Deus não te abençoará nunca mais

Publicado: 06/11/2011 em Cura divina, Espiritualidade, Glória de Deus, Graça, Oração, Teologia da Prosperidade

Imagine a cena: você está orando quando, subitamente, o Senhor Todo-Poderoso aparece em meio a um grande clarão de luz e lhe diz: “A partir de hoje até o dia de sua morte nunca mais te darei uma bênção sequer”. Recado dado, o Altíssimo desaparece e ali fica você, com cara de espanto, talvez com lágrimas nos olhos. É como se tivesse recebido a sentença de Ezequias. E daí em diante você repara que Deus não te concede mais nenhum favor, nenhuma benção, nenhum benefício, nada, nada, nada. A minha pergunta seria: ainda assim você continuaria a louvá-lo, adorá-lo e servi-lo como faz hoje? Continuaria evangelizando do mesmo modo, pregando da mesma maneira e sendo exatamente o mesmo tipo de cristão que é hoje?

Pois, sejamos honestos, uma ENORME parcela da nossa adoração é fruto daquilo que recebemos e esperamos receber de Deus. “Senhor, me ajuda…”, “Deus, preciso disso e daquilo…”, “Pai , seja feita a tua vontade, só que a minha é essa assim e assado”. Sim. Uma gigantesca parte da nossa relação com Cristo são pedidos de vitória, clamores em prol do que precisamos, súplicas por necessidades. E aí vem Ele e diz que não vai mais atender a  absolutamente mais nada disso. Que não vai mais te abençoar, te conceder mais nenhuma resposta de oração. E aí, como é que fica?

Pois se tiramos da nossa relação com Deus aquilo que Ele pode nos dar, o que sobra? A resposta: unicamente seu Ser. Isso significa que a partir daquele dia todo o nosso  relaciomento com o Criador passaria a ser exclusivamente de reconhecimento de quem Ele é. Não haveria mais pedidos. Não haveria mais súplicas. Não dobraríamos mais nossos joelhos para rogar por socorro, mas apenas para exaltar Seu poder, Sua grandeza, Sua soberania, Sua justiça, Seu amor, Seus feitos, Seu tudo.

A questão aqui é: isso bastaria a você? Vocé continuaria sendo cristão com o mesmo fervor? Continuaria anunciando o Evangelho com o mesmo amor e a mesma devoção? Aí você, que é tão santarrão como eu, teria a reação imediata de estufar o peito, bater nele como um gorilão e afirmar: “Sim!!!! Pois a Sua graça me basta!!!! Meu relacionamento com Deus independe do que Ele me dá, eu amo Jesus e isso me basta!!!!“.

Mas, na prática…

Pense bem. Hoje, se você pede algo ao Senhor e Ele não te dá, no mínimo você fica lá, se lamuriando… “Por quê, ó Deus!?!? O que retém a tua mão? Mimimi…”. Pense só num exemplo: namoro. Você que é solteiro, quantas vezes já orou a Deus pedindo que enviasse “o teu prometido”, “a tua Rebeca”, “o escolhido”, “a tua bêncao”? Provavelmente dezenas. E, sem que ninguém nos ouça, você ficou um tanto chateado com o Criador por essa demora, pois, o que custava mandar logo um namorado pra você? Tanta gente da sua igreja já até se casou e você está ali esperando. “Poxa, Deus, por quê?!?!”. Sim, nós cobramos de Deus Suas bênçãos e nos chateamos quando elas não vêm ou demoram, isso acontece com TODOS nós.

Agora imagine-se com esse anseio e sem que o Altíssimo atendesse “até o dia de tua morte” o que você pede. Tudo bem? Dá pra levar na boa?

Ou então você fica doente e ora por cura. Hoje sua oração por isso é fervorosa, diante da perspectiva de um milagre. Mas…. E diante da perspectiva de “A partir de hoje até o dia de sua morte nunca mais te darei uma bênção sequer“?  Tudo continua igual? Você diz “amém” e segue adorando, amando e glorificando esse Deus que não te dá mais nada, que não vai mover uma palha pra te curar?

