Hipócritas no amor

Publicado: 13/12/2011 em Amor, Amor ao próximo, Espiritualidade, Fruto do Espírito, Hipocrisia, Oração, Pecado

No post “O abismo chamado hipocrisia“, aqui do APENAS, tratamos em detalhes a questão desse pecado que, em sua raiz etimológica, tem o sentido de “alguém que desempenha um papel”. Ou seja, hipocrisia tem a ver com fingimento, teatralidade, mentira, falsidade. É quando vocé finge ser, sentir ou pensar algo que não condiz com a realidade. Ocorre que, em minhas leituras bíblicas, descobri, inesperadamente, que as Escrituras dão importância, embora muitos não saibam, a um pecado pouco falado que é a hipocrisia no amor.

Quando falamos de amor, é preciso que haja pelo menos dois participantes: o que ama e o que é amado. Isso em qualquer instância: amor entre homem e mulher, pai e filho, Deus e o homem. Então, se as Escrituras nos advertem sobre hipocrisia no amor, isso significa que há a possibilidade de ou o ser que demonstra amor ou o ser que recebe esse amor não estar sendo 100% sincero na realização desse sentimento. Foi quando me deparei com Romanos 12.9, onde Paulo, num contexto que fala sobre a racionalidade do cristão, ordena: “O amor seja sem hipocrisia”.

Nunca tinha reparado com atenção nessa ordenança: “O amor seja sem hipocrisia”.

E o apóstolo do Senhor é tão rigoroso nessa questão que compara o amor hipócrita a um mal que deve ser “detestado”. Tanto que a sequência do versículo estabelece: “Detestai o mal, apegando-vos ao bem”. Ou seja, aos olhos do apóstolo que, cremos, falou inspirado pelo Espirito Santo, fingimento numa relação amorosa é algo definitivamente detestável aos olhos do Senhor.

Fato é que muitos de nós vivem suas vidas amorosas de forma bastante hipócrita. E nao estou falando de adultério, mas de hipocrisia numa relação legítima. E isso em diversos âmbitos. Tive uma colega de trabalho que mentia ao marido sobre quanto dinheiro gastava por mês. Já aconselhei na igreja pessoas que simulavam orgasmos para agradar o cônjuge em vidas sexuais frustradas. Sei de casos de cristãos que mantém relações íntimas com seus cônjuges imaginando estar com outras pessoas. Conheço jovens moças de igreja que namoram rapazes só porque eles têm dinheiro, carro do ano e lhes oferecem outras vantagens materiais. Existem casais cristãos que vivem juntos sem expor com sinceridade plena aquilo que sentem e pensam. E há, até, quem se case sem amor porque… bem, para ser honesto, nem sei por quê.

“O amor seja sem hipocrisia” é mandamento do Senhor. Seja em que âmbito for. Não ame a Deus com subterfúgios. Não finja que ama quem não ama para que isso te gere benefícios financeiros. “O amor seja sem hipocrisia” significa, na prática, que o amor deve ser sem fingimentos. Deve ser franco. Transparente em todos os sentidos. Se houver problemas, que se busque o diálogo aberto e a oração. A tônica da sinceridade em um relacionamento amoroso segundo os padrões de Cristo é:  “Amado meu, o que o ocorre é isso, isso e isso. Vamos trabalhar juntos para que não haja nenhum fingimento em nossa relação?”. Caso contrário, se você persistir na teatralidade, estará persistindo naquilo que Deus detesta. É o que tenho tentado viver em plenitude na minha vida depois que esse trecho da Bíblia caiu na minha cabeça como uma bigorna.

“O amor seja sem hipocrisia”. Uau. Que mandamento.

Geralmente, quando pensamos em algo detestável aos olhos de Deus no âmbito da relação a dois entre homem e mulher, só o que nos vem à cabeça é o sexo fora do casamento e a traição. Será? Pois, se eu ou você trazemos a hipocrisia para dentro de uma relação de amor, diz Paulo, também estamos fazendo algo que, assim como todos os demais deslizes relativos a essa área de nossa vida, é biblicamente detestável.

Adultério, fornicação ou hipocrisia no amor… será mesmo que algum desses pecados é pior do que o outro?

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari < facebook.com/mauriciozagariescritor >

Clicando nas imagens acima e abaixo você vai para a livraria virtual das lojas Saraiva.

APENAS_Banner três livros Zágari

Anúncios
comentários
  1. patricia santos disse:

    Ah meu irmao Mauricio, nem sei como comecar a escrever. Seus escritos tem sido meus companheiros nas madrugadas, alguns ainda estou ruminando. Sabe, tenho estado tao presa as coisas desse mundo, tenho me refugiado em tanta ilusao e destracao, procuro derivar em novelas, sites de noticias, filme e nunca consigo me aquietar, desncar e confiar em Deus. Nao precisa ninguem me dizer desses erros, sei q amizade com o mundo e inimizade com Deus. Eu queria ter mais fe, queria me dedicar a obra, mas dai nao consigo nem da o primeiro passo que e uma disciplina de oracao, jejum, meditacao da palavra… Tenho vivido noites angustiosas, todos os dias quero e penso em fazer diferente, mas eu sempre falho. Seus escritos ficam em minha mente, tenho chorado a Deus, eu quero me encontrar de verdade com Jesus, eu nao quero seguir assim sentindo isso que nao tenho dado conta e no fim do dia falhei mais uma vez. Nao me falta nada, amo minha familia, o amigos, sou amada tb. Tenho problemas como todo mundo, mas ate antes de me “converter” eu via Deus operando em meu favor. Meu pastor e uma bencao, a esposa dele me aconselha, mas sinto me inutil na igreja, nao me vejo em nada. Queria me encontrar na obra, sem tanta oscilacao, sinto-me uma “crente de fe bipolar” se e que isso existe. Desculpa o desabafo, escrever sem paragrafos, mas digito de um celular. Ainda ha pouco conversava com Deus, motivada tb por esse escrito sobre hipocresia no amor… Quero ter uma relacao verdadeira com Cristo… Obrigada mais uma vez!

