Eu, pela graça de Deus, não desistirei. O evangelho pode tomar minha vida, tomar meu tempo, minhas noites de sono, mas eu tenho certeza que a cada dia eu vou estar amando mais e mais ao nosso Jesus. Tem esperança ainda, pois Deus sabe o que faz, nossa visão é muito limitada.

    Alguém tem que se sacrificar sempre né? Todo mundo quer comer, mas poucos querem cozinhar.

    Paz meu querido, e obrigado pelo texto, você foi duro nas palavras, mas foi verdadeiro. Tem que ser assim, não se pode abrir mão do puro e santo evangelho.

  5. greize disse:

    Já vi esse vídeo é forte mesmo, quando estamos num local onde a fé é na base do ferro e fogo, é assim que é ela é refinada.Os jovens do Brasil,estão achando que tudo é festa. Sim compartilho isso com você.
    Mas a culpa é deles?Somente deles?Acho que a liderança hoje é fraca , não tem palavras que dê alicerce.Mas olho para trás e vejo qtas coisas bobas eu fiz.
    São fases que passamos de imaturidade, e quem não passou por isso que jogue a primeira pedra??!! No caminhar vamos crescendo na fé e temos oportunidade de ver o que é mesmo Santo ou não.
    Todos nós já fomos jovens, e com o andar e amadurecimento vamos aprendendo.Existem jovens que pulam sim, mas que tem fé e vontade de aprender no coração, que trabalham na obra missionária, mesmo que sejam novos na fé e não tenham o conhecimento ainda de tudo. É aquela velha história :”ai seu eu pudesse voltar aos meus 20 anos com a cabeça que tenho hoje.”
    Eu creio que Deus permite algumas coisas, mas num dado momento temos que escolher.Então eu penso que o texto é forte sim e parece que foi direcionado a todos os jovens.
    Conheço muitos jovens cristãos que estão sim fazendo mto pelo reino, até mais que muitos líderes.Pq tem uma coisa que mtos perderam qdo vão envelhecendo, o primeiro amor!!Oremos pelos que estão na obra e pelos que estão nos caminhos do “oba, oba”.Um hora acaba o leite o vem o alimento sólido, nessa hora não tem como escapar ou segue ou deixa.
    No amor de Cristo.Que conhece o interior de todo coração.

    • Sim, Greize, é como eu disse no post: muitos nos envergonham. Mas muitos têm amor e dedicação legítima à causa de Cristo.
      Os líderes têm responsabilidade? Sem dúvida! É melhor manter um jovem – cujo pai é dizimista – feliz com a igreja oferecendo bastante pula-pula para ele se entreter do que confrontá-lo com a urgência da Grande Comissão e as realidades do inferno. Esses prestarão contas a Deus.
      No mais, que Deus tenha misericórdia das futuras gerações.
      Na paz.

      • Charles Araújo disse:

        Caros amigos, acabo ler o post e concordo com cada palavra em genero e grau, pois precisamos de geração onde os jovens busquem servir ao Senhor por que sentiram o poder do “1º Amor” e querem divulgar esse amor por Cristo, mas infelismente a verdade de muitos é outra são atraidos por batidão gospel, madrugada gospel, baladinha gospel onde vamos parar assim.

        Muitos ja se esqueceram que é o Espirito Santo quem nos convence do pecado não a musica alta dentro da igreja nas madrugadas, ai você esta lendo pode pensar “é melhor estar na igreja do que na rua” apenas o lugar é diferente e as praticas? Alguem pode me dar uma referencia biblia onde Jesus ensina que devemos anunciar outra coisa a não ser sua vinda?

        Esperamos que os líderes venham ter iniciativas para que possamos trilhar o verdadeiro caminho da vinda do Senhor. Ministrei faz alguns dias em uma igreja que precisei chamar a atenção dos “jovens por 3 vezes por falta de educação e reverencia na hora da palavra”.

        Bem que Deus possa nos ajudar enquanto ha tempo. Fiquem na paz!

      • Belas palavras, Charles.
        Deus o abençoe e o fortaleça.

  6. Robson Teixeira disse:

    Prezado e amado irmão Maurício, Paz do Senhor seja com você e quem nos lê. Alguém ouviu uma vez, não me lembro agora quem, mas de jovens que caçoavam dos jogos Atari e Master System que jogávamos quando crianças; esses jovens afirmavam que a geração atual seria a responsável pela tecnologia moderna. Pois bem… A resposta foi mais ou menos esta: “Minha geração não passava os dias mergulhada em redes sociais de forma inútil e fútil; ela estava muito ocupada inventando os computadores que vocês utilizam hoje, em sua grande maioria de maneira muito pouco produtiva”.
    Temo que no que diz respeito ao evangelho, sejamos igualmente responsáveis pelo “sucesso” de nossa juventude. Sim, porque falhamos, não todos, claro; mas em nossa maioria, em ensinar o verdadeiro Caminho para a salvação. Permitimos que o pragmatismo invadisse a igreja e a tornasse, através de seus líderes, uma voraz per$eguidora de re$ultados, rechaçando tudo que se mostra difícil e árduo em contraponto ao sucesso, à conquista, à vitória.
    E devemos perguntar a esta geração contaminada pelo$ $eu$ Lídere$ tendencio$o$ e com seus discursos de resultados: Teria sido então João Batista um maldito? Estêvão um derrotado? O próprio Senhor Jesus Cristo um alguém que tentou mudar o mundo e se deu mal? Claro que não! Mas tudo isso fica na retórica inútil e demagógica de alguns parcos estudos, que acontecem apenas pra não se dizer que a igreja perdeu sua identidade de vez. Aí se fala, muito hipocritamente, às vezes, em santidade, em buscar ao Senhor; mas tudo é balela. O que toma mesmo o tempo e o centro dos discursos é a bênção – no sentido material, claro – que cada um deve perseguir; a vitória que se deve conquistar a qualquer custo, mesmo que seja negando qualquer exemplo deixado por Jesus e pelos apóstolos e contemporizando o sentido do termo “ser abençoado”. Em nossas bíblias vemos Pedro ensinando que devemos nos sentir felizes ao sermos vituperados por amor ao evangelho, mas ninguém quer sequer ouvir falar disso. Isso é coisa do passado, de quase 2.000 anos atrás. Estamos na era da informação (que deveria ser a era do conhecimento), não precisamos dos conselhos ultrapassados de alguém que viveu num tempo onde o transporte era o lombo de um animal; hoje os mega pastores voam em seus jatinhos particulares! E se dizem exemplo da bênção de Deus.
    Tenho pedido misericórdia ao Senhor e ensinado a tantos quanto consigo, a partir de meus filhos, que este oba-oba que invadiu a igreja do Senhor não é nada do que o Senhor tem em seu coração para o seu povo. As pessoas vendem, por esses interesses, primeiro seu direito à salvação, vivendo no pecado; depois uma vida íntegra e de boa fama, como também nos ensina a carta de Paulo; por último vendem as verdadeiras amizades, porque é muito mais interessante ter ao seu lado alguém que te aprova e dá tapinhas nas costas por ter trocado de carro novamente, ter conseguido aquela promoção, aquela casa de praia, do que ter um chato repetindo as palavras de Tiago que diz que a verdadeira religião é cuidar do sustento dos necessitados e se guardar das contaminações deste mundo. Realmente, gente assim é um saco!!! Por isso vivemos, eu e muito de meus irmãos e amigos, sendo dispensados de grupos religiosos, porque somos “inconvenientes”, “incoerentes com o presente”, “ultrapassados”, “fanáticos”, etc.
    Mas glória a Deus por tudo isso! Porque por muito tempo eu vivia sem incomodar nem ser incomodado por ninguém… e me perguntava: por que o Senhor Jesus e os apóstolos nos preveniram a respeito da rejeição, do desprezo, da perseguição, se não a sofro? Glória a Deus! Hoje sofro tudo isto. E sei um pouco mais do valor daquele tão imenso preço pago por nossa redenção.
    Passemos isto a cada dia para nossos jovens, dediquemo-nos a isto, pois o Senhor está proporcionando o amadurecimento de sua noiva, para o encontro; pois ele certamente não se casará com esta igreja infantil, idólatra, seguidora de celebridades e que sob o ponto de vista do espírito, não enxerga um palmo à frente de seu nariz. Oremos e batalhemos por nossa juventude. Graça e Paz.
    Robson Teixeira