Não sejamos hipócritas. Diante dessa perspectiva haveria um esvaziamento violento das igrejas. Muitas “comunidades” em lares desapareceriam, muitos cultos em igrejas tradicionais passaria  a contar com apenas cinco ou seis pessoas (isso se o pastor aparecesse para celebrar), uma enorme quantidade de templos neopentecostais onde a Teologia da Prosperidade e a heresia da Confissao Positiva são a tônica fechariam as portas. O povo ia cuidar da vida e correr atrás daquilo que pragmaticamente pudesse resolver seus problemas e assim obter o que precisa. Afinal, quem quer saber de um Deus que não nos dá nada? Quem quer saber de um Deus cuja única razão de ser é ser adorado e exaltado por sua essência, por seus atributos, por seu… Ser?

Claro que esse exercício de imaginação é uma impossibilidade. Agrada a Deus abençoar Seus filhos. Sua graça comum abençoa até os ímpios. O Sol brilha para todos e a chuva cai sobre justos e injustos. O Senhor é rico em abençoar e tem prazer em dar pão, peixe, maná e vida aos Seus. Mas pensar nessa possibilidade impossível que propus acima nos conduz a um exercício no mínimo de humildade, nos leva a avaliar nossas motivações e, quem sabe, nos traz mais para perto do propósito maior de Deus ter nos criado: Sua glória.

Pois Deus nos abençoa, mas não foi para isso que nos criou, foi para Sua glória. Deus nos concede alimento, mas não foi para isso que nos criou, foi para Sua glória. Deus nos dá muito mais do que merecemos, mas não foi para isso que nos criou, foi para Sua glória. Deus tem infinito prazer em responder às lágrimas de gratidão de seu povo por favores e milagres recebidos mas, ainda assim, não foi para isso que nos criou.

Foi para Sua glória: “De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz” (Is 43.6,7).

Glória a Deus nas alturas, vindo ou não aquilo que lhe pedimos, glória a Deus nas alturas. Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.  Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Atribuam ao Senhor, ó seres celestiais, atribuam ao Senhor glória e força. Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória! Deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força. Os céus proclamam a sua justiça, e todos os povos contemplam a sua glória. Perdure para sempre a glória do Senhor! O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória. Deem glória, pois, ao Senhor no oriente, e nas ilhas do mar exaltem o nome do Senhor, o Deus de Israel. Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre! Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas. Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus. Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém. (Todas as frases deste parágrafo foram tiradas ipsis literis da Bíblia).

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

.

comentários
  1. Eliana disse:

    A paz do Senhor, amado!

    Por isso eu amo tanto ler o APENAS, esses confrontos me são necessários. A cada dia tenho mais certeza de que esse espaço é um canal de benção que o Senhor usa para falar aos seus filhos. Não conforme o que queremos ouvir, mas consoante o que precisamos ouvir. Continue se disponibilizando para o serviço dEle, que te deu um dom tão precioso!

    Como procuramos nossos próprios interesses, né?

    Ontem um irmão compartilhou comigo no twitter uma verdade: mtas e mtas e mtas vezes, quando olhamos para a bíblia, só pensamos no quanto Deus pode nos abençoar, quando deveríamos pensar: “Nossa, olha só como eu tenho que me doar, que me negar para seguir a Jesus”.

    E assim, mesmo falhos como somos, penso que devemos buscar conseguir dizer não ao pecado, à vontade da nossa carne, para fazer a vontade dEle e glorificá-Lo. As bençãos são apenas consequência e a Bíblia não garante que as mesmas vêm conforme nossas expectativas terrenas. Então, temos que adorar mesmo assim!

    Demais disso, contamos com a certeza de que tudo coopera para o bem daqueles que O amam.

    • Pura verdade, Eliana.
      Obrigado por sua comunhão, sempre tão presente nas minhas reflexões. Companheiros como vc que nos incentivam a caminhar pelo mundo dos pensamentos e das letras.
      Deus abençoe vc e seu marido, que o Senhor esteja sempre com e em vcs.
      Na paz.

  2. Waldeny Mendes Santana disse:

    Cada dia mais usado por Deus. Precisamos refletir sobre as verdadeiras motivações que nos levam a servir a um Deus tão bom!