    • Querida,
      .
      primeiro, saiba que vc é muito amada por Deus, você não é uma “cristã de segunda classe”
      .
      Fico feliz que o que escrevo te abençoa.
      .
      Realmente se vc nota que as coisas do mundo estão te cooptando, precisa se afastar delas. Às vezes, com decisões radicais. Eu, por exemplo, praticamente aboli a TV da minha vida. E sabe de uma coisa? Não faz NENHUMA falta. Se isso te parece impossível, lembre-se que a TV foi inventada na década de 1950 e que antes disso a humanidade sempre viveu sem ela muito bem, obrigado rs. Logo, é possivel. Leia mais. Ore mais.
      .
      Se vc sente a sede de uma vida devocional maior, saiba que é o Espírito Santo quem produz isso. Logo, Ele quer isso de vc. Ele tem sentido falta de comunhão com vc.
      Sua angústia, nesse sentido, é boa, pois te leva a se aproximar de Deus.
      .
      Sobre ser “inutil” na igreja, leia o post “Crentes de banco e crentes igrejeiros”, que postei há algum tempo aqui no blog. Pode te ajudar.
      .
      Se vc quer ter uma relação “verdadeira” com Cristo, tenha a certeza que isso não parte de vc: é Ele quem está te chamando, te incomodando. Só há um caminho: tranque num cofre as coisas “mundanas” que te afastam dele, dê a chave para alguem de confiança e inicie um processo de disciplina espiritual. Dois livros podem te ajudar muitissimo nesse sentido, recomendo que vc leia: “A Celebração da Disciplina” (Richard Foster) e “A renovação do coração” (Dallas Willard).
      .
      Fora isso, mana, conte com minhas orações e o meu carinho.
      .
      Jesus te ama, não se esqueça disso.
      Na paz.

      • Ana Patricia Santos disse:

        Obrigada irmão Mauricio. Suas palavras têm me incentivado bastante. Ontem fui ler o salmo 37 como tinha recomendado e Deus falou tanto ao meu coração que senti até vergonha de ser tão amada por Ele. Vou me esforçar mesmo para me afastar de vez dessas coisas que tem me distraído e me feito errar o foco. Hoje parece que acordei mais disposta!

        Vou procurar os livros ainda hoje.

        Sem palavras para agradecer pela ajuda…
        Que o Senhor Jesus te recompense muito mais pelo que tem me ajudado mesmo.

        Paz e graça!

      • Sempre que precisar, minha irmã!
        Deus a abençoe!

  2. Lelê disse:

    Sim, a hipocrisia no amor deve ser um mal detestável mesmo. Digo deve, pois nunca fui hipócrita, todas as vezes que amei, eu amei de verdade! E com intensidade! Mas em nenhuma das poucas vezes, eu fui correspondida!
    Mas não tem problema, pois um dia eu tenho certeza que o amor chega! Sem pressa!

  3. cinaranmoraes disse:

    Mauricio,

    seus textos são sempre edificantes!! Eu conheci vocês através do mosaico cristão, mas eu não sabia do seu blog e foi então que um amigo me mandou seu link através do facebook e eu cadastrei o meu email e não canso de ler suas mensagens. São temas muito atuais e tudo que um cristão precisa saber e praticar. Nós não somos perfeitos mesmo, por isso sempre precisamos de palavras que tocam fundo na nossa alma para pensarmos o nosso papel como cristãos. O nosso Deus é maravilhoso, pois Ele capacita pessoas como você para levarem a palavra Dele com todo amor e respeito. Que Deus continue te capacitando e derramando bençãos sobre a sua vida e a da sua família. Deus é mais do que fiel!

    Fique na paz de Cristo!

    • Muito obrigado pelas suas lindas e edificantes palavras, Cinara.
      Ouvir isso nos incentiva a ir adiante.
      Deus a abençoe muito e sempre que quiser…o espaço é seu!
      Beijo e paz!

  4. Walace Alves disse:

    Adultério, fornicação ou hipocrisia no amor… será mesmo que algum desses pecados é pior do que o outro?

    Paz a Todos!!!

  5. Gustavo disse:

    Irmão Maurício!!
    A Paz do Senhor!!
    Nestas poucas horas que eu descobri este blog,garanto que estou
    aprendendo muita coisa de um jeito diferente.
    E que isso seja mais um auxílio pra eu firmar a planta dos meus pés na Casa Do Senhor!!
    Deus Abençoe!

  6. Rafaela disse:

    Uau!!! Extasiada com esse post e que verdade!!!
    Tem me ajudado a pensar melhor em minhas decisões e escolhas.
    a paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s