  7. […] Zágari, do Apenas, mas vi no PC Amaral. Compartilhe com:EmailFacebookTwitterDiggPrintRedditStumbleUponGostar […]

  8. jose augusto disse:

    Prazado Zagari, acho lindo como Deus lhe toca a alma e como você diz “sim” aos Seus pedidos e se coloca a escrever essas pérolas… este é outro artigo que como você mesmo fala, não atinge somente aos jovens. E não deve ser assim mesmo. Talvez tenha que tocar a nós, mais velhos, primeira e urgentemente, afinal, quem educa, quem ensina, quem catequiza, somos nós… nós, que nos dizemos adultos, é que somos grandes responsáveis pelos rumos que nossa juventude está tomando. De certo, não estaríamos evangelizando se pegássemos nossos jovens e desse uma sacudida cada vez que saísse do rumo, afinal, não são as palavras que verdadeiramente converte , mas a ação do Espírito Santo, que age no coração do homem. Portanto, querido irmão, tomo para mim esta sua mensagem. E vou utilizá-la para mostrar aos jovens da minha igreja… grande abraço e que Deus continue lhe abençoando, rica e infinitamente…

  9. prasilvana disse:

    Não sei qual a realidade na igreja ou comunidade dos comentaristas deste post, concordo que muitos, não somente os jovens, não estão compromissados com o reino, estão na igreja por interesses próprios, ou sei la…..

    Mas acreditem ainda temos crianças, jovens e adultos compromissados com o reino em muitos lugares, vivo isto em minha igreja. Tenho visto o SENHOR resgatar famílias inteiras dos vícios das drogas, alcoolismo, prostituição.

    Acredito que muitos jovens que pulam, dançam e gritam é por uma sincera alegria que só o SENHOR sabe dar.

    Entendo as palavras publicadas neste post, mas espero que elas contribuam para o despertamento não só dos jovens, mas de todos que se dizem filhos de Deus.

    • Silvana,
      eu sei que muitos estão compromissado com o Reino, tanto que abro o texto dizendo isso. Mas que multidões nao querem nada com a espiritualidade, isso é fato.
      Já os pulos e as danças…tem muita carne nisso. Não julgo todos. Mas que tem, tem.
      Minha oração e meu desejo de despertamento fecham contigo.
      Deus te abençoe

  10. André disse:

    Como não corar de vergonha diante de tão belíssimo testemunho de fé e coragem? Como não me indignar com jovens cristãos que por tão pouco negam a sua fé nesse Brasil agora? E depois ainda têm coragem de afirmar que estamos vivendo em avivamento? Alô, pessoas, o que estamos vendo no Brasil não é avivamento! Agora, quando eu vejo uma jovem, se entregando pela causa do Mestre, mesmo depois de ter passado por tudo que ela passou, isso sim me impressiona: isso sim é que é avivamento! Abraços, Maurício.

    @andreneves1

    • Oi, Andre,
      Avivamento? Quem disse isso? A IGreja no Brasil nunca esteve tão longe de um avivamento. Só um cego não vê isso.
      Estamos é mal das pernas, claudicamos e amamos as muletas.
      Triste.
      Tenho vergonha de mim e da Igreja brasileira ao ouvir testemunhos como o dessa menina.
      Abração e paz!

  11. Ricardo Araújo disse:

    Querido Mauricio, bom dia!

    Seria muito bom que não só os jovens, mas que todos os cristãos de nosso país se envergonhassem ao ver este depoimento tão singelo, impactante e profundo de amor por Deus. Somos confrontados diretamente por Ele todos os dias, a comprovação é notória quando vermos testemunhos evidentes assim. Infelizmente, as nossas igrejas estão lotadas de pessoas que não nasceram de novo, não só jovens, mas de toda faixa etária. Gostaria muito que este vídeo chegasse a milhares de pessoas, pra que refletissem e chorassem de vergonha assim como eu. Em se tratando dos jovens, pelo qual se refere tal post, seria muito importante que tomassem não só vergonha na cara, mas ao ver este vídeo, nascessem literalmente de fato. Pondo em prática o verdadeiro amor pelo Reino de Deus. Que nossas orações possam conscientizá-los a ter uma vida genuína, coesa e devotada ao Senhor.
    Que a bênção do Senhor continue recaindo sobre ti e família!

    A paz de Cristo seja contigo.

    Ricardo

    * Esperamos que estejam novamente conosco próximo ano, no Encontro para a Consciência Cristã.

    • Olá, Ricardo!
      Sim, esse depoimento me fez querer enfiar a cabeça num buraco de vergonha.
      Divulgue-o!
      .
      Se Bispo Walter voltar à VINACC devo ir acompanhá-lo, querendo Deus.
      .
      Abraço forte, meu amigo, na paz de Cristo

      • Ricardo Araújo disse:

        Querido Maurício, bom dia!

        Divulgarei sim, com certeza.
        Espero que Deus esteja concedendo mais uma vez a oportunidade de estarem conosco. O conhecimento valioso, coeso e sucinto quem ambos tem, ira abrilhantar e fortalecer ainda mais o Encontro para a Consciência Cristã.

        Saudações amigo!
        Fique na incomparável paz de Cristo.

      • Amem, querido.
        Fiquemos nós, pois fora dessa paz…aí de nós!
        Abraço forte e paz!

  12. Amanda Melo disse:

    A Paz do Senhor Jesus irmão Mauricio, é em lágrimas que escrevo neste momento, não sou mais tão jovem, tenho filhos, família mas me pergunto o que já fiz pelo Reino, quantas vidas já alcançei para o Senhor Jesus? Quanto lugares tive ousadia de ir e levar a Palavra de Deus? De correr risco por Jesus!
    Vendo testemunhos como este e sabendo dos acontecimentos da Igreja Perseguida, vejo que é em comodismo que tenho vivido, vou aos Cultos, propago a minha fé para os que convivem comigo, posto no meu facebook palavras que exaltam o Senhor Jesus, que manifestam minha fé e minha crença…mas é pouco, muito pouco, aliás não é nada!!!
    Me sinto um lixo, milhões de pessoas, nunca ouviram falar de Jesus, nunca nem leram uma Biblia e nós aqui, no conforto de nossas casas, da nossa Igreja, do nosso trabalho…
    Meu Deus só posso falar por mim, preciso urgente fazer algo a mais pelo Reino!
    Louvo à Deus pelo trabalhar d’Ele na vida desta jovem, louvo à Deus pelo trabalhar d’Ele na vida do Pr. Yousef Nadarkhani, e por muitos outros irmãos perseguidos, presos, mortos, pela Fé inabalável, pela certeza e convicção de Fé em Cristo Jesus!
    Hoje vivemos uma “liberdade” na nossa sociedade, no Brasil, porém haverá dias em que não será mais assim, criarão leis onde seremos ameaçados de prisão caso falemos contrário a determinadas situações, por exemplo o homosexualismo…o que acontecerá quando Pastores firmes na Palavra de Deus pregarem contra e se recusarem a propagar esse absurdo e serem ameaçados de prisão…enfim, JESUS está voltando, e o que mais desejo é ve-lo face a face e abraça-lo!
    E ter a firme convicção que trabalhei com tudo o que sou, com todo o meu ser para o Reino de Deus!
    Abraço Irmão Maurício, que o Senhor continue a te usar cada dia mais e mais para Honra, Glória e Louvor do Reino de Deus.

  13. Eduardo disse:

    Tenho vergonha dos jovens e dos velhos.
    Porquê, ainda, as lideranças da igreja promovem estes “encontros jovens” que só prestam para entretenimento?

    Porquê, aqueles que deveriam ser exemplo não pregam (e vivem) o Evangelho do Reino aos jovens?

    Porque alguns líderes ficam tão felizes quando “suas igrejas” estão cheias de jovens? Quando na verdade os jovens só estão “inchando” a igreja.

    Acho que os jovens olham para aqueles que deveriam ser exemplo e acabam se espelhando neles.