  3. ISABELLE disse:

    Bom dia !
    Zágari

    Eu gosto muito dos seus artigos, Deus o capacitou sobremaneira para tal ministério ( se assim podemos dizer ) e esse texto dá um choque de lucidez em nosso coração. Eu amo muito a Deus, peço
    muito a Ele para que me ajude a amá-LO, e eu me coloquei nessa situação que você projetou e sinceramente temi a minha reação. Mas, pensando no assunto eu creio que a forma colocada de
    ” não vou mais te abençoar” é que torna essa situação desfavorável. Dá a impressão de um Deus egocêntrico e em muitas coisas que somos eu penso que Deus nos criou a imagem e semelhança dEle, e muitas das coisas que queremos, desejamos é um próprio instinto que Ele mesmo colocou em nossos corações. O desejo de ter mais é o que nos estimula a seguir adiante, somos iguais animais adestrados, fazemos e depois esperamos a recompensa. Somos movidos por estímulos e como isso em si não é um pecado eu vejo como algo que o próprio Deus colocou em nós, assim como nosso desejo de viver em família, em sociedade, o nosso desejar de casar, de ter filhos, de abraçar alguém, de fazer o bem, visto que, a o mundo moderno vai totalmente contra, pois, parece que isso se tornou coisa de gente careta. Por exemplo, o meu desejo de ter mais (sentido espiritual) de Deus é que me faz buscar mais a Palavra. O desejo do conforto, da paz, da tranquilidade é que nos faz trabalhar mais. Eu creio que o que pesa não sãos as bençãos, mas o apego a elas, nos tornamos tão dependentes delas que o dia que Deus fala “não” ficamos “de mal”, viramos a cara com Deus, aí sim eu vejo que não estamos O adorando verdadeiramente. Estamos ao Seu lado interessadamente, eu quero sim as bençãos de Deus e Ele sabe disso, mas O quero junto, como diz a música ” – de que me adianta ter tudo se eu não tenho Sua presença”.
    Aproveitando o exemplo que vc deu sobre namoro, eu já estou com 29 anos( literalmente já sou tia…rsrs) e estou esperando no Senhor, tenho amigas de 23 anos que já são casadas, mas não lamento ao Senhor porque minha benção ainda não chegou. A maturidade cristã nos fará entender que Deus nos dará aquilo somente que é necessário e no tempo que Ele como Soberano sabe qual o melhor, e não nossos caprichos. E a confiança em saber que Ele está no controle de tudo nos dá a tranquilidade de esperar o tempo que for necessário, porque as perguntas não respondidas geram confiança. Como diz aquele versículo 1Co 10.13 que diz que não somos tentados além de nossas forças. Porque a própria presença Dele já é uma benção, pq nem sempre precisamos de coisas, mas de “ombros”.

    Um beijo no coração
    Jesus seja contigo em todo tempo

    Isabelle

  4. Eduardo disse:

    A questão que fica é: o que é a “glória” de Deus?
    Não seria a glória de Deus manifesta no relacionamento que tem com os seus? Qual Deus ficaria, se não fosse este relacionamento? Apenas um Deus criador?
    Quando peço algo a Deus, espero que Ele dê não o que estou pedindo, mas aquilo que está em Seu coração. Espero apenas uma resposta, mesmo que seja um não, pois sei do seu amor por mim.
    Mas jamais deixarei de pedir, pois sei que tudo está em suas mãos, e se eu não pedir a Ele, a quem pedirei?
    Talvez eu fosse um dos que abandonassem a fé se recebesse tal sentença.
    Não pelo fato de não receber as bençãos, mas por não ter mais a quem recorrer, a quem pedir conselhos (conselhos também são bençãos). Por não ter mais em quem depositar minha confiança. Por reconhecer minha total incapacidade de adquirir qualquer coisa sozinho, ou de fazer qualquer coisa sem a Sua benção.
    E disse Jesus: sem mim nada podeis fazer.

    Paz de Cristo.

  5. Tathiana disse:

    Olá! Paz no Senhor.
    Muito bom o texto, sou nova seguidora do blog e estou sendo muito edificada.
    Deus é muito gracioso, Ele tem me mostrado exatamente isso que acabei de ler.
    Glórias a Ele!