  14. Essa jovem me lembrou o caso do Pastor iraniano Yousef Nadarkhani, que foi condenado à pena de morte por ter se convertido ao cristianismo. Por 3 vezes ele teve a chance de voltar ao islamismo mas ele não quis negar a sua fé. Não sabemos se ele ainda está vivo, mas temos a certeza que onde ele estiver Deus está com ele!
    Tenho 19 anos, sou uma jovem cristã, tenho vergonha da juventude que se diz ‘cristã’ e principalmente de mim mesma. Peço pela misericórdia de Deus todos os dias por seu povo, pois nem pela suas vidas o Pastor Yousef Nadarkhani e a jovem coreana negam a sua fé…e nós por muito pouco esquecemos todo o sofrimento que Jesus passou por cada um de nós e nos entregamos aos prazeres do pecado…Maurício, leio o seu blog todos os dias, leio post por post…que Deus continue a te abençoar, siga com humildade, pois foi por falta dela que muitos líderes evangélicos se afastaram do Caminho.

    que com nossas vidas testemunhemos do amor de Deus que ainda é desconhecido por muitos…e como o apóstolo Paulo nos diz: ‘Não deixe que a Graça de Deus fique sem proveito.’ I Cor. 6.1

    aqui está um link sobre o pastor Yousef : http://noticias.gospelmais.com.br/pastor-iraniano-yousef-nadarkhani-pode-ser-enforcado-qualquer-momento-30889.html

    Deus te abençoe! Paz!

    • Fernanda,
      sábias palavras. Obrigado pela companhia diária, tb peço a Deus que mantenha minha humildade, pelo menos o pouquinho que eu devo ter escondido em algum lugar. Mas sou tão pequenininho que nem teria pq ter soberba. Esporadicamente visito a sepultura onde meus ossos vão apodrecer. Isso me lembra do pó de que sou feito e me mantém no prumo.
      Deus a abençoe!

  15. Ana Lídia disse:

    Só a eternidade dirá o tamanho do impacto que esse post causou em mim.
    Além da perplexidade que me causou, me deu a certeza de que gerara frutos de justiça em minha vida.
    Maurício, sou líder de adolescentes e vou ler seu texto, passar o vídeo e refletir sobre isso com eles.
    Assumo o compromisso aqui, de divulgar constantemente esse post em meu twitter e facebook para que através do Espírito, o Senhor inflame outros corações.

    Continue se dispondo a ser usado por Deus, Maurício. Você é instrumento pra nos abençoar.

    Abraços, paz 🙂

  16. Tíagna Águida disse:

    Me senti um lixo.

  17. IMPACTANTE, é o que posso dizer desse post Maurício, é um tapa e acorda, que há pessoas clamando por salvação, pessoas sendo perseguidas por seguirem a Deus, por serem Cristãos, quando leio sobre isso, e vejo exemplos como esse dessa jovem, eu me vergonho, e vejo que o que eu tento fazer em prol do reino é o mínimo do mínimo que eu poderia fazer, e isso me dói, e esse post só veio pra confirmar tudo aquilo que eu já tenho orado ao Senhor, e tive o maior prazer de vivenciar nesse período de carnaval pela 2 vez, junto com a MPC num sei se você conheceu Maurício?! uma missão composta por jovens que o foco é “Jovens alcançando Jovens”, e que foi de grande crescimento pra mim poder falar da palavra juntos com eles, cada momento que passamos foi único e marcante, e isso só aumentou o meu desejo de falar do amor de Deus e creio que o coração de muitos jovens também ficaram desejosos, e que esse desejo não passe mais que cresça. Mano as palavras podem ser duras, mais é a realidade, é melhor escutar agora que ainda há tempo de nos concertar, e fazer mais pra o reino, por que depois vai ser tarde de mais. É e a minha oração é para que o Senhor me capacite e me use para glória Dele para mim falar do seu imenso AMOR, e sempre me lembrando que tudo o que faça ainda é pouco, e que eu faça a diferença de verdade.
    Obrigada Maurício por todas essas palavras, desse post, saiba que muito me abençoou e confirmou o que Deus quer da minha vida! Quer que diga: Eis-me aqui senhor! Que esse post toque no coração de mais jovens para glória Dele!
    Deus continue a te usar!
    Ès Benção na minha vida!
    Abração e Beijo no amor de Cristo!

    • Vc é preciosa pra Deus, Lourayne.
      Não deixe a chama se extinguir. Vc pode ser instrumento, dentro dos teus talentos, para abençoar muitas vidas.
      Siga nesse espírito.
      No amor do Pai, vamos juntos.

  18. marina reiche disse:

    profundo. este vídeo me deixou em lágrimas… sem palavras.

  19. Marco Juric disse:

    Bom dia Zágari.
    Também me envergonho ao perceber o quão pouco tenho feito para o Reino nesse sentido…
    Mas graças a Deus que nos envia por meio do Espírito e por meio de instrumentos como você, palavras de exortação e despertamento.

    God bless you!!!

  20. Teresa Mesquita disse:

    Graça e paz Zágari!!

    Não tem como não se sentir envergonhado com testemunhos como esse. A igreja no Brasil está doente. Muitos eventos, pouca palavra e oração. Temos muita liberdade cristã e por isso essa libertinagem com as Coisas de Deus. È vergonhoso ver tantas teologias falsas levando tantos ao engano e ao esfriamento espiritual.

    Abraço..:)

  21. Ezequiel dos Santos Bispo disse:

    Essa jovem é verdadeiramente um grande exemplo, eu q sou jovem, tbm fiquei envergonhado, pois no Brasil, temos a liberdade de pregar a palavra de Deus e deixamos muitas oportunidades passarem. Vou orar pela vida dela e tbm pela minha, para q eu possa pregar a Palavra de Deus. Um grande abraço Mauricio Zágari.

  22. Luiz Felipe disse:

    Irmão, você deve estar chateado com a superficialidade da igreja mesmo, já foram 2 blogs seguido que de alguma forma fala deste assunto,este e o anterior :). Mas temos que continuar falando mesmo pois é algo que se entranhou de maneira nociva no corpo da igreja.
    .
    Nos jovens isso é particularmente preocupante porque, bem, o jovem é o futuro da nação, a base sob a qual a sociedade do futuro irá se estabelecer, etc. Se a igreja para voltar aos eixos precisa voltar para a Palavra, sã doutrina, uma nova Reforma, ou o que seja, no caso dos jovens eu prefiro falar que ele precisa de orientação (vamos excluir dentre estes aqueles que não quer nada com nada pois sabemos que eles existem )
    .
    O jovem mais do que ninguém precisa ser orientado pois a sua pouca vivência o torna suscetível a modismos, afinal o jovem vive a dilema de querer ser aceito no meio e ao mesmo tempo formar a sua própria identidade. E cada dia mais se requer deste jovem, se exige que ele saiba mais entupindo-o de informação com pouca orientação de como usa-la.
    .
    Para mim o melhor exemplo vem de Samuel que depois de devidamente orientado pelo projeta Eli pôde dizer “fala que teu servo ouve”. Orientação e obediência, para mim isto caracteriza a juventude cristã.
    .
    Então, para os nossos queridos jovens, eu digo: Caia dentro da Palavra, busque a presença de Deus com todas as forças que só a sua juventude pode dar, ore e jejue. Cerque-se de pessoas que abençoam. Busque um parceiro de oração. Seja um bom filho, para que no futuro vc seja um bom marido e pai. Respeite a sua namorada. Tem dúvidas quanto à sua fé ? busque orientação do seu pastor (se vc acha que não precisa de um, reconsidere). Tá difícil de ser crente, diferente no trabalho, em casa, no clube, se sente mal com isso ? Bem vindo à vida cristã, estavamos sentindo a sua falta.
    .
    Ha sim, já ia me esquecendo, o vídeo me fez me sentir um lixo tb. Crente de araque que eu sou. E hoje que tinha sido um dia tão bom :).
    .
    A paz.
    .
    Luiz Felipe

    • Luiz,
      esse modelo de igreja que está aí é falido, não teria como eu não me chatear com o circo que virou a sagrada Igreja de Cristo.
      Dê uma lida em “O fim de uma era”, de Walter McAlister (www.editoraannodomini.com.br), foi eleito “Livro do Ano” no Premio Areté e fala exatamente sobre isso. Acho que vc vai se interessar.
      Não diria nem que estou chateado, estou desolado. O remanescente fiel a cada dia diminui, a apostasia cresce, o jesus-ídolo torna-se mais adorado que o Jesus da Bíblia, práticas apócrifas invadiram a igreja, estamos mundanos… e achamos que fazer um show na Globo é avivamento.
      Estamos mal, mano.
      Deus o abençoe.