    Que Ele continue te usando!
    Abraços

  6. Lelê disse:

    Mauricio,
    Que saudade eu estava em meditar nas suas reflexões. Foram 2 posts sem uma reflexão minha! Pura falta de tempo, amigo! Nada pessoal e quem perdeu fui eu somente!

    Bom mas hoje, eu consegui vir aqui!

    Se Deus me viesse na minha frente e me dissesse que nada mais faria por mim, msm assim eu continuaria O louvando com todo o meu fervor. Pois quando eu olho para algum tempo atrás, vejo como eu era e como estou agora.

    O motivo do meu amadurescimento e crescimento foi Ele. Só por Ele eu sou o que sou hoje. E se Deus não quiser me lapidar mais, será por vontade própria. O que eu nao acho q faria, pois Ele ainda tem muita coisa para fazer em mim. Eu sou uma obra inacabada! E eu tenho certeza que pra sempre serei!

    Só peço a Deus que nunca desista de mim, pois errando ou acertando quero andar sempre debaixo da Sua misericórdia. Às vezes parece tão difícil, quase impossível! Mas sempre me coloco onde de onde eu nunca deveria ter saído. Com a cara no pó! Prostada ante a Ele, sempre reconheço as minhas limitações e fraquezas!

    Um beijo de uma amiga que te admira tanto que nem sei!
    Lelê

  7. Graça e paz Maurício.
    Poucas pessoas são como o apóstolo Paulo que orou pedindo livramento e a resposta foi um baita não e exaltou a Deus mesmo assim, pois a graça do Senhor era suficiente em sua vida. Ainda bem que o Senhor conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.
    Infelizmente o que mais se tem mostrado por aí é um deus (minúsculo), que responde todas as nossas orações e nos dá tudo que queremos, basta para isso ofertar, comprar, sacrificar e vai por esse caminho aí a fora, mas esse deus não é o Deus da Bíblia. Não é o Deus que nos foi apresentado pelos apóstolos e profetas. Não é o Deus que se revelou a nós na pessoa de Jesus Cristo. O Deus que nos foi apresentado pelos apóstolos está conosco todos os dias, é o nosso Consolador nas horas difíceis. Esse é o Deus bíblico que deve ser adorado pelo que é. E é nesse Deus que eu estou firmado, mas nunca me esquecendo que é Ele quem me mantém de pé, pois de mim mesmo não tenho forças para tal. A Ele glória para todo o sempre! Amém!
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

  8. lucilene disse:

    Peço muitas coisas pra Deus.
    Olha pra trás e vejo muitas frustações. Como será o futuro? Pois esse que vivo não foi o que pedi a Ele.
    Não me deu o que eu pedi.
    Ouço muitos, muitos SILENCIOS…Ou um explicito NÃO!
    Tem sido assim, até o exato momento.
    Mesmo assim,quando reflito em tudo isso, sinto um grande e inexplicável júbilo.
    Eu sou dEle. Ele é o meu Deus.

    “fechou meu caminho com pedras lavradas”

  9. […] Apenas – de Mauricio Zagari Like this:LikeBe the first to like this […]

  10. Erica Moreira disse:

    Maurício,

    Leio sempre seus textos, embora nem sempre no dia que os recebo, mas acredito que Deus, até nisso é misericordioso! Enfim, você não imagina o quanto tem me edificado desde junho deste ano. Deus o tem usado para me apontar falhas e um caminho de reflexão sobre a minha vida com Ele, então, meu amado irmão, só posso realmente agradecer a Deus pela sua vida, pela sua instrumentalidade e, pedir (sim, esse negócio de não pedir é complicado) que Ele continue te usando como vaso de honra para edificação de vidas, como tem sido com a minha. Conte com minhas orações e que Deus o abençoe e a sua família!

    • Erica,

      muito me alegro por poder ser caanal de bênção e edificação na sua vida.

      Por favor, suas orações são fundamentais, continue intercedendo por mim e os meus, precisamos. Peço-as com avidez.

      Deus te abençoe muito.

  11. […] Blog APENAS Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Esta entrada foi publicada em Maurício Zágari e marcada com a tag Participações Especiais. Adicione o link permanente aos seus favoritos. […]

Deixe um comentário