      • Luiz Felipe disse:

        Não sei se a brincadeirinha no inicio deu a entender algo diferente (me desculpe por isto) mas por via das dúvidas esclareço que continuo concordando que temos sim que levantar a voz sobre a situação da igreja atual. Aliás, isto é tão urgente que em outros sites e blogs o assunto é recorrente. O último blog do Bp. Walter Mcalister tem como título “A Igreja Adultera”, não li ainda, mas dá para imaginar o que vem por ai.
        .
        Quanto ao livro, boa dica, já tinha lido é uma leitura edificante e esclarecedora. Aguardo ansiosamente o próximo livro do Bispo.
        .
        A paz.
        Luiz Felipe

      • Oi, Luiz, paz!
        Eu li o post e o livro do Bispo Walter. Pode ter certeza que ambos sao boas leituras.
        Como ele disse de meu livro, “finos manjares” rsrs.
        Deus o abençoe!

  23. Lelê (Alessandra) disse:

    Mauricio,
    Eu já tinha visto este vídeo!
    É realmente muito forte!

    Mas acredito que o Brasil nunca nem vai passar por isso, pois aqui há liberdade de culto! Os brasileiros acham que tudo é motivo de festa. Se as coisas vão bem, celebra-se. Se as coisas não vão bem, celebra-se para esquecer as mazelas! Eu acho que só aqui no Brasil é assim, tudo tem um motivo para celebrar! E isso é muito ruim! Pois há tempo de alegria, mas tb há tempo de lagrimas, de luto e de tristeza. E em todos os momentos, consigo ver a mão de Deus sob aqueles que o amam!

    Brasileiro é que gosta de celebrar, adora uma festa! E os jovens só seguem os pais, seus exmplos!

    Compartilho da sua percepção, mas não culpo só os jovens! Eu acho que falta decencia e seriedade no Brasil em geral!

    Bjss na familia e em vc!

  24. isac disse:

    Irmão Mauricio estou muito emocionado por estas palavras! confesso que meus olhos se encheram de lágrimas! com toda a verdade que você escreveu, pois é exatamente assim que penso! saiba que você não esta só! a muito eu diria que até mais de 7 mil! porém queria apenas comentar deixar algo a se pensar sobre aquele post que sobre música do mundo! e dizer que seria algo estranho parar pra ouvir música do mundo ainda que venha nos fazer bem! acho que uma das maiores ferramentas que satanáz tem usado pra desviar o jovem é o entretenimento
    com as coisas seculares e tudo começa com uma musiquinha ali e outra acular e por aí vai… mais agradeço muito a DEUS por ter te inspirado por esse lindo post! tudo para a glória de DEUS!!! que vidas possam ser transformadas.. paz do SENHOR

    • Isac,
      obrigado pelas palavras gentis.
      Tb me emocionei ao ver o video. Nos envergonha e nos chama à ação.
      Sobre o post da música, o que penso está exposto ali, creio que é desnecessário me alongar. Mas respeito sua opinião.
      Fique na paz de Cristo, a quem eu sei que vou amar, por toda a minha vida vou amar… 😉

  25. sandra Moraes disse:

    Olá Maurício,

    Sinto-me envergonhada pelo evangelho tosco que nós brasileiros vivenciamos. Sei que a salvação é pela graça de Deus mas preocupa-me muito que sendo assim nós nos acomodemos, já que somos salvos. Cadê o nosso amor pelas almas? Essa mensagem não é somente para os jovens e sim para nós que somos “velhos de igreja”. Se as nossas igrejas estão assim é porque nós os mais velhos permitimos que isso um dia acontecesse. Precisamos avaliar que tipo de cristãos nós somos. Que venha uma reforma ou que venha logo o Rei dos Reis. Maranata!

  26. Adonis disse:

    Religião é para idiotas. As pessoas devem ser ateias e se conformarem que após a morte nada mais existe. A crença em um ou vários Deuses e as inúmeras religiões que disso decorre nada mais são do que uma forma preencher o vazio da vida, uma forma de ignorar a própria fragilidade, um motivo singelo para continuar a viver. Igrejas são nojentas, basta ver o que elas fizeram no passado e o que fazem no presente. Sempre foram instrumentos de dominação de alguns poucos intelectuais oportunistas sobre uma massa de ignorantes. A religião é o câncer da humanidade e Deus a maior mentira já criada e também a maior causa de intolerância, tragédias, desgraças e guerras de todos os tempos.

    • Querido,
      no dia seguinte a nossa morte descutimos esse assunto. E aí deixará de ser achismo e passará a ser realidade.
      Aí a gente vê quem tá certo.
      Até lá, que Deus te abençoe.

      • isac disse:

        Irmão Maurício chorei por dentro ao ver este post e este lindo vídeo desta jovem de DEUS!
        Ah! aonde esta nossos Jovens que tem o ardo no peito pelas vidas que se perdem bemna nossa frente! as vezes passamos horas falando com um amigo que não é crente e não falamos uma palavra sobre JESUS! preferindo conversar assuntos futeis! Meu DEUS vem abrir nossos olhos! alerta-nos Senhor! Glória a DEUS pois Sei que ainda tem mais de sete mil que não se curvaram a esse mundo a esse sistema mal! paz do Senhor a todos

      • Amem, Isac.
        Disseste tudo.
        Deus o abençoe.

      • Adonis disse:

        Fico me imaginando qual a finalidade de estarmos na Terra… Passamos alguns anos aqui, sofremos, rimos, nos reproduzimos e depois morremos. E tudo isso para ir para o Paraíso? Aff Se todos vão para lá, até os assassinos da Inquisição, das Cruzadas, do Nazismo, e mais recentemente os pedófilos e os oportunistas que ganham dinheiro fazendo os outros de trouxa ou se aproveitando da idiotice alheia, por que seu deus não nos levou direto para o lado dele? Era tão mais simples e evitaria toda essa putaria e os assassinatos cometidos por todas as religiões em nome de deus.

      • Adonis, querido,
        Deus nos criou em estreiteza com ele
        Mas nós O desobedecemos. Sabe aquela velha e empoeirada palavra, “pecado”? Pois é, nada mais quer dizer do que isso: desobediência do ser criado ao Criador.
        A desobediência voluntária nossa nos levou para longe dAquele que é puro. Para isso, como diz o apóstolo João em seu evangelho, capitulo 3, versículo 16, “Deus AMOU o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
        Cara, olha que coisa linda: motivado por amor, Deus não deixou barato esse afastamento do homem: se fez como um de nós para que, ao morrer numa Cruz, pagasse o preço que eu e você teríamos de pagar. Lindo demais isso, cara! É o que se chama na Bíblia de “Graça”: um inocente pagou a pena no lugar dos culpados, voluntariamente.
        Se vc quiser entender mais sobre essa loucura, Adonis, leia a Bíblia, nem que seja por curiosidade. Pode ler com o olhar mais critico do mundo, não tem problema. Comece pelo evangelho de João (o Quarto livro do Novo Testamento). Se vc não tiver uma em casa, tem montes online. E aí as respostas ao que vc colocou vão começar a pular diante de seus olhos.
        Um abraço forte, na paz dAquele que olhou as Cruzadas e a Inquisição e se entristeceu.

  27. Bonito testemunho. Comparando a realidade essa jovem com a dos jovens brasileiros (em geral), é que ela não deixou de ter fé nos momentos difíceis, pelo contrário, sua fé aumentou. Já por aqui, infelizmente, muitas pessoas usam Deus para relações de barganha: troca a fé pela cura,status social,prosperidade. Deus não mora na Igreja,nem em cima, embaixo, do ladinho, dentro ou fora: Ele está conosco sempre, em tudo e com todos. Deus não é evento, é cotidiano.

  28. Caro Maurício,

    Graça e paz,

    Como não chorar e perceber que não são apenas os jovens que precisam conhecer a verdade do Reino de Deus. Reconheço que preciso me reconverter. Sinto vergonha da minha fé egoísta. Obrigado por seu texto e obrigado por compartilhar esse video. Eu precisava disso.

    Continue a ser usado pelo Espirito Santo em divulgar o evangelho puro, simples e legitimo.

    Deus te abençoe,

    Paulo

    • Paulo,
      fico feliz de ter sido canal de bênção na tua vida.
      Quando vc se reconverter espera um pouquinho por mim que eu tb tou tentando…mas um dia eu me torno crente de verdade, como essa menina.
      Deus te abençoe, mano

  29. Blog do Lino disse:

    Confrontante esse testemunho!
    Confronta nosso cristianismo, o que pregamos e o que vivemos.
    Misericórdia, Senhor.

    Deus te abençoe Maurício.

  30. Fernanda Marreiro disse:

    Oi Maurício,

    Graça e paz! Já tinha ouvido muito vcs falarem sobre este congresso no Moisaco Cristão…não tinha ideia de como era esse evento. Estou muda diante das palavras dessa garota. Sou cristã? É a pergunta que ficou em meu coração.

  31. Olá Maurício, graça e paz. Tanto seu texto quanto o vídeo são fortes e dignos de ser lido e assistido, e depois disso, mudar atitudes, palavras, pensamentos que verdadeiramente expressem o Reino e o amor de Deus ao perdido… Essa tem sido minha oração todos os dias, que o Senhor desperte essa geração a partir de minha própria vida, para um compromisso verdadeiro e real com Sua Palavra, com a Sua vida e com o Espírito Santo guiando-nos em todo o tempo.

    Abraços sinceros, no amor de Cristo, Geziel Freitas…

    • Geziel,
      são palavras como as suas que me enchem de esperança.
      Um dia espero parar de ter vergonha dos jovens, de partes da igreja…de mim…
      Até lá, contamos com a graça de Deus.
      Abraço, queridão, no amor dEle.

  32. […] Apenas Share this:TwitterFacebookMaisEmailGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso […]

  33. Olá Maurício, é uma triste verdade relatada no seu texto,
    Tomar a sua cruz e seguir Jesus é um compromisso que nem todos querem assumir, pois é negar aos próprios desejos para obedecer à vo
    ntade de Deus, ela simboliza sofrimento. Ele nos ordenou que fôssemos separados e não nos conformássemos com este mundo (Rm12:2) onde as músicas, a arte, a filosofia, as diversões e os padrões éticos são contrários aos princípios estabelecidos por Deus(Jo7:7) mas são muito poucos os jovens que aceitam serem caluniados, injustiçados, boicotados, perseguidos, desprezados(I Pe2:21) por obediência, antes desejam agradar ao mundo, querem ter compromisso com Deus, mas também namorar o mundo na verdade se envergonham do evangelho de Jesus Cristo e estes não tem parte com Deus (Mt 25:41).
    Os cristãos são peregrinos neste mundo, por isso não o devem amar nem procurar vida regalada, cheia de vitórias com sabor de mel, tampouco perder horas com distrações, entretenimentos que fazem perder o foco de qual a real missão aqui nesta terra (Jo 17:21).
    Me alegro muito com a vida desta garota, e intercedo a Deus para que mais jovens tomem esta decisão de obedecer a Cristo apesar das adversidades, pois sei com conhecimento de causa como é gloriosa a vida de quem sofre por se posicionar, por amor a Deus e pela defesa do evangelho.
    Deus continue lhe abençoando.
    Beijo e paz.

  34. […] Santa > Cuidado com a santa ceia Blog Apenas > Tenho vergonha dos jovens cristãos Voltemos ao Evangelho > Estagnação Intelectual – Você ama a Deus com toda a sua mente? (4) […]

  35. Tiago Rosas disse:

    Cada dia que passa, percebo o quanto distante ainda estou do centro da vontade de Deus! Percebo o quão desgraçado tenho sido ao supervalorizar meus interesses e relativizar os interesses de Deus. Me vejo arrogante, vaidoso e prepotente ao pensar que tenho feito muito, quando NADA é a palavra que classifica melhor meus atos de justiça! Ainda estou longe do alvo. Ajuda-me, Cristo! Ajuda-me. Eu quero acertar.

    • Querido irmão,
      Teu comentário me deu um arrepio.
      Se todos os jovens cristãos da atualidade expressassem o que vc expressou agora a Igreja seria muito diferente.
      Deus o abençoe.

  36. Sérgio Müller disse:

    Olá Maurício,

    Parabéns! Outro belo texto. Já estou ficando “viciado” nos seus textos….rs,rs,rs. Agora estou esperando com ansiedade pelo lançamento do seu próximo livro.
    Bom, quanto aos jovens tenho que lhe dizer que hoje os jovens da igreja que frequento (Comunidade Cristã Síloé em Joinville – SC) estão fazendo um trabalho maravilhoso. Antigamente eles também eram assim, do jeito que você mencionou tão bem no seu texto. Só queriam saber de shows e louvorzão. Mas aí começaram a fazer coisas diferentes e que até assustaram muita gente na época, tipo montar uma pista de skate para brincarem depois do culto. Eles receberam muitas criticas (até minhas), mas nosso pastor deu apoio. Percebeu que a coisa era séria. Na época eles reuniam cerca de 20 jovens aos sábados. Então, começaram a fazer discipulado entre eles. Começaram a evangelizar nas praças e Shoppings. Montaram estratégias bacanas de grupos pequenos de estudo bíblico. E o Senhor foi abençoando a seriedade deles. Hoje, eles o trabalho deles é fantástico. Eles chegam a reunir mais de 500 jovens aos sábados, e não para ouvir música ou se divertir, mas para adorar ao Senhor. Eles tem um pastor jovem que os dirige, e só entre eles mais de 100 foram batizados nas águas no ano passado. Quando eu chego nas terças-feiras na igreja para ministrar estudos bíblicos, encontro vários desses jovens pelos cantos da igreja, de dois em dois, discipulando um ao outro. É algo tremendo Mauricio, você precisa ver.
    No final do ano houve o tradicional culto de passagem de ano. Pois a igreja devia ter umas 500 pessoas presente (pouco porque aqui é muito perto da praia e várias pessoas passam o final de ano nelas), mas dessas, 80% dos que estavam no culto eram esses jovens.
    Eu já fui muito critico do trabalho deles, e sempre estou de olho no que acontece, mas confesso que tenho de “tirar o chapéu” para o que eles estão fazendo, ou melhor, para aquilo que o Senhor tem feito através deles.
    Grande abraço!
    Pr. Sérgio Müller
    Joinville – SC

    • Querido Pr. Sergio,
      Como é lindo encontrar esses focos de resistência.
      Saber que há jovens que conhecem o verdadeiro Cristo e labutam com amor ao Reino para levar o Evangelho, ser sal e luz e discipular.
      Ah, se todos fossem assim, com o ardor do Espirito em suas almas!
      Deus o abençoe.

  37. […] Blog APENAS (conforme dados da licença Creative Commons acima citadas na integral) -21.167520 -51.041307 […]

  38. Ree disse:

    Ahhhh, mano…

    Acredito que os jovens ‘vacilantes’ estão nesse estado letárgico há bastante tempo – lembro dos caminhos trilhados por muitos de uma igreja tradicional (!!!) de minha cidade a partir dos idos anos 90. Agora a situação explode junto com o crescimento de igrejas, com a expansão da rede www, da internet, do online aqui-e-agora. Tudo está tomando a dimensão de superpopulação, que antes não tinha; as coisas ocultas estão transparecendo, aparecendo, se revelando e gerando angústia em todos os cristãos que vivem e desejam continuar a viver o Evangelho de Cristo.

    A igreja claudicante se ajusta ao crescimento de tudo nesse mundo, dos excessos, das armadilhas mundanas, dos falsos pastores, profetas, cristãos, irmãos, denominações e por aí vai. Pois é, é assim que é.

    Mas não é assim que vamos viver, né mesmo? Se conseguimos ter olhos de ver (e até mesmo de muito chorar), ouvidos de ouvir, boca pra falar a Palavra cortante e acolhedora, braços pra abraçar com o Amor de Deus que nos é dado, mãos pra afagar o próximo como se ali estivesse Jesus, bem, ainda que restem 144 mil a resistir a toda essa degeneração, vamos nos reeencontrar na Casa do Pai. E aqui deixaremos aquilo que interessa, porque, na essência somos (e temos que ser, essa é a questão!!!) servidores do Reino, servos de Deus, amigos e irmãos em Jesus.

    Sabe mano, é crendo firmemente nisso que estou aqui lhe falando que consigo resistir a esse bombardeio/gospel, a tanta briga e esgarçamento da igreja; não consigo mais ler quase nada na rede de tão enjoada que fico, nem acompanhar quase ninguém porque pressinto cheiro de enxofre na maioria da(s) ‘palavra(s)’ que anda(m) por aí: no espaço virtual e no real. Gente é gente, mas gente de Deus deveria (e TEM QUE!!!!) se emendar rapidinho e trocar as fraldas, sob pena de se afogar na caquinha 🙂

    Maranata, mano querido! Continue sendo o profeta que Deus abençoa e cuida 😉

    Bj no ombro

  39. Vilsinho disse:

    Maurício, gostaria de parabenizá-lo pelo texto. Realmente, muitos dos nossos jovens ainda não tiveram um verdadeiro encontro com o Senhor. Trabalho com filhos de pastores aqui no Espírito Santo, e a situação não difere muito. Filhos de pastores que não refletem Jesus em suas vidas. Igrejas que atraem os jovens pelos eventos, e não pela mensagem de salvação do Jesus crucificado e ressurreto.
    Precisamos de uma nova reforma em nossos dias…

    Graça e paz!

    • Vilsinho,
      Obrigado por suas palavras .
      Essa realidade é nacional e, até, internacional.
      Não queremos mais tocar o violão na praça cantando Salmos e cânticos espirituais. Queremos ser Hillsong, com laser, holofotes e cabelos cortados na moda.
      São nossos tempos. Maranata!
      Te abraço, no amor do Senhor.

  40. Jorge Paulo disse:

    Os postos de gasolina, nas Lojas de Conveniência da Cidade de Limeira, ficam cheios de jovens “passando o tempo”, muitos com sons altos ligados e muitos “ligadões” nos sons que somente eles escutam dentro de si mesmo… Que os jovens convertidos ao Senhor Jesus leiam o artigo e se nada estiverem fazendo, entrem no contexto bíblico que diz: “… a nós cabe o corar de vergonha…”! Se não tiverem a audácia do Espirito Santo para falar o amor de Cristo a estes jovens, que ao menos ore! E porque não nós adultos também? Que Deus nos sacuda!

    Foi com essa introdução que este artigo chegou aos amigos de Limeira! Excelente contribuição Zagari!

    Deus o continue inspirando e usando para Sua Glória!

    Em Cristo,
    Jorge Paulo – Limeira/SP

    • Amem, Jorge, irmão amado.
      Combatamos o bom combate com flores e com a espada do Espirito. Nossas armas sao espirituais e é assim que esses jovens do “batidão” serão ganhos: quando os nossos dobrarem os joelhos, intercederem e saírem do ar condicionado dispostos a levar a mensagem da Cruz àqueles que poderão lhes tacar pedras.
      Que o façamos com alegria!
      Deus te abençoe, mano, te abraço.

  41. luisimperator disse:

    Olá, Maurício.

    Qualquer doutrina que prega a fé inquestionável e desrecomenda o raciocínio lógico atrairá seguidores que não são lá os mais brilhantes.

    Att

    • Graças a Deus não é esse o caso do cristianismo.
      Se vc estudar Anselmo (fides quaerens intellectum), Tomás de Aquino e suas Cinco Vias e outros pensadores cristãos verá que a fé cristã, embora tenha na fé seu alicerce-mor, tb encontra na razão razões para a fé.
      O próprio Descartes não descria na possibilidade e a posicionava no númeno.
      E não são só os antigos. Sugiro que vc leia este artigo:

      http://gospelbrasil.topicboard.net/t2601-cientista-prova-a-existencia-de-deus

      A graça e a paz do Salvador sejam com vc. Te abraço, no amor incompreensível daquele se fez carne por mim e por vc.

  42. […] Li algo em um blog que reflete uma realidade:  ”Claro que não tenho vergonha de TODOS os nossos jovens cristãos. Mas preciso dizer uma verdade: se Jesus dependesse de uma enorme parcela dos jovens cristãos brasileiros dos nossos dias para cumprir a Grande Comissão, a mensagem do Evangelho morreria. Deixaria de ser divulgada. Porque olho em volta e o que vejo são muitos garotões e menininhas fúteis do ponto de vista espiritual, que se interessam em ir para a igreja por causa da festa. Para cantar, pular, gritar, encontrar amigos, namorar e comer uma pizza depois do culto dos jovens. Mas que nas suas escolas e faculdades, na sua vida familiar e no dia a dia vivem de modo tão inútil para o Reino de Deus como qualquer jovem não-cristão. Se você acha que minha visão é pessimista demais, pergunte aos jovens de sua igreja para quantas pessoas ao longo da última semana elas pregaram sobre o amor de Cristo. Quantas estão mais interessadas na eternidade do que no vestibular e na carreira? Quantas veem seus amigos indo para o inferno e choram por eles em oração noite após noite diante de Deus? Que sacrifícios estão dispostos a fazer por Cristo e pelos perdidos? Nossos jovens mal oram, mal conhecem o conteúdo das Escrituras, não há interesse por fazer um seminário teológico, não praticam as disciplinas espirituais, não estão nem aí para missões: querem é pipoca, cinema e ar condicionado. Não vejo fogo em seus corações pelo Espírito Santo, vejo uma preguiça desanimadora para as coisas de Deus.” By Maurício Zágari (https://apenas1.wordpress.com/2012/03/01/tenho-vergonha-dos-jovens-cristaos/) […]

  43. […] no https://apenas1.wordpress.com/2012/03/01/tenho-vergonha-dos-jovens-cristaos/ -11.674824 -61.190992 CompartilhePrintGostar disto:GostoBe the first to like this […]

  44. Fabiana Martins disse:

    Chorei de vergonha de mim.Graças à Deus por sua vida e seu grande amor ao Pai.

  45. É nessas horas que perguntamos: cristãos como essa garota conseguem ser adeptos de um troço chamado Teologia da Prosperidade? Será que ela acredita que tudo que ocorreu na vida dela foi porque havia uma maldição hereditária sobre sua família ou ainda, porque faltou fé? Eu, jovem que sou, me pergunto: a que ponto chega meu compromisso com Jesus? Estou encurvado como o trigo ou “olhando” por cima como o joio? Quais marcas eu trago? A da promessa de bênçãos terrenas intermináveis? Ou da promessa que os sofrimentos terrenos são leves e momentâneos e não se comparam com o grande gozo que teremos ao estarmos com Cristo eternamente?
    Enquanto isso, os jovens brasileiros estão participando das arenas jovens, das raves gospel, das campanhas bizarras para conseguir namoro!
    Espero que o mesmo sentimento de vergonha tenha atingido os que estavam ouvido a pequena garota falar.
    Deus nos abençoe e nos ajude, Mauricio.

  46. […] Blog APENAS (conforme dados da licença Creative Commons acima citadas na integral) Share […]

  47. nilvander disse:

    no! isso é a mais pura verdade ! n tiro sua rasão de ter vergonha de muitos de nos ! o que mais irrita e que messmo diante de tudo que acontece ! nada muda e muitos continuam a messma coisa ! eu tenho que aprender a mudar muita coisa ainda ! eu não entendo o que acontese na minha mente e no meu coração eu n sinto nada e numca senti muito sei o que devo fazer, ate tento mais quando comesso a ir bem ! augo acontesse e nao consigo presegir ! eu caio em tentação eu oro mais n sinto nada !. augo que me fais desanimar muito com minha igreja é que junior ! walisson ! e eu somos rejeitados de uma forma impresionante ! primcipaumente pela juventude, nao sei porque. todos nos pecamos ! eu odeio pecar ! mais augo que não entendo, e como eu n consigo largar a Deus de jeito nenhum, e nem quero ! ja pensei em suicidio ! mais tambem não ocorreu como deveria, de quauquer jeito e a pior saida ! eu tenho é que tomar vergonha na cara e não dexar essa coisa esquisitas que da no meu coração e na minha mente me dominar ! e ficar falando ums trem na minha cabessa e me desanimando ! disconfio do que isso possa ser ! mais e tão dificio ! e achar igrejas que nos ensine a morrer por cristo ! a viver para cristo ! devemos ser ensinados que ! ser martilizado, humilhado, rejeitodo, pisado, cuspido , e odiado por causa do nome de cristo e bom e nessesario ! pois se formos ensinados todos os dias assim qualquer dificuldade que passarmos ! ja vamos estar esperando e ai sim vamos fazer aida mais ! eu sei disso ! mais meu Deus como sou fraco ! vendo esse vidio vejo como sou idiota e quão nojento sou ! ela sim e mulher de Deus ! nossos jovens não pregam porque não tem vergonha na cara e nem presam muito pela sauvação ! eu ainda prego ! mais pouco ! ta na ora de eu comessar a aguir ! quero dexar uma musica pra todos que lerem isso ate o fim ! como você fez ! ” a grasa da garsa” essa musica mostra muita coisa muito boa e muitas verdades duras e alimenta ! mais para você entender ! te aconselho a escutar com atenção e muitas vezes ! tenho sertesa que vpcê vai amar a letra e que muitos vão ranger os dentes diante dela ! é rep mais Deus fala atravez dessa musica ! shalom : paz do senhor ! e que Deus te abemçõe ! ass : nilvander

    • Querido,
      eu vejo que vc está carregando um peso enorme na mente e na alma. Sugestão? Converse com seu pastor. Exponha o que está havendo. Abra seu coração com ele. Seu pastor é o homem que Deus pôs para zelar pela tua alma, mas ele não tem como saber o que se passa dentro de vc se vc não se abrir. Procure-o. Viva uma vida de devoção, em oração e leitura da Palavra. O resto Deus fará.
      Confia, Nilvander.
      Abraço apertado e a paz do Cristo ressurreto.

  48. PAULO ROBERTO disse:

    Acho lindo esta experiencia.

    As experiencia dos outros nos edifica muito mas as nossas nos edifica e nos marca .

    A nossa leve e momentânea tribulação não se compara com tamanha gloria de que a de se revelar.

    Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

  49. Victória disse:

    Que verdade! Mesmo com meus 17 anos, devo concordar. Se os jovens soubessem a força que eles têm dentro da Igreja, mudariam de atitudes. Infelizmente, para muitos, o templo deixou de ser local de adoração para ser local de passeio. A nós, que conseguimos enxergar essa realidade, cabe orarmos. Eu ainda acredito na geração de adoradores que ainda está porvir! Deus te abençoe, irmão. Que o Espírito Santo permaneça sendo a sua fonte de inspiração. Abraços!

    • Fico feliz que minha pequena reflexão te levou a essa grande reflexão, Victória. Vocês são uma potência. Choro quando a vejo desperdiçada.
      Obrigado pelos desejos, que tomo como orações. Preciso, e muito.
      Deus te abençoe!

  50. lilianpego disse:

    Reblogged this on Lilian Pêgoe comentado:
    Um texte e um testemunho que mexeram muito comigo e não deixei de sentir-me envergonhada por fazer tão pouco pela obra de Deus!

  51. Mauricio Obrigado por postar esse lindo video. Simplesmente não contive as lágrimas.. A mensagem dessa amiga coreana atingiu meu coração em cheio. Eu só sei que estou pensando muito em minha vida cristã. Esse video me despertou e me mostrou que cristianismo é sério e ser discípulo de Cristo exige tudo de nós. Abração.

    ( Vou postar no site do Atitude!!!!! Colocarei o link do blog.)

  52. Paz Mauricio

    Parabéns pelo seu blog, confesso que logo me mandaram o link pra mim no meu face! fiquei curioso pra saber o por que deste tão assustador titulo meio que me assustou mesmo e perguntei a mim nossa será alguém revoltado?
    más em ler me alegrei por ver este alguém chamado Mauricio Zágari reconhecendo e se preocupando com os jovens que ainda estão por aí a fora.
    A igreja tem vivido tantas coisas hoje em dia as ministrações que os ministérios de louvor conhecidos e que estão ai na midia viraram show, já não dizem mais cultos e sim show.

    vou compartilhar algo que mandei ao meu amigo agora pouco olha
    eu postei no meu status

    “Eu to cansado ver tanta gente que publica aqui nos status mensagens tao bonitas que falam de Deus o nosso grande Criador, mas só ficam na teoria e a prática fica bem distante não há coloca tudo aqui que expõem aqui em ação.
    Viva aquilo que você expõe
    Pregue somente aquilo que você viveu ou tem vivido.
    Faça a diferença entre os que não fazem.
    Sejas testemunho um exemplo de um verdadeiro CRISTÃO”

    em resposta ele me disse:

    Só devemos amar a todos mesmo que fique aqui em palavras faça sua parte e ajude aquele com dificuldade ,seja vc mesmo Jesus amou e ama mesmo eu e vc sendo tão pecadores !!! ñ fique cansado por isso mais sim por ver tantas pessoas no mundo que ñ conhece a Jesus!!!

    Respondi a ele

    o que eu quis dizer não esta relacionado ao AMAR, eu quiz dizer de pessoas que postam coisas aqui no face e não as cumprem, claro que não cabe a mim julgar ninguem, quem sou eu Jesus disse: “não julgueis para nao ser julgado”. só disse que somos ser exemplos não apenas na teoria e sim nas atitudes, por que de me vale a terioria se nada eu por em prática é como a palavra Santa e eu me alimentar e meditar e nada por em pratica onde fica o IDE né, como diz em Isaias 6 onde uma voz clamou a voz do Deus altissimo A quem enviarei e quem há de ir por nós? cabe a nós né ouvir o chamado e nao apenas ouvir corresponder e dizer Eis-me-aqui Senhor. bom espero que entendeste AMEM

    enquanto ao video é muito forte mesmo, menina forte né são pra poucos.

    bom gostei pra caramba do seu blog visitarei sempre se puder visita o meu http://leandrokidio.wordpress.com/

    • Querido Leandro,
      fico feliz por minhas reflexões terem te edificado de algum modo.
      Certamente vou olhar seu blog, será um prazer.
      Muito obrigado por essa comunhão, virtual mas carinhosa.
      .
      Deus te abençoe com a verdadeira vitória do cristão!

  53. Alexandre disse:

    Olha amado…infelizmente satanás tem se aproveitado dos mínimos detalhes como sempre, hoje as facilidades e o imediatismo que vivemos tem contribuído muito.
    Hoje a facilidade de um adolescente ter algo ou alimentar os seus desejos e prazeres digamos que tem sido instantâneo.
    Bom…não justifica o comportamento que estão levando, e é a mais pura verdade oque diz querido.
    Oremos…porque como disse, eles são o futuro, e infelizmente esse é o futuro de um pai e mãe sem responsabilidade e compromisso com a obra de Deus.
    Cego pelo seu desejo…assim caminha o homem.
    Isso tem sido uma epidemia entre os jovens, mas se alastrando muito rápido entre todas as idades nas igrejas.
    Oremos
    Abraço e paz

  54. Silmara A Brum disse:

    A Paz de Nosso Senhor esteja com vc, fiquei muito emocionada com este testemunho…infelizmente não são só os jovens cristãos que estão se deixando levar por banalidades, alguns irmãos que já estão a muito tempo na igreja talvez não estejam dando o bom testemunho aos seu filhos ou então se deixando levar pelos”manjares deste mundo” por terem se esquecido do “seu primeiro amor”.O que nos resta é orar por todos jovens e adultos cristão e por fim o povo coreano e agradecer grandemente ao nosso Senhor Jesus Cristo por nos permitir nascermos num país como o Brasil…que mesmo ainda com muito preconceito , temos a liberdade de escolher nosso caminho…
    Um Abraço e que Deus o abençoe…

  55. Fábio disse:

    O que será das gerações futuras?

    Que evangelho será pregado por esses?

    Misericórdia de nossos filhos e netos…

  56. Não tem como não se envergonhar…me casou varias reflexões…

  57. […] 11. Tenho vergonha dos jovens cristãos […]

  58. […] Tenho vergonha dos jovens cristãos […]

  59. Rafael Costa disse:

    …Eu só preciso acordar e ajustar algumas coisas em minha vida, estou pedindo a Deus que me ajude nisso, tenho promessas de Deus, e sei que através do Deus que capacita, posso ser uma bomba em suas mãos para destruir fortalezas do inimigo através do seu poder, e pregar o evangélio as nações, essas é a promessa de Deus feita a mim pessoalmente, e estou estudando pra isso.
    Peço as orações dos Irmãos!

    • Amem!
      Deus o abençoe!

      • janderson disse:

        acho mt bonito o q eu acabei de ler e agradeço pois foi uma palavra de incentivo para mim, o meu receio e que esse vídeo circulando na internet possa causar possíveis problemas na missão dessa joven em pregar o evangélio pois se isso cair nas mãos de pessoas mau intencionadas pode ser motivo de prisao e até morte para essa jovem.

      • Não creio que seja o caso, Janderson, visto que ela mora nos EUA.
        Mas fico feliz pela sua preocupação com ela.
        Deus o abençoe.

      • janderson disse:

        me desculpe pelas palavras não é minha intenção ofender agradeço mt a Deus pela sua vida amado irmão em Cristo eu realmente precisava destas palavras q Deus continue te abençoando. OBS: não há necessidade de colocar essas duas mensagens no site. mais uma vez obrigado!

      • Que as bençãos venham em dobro sobre ti, amado.
        Te abraço, na paz de Cristo.

  60. Natasha Moreira disse:

    Eu, jovem, 22 anos, me envergonho de estar onde eu estou. Jovens mulheres cristãs: tão preocupadas com vestidos e comprimento dos cabelos, e eu ñ estou isenta disso. Como uma página do Facebook disse: “talvez as lutas e perseguições nos impulsionariam a ir mais adiante, a ter mais audácia”; É tão fácil escolher uma roupa e ir para o culto, ler um versículo ou outro, muito comodismo e conforto,e ainda acho q estou fazendo o certo. Não, não estou, nem sei o q estou fazendo… ”brincando de ser crente” como meu pastor disse… depois desse vídeo eu ñ sei o q estou fazendo, sinceramente. Deus a abençoe, pq ela está lutando e possivelmente sofrerá perseguição por isso, e ela ñ recuará nem 1 mm.
    #Vergonhoso

  61. José Muniz disse:

    O ser humano, desde a mais remota antiguidade, procura o prestígio e o poder. Procura ser notado em vez de fazer coisas notáveis. A igreja, via de regra, tem se preocupado muito com a vitória material de seus fiés. E os mais jovens, que estão iniciando a jornada rumo à vida espiritual, ficam apenas com este paradigma, que é ter e não ser. A igreja não quer qualidade, quer quantidade. E quanto mais fiés tiver, maior será a arrecadação. A igreja católica foi estruturada sobre a “lama” e não sobre a rocha como Cristo mandou. E a base da igreja evangélica é a igreja católica. O problema não são os jovens. O problema é: Para onde a igreja está caminhando?

    • É, José, a coisa está complicada. Meu consolo é saber que em meio a toda essa lama está o remanescente fiel. Pessoas amorosas e piedosas, que vivem a fé com fibra e verdade. A Igreja não está morta, mas vive entre ossos secos.
      .
      Abraço pra ti, no amor de Cristo,
      mz

  62. Charles disse:

    Mauricio, tudo bem?

    Sou um jovem cristão e concordo plenamente com o texto. Confesso que me envergonho por muitas vezes por não fazer o que deveria. Oro e peço a Deus capacitação para contribuir para o Reino de Deus.

    Venho de uma linha legalista de pensamento, mas graças a Deus, fui liberto pelo evangelho da graça. Eu, porém, ainda estou colocando muitas ideias no lugar.

    Mauricio, sei que a linha é muito tênue, mas até que ponto a igreja deve oferecer entretenimento (num ambiente extraculto, que fique bem claro) aos seus membros a fim de promover comunhão entre os irmãos da comunidade da fé? É conveniente grupos de jovens promoverem bailes ou baladas a fim de entreterem a galera? Bem, como eu disse, estou repensando minhas ideias e gostaria muito da sua contribuição nesse ponto. Obrigado.

    Abraço, na paz do Mestre

    Charles

    • Olá, Charles,
      .
      fico feliz pelo que Deus esta fazendo em sua vida, mano.
      .
      Nao sou contra atividades extratemplo que promovam comunhão. Na minha igreja mesmo os jovens jogam bola juntos e fazem luaus na praia.
      .
      A questão toda é: que tipo de atividades são essas? Que “baladas”são essas? Se são apenas reproduções gospel de praticas do mundo eu sou contra.
      .
      Abraço, mano, Deus te abençoe
      mz

  63. Olá irmão, pois é fico pensando que isso já é um dos sinais que o Senhor Jesus disse: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mt 24.12.
    Penso também que isso é um reflexo da falta de exemplos por aqui. Por exemplo, essa jovem da China teve como exemplo seu pai e diversos servos do Senhor com quem ela teve a felicidade de conviver.

    Fika com Deus!!!

  64. Rogério disse:

    Bom dia meus irmãos em Cristo. Concordo com o que foi dito sobre a superficialidade dos jovens na maioria das igrejas hoje. Mas tenho 16 anos de vida com Cristo e vejo isso tanto em igrejas tradicionais como nas igrejas pentecostais e neo-pentecostais. Vou falar pela experiência na minha igreja. Nós temos todos os sábados encontro de jovens onde eles pulam e dançam louvando a Deus. Mas não fica somente nisso. Todos os sábados os mesmos jovens que pulam e dançam louvando a Deus no culto, ao fim desse fazem evangelismo nas ruas aqui de Florianópolis. Duas vezes por mês levam sopa e doações aos moradores de rua enquanto falam de Jesus para eles. Já encaminhamos várias pessoas que estavam na rua de volta para suas famílias com esse trabalho. E elas voltam pra casa conhecendo o Deus maravilhoso que os tirou dessa situação.
    Toda sexta-feira temos vigília e os jovens comparecem em peso. Temos vários jovens aprendendo outras línguas para saírem em missão por onde o Senhor enviar. Já temos jovens em Angola e em alguns estados do Brasil pregando o evangelho. .
    Em todos os cultos nós temos mais jovens que nos visitam ficam na igreja. É claro que não existe igreja perfeita. Nós também temos nosso defeitos. Mas nós temos visto resultados em vidas sendo salvas através dos jovens da nossa igreja.
    Eu concordo com tudo o que foi dito aqui, pois pular, dançar, promover encontros de jovens mas sem ensinar os jovens que tudo isso sem uma vida diária de oração e leitura da palavra, ensinar os princípios cristãos que estão na Bíblia e ensinar sobre santidade não vai formar uma geração de jovens que amam a Cristo mas sim um geração que gosta da farra.
    Nós estamos nos esforçando aqui em Floripa pois os apelos do mundo para os jovens da nossa cidade são esmagadores. Mas com Jesus Cristo no comando nós perdemos algumas batalhas mas estamos vencendo essa guerra contra as trevas. E no quando o Senhor Jesus voltar subiremos com ele. Mas enquanto estamos aqui levamos as boas novas do Reino de Deus para as pessoas.
    Que Deus abençoe a todos.

    • Olá, Rogério,
      .
      Deus siga abençoando e fortalecendo os jovens da sua igreja. Que cresçam cada vez mais na solidez de sua devoção e no amor pelo próximo.
      .
      Abraço fraterno, no amor de Cristo,
      mz

      • Rogério disse:

        Que Deus também continue te abençoando meu irmão. Não conhecia mas gostei muito do seu Blog. Não conhecia mas agora já está salvo nos meus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s